A lógica da prateleira do amor: gênero e emoções, com Valeska Zanello

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 17. 04. 2024
  • O Café Filosófico CPFL é um espaço aberto para reflexão. As falas dos convidados e os comentários do público são de responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a visão do Instituto CPFL ou de seus controladores. Comentários fora do tema proposto e que disseminem discursos de ódio e/ou ataques criminosos serão banidos automaticamente.
    Valeska Zanello abordará a constituição subjetiva, o adoecimento psíquico e a saúde mental de mulheres em sociedades sexistas como a brasileira, utilizando-se das categorias analíticas do dispositivo amoroso e materno. Aprofundará no tema da construção e da propagação das masculinidades e do dispositivo da eficácia (casa dos homens e cumplicidades, imaginário erótico e violências), apontará técnicas de intervenção em gênero e violências (explícitas e implícitas) contra as mulheres. O intuito do encontro é endereçar caminhos para uma educação não sexista e para a desconstrução das tecnologias de gênero presentes nas principais manifestações culturais (músicas, filmes, séries, etc).
    Palestra do módulo Desafios e possibilidades do amor contemporâneo, de Renato Noguera e Carol Tilkian
    Desafios e possibilidades do amor contemporâneo
    Poucas coisas conectam tanto as pessoas quanto o amor. O amor é tema de músicas, tema de livros, de conversas de bar e de terapia. Não existe uma pessoa que não tenha questões amorosas e que não queira ser feliz no amor, mas, paradoxalmente, em um momento no qual existem cada vez mais possibilidades de amor, ele parece cada vez menos possível. Como compreender este paradoxo? À ‘medida que as oportunidades de se relacionar aumentam, as reclamações sobre a falta de pessoas interessantes também aumentam. Segundo dados do IBGE, atualmente 1 em cada 2,4 casamentos termina em divórcio e esse número não para de crescer. Em menos de 20 anos (de 2004 a 2021) os divórcios aumentaram 196% e nos últimos 10 anos a duração média do casamento caiu de 17,5 anos para 13,8 anos. Em paralelo, o interesse por relacionamentos abertos cresceu muito nos últimos anos. Nós acreditamos que não se trata apenas de uma discussão sobre formatos de relação e sim sobre desejos, ideais, possibilidades, expectativas e impossibilidades do amor. O objetivo desta série de gravações do Café Filosófico CPFL, com curadoria de Renato Noguera e Carol Tilkian, é aprofundar a discussão sobre os principais dilemas amorosos da contemporaneidade trazendo embasamento teórico e perspectiva histórica em uma linguagem simples e envolvente. Dessa forma, a cada episódio, objetiva-se trazer novas perspectivas, conhecimento e ferramentas para que possamos ser mais felizes em relações amorosas mais possíveis e menos idealizadas.
    Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
    Siga as redes da TV Cultura!
    Facebook: / tvcultura
    Twitter: / tvcultura
    Instagram: / tvcultura
    Site: tvcultura.com.br/
    Siga o Instituto CPFL
    - Facebook: / institutocpfl
    - Twitter: / cafe_filosofico
    - Site: www.institutocpfl.org.br/
    #amor #emoção #emoções #gênero #igualdadedegênero #debatedegênero #amores #prateleira #mulheres #amorfeminino #lógica

Komentáře •