Video není dostupné.
Omlouváme se.

Identidade de Gênero e Transexualidade | Alexandre Saadeh - USP Talks #29

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 08. 2019
  • A definição de “gênero” é um dos assuntos mais polêmicos da atualidade. Mas afinal, qual é a diferença entre sexo biológico e identidade de gênero? O que a ciência tem a dizer sobre isso? E o que isso tem a ver com orientação sexual ou transexualidade? Esse foi o tema do USP Talks #29: Identidade de Gênero, que teve participação da psicanalista Regina Navarro Lins e do psiquiatra Alexandre Saadeh.
    Alexandre Saadeh é médico psiquiatra, coordenador do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (AMTIGOS), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
    O evento aconteceu no auditório do MASP, em 30 de Julho de 2019.
    --------------------------------------
    Sobre o USP Talks
    Todo mês são discutidos temas de importância para a sociedade, com especialistas da comunidade acadêmica, em palestras rápidas e objetivas. O debate é sempre mediado pelo jornalista Herton Escobar.
    Siga o USP Talks nas redes sociais!
    ... Site oficial: bit.ly/usptalks...
    ... Facebook: bit.ly/usptalks_FB
    ... CZcams: bit.ly/usptalks_YT
    ... Twitter: bit.ly/usptalks_TW

Komentáře • 32

  • @rodrigopintto_
    @rodrigopintto_ Před 3 lety +7

    Quanta lucidez, sensibilidade, empatia e respeito ao próximo em um vídeo tão curto.
    Vídeos como a esse nos dão esperança - SEMPRE.
    Alexandre, obrigado por compartilhar tanto conhecimento.

  • @rebecar3067
    @rebecar3067 Před 4 lety +25

    Se uma pessoa fala sobre o amarelo e vc é azul, com certeza vc não irá entender, não irá se identificar e irá torcer o nariz... julgar etc... óbvio!! ...
    bom, eu sou trans, entendi exatamente o que o doutor falou e me identifiquei muito!! Ninguém me ensinou ser mulher, foi muito pelo contrário eu passei a minha vida toda tentando ser menino de acordo com o meu corpo biológico, e aprendendo a ser menino, todo mundo exigia que eu me comportasse como menino, mas nunca consegui mudar a minha essência e a minha identidade... sempre me senti menina, quis ser menina, e hoje estou na minha transição e estou cada dia mais feliz e me sentindo livre.

  • @Flavioftac
    @Flavioftac Před 5 lety +13

    Seguindo o pensamento dele:
    Todos nascem com um sexo, masculino ou feminino, até que passam por algum processo e então a identidade de gênero é formada e revelada aos 3/4 anos.
    O mesmo disse que alguém que soubesse explicar porque é um homem ou uma mulher, mereceria ganhar um prêmio, porque: " porque não existe uma única resposta que resuma algo que é extremamente subjetivo e faz parte da nossa identidade e personalidade".
    Então, se alguém não tem condições de oferecer uma resposta satisfatória, segundo ele, e ali se observa uma plateia majoritariamente formada por adultos, porque a afirmação de uma criança de 4 anos a respeito de algo que ele não faz a menor ideia do que seja, deveria ser uma resposta satisfatória para, e cito: "algo que é extremamente subjetivo e faz parte da nossa identidade e personalidade".?
    Considerando que essa resposta seja aceitável, duas perguntas poderiam ser feitas:
    1) O que é uma mulher?
    2) Como você saber que é uma mulher?
    É muito provável, que a resposta seja composta por aspectos vinculados a imagem, comportamento e tonalidade vocal e todos esses podem ser construídos, logo, se aquilo que se afirma ser uma mulher pode ser construído e ao mesmo tempo, com base nessa caracterização, afirma-se também ser uma mulher, não seria óbvio concluir que essa é uma identidade construída e não que tenha nascido com o indivíduo?

    • @EvertonCarlosFeijo
      @EvertonCarlosFeijo Před 4 lety

      Suas colocações foram perfeitas!

    • @BiancaChella
      @BiancaChella Před 3 lety +4

      Por isso digo que mulher é a fêmea humana. Sexo feminino. Nasceu com gameta grande: é uma fêmea, logo uma mulher.
      A pessoa pode se vestir e se comportar da forma que ela quiser, afinal personalidades são muitas e complexas.
      Mas mulher e homem é algo concreto que pra SER é necessário saber definir.

    • @TM-tr8ne
      @TM-tr8ne Před 3 lety

      Parabéns. Perfeito. Querem que crianças respondam por elas mas nem o adulto sabe o que ele mesmo é. Enfim.....é tudo complexo e querem essa complexidade com as crianças.

  • @SRMM77
    @SRMM77 Před rokem +3

    “As influências no meio vão solidificando e constituindo isso” ( fala do professor) o problema da militância hoje é querer confundir as crianças tratar com hormônios e cirurgias irreversível. Deixe as criança em paz, cada pai que cuide dos seus filhos, todos vão crescer e decidirem o que querem quando tiverem maturidade pra isso.

  • @mariaclaraalmeida6764
    @mariaclaraalmeida6764 Před 10 měsíci

    Emocionada aqui. Que sorte têm as crianças e adolescentes atendidas por esse médico!

  • @saulohenrique4282
    @saulohenrique4282 Před 3 lety +5

    Parabéns pela palestra, pelas palavras!! Eu sou um homem transexual e me reconheço como um menino - sem saber o que era homem ou mulher com 3, 4 anos - e só quem passa por essa pele e quem se coloca no lugar (que são raros) sabem o sofrimento que é vestir uma carcaça que nunca foi você. Ser trans é pagar um preço social muito grande por aquilo que vc não tem culpa, é esperar pelas cirurgias e pelo seu RG sem saber o tempo exato que isso vai acontecer, ainda mais depender de cada época, é você ver a vida passar e não poder vivê-la! Hoje eu respiro, eu vivo, nasci de verdade!!!

  • @NutricionistaGordo
    @NutricionistaGordo Před měsícem

    Chorando com a maravilha que é poder ter um profissional transformador da vida

  • @marlenedeoliveiragalvao2088
    @marlenedeoliveiragalvao2088 Před 11 měsíci +1

    Por mais Alexandre Saadeh.

  • @mariaeligermano8044
    @mariaeligermano8044 Před 3 lety +5

    Se ensinam que tem que viver com diferenças porque não aceitam as diferenças entre homem e mulher? Acho que devemos respeitar as diferenças quem queira assumir um outro estilo que seja . O que não concordo é que sejamos obrigados a pensar igual . O quero ser o que sou e pronto mas não me obriguem a pensar e achar que um homem com pênis é mulher e vice versa que não é. Dar pra respeitar.

  • @eliseteleitebrasil3924
    @eliseteleitebrasil3924 Před 3 lety +1

    Parabéns por este diálogo tão esclarecedor de um tema tão presente na atualidade, principalmente no ambiente escolar. Entendo perfeitamente a necessidade de mais estudos dentro da escola para que todos os envolvidos com a educação sejam conscientizados da importância do respeito ao ser humano.

  • @cristorres9850
    @cristorres9850 Před rokem +2

    e isso não poderia se encaixar como uma patologia mental ? como dismorfia por exemplo? já que segundo sua própria fala não existe uma resposta concreta de o que seria um homem ou uma mulher, então como uma criança de 4 anos poderia ter certeza, se nem os adultos tem ?

  • @mariaeligermano8044
    @mariaeligermano8044 Před 3 lety +4

    Porque que sempre temos que estudar e concordar com o que estar escrito nos livros? Os conhecimentos vão surgindo e mudanças acontecem .Mas não concordo com essas ideias. Masculino é diferente de feminino sim . O ser humano quer mudar isso a qualquer custo. Cada um tem sua natureza qd for adulto seja o que quiser , agora mudar a criança confundir a cabeça dela!!! Isso é cruel criança precisa ser educada e criada com cuidados respeito e amor ou seja saudavelmente .

  • @mariaeligermano8044
    @mariaeligermano8044 Před 3 lety +10

    Não é atoa que hj em dia tudo estar ficando diferente em tudo. Bandido tem proteção. Trabalhador honesto não tem. A verdade é contestada mas quem ta na mentira no crime tem , tem proteção É uma pena , a humanidade estar querendo mudar o que não pode de qualquer jeito. Pena que não é natural.

  • @angel81
    @angel81 Před 11 měsíci +1

    Isso é questão de problema de identidade e autoconhecimento, não precisa forçar

  • @Maribrincadeiras
    @Maribrincadeiras Před 3 lety +5

    sou obrigada a ouvir e entender isso e estudam tanto , o mundo um caos e esse povo buscando discussão em torno disso aff

  • @lcsgs
    @lcsgs Před 3 lety +1

    Fala com uma obviedade que não é óbvia pra todos. E com uma superioridade digna de quem se sente inferior. Se assim o é, não sei.
    Mas não entendi já na primeira pergunta "Você é homem, mulher ou trans?".
    Por que haveria de ter dúvida entre os 3? E por que seria tão difícil responder?
    Raso!

    • @lcsgs
      @lcsgs Před 3 lety

      Sobre "tudo começar na infância", é também mal versado. Nossas construções de sentido, sobre o que temos, o que fizemos ou fazemos, e quem somos, passam por uma narrativa de realidades contraditórias; muitas vezes inverdades.
      Para quem sustenta a subjetividade e a relatividade das ideias e coisas, torna-se controverso afirmar a verdade de alguém baseado nessas narrativas.

  • @vanessalinda9076
    @vanessalinda9076 Před rokem +3

    Eu sei q sou mulher porque fui criada por Deus, o fato de pessoas distorcerem as verdades eternas não muda a realidade dos fatos.

  • @cejuscamerico9020
    @cejuscamerico9020 Před 11 měsíci

    amei

  • @annepongillo
    @annepongillo Před rokem +3

    Dizer que os pais desejavam que o Filho nascido fisiologicamente do sexo masculino, e vivesse como tal e quer viver de forma feminina tenha sido uma incompreensão dos pais, eu discordo. Na verdade o filho nascido homem, desejou ser mulher. A própria pessoa precisa entender e buscar os motivos pelos quais ela pensa de forma contrária ao seu estado físico e não é preconceito, mas o vitimismo e colocar a culpa nos pais ou no mundo não pode continuar também.

  • @mariaeligermano8044
    @mariaeligermano8044 Před 3 lety +1

    Eu respeito quem quer ser diferente .eu também quero ser respeitada como diferente pensando e sendo do jeito que sou

  • @sandramuller9255
    @sandramuller9255 Před 8 měsíci

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @eunicebonfim5132
    @eunicebonfim5132 Před rokem

    Que doideira...como assim?

  • @alanalan-jj7nd
    @alanalan-jj7nd Před 4 lety +1

    Não pensem que essa gratuidade de dar um diagnóstico é psiquiatria séria.

  • @TM-tr8ne
    @TM-tr8ne Před 3 lety +1

    Meu Deus.....unicornios mitos