Dá para escrever um livro com o Chat GPT?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 16. 04. 2023
  • Estamos todos muito alvoroçados e entusiasmados com o uso do Chat GPT para a escrita d textos. Porém, como jornalista e à frente de uma editora de livros de não ficção há oito anos, tenho ponderações a fazer sobre seu uso indiscriminado. Será que a IA escreve bem?
    Me encontre nas redes sociais, site e no blog:
    Site: www.vidarialivros.com.br​
    Blog: www.vidaria.com.br​
    Instagram: @vidarialivros
    Facebook: blogvidaria​
    Sou Gabriela Gasparin, jornalista e escritora, e te ajudo a realizar o sonho de escrever o seu livro!

Komentáře • 10

  • @cafecomalecrim
    @cafecomalecrim Před rokem +2

    Oi Gabriela, muito obrigado por sua contribuição ao tema. Concordo muito com tudo o que disse. Há algo que a inteligência artificial não conseguirá fazer, a meu ver, é imprimir a marca pessoal que nos torna únicos em nossos textos. Por mais que ela possa aprender o estilo e a forma de escrita de um autor ou autora de fama, o que nos torna únicos não é capaz de ser reproduzido.

    • @GabrielaGasparin
      @GabrielaGasparin Před rokem +1

      Exatamente! A IA sempre reproduzirá o que já foi feito. Não tem vida, não tem autenticidade ou análise crítica. Enfim, vamos acompanhar como as coisas caminharão, porque ainda é tudo muito novo, né? Obrigada pelo comentário!

  • @guilhermearaujo1172
    @guilhermearaujo1172 Před měsícem

    Gostei do comentário sobre C. GPT .
    Sou escritor e estava receioso com a novidade. Mas a IA está longe de sentir a essência de um autor.

  • @ynglid
    @ynglid Před 11 měsíci +2

    Concordo com tudo. Eu fiz dois testes com ele recentemente:
    1) dei o enredo, os conflitos e pedi para ele criar o livro. Ele escreve muito bem, mas a progressão da história é totalmente robótica e acelerada. Falei que o livro devia ter entre 15 a 19 capítulos e desde o primeiro capitulo o casal se envolveu, e foram separados e passaram-se os anos. Pedi para ele desacelerar e ele até tentou, mas os eventos sempre aconteciam, mesmo que em mais partes. Não tem aquelas etapas do flerte, os olhares, os sentimentos. No segundo capítulo eles se reencontraram anos depois. De novo tudo acelerado. Tentei várias abordagens. Fiquei cansada e desisti.
    2) Peguei um texto meu, que estava pronto e finalizado e pedi para ele melhorar. Gostei muito do resultado. Ele usou sinomos que na hora que estou escrevendo me fogem à cabeça (muito pela inusualidade das palavras no cotidiano), mas robotizou algumas coisas.
    A minha conclusão é que como auxilio à revisão, ele é muito válido. Mas para escrever ainda é muito pobre em certas nuances e complexidades. Dá para publicar o livro dele? Claro e estão fazendo isso... mas além do livro ficar curto, quem for leitor assiduo vai perceber que tem algo errado no desenvolvimento. Ainda não passa por um escritor (graças a deus, kkkkk).
    obs: vi um video em que era criado um livro infantil e aí sim, como a trama é menor e menos complexa, o chat gpt desenvolveu muito bem.

    • @cr7raposo
      @cr7raposo Před měsícem

      Discordo veementemente. É absolutamente viável escrever um livro utilizando o ChatGPT de maneira única. A questão central é a sua criatividade; o ChatGPT potencializa essa capacidade criativa.
      Para tal empreendimento, além de definir o tema do livro, é necessário fornecer ao menos um parágrafo que resuma o capítulo em questão, e não o livro como um todo. Esse parágrafo deve ser bem elaborado. O ChatGPT, limitado a 3000 ou 4000 palavras, criará um capítulo resumido. Ele não produzirá todos os capítulos simultaneamente.
      Observe que o capítulo gerado virá com subtítulos. Portanto, divida cada subtítulo em blocos distintos e desenvolva cada um deles separadamente, com o auxílio do ChatGPT, para compor o capítulo completo. Ao final, crie um gancho para o próximo capítulo, ou não, de acordo com a estrutura desejada. Dessa forma, o livro terá um desenvolvimento adequado, sem parecer apressado.
      Adicionalmente, é aconselhável implementar na memória do ChatGPT a metodologia utilizada por leitores críticos. Nomeie essa metodologia como "Guia do Leitor Crítico" e sempre solicite que ele faça uma avaliação crítica do texto. O ChatGPT fornecerá sugestões valiosas, permitindo assim aprimorar continuamente a qualidade do seu texto.
      Segue um áudio de um pequeno trecho de um livro que escrevi, no qual estou desenvolvendo um projeto para automatizar a criação do audiolivro.
      1drv.ms/u/s!AhhUOq6pNYOMap7bxVPzHa3aIA0?e=krhg4U

  • @vine3nt
    @vine3nt Před rokem +2

    Do ponto de vista artistico concordo, a inteligencia artificial precisa de base e exemplos para "aprender" portanto nunca sera capaz de criar uma obra verdadeiramente original e com o toque pessoal do autor.
    Porém, do ponto de vista comercial ele seria muito efetivo. Imagine você ter a sua disposição uma base de informação com absolutamente todos os parametros dos livros mais consumidos e aceitos pelo publico já feitos. Seria uma luta muito desproporcional, onde o autor conta com a sua base de conhecimento dentro do humanamente possível e passa meses as vezes anos para desenvolver algo sem a certeza de que vai ter sucesso ou não, enquanto a inteligencia artificial conseguiria finalizar dezenas de livros por dia, genéricos, porém extremamente próximo do que já faz sucesso. Ou seja, maior volume e muito mais assertivo.
    Fora o fato de que mesmo feito por uma pessoa é extremamente raro algo realmente original, a maior parte do nosso próprio conhecimento tem como base algo que consumimos e foi produzido por outra pessoa.

  • @lourenplay9797
    @lourenplay9797 Před rokem +3

    Legal, eu comecei brincando e tentando convencer o Chat GPT a uma história criada pela minha cabeça, falando que conseguimos criar colônias em Marte. Ele não caiu na minha história, mas eu coloquei muitos detalhes e pedi para ele fazer uma história com os detalhes inseridos por mim. Ele gerou um texto que ficou maravilhoso, e eu adaptei vários pontos, vendo o texto criar um cenário muito inusitado. Fiquei surpreendido com a forma como ele pode me auxiliar no texto. Surgiu uma dúvida: eu posso publicar um livro desses para pessoas que gostam de viajar em histórias de ficção científica sem ter problemas? Está muito bom o texto, e acho que daria até um filme caso alguém relevante lesse o texto.

  • @guilhermearaujo1172
    @guilhermearaujo1172 Před měsícem

    Valeu!

    • @VidariaLivros
      @VidariaLivros  Před měsícem

      Eu que agradeço! Espero que o conteúdo tenha sido útil e ajudado no seu processo de escrita!