Quem pode fazer a punção intra-óssea?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • O acesso intra-ósseo (IO) é um método alternativo à administração intravenosa de medicamentos e fluidos. Comumente usado no atendimento pré-hospitalar e por médicos militares, o acesso intra-ósseo tem expandido a sua utilização para uma variedade de situações: na sala de emergência, em paradas cardíacas, na população pediátrica, e vem ganhando popularidade em situações onde o acesso intravenoso é difícil ou o momento é crítico.
    Teoricamente, o acesso intra-ósseo pode ser obtido em qualquer osso grande, e os dispositivos atuais permitem vários pontos específicos para realizar o acesso, incluindo o esterno.
    Como os ossos não são compressíveis, o espaço intra-ósseo vai ficar patente, mesmo em pacientes chocados. Isto permite a obtenção de uma via prontamente disponível para infusão de medicamentos ou fluidos em casos de emergência, além de permitir acesso ao aspirado de medula óssea, o qual pode ser utilizado para alguns testes de sangue simples .
    Demonstrou-se que o plexo venoso dos ossos longos drena para a circulação fluxo respeitáveis de 1-3L/hora através do acesso tibial ou 5L/hora através do acesso úmeral.
    Devido à pressão intrínseca do espaço intra-ósseo, as infusões geralmente não fluem de modo eficaz apenas com a gravidade e precisam ser administradas sob pressão, por exemplo, usando bolsas de pressão, bombas de seringa ou realizando-se flushing manual, uma taxa comparável à do acesso venoso central
    INDICAÇÕES
    Existem numerosas condições em que o acesso IV pode ser difícil e isso pode ser superado pela utilização da via intra-óssea. Todas as formas de choque fisiológico, hipotermia, múltiplos acessos intravenosos prévios, ou uso de drogas intravenosas são situações comuns em que o acesso IO se provou inestimável
    CONTRA-INDICAÇÕES
    Absolutas
    •Trauma ósseo no local ou proximal ao local de acesso, ou punção IO prévia no
    mesmo membro: o rompimento do osso no local ou proximal ao local de punção causa
    extravasamento de infusões e potencialmente o desenvolvimento de síndrome compartimental
    •Infecção sobre o ponto de inserção: há risco de semear a infecção para dentro do osso e causar osteomielite.
    Relativas
    •Prótese no membro (artroplastia de joelho, haste tibial, placa úmeral), ou esternotomia prévia: o rompimento da matriz óssea pode interferir de modo imprevisível com a punção ou as taxas de fluxo do acesso, e a inserção em metais implantados pode causar danos à prótese ou à agulha de punção IO.
    •Dificuldade na identificação de pontos anatômicos: nestes pacientes, dispositivos IO devem ser implantados com extrema cautela, uma vez que pode ser causado dano a estruturas subjacentes.
    Prof. Éder Marques
    ensino‪@PráticaEnfermagem‬.com
    www.praticaenfermagem.com #PraticaEnfermagem #ProfEderMarques

Komentáře • 52