DRONE NA ESTAÇÃO ENTRONCAMENTO E A PONTE DE JURUCÊ - JARDINÓPOLIS-SP

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 08. 2024
  • ESTAÇÃO ENTRONACAMENTO
    Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1900-1971)
    FEPASA (1971-1988)
    Trilhos no local: Não
    Ano da construção: 1900
    Data da construção do prédio atual: 1916
    Construção: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
    Status do prédio: Abandonado, CENTRO CULTURAL ENTRONCAMENTO
    Inaugurada no dia 01 de junho de 1900, a estação de entroncamento funcionava em um pequeno prédio, localizado próximo às margens do Rio Pardo, alguns metros após a linha férrea cruzar o mesmo, no distrito de Jurucê.
    No ano de 1915 com o termino da construção do ramal de Igarapava, iniciou-se a construção de uma nova estação que atendesse melhor as necessidades de um entroncamento com tais proporções, que ao noroeste saia o ramal de Igarapava e para o nordeste a linha do Rio Grande.
    A construção da nova estação fora finalizada no ano de 1916, e o prédio original mantido e transformado na casa do chefe da estação. O novo prédio possuía características únicas, em formato de trevo devido as suas três plataformas.
    A estação teve os trilhos removidos no ano de 1987, quando já se encontrava em mau estado de conservação, desde então ficando totalmente abandonada e cada vez mais depredada.
    Em 22 de junho de 2017 a Prefeitura Municipal de Jardinópolis anunciou que irá restaurar três estações ferroviárias em Jardinópolis e Jurucê, sendo, Estação do Entroncamento, Jurucê e Visconde de Parnaíba.
    ACIMA: A ponte sobre o rio Pardo, ao lado da estação, que está inteira nesta foto de 1939, era a que já estava em funcionamento depois de ter sido construida para substituir a que foi bombardeada na revolução de 1932. Hoje, segundo contam, ela está sob as águas (ENFA, 1939).
    Siga a linha:
    ...
    (1886-1979)
    Alto
    Entroncamento
    ...
    (1979-1988)
    Ribeirão Preto-nova
    Entroncamento
    Jurucê
    ...
    Saída para a linha do Rio Grande (1886-1979):
    Jurucê
    ...
    Saída para o ramal de Igarapava (1899-1979):
    Jardinópolis
    PONTE FÉRREA
    A ponte de Jurucê, localizada no Entroncamento, foi alvo de um ataque durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Esse conflito histórico tinha como objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Constituinte1.
    A ponte sobre o rio Pardo, próxima à estação, foi bombardeada e posteriormente substituída por outra estrutura. O ataque fazia parte de uma ação planejada pelo governo federal para frear as indústrias bélicas paulistas2.
    A estação do Entroncamento, inaugurada em 1900, servia como ponto de partida para o ramal que inicialmente levava a Salles Oliveira e mais tarde se transformou no ramal de Igarapava. O prédio da estação, com suas três plataformas, é considerado único entre as estações da Mogiana. No entanto, em 1951, um acidente com um vagão cargueiro danificou uma das plataformas, alterando sua configuração original2.
    A história da Revolução Constitucionalista de 1932 é repleta de eventos marcantes, e a destruição da ponte de Jurucê é um desses episódios que permanece na memória coletiva
    Track: "SlowMotion Rain", The Moody Monarch
    Music provided by Slip.stream
    Free Download/Stream: get.slip.strea...

Komentáře • 1

  • @WelingtonJacintoFonseca
    @WelingtonJacintoFonseca Před 2 měsíci

    Vídeo tope meu amigo vídeo com muita informação parabéns tamo junto bora voar