Olavo de Carvalho - Noção de Ser - Absoluto, Infinito e Totalidade.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2024

Komentáře • 34

  • @grossomodomp3
    @grossomodomp3 Před 3 lety +19

    Meu Deus, isso é puro ouro, fruto de tremenda vontade e genialidade. Precisarei de vinte anos de vida intelectual para COMEÇAR a compreender plenamente o conteúdo destes cinquenta minutos. Por enquanto só guardo fortes impressões de que precisamos transpirar para merecer a vida e a expressão deste grande brasileiro. Longa vida a Olavo de Carvalho!

  • @adrianoalvescunha3074
    @adrianoalvescunha3074 Před 4 lety +19

    Extraordinária essa aula

  • @Sosoteixeir
    @Sosoteixeir Před 4 lety +6

    Ester Olavo, gratidão. Sempre .

  • @leopoldobandochjunior3096

    Obrigado por estas pastagens, 👐

  • @CarlosMacho1
    @CarlosMacho1 Před 4 lety +5

    Tenho lido muito sobre ciências; física , química, metafisica, física quântica, espiritualidade, fê e mediunidade procurando entre estas ciência respostas por fenômenos que ocorrem que foge ao meu limitado conhecimento ,reconheço nesta aula algo sensacional que amplia a forma de compreender essencialmente como tudo ocorre

  • @vaniaferrariramos3707
    @vaniaferrariramos3707 Před 2 lety +1

    Muito bom! Cada dia que passa, aprendo mais e tenho mais dúvidas, graças a Deus e a Prof Olavo de Carvalho.

  • @sergioborges7706
    @sergioborges7706 Před rokem +1

    Excelente aula. 👏👏👏👏👏

  • @andrehoefling8922
    @andrehoefling8922 Před 3 lety +2

    Olavo sabe o que diz. Grande aula!

  • @pcikebio1008
    @pcikebio1008 Před rokem

    DEUS Abençoe todos vocês

  • @danielsales5181
    @danielsales5181 Před 4 lety +2

    Nesse canal tem a aula anterior que o próprio Olavo cita? Se alguém tiver o link por favor mande.

  • @bernardo231
    @bernardo231 Před rokem

    todo: conjunto de formas tomada como unidade
    parte: unidade dentro de outra unidade
    o que acham dessa definição?

  • @tomas7484
    @tomas7484 Před 9 měsíci

    Aula 177

  • @alexmassa5530
    @alexmassa5530 Před 4 lety +3

    Diminui as propagandas

  • @paulodeoliveirasegundo4970

    Qual aula é essa?

  • @alexiskakos5456
    @alexiskakos5456 Před 4 lety

    Indução, não intuição, não se contrapoe à dedução, pois é anterior àquela. Nao se precisa nem se pode deduzir o individuo, por isso, se sabe que só se deduz a especie ou o gênero. Se deduz homem, mas não se deduz João. Raciocínio é o argumento na mente indução é a anagnorise de algo, porém, ambos são pensamento, ambos sao razao. Olavo se equivoca.

    • @Diego_Reis_Ferreira
      @Diego_Reis_Ferreira Před 3 lety

      Kkkkkkkkkkk

    • @cubociclismo4991
      @cubociclismo4991 Před rokem

      Eu assisti a aula sobre o raciocínio indutivo e o raciocínio dedutivo no jogo das cartas. Então, para entender a o quê o Olavo se refere sobre indução e dedução, ele pede que remetam àquela aula. As vezes, o sentido que ele da a alguns conceitos tem que ser buscado em sua própria filosofia ou atividade filosófica. Naquela aula fica claro que para ele raciocínio dedutivo é o raciocínio construtivo, ou seja, da mente, do pensamento; e o raciocínio indutivo é o raciocínio direto com as coisas sem espaço para deduções ou construções(seja generoso aqui, faça um esforço para entender). Ele sempre foi claro em dizer que quanto à intuição o sentido que ele usa é o da tradição filosófica, ou seja, intuição é percepção de uma presença, mas nos seus livros ele cita vários tipos de percepção e de presença. De tanto desenvolver a ideia de intuição ele chega a uma contribuição filosófica que me convenceu: o intuicionismo radical, onde praticamente qualquer ato de conhecimento é intuição. Talvez seja por isso que ele afirme que a verdade só existe para quem a intui e somente no exato momento em que a intui, gerando angustia ao ser humano que no desespero da mente busca refugio nos dogmas científicos ou religiosos, pois o ser humano é incapaz de guardar de fato a verdade. Quanto a essa angustia por não guardar a verdade (não estamos falando aqui de guardar na memória), ele em outra reflexão diz que não entende a fé como uma crença(produto da mente que se perde facilmente), mas como uma fidelidade, algo mais sólido, pois muito do que temos na memória que foi uma verdade percebida ou intuída, constantemente estamos negando ou traindo (desonestidade intelectual). Acho que o Olavo não tem maldade nas suas reflexões, me parece um sujeito muito generoso e honesto na sua busca pela verdade. É necessário ter-se um pouco de paciência com um filósofo, eles estão se esforçando para fazer uma coisa muito difícil e que poucos tem vontade, a busca da verdade. Acho que facilita muito entender o Olavo primeiro sendo generoso com ele e depois tendo sempre em conta seu esforço de tentar nos instalar (ou resgatar) na realidade ( veja as críticas dele à filosofia moderna e à filosofia analítica), orientando-se sempre pela intuição primordial. E sempre que abstrairmos ou refletirmos, devemos retornar àquela intuição primeira (a verdadeira meditação filosófica).

  • @TheJuschindler
    @TheJuschindler Před 4 lety +1

    Quanta propaganda!!!