CANTAR SUAVE E BONITO música em português | VOZ SUAVE E VOZ LEVE | Soprosidade na Voz

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 5. 03. 2024
  • Cantar Suave e Bonito (Cante suave em protuguês)
    Uma interpretação suave e a utilização de soprosidade têm, sim, o seu valor. Neste vídeo, vou compartilhar exercícios que vão ajudar você a controlar a soprosidade da sua voz, deixando-a mais suave e bonita.
    Vamos direto ao ponto neste vídeo, com uma série de exercícios para você aprender a dosar, controlar e inserir soprosidade na sua voz, além de trabalhar um timbre mais equilibrado e bonito.
    O primeiro exercício é sobre inserir e retirar a soprosidade da sua voz, enquanto o segundo é para equilibrar melhor o seu timbre. Normalmente, quando falamos de uma voz mais suave, bonita, delicada e aveludada, o nosso timbre tende a ficar um pouco mais grave.
    Isso não significa que você precise cantar grave, mas quer dizer que se você cantar com um timbre muito brilhante, muito estridente, pode não ficar legal.
    O primeiro exercício que faremos é o exercício do suspiro. Você vai puxar bastante ar, cuidando para não tensionar a região dos ombros, e depois deixar o ar sair. Depois de repetir algumas vezes, você vai perceber o ar saindo mais solto.
    Não vamos cantar com esse grau de soprosidade, é apenas para entender esse estímulo inicial. Uma vez que você entendeu essa voz saindo com mais soprosidade, vamos colocar esse exercício do suspiro na melodia da música.
    Quando colocarmos na música, será natural reduzir a soprosidade exagerada do suspiro, mas ainda assim pode ser necessário algumas pausas extras para respirar. E não tem problema, pois vamos gastar muito ar e você vai precisar respirar mais.
    Se você conseguiu fazer essa parte, vou te recomendar o seguinte: é importante saber colocar a soprosidade, mas também tirá-la. O próximo passo desse exercício é conseguir fazer uma parte soprosa e outra parte sem soprosidade para ter contrastes durante a música.
    Se perceber que seu timbre está brilhante demais, estridente, faça o exercício do biquinho para equilibrar. O nosso trato vocal e a articulação são responsáveis pelo timbre e pela qualidade do som ao cantar.
    Nesse segundo exercício vamos fazer um biquinho, como se fosse mandar um beijinho, e apoiar as mãos na bochecha. Se precisar de espaço para articular, será sempre na vertical, nunca na horizontal.
    Só de fazer esse biquinho, o timbre já fica um pouco mais equilibrado. Então, se perceber que o timbre está estridente demais, faça o exercício do biquinho, segure-o por um momento e vá soltando aos pouquinhos, mantendo a sensação da voz mais equilibrada, até mais agravada.
    E aí? Conseguiu deixar a sua voz mais soprosa? O seu timbre mais equilibrado? A voz mais bonita, mais suave? Conte aqui nos comentários como foi!
    Também quero lembrar a você que gosta de treinar sua voz e fazer exercícios para melhorar a sua técnica vocal, que temos um treinamento com centenas de rotinas e treinos de exercícios diferentes, com atendimento, acompanhamento e avaliação individual, tudo personalizado.
    Estou falando da mentoria Full Voice! Quer saber mais? Clique neste link: fullvoice.com.br/aulas-de-can...
    Obrigada por assistir e até a próxima!

Komentáře • 9

  • @inaldolima2501
    @inaldolima2501 Před 4 měsíci +5

    Um pequeno detalhe faz a diferença. Vocês são bons demais.

  • @Basso212
    @Basso212 Před 4 měsíci +3

    que saudades Lu! obrigado pela aula, exercício maravilhosoooo

  • @nercijoseames7308
    @nercijoseames7308 Před 4 měsíci +2

    Ótima aula! Parabéns!

  • @ceicacorreia1472
    @ceicacorreia1472 Před 3 měsíci

    Boa tarde 🌷 comecei hoje as aulas e já estou amando como você ensina, canto na igreja e preciso tirar a voz da garganta 🙏

  • @maxssoniasouza926
    @maxssoniasouza926 Před 4 měsíci

    Amei a aula e exercícios

  • @claraduwelima7833
    @claraduwelima7833 Před 4 měsíci +1

    Atualmente, estou estudando, sob orientação do meu professor de canto, a música "Eu vou seguir-Marina Elali", e, ao ter a ideia de mexer no instrumental, para que eu não copiasse a versão original, ele sugeriu que eu iniciasse a música com dinâmica vocal no nível pianíssimo e com modo de fonação soproso, para ir ganhando controle de ar e ir crescendo a intensidade da emissão, no decorrer da música. Esse vídeo e esses exercícios chegaram como um grande ponto de auxílio respiratório e suporte vocal, para mim, no meu momento vocal atual. Tanto o exercício do suspiro, quanto o exercício do biquinho, me ajudaram a perceber em quais partes dessa música fica melhor colocar soprosidade e em quais partes tirar soprosidade é melhor, com a intenção de sempre manter o meu timbre homogêneo e equilibrado, nos contrastes, nas passagens, nas transições de registros, no acesso ao Mix, no acesso ao Belting, no acesso ao Fry, no acesso aos Drives, nas tessituras e texturas da voz, e também nas zonas confortáveis da voz, que, em uma primeira instância de treinamento, chegam desconfortáveis, até que a voz se adapta, se adequa e se sente apta para cantar com suavidade, eficiência, leveza, sutileza, potência e qualidade. Além de controlar a saída de ar e de puxar o ar sem tencionar os ombros. E, observando tudo que eu vejo, posso afirmar que a instituição Full Voice Institute, tem um método de ensino excelente, muito bem resumido e coerente.

  • @systemconsultores6439
    @systemconsultores6439 Před 4 měsíci

    Muito bom! obrigado

  • @vandadorea647
    @vandadorea647 Před 4 měsíci

    Já me vejo cantando lindamente assim. Sandra Grec vc tem serviço pela frente viu?😊

  • @odaliagoncalvesdocarmodaco6495

    Odalia Gonçalves do Carmo quer aprender cantar.