Nelson Piquet - Le Mans 1996

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • Texto por Bandeira Verde:
    Se o campeão Mansell fez uma edição das 24 Horas de Le Mans, o tricampeão Nelson Piquet tinha de superá-lo participando de duas. O brasileiro, que havia prometido ao mundo que não entraria mais num carro de corridas nem para fotografia após o pavoroso acidente em Indianápolis em 1992, percebeu que disputar algumas provas eventuais de protótipos poderia ser algo bastante divertido. E mais seguro para os pés.
    Nelsão iniciou um belo namoro com a BMW a partir de 1994, quando disputou as Mil Milhas Brasileiras e as 24 Horas de Spa-Francorchamps a bordo de carros da marca. Terminou ambas em quarto e gostou do negócio. No ano seguinte, participou novamente das duas corridas e obteve um belíssimo segundo lugar em Spa. Piquet viu que levava jeito e aceitou o convite para participar da corrida de protótipos maior, as 24 Horas de Le Mans.
    O tricampeão foi contratado pela equipe Bigazzi para pilotar um exuberante McLaren F1 GTR equipado com motor BMW na corrida de 1996. No ano anterior, este conjunto obteve a vitória, o terceiro, o quarto e o quinto lugar em Le Mans. Só isso. Nelson Piquet estava bem equipado, esta era a verdade.
    O brasileiro dividiu o carro nº 39 com os amigos Johnny Cecotto e Danny Sullivan. O trio idoso obteve um razoável 12º lugar no grid. Na corrida, as coisas deram certo apenas nas primeiras horas. De madrugada, a merda do radiador do McLaren furou e o carro perdeu velocidade. Mesmo assim, ele chegou ao fim em oitavo. Mas os pilotos não ficaram tão contentes. “Dava para ter chegado ao pódio”, afirmou Piquet.
    Em 1997, Piquet arranjou uma equipe melhor para disputar sua segunda 24 Horas. “Equipe melhor”, na verdade, não é a forma mais adequada de caracterizar a BMW Motorsport, não é? Nelson dividiria outro McLaren F1 GTR com Steve Soper e JJ Lehto. Numa equipe melhor estruturada, daria para conseguir um resultado bem melhor. Quem sabe a vitória?
    O trio obteve um excelente sexto tempo na classificação, sendo o melhor dos McLaren GTR do grid. Durante a corrida, o carro ganhou posições e vinha rumando ao pódio. No entanto, o câmbio e JJ Lehto não colaboraram. Uma combinação explosiva entre transmissão problemática e piloto finlandês desastrado resultou em um acidente besta na Mulsanne após 236 voltas. Infelizmente, Piquet não conseguiu realizar o sonho de ser o primeiro campeão de Fórmula 1 a vencer em Le Mans desde Graham Hill. Mas os pés permaneceram intactos.

Komentáře • 12

  • @carlo5henrique236
    @carlo5henrique236 Před 6 lety +4

    Que achado esse vídeo! Sensacional, parabéns pela postagem. Em 1997 a vitória do Piquet era quase certa, faltou pouco...

  • @naestradacomroseejunior8281

    Época de ouro das 24 horas de le mans

  • @FlavioSpirit
    @FlavioSpirit Před 4 lety

    Boa tarde !!!!
    Que corrida fantástica.
    Grandes pilotos e carros maravilhosos.
    Mais uma grande atuação do nosso Campeão.
    Muito obrigado pelo vídeo e parabéns pelo canal......

  • @7agner
    @7agner Před 4 lety +1

    maratonando esse canal. Voce tem um acervo magnífico. Parabens e obrigado por compartilhar.

  • @elmadi7391
    @elmadi7391 Před 4 lety

    Thank you for posting!!!

  • @leandro_Xis
    @leandro_Xis Před 4 lety

    Só carro ícone McLaren/BMW , Nissan Skyline R32LM,Madza787B, Ferrari F40,Porshe GT1....etc...
    Melhor época de grandes motores e máquinas fantásticas que são sonho dos entusiastas até hoje.
    E quanto é guerreiro o skyline o único coupê no meio dos monstros

  • @gblikesnikes
    @gblikesnikes Před 4 lety

    I was 16 years old in Compton and you couldn’t tell me Ferrari wasn’t the best car manufacturer on the planet. I would literally fight you if you said other wise. I remember watching this on ABC while waiting on my good friend to come buy some weed from me. 😂😂😂 good times.

  • @daltromattos5333
    @daltromattos5333 Před 4 lety +11

    O Senna sempre comeu poeira do Piquet, só apareceu depois que o Piquet resolveu deixar de correr para ganhar dinheiro na Lotus.

    • @elziocanssi7156
      @elziocanssi7156 Před 4 lety

      Amigo sou do fã do Piquet, mas a verdade é que nunca foi um piloto De liderança de prova, sempre foi reativo gostava da ultrapassagem e não dá liderança obs: aqui fala um piquetista

    • @Danelon2006
      @Danelon2006 Před 4 lety +2

      Falou pouco e só falou besteira. O Senna comeu poeira (na verdade nem tanto porque ganhou corridas na época da Lotus chegando até a ter alguma chance de ser campeão) quando o Piquet tinha o melhor carro e vice-versa. O auge de Piquet foi numa época diferente. O Piquet possui habilidades únicas de acerto de carro, além de ter criado recursos que foram copiados depois, porém, um pouco menos de talento para pilotar (o que não é vergonha alguma). Numa mesma equipe, acho que o Senna venceria Piquet pelos feitos de cada um em pista.
      Mas tem que tirar o chapéu pro Piquet. Se o Senna tivesse começado a correr junto com o Piquet (e nas mesmas circunstâncias), acho que ele não teria conseguido ser o que for. O Piquet passou mais dificuldades e teve que ter mais criatividade e inteligência para fazer sua carreira. O Senna tinha a família por trás dando apoio podendo se concentrar apenas em desenvolver seu talento único e acima da média (até mesmo dos grandes pilotos).

    • @luizprudenciojunior4505
      @luizprudenciojunior4505 Před 4 lety +1

      Rafael Danelon Tenho 42 anos e acompanho a F1 desde 1987 por aí. Digo a você meu amigo que de tudo o que já li até hoje esse seu relato foi o que mais se aproximou de tudo o que penso. Forte abraço!

    • @propiosuruguayitomon
      @propiosuruguayitomon Před rokem

      O senna foi o queridinho da globo, Nelson Piquet foi o melhor sem comparação.