Paulo Pasta | Conversa com Artista

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024
  • Bate-papo entre o artista Paulo Pasta e o crítico de arte Lorenzo Mammì, sobre a exposição “Para que serve uma pintura”
    Após um hiato de dez anos, Paulo Pasta, um dos artistas mais respeitados e bem-sucedidos do país, retorna à Fundação Iberê para celebrar 40 anos de trajetória. A exposição “Paulo Pasta - Para que serve uma pintura” conta com 40 trabalhos de formas distintas - faixas horizontais e verticais, quadros, retângulos - que desafiam o artista a enfrentar a superfície das telas. Ainda, em diálogo com sua exposição, Pasta fez a curadoria de obras de seu professor e amigo Iberê Camargo para “Eclipses”. São 19 obras, algumas de grandes dimensões, em que percebe cores crepusculares na produção do pintor.
    Lorenzo Mammì é formado em Matérias Literárias pela Universidade dos Estudos de Florença e doutor em filosofia pela USP, onde é professor de História da Filosofia Medieval desde 2003. Como crítico de música e de arte, organizou e publicou ensaios em diversos livros, como Volpi (Cosac Naify, 1999), Carlito Carvalhosa (Cosac Naify, 2000) e Carlos Gomes (Publifolha, 2001). Parte expressiva deles foi reunida nos livros O que resta: arte e crítica de arte (Companhia das Letras, 2012), com foco em artes visuais e A fugitiva (Companhia das Letras, 2017), que reúne os ensaios musicais. De 1999 a 2005, foi diretor do Centro Universitário Maria Antonia (USP), em São Paulo. De 2015 a 2018, foi curador-chefe de Programação e Eventos do Instituto Moreira Salles.
    Para saber mais sobre a exposição “Paulo Pasta - Para que serve uma pintura”, acesse iberecamargo.or...
    A Fundação Iberê realiza seus projetos através de leis de incentivo à cultura.

Komentáře • 3

  • @larimarian
    @larimarian Před 5 měsíci

    Que privilégio poder assistir a essa entrevista, obrigada Fundação Iberê 💜

  • @FelipeGoes
    @FelipeGoes Před 5 měsíci

    Grande artista! Parabéns!

  • @user-jr7jq9lq1b
    @user-jr7jq9lq1b Před 5 měsíci

    Que maravilha ❤