Justiça e União em Moçambique | Severino Ngoenha & Samuel Ngale | Pensar Em Comum #6

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024

Komentáře • 5

  • @PhantimaVilankulukhosa
    @PhantimaVilankulukhosa Před 5 měsíci +2

    Manifesto a minha profunda gratidão ao Professor Ngoenha e ao Professor Ngale pela enriquecedora e instrutiva troca de ideias, bem como pela profunda reflexão proporcionada. Desejo expressar o meu apreço a toda a equipa envolvida na produção deste podcast. Apresento cordiais saudações!

  • @user-on1xz7bp1x
    @user-on1xz7bp1x Před 5 měsíci +2

    Brilhar pela beleza, pela acertividade para compor a camisola para diferentes estações climáticas, em termos sociais usar as lições do passado , olhando para o futuro , na inspiração pela conduta que fez se provada em ações de integrar na busca de diminuir diferenças e compor uma união de propósitos, de valorização da vida independente de onde essa vida se manifesto...ex anti racismo se combate, não praticando racismo...pode ser bem simples, apenas autêntico. Acredito que desse simples exemplo pode se montar não apenas uma camisa, mas uma coleção inteira, que represente nas suas cores e amores uma sociedade que tenhamos prazer em viver. Como se faz isso, sendo plural na composição e valoração. Tenha um bom dia, foi prazeroso começar meu dia nas vossas companias. Saudações tricolores, as cores do meu Grêmio. Porto Alegre- RS- Brazil.

  • @elidiotivane140
    @elidiotivane140 Před 5 měsíci +1

    Wauuuu interessante e didática explanação Professor Ngoenha, antes de ver o podcast também fazia a confusão entre a justiça e a vingança.
    E percebi muito bem sobre a justiça constureira, mas fiquei com um nó na garganta, como é que pôde ser executada a justiça constureira em Moçambique atendendo e considerando que os nossos dirigentes estão preso no passado, falo disso porque alguns hoje em dia ocupam grandes cargos do governo não pela capacidade técnica mas porque estavam presente na luta contra o colonialismo e na guerra dos 16 anos?

  • @philippegagnaux9691
    @philippegagnaux9691 Před 5 měsíci

    Entra na satisfação do ser versus o ser. Por q de facto o egoísmos é universal apenas difere no altruísmo por ser um egoísmo útil ao próximo ou a terceiros.

  • @philippegagnaux9691
    @philippegagnaux9691 Před 5 měsíci

    Interessante mas será q a gratuidade existe mesmo ? Porque o facto de dar gratuitamente pode ter outras compensações nem q seja na sua forma mais primitiva de cooperar. Pois o o prazer esta tb intimamente ligada à sobrevivência. Os q sentem prazer em cooperar aparentemente gratuitamente foram selecionados pelos tempos e são sentimentos q favorizam a sobrevivência.