NÃO VOU MAIS SER BRASILEIRA? Os problemas da dupla cidadania

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 08. 2024

Komentáře • 392

  • @antonioewytch5842
    @antonioewytch5842 Před 3 lety +48

    Jamais guria, perderá tua cidadania Curitibana! E teu sotaque também! :) Curitiba está mais fria que aí hoje, em pleno dezembro! :) Bj de Curitiba!

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +16

      nossa não acredito, tão congelando aii vshhh

    • @antonioewytch5842
      @antonioewytch5842 Před 3 lety +2

      @@Apureguria 😁😁😁😁

    • @hugoabreu5
      @hugoabreu5 Před 3 lety +4

      @@Apureguria Também mando meu beijo daqui de Curitiba/PR, guria. Agora tá 15 graus aqui (noite - 6/12/2020)...

    • @antonioewytch5842
      @antonioewytch5842 Před 3 lety

      @@d.e.c.o. :)

    • @karolinakarol534
      @karolinakarol534 Před 3 lety +2

      Verdade 😂😂Cwb❤️

  • @ThiagoVsky
    @ThiagoVsky Před 3 lety +87

    Cara, deve ser muito esquisito você precisar de visto de turista pra visitar sua família na cidade que você nasceu 😂

  • @ellysafaillace1555
    @ellysafaillace1555 Před 3 lety +25

    Eu quase nunca comento em video, mas tive que vir aqui dar os parabéns pq vcs são uns dos poucos que falaram sobre o assunto direito, usando a CF como referência. A maioria dos CZcamsrs que falam sobre o assunto replicam coisas que ouviram de outras pessoas e sequer olham a lei. Na prática, a gente sabe que os brasileiros que adquirem nacionalidade por naturalização quase nunca perdem a nacionalidade brasileira - continuam votando, renovando passaporte, e por isso acham que não perderam a nacionalidade brasileira. A questão é q se a pessoa algum dia precisar da tutela do Estado, como o caso da americana q vc citou, a justiça pode acabar "concretizando" algo que simplesmente era só teoria (pq está na CF) e aplicando a lei no caso concreto. As pessoas tem q entender q como não há cruzamento de dados entre países nesse sentido, se alguém se naturaliza com outra cidadania e não comunica para o Brasil, o Estado nunca terá como saber q aquela pessoa adquiriu outra cidadania - e dai por isso q a pessoa continua vivendo normalmente. No entanto, se algum dia a pessoa precisar da proteção do Estado, a discussão da perda da nacionalidade pode vir a tona. O intuito não é alarmar as pessoas, dificilmente a perda da nacionalidade vai realmente se concretizar. Mas as pessoas devem saber q existe essa possibilidade, p q tomem a decisão sabendo dos riscos. Parabéns! Conteúdo responsável! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +7

      Exatamente, precisa saber desse outro lado e pensar bem o que seria mais interessante pra pessoa. Acredito tb q há uma falha na comunicação entre os órgãos consulados e o governo, sem falar q seria custoso fazer esse processo pra cada pessoa q se torna naturalizada... ai realmente so aparece em casos "extremos". Obrigada por assistir, fico feliz q gostou! Sempre tento trazer informações interessantes e úteis pro canal 💙💙

    • @ellysafaillace1555
      @ellysafaillace1555 Před 3 lety +3

      É muito verdade, ainda tem a questão da onerosidade. Excelente observação! ❤

    • @gracaalmeida9073
      @gracaalmeida9073 Před 3 lety +3

      Verdade, comigo aconteceu o seguente: eu mim casei na italia e por falta de sabedoria eu nao registrei meu casamento no Consulado brasiliero de milao , depois de quase 20 anos de casada com filhos e com cidadania, mim separei e mim divorciei na italia 🇮🇹 tambem nao comuniquei o Brasil depois de 2 anos quando fui pedir o Cartorio brasiliero o nada consta para se casar aqui na Alemanha o brasil mim ferrou 😨por Eu nao ter comunicado o brasil que tinha mim casado e Eiu ja tinha mim separado e divorciada, eu tive que fazer homologacao de casamento e divorzio tive que pagar um Advogado em brasilia so depois dessa homologacao Eu conseguir o documento para casar de novo.

    • @notreveh
      @notreveh Před 3 lety +2

      @@gracaalmeida9073 obrigado pelo comentário! Não sabia que tinha que comunicar ao consulado. Me casei ano passado aqui nos EUA. Vou hoje olhar isso de como reportar ao consulado brasileiro.

    • @fabinhobrasileiro
      @fabinhobrasileiro Před rokem

      Ótimo comentário, agradeço

  • @kleberbachiega8844
    @kleberbachiega8844 Před 3 lety +31

    voluntariamente, Cláudia Hoerig optou pela nacionalidade norte-americana, ainda no ano de 1999.

    • @SuperGrafit
      @SuperGrafit Před 3 lety +4

      Ela perdeu a nacionalidade brasileira por ter feito essa opção de adquirir a nacionalidade americana por espontaneidade vontade, o que calhou dela ter sido extraditada para o EUA.

    • @FennyFxMeuCanal
      @FennyFxMeuCanal Před 2 lety

      Certa ela kk

  • @Apureguria
    @Apureguria  Před 3 lety +16

    Quem imaginaria que poderia perder a cidadania brasileira né? RESUMINHO: precisava explicar os dois tipos de cidadania via laços sanguineos e naturalização via residência ou matrimônio. Eu quero fazer a cidadania italiana via matrimonio. A cidadania via matrimonio deu problema pra brasileira americana naturalizada por causa do crime e esse artigo da constituição. Ai abriu precedente pra essa pec pra evitar que outros naturalizados percam a brasileira.
    Assista 5 PAÍSES FÁCEIS PARA BRASILEIROS czcams.com/video/LDftOXdtzGI/video.html

    • @angelicacouto2700
      @angelicacouto2700 Před 3 lety

      Casal juntinho 💕 eu sentiria perder a cidadania mesmo continuando brasileira rs ! Em certos casos vai ficar a nacionalidade no coração mesmo 🇧🇷💚 n sabia disso , ótimo vídeo , informações aí pra galera 👏👏 bjusss

    • @marjourygarcia1497
      @marjourygarcia1497 Před 3 lety +4

      Naturalização Italiana, não Cidadania. Perante a Lei Brasileira ao se naturalizar italiana você perde a brasileira, porém na prática isso não acontece. Se ninguém notificar o governo não vai saber. Os únicos que perderam comentaram crimes.
      Mass perante a Lei perde sim.
      É a maior dúvida aqui em casa, eu estou no processo de reconhecimento da cidadania Italiana, meu marido vai se naturalizar, e pela lei perderia a brasileira. Vamos ver se a pec vai ser aprovada.

    • @DGPPhysics
      @DGPPhysics Před 3 lety +2

      Resumindo você tem que fazer uma grande cagada para perder a cidadania brasileira ninguém vai ficar caçando brasileiros naturalizados por aí.

    • @rafsccp
      @rafsccp Před 3 lety +1

      agora tem que ter italiano b2 para tirar a cidania por matrimonio, tem q fazer prova e tal. vc nao precisa se naturalizar, assim vc perde a sua brasileira. eu tenho as 2 e estou pensando em tirar agora a inglesa. eu acho q vcs estao confundido cidadania e se naturalizar...

  • @josiaswattrelos
    @josiaswattrelos Před 3 lety +47

    Eu tenho dupla cidadania e minha patroa não quer que eu abra mão da nacionalidade brasileira, ela sendo sueca nata poderia fugir para o Brasil (casada com brasileiro) caso a Rússia invada o país (ameaça constante) com fez contra a Finlândia. Outra vantagem é ter a opção de morar no Brasil quando nos aposentar.

    • @sujismundoomundoeumafarsa7763
      @sujismundoomundoeumafarsa7763 Před 3 lety +2

      Mas vc tem vontade de abdicar a nacionalidade brasileira? Quero morar na Suécia, já fui uma vez pra lá.

    • @eduardofernandes2355
      @eduardofernandes2355 Před 3 lety +2

      Quem em sã consciência trocaria a Suécia pelo Brasil? Kkkk

    • @kingemperor9056
      @kingemperor9056 Před 2 lety

      Se tudo dar certo você perde sua nacionalidade

    • @josiaswattrelos
      @josiaswattrelos Před 2 lety

      @@kingemperor9056 Você só perde a nacionalidade (de outro país) se cometer um crime muito grave ou deixar o país definitivamente.

    • @kingemperor9056
      @kingemperor9056 Před 2 lety

      @@josiaswattrelos ah

  • @ricardonaviagem
    @ricardonaviagem Před 3 lety +11

    Um comentário que me parece bastante pertinente ao tema!
    Parece que a PEC ainda patina na Congresso. Por alguma razão, está demorando para cumprir o seu rito processual, ou o interesse na sua aprovação foi perdido ao longo do caminho.
    Anyway...se faz interessante apontar qye mesmo que um brasileiro venha adquirir uma nova nacionalidade, como por exemplo, por casamento na Italia, a eventual perda da nacionalidade brasileira não ocorre de forma automática.
    O órgão aqui no Brasil, responsável por caçar a nacionalidade brasileira é o Ministério da Justiça.
    E aí...o que o ocorre, é que o Ministério não sai por aí, procurando, investigando ou correndo atras dos brasileiros que assumiram uma nova nacionalidade (por naturalização).
    O órgão simplesmente não inicia nenhum processo nesse sentido, ainda que, por exemplo, haja uma denúncia!
    O caso da brasileira nata que foi extraditada por decisão do STF... um único caso na História Brasileira, como vcs mesmo pontuaram, teve seu processo iniciado apenas porque a justiça americana (em última análise, o governo daquele país) interviu junto ao governo brasileiro.
    Fontes do Min. da Justiça me informaram que o órgão não perde tempo com isso, porque sempre pode ser alegado que a naturalização teria ocorrido para permitir que o interessado pudesse fruir de direitos do cidadão no país estrangeiro de residência, como trabalhar e votar (se o cara mora lá...se torna mais que justo, que ele possa interferir na escolha de dirigentes e/ou parlamentares), observando-se, portanto, as ressalvas na CF acerca da possibilidade da aquisição de nova nacionalidade, sem perda da brasileira.
    A mesma fonte me disse que ninguem no Min. da Justiça é contra a PEC.

  • @MirelaGauer
    @MirelaGauer Před 3 lety +14

    Melhor notificação do domingo!

  • @mrbr4587
    @mrbr4587 Před 3 lety +25

    Meu bisavô por parte de pai era italiano, minha avó também.
    Meu avô por parte de mãe era português.

    • @mrbr4587
      @mrbr4587 Před 3 lety +11

      Estou em processo de solicitação de cidadania portuguesa, mas não tenho a intenção de mudar-me para Portugal.
      Estou mais próximo dos 60 anos (sou Professor Universitário), e esse pedido seria mais para favorecer no futuro minha filha.

    • @ThiagoVsky
      @ThiagoVsky Před 3 lety

      Acho que se você aplicar pra cidadania italiana e tiver a tripla cidadania então seus descendentes poderão escolher qual cidadania eles vão querer aplicar.
      Eu sou descendente de portugueses mas daria muito trabalho minerar os documentos necessários pra comprovar isso, então eu tô pensando em conseguir a cidadania europeia por tempo de residência mesmo, quando eu for pra lá.

    • @mrbr4587
      @mrbr4587 Před 3 lety +1

      @@ThiagoVsky Desconheço se existe uma Legislação brasileira (ou em outro país) que permita essa coisa de "tripla-cidadania" (aliás, acho bem difícil).
      Para mim isso não é um problema, pois, minha mãe é cidadã portuguesa e eu tenho quase 60 anos - portanto, saio do "grupo de risco" para esses países (que são os jovens em idade laboral plena).

    • @diego-wn2vk
      @diego-wn2vk Před rokem

      @@mrbr4587 existe e se chama nacionalidade originária. contanto que seja originária, vc pode ser até cidadão marciano. se vc fosse um brasileiro como eu sem laços portugueses recentes, conforme determina a legislação portuguesa, tbm não seria capaz de pedir a cidadania portuguesa. quem não é descendente de portugueses no Brasil, já pensou? a maioria esmagadora é. agora, no seu caso, é recente. mas no da maioria da população é bem remoto, 1800, 1700 até o "descobrimento".

  • @neldaamarilisandradecortez6059

    Angie e Jean, vcs são muito moleques.
    Adoro!

  • @mirla.santos
    @mirla.santos Před 3 lety +3

    Bom demais ver vocês juntos novamenteee
    Amei o vídeo , como sempre , maravilhoso 👏
    Conteúdos , dicas e explicações incríveis 👏👏
    Bjs daqui do Brasil Angie!!!

  • @jairomulero9013
    @jairomulero9013 Před 3 lety +17

    Esse caso é singular pois o STF entendeu que ela tinha perdido a cidadania brasileira ao optar pela americana,sendo assim poderia ser extraditada.

    • @malhk
      @malhk Před 2 lety +2

      Não, isso é o que acontece com todo brasileiro que opte por uma cidadania que não seja por hereditariedade. Se um brasileiro optar pela cidadania norte americana, por exemplo, tem que abrir mão da brasileira. Isso é fato, dá uma olhada na página do ministério de relações exteriores 😉

  • @igormiranda6728
    @igormiranda6728 Před 3 lety +4

    Melhor canal de todos ❤️❤️❤️ até meu visto foi graças a eles que economizei 800 libras

  • @anamariabastos3505
    @anamariabastos3505 Před 3 lety +2

    Adoro vcs Angie e o Jean... sempre fico feliz, com a animação de vcs. Abraço 😍😍

  • @marcosporfirio9098
    @marcosporfirio9098 Před 3 lety +5

    Me divirto com canal de vcs. As dicas de viagens são muito boas. Eu moro na Alemanha 🇩🇪 tive outra experiência. Um abraço

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +2

      que legal,muito obrigada por nos acompanhar!

    • @alvaroludolf
      @alvaroludolf Před 3 lety +1

      Shh... não fala que cê mora na Alemanha!

    • @marcosporfirio9098
      @marcosporfirio9098 Před 3 lety +4

      @@alvaroludolf eu sei que não foi fácil para eles aqui na Alemanha. Na verdade morar fora não é nada fácil. Mas vamos lutando e tentando vencer. Alemanha não é fácil mesmo.

    • @rosangelagomes1528
      @rosangelagomes1528 Před 3 lety +1

      Também moro na Alemanha 🇩🇪 BONN nada fácil mesmo!aff!!!!

    • @marcieleclausguedes
      @marcieleclausguedes Před 3 lety

      @@rosangelagomes1528 também moro na Alemanha

  • @janainadutra5887
    @janainadutra5887 Před 3 lety +5

    Meu avô é português. Estou tentando a dupla cidadania. A pandemia deixou o processo lento, mas a validação dos documentos já aconteceu 😉

  • @biaahcorrea1645
    @biaahcorrea1645 Před 3 lety +5

    CORRENDO PRA APRENDER COM VOCES... PARABENS PELOS VIDEOS.

  • @ceciliasouza2868
    @ceciliasouza2868 Před 3 lety +1

    Legal demais !! Parabéns pela matéria!❤️👏🏻👏🏻

  • @daiuzamoraes8378
    @daiuzamoraes8378 Před 3 lety +3

    esclarecedor .... como sempre ... adorei ...

  • @edsonkawakami5698
    @edsonkawakami5698 Před 3 lety +2

    conteúdo útil, inclusive com leitura da constituiçaõ. Gostei do vídeo.

  • @brennermarquescoelho121
    @brennermarquescoelho121 Před 3 lety +5

    Quando fiz no consulado italiano em Belo Horizonte demorou 6 anos que burocracia tirei do trisavô pra achar certidão de batismo que sofrimento, uma vez que o mesmo ñ tinha certidão de nascimento na qual ele nasceu 1863. Os registro na comune de Formignana é de 1866. Graças a Deus com muita luta consegui.

    • @Glecio0
      @Glecio0 Před rokem

      Tbm to tentando. Como conseguiu a certidão de nascimento do seu ascendente na Itália?

  • @gabriellecarvalho8316
    @gabriellecarvalho8316 Před 3 lety +2

    Meo como eu estou adorando esse canal! Parábens os conteúdos são incríveis!!

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +2

      Muito obrigada Gabrielle, fico feliz q esta gostando!

  • @SuperGrafit
    @SuperGrafit Před 3 lety +18

    Nāo vale a pena perder uma nacionalidade originária para ter uma nacionalidade derivada (naturalização).
    É melhor buscar a residência permanente do que se naturalizar a alguma nacionalidade estrangeira.

    • @kellyroberta5670
      @kellyroberta5670 Před 3 lety +1

      Concordo plenamente.

    • @VissNM
      @VissNM Před 3 lety +1

      @@federacaodarussia7425 Mas n é dupla cidadania e sim visto permanente

    • @marconi7007
      @marconi7007 Před 3 lety +1

      Discordo brasil é ruim

    • @traveling7607
      @traveling7607 Před 3 lety

      Verdade Brasil é ruim demais mesmo quero perder a minha cidadania brasileira!!

    • @FennyFxMeuCanal
      @FennyFxMeuCanal Před 2 lety +4

      @@traveling7607 pense bem nisso para não se arrepender em algum momento, pois se ocorrer alguma guerra em outro país vc pode se beneficiar da sua dupla cidadania pra fugir para o Brasil 😉

  • @marcia274
    @marcia274 Před 3 lety +1

    Informação importante! Obrigada!

  • @duducbhcb6691
    @duducbhcb6691 Před 3 lety +8

    Eu já tinha conhecimento de tudo que foi dito por vocês, achei muito bom frisar este tema para os Brasileiros caçadores de cidadãnias. Atualmente moro na Itália, possuo a dupla cidadania... O engraçado do vídeo, é que você sitou todos os países que sou descendente ( Portuguêses, Italianos, Alemães e Espanhóis). 😂

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +1

      Esses são os mais comuns né, a galera busca justamente pela jus sanguinis

    • @duducbhcb6691
      @duducbhcb6691 Před 3 lety +6

      @@Apureguria É meu pai que é descendente de Espanhóis e Alemães, só que, infelizmente, ele não teve o nome de meu avô registrado na certidão, ou seja, ele nunca foi reconhecido como filho... Eu fiquei triste ao saber disso, ele tinha o sonho de morar na Europa como um cidadão Europeu. Infelizmente, meu pai e minha mãe, se separaram antes de minha mãe vir para Itália, ou seja, ele nunca teve a oportunidade de visitar a Europa. Eu vou trabalhar bastante para pagar a estadia dele aqui, pretendo realizar o sonho de meu querido pai ❤️

    • @1visitante
      @1visitante Před 2 lety

      A maioria dos brasileiros tem uma fracao dessas descendência, mto comum isso.

  • @nelmadanielavicente7032

    Boa noite, conheci vcs hj. hummm q lindos... adorei como explica, uma verdadeira aula de cultura diversas... kk gostaria mto de ver todos esses país, se cuidem forte abraço meus lindos,vou ver tudo q vcs postarem👏👏

  • @mirelacolengel2058
    @mirelacolengel2058 Před 3 lety +4

    Amei o vídeo ❤️ meus filhos tem 3 cidadanias, o que eu ouvi de balela do povo dizendo que não poderia, que iria perder a brasileira... adoro vcs... moro na Irlanda 🇮🇪 mas sou de Curitiba e adoro o seu sotaque 😘

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +2

      só se cometer um crime grande, depende de cada situação né e para cidadania derivada, originária n tem como
      há uma falha na comunicação dos órgãos consulares e o governo Br então só levam adiante se for caso extremo msm

    • @mirelacolengel2058
      @mirelacolengel2058 Před 3 lety +1

      @@Apureguria sim :) amei o vídeo... adoro vcs ... muito bom ouvir um sotaque igual ao meu no CZcams hahaha bjus

    • @hugoabreu5
      @hugoabreu5 Před 3 lety

      Tudo curitibana maravilha...

  • @umbralemao8723
    @umbralemao8723 Před 3 lety +26

    Olá! Eu sou alemão e minha namorada é brasileira. Pensando sobre se o trabalho de fazer uma dupla cidadania valer a pena.
    Lembranças

    • @FennyFxMeuCanal
      @FennyFxMeuCanal Před 2 lety +4

      Vale muito a pena manter dupla cidadania, pois se acontecer algum conflito em uma das duas nacionalidades (Deus abençoe que não ocorra) você pode morar legalmente em outro país pra fugir.

    • @Pedro.14.02
      @Pedro.14.02 Před 11 měsíci

      Olha a razão da criança...............kkk@@FennyFxMeuCanal

  • @HenriOlivier
    @HenriOlivier Před 3 lety

    Muito interessante e obrigado pelas informações! Parabéns pelo vídeo! Saudações.

  • @daydreamer903
    @daydreamer903 Před 3 lety +1

    Não me aguentei nesse começo KKKKKKK vocês são incríveis. Grata pelo vídeo, foi bastante esclarecedor ❤

  • @navidalenz9037
    @navidalenz9037 Před 3 lety

    muito bom o video parabéns casal ...td de bom sempre pra vcs 🙏🏾🤝🙏🏾tmj abraço!🤘

  • @junin2982
    @junin2982 Před 3 lety +2

    Excelente vcs dois! 😌🙌🏻

  • @maaahoee
    @maaahoee Před 3 lety +3

    AAAAAA ficou muito bom o vídeo seus lindos!!!!

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +2

      AEEE MAOOEEE vc contribuiu para esse video! Esta orgulhoso?

  • @notreveh
    @notreveh Před 3 lety +1

    Obrigado pelo comentário sobre a PEC 06/2018! Eu não sabia desta proposta de emenda. Na época em que estudei a constituição, ainda era essa ideia de que não se podia ter a nacionalidade brasileira junto à de outro país. Estou no processo de aplicação para o Green Card, e no futuro penso em me tornar cidadão Americano...mas já estava triste por "perder" a nacionalidade brasileira. Bom saber que pelo andar da PEC no site do governo Federal, ela muito provavelmente será aceita e eu terei dupla cidadania! :)

    • @notreveh
      @notreveh Před 3 lety

      @Pedro Henrique Sério? Show!

  • @SuperGrafit
    @SuperGrafit Před 3 lety +3

    Nāo fica vago, a constituição já fala expressamente em "direitos civis". Direitos civis engloba o direito a liberdades individuais, segurança social (saúde e previdência), laboal, direito de participar de concursos público, direito de estudar, direito de lazer, direito a privacidade, ir e vir, direito ao protesto pacífico, direito a greve, direito de usar, fruir, gozar e dispor de bens móveis ou imóveis... todos os direitos civis.
    Exemplo: Um brasileiro emigra do Brasil para Portugal e após 5 residências temporárias consecutivas, esse imigrante brasileiro preenche os requisitos para solicitar a nacionalidade derivada (naturalização) portuguesa ou a residência permanente.
    Como o Brasil tem um tratado de reciprocidade com Portugal em que confere um Estatuto de Igualdade aos brasileiros em Portugal e aos portugueses no Brasil, concedendo ao imigrante todos direitos civis, nāo precisando que o imigrante alcance a residência permanente para gozar dos direitos civis em sua integridade, entāo o brasileiro imigrado para Portugal nāo precisa se naturalizar para conquistar tais direitos. Nesses casos, se o imigrante brasileiro ainda quiser se naturalizar, aí sim estará, por um ato de vontade, optando por outra nacionalidade, podendo assim perder a sua nacionalidade brasileira. Essa perda nāo é automática, mas é possível.
    Já os países que só confere o acesso a todos os direitos civis com a residência permanente, entāo é melhor optar por essa ao invés da naturalização e acabar correndo o risco de perder a nacionalidade originária brasileira.
    Já nos casos onde só a naturalização irá permitir o acesso integral dos direitos civis, entāo a naturalização nāo implicará na perda da nacionalidade brasileira.
    A CZcamsr, que possui residência no Reino Unido, que já goza de todos direitos civis em UK, nāo sendo necessário assim adquirir nacionalidade, seja de países britânicos, seja de membros da UE para continuar gozando dos direitos civis, mas, ainda sim, deseja por espontânea vontade adquirir uma nacionalidade estrangeira por naturalização, seja por tempo de residência ou seja pelo casamento com um nacional europeu, PODERÁ perder a nacionalidade originária brasileira.
    A perda nāo é automática, mas o Estado brasileiro tomará o conhecimento dessa naturalização, e, a título discricionário, o Estado brasileiro irá decidir em cancelar ou nāo a nacionalidade originária da CZcamsr por ter adquirido desnecessariamente a naturalização estrangeira.
    Esse cancelamento pode ser feito a qualquer tempo pelo Estado brasileiro, nāo havendo assim prazo decadencial.
    Agora, quem tem a possibilidade de pleitear a nacionalidade "originária" em outros países, entāo poderá pedir quantas puder que nāo haverá risco de perder a nacionalidade brasileira.

    • @rubensnogueira5838
      @rubensnogueira5838 Před 3 lety

      Excepcional. Você conseguiu resumir todos os detalhes da discussão. Esse comentário deveria ser afixado lá no topo.

  • @TheHolidaygreenday
    @TheHolidaygreenday Před 3 lety

    Conheci seu canal recentemente e tem me ajudado muito! Enfim passando para agradecer! Sucesso!

  • @joaoxgxsilva
    @joaoxgxsilva Před 3 lety +2

    Vi o seu vídeo (Porque fui embora da Alemanha) me identifiquei com você, tô fazendo um Ausbildung als Krankenpfleger e ta horrível! Tenho duas professoras que me odeiam e sempre me confrontam. Na aula delas eu fico travado e não consigo nem falar português, quanto mais alemão 🥲 também estou tendo estes ataques de ansiedade antes das aulas... Acredito que estou ficando doente pela cobrança e pela pressão... como te entendo!

  • @Igklaus
    @Igklaus Před 3 lety +4

    Tema interessante. sempre tem seus riscos.

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +1

      com toda ctz, mas muitos não sabem

  • @paulinhavbn
    @paulinhavbn Před 3 lety

    Muito bom conteúdo! Parabéns!

  • @bruswiss3655
    @bruswiss3655 Před 3 lety +2

    Eu tenho dupla nascionalidade Brasileira e Suiça. Não tenho passaporte Brasileiro so o Suiço mas os documentos Brasileiros estao atualizados.

  • @julianaa7665
    @julianaa7665 Před 3 lety +4

    Brasil é uma mãe para seus filhos natos: sempre os aceita de volta. Esse caso que vocês falaram foi muito estranho, gostaria de mais detalhes. Outra: Brasil não entrega seus cidadãos natos "para morrer". Exemplo: você cometeu um crime em outro país e esse é punido com pena de morte. Se você conseguir fugir para cá o Brasil não extradita você. Claro, você cumpre a pena aqui (se aqui for crime, cumpre a pena que o Brasil estabelece).

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +4

      então, nesse caso o Brasil extraditou ela, brasileira nata, carioca...

    • @anacarolinatoledodesouza799
      @anacarolinatoledodesouza799 Před 3 lety

      Neste caso ela tinha se naturalizado americana e o STF entendeu que foi voluntário. Ou seja, ela deixou de ser brasileira, logo pode ser extraditada

  • @Jussararattes
    @Jussararattes Před 3 lety

    Aeeeeeeew! Já chego dando o like. Era o vídeo que eu queria faz tempo viu guria! ❤

  • @p.j.8726
    @p.j.8726 Před 3 lety +5

    Antes de Td procure sempre um advogado especializado e qualificado...

  • @nutricionistapaulafernande8813

    Ótimo vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @rrafaelpaz
    @rrafaelpaz Před 3 lety +2

    Fala num proximo video sobre declarar saida definitiva do Brasil. Eu ouvi um monte de gente falando que tem que declarar saida definitiva do Brasil se estiver morando fora por mais de 1 anos, porem eu to ha 6 anos morando fora e acho ate melhor nao declarar, porque eu teria certas dificuldades de abrir conta em banco etc..

    • @joannapaiva4027
      @joannapaiva4027 Před 3 lety

      Eu morei no reino unido de 2004 a 2009 e eu fiz a declaração de saida definitiva pois ao trazer dinheiro de volta ao brasil eu teria dificuldade de justificar o montante na minha conta. Não tive problemas com a receita quando eu voltei, foi tranquilo.
      Ah e eu não tive dificuldade em abrir conta no banco não.

  • @QueDiferençaFaz
    @QueDiferençaFaz Před 3 lety

    Olha o casal mais bonito da Europa juntos novamente, adoro vocês. 💜💜

  • @SuperGrafit
    @SuperGrafit Před 3 lety +20

    Já vi casos de brasileiros adquirirem a nacionalidade derivada (naturalização) e perderem a nacionalidade originária brasileira.
    Um caso muito emblemático que conheci foi de um brasileiro que adquiriu a nacionalidade derivada e perdeu a nacionalidade originária brasileira. Porém, por um motivo arbitrário do país estrangeiro, o imigrante teve sua naturalização revogada e calhou desse se tornar um apátrida. Vulnerável, este buscou pelo apóio da ONU para reverter a arbitrariedade do país que revogou sua naturalização, mas a ONU preferiu buscar pelo Itamaraty + o Ministro da Justiça do Brasil para que este acolhesse o antigo nacional, que na altura se encontrava sem pátria. O estado brasileiro acabou por conceder a possibilidade da naturalização brasileira e nāo mais a antiga nacionalidade originária.
    Moral da estória, um brasileiro nato fez a besteira de adquirir uma nacionalidade estrangeira, desnecessariamente, pois queria se tornar europeu de qualquer jeito, mas acabou no final tendo que se contentar como brasileiro naturalizado.
    Já os outros brasileiros só perderam a nacionalidade brasileira e passaram a ser tratados como estrangeiros no Brasil, tendo acesso ao país por tempo limitado.
    O que muitos brasileiros nāo compreendem quando pedem a nacionalidade estrangeira é que nunca serāo reconhecidos como um nacional pela sociedade do país em que está pleitear a nacionalidade. Será sempre visto como um estrangeiro mesmo portando o direito de possuir o passaporte vinho europeu, independentemente da nacionalidade ser originária ou derivada.
    Será sempre visto e tratado como um imigrante pela sociedade nativa do país.

    • @lumer2b
      @lumer2b Před 3 lety +4

      Esquisita esta história.
      O Brasil reconcede a cidadania para quem renunciou caso perca a cidadania estrangeira.
      Quando isso aconteceu?

      A primeira modalidade, o processo de reaquisição da nacionalidade, aplica-se ao indivíduo que houver perdido a nacionalidade brasileira em função da aquisição voluntária de outra nacionalidade, ou seja, por processo de naturalização não imposto pela norma estrangeira como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis. Tem como condição a renúncia à outra nacionalidade, que deve ser comprovada por meio de documentos emitidos pelo estado estrangeiro. Para evitar o risco de apatridia (ausência de nacionalidade), ao solicitar a reaquisição da nacionalidade brasileira, o indivíduo poderá demonstrar que protocolou pedido de renúncia da nacionalidade adquirida junto ao governo estrangeiro.

      www.portalconsular.itamaraty.gov.br/reaquisicao-de-nacionalidade

    • @SuperGrafit
      @SuperGrafit Před 3 lety +1

      @@lumer2b Olá! Tudo bem?
      Já leu a legislação e a interpretou na integralidade?
      Esse link mesmo que postastes fala sobre a possibilidade de reaquisiçāo de nacionalidade brasileira e da possibilidade de revogação da decisão que declarou a perda da nacionalidade brasileira.
      REAQUISIÇĀO
      [1] É no caso onde aquisição de nacionalidade estrangeira (naturalização) se deu por motivação VOLUNTÁRIA, NĀO FICANDO O NACIONAL BRASILEIRO CONSTRANGIDO a aderir naturalizaçāo para poder ter residência ou gozar dos direitos civis no país estrangeiro.
      REVOGAÇÃO
      [2] Sāo para os casos onde o nacional brasileiro teve a perda por arbitrariedade ou equívoco do Estado brasileiro quando cancelou a nacionalidade brasileira de brasileiros que adquiriram nacionalidades estrangeiras DE MANEIRA ORIGINÁRIA ou POR TEREM SIDO OBRIGADOS a se naturalizar para continuarem residentes ou gozarem dos direitos civis no país estrangeiro.
      No primeiro destaque [1] A REAQUISIÇĀO da nacionalidade brasileira está condicionada a renúncia da nacionalidade estrangeira adquirida por ato de vontade (aquela que nāo houve imposição do Estado estrangeiro para que o nacional brasileiro pudesse continuar residente ou pudesse gozar dos direitos civis), pois houve a perda da nacionalidade brasileira de maneira prevista na Constituição brasileira.
      Desta feita, para readquirir a nacionalidade brasileira, o naturalizado estrangeiro terá que renunciar a sua naturalização, pois o Estado brasileiro nāo admite que um nacional brasileiro adquira nacionalidade estrangeira POR NATURALIZAÇÃO VOLUTÁRIA, sem que esse tenha sido constrangido pelo Estado estrangeiro.
      Contudo, como a perda da nacionalidade brasileira foi feita de maneira correta, entāo o caminho é pela reaquisiçāo, mas nāo com status de nacionalidade originária (cidadão nato) e sim de nacionalidade por derivação (cidadão naturalizado).
      Já o segundo destaque [2] trata-se de um recurso para ANULAR O ATO QUE DECLAROU A PERDA DA NACIONALIDADE BRASILEIRA de forma arbitrária ou equivocada, pois no art 12 § 4º, inciso II, alíneas “a” e “b” da Constituição Federal, dispõe de EXCEÇÕES que concedem aos nacionais brasileiros a possibilidade de aderir nacionalidades estrangeiras quando essas sāo ORIGINÁRIAS (nacional brasileiro que possuem ascendência em linha reta com nacional estrangeiro - pais, avós e até bisavós). Por esse motivo de laço sanguíneo, o nacional brasileiro, a depender da legislação estrangeira, poderá aderir a nacionalidade originária para se tornar um cidadão NATO do país estrangeiro.
      OU
      Quando o nacional brasileiro adere a nacionalidade estrangeira como NATURALIZADO (quando nāo há laços sangue e nem de solo, caso o país estrangeiro seja aderente do jus solis) por imposição do país estrangeiro para que o nacional brasileiro possa manter a sua residência ou possa gozar dos direitos civis na integralidade.
      Nestas duas exceções, o Estado brasileiro nāo pode cancelar a nacionalidade brasileira originária, e quando faz de forma arbitrária ou equivocada, o indivíduo que perdeu a nacionalidade brasileira pode recorrer para anular a decisão que declarou a perda, voltando o indivíduo que sofreu a injustiça a ter a mesma nacionalidade originária que ora antes perdeu (com o status de cidadāo nato), sem precisar renunciar a nacionalidade estrangeira originária ou derivada (naturalização) por imposição estrangeira.
      E por quê o ex-brasileiro naturalizado estrangeiro, que perdeu a nacionalidade brasileira de maneira prevista na constituição, nāo consegue mais readquirir a nacionalidade brasileira originária (concedidas aos cidadãos natos) sendo que antes da perda o ex-brasileiro conservava esse mesmo status de nacionalidade?
      Porque a perda da nacionalidade prevista na constituição é absoluta, independentemente do indivíduo ter nascido no Brasil ou ter laços de sangue por ascendência (pai ou māe) de brasileiros.
      Posto isso, a reaquisiçāo da nacionalidade brasileira só poderá ser agora por derivação (preenchimento de requisitos) que é o desejo por ser tornar brasileiro conjugado com renúncia da naturalização estrangeira.
      Os critérios do jus sanguinis (laço sanguíneo) e Jus solis (nascimento em solo) nāo tem mais relevância nesta reaquisiçāo de nacionalidade brasileira.
      OS EXEMPLOS DE CASOS CONCRETOS QUE MENCIONEI FORAM DE BRASILEIROS QUE ADERIRAM NATURALIZAÇĀO ESTRANGEIRA POR ATO DE VONTADE, SEM QUE HOUVESSE A IMPOSIÇÃO DO ESTADO ESTRANGEIRO PARA QUE ESSES BRASILEIROS PUDESSEM MANTER AS RESPECTIVAS RESIDÊNCIAS OU GOZAREM DOS DIREITOS CIVIS.
      NO CASO MAIS EMBLEMÁTICO, O BRASILEIRO PERDEU A NACIONALIDADE BRASILEIRA POR TER SE NATURALIZADO POR VONTADE PRÓPRIA A UMA NACIONALIDADE ESTRANGEIRA, PORÉM O PAÍS ESTRANGEIRO, QUE CONCEDEU A NATURALIZAÇÃO, ANOS DEPOIS REVOGOU A NATURALIZAÇÃO DE FORMA ARBITRÁRIA.
      O EX BRASILEIRO ATÉ RECORREU, MAS NĀO CONSEGUIU REVOGAR A DECLARAÇÃO DE PERDA DA NATURALIZAÇÃO DO PAÍS ESTRANGEIRO E BUSCOU A ONU PARA QUE O AJUDASSE A PERSUADIR O PAÍS A DEVOLVER SUA NATURALIZAÇÃO, MAS A ONU ACHOU MELHOR BUSCAR PELO ESTADO BRASILEIRO E PEDIU QUE O BRASIL CONCEDESSE A NACIONALIDADE AO EX BRASILEIRO, POIS ESSE ESTAVA SEM PÁTRIA. O BRASIL ACABOU POR CONCEDER A NACIONALIDADE POR REAQUISIÇĀO, VISTO QUE O EX BRASILEIRO JÁ NĀO PRECISARIA SEQUER RENUNCIAR A NATURALIZAÇÃO ESTRANGEIRA POR JÁ NĀO O POSSUIR MAIS, FICANDO APENAS A DECLARAR O DESEJO DE SE TORNAR BRASILEIRO DE NOVO. E FOI O QUE ACONTECEU!
      UM BRASILEIRO NATO, NASCIDO NO BRASIL E COM PAIS BRASILEIROS, QUE PERDEU A SUA NACIONALIDADE BRASILEIRA POR TER ADERIDO NATURALIZAÇĀO ESTRANGEIRA, DESNECESSARIAMENTE, MAS QUE POR IRONIA DO DESTINO PERDEU A NACIONALIDADE ESTRANGEIRA E TEVE QUE SE CONTENTAR COM A NATURALIZAÇÃO BRASILEIRA.
      Entendeu agora?

    • @joaovictorgodoy8569
      @joaovictorgodoy8569 Před 3 lety +1

      Muito estranha essa história. Vai de encontro à praxe.

    • @elisium1234
      @elisium1234 Před 3 lety +1

      Que B. O. desnecessário!!!

    • @G.C.S113
      @G.C.S113 Před 2 lety +1

      Papo furado.

  • @karolinakarol534
    @karolinakarol534 Před 3 lety

    Que bom ver vcs juntinhos Jean vc sarou?
    Bjus forte abraço pra vcs❤️

  • @dandaramachado4279
    @dandaramachado4279 Před 3 lety +1

    Olá Angie, bom conhecer essas informações! Como o Jean fez, eu tenho planos de pedir cidadania por laços sanguíneos, pois meus bisavós paternos eram italianos também; acredito que, quando é por origem, a gente não corra o risco de perder a cidadania brasileira; ainda não solicitei porque o processo é caro. Abraços, obrigada!

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +2

      Isso, origem não perde não, como mostrei... boa sorte no reconhecimento!

    • @dandaramachado4279
      @dandaramachado4279 Před 3 lety

      @@Apureguria Sim, muito obrigada!

  • @caiohenrique1467
    @caiohenrique1467 Před 3 lety +1

    Oi Angie @Apure Guria! gostei muito do vídeo, foi bom saber desta informação já que eu estou em processo de adquirir minha cidadania portuguesa. Angie se eu não me engano você mencionou em um vídeo que você tem descendência alemã, mas você não tirou sua cidadania por alguma restrição ou outra coisa?

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +2

      Oie, eu não tirei pq o cartorio pegou fogo e seria complicado correr atras dos papeis, ainda mais q uma parte da familia n sabe de nada e a outra seria por parte da bisa (tem aquelas restrições por ano mesmo sendo a mulher que da a luz so filho😑😑😑). Sou só brasileira

    • @caiohenrique1467
      @caiohenrique1467 Před 3 lety +1

      @@Apureguria Muito complicado mesmo! Abração pra vc e o Jean!

  • @kleberbachiega8844
    @kleberbachiega8844 Před 3 lety +2

    existem dois tipos de cidadania; a nata e a naturalizada. A nata se subdivide em duas: a por sangue ( jus sanguinis) e por nascer no territorio (jus territoris). a cidadania naturalizada tb duas: por casamento ou por tempo de residencia.
    tem paises que a regra da cidadania nata pode ser por nascer no territorio e por descender de uma cidadão, é o caso da maioria dos Paises que receberam imigração na constituição de sua população como quase todos da America ( Brasil, Mexico EUA, Canada). A maioria dos paises europeus adota a regra "jus sanguinis" e não a "jus territoris", ou seja so sera cidadão nato quem descender de um cidadão nacional desse pais. em NENHUMA hipotese um nato de duas nacionalidades perdera sua cidadania.

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety

      Foi o q falei no video....

    • @stela_solar
      @stela_solar Před 3 lety +1

      É jus solis (e não “territoris“). 😂😂😂 No mais, ótimas informações.

  • @jeova5440
    @jeova5440 Před 3 lety +4

    Me tira uma dúvida? Se um brasileiro casar com um gringo e ir morar no país dele, e caso o casamento não dê certo, o brasileiro perder a cidadania do país do qual está morando depois que se divorciar?

    • @iasmincosta1083
      @iasmincosta1083 Před 3 lety +1

      Up. Sempre tive essa dúvida.

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +2

      Vou dar exemplo da italiana pq varia conforme o país né
      Sao 3 anos de casados pra dai abrir o processo. Com filhos o tempo diminui. Ai demora de 2 a 4 anos pra ser naturalizada. Ai na teoria se conseguir e se separar, podem desconfiar de golpe... se n for, ai pode continuar com a cidadania

    • @jeova5440
      @jeova5440 Před 3 lety

      Ah sim obrigado por tirarem esta dúvida!

    • @rubensnogueira5838
      @rubensnogueira5838 Před 3 lety

      Depende do país. Se for considerar alguns países europeus como exemplo, é isso mesmo: casou legalmente, não é golpe e residiu no país pelo tempo especificado, ganha a cidadania do país pelo resto da vida.

  • @sirlianebertora200
    @sirlianebertora200 Před 3 lety

    Muito bom.

  • @andersonaleixo96
    @andersonaleixo96 Před 3 lety

    Felicidades para vcs

  • @erikacaroline2539
    @erikacaroline2539 Před 3 lety +5

    Aaaaaa o Jean travando a cambalhota no início do vídeo, eu vivi pra ver essa cena!! hauahauaha

  • @walacyd0s
    @walacyd0s Před 3 lety +6

    00:01 ahueheuahueha
    Adorei 😂😂😂

  • @regilainesecundinaguedes5503

    Vídeo legal e interessante! Não consigo entender qual seria a vantagem de pedir para não ter mais nacionalidade brasileira!!! 🤔

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +8

      só se for pra morar em um país que não aceite duas né, mas tem q pensar muito bem

  • @felipeaugustosantos8159

    Eu tenho laços sanguíneos com indígenas. Curto demais as histórias da família sobre minha tatara, tatara, tatara, tataravó pois ela foi capturada na floresta. E essa história veio contada de gerações eu soube pelos meus avós. E espero passar aos meus filhos. E minha mãe, e grande parte da minha família tem traços indígenas. Abraços

    • @Pedro.14.02
      @Pedro.14.02 Před 11 měsíci

      E o que isso tem a ver com Perder a Cidadania Brasileira
      DANE SE TU E´MERDA DOS ÍNDIOS

  • @ermelindowenceslauqueiroz8894

    Ângela, reparou que mesmo quando a gente viaja levamos conosco o "aqui"?
    Você referiu se ao local onde está como Brasil (o tal aqui).

  • @bolognesi4094
    @bolognesi4094 Před 5 měsíci

    EC 131/2023 Dito isso, a perda da nacionalidade brasileira não pode ocorrer mais pela simples aquisição de outra nacionalidade VOLUNTARIA/DERIVADA. Não existe mais a perda ex oficio ou automática. No caso da cidadania Italiana, portuguesa, espanhola, DE ORIGEM/ORIGINARIA, nunca houve hipotese de perda. Com isso, o brasileiro que reside no exterior e adquirir a nacionalidade de outro país conservará a nacionalidade brasileira em qualquer situação, salvo se expressamente requerer a perda da nacionalidade brasileira.

  • @Mtt-Crmll
    @Mtt-Crmll Před 3 lety +3

    Eu não abro mão de ser brasileiro e italiano por dinheiro nenhum...o Brasil é a minha mãe e Italia é a minha avó.

  • @luiscarlosprado5906
    @luiscarlosprado5906 Před 3 lety +3

    Desculpa mas, de acordo com o que eu acompanho o canal. Por seu marido ser cidadao italiano e voce ter um visto pra morar na Inglaterra, eu pensei que voces fossem usar desse parametro pra fazer o video.
    Ficou confuso.

  • @monalisa37498
    @monalisa37498 Před 3 lety

    Top o vídeo!

  • @soniasousawachholz4496
    @soniasousawachholz4496 Před 3 lety +8

    Apliquei para a cidadania norte americana porque me casei com um cidadão, como esses politicos estão tudo loucos temos receio de por alguma loucura deles eu ter que ser deportada ou sei lá, é um estresse toda vez que saio do país, nāo quero perder minha cidadania brasileira amo minhas raízes 🤍🇧🇷🤍

    • @ThiagoVsky
      @ThiagoVsky Před 3 lety

      Acho difícil um cidadão de outro país ser deportado se estiver tudo certo com visto, essas coisas... Mas acho que não perde a cidadania brasileira se não tiver um motivo mais concreto.

  • @AdilsonFJR
    @AdilsonFJR Před 3 lety

    Eu tenho nacionalidade portuguesa a mais de 20 anos (esperei ter idade suficiente para não fazer o serviço militar obrigatório) e vivo em Portugal desde 1977 e sou filho e neto de portugueses.
    Quando foi-me atribuída a nacionalidade portuguesa fui logo informado que iria perder a brasileira, mas conheço várias pessoas que tiraram a nacionalidade depois de mim e ficaram com dupla nacionalidade.

  • @CarloAngelici
    @CarloAngelici Před 3 lety +1

    Adoro seu canaal!!! Moro aqui em Sevilla e agora criei um canal pra mostar um pouco da Espanha pra galera tambem! Quem quiser, da um pulo lá! Valeu. Grande abraço em todos

  • @nuranysadamy2654
    @nuranysadamy2654 Před 3 lety

    Doidaaaaaaaaaaaaaaaaaa òtimas informações muito bom

  • @ycaroloureiro
    @ycaroloureiro Před 3 lety +3

    Um documento não muda nada da sua origem..

  • @biancadasilva9231
    @biancadasilva9231 Před 2 lety

    Eu tbm tenho dupla nacionalidade brasileira x Angola na época que meu pai faleceu minha mãe chegou a ir no consulado (centro do RJ) e lá disseram que não temos nenhum direito . E hj já estou com 25 anos estou correndo atrás com pesquisas e estou querendo um bom advogado . Pra saber se realmente não tenho direito a nada . Pois sou filha de angolano !! Mais a minha mãe não se casou no papel com meu pai e só restou um documento que minha mãe guardou do meu pai .

  • @rafsccp
    @rafsccp Před 3 lety +1

    eu acho que vcs estao confundindo se naturalizar com obter a cidadania. por matrimonio vc nao se naturaliza italiana apenas obtem a cidadania. ja esta estudando para prova ? a ultima vez que chequei para minha esposa estava pedindo italiano b2

  • @whiskeyfoxtrotnovember8888

    Que bomba hein!!! Eu sou servidor público, então quer dizer que se eu der um mole e perder a minha cidadania brasileira, eu também posso perder o meu cargo e matrícula no serviço público?! Pois na constituição diz que para o ingresso em cargos na administração pública é requisito ser brasileiro nato...

  • @santiagomaciel7192
    @santiagomaciel7192 Před 3 lety +2

    Uma curiosidade
    A Elke Maravilha, já falecida, foi considerada apátrida por muitos anos porque ela não tinha a cidadania russa (nasceu naquele país) e, pelo fato da família ter sido considerada traidora da União Soviética por seu pai e outros familiares lutarem contra o regime de Stalin, chegou ao Brasil já apátrida
    Ela conseguiu a brasileira depois, mas perdeu na década de 70 por conta da ditadura militar. Para voltar a ter, era necessário pedir perdão (se não me engano) e ela recusou por alegar que não tinha feito nada de errado para tal
    Anos depois conseguiu a cidadania alemã porque a mãe era da Alemanha pelo que me lembro
    Tomara que dê tudo certo para vocês aí na Inglaterra. Esse ano, bem honestamente, está difícil para muitas pessoas em diversos termos, mas vai ser uma fase a ser superada
    Abraços

  • @mkassis713
    @mkassis713 Před 3 lety

    Tenho dupla cidadania e meus filhos tambem,eu os registrei no consulado brasileiro depois que nasceram,Eles entram e saem dos USA com o passaporte americano e no Brasil entram na fila de brasileiros na imigracao e apresentam seu passaporte brasileiro.Espero tambem poder passar para meus netos,se Deus quiser

  • @alissongatti7026
    @alissongatti7026 Před 3 lety +2

    E só pedir a carta de não renuncia!!!

  • @larasophie7590
    @larasophie7590 Před 3 lety +2

    Meu pai é de leeds, vou pra lá raramente, acho que só fui umas seis vezes em toda minha vida, (tenho 14) mas nasci no Brasil e minha mae é brasileira tbm ( de Fortaleza nós somos )
    Mas nunca tirei minha cidadania daí
    Eu já pedi pro meu pai pra gente morar lá mas ele não quer
    Quando eu tiver 18 eu posso tirar? Ou já passou do tempo ? Pq, tipo, eu n nasci aí sou brasileira mas quero muito morar em londres, não leeds quando for de maior

    • @guttasantti3318
      @guttasantti3318 Před 3 lety +1

      Lara Sophie, em 14 anos você foi "umas" 6 vezes pra Inglaterra, e diz que raramente vai !?
      Você praticamente já morou lá,😂.
      😘😘💐

    • @kleberbachiega8844
      @kleberbachiega8844 Před 3 lety

      Seu pai è Inglês?

    • @larasophie7590
      @larasophie7590 Před 3 lety

      @@kleberbachiega8844 sim

    • @joannapaiva4027
      @joannapaiva4027 Před 3 lety

      Quando eu morava lá há mais de 10 anos (faz tempo então a lei pode ter mudado) vc precisaria tirar um visto como parente (no caso o parente teria q provar q pode arcar com suas despesas) e depois de 10 anos vc poderia fazer uma prova para obter cidadania. Espero ter ajudado

    • @IronGirl666
      @IronGirl666 Před 3 lety

      @@guttasantti3318 eu já ia dizer haha

  • @AB-qb6oh
    @AB-qb6oh Před 3 lety

    Melhor canal do CZcams

  • @carlosaraujo5574
    @carlosaraujo5574 Před 3 lety

    Boa noite casal.
    Estou vendo o vídeo e já ansioso pra poder comentar...
    Quanto a parte do vídeo onde vocês expõe um parágrafo da " constituição brasileira " foi uma puta perda de tempo !!!
    Estão quase rasgando a constituição lá no Brasil.
    Forte abraço e uma ótima semana a todos

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +1

      obrigada por assistir! tem várias coisas que estão complicadas

  • @leonidasbatista6043
    @leonidasbatista6043 Před 3 lety +17

    Nem pensar em vc perder a nacionalidade brazuca.
    Ti amamos guria :)

  • @molinfa
    @molinfa Před 3 lety +1

    Eita achava q não dava tanta treta...

  • @contraotempocnu
    @contraotempocnu Před 8 měsíci

    Art. 12 da Constituição Federal
    II - fizer pedido expresso de perda da nacionalidade brasileira perante autoridade brasileira competente, ressalvadas situações que acarretem apatridia. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 131, de 2023)
    § 5º A renúncia da nacionalidade, nos termos do inciso II do § 4º deste artigo, não impede o interessado de readquirir sua nacionalidade brasileira originária, nos termos da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 131, de 2023).
    Logo, mesmo perdendo a nacionalidade, pode requerer novamente.

  • @HenriOlivier
    @HenriOlivier Před 3 lety +1

    A entrada foi triunfal. Vocês já estão preparados para participar da próxima Olimpíada. rsrsrsrs. Saudações.

  • @joacabano
    @joacabano Před 3 lety +3

    Outra conseqüencia... perdendo a nacionalidade não pode fazer concurso público no Brasil ! Meu filho está na Alemanha aguardando a votação desta PEC !

    • @anapaulabeiriz2088
      @anapaulabeiriz2088 Před 2 lety

      Mas quando o governo brasileiro quer ele se valia dessa dupla cidadania. Podemos ver isso nos editais para cargos nos consulados do Brasil na Europa. Portugal, França, eles abrem editais para quem está na Europa (com prazos super curtos), a pessoa tem que estar legalizada, completamente inserida, se for em pais de língua estrangeira tem até prova oral do idioma.. e no edital, nos documentos eles pedem ou comprovante de residência que permita trabalho (não vale registro de atividade particular estilo MEI do Brasil e ne autorização de residência para estudantes) ou tem que apresentar CARTÃO CIDADÃO do país, e tem itens no edital que informam que os candidatos com dupla nacionalidade tem que apresentar o passaporte brasileiro também, ou seja, o próprio governo usa da nacionalidade do cidadão quando lhe é conveniente, para contratação de postos de trabalho (o que diminui muitos gastos, do que ter que levar alguém do Brasil). Mas quando lhe é conveniente lembram dessa lei de que não pode ter dupla nacionalidade 🤷🏻‍♀️

  • @fabiolucianocavalcantefalu1060

    Tenho dupla cidadania nn faria conta nenhuma em perder a brasileira

  • @aitaliaeeu1487
    @aitaliaeeu1487 Před 3 lety +2

    Eu estou esperando a minha cidadania italiana por casamento!

  • @jaderbarbosa1436
    @jaderbarbosa1436 Před 3 lety +2

    Essa mulher tem uma coisa que eu não sei como explicar!

  • @walacyd0s
    @walacyd0s Před 3 lety +8

    Existe a pessoa sem cidadania?? 🤔🤔🤔

    • @joice175
      @joice175 Před 3 lety +10

      Sim.. Apátridas.

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +17

      sim, são os apátridas. Exemplos: a partir de 1936, os judeus e cidadãos não germânicos na Alemanha passaram a ser reconhecidos como apátridas em decorrência ao Nazismo.Os bidunes do Koweit são também considerados apátridas pelas autoridades do Estado
      a wikipedia me mostrou esses exemplos de Apátridas célebres
      Albert Einstein
      Anne Frank
      Daniel Cohn-Bendit
      Elie Wiesel
      Elke Maravilha
      Friedrich Nietzsche
      Mikheil Saakashvili[4]
      Karl Marx
      Miriam Makeba
      Osama bin Laden
      Edward Snowden
      Hannah Arendt
      Hamza bin Laden

    • @walacyd0s
      @walacyd0s Před 3 lety +2

      @@joice175 😱

    • @walacyd0s
      @walacyd0s Před 3 lety +1

      @@Apureguria Uoww tá aí coisas que eu não sabia 😃

  • @cleber11
    @cleber11 Před 3 lety +1

    Vou fazer uma petição para colocar mais requisito para aquisição de nacionalidade brasileira. Vai ser cobrar e converter um pênalti contra um goleiro profissional em uma goleira de dimensões oficiais

  • @genealogiaegeneticaemfoco1324

    Importante também citar das obrigações com a nova pátria como por exemplo em caso de guerra, podendo ser convocado. Muitos países o serviço militar não é obrigatório, contudo em caso de guerra a coisa muda de figura.

    • @IronGirl666
      @IronGirl666 Před 3 lety

      Dependendo do país ele vai preferir mandar os naturalizados do que os originários

  • @eduardofernandes2355
    @eduardofernandes2355 Před 3 lety

    Estou querendo abrir mão da brasileira, mas não sei quando ainda...

  • @denisegandara1686
    @denisegandara1686 Před 3 lety +14

    Eu sou descendente de italianos e espanhóis.

  • @TitusFlaviusDivus
    @TitusFlaviusDivus Před rokem

    Quando eu pegar a minha cidadania americana não irei renovar o passaporte brasileiro

  • @rodrigosouza3647
    @rodrigosouza3647 Před 3 lety +1

    Angie, vocês estão sempre morando, visitando e viajando pela Europa.
    Nunca surgiu a vontade de conhecer/morar nos EUA?

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety +4

      eu fui em 2018 pra NY, Atlanta e Miami (os vídeos tão super legais, assista czcams.com/video/FBe_GDEtNR8/video.html )
      morar em si não, pois achamos mais prático aqui pela cidadania europeia do Jean

  • @Zx-4888
    @Zx-4888 Před 3 lety

    HAHAHAHA OS DOIS na cambalhota, amei hahahaha 💖💖💖💖💖💖😅😅

  • @MarcoAntonio-uv9uc
    @MarcoAntonio-uv9uc Před rokem

    Mensagem para o pessoal que acredita que perder a nacionalidade brasileira é algo bom ou positivo: Se você está lendo isso e pensa assim é por que infelizmente não estudou geopolítica. Se esquecem que o Brasil é a 8º maior economia do mundo, a 10º maior potência militar e a segunda maior potência regional de todo o continente americano (ficamos apenas atrás dos EUA). Hoje o Brasil pode não ser o melhor lugar do mundo para se morar, mas somos o país do BRICS com maior taxa de crescimento econômico (inclusive superior a da China). Pergunte para qualquer Bacharel em Relações Internacionais que estiver cursando Mestrado na área e ele irá confirmar que daqui uns 20 anos o Brasil será um dos melhores países do mundo para se viver. Não percam a cidadania brasileira, depois vão choramingar e querer voltar atrás e será negado (e espero que seja mesmo). Honrem o pó da terra em que nasceram para que ele te honre quando for nobre.

  • @adafafe
    @adafafe Před 2 lety

    Sinceramente minha filha optou por tirar a nacionalidade brasileira e agora esta arrependida quere anular ela pq pensou que seria mais facil para poder fazer un posgrado no Brasil, muitas travas colocarao, agora ela que renunciar.

  • @OMundoSegundoUmaSagitariana

    Esse vídeo tá pedindo por uma live entre vcs, advogada Vitoria Nabas (Brasileira, Londres) e Dalton Borba (leciona Direito Constitucional e vereador de Curitiba).

  • @elizabethfirmino
    @elizabethfirmino Před 3 lety +1

    Querida, não se preocupa pois a ajuda consular brasileira eh mínima, por isso não vai fazer falta. E quem comete um crime será julgado, e creio que não é um plano que justifica não ter uma segunda nacionalidade, até porque, salvo nos lugares que possuem pena da morte, as cadeias de outros países costumam ser mais humanizada do que o sistema prisional brasileiro, que necessita reformas. O fato é que muitos confiam na impunidade, mas isso é cada dia mais difícil.

    • @Apureguria
      @Apureguria  Před 3 lety

      Então, eu acredito q ela veio pra ca justamente por ter pena de morte no estado q ela morava e cometeu o crime: Ohio

    • @elizabethfirmino
      @elizabethfirmino Před 3 lety

      Pode ser. Ou então ela achou que poderia enganar a polícia no Brasil ou se livrar fácil da prisão por ter dinheiro. Mas tem casos diferentes, de gente sem nacionalidade estrangeira que preferiu cumprir pena no outro país, onde havia cometido o crime, que é o caso de um cara que matou os tios e is sobrinhos aqui na Espanha, todos brasileiros, inclusive ele. Primeiro ele fugiu para o Brasil e não poderia ser deportado para a Espanha, depois ele preferiu voltar para cá e se entregar, agora está preso aqui. Comparando a cadeia brasileira, onde já teve até casos de canibalismo, com os presídios espanhóis, vamos, a diferença é grande. E não se preocupe que as autoridades brasileiras não vão te defender nessa hora, nem extraditar o corpo para o Brasil em caso de morte, simplesmente porque eles não tem recursos econômicos destinados para isso. Nem a lei brasileira exige isso deles. Existem países mais protecionistas, não se preocupe.

  • @MATEUS-t5h
    @MATEUS-t5h Před 2 lety +1

    Como eu faço para reivindicar a minha cidadania?

  • @moisesrodrigues356
    @moisesrodrigues356 Před 3 lety

    Kkkk
    Bom dia! Abraços.

  • @juniorvaccari
    @juniorvaccari Před rokem

    Ola, eu sou brasileiro e tenho a cidadania espanhola e posso ter a cidadania italiana