CARREGADO - FESTA do IMPÉRIO do DIVINO ESPÍRITO SANTO, Alenquer

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 09. 2024
  • A celebração inicia com a missa do Espírito Santo, onde estão expostos, perto do altar, os estandartes e as coroas das comunidades participantes - Casais Brancos, Paiol, Arneiro, Casal Benfeito e Aldeia Galega. Há indícios de que as coroas de Arneiro e de Paiol datem do séc. XVI, as restantes são mais recentes, quase todas adquiridas após o reinício desta celebração.
    Segue-se a procissão que percorre as ruas centrais da aldeia, onde grande parte das casas exibe faixas de pano vermelhas com uma pomba branca bordada (símbolo do Espírito Santo).
    A abrir o desfile vai um gaiteiro contratado para o efeito. Logo a seguir seguem os porta-estandartes intercalados pelos portadores das coroas. Depois seguem as oferendas simbólicas, transportadas num cesto de vime; os representantes das diversas comunidades e de confrarias e, finalmente, os sacerdotes seguidos pela população participante. Ana Maria Timóteo, de Aldeia Gavinha (2022), realça que esta é “uma procissão que não tem andores”. Este é um pormenor simbólico significativo, interpretado por vezes como uma forma de concentração dos crentes na sua fé, na comunidade e nos ideais solidários que partilham.
    A procissão termina onde começou, na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, aí depõem-se novamente os estandartes e coroas e assiste-se a um concerto musical cuja programação é da responsabilidade da Câmara Municipal de Alenquer. À saída do concerto são oferecidos tremoços aos participantes, que se encaminham para o local do bodo.
    O bodo é organizado no Largo do Pelourinho pela junta de freguesia de Aldeia Galega e Merceana. Aqui é servida, a todos os que quiserem, a sopa do bodo em grandes panelas.

Komentáře •