O GOL GTI DE AYRTON SENNA: O ESPORTIVO QUE NEM O CAMPEÃO VIU

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 08. 2024
  • Conheça a história do presente que acabou não caindo nas mãos do tricampeão de Fórmula 1
    O ano era 1988 e Ayrton Senna havia acabado de vencer o primeiro dos seus três campeonatos mundiais de Fórmula 1. Um de seus principais patrocinadores e apoiadores, o extinto Banco Nacional, resolveu presenteá-lo pelo feito com o, na época, recém-lançado e badalado na VW Gol GTI. O banco optou por comprar o carro diretamente da Volkswagen, e as pessoas envolvidas na escolha do carro que serviria ao campeão resolveram caprichar.
    No pátio da fábrica, localizada na cidade Taubaté (SP), os técnicos procuraram uma carroceria excelente, aquela em que todos os ajustes da estamparia estavam perfeitos. O carro pronto, aguardando para ser enviado a um concessionário, foi levado para a Ala Zero da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), uma espécie de oficina modelo responsável pelas revisões dos carros da frota interna e pela solução dos problemas que a rede de concessionárias não conseguia resolver. Eles é que fariam a revisão de entrega e os acertos do carro campeão que presentearia outro campeão. Resolveu-se também que o motor e o câmbio seriam substituídos, por um conjunto igualmente montado na linha de produção, mas que, graças a uma montagem mais feliz e com componentes mais adequados, desenvolviam mais potência, no caso do motor, e menos ruído, no caso da transmissão.
    Ronaldo Berg, diretor de pós-venda da VW na época e responsável pela Ala Zero, se encarregou de pedir às engenharias de motor e transmissão unidades que se destacaram pelo melhor desempenho. Uma equipe de mecânicos foi destacada para o serviço refinado no carro do campeão. O esportivo de Senna foi colocado em um elevador, ligeiramente erguido para a retirada das rodas dianteiras, que foram devidamente colocadas no porta-malas, já forrado com papel-manteiga para não sujar. Iniciou-se a retirada do conjunto motor/câmbio original, que seria substituído por aqueles outros especialmente escolhidos.

Komentáře • 14

  • @JoseLuiz-cu8sk
    @JoseLuiz-cu8sk Před 3 lety +1

    Dizem q o gol gti está numa Oficina no Rio de Janeiro, onde o ermao de senna deixou para trocar a suspensão e nunca mais buscou

  • @albertoalves7652
    @albertoalves7652 Před 5 lety +3

    Pelo Que eu sei ele tinha dos nacionais, era um Escort XR3 cinza

  • @jclaudio806
    @jclaudio806 Před 5 lety +1

    Puxa bem que poderia montar uma super investigação
    Uma mega organização
    Pra saber onde anda

  • @andersonalvesa2
    @andersonalvesa2 Před 6 lety +2

    Amarrado ao elevador para que não cometeçe o suicídio do primeiro....
    Essa foi de cagar...
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @andersonfabianopereira621

    Sei que é uma historia muito estranha, mas por mais absurdo que pareça, é real. O carro doado a Senna nao deve existir mais, pois colecionadores o buscam a muito tempo e ninguem sabe o paradeiro

  • @wagnerleal6399
    @wagnerleal6399 Před 6 lety +2

    Como saber onde anda o carro se não mostra a placa ....???

  • @brunocoelho2749
    @brunocoelho2749 Před 6 lety +3

    🤦🏻‍♂️ não acredito que perdi esse tempo ouvindo 👂

  • @macmondac
    @macmondac Před 6 lety +1

    Claro que não... isso é mentira. Da onde que na produção se fica sabendo que "aquele" motor é mais potente e "aquela" caixa faz menos ruído? A VW tem um dinamômetro ao lado da produção e testa todos os motores produzidos... nem por amostragem!
    Tá certo que o GTi era um carrão mas para que o Senna ia querer uma bosta dessa se comparado a Mercedes e a Honda NSX que ele ganhou.
    Será que supostamente não havia um engenheiro acompanhando a presepada de desmontagem do motor padrão? Será que esse animal não sabia que o carro podia despencar do elevador se o motor fosse retirado por baixo? Qualquer jumento que trabalha com elevacar sabe disso, mas o engenheiro mecânico, contratado pela VW, para mexer no carro do Senna, esqueceu...
    Que bosta de mentira mal contada.

  • @zandominigi100
    @zandominigi100 Před 4 lety

    Não acredito

  • @brunosisdelli
    @brunosisdelli Před 6 lety +2

    Puta Historinha nada a ver hein........deus do céu.

  • @ivangarage3125
    @ivangarage3125 Před 4 lety

    que sotaque carregado!

  • @NandoSucupira
    @NandoSucupira Před 6 lety

    Péssimo