Faz sentido fazer uma graduação em 2024?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 21. 08. 2024
  • Diante de tantas incertezas no mercado e no mundo, será que ainda vale a pena fazer faculdade? Aqui vou dar a minha opinião se ainda vale a pena fazer faculdade, ou se existem outras alternativas.

Komentáře • 43

  • @guilherme29248
    @guilherme29248 Před měsícem +21

    Felizmente uma opinião cética e com base na realidade. Acredito que para pessoas menos favorecidas, sem família e contatos, tem sim que investir nos estudos, infelizmente é a maneira mais fácil de ter um sucesso, é a garantia de sucesso? Não, mas com seus diplomas e certificados quando uma oportunidade chegar na sua porta pode ter certeza que ela vai ser sua. Também acredito que devemos investir em áreas que estão empregando e não nos sonhos de infância, no final a gente sempre se encontra em algo totalmente diferente do que imaginamos e para pessoas como eu que não tem muita estrutura familiar a recomendação é sempre aproveitar qualquer oportunidade de estudo em áreas que empregam e que fazem sentido com o estilo de vida que vc pretende ter no futuro.

  • @floritaarte5395
    @floritaarte5395 Před měsícem +26

    Minha opinião clichê: Ruim com graduação, pior sem.

  • @guimaraesalysson
    @guimaraesalysson Před měsícem +8

    Esse apagão de inscrições e queda em interesse é o resultado natural depois de anos de oferta artificial e incentivos vindo do governo. É uma correção de mercado, assim como acontece no mercado financeiro depois de uma supervalorização de uma ação por causa de hype. Sim, é triste a situação de quem gastou anos e anos e ingenuamente achou que iriam correndo atrás dele(a). Por fim, pessoalmente acho que devem fazer sim uma graduação e mestrado, caso tenha o privilégio de não ter necessidade de trabalhar ou tenha emprego com horário flexível. Sou formado em ADM, faço mestrado em CC e trabalho como DS.

    • @lorelouz
      @lorelouz  Před měsícem +6

      Eu vi um vídeo recentemente que o mesmo está acontecendo na China e na Coréia do Sul. O governo também investiu muito em faculdades, e agora os mais jovens têm faculdade, mas não têm emprego pra todo mundo. Então muita gente está buscando outras alternativas. E a busca por empregos "blue collar", que até então ninguém queria fazer, tem aumentado muito a procura e tem sido a saída para muita gente. Algumas pessoas estão abrindo pequenas empresas, pra tipo, limpar casas, escritórios, e eles estão tendo melhores resultados do que se estivessem no CLT. Os tempos estão mudando, e precisamos nos adaptar ao invés de lamentar :/ Mas ainda que seja essa realidade, os estudos nunca serão perda de tempo e é sempre o melhor investimento que alguém pode fazer.

  • @varandavipimoveis
    @varandavipimoveis Před měsícem +2

    Haha!! E eu aqui ansiosa pra fazer meu estágio em MKT aos 57 anos. Realmente faculdade não garante emprego, mas as empresas sempre pedem nas vagas que tenham alguma especialização ou esteja cursando... na minha opinião especialização/ tecnólogos é suficiente.

  • @Zizaco
    @Zizaco Před měsícem +2

    Esse é realmente um tópico delicado. Concordo com o video e com a sua opinião ponderada!
    Realmente houve uma onda de pessoas que achavam que faculdade significava "sucesso garantido".
    Faculdade pode ser útil, mas depende de muitos fatores.

  • @OFabianoSilva
    @OFabianoSilva Před měsícem +2

    Nunca tive vontade de fazer faculdade. Só fiz FATEC porque era Tecnólogo e dava para conciliar com um emprego. Para mim foi muito bacana. Não me arrependo, apesar de ainda não atuar com desenvolvimento. Super recomendo.

  • @nordestinadev
    @nordestinadev Před měsícem +1

    Sempre com os melhores conteúdos ❤.
    Graças a Deus, as profissões saturadas de hoje acabam se renovando e surgindo de forma atualizada. Quando comecei minha carreira em Marketing, a faculdade ajudou muito em relação ao estágio, mas, no dia a dia de trabalho, poucas coisas realmente se aplicavam. Acredito que, dependendo da faculdade, ela facilita principalmente na obtenção de um estágio e na compreensão da parte teórica. Hoje, faço ADS também em busca de aumentar o leque de oportunidades...

    • @lorelouz
      @lorelouz  Před měsícem +1

      Exatamente! É preciso, dentro de uma área, identificar quais são os gaps de profissionais e estar sempre atento a como está o mercado. Eu comecei trabalhando como Data Analyst usando uma ferramenta que, na época, era revolucionária, mas hoje em dia tem perdido espaço para outras tecnologias que foram surgindo ao longo do tempo. Eu fui acompanhando esse fenômeno e resolvi mudar de área dentro do campo de dados, trabalhando com uma ferramenta que lançou há pouco tempo e está crescendo cada vez mais. Se eu tivesse ficado só no conforto de continuar como DA com essa ferramenta, devido à competição de profissionais e tecnologia, provavelmente hoje eu estaria ganhando metade do que eu ganhava no início da carreira.

  • @caique18
    @caique18 Před měsícem +2

    Aproveitando o tema seria uma boa você fazer um video sugerindo um roadmap que um autodidata poderia fazer para entrar na área de dados.

  • @klovysbarbosa9706
    @klovysbarbosa9706 Před měsícem +1

    Graduação foi, é e continuará sendo importante principalmente para quem não nasceu em "berço esplêndido". Eu comecei como instrutor/professor de informática, passei pela área de TI e agora estou me graduando em ciência de dados.
    O meu foco é a inteligência artificial, mas para isso preciso passar pela área de dados para consolidar o conhecimento e depois escolher uma subárea da IA e continuar investindo tempo e dinheiro para adquirir mais conhecimento.
    Minha opinião é: invista o quanto puder em estudos, não importa se é ao nível básico, intermediário ou avançado.
    Gente deixo um pouquinho da minha vida pessoal, estou desempregado atualmente, mas estou cursando Data Science (segunda graduação) em uma universidade pública já pensando no mestrado, não porque preciso ficar rico ou coisa parecida, mas sim porque eu amo de paixão estar sempre aprendendo alguma coisa nova.
    O novo emprego será bem-vindo, claro, contudo os estudos sempre serão importantes na vida de qualquer pessoa. A dica que deixo para todos, aprendam a aprender porque isso lhes garantirá uma maior adaptabilidade às necessidades do momento.
    Vive melhor e mais, àquele que se adapta mais rápido e melhor. Não digo que isso resolverá todos os problemas, contudo, saber se adaptar às situações dará uma vantagem competitiva para quem dominar essa "arte".
    Mantenham a mente aberta, pois os conhecimentos adquiridos com os estudos servem para qualquer área da nossa vida e não somente para arrumar emprego.
    Boa sorte e fiquem bem!

  • @LarissaOliveira-lx8rq
    @LarissaOliveira-lx8rq Před měsícem +1

    Meu caso é similar ao seu Lore, então, sim eu acredito ser importante estudar. Seja um curso técnico, graduação, etc…

    • @lorelouz
      @lorelouz  Před měsícem

      Exatamente Lari! ❤️

  • @tomsidera
    @tomsidera Před měsícem +1

    Muita gente, pouca vaga. Hoje, não adianta ser bom. Tem de ser muito f*d* pra garantir sua vaga sem risco de perder.
    É engraçado porque em umas 3 décadas a quantidade de brasileiros com cursos superior aumentou vertiginosamente.
    Mas o mercado pensou: huuuuum. Vou agora contratar somente os extremamente excelentes, pois com tanta gente formada, os excelentes também serão mais numerosos do que há décadas atrás.
    É uma crueldade, pois só visam o lucro, mas tem ainda o aspecto da automação e produtividade.
    Um profissional hoje, faz muito, mas muito mais coisa do que há 3 décadas mesmo numa mesma profissão. Pense em quantas coisas há 30 anos eram manuais e hoje são fáceis por haver computador pra fazer ou já estão totalmente prontas (um sistema já faz pra gente).
    O resultado é que a complexidade do que temos de fazer (análises) é hoje muito maior. Hoje você fala inglês, arrasa em matemática, raciocínio lógico, não escorrega na língua portuguesa, faz e desfaz com o computador, domina todas as tecnologias e mesmo assim o mercado de trabalho diz: só isso?
    Eles querem habilidades extremamente específicas que praticamente ninguém tem numa combinação que é um em um milhão de candidatos.
    Pra mim, já decidi, é empreender ou concursos (pois meu sofrimento sendo CLT é muito grande). Como eu tentei empreender com uma loja online e não dava nem pra pagar a mensalidade do MEI direito, restou a última alternativa.
    Boa sorte a todos, pois não tá fácil mesmo e parece que tende a piorar.

  • @Daviskj12
    @Daviskj12 Před měsícem

    e por isso que ultimamente as pessoas tão dando prioridade para concursos apesar de ser algo difícil mas e uma boa alternativa

  • @jurandyjr
    @jurandyjr Před měsícem

    A faculdade é importante no nossos pais, isso é cultural ! Nao recebemos na escola educacao e nem preparacao para empreender ! Fato....quando voce sair de qualquer faculdade você so recebe a autorizacao para trabalhar é no mercado que voce vai finalizar sua faculdade e se tornar um profissional, espaco tem pra todo mundo so basta ter fé e continuar !

  • @wellingtonsantos1313
    @wellingtonsantos1313 Před měsícem +1

    Vejo vantagem em fazer curso superior se for pra prestar concurso público ou você ter algum Q.I..........

  • @fabricio4794
    @fabricio4794 Před měsícem

    Não adianta,voce é a"Prizza de um multiverso,universo paralelo".......

  • @hemillyrios1506
    @hemillyrios1506 Před měsícem +1

    Lore, eu tenho maratonado os seus vídeo e amado tudo!
    Tenho uma dúvida: com um tecnólogo na área de TI eu também consigo vagas fora do país? Eu quero trabalhar nessa área só que internacionalmente sabe, não queria gastar praticamente 5 anos da minha vida em uma faculdade sendo que ainda vou precisar estudar por fora.

  • @Jefferson....
    @Jefferson.... Před měsícem

    Tudo que você falou, eu concordo com você. Vai depender do que a pessoa quer.

  • @eliane.n
    @eliane.n Před měsícem

    07:17 informação ótima, queria ter ouvido isso antes

  • @pill7880
    @pill7880 Před měsícem +1

    De forma geral não, mas DEFINITIVAMENTE NÃO: Qualquer curso de humanas, EAD, Uniesquina, curso saturado e curso sem demanda por conta do Bostil não ter industria e tecnologia (90% dos cursos se enquadram nesses dois últimos). Se quer realmente seguir no ramo privado e fazer carreira, saiba que irá estudar muito, por muito tempo, e vai demorar anos pra conseguir ganhar um bom salário, isso se escolher um bom curso. Agora, o que vale a pena no ponto de vista de tempo/custo x benefício? Medicina, curso técnico em áreas com demanda e que paga bem, tecnólogo de 2-3 anos só pra pegar o canudo e poder prestar concurso público de ensino superior, abrir uma pequena empresa, Uber com carro próprio, investir em especulação de alto risco x alto ganho (altcoins em periodo de bullrun).

    • @marianarcostac
      @marianarcostac Před měsícem

      Exatamente! Larguei a engenharia e fiz um tecnólogo, atualmente estudo para concursos e ano que vem me graduarei na área da saúde para empreender. Sem objetivo nenhuma de ir para a iniciativa privada (não está valendo a pena)!

  • @marcossantos6011
    @marcossantos6011 Před měsícem +1

    Bom vídeo. Meio triste, mas bom kkkkkkkkkkkk

    • @lorelouz
      @lorelouz  Před měsícem +1

      🙈 meus últimos 3 vídeos foram meio bad vibes, mas o próximo será mais good vibes hahaha

  • @flavianofalcao9670
    @flavianofalcao9670 Před měsícem

    Pois pra mim, uma faculdade fez muita diferença! Com 2 anos de graduação passei num concurso público. Não é só a faculdade que vai alavancar a sua projeção profissional. Atualmente, talvez devido à facilidade de fazer faculdade sem quase esforço conduz a ilusão de que as chances de quem faz faculdade não pública tem as mesmas chances de quem faz. Quando se ingressa numa universidade pública já tem meio caminho andado porque já vem estudando muito. Desculpe, mas sua opinião está dissociada das estatísticas de que quem tem mais estudos tem mais oportunidades e melhores salários. Você argumenta com algumas exceções e isso só prova a regra.

    • @lorelouz
      @lorelouz  Před měsícem

      No meu vídeo eu digo que sou defensora em fazer faculdade, ficou mais para o final do vídeo. Talvez vc não assistiu até a conclusão :) eu fiz faculdade e mudou a minha vida.

  • @juliogoncalves878
    @juliogoncalves878 Před měsícem

    Você só falou a verdade.

  • @caiorodrigues3252
    @caiorodrigues3252 Před měsícem

    Otimo video. Voce recomenda faculdade de ADS EAD? Eu moro na Australia e encontrei uma universidade no Brasil que permite fazer tudo 100% online, se chama Instituto Infnet e a carga horaria do curso deles sao de 2.783 horas - 2anos e 6 meses.

    • @lorelouz
      @lorelouz  Před měsícem

      Eu não conheço muito sobre cursos EAD, pra ser sincera. Mas é curtinho, worst case scenario vc não curte a área e foram só dois anos "perdidos".

  • @caique18
    @caique18 Před měsícem +1

    Fiz engenharia de controle em uma federal, não tenho um conhecido de curso que hoje trabalha diretamente com engenharia.

    • @brunotier7065
      @brunotier7065 Před měsícem

      Caramba, isso que é federal, imagina as pessoas que se foram em EAD, ou nas privadas

    • @caique18
      @caique18 Před měsícem

      @@brunotier7065 Sim, todo mundo foi pra desenvolvimento pq era bem mais fácil de conseguir emprego.

    • @lay3437
      @lay3437 Před měsícem

      ​@@brunotier7065Não existe mais isso, as empresas da iniciativa privada se afastaram muito das federais, quem faz a primeira análise de um currículo já não é mais uma pessoa logo o currículo fica no meio de tantos outros

  • @lay3437
    @lay3437 Před měsícem

    Nós últimos dias li vários comentários em diferentes vídeos falando que medicina está saturadando, inclusive um senhor relatou que antes se vc quisesse trocar de carro ou construir casa era só fazer plantão

    • @lorelouz
      @lorelouz  Před měsícem

      Também tenho me deparado com uma galera reclamando muito sobre a medicina. Com a quantidade de médicos no mercado, está sendo difícil conseguir plantão, e quando conseguem, o que antes se pagava 2k, hoje não chega nem a 800 reais. Mas é o normal quando há muitos médicos, e a situação só tende a piorar. Tanto a nível de empregos quanto a qualidade do atendimento médico, e quem mais sofre com isso é a população.

  • @Len-cd1ou
    @Len-cd1ou Před měsícem

    só isso... 👏👏

  • @MagolitoDS47
    @MagolitoDS47 Před 16 dny

  • @evertonjuan2830
    @evertonjuan2830 Před měsícem

    Excelente video!
    Qual sua profissão?
    Edit: qual area específica da programação??

  • @francisnunes6719
    @francisnunes6719 Před měsícem

    Nossa, é isso...