Gastronomia brasileira e gastronomia portuguesa com Vitor Sobral | Portugal à Brasileira

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 08. 2024

Komentáře • 13

  • @kvatchyobiv8540
    @kvatchyobiv8540 Před 3 lety

    Quando 2 culturas se chocam ambos aprendem um com o outro a gastronomia nao e diferente, Portugal ensinou tecnicas de cozinha e sim tambem nos portugueses desenvolvemos pratos tambem de falta de recursos muitos das receitas variadas de bacalhau e nao so era para nao ser sempre a mesma pk nao ha muitos anos portugal tambem passou por crize de fome na epoca da ditadura e as refeiçoes eram muito a base do mesmo entao as familias procuraram modificar tecnicas e pratos com os mesmos ingredientes ou parecidos para mistura de sabores diferentes
    A cultura Africana introduziu nos malagueta, e outras especiarias de origem Africana e por outro lado os guisados foram introduzidos assim como os fritos, as especiarias indianas foram para Africa e as das americas tambem assim como foram introduzidas no Brasil.
    O habito ingles de beber chã foi introduzido por uma princesa portuguesa que nos convivios com a alta nobresa inglesa deu a provar e rapidamente ganhou muito relevo na cultura britanica bem antes do dominio ingles na india.
    No Brasil as especiarias como devem saber começaram a ser plantadas por escravos nas fazendas que eram comprados por armas de fogo a reis africanos que escravizavam seus rivais e queriam armas de fogo portuguesas para ajudarem a ganhar terreno.
    Apos o Brasil se tornar independente Portugal passou de um pais de grande controlo de especiarias e venda para a Europa e nao so, para o pais maior importador de especiarias do Brasil.
    A cultura japonesa foi influenciada tambem pk os bolos, fritos e guisados foram ensinados pelos portugueses, especialmente a cultura de caça para alimentaçao, visto que eram maioritariamente consumidores de vegetais e peixe nao procuravam caçar animais por causa do karma. Os Fritos, o uso dos ovos em pastelaria e a farinha foram bem acolhidos
    Resumindo era uma forma de unir povos tais como hoje convidar para jantar/almoçar e esmerarem se nas receitas para deixar os convidados se sentirem bem vindos......
    Espero ter ajudado em informaçao

  • @larigregolin1
    @larigregolin1 Před 5 lety

    que top, gostei muito das suas perguntas e do jeito de ele falar, sotaque foofo!!

    • @cozinhapara2
      @cozinhapara2  Před 5 lety +2

      também adoro o português de Portugal (embora nem sempre eu entenda tudo) 😁❤️

    • @larigregolin1
      @larigregolin1 Před 5 lety

      @@cozinhapara2 se eles falam rápido, parece outra língua rsrs

  • @Jooleeana
    @Jooleeana Před 5 lety +1

    Adorei!

    • @cozinhapara2
      @cozinhapara2  Před 5 lety +1

      Bastaaaante informativo para quem gosta de gastronomia, né? :)))

  • @luizcarlosguimaraes2268

    As legendas da internet além de passar rápido e nem dá pra ler direito, não reproduzem o que as pessoas falam

  • @ViniciusMarkovik
    @ViniciusMarkovik Před 4 lety

    Hoje, estando em Portugal, vejo e entendo o total desconhecimento que este chef fala neste vídeo. Está intrínseco nos portugueses falarem que todo mundo aprendeu com eles e que tudo deles é melhor. Quando Vitor Sobral diz que os africanos não ensinaram nada e sim aprenderam com os portugueses, é de uma falta de conhecimento profunda sobre a gastronomia de países africanos e como ela influenciou a comida brasileira, principalmente na Bahia.
    Sou cozinheiro e conhecedor da minha cultura e afirmo, não falo para tentar rebaixar o profissional que ele é, de forma alguma, mas ele não possui conhecimento profundo sobre o tema da conversa deste vídeo.

    • @kvatchyobiv8540
      @kvatchyobiv8540 Před 3 lety

      Ele quiz dizer k sim os africanos trouxeram sabores e outras tecnicas mas quem aprofundou isso foram os portugueses que onde estiveram influenciaram gastronomia, por ex: os bolos e fritos Japoneses foram introduzidos pelos portugueses na epoca embora cada pais tem sua variante e claro sabores modificados mas o uso de ovos e o uso de fritar e ate assar carne que nessa epoca a maioria era vegetariano/ peixe base alimentaçao quase ninguem caçava por causa do karma.
      A india permitiu especiarias diferentes serem introduzidas em Africa e mesmo os Africanos se algo que gostam e gastronomia muito influenciada pelos portugueses e por outro lado introduziram frutas e especiarias proprias na culinaria portuguesa sim eles ensinaram o uso adequado da malagueta etc...
      No Brasil levamos essas especiarias d todo o imperio para produçao dai a parte do uso de escravos para exportaçao para a Europa mas quando Brasil deixou de ser colonia nos, Portugueses eramos os principais importadores de especiarias.
      A cultura da alta sociedade tipica Britanica de beber Chã foi introduzida pela princesa portuguesa que casou com o rei Ingles para renovar aliança e nos convivios ensinou a alta nobresa inglesa algo que boa parte ainda hoje desfruta com orgulho.

  • @luizcarlosguimaraes2268

    Errado! o pão do Brasil é um dos melhores do mundo, mas porém tem muito padeiro meia tigela, que não sabe fazer o pão da forma que ele tem que ser feito, mas isso não invalida a qualidade excepcional do pão do Brasil, a receita do pão brasileiro é impecável, agora o nosso pão brasileiro não deve ter sua imagem manchada no exterior por não termos bons padeiros, e só curiosos que nem sabe fritar um ovo e se metem a fazer o nosso pão brasileiro

  • @leo1bahia
    @leo1bahia Před 5 lety +1

    Entrevista interessante, mas faltou legendas. Difícil entender com este forte sotaque português.

    • @cozinhapara2
      @cozinhapara2  Před 5 lety +1

      opa! vou tratar de colocar legenda nesse vídeo! obrigada! ❤️😘

    • @portusentido7864
      @portusentido7864 Před 3 lety

      Molhor mesmo será colocar um tradutor! 😁 😂 😂 😂