Colégio Maria Mattos, Anchieta-ES

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 09. 2024
  • Fica bem no centro da cidade, subindo para Santuário de São José de Anchieta, logo depois do Portal, tem uma subida a direita que dá acesso ao Colégio Maria Mattos.
    "A construção com vista para o mar de Anchieta, no Sul do Estado, guarda histórias e memórias dos 90 anos da primeira escola só de mulheres no Espírito Santo. O Colégio Maria Mattos, fundado e comandado por freiras, as irmãs Carmelitas, formava as mulheres como professoras, o conhecido magistério."
    Antes da obra, as irmãs Carmelitas iniciaram o projeto do colégio em janeiro de 1932 e em março começaram seus trabalhos escolares tendo 35 alunos. Mas a construção foi concluída só em 1933.
    "Alunas de todas as partes do Brasil iam estudar no Maria Mattos."
    “Dom Helvécio queria que os anchietenses tivessem um colégio para estudar, evitando que a população percorresse grandes distâncias”, conta o secretário municipal de governo, Flávio Simões, 50, que estudou na instituição mais tarde, quando abriu espaço para homens, em 1988. "
    "A escola Maria Mattos tem sua marca indelével na história e no coração da Congregação Carmelita da Divina Providência”, afirma a irmã Teresa Cristina Carvalho. "
    "Ela ressalta a importância da escola. “Por mais de seis décadas, a escola foi o meio privilegiado de nossa missão educativa cristã em terras capixabas, influenciando na formação de várias gerações, tornando-se também marca da educação no Espírito Santo. Creio que com o 'Maria Mattos', semeamos a boa semente do Reino de Deus, sob as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo”, declara a irmã."
    Fonte: tribunaoline

Komentáře • 3