Museu Comunitário Lomba do Pinheiro

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 21. 05. 2012
  • O Museu Comunitário Lomba do Pinheiro de Porto Alegre é a atração do próximo episódio da série Conhecendo Museus. Primeiro museu brasileiro localizado em um bairro de periferia, o museu atua na memória do lugar, na preservação patrimonial e ambiental, e ainda desenvolve ações educativas voltadas, principalmente, às escolas públicas.
    Lomba do Pinheiro fica na periferia de Porto Alegre e originou-se da antiga Vila Mapa, quando a prefeitura ali acomodou os desabrigados das grandes enchentes de 1965. O museu comunitário, que leva o nome do bairro, foi criado em 2006, com auxílio técnico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a fim de atender um pedido da comunidade, que desejava um espaço em que a memória do lugar fosse fixada por meio da história dos seus habitantes.

    Neste episódio, a câmera que guia o telespectador passeia pela comunidade gaúcha para registrar essa iniciativa, considerada fundamental tanto para a afirmação da identidade quanto para o aumento da autoestima dos moradores.
    Em cena, um acervo cheio de histórias, oriundo em sua grande maioria do Memorial da Família Remião -- mobiliário, louça, rádios, documentos, fotos, exemplares de jornais antigos, balanças etc. - , que também doou o imóvel para instalação do museu. Erguida no final do século XIX, em estilo colonial português, a construção serviu de residência e, ao mesmo tempo, abrigou o negócio familiar, um sortido armazém que acabou se transformando no principal ponto de encontro da comunidade. Ao material recebido com a casa juntaram-se as contribuições da comunidade, quer na forma de depoimentos ou objetos. O resgate da trajetória do extinto time de futebol que havia no bairro, o Pinheirense, é um bom exemplo dessa integração.
    Conhecendo Museus é uma coprodução entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Fundação José de Paiva Netto (FJPN), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e a TV Escola -- Ministério da Educação (MEC).
  • Zábava

Komentáře • 5

  • @brazilianambient5417
    @brazilianambient5417 Před 2 lety

    Parabéns pela iniciativa da comunidade.

  •  Před 10 lety

    Excelente reportagem que fala de uma iniciativa que envolveu comunidade, sociedade civil organizada e universidade. Parabéns ao IPDAE e a toda comunidade!

  • @kaomacardoso
    @kaomacardoso Před 11 lety

    Adorei esse vidio,é bom saber que tambem tem coisas boa na nosso bairro.Só acho que devem anunciar mais o museu.Porque tem muitas pessoas que ñ conhecem.

  • @superaleatorio4562
    @superaleatorio4562 Před 2 lety

    Tô Aki pq meu nome tá ligado a esse museu meu sobrenome é Remião

  • @simonemachadodesouza9123

    parabéns pessoal grende museu