PTE: Projeto de Texto Estratégico: conheça a importância

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 03. 2023
  • Tem interesse em tirar 1000 no Enem este ano? Acho que sim, né? Bom, então você precisa conhecer, a fundo, o PTE: Projeto de Texto Estratégico. Essa estruturação é tão importante que, basicamente, é o filtro entre quem conseguirá tirar 200 na C3 e quem não vai.
    Lascou, né? Calma, Jana Rabelo ao seu resgate! Vem entender como conquistar 200 na C3 e, enfim, galtar os 1000 da sua redação do ENEM.
    --
    Quer ser meu aluno em 2023? Matrículas abertas no cursos.janarabelo.com.br/cursos
    _
    Me siga no Instagram: @instajanarabelo pra acompanhar conteúdos que se somam com os disponíveis aqui no canal (dicas de redação, livros, filmes e atualidades) e não deixe de me seguir também no meu perfil pessoal pelo @janarabelo.
    -
    ENTRE NO NOSSO CANAL EXCLUSIVO DO TELEGRAM: t.me/janarabelo​
    -
    Quer ter seu texto corrigido por mim, aqui no canal? Envie-o para o coordpedagogicajana@gmail.com, no formato manuscrito e juntamente com a coletânea de textos motivadores.

Komentáře • 21

  • @ramonramirez2717
    @ramonramirez2717 Před rokem +3

    Quanto ao tempo: perfeito e cronometrado.

  • @wpoltronieri43
    @wpoltronieri43 Před rokem +6

    Outra pergunta: quais são os livros, séries, novelas e outras áreas do saber que poderiam ajudar na compreensão do PET?

  • @ramonramirez2717
    @ramonramirez2717 Před rokem +2

    Vídeo incrível, gratidão à Gurumaharaja do Pte.❤

  • @mesquitalaura
    @mesquitalaura Před rokem

    amando seu canal!!

  • @wpoltronieri43
    @wpoltronieri43 Před rokem +3

    Jana,
    Poderia nos contar a história e os principais autores do PTE?

  • @paulovictor4767
    @paulovictor4767 Před rokem +1

    Aula perfeita !!

  • @anaclaracarvalho4091
    @anaclaracarvalho4091 Před rokem

    Amei a aula

  • @tiagomoreira9321
    @tiagomoreira9321 Před rokem +1

    Boa Noite Noite janaina

  • @lucascarneiro8031
    @lucascarneiro8031 Před rokem

    Ela quebra demais 🥹🙌👏🏽👏🏽👏🏽

  • @AnaBockoski
    @AnaBockoski Před rokem +1

    Jana, que vídeo incrível! Queria tirar uma dúvida sobre como lembrar e colocar repertório de dados estatísticos que enriqueçam o desenvolvimento do texto. Geralmente, trago bastante repertório cultural, ou histórico/científico/filosófico, e as vezes, um ou outro dado estatístico (que geralmente ainda ta fresquinho na cabeça). Tem alguma ideia de como relembrar melhor de dados estatísticos mais abrangentes que se encaixem no texto?

  • @beatrizmoura9577
    @beatrizmoura9577 Před rokem +1

    Oi Jana!! Maravilhosa!
    eu tenho muita dificuldade de colocar um exemplo da realidade, sempre perco pontos com esse detalhe, como eu posso melhorar, vc poderia dar alguns exemplos/dicas, por favor?

  • @beazitr
    @beazitr Před rokem

    Jana, tenho dificuldade em colocar as duas problematizações no primeiro paragrafo, sempre fica muito grande e eu gostaria de incluir um pouco da conclusão também, pra fazer uma intro completinha. me ajuda

  • @maria8204
    @maria8204 Před rokem

    A tese por antecipação da PI pode prejudicar a minha construção da argumentação?

  • @tiagomoreira9321
    @tiagomoreira9321 Před rokem

    Como posso começa meu desenvolvimento com contraste

    • @matheusmoura1204
      @matheusmoura1204 Před rokem +1

      Na verdade, se você for usar contraste, você primeiro vai apresentar um argumento e depois vai apresentar o outro que contrasta com o anterior. Pra isso, você vai precisar de conectivos como "Em contrapartida", "Contudo" etc.

  • @oiaquieovini3036
    @oiaquieovini3036 Před rokem +2

    Estou falhando na c3, só tiro 170, meus textos são mais expositivo do que dissertativo! Como posso melhorar o desenvolvimento de uma ideia em defesa do meu ponto de vista. Pode me responde no FQE da segunda-feira ?

    • @oiaquieovini3036
      @oiaquieovini3036 Před rokem

      160

    • @matheusmoura1204
      @matheusmoura1204 Před rokem +4

      Você não pode deixar lacunas argumentativas. Tenha cuidado ao afirmar algo. Procure usar termos como "muitas pessoas" ao invés de "todas as pessoas". Além disso, toda vez que argumentar sobre algo, dê exemplos. E estabeleça uma relação de causa e consequência. Apresente a tese, traga o repertório, contextualize o repertório em relação ao texto, mostrando porque faz sentido usá-lo como argumento, mostre quais as consequências disso e apresente um desfecho crítico, dizendo como a situação ficará, se nada for resolvido.

    • @matheusmoura1204
      @matheusmoura1204 Před rokem +2

      @@oiaquieovini3036 Vou te mandar meu texto pra você ter ideia de como deve ser feito
      -------Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Federal, cujo conteúdo assegura os direitos à cidadania, à dignidade humana e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Todavia, a desvalorização das comunidades e dos povos tradicionais na nação impede que esse grupo usufrua, na prática, desses direitos. Com efeito, a solução da problemática pressupõe que se combata não só a omissão estatal, mas também a manutenção do pensamento colonizador.
      Diante desse cenário, é válido destacar que uma das causas do problema em questão é a negligência do Estado. Sob essa ótica, segundo Thomas Hobbes, é obrigação das autoridades governamentais garantir o bem-estar da população. Contudo, a máxima defendida pelo filósofo não é vista na realidade, dado que diversas comunidades e povos tradicionais do Brasil não estão incluídos na legislação. Nesse sentido, devido à invisibilidade imposta a esses indivíduos, eles são impedidos de terem a relação harmoniosa, que tanto prezam, com a natureza, correndo o risco de enfrentarem dificuldades, como a fome e a seca. Dessa forma, se não houver postura que trate essa parte da população com a atenção que ela merece, o país continuará, de forma vergonhosa, a ser reconhecido mundialmente como desrespeitador dos direitos humanos.
      Ademais, a perpetuação dos ideais dos impérios europeus também dificulta a vida das comunidades e dos povos tradicionais no Brasil. Sob esse viés, durante o Período Colonial, os portugueses invadiram o país, apropriando-se das riquezas e dos povos originários, sem ao menos respeitar a alteridade desses indígenas. Nessa perspectiva, o panorama atual não difere muito das práticas ocorridas nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, visto que a ganância pelo lucro leva muitas instituições globais a enxergarem a natureza como uma fonte infindável de recursos, não se preocupando com as gerações futuras. Com isso, caso não haja o estabelecimento de uma exploração sustentável, que se preocupe com a importância da preservação dos dialetos, crenças e costumes das populações originárias, as sociedades tradicionais estarão condenadas a um futuro degradante.
      Portanto, embora resolver os entraves apresentados pareça utópico, é possível combatê-los. Para isso, o governo, eleito democraticamente pela sociedade para fazer as vontades dela, por meio do Poder Legislativo, deve incluir todas as comunidades e povos tradicionais brasileiros na legislação, assim como garantir que ela coloque os recursos naturais acima de quaisquer interesses capitalistas. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente precisa investir na fiscalização contra o desmatamento ilegal e o desrespeito às demarcações territoriais indígenas. Tais ações terão as finalidades de reconhecer a importância dos povos tradicionais e de assegurar a conservação dos patrimônios materiais e imateriais dessas comunidades. Somente desse jeito, a Carta Magna, será, de fato, exercida, e a sociedade tradicional brasileira se livrará das amarras que a invisibilidade e a desvalorização podem causar.

    • @naylamachado7300
      @naylamachado7300 Před 8 měsíci

      ​@@matheusmoura1204❤😮

  • @lucivaniadarocha10
    @lucivaniadarocha10 Před rokem

    Imperdível!