BIBI BAILAS E SERJÃO EXPLICAM POR QUE A PSEUDOCIÊNCIA ENGANA PESSOAS | Gustavo Gaiofato

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 11. 2023
  • Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / história cabeluda
    🔴Gostou do vídeo?
    Não se esquece de deixar seu joinha e se inscrever no canal!
    🔴Gostou do conteúdo e quer ajudar o canal a crescer?
    Considere se tornar um apoiador do Apoia-Se pelo link 👇
    www.apoia.se/historiacabeluda
    🎞️ Conheça a FILMICCA, streaming brasileiro de cinema autoral, cult e independente:
    Aproveite a promoção do Plano Anual por R$ 60: www.filmicca.c...
    🔴Quer melhorar seu conhecimento em História? Conheça as aulas do Curso Básico 👇
    go.hotmart.com...
    🔴Se quiser mandar o pix, 👇
    gustavo.gaiofato@gmail.com
    🔴Quer ver mais coisas relacionadas ao marxismo-leninismo?
    Instagram e Spotify.
    🔴Caso queira entrar em contato para eventos, convites e afins 👇
    historiacabeluda@gmail.com

Komentáře • 625

  • @EvaniaBoeri
    @EvaniaBoeri Před 9 měsíci +675

    Bibi Bailas é muito foda! Muito triste que muitas pessoas gritaram "viva a ciência" na pandemia, mas ficam putinhas quando apontamos sua pseudociencia de estimação.

    • @gabrielasilva9236-p5v
      @gabrielasilva9236-p5v Před 9 měsíci +47

      Cuidado pra não falar algumas que vai triggar mta gente e vão chamar positivista e cientificista kkkkk😊

    • @Elunedl
      @Elunedl Před 9 měsíci +60

      Nem me fale, eu vivo rebatendo gente que se diz defensora da ciência e acredita em signo e em medicina "natural".

    • @flaus_limoeiro
      @flaus_limoeiro Před 9 měsíci +53

      se apontar como pseudociencia tendo base epistemológica eu nao vejo problema algum
      por exemplo, mostrar que massagem quantica é pseudociencia pra mim é um serviço pra sociedade
      mas demarcar como pseudociencia coisas que ela nao gosta sem base epistemologica pra fazer isso e omitir artigos que mostram outra realidade, aí eu já acho que é pseudoepistemologia...
      é um uso da autoridade da ciência pra emitir opinião pessoal que tem como base preconceito por crenças e religiões...
      mas essa é minha leitura, posso estar muito errado

    • @elnatagermanofreitaschaves152
      @elnatagermanofreitaschaves152 Před 9 měsíci

      @@gabrielasilva9236-p5v blz me prova cientificamente o valor literário de Machado de Assis

    • @vitormouravisoni
      @vitormouravisoni Před 9 měsíci

      Eu apontei vários erros dela. Procure no google por "os erros bizarros de Gabriela Bailas"

  • @lue7526
    @lue7526 Před 9 měsíci +44

    Mano, eu faço física né, um dia estava viajando de ônibus e a mulher do meu lado quis saber o que eu faço e acho que isso foi um dos maiores desafios que eu tive, tentar explicar o que eu faço pra uma pessoa que deixou a escola na quarta série pra ir trabalhar na roça... Eu fiquei tão perdido, meu deus. Acho que a gente precisa mesmo passar mais tempo pensando em estratégias pra se comunicar com as pessoas que foram privadas de ter a base que a gente tem

  • @elsocouto7664
    @elsocouto7664 Před 9 měsíci +52

    O Sacani é um exemplo de tudo isso que foi dito, eu vejo alguns cortes no "feice" dele explicando na maior calma o BÁSICO DO BÁSICO DO BÁSICO, aí você respira fundo, abre os comentários e os 15 primeiros são "esse cara é um lunático", "como que acredita nisso e não acredita em Deus", é desesperador

    • @qwertt14
      @qwertt14 Před 9 měsíci +1

      Depois é cientista só que tem que ter humildade

    • @gl-tz5kl
      @gl-tz5kl Před 9 měsíci +5

      Isso que você falou eu reparei a uns 2 anos atrás, e eu posso te garantir que olho isso todo mês (os comentários), e eles tem melhorado bastante. A dois anos atrás você custava ver algo decente, mas hoje em dia tem diminuído drasticamente esses malucos nos comentários. Antes tudo que o Sérgio falava era rebatido com "Deus é perfeito", "você precisa buscar a Deus", era pura maluquice tudo aquilo. Os efeitos da divulgação dele tem tido resultados hoje em dia eu vejo comentário sobre ciência em vídeos de ACADEMIA, cara que loucura.

  • @Jehtine
    @Jehtine Před 9 měsíci +63

    20:10 Tem uma senhora no meu curso de italiano que em todas as aulas se recusa a participar do exercício oral de tradução que é proposto pelo professor. Teve uma vez que ela saiu mais cedo da sala porque ela fica extremamente irritada de ser arguida oralmente e errar. A gente já tentou explicar para ela que errar é parte do aprendizado e que todos nós erramos ocnstantemente na aula, mas ela parece ter um bloqueio.
    Eu fico pensando em como a gente estruturou a educação para só acertar, sabe? O não saber, o errar é extremamente condenado, visto como vergonha. Vergonha é ficar preso na ignorância!

    • @vivianexavier4494
      @vivianexavier4494 Před 9 měsíci +4

      Talvez algo esteja intimidando ela. Os alunos, o professor ou até mesmo algum bloqueio pessoal. Algo que tenho percebido, é que o lugar que nós deveríamos nos sentir confortáveis para aprender e errar, não funciona assim. No fundo, parece uma competição de quem está certo, quem sabe mais. Triste pq muita gente acaba desistindo de aprender por esses detalhes.

    • @angeliecrystalarcquell
      @angeliecrystalarcquell Před 9 měsíci +2

      Mais me parece consequência do pensamento empreendedor, que gerou um gigantesco individualismo e criou a observância de você sempre acertar - porque, para o sistema, o erro é considerado o fracasso. Infelizmente esse pensamento auto-exterminante atingiu a educação.
      Mas só acho mesmo kkk. 🤔

    • @renatodanielsantanasantos6768
      @renatodanielsantanasantos6768 Před 9 měsíci +3

      Eu acho muito mais provável que seja um trauma da infância/adolescência dela, pois eu conheço inúmeras pessoas com o mesmo tipo de bloqueio, e geralmente, está associado a maus professores que faziam os alunos se sentirem burros por não ter muito conhecimento, o que pode parecer um paradoxo, mas não é.
      Toda sala tem um aluno CDF, aquele que aprende mais rápido e tira ótimas notas, se o professor nivelar por esse nível, vai achar todo mundo burro. E tem professor que é ruim o suficiente para fazer isso.
      Quem nunca viu um professor humilhando um aluno, não deve ter estudado em escola pública ou pelo menos não em regiões periféricas.

    • @jaquelinedeoliveira3494
      @jaquelinedeoliveira3494 Před 9 měsíci +1

      Eu tive muito isso, mas hoje a vontade de aprender e ter resultados e maior que esse medo, é bem dificil

    • @cilenebispo8823
      @cilenebispo8823 Před 9 měsíci +3

      Posso falar por mim. Entrei no mestrado e nos primeiros meses eu não interagia pq não sabia fazer discurso acadêmico aceito na sala. Em outras palavras, repetir o discurso do professor mas com outras palavras, fingindo estar tirando dúvida.
      Percebi que esse era o modos operandi de ser considerado aluno ativo.
      Úncia colega que se comunicava como eu e que fazia perguntas reais, sofreu cerceamentos. Seja na crítica sobre suas analogias usadas para absorção de conhecimento, seja pelos termos mais simples usados.
      Agora que comunico como dá, mas não da forma aceita pela academia.
      Minha escrita se adequa perfeitamente, inclusive com altos elogios, agora minha oratória não.

  • @Aexium
    @Aexium Před 9 měsíci +37

    Não consigo entender a galera que não gosta de conversar com leigos interessados no seu objeto de estudo. Não tem coisa mais legal do que ter essa oportunidade de explicar o que você faz pra alguém que não conhece, alguém que não está ali pra te avaliar, mas genuinamente quer entender algo que, a priori é sua paixão.

    • @Diego_Curcino
      @Diego_Curcino Před 9 měsíci +2

      Leigos interessados no objeto de estudo ok..
      O problema é que a maioria não está interessado e ainda quer cagar regra.

  • @nathalialobo3641
    @nathalialobo3641 Před 9 měsíci +21

    Esse distanciamento acontece pq o estudo na nossa sociedade é tratado como status.

  • @GeoCientistaDigital
    @GeoCientistaDigital Před 9 měsíci +159

    Estou no doutorado e trabalho com os efeitos das mudanças climáticas na agricultura de larga escala no Brasil (simplificando, trabalho com soja). Trabalho com essa temática desde meu mestrado que iniciei em 2019. Teoricamente estudo um tema de grande interesse nacional (não estou dizendo que a monocultura de soja em larga escala é algo bom, estou apenas dizendo que é de interesse nacional. Por favor não me ataquem) e mesmo assim continuamos sem dinheiro e completamente desacreditados. Precisei importar peças pro meu computado da China para rodar meu experimento que envolve uma serie de modelos e imagens de satélite (memoria Ram, HD e etc). Agora, imaginem as outras áreas da ciência com estão, Ciências humanas, por exemplo. Isso porque todos acham que temos dinheiro. Essa parte de divulgação cientifica é muito importante (talvez até a mais importante), mas para os pesquisadores (pós graduação) as vezes é cansativo (bolsa pequena ~R$3100, sem férias e decimo terceiro). E para os professores também é complicado, no Brasil só é pesquisador quem publica em grandes periódicos (e a pressão por publicação é imensa). Sim! devemos (eu me incluo nessa) sair do pedestal, sair do laboratório e da frente do computador , mas como? Se isso não é incentivado (pergunta sincera). Só um desabafo no final de contas.

    • @sylshark1
      @sylshark1 Před 9 měsíci +23

      Cara, eu fiz um trabalho para a especialização em ciencia de dados em 2019 e escolhi as queimadas no estado do Amazonas e o efeito nos próximos 5 anos. Foi em phyton, considerando a queda das multas do IBAMA e as macrorregiões da região. Se vc quiser, posso te ajudar com as análises, onde trabalho não uso phyton e sinto muita falta de fazer análises preditivas tanto nele quando no R. Se te interessar, estou a disposição :)

    • @lucienebr
      @lucienebr Před 9 měsíci +8

      Você tem total razão. Há essa discussão no meio dos divulgadores científicos. A grande massa que está nesse meio está fazendo meio que "no amor", com o tempo que dá. É necessário profissionalizar a divulgação científica!

    • @LolaVon_Vi
      @LolaVon_Vi Před 9 měsíci +7

      Então, fiquei pensando isso, afinal, dizer que o pesquisador precisa sair do pedestal e não levar em conta a precarização da pesquisa no Brasil não me parece uma análise material (já que aqui é um canal marxista). Parece aquele papo de que o sujeito tem que fechar a torneira enquanto escova os dentes, ou desligar a luz ao sair, como se a ação individual desorganizada impactasse no que a indústria faz.......

    • @gabrieusl
      @gabrieusl Před 9 měsíci +2

      Ótimo relato... Precisamos urgentemente de mais interesse da comunidade científica em divulgar seus resultados (e não apenas escrever artigos) e de incentivo financeiro do governo.

    • @Fisolovagem
      @Fisolovagem Před 9 měsíci +3

      É isso, estou na mesma, amigo. Trabalho em um laboratório de física aplicada, também estou no doutorado, mas além da minha pesquisa, enquanto doutorando do laboratório é esperado que eu trabalhe em paralelo em diversos projetos de colaboração, o que faz com que eu precise, também, trabalhar exaustivamente pra produzir resultados pra mim e pra outros, ganhando os míseros 3100, tirando alimentação e passagem de ônibus do bolso, e dando graças aos deuses que ainda estou em um laboratório com bolsa. Adoraria fazer algo voltado pra divulgação, até pensei em fazer um tiktok, mas é isso... Além de trabalhar temos a vida afetiva, social, etc... Mal sobra tempo pra lazer, quem dirá fazer divulgação. De graça. E sabendo que conta zero em concurso na prática.
      Esse problema seria muito bem trabalhado se existissem editais de divulgação em grande quantidade, cobrando divulgação e profissionalização em divulgação. Sequer tem uma cadeira de divulgação científica na graduação... Só criticar o profissional é complicado.

  • @rafaelabp
    @rafaelabp Před 9 měsíci +20

    sou formada em bacharel em biologia na UFRRJ (com 2 R mesmo) desde 2019. em 2015, comecei a entrar em contato com a divulgação científica, mesmo ano q comecei a estagiar em iniciação científica. até o ano que eu me formei eu batia o martelo horrores sobre a importância de comunicar além dos muros da universidade, tanto no meu curso pros docentes e discentes quanto pra colegas de trabalho de projeto de outras instituições. pra mim, se eu utilizava dinheiro do governo pra trabalhar, as pessoas deviam saber oq parte do seu dinheiro estava sendo gasto. essa fala da Bibi sobre se esforçar sobre isso ser perda de tempo foi discurso de MUITOS ANOS no meu ouvido. e eu ouvia tanto de aluno quanto de professor sobre isso. quando chegou pós eleições em 2019, muitos professores e alunos olhavam pra mim e ficavam "não é que você tem razão que isso até ajuda a gente pra conseguir ajuda nas pesquisas?". povo sentindo na pele o avanço da extrema direita e bolsonarismo aumentando a descredibilidade na ciência e na pesquisa, principalmente durante a pandemia. agora eu vejo mts colegas de trabalho e ex colegas de turma bem mais engajados em falar sobre seus trabalhos pras pessoas. foi um trabalho de formiguinha que os grandões da divulgação científica abriram caminhos incríveis pra essa leva nova de pessoas ter mais humildade e achar importante divulgar ciência. torço mt pra que no país essa questão da valorização da divulgação mude aqui. :(

    • @gabyfreitas3228
      @gabyfreitas3228 Před 9 měsíci +1

      Rural, tão linda e tão retrógrada nessa questão de extensão (além de tantos assédios morais e sexuais contra pessoas que tentam agir)

    • @rafaelabp
      @rafaelabp Před 9 měsíci

      @@gabyfreitas3228 sim, infelizmente

  • @gabriellawee9539
    @gabriellawee9539 Před 9 měsíci +45

    estudei na UFBA antes da pandemia e na área de veterinária havia projetos pra levar o conhecimento acadêmico para as comunidades, especialmente as mais pobres e afastadas e professores falando da importância disso, acho que em filosofia também tinha alguma coisa parecida com o dia da divulgação, não sei bem, mas em arquitetura a galera mais engajada com o social e pautas progressistas e de esquerda reclamavam muito de professores que não apenas ignoravam mas que eram contra trabalhar na universidade esse conhecimento voltado para a arquitetura pública, inclusiva, comunitária pra benefício do coletivo(eles falavam um nome mais tecnico que eu não lembro agora).

  • @amigoleitao
    @amigoleitao Před 9 měsíci +151

    Sou físico e digo que o que mais há no meio acadêmico, principalmente na física é uma má vontade de imaginar maneiras de conversar com o público em geral, há uma prepotência muito sintomática.

    • @amigoleitao
      @amigoleitao Před 9 měsíci +12

      Muitos acham que só ensinar as definições basta. Só que as definições acadêmicas não se relacionam com o cotidiano e a realidade material dos alunos por exemplo.

    • @luishenriquedeaguiar
      @luishenriquedeaguiar Před 9 měsíci +1

      ​@@amigoleitao será que é possível a gente achar um jeito do meio acadêmico ser interessante pro público geral?

    • @Rotta.
      @Rotta. Před 9 měsíci +14

      @@amigoleitao Eu acredito que a melhor forma de chamar o publico geral pra física é por meio do entretenimento, todo mundo adora um experimento de física, a partir dai é possível tecer explicações que aproximam aos poucos o publico aos conceitos mais complexos, faço Direito e no meu curso também tem muita arrogância por parte dos alunos que fazem questão de usarem jargões jurídicos e malabarismos para se sentirem especiais e se afastarem do povo.

    • @flaus_limoeiro
      @flaus_limoeiro Před 9 měsíci +6

      @@Rotta. manual do mundooo

    • @davidchristenes9062
      @davidchristenes9062 Před 9 měsíci +2

      ​​@@luishenriquedeaguiarexiste uma falsa ideia de que os assuntos acadêmicos são chatos, conversando com as pessoas eu vejo q mt gente gosta de uma matemática bem explicada, mas odeia conta, até pq na escola lhe é ensinado a resolver uma conta complexa sem objetivo algum há não ser conseguir aprovação na matéria. Da mesma forma que é ensinado física para você passar e não para de fato lhe ensinar algo.
      E o problema tá ai, se sua forma de apresentar um assunto acadêmico é falar da complexidade dele primeiro, você já tá num caminho errado para ganhar o interesse.
      Pq tanta gente gosta do tema espaço?? Porra espaço é um tema muito legal não? Pq ele é legal? Pq a gente passou anos falando do q é interessante sobre o espaço, ao invés de mostrando equações que descrevem o mesmo, isso é oq vem depois.
      Muito professor de física e matemática, principalmente na universidade, são mt mais preocupados em fazer você resolver a transformada de laplace mais bizarra q ele achou do que dar um sentido aquele trabalho, e isso é um grave problema.

  • @gabrielalealabatti5659
    @gabrielalealabatti5659 Před 9 měsíci +5

    O que falta no meio acadêmico da área cientifica, são vários Albert Einstein da vida, mas não no sentido de Inteligência e sim no sentido de divulgação, Albert Einstein ficou famoso por simplificar os conhecimentos que ele descobria para a população em uma pracinha.

  • @wellingtondossantosdesouza7291
    @wellingtondossantosdesouza7291 Před 9 měsíci +6

    Biólogo Henrique é um grande exemplo de divulgador no tik tok, ele de maneira simples e extrovertida ensina muito bem no curto espaço que tem.
    Além de combater fake news na biologia com fatos concretos e embasamento científico, mas é claro, sem uma linguagem distante daquele público.

    • @francescoghizzo
      @francescoghizzo Před 9 měsíci +3

      Concordo! O Biólogo Henrique não tem medo de botar a cara para combater os negacionistas!

  • @mateusgirotto6346
    @mateusgirotto6346 Před 9 měsíci +68

    Eu cheguei a ter projeto aprovado no mestrado de contabilidade da UFRGS, mas pra cursar o mestrado ia ter que frequentar aulas da quarta a sexta no período da manhã e da tarde, como não tive liberação do trabalho não cursei, a segunda opção seria pegar a bolsa de mestrado, mas pagava 1.400 e teria que ter dedicação exclusiva (mal daria pra pagar aluguel). A terceira opção seria fazer o mestrado na Unisinos, porém teria que mudar completamente o conteúdo de pesquisa porque a Unisinos não atua na área que eu tava interessado em pesquisar e ainda teria que pagar quase mil reais por mês pra isso.
    Como o mestrado não agregaria muito no meu currículo profissional (na visão das empresas) ele só serviria pra eventualmente eu ser professor, então acabei por desistir mesmo.
    Minha namorada faz mestrado em Fonoaudiologia, pra quem quer e deseja seguir a carreira acadêmica aprende pra caramba, mas ela teve que trocar de emprego para que pagasse menos pra conseguir encaixar seus horários de estudo visto que a bolsa de pouco mais de mil reais complicaria bastante

    • @jonatanaguiardudu8540
      @jonatanaguiardudu8540 Před 9 měsíci +5

      Eu estou quase terminando o curso de biologia mas diante das dificuldades impostas para min durante todo o meu percurso, ate aqui e as dificuldades que estão pela frente, eu não tenho nenhuma vontade de fazer uma pós-graduação. So estou terminando por que já estou quase no final mesmo.

    • @jonatanaguiardudu8540
      @jonatanaguiardudu8540 Před 9 měsíci +3

      tive que parar de trabalhar durante um bom tempo para poder estudar, e fiquei dependente financeiramente da família. É muuuita cobrança por resultados e so agora percebi que não compensa o esforço.

    • @jonatanaguiardudu8540
      @jonatanaguiardudu8540 Před 9 měsíci +3

      As universidades não so cria esse distanciamento dos trabalhos internos feitos pelos acadêmicos com a sociedade mas tambem cria barreira para estudantes de baixa renda, e algo que desestimulam as pessoas a estudar.

    • @marciavargas2300
      @marciavargas2300 Před 9 měsíci +5

      Eu te entendo Mateus!
      Estou cursando Artes Visuais em NH. Na UFRGS, o curso é diurno e na época, fui informada que uma mesma disciplina poderia ter aulas nos turnos manhã e tarde. Como trabalho, tive que procurar um curso noturno.
      As universidades públicas e privadas também não privilegiam o aluno que quer estudar.
      O acesso ficou um pouco mais fácil com o Enem, mas a permanência na graduação ninguém fala... Tem que rebolar.
      Há várias dedespesas, como: transporte, alimentação, livros, materiais para as disciplinas - no meu caso, tintas, pincéis, papéis, cera de abelha - não é fácil.
      Sinceramente, neste momento, talvez faça uma pós e olhe lá. Também tenho outras coisas que desejo fazer na vida.
      E o meio acadêmico é meio esnobe também. Muita firula e rapape no tratamento entre si e na linguagem também. Gosto das coisas mais simples.

  • @diegomigueldesigner
    @diegomigueldesigner Před 9 měsíci +2

    Pela falta de conhecimento em algumas áreas na população por causa da necessidade de trabalhar desde muito cedo as pessoas ficam com lacunas enormes sobre essas mesmas áreas de conhecimento e forma-se um vácuo, chega um cretino e fala qualquer besteira sendo "incisivo", de maneira simples e intuitiva e se torna uma verdade absoluta. Aí começa a passar um para o outro e quem sabe que é mentira, ou algo distorcido, da risada, faz sátiras e nunca, nunca rebate ou estrutura um argumento porque ele vê da perspectiva da realidade dele, pensando que é algo que todo mundo deveria saber, mas não sabem e o problema só aumenta.
    Eu fico genuinamente feliz quando cientistas explicam e explicam bem para não deixar dúvidas e mesmo que não saibamos explicar para outros da mesma maneira, ainda sim sabemos o que é verdade e o que não é.

  • @angelamariadenardileme1329
    @angelamariadenardileme1329 Před 9 měsíci +145

    Em 2019 ouvi de um cara com menos de 30 anos, formado em economia, comentando que era bom mesmo cortar verbas da pesquisa científica, porque "ninguém fazia nada de importante mesmo, nem na USP". Nem argumentei, só sofri mesmo.

    • @sylshark1
      @sylshark1 Před 9 měsíci +14

      Eu tb ouvi isso de um ex-aluno do IME. O mais absurdo foi que um dos colegas do time saiu da empresa para fazer mestrado, na área de geofísica.

    • @analiz1963
      @analiz1963 Před 9 měsíci

      é por isso q temos fuga de cerebros, formamos gente e vão embora trabalhar no exterior, o brasil não valoriza ciência

    • @vforvendetta2028
      @vforvendetta2028 Před 9 měsíci +2

      Mas ele n está totalmente errado, no Brasil se produz muito pouco em pesquisa e isso n é só uma questão de mais ou menos verba, o interesse em pesquisa por parte dos estudantes e as qualificações são pífias, n se tem um estímulo para pesquisa, acaba que se envia dinheiro as universidades e n se tem muito retorno. Todo o processo educacional precisa ser revisto, só mandar dinheiro é desperdício de recursos.

    • @edofragoso
      @edofragoso Před 9 měsíci +5

      @@vforvendetta2028 mas que mentira, se produz muito mesmo com a verba baixa que se tem.
      Vc quer milagre com a falta de apoio e prioridade?!

    • @vforvendetta2028
      @vforvendetta2028 Před 9 měsíci +1

      @@edofragoso se produz muito? me diga pelo menos 10 coisas que as universidades brasileiras tenham feito em termos de pesquisa nos últimos 5 anos que tenham tido aplicação direta e retorno financeiro.

  • @renatodanielsantanasantos6768
    @renatodanielsantanasantos6768 Před 9 měsíci +4

    Mas muitos acadêmicos não são humildes e não querem ir pro básico.
    Alguns deles são incapazes de compreender que todo mundo tem essa fase, inclusive eles tiveram, mas agora que eles superaram a fase do básico, acham que todos são obrigados a serem especialistas.
    Isso é fácil de ver no ambiente acadêmico, já vi muito professor maravilhoso que simplesmente descia para habitar a terra junto com os mortais. Alguns deles até davam plantam de aulas fora do horário exatamente para se aprofundar nessas questões mais básicas.
    Mas já vi professor simplesmente dizer que não era obrigado a explicar, que era obrigação dos alunos saber e preferia deixar a turma boiando.
    Uma vez nunca excursão da escola para a estação ciência aqui em São Paulo, um acadêmico que estava ali exatamente para tirar as dúvidas dos alunos, quando os questionamentos se intensificavam em questões mais básicas, o cara simplesmente respondeu sem a menor paciência que aquilo ali era "física básica do ensino médio".
    Acho que esqueceram de avisar que ele iria guiar exatamente alunos do ensino médio na excursão, e não somente acadêmicos.
    Então é isso, tem acadêmico que não tem a menor paciência. Eu já dei aula, eu me formei na área de desenvolvimento de software, e sei que tem aluno que tem dificuldade. Para mim, é muito difícil ter paciência com aluno desinteressado que faz tudo menos estudar, mas nunca vou entender professor que não tem paciência com alunos interessados, mas que tem pouco conhecimento. É esse tipo de professor que mata completamente a curiosidade do aluno e o faz se sentir burro, oprimindo qualquer possibilidade dele se manifestar e tirar suas dúvidas em sala de aula.

  • @EvaniaBoeri
    @EvaniaBoeri Před 9 měsíci +149

    Sacani é foda! Vi um vídeo dele em que ele citava muito os avanços da China e Índia em ciência e tecnologia e tinha gente nos comentários reclamando que ele tava exaltando ditadura. É foda essa galera alienada que não consegue ver o que a China é e está se tornando.

    • @johnNamikaze
      @johnNamikaze Před 9 měsíci +13

      É mas em contrapartida o Sacani glorifica o Elon musk

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 Před 9 měsíci +33

      ​@@johnNamikazesim, e isso não desmerece ele em nada. É problema pessoal dele, não é da sua conta.

    • @carloskotrich8087
      @carloskotrich8087 Před 9 měsíci +20

      @@dagobertosantosdeoliveira9546 Exatamente, isso é oq mais me irrita na esquerda, de ficar rotulando o cara...

    • @johnNamikaze
      @johnNamikaze Před 9 měsíci +18

      ​@@dagobertosantosdeoliveira9546discordo, apoiar algm que corrobora com discursos da extrema direita de Trump, que está diretamente envolvido com o genocídio sul africano é uma escolha. E sobre isso ser ou nao problema meu é irrelevante.

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 Před 9 měsíci

      @@carloskotrich8087 exato, querem pagar de moralista e se matarem na vida pessoal das pessoas

  • @EricPSilva
    @EricPSilva Před 9 měsíci +12

    Cara, a Bibi é uma das pessoas mais arrogantes que eu já vi fazendo divulgação científica. Simplesmente intankavel! Só vim pra ver o Serjão e vc.

    • @EricPSilva
      @EricPSilva Před 9 měsíci +8

      Justamente isso que o Gustavo fala no fim do vídeo é o que passa o seguidor comum da Bibi Bailas. A última vez que vi, ela estava chamando de burro o público que não entendeu o que ela queria na caixa de sugestão do Insta. Isso sem contar as dezenas de vezes já peguei ela patologizando problemas sociais, e quando confrontada pela exposição da realidade material, ela lê e ignora, não responde.

    • @ebony5076
      @ebony5076 Před 9 měsíci +5

      @@EricPSilva sim ela é tal la gontijo acho bem patetico eles. eles tem pachorra de falarem q são imparciais, que a ciência tem um carater imparcial kkkkkk.

    • @flaus_limoeiro
      @flaus_limoeiro Před 9 měsíci +4

      @@EricPSilva ela já me chamou de ignorante e me mandou ler uma parada que eu ja tinha lido kkk
      já xingou uma mina de burra nos comentarios corrigindo errado, depois deve ter visto que tava errada e daí apagou o comentario rsrs
      fora o publico, que repete o mesmo. ja me mandaram voltar pro fundamental nos comentarios, preconceito linguistico a dar com rodo, enfim... tristi.

    • @flaus_limoeiro
      @flaus_limoeiro Před 9 měsíci

      @@ebony5076 o mito da ciencia neutra ;-; pois é... vide recente video da gabriela sobre o domo de ferro bancando neutralidade em pleno genocidio contra os palestinos :(

  • @Bfour69
    @Bfour69 Před 9 měsíci +13

    Quando fiz graduação meu professor mais próximo insistiu demais para continuar para o mestrado, dizia que eu tinha potencial e tudo mais, não fiquei. Hoje 20 anos depois, até me arrependo, mas de qualquer modo, não tive que lidar com gente assim

  • @leocastelobranco9200
    @leocastelobranco9200 Před 9 měsíci +13

    Eu desisti de mestrado por questão financeira, minha pesquisa era na área da comunicação digital (jornalismo), fiz a prova em 2005 na UFPE, mas desisti porque seria meia bolsa (eram 6 bolsas para 12 vagas) e como eu morava em outra cidade (Campina Grande) e tinha mulher e filho pequeno, não tinha como me manter.

  • @charlliz_
    @charlliz_ Před 9 měsíci +19

    Esse ambiente acadêmico, pelo menos no Brasil, é extremamente hostil pra quem tem algum tipo de dúvida. Durante a pandemia, em uma aula EAD, uma colega de sala minha fez uma pergunta simples pra professora, ela poderia ter respondido em uns 20-30 segundos. Mas, em vez disso, ela escolheu humilhar a aluna, falando que ela "tinha que sentir vergonha por perguntar aquilo". E não adiantava ir reclamar com ninguém pq a véia era uma múmia da faculdade, tinha o respeito de um monte de gente, era capaz ainda de rolar uma retaliação pra quem reclamasse.

  • @dougxman7824
    @dougxman7824 Před 9 měsíci +5

    Eu sigo o canal da Bibi a anos desde que ela dava dicas pra conseguir bolsas de estudos , e foi uma mudança muito importante o rumo que o canal teve combatendo as pseudo ciências e seitas que colocam a vida dos outros em risco

  • @personaltrivia
    @personaltrivia Před 9 měsíci +12

    Sou jornalista há quase 10 anos, em 2016 entrevistei um doutor em filosofia da UFMG. Perguntei pro cara o que ele achava daquele "novo" fenômeno Olavão. O cara olhou pra mim como se eu tivesse falando de um alienígena, tive que explicar pra o que tava acontecendo no Brasil, e ele simplesmente: "isso não tem a menor relevância acadêmica" 🤙 por isso q essa galera ficou tão surpresa quando o Bolsonaro venceu em 2018

    • @jeovanearaujo1046
      @jeovanearaujo1046 Před 9 měsíci +4

      Normal isso aí kkkk, já bati boca com muito professor universitário por conta dessa soberba em acha que só o meio acadêmico e relevante. Não me importa nem um pouco cantas especializações, pós graduações, mestrados, doutorados o cara tem, se não saber repassar essas informações pra gente mais lega, só serve pra quadro na parede.

  • @ivoo00
    @ivoo00 Před 9 měsíci +9

    Moro nos EUA e é engraçado como o americano não tem vergonha alguma de perguntar, mesmo sendo a coisa mais óbvia do mundo, eles não levam dúvidas pra casa.
    Tenho a impressão que nossa cultura tende a ridicularizar as obviedades e isso acaba inibindo muitas pessoas com dúvidas legítimas e pertinentes.
    Não digo que precisamos ser igual a eles, pois isso seria um pesadelo, mas perguntar e tirar dúvidas nunca deve ser motivo de piada, ainda mais em um ambiente de aprendizado.

    • @Suipinha
      @Suipinha Před 9 měsíci +4

      Quando eu falo que brasileiro só importa o que tem de pior do americano... Quando tem algo bom, tipo isso, importar que é bom nada.

    • @duiliozerbinato3628
      @duiliozerbinato3628 Před 9 měsíci +1

      Isso eh mto verdade, eles perguntam mesmo. Mas, ouvi relatos de que na Europa também são mto formais e temem fazer perguntas. Para aprender precisamos ter a naturalidade de uma criança.

    • @duiliozerbinato3628
      @duiliozerbinato3628 Před 9 měsíci +1

      Ate porque ninguem voce pode ser o maior especialista da sua area no mundo e nao saber o basico de outra area. Sem problema algum. A chefe do meu departamento faz perguntas que um aluno de biologia aprende nos primeiros dias de aula. Para um biologo eh basico, mas talvez nao seja da area dela ou simplesmente ela nao lembre.

    • @duiliozerbinato3628
      @duiliozerbinato3628 Před 9 měsíci +1

      Uma vez que o importante na ciencia eh fazer perguntas interessantes, eles saem na frente, pois perguntam sem medo de serem felizes.

  • @vinirittermarx
    @vinirittermarx Před 9 měsíci +11

    Há um problema legal imenso na pós graduação strictu sensu. A dedicação exclusiva é algo absurdo e absolutamente ridículo.
    Se você está no mestrado, ou doutorado em Universidade pública, há uma proibição legal de se trabalhar, mesmo que não receba a bolsa da CAPES.

    • @ibma70
      @ibma70 Před 9 měsíci

      Atualmente isso não é exatamente verdade. Faço mestrado em Direito na USP e trabalho em uma empresa, então proibido não é. Essa proibição só existia se você recebesse bolsa, e mesmo assim hoje em dia essa política foi revista, com algumas exceções para poder ganhar salário por fora.

  • @marcelo4900
    @marcelo4900 Před 9 měsíci +6

    Gaiofato, precisamos trazer o Serjão pro nosso campo, ele é um cara muito massa

    • @Montezuma777
      @Montezuma777 Před 4 měsíci

      Ele não vai
      Ele é inteligente demais pra isso

  • @aasciutti
    @aasciutti Před 9 měsíci +6

    Só um detalhe sobre esse Pint of Science... nunca fui pois são sempre em bares altamente elitizados e bem caros.
    Quando estava no doutorado, organizamos o UFSC na Praça, na qual levamos os cientistas aos bairros da cidade, em espaços comunitários, ao contrário do tradicional "abrir as portas na universidade", que na maioria das vezes não vai ser frequentando pelo povo que já se sente historicamente excluído daquele espaço. Os resultados foram excelentes, mas por falta de verba e apoio, não foi possível continuar.

  • @mclararocha.4
    @mclararocha.4 Před 9 měsíci +6

    Bibi e Serjão, que dupla! ❤❤

  • @gabyfreitas3228
    @gabyfreitas3228 Před 9 měsíci +8

    Pô um diretor de instituto aqui da minha universidade fez uma reunião com os coordenadores de curso e chefes de departamento de todos os lugares onde nosso instituto fornece aulas, e fez uma apresentação sobre as maiores retenções e as possíveis motivações pra isso, até que os discentes apontaram que algo que é necessário da parte de docentes é a didática, já q a maior parte ali nem é licenciado e podem até serem bons pesquisadores, mas são péssimos profs. Aí a galera da Fisica saiu de lá mordendo as costas, "ah, que absurdo, quer dizer que meu doutorado não vale nada", sendo que ninguém disse isso, só que eles teriam que prestar mais atenção, uma especialização, mais um pós doc na conta....
    E isso tudo pq a gente nem chegou a debater a extensão de fato, só o próprio ensino 😢

    • @ursotedio
      @ursotedio Před 9 měsíci

      Curso de exata os professores tem t3são em reprovar o maior número possível de alunos. Eles inflam o próprio ego de que só eles entendem do assunto e não percebem que são uns lixos de professores, não sabem introduzir assunto nenhum.

  • @iberapni
    @iberapni Před 9 měsíci +27

    Alguns acadêmicos, mesmo na internet apresentam um certa arrogância, tirando sarro de comentários de pessoas simples e com pouco escolaridade. Isso só distancia essas pessoas da ciência. Costumo dizer que o maior combustível do negacionismo é a própria ciência.

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 Před 9 měsíci +7

      Verdade, por isso o sacani é foda, ele não tem essa arrogância. Ele tem o maior prazer e paciência pra explicar as pessoas.

    • @iberapni
      @iberapni Před 9 měsíci +1

      AH sim, o Sacani é foda. Ele é um exemplo a ser seguido pela ciência.
      @@dagobertosantosdeoliveira9546

  • @perdidanavida3380
    @perdidanavida3380 Před 9 měsíci +24

    Bibi Bailas não é humilde. Ela pode ate fazer um trabalho de divulgação cientifica legal, mas não vou esquecer que ela recorreu a um argumento de autoridade quando fui questionar sobre um erro que ela tinha cometido (mano, vc apresentar um video de um médico como se fosse autoridade em todos os assuntos de saúde é sacanagem!) e achando pouco me disse que qq livro de anatomia mostraria que o que ela falou estava certo (ou ela é analfabeta em lingua portuguesa que não conseguiu nem abrir o livro ou acha que um doutorado em física lhe dar a propriedade de falar sobre todas as coisas, incluso anatomia humana, mais do que alguém que se forma e estuda na área de saúde).

    • @flaus_limoeiro
      @flaus_limoeiro Před 9 měsíci +7

      entao, passei por algo similar.
      o Ministerio da Saúde fez uma nota tecnica informando que a política nacional de praticas integrativas e complementares é recomendada pela Organização Mundial de Saúde. E é mesmo.
      Ela fez um story falando que o MS tinha errado feio, que tinha sido uma mancada gigante e que a OMS não recomenda.
      eu falei que a OMS sim recomenda, vide a Estratégia da OMS sobre Medicina Tradicional e Complementar (lançada em 2002 e atualizada em 2014.
      Ela nao respondeu. Ela fez um story printando a minha pergunta e me chamando de tudo quanto é coisa. "ignorante", "propagador de pseudociencia", falou que eu deveria ler a Estrategia da OMS sobre medicina tradicional (kkkkkkkkkk), disse que ela ja tinha lido e eu deveria ler também... hasuihasuisahuais e eu tava usando justamente a estrategia como base. depois até RELI, de cabo a rabo. e enquanto eu relia eu ficava tipo "cara, nao é possível que ela leu a mesma coisa que eu". Depois li a mais recente, a de 2014. e a todo momento a estrategia fala que tem como um dos objetivos ajudar Estados-membro a implementarem praticas tradicionais e complementares de saúde no sistema nacional de saúde, em incentivar a formulação de políticas publicas para medicina tradicional e complementar... por fim ela me bloqueou :)

    • @perdidanavida3380
      @perdidanavida3380 Před 9 měsíci +10

      @@flaus_limoeiro vc leu e releu a nota, me fez lembrar que na época do ocorrido fui procurar mais de um livro de anatomia para verificar se eu estava errada no conceito. A pessoa coloca tanta banca no que não sabe que a gente fica ate se perguntando se estudou o negócio certo (o doido deixando o são maluco)

    • @flaus_limoeiro
      @flaus_limoeiro Před 9 měsíci

      @@perdidanavida3380 sim kkkkkkk aaaa

    • @haroldomiyaura912
      @haroldomiyaura912 Před 9 měsíci

      eu também notei essa falta de humildade da Bibi Bailas. o Petry foi crítico ferrenho dela por esse ponto.

  • @nooneiszzm
    @nooneiszzm Před 9 měsíci +4

    O fato do Brasil ainda ter ciência e arte é a prova definitiva que o ser humano, apesar de todos os pesares e contra todas as marés, vai ainda buscar se completar existencialmente em detrimento do ganho material. Venceremos, camaradas, nunca percam a esperança.

    • @marceladossantos9984
      @marceladossantos9984 Před 9 měsíci +2

      Comentário muito bom, me fez pensar muito nessa nossa caminhada individual e social.

  • @filipegiuseppedalboribeiro3964
    @filipegiuseppedalboribeiro3964 Před 9 měsíci +2

    A universidade é pautada em um tripé, ensino , pesquisa e extensão, o grande problema da universidade é a extensão, sempre negligenciada.

  • @luizmendonca8217
    @luizmendonca8217 Před 9 měsíci +2

    Falar de pseudociência no Flow. Que evolução!!!

  • @felipemoraes6751
    @felipemoraes6751 Před 9 měsíci +3

    Ficou sedutor pros cientistas virem a público também pela questão monetária. Mas o importante é o efeito prático.

  • @renator7093
    @renator7093 Před 9 měsíci +3

    Bibi Bailas é foda, sempre que to em dúvida sobre uma pseudo ciência, ela tem a resposta kkkkkk

  • @olhaprofessor
    @olhaprofessor Před 9 měsíci +20

    Essa postura acadêmica vai MUITO de encontro com o que o chavoso disse no debate do azideia, sobre o pobre, a realidade do trabalhador, a realidade social dos marginalizados como objeto distante de estudo, e o pior, muitas vezes ignorando todo o conhecimento popular produzido pela vivência em si.

    • @mcrenkkoston6537
      @mcrenkkoston6537 Před 9 měsíci +1

      Chavoso? Aquele que, junto do Galo, acredita que trabalhador se resume na periferia de São Paulo? Que qualquer outra coisa já e burguês?

    • @gutembergsantos9076
      @gutembergsantos9076 Před 9 měsíci +5

      ​@@mcrenkkoston6537 tem que se esforçar para ter uma interpretação tão ridícula de tudo que aconteceu

    • @mcrenkkoston6537
      @mcrenkkoston6537 Před 9 měsíci

      @@gutembergsantos9076 sério, então o Jones Manoel e o Luide vieram explicar a forma como o Ian e o Humberto foram tratados por eles naquele podcast por qual motivo? Só pelo fato do chavoso de ter feito um vídeo sobre o assunto já é mostra que pegou mal

    • @Niko._
      @Niko._ Před 9 měsíci +1

      Que vivência? Nós q é pobre e trabalha mal tem tempo pra viver kkkkk isso quando o "viver" dos manos não é ir pro baile, trep4r e usar droga.

    • @olhaprofessor
      @olhaprofessor Před 9 měsíci

      foi exatamente isso que eu falei Niko :)@@Niko._

  • @ursotedio
    @ursotedio Před 9 měsíci +44

    Larguei mão curso de Matemática por pequenas coisas como a alegria do professor ao apontar que quase todos os alunos da turma anterior reprovaram e ainda estavam no primeiro ano da matéria dele. A pessoa estuda tanto e não percebe que ele tinha orgulho de ser um professor B0ST4!!! Não era demérito dos alunos, mas dele que não tava sabendo como introduzir o assunto. O tipo de coisa que inclusive atrapalha o desenvolvimento do país, faz gente de talento desistir por causa do acúmulo dessas pequenas humilhações.

    • @fernandoalberto2335
      @fernandoalberto2335 Před 9 měsíci +11

      faço matemática e isso que você pontuou PROCEDE DEMAISSSSSS. A quantidade de professor que se gaba por reprovar 80% da turma não ta escrito

    • @ThomasSancabra
      @ThomasSancabra Před 9 měsíci +12

      Tive um professor que me disse uma vez: se eu passar 5 meses ensinando uma coisa e metade dos alunos não aprender nem o básico pra tirar um 60, eu tenho que procurar outra profissão.
      (E adivinha? Ele é o melhor professor da faculdade)

  • @kcaaprillady
    @kcaaprillady Před 9 měsíci +4

    Eu sou fisica. Preciso dizer uma coisa, a desconexão com a realidade é do próprio sistema. Nao é só ideologia. Eu to tetsndo doutorado e to ficando pra trás nos processos seletivos por nao ter publicação. O contexto? Demorei pra formar pq minha famjlia basicamente foi de base durante minha graduação, perdi minha mãe, meus avós tivram Alzheimer, fiquei com problema financeiro, no mestrado tive um problema de saúde, e o q ocorre é competição por publicação, mesmo q repetida e de baixa qualidade, como se fosse uma fábrica. Industrialização do meio academico e o desespero q o sistema nos coloca.
    Nos processis seletivos a parte de divulgação nao é valorizada. Enquanto isso cansa pq chega bolsominion falando besteira e ate a esquerda identitaria com algumas pseudociências em prol do discurso (um dia disse q quem é trans tem sim q comunicar ao médico e o povo de tiktok achou ruim, como se hormônios nao tivessem impactos ao corpo).
    Enfim.. é um problema mto maior q apenas arrogância ou sistema educacional. É a porcaria do "rendinento máximo" como se pesquisador fosse maquina. Alem do discurso de MTA gente q nao são necessários ou serão substituídos por AI

  • @rucky_665
    @rucky_665 Před 9 měsíci +2

    Por conta das pessimas condicoes da ciencia brasileira decidi fazer um pos doutorado na Alemanha ha 8 anos atras e nunca mais voltei. Uma pena ja que tanto o meu doutorado e doutorado sanduiche foi realizado com impostos da populacao brasileira. Tenho a ciencia de que poderia estar contribuindo pelo meu pais, contudo tambem precisava me inserir no mercado de trabalho.

  • @fernandomaca2466
    @fernandomaca2466 Před 9 měsíci +4

    Só uma correção, o portal em São Thomé das Letras não leva pra Terra Oca, ele liga a cidade à Machu Pichu

  • @lorenzo7059
    @lorenzo7059 Před 9 měsíci +14

    muito bom o video! acho q valeria a pena mais videos reagindo a essa galerinha da ciencia. assistir um video do pedro loss por exemplo seria legal, mesmo sendo conteudo muito bom e educativo, muitas vezes é meio despolitizado. queria ver a perspectiva de um comunista sobre os assuntos de exploração espacial e etc

    • @lores.almeida
      @lores.almeida Před 9 měsíci

      Tem o Caio Gomes, ele é físico e comunista e até já apareceu aqui no canal do Gaiofa pra jogar joguinho de foguete da URSS

    • @paulaiana8645
      @paulaiana8645 Před 9 měsíci +1

      Ótimo comentário 👍🏽

  • @moniagross8542
    @moniagross8542 Před 9 měsíci +1

    O maior erro da ciência é casar, grudar no capital...aí é trágico.

  • @facchinett
    @facchinett Před 9 měsíci +6

    E como falta na época da faculdade uma vez eu pedi para uma professora esperar os alunos que trabalhavam chegar antes de aplicar a prova
    Ela falou que nao era problema dela se eles iriam chegar atrasados por causa do trabalho eu falei como essa é uma faculdade privada onde a maioria dos alunos precisa trabalhar para pagar a mensalidade é PROBLEMA seu sim

  • @b.curupira4683
    @b.curupira4683 Před 8 měsíci

    Paulo Artaxo é incrível mesmo!

  • @fabiobit1
    @fabiobit1 Před 9 měsíci +1

    Oca é a cabeça das pessoas q acreditam q a Terra é oca…

  • @italokarav
    @italokarav Před 9 měsíci +12

    Acho esse papo injusto com a grande maioria dos acadêmicos que sofre num sistema precarizado de produção científica e submetido a pressões irracionais de produtividade.

    • @flavioaugusto4159
      @flavioaugusto4159 Před 9 měsíci +8

      Valeu, meu amigo. Bater em cientista e professor virou esporte. Sendo que a maioria tá se matando de trabalhar pra ganhar mixaria.

    • @qwertt14
      @qwertt14 Před 9 měsíci

      Sim

  • @thaisvasconcellos4358
    @thaisvasconcellos4358 Před 9 měsíci +2

    O Sérgio Sacanni foi ao ponto: falta humildade dos acadêmicos de sair de seu pedestal e falar a língua do povo. É este motivo que me incentiva mesmo com os meus 44 anos cursar a faculdade de Filosofia para levar os questionamentos filosóficos para as redes sociais, falando a língua do povo.

  • @andrecaldeiragarcia5816
    @andrecaldeiragarcia5816 Před 9 měsíci +3

    Qual o mérito de um cientista que descobre algo super fodástico e inovador sendo que ninguém liga, ninguém entende ou ninguém acredita?

  • @Danis2Play
    @Danis2Play Před 9 měsíci +3

    12:51 eu ja fui em dois aqui em Campinas, chama Chopp com Ciências. Super da hora.

  • @pedropaulogarcesmagalhaes8934
    @pedropaulogarcesmagalhaes8934 Před 9 měsíci +2

    5:26 nessa discussão sobre a forma de comunicação da universidade pública e o fato da linguagem ser feita por cientistas e para cientistas, excluindo a população como um todo do debate, lembro que passei uma situação quando estava escrevendo meu TCC em 2018. A ideia do meu trabalho era dar uma devolutiva para uma comunidade indígena, sobre as possibilidades de uso de uma área de 4000 hectares cedida pelo governo do estado da Bahia. Como esse era o objetivo, a linguagem no documento precisava ser técnica, mas ao mesmo tempo de fácil entendimento a qualquer pessoa. A minha orientadora da disciplina de TCC disse que não precisava ser fácil leitura porque apenas acadêmicos deveriam ler o trabalho, excluindo totalmente a comunidade que era objeto do trabalho. No final, fiz como queria e deu certo. Mas, essa visão elitista que existe dentro da academia é algo que pode matar esta com o tempo. Pseudociências tem boa base para expandir porquê a ciência não está interessada em dialogar com as massas

  • @andremorrodaformiga4148
    @andremorrodaformiga4148 Před 9 měsíci

    Muito bom papo...
    🧐🔎👍🏿

  • @ferreira3031
    @ferreira3031 Před 9 měsíci +1

    Aprendi isso quando era estagiário: o meu óbvio não é o óbvio do outro.

  • @callmecah
    @callmecah Před 9 měsíci +1

    Poxa, a pós-graduação é um local com pessoas inteligentes, mas os que se destacam de verdade são os humildes.
    Sofro todo dia no doutorado, me questiono demais diante de tanta barbaridade. kkkkk

  • @kellykill2012
    @kellykill2012 Před 8 měsíci

    Eu quero muito ajudar a comunada. Eu sou boa nisso, também. SEO é o meu ganha pão.

  • @ludmilamiranda2698
    @ludmilamiranda2698 Před 9 měsíci

    Bem lembrado sobre entrevista com o skylab! Chamou o ex colega de podcast do igor na responsabilidade, que ele tinha sin responsabilidade no que ele fala lá e quem ele leva la! Foi bom demais

  • @miguelperes5535
    @miguelperes5535 Před 9 měsíci +8

    Será que não rola um paralelismo com o pessoal das humanas no sentido de terem de simplificar o discurso, como fazem os terraplanistas políticos, para alcançar o povo em geral?

    • @michelpereira7814
      @michelpereira7814 Před 9 měsíci

      Óbvio

    • @nefarie__
      @nefarie__ Před 9 měsíci +3

      tem altas galera no youtube fazendo isso -o felipe psi por exemplo, só que esse pessoal que tu tá criticando tem grana, tipo o Brasil Pararaio; outra é que eles defendem o puro senso comum, tal como o apelo religioso, como a maioria das pessoas são cristãs, ficam suscetíveis a cair na rede deles; eles usam teorias da conspiração, essas teorias passam um ar de extraordinário, se vc explica no modo científico, a pessoa não vai ver graça em ver um bagulho tão literal "ah, então é só isso? não dá pra usar biokinesis? como assim a física quântica é só um estudo sobre partículas pequeninas? cadê o milagre? nossa que chato!"
      pois é, o buraco é mais fundo

    • @miguelperes5535
      @miguelperes5535 Před 9 měsíci +1

      @@nefarie__ concordo com vc. Mas peguemos o papo do Gaiofato e Ian com Gallo e Chavoso. Aquilo para mim foi por demais didático. Há de se pensar em novas formas, acessíveis, às massas. A questão da grana sempre será um problema sério mas também vejo no ICL uma reação à altura. Felipe psi é sensacional, entre tantos que existem, ainda bem.

  • @Psychobellic
    @Psychobellic Před 9 měsíci +22

    Nicolelis é o maior cientista brasileiro de todos os tempos, na moral.. O cara mexia com essa parada de interface máquina humano q o Elon Musk ta tentando fazer hj nos anos 90 kkkkk

    • @ACS2000ify
      @ACS2000ify Před 9 měsíci +3

      Sem dúvida um dos cientistas de todos os tempos.

  • @alessandragomes1526
    @alessandragomes1526 Před 9 měsíci +3

    Sempre aprendendo com estas feras... Mas não poderia deixar de falar da dançinha foi excelente kkkkkkkkkkk

  • @ClauVenturi
    @ClauVenturi Před 9 měsíci +2

    Mesmo quem recebe bolsa no Brasil é super desvalorizado, ganha mal, tem mil cobranças, não tem direito a férias, é melhor do que não ter, mas isso não faz ser menos infame.
    E existe uma arrogância desmedida e cruel por parte de alguns professores.

  • @andrepereiraribeiro6433
    @andrepereiraribeiro6433 Před 9 měsíci +3

    Exelente " A USP como se fosse um zoológico" várias universidades fazem esse zoológico em determinado período do ano, mas nunca muda nd. Essa sua crítica foi dms, o problema é estrutura

  • @Leehcx
    @Leehcx Před 9 měsíci +1

    Sergio sacani é a melhor pessoa da internet

  • @glaukb
    @glaukb Před 9 měsíci +1

    A polarização do conhecimento científico não chegar ao popular, me faz pensar também em toda a cadeia de produção cultural que também cria uma imagem que ser inteligente te faz ser deslocado do ambiente que você está inserido, anos e anos de filmes adolescentes criando uma caricatura de ser “nerd”, como se realmente ter conhecimento não pudesse ser algo além de alguém excluído.

  • @pedroalbuquerque4537
    @pedroalbuquerque4537 Před 9 měsíci +3

    Q aflição q não deixam a mina falar, os cara td interrompem ela quando tenta falar qlq coisa.. não consegue finalizar 1 pensamento

  • @fe6538
    @fe6538 Před 8 měsíci

    05:00 Miguel Nicolelis recebeu um título nobel na neurociência e o Brasil não fala sobre isso

  • @felipemoacir
    @felipemoacir Před 9 měsíci +2

    1:50- "essa é a sua opinião Sérgio, você não pode provar"...
    Cara se ele estuda os abalos sísmicos, ele sabe o coeficiente de dilatação e a propagação dinâmica de qualquer meio, logo ele tem uma prévia da velocidade com que uma perturbação vai ocorrer no meio. Se fosse oca a terra não daria valores coerentes e aí entrariam novas variáveis que demonstraram que algo estaria errado, tipo se a terra tiver uma composição diferente ou se caso ela fosse oca mesmo isso seria perceptível nós sismografos.

    • @InsertSikness105
      @InsertSikness105 Před 9 měsíci +1

      Oque ele falou é ironia, mas é bom que você tenha explicado para o público.

  • @Vecchete
    @Vecchete Před 9 měsíci +3

    Eu sou engenheiro de computação, me formei em 2018 e em 2019 com menos de um ano de formado receb i uma proposta para trabalhar em pesquisa e desenvolvimento aqui na Bélgica e mudar em definitivo, sem nem ter mestrado ou doutorado. A empresa pagou tudo na minha recolocação. Um amigo meu da faculdade, recebeu proposta de uma faculdade Alemã para fazer o doutorado. Ainda no doutorado tem um salario bem maior que o meu ganhando 8 mil euros por mes do governo Alemão., e publicação na NatureE ele ja decidiu que vai ficar por aqui, pois as condições de trabalho para ele é algo que ele nunca teria no Brasil.
    A fuga de cerebros é real, e eu conheço varios colegas da faculdade que conseguiram oportunidades fora do país que eram mais vantajosas prs carreira. Só ficou no Brasil quem queria trabalhar em banco.

    • @LolaVon_Vi
      @LolaVon_Vi Před 9 měsíci

      Vocês fizeram ITA ou IME?

    • @Vecchete
      @Vecchete Před 9 měsíci

      ​@@LolaVon_Vi nenhum dos dois kkk Universidade Federal de Sao Paulo, campus Sao Jose dos Campos. A galera do ITA que era do meu ano, que eu conhecia nas festas e eventos esportivos la em SJC, 90% foi pra bancos, e tipo cargo alto de BTG, Mafra, e por ai vai...usando nada de engenharia diga-se de passagem.
      Acho que eu nunca conheci ninguem do ITA aqui na Europa, tem muito Unicamp, USP, e incrivelmente tem muito FEI. Tipo ja conheci uns 6 da FEI. E ja conheci uns da UnB e UFMG tambem.

    • @Vecchete
      @Vecchete Před 9 měsíci

      @@LolaVon_Vi Eu sei que o ITA tem parceirias fortes com universidades francesas. Entao provavelmente va mais gente pra la. Como eu nao ando muito por aquelas bandas, nao conheci muita gente. Eu sei daqui da Belgica, Holanda e a parte da Alemanha que vou muito que eh Nordrhein-Westfalen. Que tem bastante dessas universidades que eu citei.

    • @Vecchete
      @Vecchete Před 9 měsíci +1

      @@LolaVon_Vi so pra complementar, se formaram 7 comigo: ta 2 no Canada, 1 na Espanha, 1 no Reino Unido, eu na Belgica e meu amigo na Alemanha, e um trabalhando no BTG pactual e um no Itau.

    • @davv23
      @davv23 Před 9 měsíci

      ​@@LolaVon_Viquem faz ITA e IME vai parar no setor financeiro, menos de 5% vai para a área acadêmica

  • @itsmedrico1735
    @itsmedrico1735 Před 9 měsíci +1

    Deixa o vídeo rolar.

  • @raposacinza
    @raposacinza Před 9 měsíci +1

    É muito legal termos alguém como Nicolelis, contudo acho legal aos interessados, pesquisarem a respeito da cisão entre o prof. Nicolelis e o prof. Sidarta Ribeiro e alguns outros pesquisadores. A parada é bem feia, acusação de boicote da produção científica nacional por parte do Nicolelis... Recomendo que procurem a respeito.

    • @Kibeesp
      @Kibeesp Před 9 měsíci +1

      Infelizmente, briga entre pesquisadores é um problema corriqueiro da ciência mundial, não apenas a brasileira. Existe a figura publica e existe a pessoa dentro do laboratório. Conheci vários dos neurocientistas brasileiros e internacionais famosos e seus alunos. Alguns desses o que tem de fama, tem de atitudes anti profissionais e até anti éticos. Muitos alunos aceitam calados, outros discordam das atitudes e ficam ate sem o titulo devido a pressão que sofrem.

  • @sourosseiro
    @sourosseiro Před 9 měsíci +6

    É complicado. Ficaremos voltando às bases de todas as gerações pra explicar o básico ou continuaremos seguindo com a ciência? A escola não seria exatamente a base pra fazer essa aproximação?

    • @sourosseiro
      @sourosseiro Před 9 měsíci +2

      O tempo todo tem malandro por aí inventando coisa nova pra dar golpe. O tempo todo tem ganancioso por aí dando espaço pra esses caras.

    • @ncyvarela1563
      @ncyvarela1563 Před 9 měsíci

      você mora no Brasil? Sabe como são as escolas
      falar isso só prova que você está confortável em se sentir superior por saber mais coisas do que o resto da população

  • @tiagofragadecastro6160
    @tiagofragadecastro6160 Před 9 měsíci +2

    Ótimo ver a ciência se espalhando, pelo fim das pseudagens !!! Pela queda da acupuntura,da homeopatia,da astrologia,da apometria ,do Reiki e de todos esees charlatanismos que tentam penetrar o discurso e o SUS

    • @flaus_limoeiro
      @flaus_limoeiro Před 9 měsíci

      acupuntura nao, po
      muita gente com dor cronica encontra alivio em acupuntura sem conseguir melhoras com a alopatia
      e nao tem astrologia no SUS... apometria tbm acho q nao...
      mas seria ótimo se tirassem a constelação familiar do rol de PICS
      homeopatia já nao sei...pq nao tem efeito colateral e ajuda no uso racional de medicamentos, principalmente em casos de vício em psicofarmacos, como benzodiazepinicos
      e ja vi o reiki ajudando uma equipe de saúde mental a tratar crises agudas sem necessidade de medicação e internação... e tbm nao tem efeitos colaterais... pode ajudar no relaxamento e ser útil pra manejar algumas situações... entao acho que ainda é bem discutivel
      viva o SUS por incluir praticas que sao amplamente ofertadas no serviço privado de saúde pra garantir seus principios de universalidade e equidade
      pelo fim da pseudoepistemologia \o/

  • @Jelisson_Gregorov
    @Jelisson_Gregorov Před 9 měsíci +1

    Tem muitos projetos que são usados apenas para gerar notas e depois são arquivados. Mesmo em novas tecnologias.

  • @alejandrocuevas7831
    @alejandrocuevas7831 Před 9 měsíci +4

    Aiaiai, Gustavão reagindo à Bibi, o que será que vem? Eu tenho não sei que pé atrás com uma afetação que vejo nela, só pra deixar claro que algo muito passional e relacionado às aparências me desperta uma ressalva com ela de antemão. Dito isso, quase todo vídeo que vi dela demonstra um positivismo bem raso, pior que o do Pirula, talvez por soar mais prepotente que ele.

  • @washingtoncostasilva625
    @washingtoncostasilva625 Před 9 měsíci +1

    Foi em 1996 que foi clonada a ovelha Dolly. Nunca esqueci.

  • @IversenMaou
    @IversenMaou Před 9 měsíci +4

    Penso que o saber é comercializado e capitalizado, onde quanto mais "status", "diploma", "experiência" etc, mais excludentemente incrível o seu "eu" moral é e, na sociedade da egologia, isso é degrau pra cima, o oposto acaba sendo verdadeiro, quanto menos emancipado, profissionalizado, educado etc, menos valorizado você é, é bem semelhante a pegada material do dinheiro, tem capital é deus maior, não tem é deus menor, ai tem que fazer serviço ou trabalho, já começa a desvalorização humana nisso, pra valorização dos preços, para ter a moeda que vai possibilitar ser, ser o que? O que você quiser (rs) e por fim, quem não tem trabalho, serviço, capital, diploma, experiência etc, não vale literalmente nada, pode ser morto que não gera revolta, essa estética de ter para ser corrobora com essa política de extermínio numa suposta valorização da vida humana apenas quando ela "têm" algo material ou imaterial que justifique a existência dela, o tal "sentido na vida", como se todos os outros que não"possuem propriedade intelectual ou material" não valessem nada e ta tudo certo, parece ser o que acontece

    • @willofilosofo2603
      @willofilosofo2603 Před 9 měsíci +1

      É exatamente isso, você resumiu muito bem o capital de Marx, sou estudante de filosofia na Unirio( federal daqui do rio de janeiro), muito boa exposição, marx fala uma frase no capital que resume também de forma muito precisa, no capitalismo "você é aquilo que você tem no bolso".

    • @flaus_limoeiro
      @flaus_limoeiro Před 9 měsíci +1

      cara, é isso

  • @marimoon2667
    @marimoon2667 Před 9 měsíci +1

    Eu faço iniciação científica na UFAL e trabalho de graça também, muitas colegas minhas também trabalham de graça por que não tem bolsa pra todo mundo. Absurdo demais, mas infelizmente é a realidade 😢

  • @olhaprofessor
    @olhaprofessor Před 9 měsíci +1

    pior que eu não sei pra onde fui, mas lá em São Tomé eu REAL atravesei um portal aSKaksAKSKAkskaSKA

  • @rodrigopradolisboa
    @rodrigopradolisboa Před 9 měsíci +3

    Tem cientistas que nem fazem por mal (soberba, ego), eles se fecham em fazer ciência pq gostam, nem ganham tão bem.. e divulgar o básico, embora essencial, não é o que move o cara. Pega um desenhista foda, e fala pra ele ficar fazendo boneco de palito, não é o q dá tesão pra ele.

  • @ibsfabis
    @ibsfabis Před 9 měsíci

    Devemos agradecer em parte à prepotência acadêmica.

  • @JosilmaRodrigues
    @JosilmaRodrigues Před 9 měsíci +1

    A ideia do pint of science é legal, mas eu trocaria o nome pra Dosinha de ciência que fica muito mais brasileiro e chamaria ainda mais atenção de quem realmente precisa, quem tem pouco estudo/ qualificação.

  • @leandrobanaggia
    @leandrobanaggia Před 9 měsíci

    O problema é a falta humildade dos ignorantes.

  • @artemisiana
    @artemisiana Před 9 měsíci +3

    Minha experiência pessoal em um programa de pós-graduação foi extremamente traumática. só vi elitismo, panelinhas, pesquisadores se achando deuses e donos da verdade... Saí endividada e sem ofertas de emprego... Se voltasse no tempo, nunca teria entrado.

  • @RSS2530
    @RSS2530 Před 9 měsíci +1

    Gustavo, na minha opinião, a pesquisa deve ser incentivada de toda forma. Só vamos romper esse ideal elitista se tomarmos os espaços de discussão.

  • @jeffersonbrito9937
    @jeffersonbrito9937 Před 9 měsíci +1

    Tinha uma revista em quadrinhos da DC que acontecia dentro da Terra Oca.

  • @luanprestes5904
    @luanprestes5904 Před 9 měsíci +1

    Será que se democratizássemos a academia, dando acesso à maioria com investimento alto em pesquisas e bolsas de estudo, não deixaríamos o debate mais amplo automaticamente?

  • @zimerman2013
    @zimerman2013 Před 9 měsíci +1

    Viés de confirmação, dissonância cognitiva, raciocínio motivado... É preciso entender principalmente psicologicamente essa glr, pq eles são um prato cheia pra extrema direita

  • @TheBaronme
    @TheBaronme Před 9 měsíci +2

    Serjao dando a maior aula que a Bibi poderia ter e ela está em outro universo quântico. Kkk
    Baixa a bola e enfia seu post degree no rabis. Vira humilde e educa no lugar de dar carteirada e ridicularizar a todos que não entendem da área dela.

  • @flavioaugusto4159
    @flavioaugusto4159 Před 9 měsíci +13

    Os caras trabalham com internet, falam que dá um trampo da porra produzir. Aí o professor que já trabalha pra caralho é cobrado a dupla jornada pq tem que resolver todos os problemas do mundo com vídeos na internet.

  • @FabricioSantos-cy9zy
    @FabricioSantos-cy9zy Před 9 měsíci

    Em 2023 tem gente q acredita no comunismo… PQP 🤬

  • @smittywerbenjagermanjensenn
    @smittywerbenjagermanjensenn Před 9 měsíci +7

    serjão é foda demais

  • @gisellelira1348
    @gisellelira1348 Před 9 měsíci +4

    Bibi Bailas tem um trabalho FODA!

  • @jorgenakamura4154
    @jorgenakamura4154 Před 9 měsíci

    A verdade que a maioria é mediocre....😢

  • @sarchoj
    @sarchoj Před 9 měsíci

    Essa discussão me fez pensar o tempo todo no video do Porta dos Fundos "Mais um Podcast".

  • @duiliozerbinato3628
    @duiliozerbinato3628 Před 9 měsíci +1

    Eu tenho alguns pontos nesta discussao:
    Primeiro que os professores universitarios estao sobrecarregados. Ha muito o que fazer e pouca contratatcao. Os professor tem que dar aulas, orientar, participar de conselhos...uma lista infinita. E nao sobra tempo pra divulgacao para alguns.
    Outros estao ha muito tempo na universidade e nao estao a par das tecnologias que temo hoje em dia.
    Eu nao acho que haja essa soberba, mas uma falha no sistema.
    A solucao seria, mais contratacoes. Deixar nas maos dos jovens para que eles, que dominam as tecnologias, possam acessar a populacao em geral. Como o Serjao disse, as agencias vem incentivando e isso demora tempo. Eh preciso criar uma cultura e isso esta ocorrendo. A mudanca esta aos poucos acontecendo.
    Porem eh muito mais facil produzir um video cheio de abobrinha do que um video cientifico bom. Mas a ciencia vai prevalecer, como sempre!
    Maximo respeito aos professores, que tambem passaram por todas estas dificuldades citadas. Quando se fala dos professores parece que esquecem que eles foram alunos que sofreram tudo isso que se fala e. apesar de tudo, nao desisitram de serem educadores.
    Por mais que se fale dos altos cargos nas universidades, a maioria dos professores nunca chegara perto da riqueza de um empresario. E muitas vezes mesmo ganhando pouco para sua importancia, continuam lutando pela educacao.
    Nao eh apontando dedos que vamos solucionar o problemas, mas buscando solucoes reais. E isso passa sem duvida por ouvir os jovens!
    Nas minhas disciplinas, na primeira aula, peco para os alunos fazerem esquetes explicando algum conceito para uma crianca, um idoso, etc. Eles ja comecam ai a pensar se conseguiriam explicar suas teses para a populacao. Alem de produzirmos videos de divulgacao cientifica como avaliacao.
    Eu digo que se na sua familia voce eh a pessoa mais proxima da ciencia ou da medicina (por exemplo, sou biologo e na minha familia nao ha ninguem mais perto da medicina do que eu) voce tem o dever de se inteirar sobre temas importantes para dar explicoes adequadas e combater mentiras (sobre vacinas, financiamnto cientifico, por exemplo). Ainda que voce seja um estudante.

  • @MARCELOVITCH
    @MARCELOVITCH Před 9 měsíci +6

    Tenho ressalvas sobre a Bibi pois ela já publicou vídeo meio que elogiando o Pondé...

    • @flaus_limoeiro
      @flaus_limoeiro Před 9 měsíci +4

      ve o video sobre o domo de ferro em pleo massacre contra palestinos...

    • @perdidanavida3380
      @perdidanavida3380 Před 9 měsíci +2

      Tenho ressalva dela pq ela cometeu um erro de anatomia e ainda disse que qq livro de anatomia se encontrava o que ela falou quando fui questionar (fiquei pensando que os anos que passei na área da saúde é nada quando a doutora em física quântica não se deu ao trabalho de ler um livro de anatomia).

    • @flaus_limoeiro
      @flaus_limoeiro Před 9 měsíci +5

      @@perdidanavida3380 O mesmo comigo quando corrigi um erro de interpretação dela sobre uma nota tecnica do Ministério da Saúde. ela me mandou ler uma estratégia da OMS como se eu nunca tivesse lido. Mas eu ja havia lido e estava em acordo com o texto kk
      pra que meu diploma de Enfermagem quando temos uma doutora em física pra falar de saúde pública, né?

    • @julianacrain7339
      @julianacrain7339 Před 9 měsíci +1

      ​@@flaus_limoeironesse vídeo do domo de ferro eu fiquei ?????? Nem consegui terminar, tamanha indignação...

  • @futuroalgumacoisa.4307
    @futuroalgumacoisa.4307 Před 9 měsíci +1

    Por que você não faz um react do Rogério Skylab, Gustavo?

  • @samuelbertolini
    @samuelbertolini Před 9 měsíci +1

    Eu sou acadêmico e vou pro bar.
    Mas não sei se na academia tem tanto tempo sobrando e meios de comunicação adequado para ficar rebatendo terra plana.

  • @iorguemaxwell
    @iorguemaxwell Před 7 měsíci

    5:20 não é tão simples. A escola básica deveria ser a principal ponte entre a academia e o cidadão comum. Infelizmente, a escola está tomada por um pessoal que acha que Ciência e Matemática não fazem parte da cultura humana, e que não estão conectadas com a realidade do estudante.

  • @goretebatistasilva1749
    @goretebatistasilva1749 Před 9 měsíci +1

    Ciencia para todos.

  • @douglaspenhafc
    @douglaspenhafc Před 9 měsíci +1

    "Acadêmicos, saiam da biblioteca e desçam ao pátio"