Eu tenho vergonha de usar bengala

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • E a bengala? Vergonha ou independência? Ame-a ou deixe-a! Hoje o Histórias de Cego vai falar sobre a nossa companheira inseparável: a bengala. Deixe sua opinião nos comentários, porque a partir do que você fala vão vir outros assuntos. O mais importante é o seu bate-papo. #acessibilidade #bengala #cegueira #tecnologia #independência #motivação
    Quer ajudar o Histórias de Cego? Deixe um "valeu demais" em nossos vídeos, faça um pix para historiasdecego@gmail.com ou simplesmente curta e compartilhe nossos vídeos.
    Você também pode nos acompanhar no Instagram e no Tiktok, @historiasdecego

Komentáře • 36

  • @aureanaamaraldealmeida5451
    @aureanaamaraldealmeida5451 Před měsícem +3

    Faz uma diferença enorme quando acompanho um cego e ele usa a bengala. As pessoas param, dão passagem e diminuem a marcha, evitando acidentes.
    É o objeto que identifica o deficiente visual e, isto é fundamental.

  • @SérgioRochaMar
    @SérgioRochaMar Před měsícem +1

    No que respeita a noção da velocidade que o cego leva, eu falo por mim.
    Eu já dirigi um automóvel cegamente e mesmo tomando atenção ao ronco do motor, eu tinha sempre que perguntar há pessoa do lado se ia a 60 ou 90 kilómetros, para poder fazer melhor a curva,perguntava a quantos metros estava do carro da frente, se estava ao meio da faixa.
    Ou seja, o meu co-piloto tinha que me relatar toda a localização em movimento do vaículo.
    Graças a deus nuncqa fui apanhado pela polícia e nem nunca bati com o meu pequenino Fiat 600.

  • @ricardodepaulacriart
    @ricardodepaulacriart Před měsícem +2

    Tinha que ter uma campanha falando dos benefícios do uzo das bengalas, acabar com os preconceitos a meta.chamaria'minha bemgala minha vida?'
    Nao tô nem aí com os olhares alheios, só acho idiotísse, podem enxergar e ficam perdendo tempo olhando para quem se pudesse,aproveitaría bem melhor este sentido tão importante.😮😅 Abraços a todos, que varrão ou não as calçadas.

  • @eliana-roquebengalas5807
    @eliana-roquebengalas5807 Před měsícem

    Parabéns Marcos!

  • @franciscopinto336
    @franciscopinto336 Před měsícem

    A bengala para um cego são os nossos olhos eu não saio de casa mesmo que vai acompanhado e leva bengala um abraço parabéns aos histórias de cego

  • @higorjuan.9915
    @higorjuan.9915 Před měsícem +4

    Eu sou cego de nascença e só passei a usar bengala a partir de agosto do ano passado. Tinha muita resistência quanto a isso, mas o principal fator impeditivo que fazia com que eu não usasse bengala era que na minha cidade não tinha aula de orientação e mobilidade. Eu entendo que no nosso meio existem muitos cegos que tem preconceito com a bengala, e isso é um problema que precisa ser resolvido com urgência, mas, na minha opinião, o problema mais agravante é algumas cidades interioranas não ter sequer uma aula de orientação e mobilidade. Por que uma coisa é você escolher usar ou não usar, outra coisa é você não ter oportunidade de ter essa escolha. Nem todo mundo tem condição de se deslocar a uma cidade grande ou capital para fazer aula de orientação e mobilidade. Lembrando ainda que falo sobre a realidade aqui do norte do país, não sei como é em outras regiões.

    • @luffyonepiece.0
      @luffyonepiece.0 Před měsícem

      Talvez este meu comentário possa suar um pouco arrogante, mas não é para ser.
      Mas se souber utilizar o movimento mais básico da bengala, que é o varrimento não se poderá aventurar, e aprender os próprios métodos de orientação?
      Eu falo por a minha experiência. Perdia a visão quando tinha os meus 12 anos, e comessei a ser independente aos 14/15 anos. quando dentro desta altura eu comessei a querer a andar na rua sozinho, comessei só a utilizar a bengala, como eu sabia, com o varrimento. E assim foi andando. Depois tive alguma aula de orientação? Sim, até que tive, mas eu era prejudicado por causa de outros alunos que eram, mais velhos que eu, e a inda não sabiam andar sozinhos. E aqui, eu não peguei mais cedo na bengala, porque eu na escola não a utilizava, e antes de ir a pé para a escola, eu ia de van.

    • @higorjuan.9915
      @higorjuan.9915 Před měsícem

      @@luffyonepiece.0 Gabriel, concordo que isso é o básico. Mas tem lugares onde as pessoas não tem nem o básico. Existem cegos que sequer teve contato com uma bengala.

    • @JoaoVitor-nu1yz
      @JoaoVitor-nu1yz Před měsícem

      Passei pela mesma coisa aqui no norte. Só fui ter contato com a bengala já com 18 anos. Tive que ir atrás sozinho . Comprei pela Internet. Pesquisei vídeos de como usar. E mesmo assim eu tinha vergonha da bengala

    • @higorjuan.9915
      @higorjuan.9915 Před měsícem

      @@JoaoVitor-nu1yz é exatamente isso. A falta de encorajamento e oportunidades para os cegos da nossa região, por muitas vezes acaba entardecendo esse processo de uso da bengala. Agora, uma perguntinha, se não for incômodo: em qual estado aqui do Norte você mora? E qual sua idade atualmente? Eu tenho 21, e acho legal que tenha pessoas de história parecida com a minha nesse aspecto.

    • @luffyonepiece.0
      @luffyonepiece.0 Před měsícem

      @@higorjuan.9915 então só pergunta, nas escola como utilizavam a bengala? Utilizavam ou não utilizava? Só de curiosidade.

  • @SérgioRochaMar
    @SérgioRochaMar Před měsícem

    Olá viva! estupendo Marcos Lima!
    Num dos vídeos, o Marcos refere que, guardava as suas bengalas na cozinha, pois na minha cidade, se eu entrar em qualquer cozinha, com a minha bengala da rua, sou logo corrido pelas mulheres da cozinha para fora, enxovalhando-me de javardo porco sem higiéne nenhuma.
    Qual a limpeza a ter com as bengalas?
    Quais os cuidados a ter com as bengalas, no sentido que os elásticos e os gomos durem mais tempo?
    Eu fazia da ponta da minha bengala uma bola de futebol, dava chutes nela, bem como toques como se fosse uma bola, acabando por parti-la.
    Adeus, ti xau!

  • @paulomateus1066
    @paulomateus1066 Před měsícem

    Eu,sem a velha companheira, não sou nada!

  • @KellyFerreira-lc2zt
    @KellyFerreira-lc2zt Před měsícem

    Sou cega a um ano e ainda estou me acostumando com essa nova vida quero muito voltar a ter a minha independência, queria muito voltar andar na rua mas pra mim é muito difícil pois tenho medo de usar a bengala e me machucar ou sair na rua e ser atropelada pães na minha cidade é bem Scarsa e mal estruturada para pessoas com deficiência mas quero muito tentar. esse mês faz um ano que eu me mantive recluso assim sair de casa somente com ajuda de pessoas mas agora que conheci seu canal me sinto à vontade e confiante pra poder sair na rua sozinha sem ajuda de ninguém pelo menos vou tentar.

  • @SérgioRochaMar
    @SérgioRochaMar Před měsícem

    Olá fantástico Marcos Lima!
    Gostei deste vídeo e não tenho nada a criticar.
    As pessoas dizem: à eu não levo a bengala quando estou acompanhado, porque não sei onde a pousar e tenho a mão ocupada.
    Em andamento o cego não vai passando a mão livre nas coisas né!
    Eu tenho uma bolsa feita à medida da bengala fechada e levo-a à tira-colo, quando precisar de usar as mãos, fecho a bengala e arrumo-a, não tem que saber.
    Respondendo ao Higor Juan, a interioridade do país não é problema, pois existe orientação e mobilidade on line.
    Agora para o Marcos Lima, gostava de perguntar o seguinte:
    Porquê, que os cegos andam rápidos de mais, ferindo-se gravemente mais, cometendo muito mais acidentes, não tendo noção da velocidade, a que vão.
    Eu passei a faixa pedestre à pressa, e dei uma valente trombada numa velha de um metro e meio, a velha caiu pela estrada fora, e eu continuei á pressa porque vinha lá um enorme camião, e o camião passou por cima da velha entre as rodas não a matando.
    Comenta aí brother!

  • @SérgioRochaMar
    @SérgioRochaMar Před měsícem

    Olá ilustre Marcos Lima,
    Para além das bengalas brancas, vermelhas, verdes, amarelas e prateadas.
    Qual a tua opinião do uso da bengala preta para usar na neve, funerais, palestras e da bengala cor de rosa para senhoras e gays para eventos etc.
    Tu achas que a banalização das cores nas bengalas, vai tirar significado às cores das bengalas tradicionais?
    Marcos tu personalizas a tua bengala com dizeres "histórias de cego" e "histórias como esta você nunca viu e nem eu"...
    Estou à escuta meu!

  • @cynthiacunha447
    @cynthiacunha447 Před měsícem

    Marcos, este tema é muito importante. Meu pai ficou cego em torno dos 50 anos por causa de diabetes. Ele nem queria saber de usar bengala e o motivo era orgulho ferido. Ficar cego para ele que enxergava e era um vendedor que ia na casa das pessoas foi muito difícil. Muito obrigada por falar deste tema!

  • @tatimala
    @tatimala Před měsícem +1

    Achei legal. Agora preciso do treinamento. Obrigadq por esses videos

  • @johntendolo6830
    @johntendolo6830 Před měsícem

    Olha Marcos… minha visão quanto a esse tema é um tanto quanto polêmica. De modo que nem sei ao certo se este foro aqui seja o mais adequado para expor. Todavia apenas deixo a seguinte reflexão: depender das pessoas que se encontra pelo caminho… de certa forma não é , ou seria pior , que depender de pessoas “amigas?” Existe tudo que é tipo de gente solta nesse mundo. E aí como que faz? Como lidar com alguém que vc se quer viu a cara encostando em vc? O tempo todo… existe todo tipo de pessoa nesse mundo. E posso garantir… nem tudo são flores… compreendo o uso da bengala por absoluta necessidade. Mas a vulnerabilidade se formos realistas… olha. É grande! Mas é muito grande!!! Mas claro… as vezes é a única opção.

  • @SérgioRochaMar
    @SérgioRochaMar Před měsícem

    Olá entendido Marcos Lima,
    Marcos, gostava de perguntar, se tens algum vídeo, que explique a forma mais correta de levar um cego aculá.
    Vantagens e desvantagens:
    de levar o cego pela mão.
    de levar o cego de braço entrelaçado.
    de levar o cego pelo seu cotovelo.
    de levar o cego pelo seu, ou nosso ombro-
    de levar o cego semi-abraçado.
    de levar o cego pela bengala.
    Conta aí brou!

  • @ivanildobezerra5815
    @ivanildobezerra5815 Před měsícem

    Quem não usa bengala e quando bate na parede ou em qualquer canto além da vergonha ainda leva um sermão

  • @Thalinhos1000
    @Thalinhos1000 Před měsícem

    Eu dou o parabéns para você cara ,por que eu mesmo tô puto e revoltado por ficar cego por causa da retinose

    • @paulomateus1066
      @paulomateus1066 Před měsícem +1

      Força aí,cara. Que sua revolta passe logo e você descubra a vida incrível que existe após a cegueira! Qualquer coisa, estamos por aqui para ajudar!

  • @SérgioRochaMar
    @SérgioRochaMar Před měsícem

    Fazendo só um pequeno reparo ao Alexandre 7 Amaral, que por sua vez corrigiu Marcos Lima, para o seguinte:
    A minha colega Adília vinha arrastando o metal da bengala pelo chão, e eu educadamente chamei a atenção.
    Pelo o que eu estou a ouvir, tu não trazes ponteira na bengala, respondemdo ela trago sim, dizendo eu não trazes não ó vê lá bem!?
    E disse-lhe: olha tu por não trazeres ponteira no fundo da bengala, só estás a riscar o chão todo por onde queres que passe, e para além disso estás a gastar o último gomo da vara, correndo o risco de não conseguires acentar mais alguma ponteira na tua bengala, deitando-a fora inutilizada, entendes.
    Ela agradeceu-me, querendo dar-me um beijinho e eu lhe disse eu só estou aqui para dar bons conselhos amiga.

  • @manoellamoraes2152
    @manoellamoraes2152 Před měsícem +1

    Não tenham vergonha da bengala. Para mim ela deixa cego em pé de igualdade, os deixa fortes, com o destino certo. Muito mais fácil se apaixonar de um cego de bengala do que um cego guiado por alguem né...

  • @SérgioRochaMar
    @SérgioRochaMar Před měsícem

    Não tomando o papel validíssimo do Marcos Lima, queria fazer uma pequena retificação há Kelly Ferreira, no sentido de que a Kelly Ferreira não é cega, mas sim ela está cega, o que é diferente.
    Temos de ter atenção ao português verbal.
    Obrigado e até já!

  • @kenedyadryoadryo5096
    @kenedyadryoadryo5096 Před měsícem

    E quando ficamos inseguros de andar

  • @alexandre7amaral
    @alexandre7amaral Před měsícem

    Boa! Eu só simplificaria melhor a questão do material, falando que é um pedaço de metal que arrastamos no chão! 😊

  • @The_Official_Procrastinator

    "cegos não têm emprego não trabalham não têm mulheres muito menos filhos e também não possuem casa própria e também a maioria é morador de rua" 🤓