ALTA LITERATURA vs LITERATURA COMERCIAL e por que escritores devem se importar com isso

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 08. 2023
  • O que é alta literatura, ou ficção literária, e literatura comercial, ou ficção de entretenimento? Uma é melhor que a outra? Uma vende mais que a outra? Qual é o tipo de literatura que você escreve?
    Entender a diferença entre ficção literária e literatura comercial e a origem dessa divisão pode te ajudar a entender onde seus livros se encaixam no contexto da literatura brasileira contemporânea.
    ► Damián Tabarovsky - Literatura de esquerda: amzn.to/47uOlQU
    ----------------------------------------------------------------
    ► Minha dissertação sobre a divisão entre alta literatura e literatura comercial no Brasil contemporâneo: www.bdtd.uerj.br/handle/1/18234
    ► MEUS LIVROS:
    🔵 A criação do escritor: processos de caracterização de identidade do autor brasileiro contemporâneo: bit.ly/criacao-do-escritor
    • Livro de sociologia da literatura que pretende responder às perguntas: quem pode ser considerado escritor no Brasil contemporâneo? O que define essa identidade?
    • Baseado na minha monografia nota 10 no curso de Ciências Sociais da UFF e com prefácio do prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza.
    🔵 Você por aqui? bit.ly/417H6do
    • Simone e Dandara, melhores amigas que se separaram no fim da escola, se reencontram anos depois durante um exame de ultrassom. Dandara está grávida do namorado. Ela o ama, mas ele não entende as questões raciais que a afetam nem o racismo que parte de sua própria família. Simone é médica e cursa mestrado na área, mas a dedicação em ajudar nas contas da casa e em ocupar um espaço que parece não ter sido feito para pessoas como ela a fez abandonar sua vida afetiva. Juntas de novo, elas encontram apoio uma na outra.
    • Escrito em coautoria com Ana Rosa como parte da série antológica Melhores Amigas (cada livro da série é uma história independente).
    🔵 Ao nosso herói, um tiro no peito: bit.ly/aonossoherói (gratuito)
    • Livro de ficção - distopia - ambientado num país fictício dominado por uma ditadura militar, onde uma jovem de classe média que acabou de ter o pai preso misteriosamente se vê obrigada a ajudar um grupo rebelde com um plano ambicioso e polêmico: matar o presidente para acabar com a ditadura.
    • Vencedor do Prêmio Wattys 2018.
    🔵 Contos e poemas diversos e gratuitos: www.wattpad.com/wlangekeinde
    ----------------------------------------------------------------
    ► MEUS CURSOS DE ESCRITA NA UDEMY:
    www.udemy.com/user/wlange-keinde
    ----------------------------------------------------------------
    ► LINKS AFILIADOS (você paga o preço normal e o Ficçomos recebe uma comissão)
    🔵 Amazon: bit.ly/compre-livros
    🔵 Cursos de escrita do Vilto Reis:
    - A vida por escrito: 10 autores e seus segredos narrativos: go.hotmart.com/Q62963973U
    - Como escrever contos: go.hotmart.com/W11993969O
    - Caminho do escritor: go.hotmart.com/W11993973W
    - Hábito de escrever: go.hotmart.com/C15505019R
    - Criação de personagens de ficção: go.hotmart.com/W31276130R
    🔵 Curso de escrita de poemas do Cairo Trindade: bit.ly/curso-poemas
    ----------------------------------------------------------------
    ► CONTATO: wlangekeinde@outlook.com
    ► Quer anunciar no Ficçomos? bit.ly/ficcomos_anuncie
    ----------------------------------------------------------------
    Meu nome é Wlange Keindé, sou escritora, poetisa, cientista social pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e curso especialização em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Este é o Ficçomos, um canal literário para escritores. Criei o canal em 2014 para compartilhar minhas pesquisas e análises sobre a arte de contar histórias e para divulgar meus livros.
    Aqui você encontra conteúdos como dicas para escrever melhor, análises de livros clássicos e contemporâneos, conceitos importantes para escritores, informações sobre o mercado editorial e plataformas de publicação independente, conceitos e dicas para poetas, recomendações de livros teóricos para escritores e poetas, entre outros. Na aba "playlists", você pode conferir os vídeos separados por tema. Espero que goste!

Komentáře • 58

  • @ileksum
    @ileksum Před 11 měsíci +30

    Eu escrevi com base nas minhas ideias e no que queria escrever. Divulguei gratuitamente e distribuo gratuitamente. "Alta literatura" eu sei que não sou, mas de entretenimento eu acho que não sou tbm.

  • @viniciosouza5294
    @viniciosouza5294 Před 11 měsíci +18

    QUE AULA! É por vídeos como esse que temos aqui o maior canal de escrita criativa do Brasil.
    Parabéns, Wlange!

    •  Před 11 měsíci +1

      Obrigadaaa ❤️

  • @AdrianoMaciel-wead
    @AdrianoMaciel-wead Před 10 měsíci +4

    Obrigado pela aula, foi sensacional. Eu não encaro a diferença de "alta" ou "baixa" literatura como algo que defina melhor ou pior. Sou programador a mais de dez anos, e a muito tempo aprendo sobre literatura e hoje começo a me atrever a escrever um livro. Falei sobre mim, para trazer a visão do mundo da computação, em que linguagens de "alto" nível e "baixo" nível, não tem relação nenhuma com melhor ou pior, apenas servem a propósitos diferentes, então transportando este conceito para a literatura tira toda essa questão de ser "esnobe", mais ou menos "intelectual". São apenas tipos diferentes, e baseado nisso tenho orgulho em dizer que, assim como tenho habilidades limitadas em programação de baixo nível, tenho um total de zero habilidade para se quer consumir literatura de alto nível, e estou muito confortável com isso.

  • @zepelimopensador2305
    @zepelimopensador2305 Před 11 měsíci +6

    Confesso que foi uma bela aula de saber essa divisão, mesmo tendo exceções, ainda há dessa diferença de Alta literatura e Literatura Comercial, acho que pelo menos teremos um norte de qual literatura podemos escrever e criar para tal público.

  • @ocorvinus1
    @ocorvinus1 Před 11 měsíci +3

    Acompanho este canal há quase 5 anos (ou já tem isso), e não consigo mensurar aqui o quanto sou grato por tanto que aprendi com a Wlange! Nunca pare com o seu trabalho, você é incrível!

  • @baltazarsantana2268
    @baltazarsantana2268 Před 3 měsíci +1

    Nem sabia disso. Gistaria de saber, nesse sentido, como meus livros seriam classificados.

  • @clrfc
    @clrfc Před 11 měsíci +9

    Haha seria muita presunção eu dizer que meus escritos se enquadrariam em "alta literatura" só por não se encaixar na ficção comercial... não sei defini-la. E sobre a questão dessa fuga entre esses dois polos, acho muito difícil --- acho que a maior ambição de um escritor é ser lido, então infelizmente ele acabaria caindo nessas artimanhas literárias. A questão é: será que daria para um escritor ser lido sem ter que padronizar sua própria literatura?

    • @clrfc
      @clrfc Před 11 měsíci

      P.s: adorei o vídeo, Wlangeee♡

    •  Před 11 měsíci

      Obrigada!!!
      Também acho, uma vez que vc publica e tem leitores, vc já ta se enquadrando no mercado e consequentemente nas categorias que organizam o mercado, e isso inclui estar em algum lugar entre esses dois polos

  • @GabrielCarvalho-rs8ve
    @GabrielCarvalho-rs8ve Před 11 měsíci +6

    Shamarianos - Luz
    Nictorianos - Trevas
    Vulkanianos - Fogo
    Atlanianos - Água
    Geotherianos - Terra
    Whirlzefirianos - Ar
    Floruterianos - Planta
    Everesfrigianos - Gelo
    Tesloctronianos - Elétricidade
    Éter

  • @TellyDasilva
    @TellyDasilva Před 11 měsíci +4

    No futuro dirão que a literatura da atualidade foi o período dos " caçadores de PLOT TWIST", parabéns pelo excelente vídeo !!!

  • @victormoreno1368
    @victormoreno1368 Před 11 měsíci +6

    Lembrando que a chamada literatura comercial não precisa ser ruim, obviamente. Bom dia

    • @MatheusKalil
      @MatheusKalil Před 11 měsíci +1

      Capturar a atenção do leitor não é fácil, o tanto de formulas e estudo que é preciso pra criar um livro comercial já mostra o mérito dessa categoria

    • @silviagardenha3988
      @silviagardenha3988 Před 11 měsíci

      Eu costumo dizer que, livro só deveria ser considerado livro, só no quentinho do punho do autor porque, ao chegar à editora, inevitavelmente não tem jeito: Vira um produto. Diferenciado, lógico,mas um produto,como não poderia deixar de ser,caso contrário,o pobre,nobre e caro leitor não teria acesso kkkkk

    •  Před 11 měsíci +1

      Exato!!

  • @ferribtiago2108
    @ferribtiago2108 Před 11 měsíci +2

    Wlange, 90% do que eu aprendi sobre escrita que me ajudou a melhorar foi por causa dos seus vídeos. Eu amo o seu trabalho e quando eu puder vou ajudar do jeito que conseguir imaginar ❤

    •  Před 11 měsíci +1

      Aaah muito obrigada ❤️❤️

  • @vinnymonteiro002
    @vinnymonteiro002 Před 11 měsíci +2

    Vídeo rico em informações, Wlange. Adorei!

    •  Před 11 měsíci

      Opa que bom, obrigada!! ☺️

  • @someonehere4028
    @someonehere4028 Před 11 měsíci +3

    Muito bom seu video Wlange!! eu sempre tive uma agonia de livros com enredo confuso e indefinido. Na minha opinião, um livro deveria sempre ser uma forma de entretenimento ainda que se enquadrasse como ficção literária, afinal eu to gastando dinheiro ne kkkkk. Por causa disso eu comecei a escrever um livro com uma preocupação em deixá-lo envolvente e intrigante, mas ainda assim considero ele como ficção literária, pois existem muitas passagens que se intercalam dentro da própria narrativa, que quando lidas, revelam algo não só de um personagem, mas sim de vários de maneira sutil e indireta. Mas tenho um certo receio de que ninguém de nenhuma academia leia, ou goste do livro, já que é o primeiro livro de um autor independente :(

    •  Před 11 měsíci +2

      Legal! Esse é receio acaba acontecendo mesmo, mas se vc conseguir divulgar bem seu livro, vai encontrar o público certo 😊

  • @josecorreia2518
    @josecorreia2518 Před 11 měsíci +2

    para escapar desse dois polos , talvez, se o autor só focar em si mesmo.

  • @pessoaaleatoria136
    @pessoaaleatoria136 Před 11 měsíci +2

    Essa divisão é uma coisa que simplesmente não me desce, na vdd eu tenho muita raiva disso. "Alta literatura" é o termo mais esnobe de todos. E sempre nessa suposta "alta literatura" praticamente n temos espaço pra literatura de horror, fantástica, ficção científica e temas "especulativos" no geral, pelo menos no Brasil, onde esses gêneros sempre foram negligenciados pela academia.
    Tbm acho super sem sentido essa separação quando vemos que muitos autores clássicos venderam pra caramba, como os autores de folhetim, que é uma literatura que tem um foco principal no público e em manter o leitor tenso. Tem muitos best sellers do século 19 q viraram clássicos. Será q se os teoricos da alta literatura estivessem vivos nessa época eles desprezariam José de Alencar, Victor Hugo e Alexandre Dumas só por serem autores populares e badalados em seu século ?
    E o termo "ficção literária" n faz sentido...então um livro escrito pra alcançar mais pessoas não é ficção e não é literatura?Oi??
    Sou totalmente contra. Acho que a academia devia abolir esse negócio, é elitista, reducionista, generalista, metido a besta e mais alguns sinônimos aí.
    O que eu escrevo não se encaixa em nenhum dos dois. Eu me importo MUITO com a forma, na vdd é uma das minhas maiores preocupações na hora de escrever, mas tbm quero contar uma boa história. Meu campo de escrita geralmente é na zona do fantástico/maravilhoso, gosto de reviravoltas, aventuras e desventuras. Definitivamente não escrevo pra vender, não tenho a mínima espectativa de ganhar dinheiro com meu livro, mas eu acho que ele nunca seria considerado "alta literatura" pq ele não se encaixa no padrão dessa categoria (e convenhamos que eu não sou tudo isso também né). Sei que tem muitos autores que nem eu por aí.
    Pra mim isso são só rótulos bestas que a academia precisa urgentemente deixar de lado, como estudante de Letras eu não levo a sério teórico que trabalha com essas nomenclaturas, pra mim pinga pedantismo. Felizmente, isso está mudando, e atualmente pelo menos na minha universidade temos professores de uma geração mais nova que tratam a literatura popular como literatura e se dão o trabalho de analisar os textos envés de só desprezar sem nem ler. Se é um texto social que trata de temas relevantes escrito de um jeito difícil, se é um livro sobre uma escola de magia escrito pro público infanto juvenil...o que importa é ser bom e bem escrito, quer venda ou não venda, ora!

  • @kefferson2899
    @kefferson2899 Před 11 měsíci +3

    Acho que nesse nesses últimos meses, to cada vez mais elucidado sobre o ambiente literário, e esse video comprova uns pontos e declara outros.
    Mas acho que a escrita criativa pra mim não é jogo. Ficarei no hobby mesmo kk
    Respondendo sua pergunta:
    Acho que a minha escrita - pelo menos o que eu almejo com ela - é algo mais de ficção literária.
    Respondendo a outra pergunta:
    Acho que da sim pra escrever algo fora dessas duas esferas; entenderia como algo disruptivo, fora dessas esferas. Mas, para tal, precisaria entender em cada país o que comstituie a "esfera acadêmica" e a "esfera de massa", nao vejo como padrões aquém do contexto onde foram escritas. E eu acho que você pode escrever a favor de um grupo e ainda ser "de esquerda" ou "disruptiva", se você alcança onde essas duas esferas nunca irão alcançar, consideraria bem disruptiva e fora de convenções e padrões.
    Da pra escrever muita literatura diferente, basta nao se limitar na ideia de que o mercado literário brasileiro abraça todos ou uma grande maioria, ele abraça só slguns, e bem específicos.

  • @vanessamedeiros3237
    @vanessamedeiros3237 Před 11 měsíci +2

    Acho que o meu se enquadra na ficção de entretenimento. E acho que existe como escrever fora dos polos, até porque existem milhões de livros que não se enquadram nem um nem em outro, como é o caso de alguns livros biográficos que não pretendem ser de alta literatura e nem comercial, apenas biográficos. Se é que entendi certo a aula de hoje. =)

  • @Peitrike
    @Peitrike Před 8 měsíci +1

    Não sei se alta literatura, mas literatura comercial, pelas minhas motivações de escrever, não me enquadro nela. Estou escrevendo contos primeiro porque quero desenvolver essa habilidade, segundo porque sinto que quero transmitir algo, e sinceramente não me importo com o sucesso de vendas nem coisa do tipo, pra mim, impactando 1 leitor que seja, acredito que cumpri o objeto da minha escrita

  • @dlameira
    @dlameira Před 11 měsíci +1

    muito legal o vídeo

    •  Před 11 měsíci

      Obrigada Daniel 🥰

  • @marianamartinelli1850
    @marianamartinelli1850 Před 11 měsíci +1

    video MARAVILHOSO.

    •  Před 11 měsíci +1

      obrigada!! 😊😊

  • @GabrielCarvalho-rs8ve
    @GabrielCarvalho-rs8ve Před 11 měsíci +1

    Eu sempre quis criar um personagem com poderes parecidos com o do Ben 10 de se transformar em várias criaturas com poderes únicos mas os poderes do ben 10 são tao unicos e nao existe nenhum personagem da ficção que tenha poderes parecidos com o do ben 10 que quando penso em criar um personagem assim eu penso que seria uma copia e as pessoas iam fazer comparações e dizer que e uma copia de ben 10

  • @anatomiadahistoria
    @anatomiadahistoria Před 11 měsíci +3

    será que é possível criar histórias que tenham premissas totalmente originais, mas que também consigam alcançar um apelo maior ao público? percebo que muitos best-sellers e blockbusters vão além de uma fórmula comercial preconcebida, combinando temáticas profundas e tramas complexas e envolventes...

    • @CoralYel-um4es
      @CoralYel-um4es Před 11 měsíci +3

      Existem livros bem famosos que não são de Literatura comercial.

    •  Před 11 měsíci +3

      Acho que não é nem questão de ser TOTALMENTE original, mas sim de conseguir conciliar elementos complexos numa obra que não deixe de ser vendável, e isso é difícil mas é possível

  • @SincroniaGospel
    @SincroniaGospel Před 11 měsíci +2

    Não sou escritor, mas estou lendo "Jornada do Escritor" e estou aprendendo bastante. Quem sabe um dia, se Deus permitir, eu escreva um livro. 😂

  • @alguem1499
    @alguem1499 Před 11 měsíci +1

    Só essa proposta de ser mais subversivo e autoral ja enquadraria como ficção literaria, nao? Nao li esse livro que tu comentou, mas talvez o tipo de literatura que ele fala seja so alguma que nao se encaixe nas tendencias de mercado, o que é meio que temporário.

    •  Před 11 měsíci +1

      Concordo que seguir essa proposta já bota seu livro nesse polo da ficção literária, ainda mais pq a partir do momento que seu livro ta no mercado, publicado por uma editora que publica ficção literária, sendo lido por leitores que lêem ficção literária, sendo resenhado pela mídia ou por influenciadores que resenham ficção literária, então como dizer que ele não é ficção literária?
      Acho que o escritor que não ta em nenhum desses polos seria só mesmo o "escritor sem público" que o Damián fala, mas pq ele não ta no mercado, logo não pode ser enquadrado em alguma categoria do mercado

  • @luanamorim3897
    @luanamorim3897 Před 11 měsíci

    ❤❤❤❤❤

  • @vanessadias7030
    @vanessadias7030 Před 11 měsíci +2

    Acho de um elitismo esnobe escrever com a finalidade de não estar ao alcance de pessoas com baixo poder aquisitivo e escolarização deficitária. Como autora, me preocupo em trazer debates interessantes nos diversos campos do conhecimento àqueles que não tiveram a oportunidade de uma trajetória acadêmica. Entendo que a literatura pode abrir essa porta. Tento caminhar pelas "Terras Médias". Nem inacessível, nem banal. Vejamos se existe um público para isso 😜

    • @gabrielaguaresedeoliveira6997
      @gabrielaguaresedeoliveira6997 Před 2 měsíci

      Exatamente!! Quando ela explicava, eu fiquei muito com a impressão que a alta literatura veio justamente pra elite manter seu capital cultural e se diferenciar dos novos leitores mais humildes que estavam acessando a literatura, usando do fato do livro virar um produto como uma "desculpa" pra massagear os egos.

  • @MatheusKalil
    @MatheusKalil Před 11 měsíci +1

    Gosto de ambas, mas prefiro escrever literatura comercial. Acho que alta literatura, para ser boa, tem que ter mais de outros autores do que da gente, no sentido que você tem que dialogar muito com o que grandes escritores já escreveram, como nos livros do Luiz Anelli, que ganhou vários Jabutis. Alta literatura também exige muita experiencia de escrita e saber que você pode não ser tão lido, pessoalmente acho difícil lidar com essa ideia.

    •  Před 11 měsíci +1

      Entendi! Mas acho que qualquer tipo de literatura, quando é boa, tem esse certo diálogo com outros autores, até pq se vc lê bastante sempre acaba carregando essa bagagem pro que escreve, mesmo que não seja de forma explícita.
      Obrigada pelo comentário! 😊😊

    • @MatheusKalil
      @MatheusKalil Před 11 měsíci

      @ Isso é verdade, nesse sentido a maioria das obras de fantasia dialogam com Tolkien, assim como muitas de terror dialogam com Lovecraft.

  • @Sanbunka
    @Sanbunka Před 4 měsíci

    Acredito que essa questão de literatura de esquerda abordada pelo autor, deveria se guiar pela forma com que o autor produziu e fez chegar ao leitor a sua obra, se o intuito é ir contra o capitalismo e ser algo revolucionário, o caminho seria produção e distribuição independente sem intermédio de editoras, que em sua maioria vão se guiar pelo capitalismo porque precisam infelizmente "jogar esse jogo" se quiserem pagar suas contas. Não consigo imaginar uma forma de se pautar essa literatura de esquerda apenas no conteúdo da obra.

  • @gimiramos74
    @gimiramos74 Před 2 měsíci

    Se o escritor tem poder financeiro para publicidade, ele é alta e comercial. Ganha prêmios e goza de status. Caso seja independente, como eu, escreve pelo amor mesmo. País tenebroso para a Literatura.

  • @OrfieuOficial
    @OrfieuOficial Před 11 měsíci +1

    eu ja desisti de concursos literarios.... livros de suspense e terror sao totalmente rejeitados, independente se estiver em um desses dois polos....

    •  Před 11 měsíci +1

      A editora Darkside tinha criado um prêmio literário pra esse gênero, mas não sei se ainda ta de pé

  • @GabrielCarvalho-rs8ve
    @GabrielCarvalho-rs8ve Před 11 měsíci +2

    Você já leu um livro que tenha um universo e ideias tão criativas quanto Ben 10?
    Acho difícil

    •  Před 11 měsíci +1

      Já sim, O senhor dos anéis

    • @GabrielCarvalho-rs8ve
      @GabrielCarvalho-rs8ve Před 11 měsíci

      @ mas Senhor dos aneis não se parece com ben 10 eu queria dizer algo parecido mas tudo bem

    • @luskk116
      @luskk116 Před 4 měsíci

      Devolve o celular pra sua mãe Enzo Gabriel

  • @Gabriel-qn6ls
    @Gabriel-qn6ls Před 3 měsíci

    O capitalismo começou um pouco antes da revolução industrial, na verdade a revolução industrial era uma necessidade do sistema capitalista continuar existindo.

  • @leonardogonzales1017
    @leonardogonzales1017 Před 11 měsíci

    First!

    •  Před 11 měsíci

      😊

  • @loboguara7711
    @loboguara7711 Před 9 hodinami

    Vc é bem diplomática, neh kkkk
    .
    "Acho dificil visualizar essa proposta".
    .
    (Me sobe a pressão... Turva a vista na hora kkk)
    .
    Existem aqueles que escrevem para poucos - mas somente poucos que para ninguem escrevem.
    .
    Partiu xixi pra eliminar o sódio.

  • @otavioluisdamasceno1697
    @otavioluisdamasceno1697 Před 11 měsíci

    Eu gostaria de entrar em contato com vc, mandei uma msg no seu insta 😊