Tudo sobre Altas Habilidades e Superdotação com Psi. Carolina e Dra. Olzeni Ribeiro |

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024

Komentáře • 303

  • @NeurotonicoTV
    @NeurotonicoTV  Před 5 měsíci +7

    🏆 CURSO VOCÊ APROVADO por LUCIANA LIMA: bit.ly/3xFi8bQ
    Aprenda a estudar para ser aprovado em concursos públicos em apenas 1 dia!

    • @brunoleite6824
      @brunoleite6824 Před 4 měsíci +3

      Gostaria de saber se há alguma indicação de profissional no Rio de Janeiro ou Niterói para avaliação de um adulto (35)

    • @Ssy98
      @Ssy98 Před 2 měsíci

      Meu Deus.............. Quantos anos de incompreensão..........................................😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢

    • @Ssy98
      @Ssy98 Před 2 měsíci

      Chegar a ter pensamentos pulsantes..... E sempre enxergar o que vai acontecer....

    • @SidneyTOno
      @SidneyTOno Před měsícem +1

      Me reprovaram duas vezes uma alegaram eu era muito pequeno ir city outra ensinava profes matemática ➕🟰 fazer conta outra fórmula eu estava errado não era só isso nunca fiz dever casa ela implicou disse fez não passasse então desisti 3 bimestre isto tendo passado todas outras matérias ...ou faltando muito pouco na matemática se eu tirasse qual nota fosse ela me dava 59 ou menos ainda ...😢

    • @CassiaSy
      @CassiaSy Před 23 dny

      Pfv oq é esse tal de TODI que elas falaram várias vezes no começo???

  • @col.billkilgore4341
    @col.billkilgore4341 Před 5 měsíci +76

    Vi uma frase da Ana Freud(filha e discípula do S.Freud), que dizia: "Mentes criativas são conhecidas por resistirem a qualquer tipo de mal treinamento". Vendo que há tanto educadores nas escolas, mal preparados, desmotivados e sem estrutura, vejo que as escolas são um triturador de pessoas e intelectos. Imagina a quantidade de talentos e pessoas de mente excepcionais são descartadas e jogadas no limbo.

    • @user-dc9pp3fv6w
      @user-dc9pp3fv6w Před 5 měsíci +7

      Nascer no Brasil é um desafio.

    • @miria.del.castillion
      @miria.del.castillion Před 5 měsíci +2

      Exatamente

    • @danilopablo9848
      @danilopablo9848 Před 3 měsíci +4

      nem me fale
      na minha vida escolar me deparei com muito professor mal preparado e desinteressado.
      Lembro-me no ensino médio, quando tomei interesse por Poesia e comecei a pesquisar e descobri que existe algo chamado "Verso Heroico" que é uma métrica da poesia para versos que possuem 10 sílabas poéticas, muito empregado por Camões.
      Pois eu fui falar sobre isso com minha professora de Português na época (veja, professora de ensino médio que deveria deter conhecimento para habilitar o aluno nas mais diversas nuances da língua) e nunca vou esquecer do quão exasperada ela ficou, falando comigo de qualquer jeito, dizendo que "verso heroico não existe, o que existe são poesias sobre heróis".
      Eu sempre digo que só aprendi coisas da primeira a oitava série, onde estudei na rede municipal.
      Quando fui para o ensino médio, da rede do estadual, não aprendi quase nada.
      A maioria dos dias não tinham professores, os que tinham não queriam, não sabiam, ou simplesmente não davam aula, sobrava um ou dois professores bons com os quais eu pude aprender uma coisa aqui e outra ali, mas nada que fosse o suficiente pra fixar na minha memória.
      Eu ia pra escola basicamente para conversar com meus amigos e ouvir música nas aulas vagas, as vezes aproveitava para ler algum livro que eu gostava e no geral era isso.
      Se eu tivesse a cabeça que eu tenho hoje, eu iria ver minha agenda escolar e ir apenas o mínimo de dias necessários para não reprovar por falta e estudar em casa pela internet os conteúdos do ensino médio ou, no minimo, tentar trocar para uma escola "menos pior" porque escola boa na rede estadual de SP é quase inexistente pela minha experiência e de tantos outros conhecidos.

    • @col.billkilgore4341
      @col.billkilgore4341 Před 3 měsíci +1

      @@user-dc9pp3fv6w Nascer no Brasil é meio caminho pra o desastre pessoal.

  • @israelvitor538
    @israelvitor538 Před 9 měsíci +58

    Esse vídeo transformou o modo como vejo minha flha. Ela tem 11 anos e o laudo de AHSD foi concluido há alguns meses. Eu e minha esposa estávamos tendo dificldades para lidar com uma série de comportamentos. Agora está tudo claro. Vamos mudar nossa conduta imediatamente, e tenho certeza que isso fará diferença na vida dela!

    • @leoseuamiguinho
      @leoseuamiguinho Před 6 měsíci +7

      Parabéns pela atitude, por mais pais assim no mundo

    • @STG113
      @STG113 Před 6 měsíci +6

      Que bom. Vou te dizer, a vida de quem tem AHSD sem uma família compreensiva e uma pedagogia adequada pode se tornar uma tortura e impedir a independência mais tarde.
      Não há nada de genial nisso. Apenas dor.

    • @danietzacalistrato1818
      @danietzacalistrato1818 Před měsícem +1

      E na de vcs tbm, a relação será cada vez melhor. Parabéns por n se conformar e pesquisar.

  • @vivianemontedemelo8051
    @vivianemontedemelo8051 Před 9 měsíci +26

    Arrepiei em 01:30h minha filha com 02 anos pegava seu livro de história favorita e contava a história inteira, seguindo as linhas com o dedo. Todo mundo achava que ela tinha decorado, mas agora compreendo que ela estava lendo. Meu Deus, que loucura!

  • @jameskohlharrison
    @jameskohlharrison Před 5 měsíci +16

    vcs conseguiram o impossível, fiquei 2h e 30min vendo video concentrado e não durmi, não fui fazer outra coisa, impressionante. Pra estudar é a maior dificuldade.

  • @silviaholzinger1130
    @silviaholzinger1130 Před 3 měsíci +13

    Meu Deus! 😱😱😱 Estou rindo aqui... Eu fui diagnosticada com altas habilidades e super dotação há muitos anos. Chamaram meus pais e disseram que ela tem e segue a vida. Uma vida de exaquecas, crises existências e um sentimento eterno de inadequação. Eu odeio qualquer curso que tenha tempo obrigatório para cursar. Um tédio ter que cumprir esse tempo todo e não poder acelerar isso. Eu não consigo lidar com tédio intelectual. 😅 Detesto essa coisa de é assim desde sempre! Eu já falo logo, foi talhado no mármore que não podemos mudar? Não podemos viabilizar outras fotmas? Está escrito na tábua dos 10 mandamentos? Precisa mudar, nós mudamos o tempo todo. Mas eu não sabia que esse sentimento de justiceira era proveniente das Altas habilidades. Eu odeio injustiça. Recentemente eu fui condenada por difamação. Eu fiquei doente, de cama. Se eu tivesse feito algo de errado, eu juro que aceitaria a pena e cumpriria, mas eu falei a verdade! E não existe no codigo penal artigo que diga que falar a verdade é crime. E mais inconformada ainda eu fico porque foram várias tentativas de feminicídio.... A honra do agressor não pode valer mais que a vida de uma mulher. Estou doente por conta disso, não consigo digerir a sentença e não sabia que isso era devido a AHSD. 😅

    • @susanafavaro8450
      @susanafavaro8450 Před měsícem +1

      Hoje eu luto para me entender, que as pessoas não são lentas, que as coisas não são "normais' ehehe Mas demorou ANOS para entender o que eu tinha, que não era doença.

  • @carlucadejesus
    @carlucadejesus Před 12 dny +2

    Meu sonho de consumo agora é ver um encontro da Dra. Olzeni com Miguel Nicolelis. Promovam, por favor, este super-acontecimento!

  • @andreycwb
    @andreycwb Před 4 měsíci +11

    Mds ainda estou em 1h17 mas nunca me senti tão identificado e descrito, pelo bem ou pelo mal. Eu nunca tinha ouvido sobre superdotação dessa forma como "problema (característica)"em vez daquele papo de benção até pouquíssimo tempo atrás. Já tinha começado a ligar os pontos com um monte de problemas enormes que tive e tenho na vida, mas aí surge um vídeo desses... eu não consigo descrever o quanto minha vida teria sido mais fácil se alguém soubesse e aplicasse comigo 10% do que se falou nesse vídeo... essa impressão de que a vida vai ser mais fácil pra quem tem isso nunca foi tão errada, na maioria do tempo é um sofrimento daqueles...

    • @mayaranunes4939
      @mayaranunes4939 Před 2 měsíci

      Somos 2, eu já tava achando que tinha bipolaridade, mas sempre tive receio de it atrás de um diagnóstico, pq hoje está raro achar ótimos profissionais

  • @dejalmotrevisan7073
    @dejalmotrevisan7073 Před 4 měsíci +15

    Uau, a DOUTORA ALZENI PRECISA ATUAR NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA, POIS COMO ELA MESMO FALA O DESPREPARO É GRANDE. O TEMA É MUITO COMPLEXO, E ESSE CONHECIMENTO É EXTREMAMENTE VALOROSO.

  • @claraclemente8585
    @claraclemente8585 Před 8 měsíci +24

    Esse negócio das várias associações compiladas em uma atuação é bem desafiador mas extremamente necessário pra um superdotado. Minha cabeça é uma loucura querendo unir tantos assuntos pra atuar bem em uma finalidade porque acredito que isso é possível! Vamos se organizar AHSD, a gente pode mudar as coisas e vai ser lindo 😍

    • @findingvedanta5626
      @findingvedanta5626 Před 2 měsíci

      Dream on, my friend! I was an Advocate for people with Learning dis-Abilities, for over 25 years, and finally, gave up… No one was either listening, nor wanted to hear what I had to say. Over 34 years later, and nothing changed! (BTW, I grew up in Brasil).

  • @zamingul
    @zamingul Před 4 měsíci +6

    Sou superdotado, digo pra vocês duas, abram uma escola, precisamos de escolas específicas infelizmente, pra ontem!!!!

  • @Andre_Euterpe
    @Andre_Euterpe Před 23 dny +1

    Quando eu era criança minha professora me achava muito inteligente pro 2° ano do fundamental, aí me avançou pro 3° ano. Eu sentava no meio da sala, numa cadeira q me colocaram e eu não conseguia acompanhar o que a professora estava escrevendo no quadro,porque ela apagava antes de eu terminar de escrever.
    .
    Aí me voltaram pro 2° anos 😮
    .
    Em uma aula de multiplicação no 4° do fundamental eu fiz um amiguinho no fundão e ficava conversando com ele e não escrevia oq estava escrito(sempre escrevi devagar)...
    .
    Eu não prestei atenção no que a professora ensinou na aula de multiplicação, mas eu tinha que entregar a atividade.
    .
    Eu olhei o que estava escrito no quadro e me baseando no que estava nele tentei resoonder. Não terminei a atividade, mas eu solucionei a questão sem ver a explicação,só olhando o que estava numerado no quadro.
    .
    Eu não terminei a atividade, fui chamado de lerdo pela professora, falei a minha mãe, ela pagou de Santa, quando minha mãe foi pra casa ela chegou pra mim: aaaah, falou pra mamãezinha foi? Seu lerdo(algo assim, n me lembro direito.)
    .
    Até hoje tenho problema com autoridades: professores, chefes, qualquer pessoa que eu considere autoridade eu me fecho, fico ansioso nervoso e não falo as coisas direito, mesmo sabendo.

  • @user-vh6ms9fe8p
    @user-vh6ms9fe8p Před 7 měsíci +12

    Dr.Olzeni inteligentíssima faz mais podcast com ela ❤

  • @amandamota3743
    @amandamota3743 Před 10 měsíci +19

    Dra. Olzeni é incrível, meu filho tem 5 anos e mesmo tento do laudo já nunca vi ninguém descreve-lo com tanta sensibilidade!!! obrigada por tanto

  • @mktlucrorapido
    @mktlucrorapido Před 10 měsíci +61

    Queria que minha família tivesse pelo menos o bom senso de entender como voces procuram entender

    • @Jaspe_C
      @Jaspe_C Před 9 měsíci +10

      Pessoas q são superdotadas mtas vezes criam o próprio ambiente interior d aprendizagem e possuem empatia por quem ñ alcança as coisas intelectuais como elas. Dificilmente dependem mto da família pra se desenvolverem

    • @letrevizan12
      @letrevizan12 Před 8 měsíci +5

      ​@@Jaspe_Cnão é questão de dependência, mas sim de a vida não ser tão entediante e chata.

    • @vanialazaro2470
      @vanialazaro2470 Před 6 měsíci +7

      Nem psicólogo e psiquiatra entende nada disso e não faz a mínima questão. Eu fico irritada com tanta gente despreparada.

    • @mktlucrorapido
      @mktlucrorapido Před 6 měsíci +5

      @@Jaspe_C somos ser humanos influenciáveis e o nosso desenvolver tem haver com o ambiente e as pessoas que a gente se conecta....não e pq a gente e super dotado que o jogo muda kk

    • @mktlucrorapido
      @mktlucrorapido Před 6 měsíci +1

      @@vanialazaro2470 Brasil sendo Brasil ksksskks

  • @dmv9044
    @dmv9044 Před 13 dny

    Tenho 59 anos e minha vida sempre foi um sofrimento. Vejo lá adiante e as pessoas não entendem meu funcionamento. Já tomei medicamentos para tdah, que era o que me dava foco para dar conta do trabalho como técnica no judiciário federal . Foram vários cursos começados e não concluídos. Agora eu me aceito do jeito que sou e me afastei de pessoas e conhecimento é essencial para viver melhor. Obrigada por pertencer

  • @rafaelrcsa2010
    @rafaelrcsa2010 Před 10 měsíci +20

    Eu recebi diagnóstico de TEA há pouco tempo com 23 anos mas sempre me identifiquei muito com características de AHSD também mas acho muito difícil encontrar profissionais especializados onde moro. Sempre tive uma facilidade muito grande de aprendizado e tirei notas boas durante escola e acima de 700 em todas áreas no Enem nos anos que fiz a prova mesmo sem uma rotina de estudos fora de sala de aula porém quando iniciei a vida profissional comecei me sentir inferior a todos meus colegas, não consigo ser produtivo nem me destacar em entrevistas o que foi piorando cada vez mais meu quadro de depressão.

    • @karineg4129
      @karineg4129 Před 9 měsíci +2

      Tb tenho TEA. Tenho essa mesma sensação em entrevistas de emprego, trabalho e estudo

    • @ramonmaier6488
      @ramonmaier6488 Před 5 měsíci

      Eu me autohipnotizo para não pensar que sou autista, mas eu com certeza sou. Fui no dentista hoje e não sabia o que falar, não sentia necessidade nenhuma de cumprimentar a moça. Ela falou algo como: Oi Ramon! Faz tempo... Eu demorei para responder ela, falei: é, faz um tempo que eu não venho mesmo (???). O que quer que eu diga? Conversa fiada, a cordialidade, os costumes sociais, os consensos, a "moral", a vida em sociedade, a socialização, a superficialidade, a falta de profundidade e muito mais me deixa sem reação, nem me irrito mais, só aceito e não perco energia com isso. Eu sinceramente acho que sou Autista Grau 1, mas não sou limitado, só sou mal compreendido, sou atípico, nada mais. Sei lá kkk, dá o maior trabalho falar com pessoas irrelevantes sobre coisas ou outras pessoas igualmente irrelevantes. Até.

    • @ramonmaier6488
      @ramonmaier6488 Před 5 měsíci

      Eu fui demitido por conta da minha honestidade: falei que não me importava com algo que minha ex-chefe se importava e ela com um raciocínio defasado me demitiu, disse que eu não trabalharia mais lá, já que eu não me importava, que tudo para mim é o famoso tanto faz... Arrogante, nem soube me interpretar; eu não me importava com o dinheiro no sentido de que ele não deve estar acima da vida: as pessoas não deveriam tratar mal as outras por causa do dinheiro ou qualquer outro motivo. Se eu coloco na minha cabeça que sou Autista me lasco, fica complicado o negócio. Se bem que não tenho como escapar de quem sou, isso é fato. Se cuida.

    • @Mahdiel-lv8zx
      @Mahdiel-lv8zx Před měsícem

      Quais tipos de profissionais podem dar este diagnóstico? Muitos não sabem nem o que é isto?

  • @msmunhoz
    @msmunhoz Před 4 měsíci +8

    Uma dica pro canal: quando postar um vídeo longo, tenta marcar os capítulos na descrição, pq não dá pra assistir tudo de uma vez e, se estão marcados os capítulos, fica fácil de voltar mais ou menos no ponto onde parou.

    • @diegocamelo4371
      @diegocamelo4371 Před 4 měsíci +3

      Up! Fica melhor pra acompanhar a sequencia do conteudo tbm.

    • @ms_silver7033
      @ms_silver7033 Před 3 měsíci

      Só decorar os 2 números dos minutos onde vc parou

    • @luisbarbosa8136
      @luisbarbosa8136 Před 2 měsíci +1

      concordo 100%..
      deveriam se preocupar com isso aqui no canal

    • @marlenelopes4038
      @marlenelopes4038 Před 27 dny

      Parabéns!! Que trabalho maravilhoso o de vcs...🙌 Estou muito grata em saber que existem pessoas como vcs que estão ajudando essas crianças. Elas são crianças muito evoluídas... Elas vieram pra nós ensinar e precisam de pessoas como vcs.
      Deus abençoe o trabalho de vocês.🙏🩷🩷🪷🪷✨✨

  • @mands_ca
    @mands_ca Před 6 měsíci +4

    Quando eu era criança, achavam que eu era surda. Fiz audiometria, não deu nada, e o otorrino encaminhou pra fazer o teste de processamento auditivo, oq minha familia simplesmente ignorou e focou em brigar comigo cada vez mais por ser desatenta e esquecida. Minha infância/adolescência eu passei mais meses de castigo por esse motivo do que fora do castigo. Era inteligente demais pra pensarem em TDAH, mas não era inteligente o suficiente pra pensarem em superdotação. Nem sequer se ouvia falar em superdotação direito.
    27 anos depois, deprimida, com TAG, diagnóstico errado de bipolaridade, pânico e agr agorafobia, depois de 1 ano e meio +/- com meu psiquiatra atual ele jogou: cara, dupla excepcionalidade. Vc é uma pessoa obviamente traumatizada, mas com dupla excepcionalidade com certeza.
    Ele passou quase 1 ano e meio me avaliando profundamente antes de bater o martelo, diferente dos outros 5 psiquiatras q eu passei ao longo de 6 anos e simplesmente me tacavam cada vez mais remédio, principalmente antidepressivos (eu sou extremamente sensível a antidepressivos e apesar da ansiedade, me fazem muito mais mal do que bem).
    27 anos pra eu chegar no profissional certo que mudou minha vida, e eu cheguei nele achando que toda a lerdeza do meu cérebro e desatenção era algum sinal de que minha cognição tava sendo afetada ou pela medicação ou pela bipolaridade.
    Falta MUITO conhecimento pros profissionais e falta ainda mais conhecimento pras pessoas como um todo.
    Meu marido tá avaliando agora e provavelmente tem TEA e passou a vida inteira sofrendo pelo mesmo motivo, falta de conhecimento da família q sequer considerou que as "esquisitices" dele poderiam ser TEA. E no caso dele, nem foi um profissional que percebeu, fui eu, que depois do meu diagnóstico, comecei a achar que ele também pudesse ser superdotado e depois com pesquisas e vídeos no youtube, através de um youtuber que gostamos, começamos a desconfiar do TEA. Levou 30 anos pra informação chegar na gente fora do estereótipo pra gente perceber sozinhos q ele pudesse ser autista.
    Quanto as nossas famílias, continuam negando que tenha "algo errado" com a gente pelo mesmo motivo que passou despercebido por todos esses anos. Somos "normais demais", não somos o estereótipo de nada "esquisito".
    Até minha chefa, que tem um filho com TDAH, ficou em negação quando eu contei pra ela (nós temos uma relação pessoal bem forte, então eu sempre atualizo ela do meu estado de saúde, pq estou em home office por conta da saúde mental)

  • @arquitetocarioca
    @arquitetocarioca Před 6 měsíci +10

    Sempre sofri em todos os lugares que passei como funcionários porque sempre questionei tudo, argumento e contra-argumentando, mas sempre entendido como uma pessoa difícil de lidar. Por todas as empresas em tripliquei o faturamento, organizei o fluxo de trabalho e sempre fui demitido por representar uma ameaça aos funcionários líderes. Hoje aos 44 anos, me cuido com antidepressivo e os remédios de TDAH, que me deram um grande alívio mental.

  • @miriaminfante6524
    @miriaminfante6524 Před měsícem +1

    Estou começando a aprender sobre Super dotação. Estou sorvendo conhecimento. Estou fazendo testes neuropsicológico e adivinhem ! Tenho 58 anos.
    Tenho duas filhas uma delas com 26 anos depois de ser super desacreditada no ensino fundamental foi diagnosticada com Autismo e um QI de 138.
    Agora é ela aprender a tirar o melhor disto tudo.

  • @user-ek9pm6ep9y
    @user-ek9pm6ep9y Před 8 měsíci +9

    Essa identificação me descreve agora eu tô entendendo o porque de muita intensidade,e dedicação pela à leitura de lê um livro após outro.eu me identifico com à superdotação toda vez que eu assisto esse podcast fico emocionado 😢😢

  • @WOFCOSTA
    @WOFCOSTA Před 6 měsíci +11

    Humildade da Olzeni é demais. Todo mundo que sabe que é superdotado sabe a bosta que é a escola. Mas ela com toda elegância e humildade que lhe é típica diz que a escola é muito qualificada naquilo que lhe cabe. Não é que o copo esteja meio vazio, ele está preenchido pela metade. Ela é muito super dotada. É claro que não é só QI de 130 ou mais. Pode apresentar só os sintomas ruins rsrsrs infelizmente. Os que não são inteligentes ficam com a parte ruim somente, as assincronias. É o velho exame de imagem. O cérebro acende por inteiro quando numa pessoa qualquer acenderia sei lá, só o lobo pré frontal direito, por exemplo. Mas não quer dizer que estar com o cérebro inteiro aceso significa que ele está todo eficiente. A parte específica estará, mas a não específica tá se acendendo de gaiata mesmo, quer aparecer onde não foi chamada. Ei, lobo temporal, vai ler, desenhar, aprender inglês, para de se meter aqui no meu raciocício. Até parece, não tem jeito. Vai acender tudo junto... tô doidão... super dotado. É foda, cair no comum é foda. Eu tive que engolir um robô, literalmente, pra me forçar a estudar pra vestibular, passar em concurso. Vejo a vida como um holograma, não é real, mas sou obrigado a rodar a matrix. Se ficar rico pelo menos anestesia o lobo pré frontal e relaxa um pouco. Cuidado com as geladas e demais drogas lícitas e ilícitas. Já somos complicados sem elas.

    • @roseleidebrandao4698
      @roseleidebrandao4698 Před 5 měsíci

      Disse tudo👏👏👏👏

    • @umcarafeliz2548
      @umcarafeliz2548 Před 4 měsíci

      Álcool é veneno em qualquer dose.

    • @nombre624
      @nombre624 Před 4 měsíci

      Eu tive a sorte ambígua d ter vários talentos reconhecidos desde criança, nas areas artística, cinesiomotora e acadêmica, e com isso a escola fez o q podia, q no caso foi me adiantar 2 anos. Mas, na faculdade, me deparei com minha total inadequação em seguir os planos dos outros para meu aprendizado. Fiz 4 faculdades mas nunca terminei nenhuma. A família m enchia o saco mas aos poucos aprendi a valorizar meus proprios processos, q no caso pouco ou nada têm a ver com adaptação a um sistema d produção acadêmica. Continuo m desenvolvendo em diversas áreas, sendo q nas artes encontrei um caminho profissional. Mas, independentemente dessa narrativa de "sucesso", frequentemente m vejo perdido e sinto q minha contribuição é nada diante da realidade sociopolítica d um país em que "ser inteligente não vale a pena", como alguns já m disseram. O que m organiza é ter uma rotina (pintar todo dia, escrever todo dia, tocar meu instrumento todo dia etc), praticar meditação e estabelecer caminhos d aprofundamento em áreas q m interessam. Além, claro, de estudar a vida d pessoas criativas, inadaptadas e com temperamento revolucionário, o q m ajudou a sentir q faço parte d alguma comunidade, mesmo q dispersa no espaço e no tempo. Também foi muito importante descobrir sites gringos sobre gifted people, onde aprendi sobre a questão das excitabilidades do superdotado. Nenhum psi q m atendeu na adolescência tinha a menor sensibilidade para esse tema, alguns até tentavam m impressionar falando d suas conquistas acadêmicas (confirmando o viés d q ahsd seria uma questão d performance), mas,eram absolutamente ignorantes acerca das pesquisas q eu já vinha estudando. Graças aos "deuses" existe a Internet

  • @user-ek9pm6ep9y
    @user-ek9pm6ep9y Před 8 měsíci +8

    Queria Que tivesse muitas Olzenir e muitas Carolina

  • @psicopedagogaalineoliveira
    @psicopedagogaalineoliveira Před 9 měsíci +8

    Não tô aguentando mais assistir esse vídeo chorando a todo momento pq minha vida de 34 anos foi (e ainda é assim) 😢😢😢😢

  • @priscillaalves83
    @priscillaalves83 Před 5 měsíci +4

    A professora do meu sobrinho dava atividades diferentes para ele, porque ele estava muito avançado em relação aos outros, eram atividades com uma dificuldade maior pra conseguir prender a atenção dele por mais tempo, foi essa professora que recomendou levar ele para uma avaliação de SD/AH

  • @AmandaJandira-zz7mf
    @AmandaJandira-zz7mf Před 9 měsíci +6

    As PRF de português e ciências eram tão paciência comigo e eu era boa nessas matérias enfim o prof faz a diferença tbm

  • @ramonmaier6488
    @ramonmaier6488 Před 5 měsíci +3

    Somos tão únicos, tão diversos... A vida é bela.

  • @diegomiyt
    @diegomiyt Před 3 měsíci +2

    Tenho diagnostico de TDAH e superdotacao ( por 2 profissionais anteriores ) e um dia fui num neuro ( que peguei depois do diagnostico ) >>DE PLANO DE SAUDE

  • @vida-de-ceo
    @vida-de-ceo Před 10 měsíci +9

    Eu quero muito poder ajudar, me vi nestas histórias, após os 40 anos fui rotulado com TAB, após TDAH e Após AH/SD, não tenho vergonha em dizer.
    Assistindo este episódio em tive várias crises de choros compulsivos de soluçar, mesmo assim ainda tenho dúvidas de que tenho isso.

    • @ricardojack2072
      @ricardojack2072 Před 5 měsíci

      Eu também sou bipolar. 😢 Fortíssimos sinas de AH SD

  • @LuciaCosta15
    @LuciaCosta15 Před 2 měsíci +2

    Eu sei que gostaria de ter meu diagnóstico decisivo. Minha cabeça é a mil por hora. Nunca tive problema em aprender nada, mas não consigo prestar atenção quando algo acontece lentamente. Gostaria de considerar tudo que já ouvi de outras pessoas a meu respeito. Já cheguei a me inscrever no BBB pra poder ser filmada o tempo todo e despertar o interesse de alguém pra me avaliar e quem sabe, posteriormente me ajudar: sensibilidade, criatividade e hiperatividade física e mental. Tudo exagerado. Mas eu sofro muito com isso. O pai dos meus filhos diz que preciso de pelos menos 10 pessoas pra agilizar o que elaboro. Eu componho letra e melodia com muita facilidade, desde criança.
    Essa dita "assincronia absurda" é horrível. Realmente é complexo. Todos pensam que sou uma privilegiada, mas isso é um sofrimento. Na faculdade de Letras, quando meus colegas iam apresentar trabalhos, tinha colega que pedia pra eu não fazer perguntas. Eu nem sempre tirei notas altas. Mas sempre queriam meu caderno pra tirarem xerox.
    Sempre fiz um imenso esforço pra ficar num ambiente onde pra mim, as pessoas estão repetindo o óbvio. Quando percebo que é fácil aprender algo, costumo deixar pra lá e inventar de me interessar por outra atividade. A novidade me atrai o tempo todo.
    Eu realmente tenho necessidade de ser várias pessoas ao mesmo tempo 🙈🙈🤣🤣 É de doer! Já ouvi: "você é um diamante perdido entre um monte de pedregulho e ninguém descobre". Fico constrangida ao mencionar isso. Saibam que não tenho a menor vaidade com isso. Sempre usei minha capacidade pra ajudar pessoas, desde ensinar outras crianças na escola, no EM e na faculdade. Hoje estou escrevendo poesia e música pra mim mesma, pra manter essa mente ocupada como é minha grande necessidade. Abraço! Obrigada por trazerem à luz essas informações! ❤❤❤

    • @daniellemarquesdutra4182
      @daniellemarquesdutra4182 Před 11 dny +1

      Que legal te ler, Lúcia! Tb passei por isso, das colegas pedirem para eu não perguntar quando apresentassem trabalhos.
      Uma amiga de infância lembra que eu conversava muito, ao mesmo tempo desenhava, e quando a professora perguntava do assunto de aula, eu sabia responder.
      Porém, emotiva demais, com um senso de Justiça absurdo, produzindo amor em alguns (talvez por amar ajudar os outros) e ódio em outros.
      Não aceito injustiças, não aceito sentir dor, algumas profissões que amo sei que não poderia seguir (licenciaturas ou areas ligadas à medicina) pois ao ver pessoas que decidem errando demais, sem querer rever comportamentos, "ou eu mato ou morro"...
      Aprender é das poucas coisas que sou muito boa, por isso não paro de estudar. Ainda bem que hoje temos opções em que estudamos no nosso próprio ritmo, pois de fato muitos professores são bem fraquinhos.

  • @claramartinsi
    @claramartinsi Před 3 dny

    Vendo o vídeo inteirinho, enquanto estudo, mando mensagem e anoto as próximas coisas que quero fazer de umas 3 áreas diferentes

  • @user-ox8xr8xi2d
    @user-ox8xr8xi2d Před měsícem

    Uma das minhas maiores caracteristicas é a coragem, e o sentimento de justiça na palavra, no argumento.

  • @lucianevinha1362
    @lucianevinha1362 Před 4 měsíci +2

    Gente .. vendo este vídeo na parte onde elas falam sobre o dever de casa , me lembrei de quando estudava .. eu odiiiiaaaavaaaa fazer a lição de casa e apesar de levar ponto negativo quase todos os dias por não levar a lição feita , eu sempre tirava notas boas .. me lembro que uma vez eu parei de estudar somente porque o professor pediu pra que fosse feito um trabalho durante as férias .. pra mim aquilo foi tão absurdamente insuportável que eu simplesmente não voltei mais pra aquela escola ..

  • @cintiacampos9965
    @cintiacampos9965 Před měsícem

    Aos 32 minutos quando a Psi. Carolina fala sobre o aprofundamento raso dos profissionais, concordo plenamente. Tem mães de crianças neuroatipicas que usam os canais de redes sociais para ajudar outras mães devido ao percurso exaustivo que passaram até encontrar os profissionais corretos. Me parece que o olhar pedagógico expecializado tem sido mais acertivo nessa área. Cheguei a este video por causa da Dra. Olzeni e por este soube que a formação vem da pedagogia Existem outros profissionais na internet que abordam o tema da neuroatipicidade e coincidentemente tiveram como estudo de base a pedagogia. Parece que o olhar fica mais amplo e prático , no sentido de enchergar o indivíduo em sua multiplicidade e em sua atuação diária.Não sei como andam as pesquisas nesta área, mas estou torcendo para que mas profissionais sigam este caminho pq talvez esta seja a solução para este atraso.

  • @susanafavaro8450
    @susanafavaro8450 Před měsícem

    Aprendi a ler com 3 anos, escrever com 4 e sempre fui muito questionadora e intensa. Fui tratada a adolescência e grande parte da minha vida adulta como TAB, me medicaram e me fizeram acreditar em muita coisa para descobrir recentemente, após o nascimento da minha filha e o raciocínio dela ser rápido, que não tenho TAB e sim, AHSD.

  • @lucienepredes
    @lucienepredes Před 10 měsíci +11

    Chorando de emoção com essas pessoas incríveis ❤👏🏼

  • @user-ox8xr8xi2d
    @user-ox8xr8xi2d Před měsícem

    Eu nao paro de argumentar e o q mais incentivei nos meu filhos foi isso,

  • @LiddyOliveira
    @LiddyOliveira Před 9 měsíci +4

    Meu Deus... precisei parar algumas vezes, estômago revirando... como me identifiquei com tantas coisas. Realmente a palavra é pertencimento. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento.

  • @Tatilagoa
    @Tatilagoa Před 9 měsíci +6

    Uau!!! Essas são as perguntas que me acompanha desde os 7 anos de idade, por que eu sou assim? Por que sou tão diferente, por que eu não aceito e pronto? Por que sou “rebelde”, melindrosa, diferente, doida, questionadora, etc (alguns adjetivos que ganhei ao longo da vida)?
    Ter encontrado esses vídeos tem me ajudado a entender um pouco a minha essência (a qual nunca pude usá-la) , gratidão!

    • @oxeslana
      @oxeslana Před 7 měsíci +1

      Posso roubar suas palavras Tatilagoa? Me identifico com todas elas!

  •  Před 8 měsíci +5

    Eu me vi desde a primeira infância sendo descrito por vocês! Beijos e Deus abençoe infinitamente esse trabalho absolutamente necessário de vocês!

  • @anapaulaalves2418
    @anapaulaalves2418 Před měsícem

    Me identifico com tudo que a Dra. Olzeni e a psi Carolina falam. A pediatra do meu filho, que tem 1 ano e 3 meses, percebeu que ele está a frente das crianças da idade no desenvolvimento cognitivo. Ela me indicou a Dra. Olzeni e percebo que eu tbm tenho vários indicativos para a superdotação.
    Agradeço pelo trabalho de Dra. Olzeni que está difundindo informação.

  • @mllin2081
    @mllin2081 Před 10 měsíci +17

    muito bom episódio, não sabia que a superdotação tinha toda essa complexidade, foi quebrado todo um estigma que eu tinha sobre essa neurodivergencia. Maravilhoso!

    • @LucianoRego
      @LucianoRego Před 8 měsíci +2

      Finalmante acho que me achei! Muito bom mesmo!

    • @luoliveira6984
      @luoliveira6984 Před 8 měsíci +1

      Eu também não sabia, a sociedade ainda não sabe, nem os profissinais de saúde mental, nem os professores/escola. Assim, o meu filho ficou 2 anos de tendo acompanhado sem a identificação. Tomou medicamento por 1 ano e teve diagnóstico errado.

    • @ramonmaier6488
      @ramonmaier6488 Před 5 měsíci

      Peço humildemente para que você sempre escreva ou fale superdotado, superdotação, pois se me permite: ao utilizar os termos "super dotado" e "super dotação" você não está se referindo a neurodivergência, neuroatipicidade encontrada em certas pessoas, mas a outra coisa creio eu. Digo isso para que você possa ser ainda mais compreendido e não acabe sendo entendido mal. Se cuida.

    • @ramonmaier6488
      @ramonmaier6488 Před 5 měsíci

      Peço humildemente para que você sempre escreva ou fale superdotado, superdotação, pois se me permite: ao utilizar os termos "super dotado" e "super dotação" você não está se referindo a neurodivergência, neuroatipicidade encontrada em certas pessoas, mas a outra coisa creio eu. Digo isso para que você possa ser ainda mais compreendido e não acabe sendo entendido mal. Se cuida.

  • @arturvitora.vazosorio3028
    @arturvitora.vazosorio3028 Před 4 měsíci +2

    Acabei de encontrar o vídeo que explica minha vida inteira

  • @jameskohlharrison
    @jameskohlharrison Před 5 měsíci +2

    Nossa, q aula de auto conhecimento, sempre fui mega curioso e altamente entediado com o colégio, na vida profissional sempre fui muito criativo e perseguido pelos superiores, acabei enveredando pelo caminho do trabalho autônomo e o mais solitário possível, acabei criando aversão a equipes e a estudo em escola, faculdade e não entendia o porquê, e me pego pensativo pq não me desenvolvi na vida apesar de ser muito inteligente, criativo e muito reativo tb.

  • @ana.m.e
    @ana.m.e Před měsícem

    Eu estudei em creche, primário e escola pública, mas no 3 ano do fundamental fui pra particular, só que a escola fechou e fui pra mesma escola em outra cidade com bolsa nisso estava no 5 ano e como passei por dificuldades chegando na escola em relação aos outros alunos, conversaram com os meus pais e me mandaram pra fazer diagnóstico com psicóloga em clínica e comecei a me questionar o tempo todo se eu tinha problema mental, do porque aquilo estava acontecendo comigo, porque eu tinha que ser diferente dos outros eu não conseguia aceitar e além disso meus pais concordaram de eu repetir um ano porque achavam que era melhor pra mim e que era muito criança, e com isso fazendo o 5 ano de novo passei por um Bullying leve de ser provocada por algumas meninas, tentava e me esforçava pra fazer amizades mas nunca me encaixava por conta da minha maneira diferente de pensar já que não gostava dos assuntos que crianças da minha idade falavam, também passei por uma coisa que me marcou eu tinha pegado um livro de geografia que explicava curiosidades e comecei a ler me interessar, e na escola quando o professor de geografia estava falando do assunto eu comecei a participar perguntando falando o que sabia e mais ninguém da sala fazia isso e o professor me mandou ficar quieta e todo mundo riu de mim, a partir daí comecei a me calar na sala de aula e a nunca mais participar com entusiasmo das aulas, lembro de ter sido acusada de fazer algo e chorei, já me barraram no banheiro e não me deixavam sair, e eu era do tipo boazinha então não sabia me defender já que nunca tinha tido uma experiência assim de eu precisar me defender até nas palavras, e além de tudo isso que passei tinha que ficar aguentando ser tratada como uma inválida diferente dos outros alunos tendo que fazer até provas fora da sala de aula, reclamei e voltei pra sala mas continuava a mesma coisa me sentia um erro me perguntava o porquê nasci daquele jeito, sentia um vazio, e além de tudo eu nunca fiz amizades na escola era sempre sozinha, após esse período do fundamental, no Ensino médio último ano terceiro, já era introvertida quieta falava com ninguém da minha idade, por 1 ano inteiro não falei com ninguém da minha sala de aula, só falava o extremamente necessário com os professores também, eu sentia um desprezo e um desgosto por estudar e ser tratada da mesma forma desde nova que tinha uma revolta interna, e uma coordenadora educacional que não era psicóloga disse que eu tinha problema mental afirmando, e disse que não era "Capaz" de passar de ano sem ajuda da escola, no final passei por muito estresse, ansiedade, pressão em casa e na escola pra passar, sentia medo, desenvolvi uma Alergia de pele graças a ansiedade e estresse, mas no final passei de ano sentindo um alívio e até hoje se eu paro pra pensar choro de alívio. Eu não sei mas me Identifico com a síndrome do Impostor, não acredito em elogios até de familiares, não confio em mim, não me acho capaz das coisas, tenho um pensamento muito perfeccionista, racionalizo muito os meus sentimentos no automático, fico pensando que é desnecessário chorar então engulo e não consigo gritar eu grito internamente só, além de sentir um vazio de não saber do que sou capaz não ter confiança em mim mesma.

  • @RoddyBezerra
    @RoddyBezerra Před 8 měsíci +10

    *_Ganhou um inscrito pela qualidade e paciência em ouvir as convidadas_* ;)

  • @TarsoFranchis
    @TarsoFranchis Před 2 měsíci

    Tive um avanço brutal com a minha mãe, claro que incorrendo eu em vários erros de conduta com o passar do tempo tmb.
    Quando pequeno lembro que bati umas duas vezes a cabeça na parede propositalmente, não pq era louco, não pq estava bravo, mas pq estava questionando a realidade e sabia que pular do telhado por exemplo teria o efeito de um ovo estourando na frigideira pela atração da parte de baixo do meu pé. Minha mãe me levou em provavelmente pediatra neurocientista, provavelmente amigo dela, não sei, mas tinha o mesmo nome que eu inclusive, não, não é meu pai, que trocava a maior ideia comigo, e depois ele falava pra ela que tava tudo certo.
    Daí em diante tava vendo filme legendado de cabeça pra baixo na cama, o tronco de cabeça pra baixo ao pé da cama. Tinha livros em casa, ao fundo num quartinho dela, pra década de 80 isso era um paraíso. Atlas, enciclopédias, novelas, Freud... nada direcionado, deixa lá que eu me viro.
    Mas, como nem tudo são flores, minha mãe adoeceu e faleceu, sou filho único de mãe solteira e talvez e provavelmente não segui o rumo apropriado por libertinagem exacerbada para o meu potencial. =/

  • @zamingul
    @zamingul Před 4 měsíci +2

    Alguém que se identificou como AH/SD lidando com problemas de depressão e disfuncionalidade social que conseguiu virar a mesa ? Queria mais relatos assim, sempre tive muita facilidade de aprendizado, lido com o tédio constante pois com essa característica da intensidade nos sentimentos nunca consegui ficar num emprego ou me adequar por muito tempo sem adoecer, sinto que criei sistemas inteiros pra burlar essas dificuldades. As psicólogas apontavam uma necessidade constante de se diminuir e se adequar, hoje sinto que estou descompressando e a ciência e a informação sempre oferecem conforto. Estudem, ainda não consegui recuperar minha independência financeira mas quando paro de estudar é sempre pior. Sou estudante de pedagogia, já cursei outras áreas em outras universidades federais como Letras e Gastronomia, acabei abandonando por problemas emocionais.
    Enfim, busquem ajuda, se reúnam, formem comunidades. Gostaria de encontrar grupos e fóruns com pessoas que encontraram caminhos e conseguiram acessar e compreender isso e vencer o grande desafio que é ser assim.

  • @user-ox8xr8xi2d
    @user-ox8xr8xi2d Před měsícem

    Eu tive uma professora que me entendia, ela me incentivava e me dava trabalhos diferentes de pesquisa científica. Foi ela q me levou a um laboratório e me mostrou o microscópio que eu nem imaginava q aquilo existia. Ela dizia q eu era muito parecida com ela, lembro q encontrei com ela anos mais tarde qdo fui buscar meu histórico de ensino fundamental pra fazer a matricula na faculdade de veterinária, ela se emocionou ao saber que eu tinha seguido meu sonho. Pena q não deu certo, fiquei viu a e sento muito medo de seguir sozinha numa cidade estranha e abandonei 😢

  • @flaviomoratodelimajunior1309
    @flaviomoratodelimajunior1309 Před 8 měsíci +4

    Minha mãe diz que com 1 ano eu cantarolava a musica que epa cantava para mim durante a gestação

  • @AmandaJandira-zz7mf
    @AmandaJandira-zz7mf Před 2 měsíci

    Dr Ozenir seus vídeos são bons com o Luds apenas vc e ele 😌

  • @elianecristpereiraoliveira4935
    @elianecristpereiraoliveira4935 Před 7 měsíci +3

    Há 2 meses ouvi, estava eu atendendo um cliente e , meu filho de 11anos, como de costume, me liga numa vídeo chamada, eu tive que atender na frente da cliente pois ele não desistia e nem esperava. O assunto: a força dos imãs em uma experiência que ele precisava me mostrar e tinha que ser naquela hora. Minha cliente, pacientemente, ao ver aquela cena me perguntou: vc já o levou a um neuro? Eu disse que não. Pois ela disse: esse menino tem múltiplas habilitação/ superdotação. Eu nunca tinha ouvido falar no tema altas habilidades . Comecei a pesquisar a fundo e levei em um neurologista que o encaminhou pras os testes com o neuropsicólogo. Só por aí começou a esclarecer sobre um problema que eu busquei desde que meu filho nasceu: Pensar que todas as doenças, alergias alimentares, asma, bronquite, tireóide poderia ter ou ser causada pelo AMBIENTE ESCOLAR. Agora é correr atrás do diagnóstico e apoia-lo . Que Deus nos abençoe 🙏

    • @pabliciarodrigues3180
      @pabliciarodrigues3180 Před 6 měsíci

      Tenho uma amiga que é prof. Especialista em Altas Habilidades superdotação ela disse que meu filho tem características de uma criança com altas habilidades. Ele tem todas essas doenças desde de pequenino qual relação com a altas habilidades?

  • @lua5589
    @lua5589 Před měsícem

    1:06:24
    1:31:14 sobre excitabilidade (questões sensoriais)
    1:41:08
    1:42:10

  • @daianasantana4650
    @daianasantana4650 Před 3 měsíci

    Gente, vocês não tem noção do quanto eu choro assistindo a Dra. Olzeni… e este podcast com a Carol, que tudooo… como “mãe (tbm) de 3 SDs, sendo dois deles 2e… eu estou há 19 anos lutando contra o sistema educacional… às vezes descrente, mas no fundo, o inconformismo que carrego, me impulsiona com tanta força!!! Não quero desistir, e meus filhos estão aí se preparando para a próxima geração conquistar muito além de nós. ❤

  • @user-ox8xr8xi2d
    @user-ox8xr8xi2d Před měsícem

    Meu Deus eu super me identifiquei com a história de vida da psicóloga.

  • @FernandoJorgedaSilva
    @FernandoJorgedaSilva Před 5 měsíci +1

    Em vários momentos do vídeo eu me senti sendo descrito ou ouvindo uma descrição dos meus irmãos! Uma pena não ter esbarrado com algum professor como a Dra. Olzeni!

  • @jsrmndalves
    @jsrmndalves Před měsícem

    Para a sobrevivência, é necessário a camuflagem. Há aspectos normativos e titulações que devem ser obtidas, porque afinal, vivemos em uma sociedade, e esses rótulos "oficiais", como um título técnico ou acadêmico deve ser comprovado. Se o superdotado perceber que e necessário o normativo, a vida ficará mais fácil para ele.

  • @krysteodolino8745
    @krysteodolino8745 Před 7 měsíci +2

    Impressionada!
    Absolutamente tudo que foi falado eu vivi. 😢 39 anos não avaliada, mas tudo indica tenho SD

    • @STG113
      @STG113 Před 6 měsíci

      2...
      Em outro vídeo a psicóloga fala algo que eu digo desde muito pequeno, nos sentimos como marcianos. Rsrs

  • @Misia2828
    @Misia2828 Před 2 měsíci

    Que apresentador maravilhoso, parabéns.

  • @abigailgarbari575
    @abigailgarbari575 Před 2 měsíci

    Tanto tempo de vídeo e a gente acompanha até o fim. Já dei uns pauses mas volto a assistir e olha que não tenho ninguém próximo que seja superdotado. A voz dessa mulher não cansa. Parabéns ao canal, estou aprendendo muito.👏👏

  • @sorayanunes1
    @sorayanunes1 Před 9 měsíci +1

    Ainda bem q temos internet e temos acesso a essas informações qualificadas. Estou impressionada com tudo isso. O atraso no Ensino no País é ainda pior do q eu pensava.

  • @monalizabezerra7574
    @monalizabezerra7574 Před 3 měsíci

    Ansiosa, impulsiva e explosiva...desenvolvi gastrite emocional...hoje estou me encontrando...melhor coisa❤

  • @JuMSFreitas
    @JuMSFreitas Před 5 měsíci +4

    Eta! Eu nunca fiz dever de casa na vida, nunca. Qdo tinha que copiar, eu copiava respondendo. E qdo tinha livro, eu respondia enquanto o professor dizia o que era para fazer. Fazia o meu e o dos colegas. E me mudaram de lugar por causa disso kkkk tbem teve um professor de química, de uma escola particular, dessas de franquia, bem conceituada, que tentou me humilhar na frente da sala toda. Ele estava explicando uma matéria nova e eu estava desenhando caricaturas no caderno. Ele ficou muito bravo, muito bravo mesmo, me chamou para responder exercícios na lousa dizendo que se eu não respondesse certo, ele iria me botar para fora da sala… Fiquei roxa de vergonha, aluna nova, mas não tinha muito o que fazer… Peguei o giz da mão dele sem falar nada, fui lá, respondi tudo, voltei para o meu lugar e continuei o desenho… silêncio por alguns segundos e bum, a classe explodiu… virou um pandemônio porque respondi tudo certo, até o que ele ainda não tinha explicado. Depois disso, ele passou a me tratar com hostilidade. Era tenso. E eu faltava muito, me chamavam de turista rsrsrs Mesmo assim, eu fui a única na escola a passar no vestibular para universidade estadual no meio do ano… Foi o primeiro que prestei, mas acabei optando por outro curso depois. Hoje acho graça dessa história, mas na época foi um sofrimento e tanto…

    • @andersonguimaraesoficial
      @andersonguimaraesoficial Před 4 měsíci

      Minha história é exatamente igual à sua, estou satisfeito de ter encontrado esse tema. Talvez não seja tarde para estar feliz.

  • @joseliaagripino4022
    @joseliaagripino4022 Před 10 měsíci +3

    Sensacional, passaria um dia inteiro ouvindo vocês.

  • @Drixbrites66
    @Drixbrites66 Před 8 měsíci +4

    Sobre isso de gravar audio andando, tb faço.. as ideias fluem melhor e percebo uma diminuição da tensão. Às vezes caminho pra pensar melhor e digo que é sobre 'fazer as ideias andarem..

  • @dikacancelier
    @dikacancelier Před 2 měsíci

    Eu tenho um pouco de dificuldade para ler livros grandes, mas se eu ler escutando música, principalmente rock, flui.

  • @debraolm7104
    @debraolm7104 Před 3 měsíci

    LACROU TOTAL!!!! A gíria é velha, sou uma Avó (nem tão velha) e não paro de pesquisar com Vcs para ajudar e aprender sobre meu NETO (Dupla SD).... É um caminho sem volta! Gratidão!

  • @sabedoriacontinua
    @sabedoriacontinua Před 4 měsíci

    Esse foi sem menor sombra de dúvidas o melhor programa que eu já ví no CZcams em toda a minha vida!!! Parabéns para todos os envolvidos!

  • @AbCdEfG-1996
    @AbCdEfG-1996 Před 4 měsíci +2

    A partir das 1h49 até 1h55:21' tem um ruído no áudio. É bem baixo, mas incomoda. Não é meu celular. Voltei várias vezes e estava lá 😅 Não consegui ouvir esse trecho. Vida que segue 😊

  • @user-ox8xr8xi2d
    @user-ox8xr8xi2d Před měsícem

    Gracas a deis escutei aquu, ha muito tempo sofro com o fato de nao ter sido nada, apesar de toda minha capacidade de aprendee. Hj o q me deixa muito mal é qdo estou conversando com pessoas graduadas e me perguntam em q area eu atuo, ai acaba a conversa, em nenhuma. Ninguem inteligente tem interesse em conversar sobre assuntos da sua area com quem nao atua mela

  • @ericaester1708
    @ericaester1708 Před 3 měsíci

    Revolucionários ❤

  • @liinymusic
    @liinymusic Před 4 měsíci

    Me identifico bastante, principalmente a parte de enxergar além mas ninguém entender, acreditar e pior, me taxar de arrogante. É sufocante viver em um mundo onde não encontramos entendimento ou abertura para ser quem se é, por parte das outras pessoas.

  • @KKoji
    @KKoji Před 7 měsíci +1

    quando tinha 9 ano achava q todo mundo era atrasado. kkkk quando tinha 19 fui pro japao trabalhar e achei muito atrasado sistema de hierarquia , com 29 anos comecei ver que tudo que fiz estava se tornando normal para as pessoas .
    costumo pensar q vim do futuro kkkk

  • @SilviaSelli
    @SilviaSelli Před 10 měsíci +4

    Excelente.... 3 dias pra conseguir assistir de tão intenso que foi e de tanto sentido que faz pra mim! Tive que parar diversas vezes por falta de ar e a sensação que vai cabeça tava pra explodir! Kkkkk obrigada por todo conhecimento!

  • @FeehRodriguesOficial
    @FeehRodriguesOficial Před 3 měsíci

    dá vontade de chorar o podcast inteiro.. é angustiante sentir tudo isso.... eu já to na 2ª graduação, mas as dores do ensino básico foram traumáticas. Detalhe: hoje dou aula na escola pública

  • @LucianoRego
    @LucianoRego Před 8 měsíci +1

    Muito bom o podcast. Recentemente me enquadrei do TDAH com vários dos sintomas (sem avaliação formal ainda), mas sem dificuldades de estudo. Muito ao contrário (até pulei uma série na minha infância). E ontem achei este vídeo e assisti (até o final!! :). Acho que encontrei minha combinação com dupla excepcionalidade. Vou correndo fazer uma avaliação formal!

  • @josesoares1231
    @josesoares1231 Před 8 měsíci +1

    Dra. Olzeni é delicioso ouvir a senhora. Parabéns

  • @user-ox8xr8xi2d
    @user-ox8xr8xi2d Před měsícem

    O q mais escuto é" pq tu não aceita as coisas como são?"

  • @leilafaria9165
    @leilafaria9165 Před 2 měsíci

    Nossa, já obriguei meu filho a fazer lição de casa, com ele tendo várias crises 😢

  • @Fernando-vi9li
    @Fernando-vi9li Před 8 měsíci +3

    1:55:19 Adultos

  • @MilenaBauldeAzevedo-rq9jv
    @MilenaBauldeAzevedo-rq9jv Před 9 měsíci +1

    Fiz secretariado, contra vontade, faltava às aulas, eu chegava na sala minhaa colegas, vc faltou , hj tem sabatina de sociologia, é redação!... e eu tinha certeza de um zero, mas fazia, ia escrevendo, e ganhava 10 a maior nota, a melhor prova. Em provas com questões, minhas colegas, me chamavam, mexiam comigo, pedindo cola, eu dizia, "eu não sei,não estudei," não adiantava....era uma tortura, ficavam bravas e eu tirava 10...com a raiva da classe toda..mas quando eu estudava, quase madrugada toda, com a matéria na ponta da língua e a certeza de um 10, e eu tirava 1 ou até zero! Eu não entendia nada, me sentia uma fraude. Hoje sei que eu perdia o foco, até se um passarinho na janela, ou som..etc muito bulling...ficava de castigo muitas vezes, para não dar cola!!!

  • @vivianemontedemelo8051
    @vivianemontedemelo8051 Před 9 měsíci +1

    01:13 se entrega, se encaixa!!! O mantra da escola tradicional! Socorro Deus!

  • @risiaaraujo3044
    @risiaaraujo3044 Před 9 měsíci +1

    Também tive dificuldades de copiar o quadro, chegava a chorar de tanta frustração, mas me obrigava a terminar pq não queria desobedecer...

  • @user-ox8xr8xi2d
    @user-ox8xr8xi2d Před měsícem

    Há 3 dias atrás tive um problema com um grupo onde fui excluída por perceber um problema futuro que iria acontecer em nosso projeto, fiz de tudo pra explicar, até ilustrei, mas não adiantou, fui taxada de retardada de não aceitar as coisas como são de ser a sabe tudo de me meter... Que ficarão bem melhor sem mim, pq estresso o grupo todo com minhas afirmações e que sou negativa. Me excluiram de tudo e ainda uma a mais desprovida de inteligência mandou ofensas no privado. Simplesmente ninguém, mas ninguém mesmo analizou o que apresentei, pq sou mulher e esse é um assunto masculino e pq estava questionando um serviço técnico. Fiquei muito mal. Havia desistido já de continuar vivendo, aí apareceu esse vídeo pq já havia assistido outro da dra ozeni outro dia. Terminei o vídeo agora estou c esperança e forças pra buscar ajuda pra entender e não me frustrar tanto.

  • @jurandyalvarenganeto369
    @jurandyalvarenganeto369 Před 4 měsíci

    Devido a ignorância do meu pai em específico e a falta de informação, sempre me senti o esquisito da turma, mas agora começo a entender o por q de ser tão estranho em comparação a maioria das crianças da minha idade, aos 9 perguntei a minha mãe se era adotado pq era muito diferente da família e dos amigos, inclusive não conseguia entender como coisas tão boas poderiam causar reações tão fortes como gargalhadas. Comecei a imitar o comportamento dos outros p me encaixar, mas os questionamentos nunca pararam, ainda hoje faço várias pesquisas que não tem nada a ver com minha profissão, sou cozinheiro e massoterapeuta, tenho interesse em física quântica, filosofia, história, química, psicologia, tenho formação profissional como vigilante e gestão empresarial, minhas notas sempre estiveram baixas quando eu tirava 8,5, mas devido a um episódio em q meu pai no final do ano após ver q meus cadernos só tinham cabeçalho e desenhos, mesmo mantendo a média de 8,5, me arrastou p a escola e tentou fazer a equipe pedagógica me reprovar pq segundo ele, não havia condições de um aluno como eu passar de ano, minhas notas caíram p apenas a média mínima p passar de ano e meu interesse pela escola murchou, ao ponto de desistir várias vezes e ficar por 11 anos indo e voltando no ensino médio

    • @jurandyalvarenganeto369
      @jurandyalvarenganeto369 Před 4 měsíci

      Quis dizer coisas tão bobas e não tão boas, o corretor não me ajudou nessa!

  • @semnocaobra
    @semnocaobra Před 4 měsíci +1

    EU NECESSITO DE SOCORRO. Necessito descobrir o que eu sou. Na verdade eu já sei, mas um rótulo pode me ajudar a pertencer a algum grupo de pessoas.

  • @angelasantaana
    @angelasantaana Před 4 měsíci

    Eu detestava dever de casa, fazia tudo na escola. Em casa era pra estudar. Sempre falei pra minha filha , voce pode argumentar mas nao ser sem educação. Tem que educar a criança, com inteligência ou sem inteligência, isso é básico, pq no trabalho a criança nao vai fazer o que ela quer. Nunca falei pra minha filha fazer lição, nem olhei caderno, isso era responsabilidade dela pq se nao fizesse que ia ter que dar satisfacao era ela. Um dia ela questionou e fez eu olhar oncaderno dela, pq disse que as mães dos colegas faziam isso, vai entender😮😊ela falava voce tem que olhar vai que eu faça alguma coisa errada.

  • @deboraramos2406
    @deboraramos2406 Před 8 měsíci

    A Superdotação é algo que tem se falado muito, e eu acho ótimo,até que enfim,pois mais pessoas estão buscando ajuda psicologica.
    Pra se conhecer melhor e tambem para lidar com as suas caracteristicas é muito interessante saber mais,e sempre tem mais oque aprender, não é errado;eu não entendo porque tem gente incomodada com isso,qual o problema de se identificar e até dizer que é?,se a pessoa tem certeza e acontece com ela,é a história de vida dela,oque te da o direito de duvidar?,ela pode estar certa,e isso tambem serve pra TDAH,Asperger entre outros transtornos,que estão sendo mais falados nos ultimos tempos.Ainda há muita falta de informação,e com o pouco que se tem descoberto as pessoas não sabem lidar,muito menos respeitar ou simplesmente aceitar.enfim não sejam burros,orgulhosos e criticos,se informem mais não para diminuir e martelar ninguém com a sua verdade,se não acredita,te incomoda de alguma forma apenas veja outra coisa,nem toda opinião precisa ser comentada principalmente essas arrogantes e maldosas,ninguém é dono da verdade principalmente sobre a vida alheia,entendam oque é limites,respeitem.

  • @FeehRodriguesOficial
    @FeehRodriguesOficial Před 3 měsíci

    esse vídeo tá inspirado

  • @roycruz9609
    @roycruz9609 Před 3 měsíci

    Excelente

  • @lyviamcorrea
    @lyviamcorrea Před měsícem

    Mais alguém não conseguiu ouvir o áudio depois de 1:38:00 por causa da microfonia que ocorreu e precisou colocar na áudio descrição? Eu quase vom*tei quando aquela microfonia veio.

  • @rsdom
    @rsdom Před 4 měsíci

    Nas reuniões de trabalhador e cursos eu ficava fazendo várias vezes um cubo mágico para prestar atenção, do contrário eu não conseguia me concentrar no que era falado

  • @kairaconexaogourmet
    @kairaconexaogourmet Před 3 měsíci

    Estou vendo o vídeo e só me vem a cabeça o quanto está sendo difícil pra mim ter q estudar para o vestibular, na minha cabeça só vem o quando é desnecessário ter que aprender coisas que não tem nada haver com o curso q eu pretendo fazer, já teve dia de eu simplesmente ter crise de pânico e querer desistir de tudo, questionar o sistema, o governo, tudo. E quando eu pego a prova pra fazer em testes eu consigo acertar boa parte das questões. Mas ao mesmo tempo eu me cobro mentalmente por não estar "estudando" como todo mundo, todas as vezes a eu decido não estudar. Complicado, não sei mais o q fazer, queria não ter q estudar esses conteúdos, mas o vestibular cobra e eu tbm me cobro

  • @lisboalien
    @lisboalien Před 8 měsíci

    Eu tô aqui ouvindo os relatos da Dra como ela encara as coisas e na minha cabeça tá assim: "mas isso não é normal?" 👀 ficando espantada aqui

  • @ildenete3235
    @ildenete3235 Před 9 měsíci

    Nossa! Vocês duas são top! Deus abençoe o trabalho que vocês estão fazendo com as pessoas superdotadas e com o desenvolvimento desse tema num pais tão cheio de estereótipos.

  • @beniciosub1092
    @beniciosub1092 Před 2 měsíci

    Dra Olzeni gostaria muito de marcar uma consulta para minha netinha Lais, estou com 70 anos e sofri muito por causa de um diagnostico errado quando eu tinha uns 5 anos, minha netinha tem 6 anos e quero muito que tenha uma vida melhor que a minha.

  • @sergiobrida
    @sergiobrida Před 6 měsíci

    Em meu tempo de escola nas segundas-feiras repetia as sextas-feiras, pela maioria dos alunos faltava nas sextas eu nao suportava isso, ou eu ia na segunda ou na sexta, isso ja em nos anos de 1980. Pra mim era um sofrimento assistir aulas repetidas.

  • @powrean
    @powrean Před 6 měsíci +1

    Muito bom o video. Porem em 1:48:20 até 1:55:20 surge um zumbido continuo que me impediu de continuar assistindo kkk. De 1:55:20 em diante assisti sem problemas. O mais engraçado é que o zumbido surge exatamente após voces falarem sobre essa sensibilidade a sons kkk

    • @NeurotonicoTV
      @NeurotonicoTV  Před 6 měsíci

      Foi um problema elétrico, botei um estabilizador depois.

  • @ramonmaier6488
    @ramonmaier6488 Před 5 měsíci +2

    Eu descobri que posso ter a Síndrome de Savant, no lado da música eu sou um gênio: escuto uma vez uma música e consigo reproduzir sem nenhum problema, porém eu não sei se a nota é dó, fá, ré, qual o tom, se está em mi menor... No lado da música eu sou um gênio, mas eu acho que o lado da arte visual (desenho, escultura e muito mais) pode ser que eu não tenha, se bem que ainda não sei. A propósito: eu não sou um tolo, eu só não passo por todo o processo até criar uma obra de arte (metáfora também funciona): não preciso estudar, ler, testar, aprender... Eu simplesmente crio, eu reproduzo algo melhor dizendo. Pior que eu tenho um qi de 170 a 190, 190 a 210 ou acima disso (penso que posso ter um qi acima de 210, pois eu creio ser ainda mais distinto, genial, criativo, complexo, profundo e etc, que uma pessoa que tem um qi de 170 a 190 ou de 190 a 210). Refleti um pouco aqui e percebo que tenho um qi de 190 a 210 ou acima (já sabem). Preciso ver se existe a possiblidade de alguém ter a genialidade característica de quem tem a Síndrome de Savant apenas na música. Além de saber se sou um gênio na arte como um todo (acho que vocês entenderam). Superdotação, altas habilidades, autismo, síndrome de Savant e entre outras coisas (sim, pois se eu for levar ao pé da letra tudo o que os médicos dizem eu sou esquizofrênico, esquizoide, talvez psicopata...). Uma pessoa com um qi acima de 140 é o que podemos chamar de gênio (pouco não?), mas acima de 130 é o que chamamos de superdotados (vêem a margem? A grande parte da galera é superdotada, uma minoria genial (tem qi acima de 140 no mínimo) e acima de 140 as coisas começam a ficar esquisitas (imagine eu, Albert Einsten que tinha um qi de pelo menos 220, Richard Fennyman 200 no mínimo, Nikola Tesla...), tanto que não se tem praticamente nada na internet sobre essa galera. Eu posso dizer que sou um gênio, mas isso é muito pouco, estou muito acima disso, mas infelizmente não se tem um adjetivo conhecido que distingue alguém que tem a síndrome de Savant e ao mesmo tempo não é limitado cognitivamente falando (não tem um qi abaixo da média, abaixo de 110, quem sabe). É isso.

    • @rickgauden
      @rickgauden Před 4 měsíci +1

      Faz uns vídeos fazendo isso de ouvir e replicar a música

    • @ramonmaier6488
      @ramonmaier6488 Před 4 měsíci

      @@rickgauden Não é necessário e você também sabe disso lá no fundo, pois você pode me acessar, acessar o que eu sou, o que eu penso, o que eu faço, o que eu falo, o que eu canto... Está tudo disponível, é preciso apenas que esteja receptivo à tudo isso e muito mais. O seu coração, a sua intuição vai lhe dizer de modo certeiro se eu sou de fato capaz de replicar, reproduzir tudo que eu ouço ou não. Saiba que mesmo que eu te enviasse vídeos de eu cantando uma música inteira, no ritmo exato, com os efeitos e etc, se você não quiser acreditar, se você acha que isso é impossível e por aí vai, tu vai colocar a sua mente cética, julgadora, criticadora, racional... para trabalhar instantâneamente, procurará, tentará achar incongruências ou sei lá. Eu não tenho Síndrome de Savant, mas eu tenho ouvido absoluto, uma boa memória... Eu tenho algumas características dessa Síndrome, mas só isso. Veja os vídeos da Shirley Lotto, aí está porque eu falei um monte de coisa um tanto quanto suspeita, bizarra... Você é brabo, por isso eu estou pensando em mostrar que eu tenho uma memória boa, ouvido absoluto... É provável que eu nunca faça isso, bem provável. Não acredita a menos que veja, ouça, toque e mais? Cadê a sua fé? :).

    • @rickgauden
      @rickgauden Před 4 měsíci +1

      Se vc fizer videos pode alcançar as pessoas que se reprimem hoje por achar que não há valor nessa habilidade. De que vale nossa potência se não pudermos fazer a diferença no mundo?

    • @ramonmaier6488
      @ramonmaier6488 Před 4 měsíci

      @@rickgauden Certo.