Livros que li: Kafka a Beira Mar

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Me segue lá no Instagram: @ritaaraujo74

Komentáře • 73

  • @cristinavieira06
    @cristinavieira06 Před 6 lety +28

    como assim????? é um livro cheio de simbologia, eu acho que você simplesmente não entrou nele. eu amei! sr Nakata é um dos meus personagens preferidos. é a pessoa que diz diz de si próprio que é estúpido, que não aprende, que é burro, se auto marginaliza, mas tem um dom que ninguém tem...então, o que é a ignorância? existe? o que vale? outro facto mt interessante...o rapaz vai viver para uma biblioteca, lê tudo, adquire muito conhecimento, mas a biblioteca é descrita como um local profundamente triste e solitário. contra senso? não....de facto, quanto mais conhecimento você tem, mais só fica...menos interlocutores tem. mais isolado. o livro é um prato cheio de reflexões. e tem uma optima banda sonora, como todos dele.
    outra obra genial dele é 1q84, essa então, dá pano prás mangas dos chineses todos :)

  • @FalardeMusicaeLegal
    @FalardeMusicaeLegal Před 4 lety +13

    Acabei de terminar este livro, ficou doido e vim atrás de resenhas.
    Minha experiência foi totalmente diferente da sua... Eu estou completamente apaixonado por ele. Me mudou mesmo. E já quero ler de novo.
    E sobre essa cena violenta... Eu parei e voltei depois de dois meses, rsrsrs..
    Mas valeu a pena. Tanto Kafka quanto Nakata tocaram meu coração profundamente (Hoshino também). Acho que é um lance específico de solidão, sei lá.
    Acabei de descobrir o canal e já me inscrevi.
    Abraço!!!

  • @lucas35107
    @lucas35107 Před 8 lety +12

    Rita, adorei o seu vídeo, inclusive por citar outros livros do Murakami que são muito bons! E gostei bastante da sua opinião também por ela ser bastante clara. Terminei Kafka à Beira-Mar recentemente e gostei da minha experiência. Confesso que esperava mais da história justamente pelo valor que as pessoas dão ao livro, mas gostei da história, e gostei também da impressão que restou em mim: como se eu tivesse lendo, na verdade, um sonho. E acho que essa era a intenção do Murakami, dado o teor onírico da história. Logo, é perfeitamente coerente a sua reação de não se identificar com o livro; esse foi apenas um sono maluco que você já acordou e não gostou. Paralelo e junto disso, já li outras opiniões sobre essa obra e concordo com o que elas dizem: esse é um livro no qual os personagens buscam e se encontram consigo mesmos a partir de uma jornada maluca. E, na minha opinião, essa busca das personagens pelas pessoas que existem nelas mesmas existe em todas as histórias do Murakami e acontece de formas diferentes, sustentadas de diferentes maneiras, como o amor que sustenta os protagonistas de 1Q84, ou como a busca às amizades do passado do Tsukuru Tazaki, ou até mesmo procurando um carneiro perdido em Caçando Carneiros, e esse é um dos motivos que me fazem amar Haruki Murakami. O meu favorito dele é O Incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação por todo o trabalho com o vazio que existe nas pessoas - e que pode existir em mim, em você e no próprio Murakami -, mas, mesmo não conseguindo me lembrar direito dos detalhes, sempre vou me lembrar desse sonho maluco chamado Kafka à Beira-Mar. Por fim, parabéns pelo vídeo! :)

  • @marcosevero1523
    @marcosevero1523 Před 9 lety +28

    Engraçado, eu realmente acho essa obra-prima dele, justamente por tudo o que você não gostou. Tanto que sinto falta destes elementos nos outros livros dele. Os personagens são completamente arrebatadores, a trama, de uma loucura formidável, toda ela muito bem construída. Eu já queria era que ele escrevesse mais livros assim.

    • @WolfgangTV
      @WolfgangTV Před 4 lety

      Leia Crônica do Pássaro de Corda. É tão bom quanto (se não melhor) que Kafka à beira-mar.

  • @pedrohenriquekappler5655
    @pedrohenriquekappler5655 Před 4 lety +9

    Como você não gostou de Nakata?

  • @ElianaPinheiro-ne3bi
    @ElianaPinheiro-ne3bi Před 3 měsíci +1

    Concordo plenamente com vc

  • @sergiob8873
    @sergiob8873 Před 6 měsíci

    Eu gostei muito do livro, principalmente da primeira metade. O final ficou louco demais, mesmo. Dito isso: Você está absolutamente certa a respeito daquela cena da crueldade animal. Não fez o menor sentido para a história! Não foi sequer aproveitado mais à frente!

  • @marcellomentasimonsennico5670

    Como não se apaixonar pelo divertidíssimo Hoshino? Um dos melhores personagens de todos os tempos!

  • @RozinaR
    @RozinaR Před 8 měsíci

    Estou na metade do livro e fiquei desse jeito. Desanimada. O episódio dos gatos me deixou do jeito que fiquei com o livro It, do King, "aquela parte" que todo mundo sabe. Achei tão desnecessário.
    Obrigada pelo seu depoimento.

  • @rpa1983
    @rpa1983 Před 6 lety +5

    Ah, eu amo O Incolor... livro incrível!

  • @brunosantospereyra
    @brunosantospereyra Před 3 lety

    Terminei de ler o livro agora depois de 1 mês arrastando a leitura e tive a mesma sensação que a sua! No início até tive empatia pelo Sr. Nakata, mas no final da história eu já estava sem paciência pra ler a sua história. Em alguns capítulos eu tive a sensação de que poderia passar sem ler que mesmo assim a história continuaria a mesma. Conheci Murakami por Norwegian Wood e amei a leitura, porém mesmo após Kafka não desistirei do autor hahaha (grato pelas indicações).

  • @paisdasentrelinhas
    @paisdasentrelinhas Před 9 lety +1

    Eu entendo sua revolta, mas seu vídeo me deixou com muita vontade de ler hahahaha adoro essas coisas bem malucas! É bom né, Rita, um autor assim que diversifica tanto sua forma de escrita, acho que isso é obra de escritor muito bom.
    Beijão!!!

  • @alexsandramenezes7627
    @alexsandramenezes7627 Před 9 lety

    Ui, ui ui... Tô foríssima já! Confio muito em vc. De viajante já basta a minha mente...hehehe. Manda mais, Ritinha! Bom feriadão! Um abração, querida.

  • @isaiasgoncalves4191
    @isaiasgoncalves4191 Před 5 lety +1

    Do Haruki eu só li "Crônica do pássaro de corda" e achei fantástico. Como você bem falou, a maneira de como o autor conta a história e constrói a trama te prende a cada linha. Destaque também para as profundas reflexões.

  • @eduardopontesdeandrade3458

    Parabéns pela sua coragem de falar o que pensa.Li recentemente e também achei a estória boba,inverossímil,rasa,sobre espíritos.

  • @lf9483
    @lf9483 Před měsícem

    Um dos livros mais maravilhosos de HM tal como Norwegian Wood mas não gostei tanto de Sputnik Meu Amor.

  • @wellpimentel1004
    @wellpimentel1004 Před rokem

    Eu tive a mesmíssima experiência que você Rita, apesar de entender que o intuito do autor foi trazer a história desse sonho maluco, o que me ajudou a ler da metade do livro em diante, foi a excelente narrativa do Murakami.

  • @jessikasaba9851
    @jessikasaba9851 Před 4 lety

    Terminei de ler hoje, e vim justamente atrás de alguém que pudesse me explicar o raciocínio dessa obra. Tive a mesma percepção que você, exatamente pelos mesmos motivos. Foi a minha primeira leitura de Murakami, e eu não me sinto empolgada para pegar outra obra dele tão cedo. Talvez não seja o melhor livro para se conhecer o autor rsrsr

  • @literapiaeunsbuquesdeetcet418

    Rita do céu!!! Eu me senti exatamente assim com esse livro!!! Que bom encontrar um par por aqui!!!

  • @JotaPluftz
    @JotaPluftz Před 9 lety

    Comecei a ler Murakami com um livro de contos 'Blind willow, Sleeping woman' e gostei... mas acabei assistindo o filme de Norwegian Wood e desmoronei!
    Pra mim funciona selecionar títulos específicos dele, tento fugir desses livros com cenas mais fortes, mas tenho aqui o 1Q84 e Strange Library pra ler ainda. ^^
    E sinceramente acho que ele vai acabar ganhando o Nobel um dia desses. rs

  • @Biblioconto
    @Biblioconto Před 9 lety

    Nossa, Rita, forte seus comentários, mas eu entendo completamente. Imagina eu que li 1Q84, que é aquele calhamaço contando todos os três volumes, e ODIEI! É muito sem noção, pra mim pareceu sem propósito. Eu sinceramente perdi a vontade com o Murakami depois daquilo. Um dia darei uma chance, mas vai ser uma escolha muito cuidadosa porque vejo muita gente como você, que gosta do autor em alguns livros e em outros detestam. Aparentemente é algo comum com ele. Eu tinha lido Norwegian Wood e tinha gostado, apesar das sensações estranhas que ele causa. Não sei, pensando agora, nunca tenho sensações boas lendo o Murakami, mesmo quando ele é interessante me provoca um sentimento ruim.
    Legal o vídeo, Rita, aguardarei suas impressoes sobre outros Murakami. =)
    Besos!

  • @tabathabelzareno
    @tabathabelzareno Před 9 lety +1

    Oi, Rita. Adorei o vídeo, fiquei muito curiosa pelo autor...

  • @NinaSuasLetras
    @NinaSuasLetras Před 9 lety

    Rita, sua linda, fiquei encantada desde o momento em que você mencionou sobre o garoto fugir para uma biblioteca, mas depois de ver a sua decepção com a obra dei uma desanimada e ao mesmo tempo fiquei curiosa. Dá pra entender? Estranho, né?! rsrsrs...
    Adoro a sua sinceridade, amiga!
    Beijão!

  • @hernanileal3337
    @hernanileal3337 Před 9 lety +1

    Vc pode até tentar Rita, mas a sua fala já me desencanou do autor, que já não me apetecia.... Passei por escritores japoneses como Kawabata, Mishima, Tanizaki, Kenzaburo Oe...etc. E ele sempre esteve anos luz de distância desses... Agora então, nem por curiosidade.

    • @hernanileal3337
      @hernanileal3337 Před 9 lety

      ***** uma pesquisa rápida já resolve, mas tive uma pequena fase nipônica, hahahaha. Estes foram o que eu li: yasunari kawabata, o pais das neves, mil taurus (algumas edições antigas chamam de Nuvem de pássaros brancos), o jogador de go;
      Junishiro tanizaki, voragem, há quem prefira urtigas;
      Kenzaburo Oe, jovens de um novo tempo, despertai; uma questão pessoal;
      Yukio Mishima, confissões de uma máscara, cores proibidas. Infelizmente só tive acesso a isso até agora (e minha querida Sputnik) mas de todos o murakami foi o que menos gostei. A literatura japonesa me parece ter uma densidade mais pesada dizendo o mínimo, contendo os sentimentos...acho que é uma grande experiência... Boa sorte, acompanharei daqui seu turismo pelo Japão.. Bjo

  • @MrIlsonjv
    @MrIlsonjv Před 9 lety

    Olá Rita, seus videos são ótimos!!! Gostei muito dos comentários e dos suspiros (rsrsrs) frustrados!!! Eu conheci a obra do autor pela trilogia 1Q84 (acho que é o mais popular, certo?!E vc não leu? Pq?). Foi de grande valia vc mencionar um pouco da obra do Murakami, estou querendo ler outro livro dele, muito obrigado!

  • @m.casonattobatista
    @m.casonattobatista Před 9 lety

    Ia começar a ler Murakami por este livro, ainda bem que assisti ao seu vídeo.
    Vou seguir a sua sugestão.
    Também amo bichos e é muito difícil pra mim ver ou ler cenas cruéis com eles, mesmo sendo na ficção; não consigo analisar friamente a coisa, fico muito impressionada :(

  • @karolinefigueiredo5488
    @karolinefigueiredo5488 Před 5 lety +1

    Esse livro e citado no anime e mangá japones Tokyo ghoul

  • @adairwolff690
    @adairwolff690 Před 3 lety

    Minha querida sputnik foi meu primeiro livro do Murakami também. adorei esse livro. Agora vou começar kafka a beira mar.

  • @igornorado
    @igornorado Před 8 lety

    Esse é meu livro preferido dele! Aliás quero reler quando tiver um tempo... não sei de que cena de violência você falou, já devo ter esquecido.
    Meu segundo preferido é Caçando Carneiros, recomendo, mas já avisando que tem muito dos elementos "sem pé nem cabeça" que são bem característicos do autor.
    Com os livros dele eu costumo desapegar de querer entender tudo e só sigo lendo, aliás eu nem consigo lembrar de ter lido um livro dele que tenha um final realmente conclusivo. Independente de divergências, é bem interessante ouvir uma outra opinião a respeito :3

    • @igornorado
      @igornorado Před 8 lety

      Então, eu não li os dois primeiros da "trilogia do rato", só o Caçando Carneiros mesmo, que é o último. Não tem os dois primeiros em português ainda, eu ouvi uma história de que o próprio autor não encoraja a tradução deles por considerar que não são tão bons assim. De qualquer forma, o Caçando Carneiros se sustenta sozinho, dá pra entender toda a história começando por ele!
      Ele também tem uma continuação, Dance Dance Dance, (que não é bem uma sequência direta, ele tem um enredo próprio que só pega o gancho de elementos do livro anterior) mas esse eu achei bem fraco. Tem os elementos do Murakami que eu gosto, mas achei uma leitura bem arrastada e não entendi onde aquilo ia me levar e com que propósito. Parando pra refletir, senti algo parecido com o que você sentiu com Kafka, rs.
      Obrigado pela resposta e parabéns pelo canal! Seus vídeos são muito interessantes :)

  • @dr.matheusc.teodoro4791

    Rita, você poderia comentar sobre a qualidade das traduções dos livros deles?
    Estou com muito medo de comprar o minha querida suputinik traduzido (e está difícil achar o em inglês), mas a tradução foi feita da tradução para o inglês...

  • @marianasbarros
    @marianasbarros Před 4 lety

    Comecei a ler o livro ontem e tô adorando. Curto muito esse universo fantástico na literatura e espero que continue gostando do enredo, hehe. De qualquer maneira, obrigada pelo vídeo, Rita!

  • @TheBaudelaire123
    @TheBaudelaire123 Před 9 lety

    Murakami eu comecei por Norweegian Wood. Foi uma leitura aloka, até hoje não sei o que eu acho. Me distanciei dele. Um belo dia eu comecei a ler o Incolor Tsukuru. E minha nossa, esse livro me deixou sem palavras. Achei ele de uma genialidade tamanha que precisei de outro do Murakami. E eis que escolho Kafka a Beira Mar, outra leitura aloka sobre a qual ainda não tenho opinião.

  • @MarciaCogitare
    @MarciaCogitare Před 9 lety

    Oi Rita
    Minha relação com este escritor nunca foi amistosa, li inúmeros livros dele, mas como eu não gosto de realismo fantástico nunca consegui gostar de nenhuma história escrita por ele, embora eu goste da escrita.
    É mto saquê na cabeça desse tiozinho, fora a fixação por triângulos amorosos que figuram alguns de seus livros.
    Hug

  • @TheBaudelaire123
    @TheBaudelaire123 Před 9 lety

    Concordo plenamente com sua opinião sobre o livro (terminei o video agora hihi). Aquela cena do assassinato dos gatos. Pra que aquilo? Eu também fechei o livro.

  • @apaixonadoporclassicos8857

    Estou na metade. E estou adorando. Filosófico, onírico, etc.

  • @Liliampsi
    @Liliampsi Před 9 lety

    Nossa Rita. Esse foi difícil, li a trilogia 1q84 e adorei, tenho aqui para ler o incolor t. e sempre tive vontade de ler minha q. S. Vou ficar com esses mesmo. Os mais cruéis eu não aguento não. Bjs

  • @fabioorlandini5
    @fabioorlandini5 Před 6 lety

    Adorei sua resenha... eu amei O incolor, depois li Caçando Carneiros que é bem doido... gostei de Kafka à beira mar... me identifiquei, me apeguei... bom, gosto é algo pessoal...

  • @dudu2727
    @dudu2727 Před 9 lety

    Eu li alguns capítulos do primeiro volume do 1Q84 na livraria e gostei bastante do que li - escrita clara, empolgante e instigante. Não comprei porque achei o box muito caro, mas o nome está anotado para uma eventual promoção de livros.
    Ouvi dizer que o Norwegian Wood, o primeiro livro dele, é bem interessante, mas não sei do que trata.

  • @luquicescomics
    @luquicescomics Před 4 lety

    Terminei a leitura ontem. Não achei um livro ruim. A escrita do Murakami mais uma vez se sobre sai. Mas realmente as personagens e os acontecimentos não convencem. As coisas acontecem só por acontecer não tem explicação. Em O incolor Tsukuru algumas coisas ficam sem um final mas O.K. as partes principais tiveram um desfecho, mas em Kafka a beira mar foi o contrário, existe um final mas é apenas isso. Um final. Muitos acontecimentos ficaram vagos, levaram apenas ao próximo passo que muitas vezes também eram vagos.

  • @noemimartins9956
    @noemimartins9956 Před 5 lety

    Acabei sendo cativar a pelo livro, muito bom como o livro se relaciona com o leitor, apesar dele ser o primeiro livro que eu estou lendo do Murakami ... Mas estou adorando

  • @mariliasaldanha3667
    @mariliasaldanha3667 Před rokem

    Gostei muito dos seus comentários. Temos que ter nossa própria impressão e é muito potente poder não gostar de um autor que seja considerado incrível. Eu também não morri de amores pelas situações que ele cria para seus personagens. Sem dúvida é muito imaginativo e sua prosa nos leva longe, mas tenho críticas. E uma delas é sobre o machismo da cultura japonesa que aparece nas obras. Nesta se repetem as descrições do autor sobre os seios das personagens; uma personagem é apresentada como 'máquina do sexo'; uma jovem de quinze anos fica de empregada de um jovem de quinze anos!!!; ou seja, as mulheres são mulherificadas em boa parte da obra. Até um diálogo aparentemente banal denuncia o lugar em que elas são colocadas, sempre em serviços de menor valor para um patrão vaidoso que passa para a secretaria aquilo que ele não quer fazer. Só não vê quem não quer!

  • @jofecane
    @jofecane Před 8 lety

    Ola Rita ! O seu canal e muito bom ! Parabens!

  • @hifukashe
    @hifukashe Před 9 lety

    Olá~ Nova inscrita aqui. õ/
    Meu primeiro livro do Murakami foi "Após ao Anoitecer" e estou relendo novamente. ♥ Acho que seria um bom começo também para quem irá começar ler obras dele. (:])
    Estou muito curiosa para ler Kafka à Beira Mar depois da sua experiência literária, mas acho o preço do livro bem salgado, então irei comprar quando tiver promoção. (:c)
    Já li 1Q84, é uma trilogia muito boa, mas achei que tem algumas partes desnecessárias... Como você comentou no vídeo, é uma das cenas que podem ser desnecessárias ou fui eu quem não consegui achar a relação com a trama (:v). Enfim, estou esperando chegar o do "O incolor Tsukuru Tazaki" e "Sono". Vamos ver se são bons como os outros. >u

    • @hifukashe
      @hifukashe Před 9 lety

      +Rita Araújo Sem problemas. ^-^
      Ah~ sou muito fã de Murakami também. Agora consegui o livro do Kafka à Beira Mar e estou adorando. >u<
      Abraços. :*

  • @muriloepedrofonsecacarzino9781

    Adoooooooooooooooooooooro Murakami. Sensacional. >3

  • @claudiabenedy
    @claudiabenedy Před 9 lety

    Concordo com a sua indicação para primeira leitura. Foi por esse que comecei.

  • @literapiaeunsbuquesdeetcet418

    E Murakami é um dos meus autores preferidos! Com esse não deu!

  • @RudiBcllo
    @RudiBcllo Před 3 lety

    Depois da Trilogia o Rato Murakami não me pega mais desprevenido com suas histórias concebidas depois de fumar uns modos estranhos que crescem nas paredes de alguma cabana abandonada no topo de uma montanha isolada em uma olhadinha esquecida o Japão, e... na verdade, eu gosto. Vejo as histórias do Murakami como algo que muito mais representativo do que literal, as histórias são muito mais sobre o que não está escrito.
    Sobre a cena dos gatos, fiquei besta também, o Murakami é um amante de gatos, então essa cena deve ter sido feita justamente para representar algo muito tenebroso.
    Livro do Murakami que eu não curti foi Norwegian Wood, a história é basicamente sexo e suicídio

  • @claudiabenedy
    @claudiabenedy Před 9 lety

    Também adorei o último romance de Murakami. É o meu preferido dele.

  • @gabriellacardosopaiva417

    Lembro que "minha querida Sputnik" me pegou logo nas primeiras páginas. K descrevendo seu amor não correspondido pela protagonista foi incrível, pena que chegando na metade do livro a história meio que perde aquela áurea de suspense, e apatia típica dos homens do Murakami vai ficando frustrante. Um ótimo autor, mas não funciona pra mim.

  • @liaOlivro
    @liaOlivro Před 9 lety

    Eu me senti um pouco assim depois de ler 1Q84, mas aí me disseram que eu encontraria alguma explicação em Kafka a beira mar... Talvez vc encontre algo na trilogia e eu vou tentar ler este agora ;)

    • @liaOlivro
      @liaOlivro Před 9 lety

      Pelo jeito que me disseram um responde o outro sim... e tem outro livro também que "explica" coisas do 1q84... então... qdo ler eu te conto e vc me conta! hehehehe

  • @dafani5331
    @dafani5331 Před 8 lety

    hahaha Adorei.
    Li recentemente e gostei bastante. Nunca li outro livro do Murakami.
    O que tenho a dizer é Fantástico, realmente.
    Gostei, mas fiquei WTF??? No final. Mas deve ter sido a intenção do autor. Realmente me fez pensar muito.
    A pior cena para mim é mais pro final, quando o Hoshino cumpre a tarefa. Achei super nojento ahahaha
    Agora vou esperar pra ver se meu namorado lê e o que ele acha. Não tem muito cara de curtir coisas fantásticas assim.

    • @dafani5331
      @dafani5331 Před 8 lety

      Ah, ele nem vai ler. Detesta coisas que terminam assim sem nenhuma explicação, acabei avisando disso logo pra ele porque senão ele ia se decepcionar igual a você ^^ bjs

  • @thalesneto1548
    @thalesneto1548 Před 5 lety

    Admirável sua personalidade

  • @discoslivrosenadamais8306

    Me identifiquei com o moço que fala com gatos, não vejo nada de fantástico nisso, vc que está por fora... hahaha
    Desculpa, mas eu ri da sua indignação! É muito foda quando a gente se decepciona assim.
    Eu tentei comprar esse livro do título imenso (Tsukuro qlqr coisa), na promoção da Cia das Letras, mas esgotou :-/
    Hasta!

  • @flarerulez
    @flarerulez Před 8 lety

    A cena dos gatos me deu a mesma sensação, uma angústia absurda! haha

    • @RozinaR
      @RozinaR Před 8 měsíci

      Pulei essa parte. Gosto muito de gatos.

  • @carlammpmonteiro9689
    @carlammpmonteiro9689 Před 9 lety

    Vou tentar ler MINHA QUERIDA SPUTINIK.

  • @silviahelp2
    @silviahelp2 Před 9 lety

    Eu li o incolor,mas que final sem futuro ,nan :(

  • @pepa0998
    @pepa0998 Před 6 lety

    Hum..que crítica bizonha...vc não fala nada com nada... a apresentação de J. Walker a Nakata deveria ser tirada, não fez sentido, de mal gosto? Vá dormir, vai.

  • @rpa1983
    @rpa1983 Před 6 lety

    Fiquei com medo. Mas vou ler mesmo assim! Rs

  • @congregacaobofetesp6665

    excelente o livro, essa comentarista fala sem nexo, é provável que só leia gibi rsrs