O QUE É A SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES | Lutz Podcast

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 5. 09. 2024
  • Assista ao episódio completo:
    www.youtube.co...
    Dra. Olzeni Ribeiro: Superdotação e Altas Habilidades | Lutz Podcast #189
    INSIDER:
    www.insidersto... e use o cupom LUTZ12 para 12% de desconto em todo site
    REDES SOCIAIS:
    Insta da Olzeni: / dra.olzeniribeiro
    Insta do Lutz: / lutzlobo
    Insta do Podcast: / lutzpodcast
    PUBLICIDADE:
    Entre em contato: comercial@lutzpodcast.com

Komentáře • 342

  • @CortesdoLutzOFICIAL
    @CortesdoLutzOFICIAL  Před 11 měsíci +6

    INSIDER:
    www.insiderstore.com.br/LutzP... e use o cupom LUTZ12 para 12% de desconto em todo site

  • @MA-xd9zl
    @MA-xd9zl Před 10 měsíci +106

    Uma vida evitando falar coisas que pra mim eram óbvias mas ninguém mais via só pra não parecer que me acho. Quando na escola só o que via pessoas reclamando porque eu sempre mostrava um jeito mais prático de solucionar as coisas como se eu tivesse diminuindo elas, sendo que nunca era meu intuito, pelo contrário, sempre quero ajudar.

    • @AnaPaulaGoncalves-tp8uq
      @AnaPaulaGoncalves-tp8uq Před 5 měsíci +5

      É uma pena que as pessoas vejam como se quisessemos diminui-los, chega a ser algo político e estrutural.

    • @cinemidiaz
      @cinemidiaz Před 5 měsíci +11

      Passei pelo mesmo a vida toda. O q me dá raiva é esse orgulho misto de inveja das pessoas que dizem que estamos nos achando simplesmente pq elas percebem que tem menos conhecimento ou propriedade de algum assunto que podemos palestrar. É um fato que nosso cérebro funciona a mil e a facilidade de guardar informações e cruzá-las de maneiras atípica acaba por tornar alvo de pessoas medíocres que ao invés de aprender , buscar informações criticam quem se aprofundou maise com mais facilidade. Hj em dia vejo como foi prejudicial tds pessoas a volta dizendo que eu deveria ser mais humilde, acabei me apagando, funcionando a 10% pra passar despercebido e não ser alvo de pessoas mal resolvidas.

    • @cristianes779
      @cristianes779 Před 5 měsíci +1

      Estude com a Maria Pereda., procure o canal dela aqui no CZcams. É um mundo de conhecimento, você vai gostar.

    • @lilianebastos6239
      @lilianebastos6239 Před 4 měsíci +3

      Isso é ruim😢 uma vez fui explicar uma questão, e um amigo meu falou:
      Pedir explicação a Liliane é a mesma coisa que ver uma série de biologia 😂😂😂 pq eu explicava cada detalhe, e resumia td dps

    • @MA-xd9zl
      @MA-xd9zl Před 4 měsíci

      @@lilianebastos6239 culpa não é nossa se usando ficamos curioso por algo a gente quer entender tudo kkkkkkk

  • @andreluiz8423
    @andreluiz8423 Před 11 měsíci +269

    Pode acontecer desse indivíduo se sentir tão diferente e por sua percepção avançada fazer com quê ele mesmo se auto ajuste e negar a si mesmo a sua inteligência pra não se sentir diferente dos outros como um mecanismo de defesa e auto ajuste

    • @pauloroma4351
      @pauloroma4351 Před 11 měsíci +40

      Concordo com você, pelo fato de se sentir avançado, porém como todos à sua volta falam em "outra língua" essa pessoa pode se sentir tão excluída ao ponto de se "emburrecer" para poder se encaixar e daí então parar de se sentir sozinho.
      Percebo que quando saímos da "caixa" ficamos soltos e solitários do lado de fora, procurando analisar tudo para assim se encaixar.

    • @lmz000
      @lmz000 Před 11 měsíci +26

      Isso é real e eu sou um destes casos, tendo crescido numa família desajustada que rotulava o fora do comum como frescura, preguiça e dizia para a criança (eu) parar de encher o saco.
      A parte que ela comenta sobre somatizar essas emoções me fez chorar... tenho alergias frequentes desde criança, quando se manifesta me deixam "inválido" o dia todo (dói, incomoda, descasca a pele do dedo num dia, resseca como uma uva passa no outro, ou rinite sem motivo nenhum)
      Hoje tenho um filho que se mostra SD desde antes dos dois anos e se vê mascarando negando o que sabe para se encaixar na escola... Até os 3 ele já conversava e lia como uma criança de 6 anos. Hoje ele faz a lição do primo dele de 7, que esta no segundo ano do fundamental. Meu filho tem 4 anos e me perguntou se batesse a cabeça no concreto ficaria igual aos outros colegas de sala. 4 fucking anos... com essa percepção de como é socializar.
      O processo é um sofrimento constante, infinito. Quem vê essa "foto" achando que ser SD/gifted é só estudar tudo com facilidade não faz a menor ideia que o "mundo" ao nosso redor, a média do dia-a-dia, se torna enfadonho uma vez que lemos facilmente as pessoas e as situações, o desconhecido é rapidamente analisado para entendimento, e nos transformamos no chato, no esquisito, no pedante... Por que ninguém gosta de parecer desinteressante nem de responder quando lhe é apontado o que fez ou deixou de fazer.
      Olzeni tem feito um esforço gigante para incluir na política pública suporte e diagnóstico, tem centenas de famílias com crianças sofrendo nas escolas com a falta de preparo para ter de enfiar numa caixinha que não nos cabe (não inventei, temos relatos). Se alguém passar por aqui e tiver pequenos e pequenas, procurem mais pela Olzeni e pelo PEI aplicado nas escolas para adaptar conteúdo às crianças.
      Ninguém deveria passar pelo inferno que eu passei sem nenhum suporte.

    • @danielmichael3918
      @danielmichael3918 Před 10 měsíci +10

      Eu quero é Kiss lasque! Nunca fui tão infeliz tentando se encaixar aos outros. E os outros, pra quem tem essa condição, é como se fossem lesmas que não enxergam o óbvio. Eu indico a quem é assim adquirir poder e independência. A solidão, e o amor no sentido de uma parceira, são a única solução. Se adaptar às massas é impossível biologicamente falando. Vai adoecer o superdotado.
      Mas se adaptar a dois ou três bons amigos e uma gata massa, é bem possível 🔥

    • @kaiquehenrique587
      @kaiquehenrique587 Před 10 měsíci +4

      ​@@pauloroma4351mn eu me sinto exatamente assim, eu era um verdadeiro gênio na minha turma, não sei se era pelo fato de eu estar no sexto ano que seria "mais fácil" de tirar notas boas. Mais por eu ser mais avançado em questão de raciocínio do que os demais eu me tornei um preguiçoso

    • @brunodinizt
      @brunodinizt Před 10 měsíci +1

      Sou exatamente assim ☺️

  • @Mano1570
    @Mano1570 Před 10 měsíci +65

    Essa é a frase q eu sempre escuto "Mateus tem alma de um velho" ou " cara vc é igual o Google sabe conversar sobre tudo um pouco" o pior é q eu sentia q essas frases não eram elogios.. e soavam mais como estranheza.. por isso hj em dia é difícil eu ter amigos ou socializar com estranhos.. as poucas pessoas que tenho amizade são parentes... dá para contar nos dedos de 1 mão pessoas q considero amigos e não tem vínculo sanguíneo.. normalmente essas pessoas são ou mais velhas ou tem um grau de qi elevado.. as outras pessoas me consideram um chato.. e por isso é difícil eu ter novos amigos..

    • @filosofiaantropologia-brun7808
      @filosofiaantropologia-brun7808 Před 10 měsíci +14

      Sim, a estupidez é hegemônica na sociedade e nada é tão hostilizado quanto a inteligência. Curiosamente, ninguém discute esse problema, pois se finge que a inteligência é algo valorizado. Nada mais distante da realidade do que isso. Porém, o isolamento é muito melhor do que ser normal, não dá para comparar.

    • @leonemateus14
      @leonemateus14 Před 10 měsíci +8

      Tive uma vida semelhante, meu erro foi tentar mudar quem sou para me encaixar socialmente, deu certo, mas sinto que não sou eu mesmo!

    • @protocol9662
      @protocol9662 Před 9 měsíci +9

      Eu procuro nem conversar mais, porque me sinto mal. As pessoas nos tem como arrogante.
      É muito difícil encontrar alguém que entenda e desenvolva junto. 35 anos e ainda me sinto perdido.

    • @wilianaalmeida
      @wilianaalmeida Před 7 měsíci +4

      Willian é um velho no corpo de jovem eu sempre ouvi...

    • @krysteodolino8745
      @krysteodolino8745 Před 7 měsíci +3

      Nossa, comigo também é assim.
      39 anos e ainda tô tentando me encontrar ou me encaixar principalmente profissionalmente.

  • @user-jq3xl8cv2z
    @user-jq3xl8cv2z Před 10 měsíci +41

    Noto que tem pessoas que por recalque, inveja ou insegurança, perseguem notadamente os mais inteligentes. Fazem isso de forma velada, disfarçada, sempre fingindo que o motivo é outro, para que a verdade fique escondida - os invejosos são desajustados, inseguros, infelizes, etc, e questionam, dentre outras coisas, o progresso e a felicidade alheias. Na verdade, precisam de psicoterapia, pois têm potencialidades que não descobriram porque não se deram essa oportunidade.
    Tenho inteligência mediana e sou muito feliz. Uso-a bem.

    • @cinemidiaz
      @cinemidiaz Před 5 měsíci +1

      Perfeito, é mto recalque, ego frágil.

    • @Mauricio-sf3mw
      @Mauricio-sf3mw Před 4 měsíci +4

      O pior e quando você e um pouquinho mais inteligente, tem uma boa apresentação. As pessoas no ambiente de trabalho irão te odiar, invejam, sabotam. Da mesma forma, basta sair para noite as pessoas já olham com cara feia ou ficam encarando sem aos menos te conhecer. Não e fácil...

    • @angelapessoa6455
      @angelapessoa6455 Před 3 měsíci +1

      Eu não me considero muito inteligente, mas tem isso mesmo nos ambientes. Muito difícil, não consigo lidar com isso, massacram quem é desse jeito.

  • @marlenesantos6833
    @marlenesantos6833 Před 6 měsíci +22

    Quando sinto tristeza eu me afundo, não tenho forças pra fazer nada, não consigo raciocinar, preciso de um tempo pra me recompor. Me sinto afetada pelo ambiente de forma violenta. Tenho muita sensibilidade pra perceber o que as pessoas dizem sem usar Palavras.

    • @manfuture8280
      @manfuture8280 Před 2 měsíci

      Isso é transtorno emocional não superdotação, procure um Psicólogo.

  • @LueDi
    @LueDi Před 4 měsíci +11

    Nunca chorei na escola.
    Aprendi a escrever e ler muito rápido e fiz algo que nenhuma criança na escola já tinha feito.
    Li todos os livros da pequena biblioteca.
    Sempre fui absurdamente responsável e não entendia o comportamento das outras crianças, elas pareciam bichos pra mim.
    Sofri muito bulliyng por causa da minha inocência.
    Não conseguia me enturmar e me relacionar e fiquei muito solitária.
    Tive que me encaixar e continua sendo difícil com 27 anos.
    Acho que emburreci.
    Desenvolvi ansiedade na adolescência, sempre tive insônia, também desenvolvi uma dermatite no braço que piora com a ansiedade.

    • @lenesampaio13
      @lenesampaio13 Před 3 měsíci

      Eu também passei por tudo isso e não é fácil 😢 a terapia tem me ajudado muito

  • @pauloroma4351
    @pauloroma4351 Před 11 měsíci +80

    Concordo com você, pelo fato de se sentir avançado, porém como todos à sua volta falam em "outra língua" essa pessoa pode se sentir tão excluída ao ponto de se "emburrecer" para poder se encaixar e daí então parar de se sentir sozinho.
    Percebo que quando saímos da "caixa" ficamos soltos e solitários do lado de fora, procurando analisar tudo para assim se encaixar.

    • @ambrosi.j
      @ambrosi.j Před 11 měsíci +10

      SIM KAKAKAKA Tentar parar de gostar do que você gosta intencionalmente, pra parar de fazerem bullying com você, ou se forçar a gostar de coisas sem sentido só pra não dizerem que você vive debaixo de uma pedra.

    • @marimarques56
      @marimarques56 Před 4 měsíci

      Verdade!

    • @Ramizeri
      @Ramizeri Před 4 měsíci +1

      Pois é eu tenho sinais de superlotação

    • @pauloroma4351
      @pauloroma4351 Před 4 měsíci +1

      ​@@ambrosi.j verdade, já me forcei a gostar de coisas tão fúteis só para agradar a pessoa que estava comigo a qual eu não queria perder,
      Ela gostava de mim mas não gostava do que eu gosto entende?
      Esse ponto que é complicado porque mesmo aceitando o gosto dos outros temos que impor os nossos gostos também. Assim conseguiremos viver e socializar com outras pessoas

    • @ambrosi.j
      @ambrosi.j Před 4 měsíci

      @@pauloroma4351 Update: eu trabalhei muito no autoconhecimento, e busquei aceitar o fato de que eu tenho gostos muito específicos ou aleatórios mesmo. É difícil no começo mas você pega a linha. Não dá pra viver são tentando seguir a vibração dos outros. A gente tem que sentir a nossa e saber lidar com ela.

  • @alinezuim
    @alinezuim Před 2 měsíci +2

    Perfeito. Muitos lados de mim, do meu filho, que não conhecia e não entendia. Agora sei de onde vem.

  • @raphaelrocha6010
    @raphaelrocha6010 Před 3 měsíci +3

    Gente, não basta assistir um vídeo e ir dando check nas características e se auto diagnosticar como uma coisa ou outra, tem que passar com um neuro e fazer uma caralhada de exames pra saber se é ou não

  • @filosofiaantropologia-brun7808
    @filosofiaantropologia-brun7808 Před 10 měsíci +58

    O problema não é apenas na adaptação em idade escolar, mas na universidade também. A pesquisa e a docência se nivelam pela mediocridade, marginalizando, excluindo e desmotivando justamente os que possuem maior potencial do ponto de vista cognitivo. Quer dizer, se nem as universidades são ambientes ajustados à superdotação, só resta criar outra sociedade para esses casos?

    • @NinaMorioka44
      @NinaMorioka44 Před 10 měsíci +4

      To na mesma, to no segundo ano da facul e tenho a mesma experiência do colégio: tudo é muito fácil, e tudo é feito pra quem ta na média. Quem sabe mais ou sabe menos fica exilado. Tenho sede pra aprender e só to suprindo pq faço pós/especialização junto com a faculdade, e mesmo assim ainda me sinto desencaixada porque nao tenho estímulo intelectual e njnguem entende minha necessidade por debate e aprender de fato.

    • @filosofiaantropologia-brun7808
      @filosofiaantropologia-brun7808 Před 10 měsíci +7

      ​@@NinaMorioka44, exato, é disso mesmo que eu estava falando, o problema é muito grave mas parece que ninguém enxerga ou não quer tratar do assunto. Além desse nivelamento prejudicar muito nossa formação, também é um obstáculo para quem quer seguir na carreira acadêmica. Não sei como funciona em todas as áreas, mas o que observo é que "saber mais" e ter interesse real pelo estudo e pelo debate não são considerados méritos valorizados nesta trajetória, pelo contrário, são características que criam dificuldades. Pesquisas originais e que tratam de problemas fundamentais não atraem nenhum interesse de outros pesquisadores e professores, pois a maioria está concentrada em temas/referências da moda e só repete clichês que absorveram em sua formação e transmitem a seus alunos. Ter o conhecimento como motivação parece uma coisa inconcebível, pois a esmagadora maioria apenas usa diplomas e títulos da instituição para outras finalidades, como carreira profissional, incremento de salário ou militância política. Quem realmente quer aprender e debater fica marginalizado. É óbvio que isso nos prejudica e é um desastre para a qualidade da formação universitária em geral, o que causa impacto econômico e cultural em toda a sociedade. Mas, como foi dito, ninguém toca nesse assunto no Brasil.

    • @VictorHugo-ot3hg
      @VictorHugo-ot3hg Před 10 měsíci +1

      Concordo plenamente com você amigo, diminuíram a régua e os que passam da régua é os esquisitos da sociedade. E a senhora ainda diz que é coisa de genética o que não Concordo, mas sim o nível de desenvolvimento de si mesmo, tanto de busca em desenvolvimento pessoal, emocional, intelectual e professional. Resumindo as pessoas abandonaram a si mesma, e estão terceirizando suas responsabilidades e cuidados por si próprios

    • @filosofiaantropologia-brun7808
      @filosofiaantropologia-brun7808 Před 10 měsíci +2

      @@VictorHugo-ot3hg, olha, pelo que entendi da definição que ela usa, o conceito de superdotação se refere a uma característica genética mesmo, ainda que a formação e o estudo de cada um possam ser fatores decisivos no desenvolvimento cognitivo. Se até crianças pequenas podem ser classificadas como superdotadas, não depende de repertório cultural para identificar os casos.

    • @manticexpert
      @manticexpert Před 10 měsíci +3

      Infelizmente universidade não é lugar para debate, é de hegemonia de pensamento. Da última vez que vi um em um grupo, quase se mataram dando as suas carteiradas básicas de "eu li mais do que você" e outros argumentos de autoridade, além de se juntarem contra um homem por causa de questões ideológicas, distorcendo o seu discurso. Meu curso tem pensamento de colméia e infelizmente não adianta tentar nada ali se seu objetivo for se formar em paz. Eles não estão acostumados com a discordância também.

  • @diegofcv1
    @diegofcv1 Před 9 měsíci +21

    É ... acaba que sofrimento é o que define. Só tive o diagnóstico quando adulto. Tenho mta sensibilidade com olfato e paladar e quando criança isso era visto como "frescura"! Até hoje na verdade! Dermatite confere tbm! A assincronia com mundo! O fato de ser retaliado por se destacar! Julgado! Colegas de escola se aproximando só pra pegar 'cola' na prova! Você acaba se podando, deixando de ser você, pra se encaixar ... e ao mesmo tempo, por deixar de ser você, você também sofre. Se fala pra alguém que você tem ah/sd, você é julgado como arrogante! Depois do diagnóstico tudo se encaixa e as coisas melhoram um pouco! Mas é bem difícil mesmo assim! Cheguei ao meu diagnóstico por conta de um podcast ... é muito importante essa divulgação pra quem, como eu, tem ah/sd e nem faz ideia!

    • @marceladasilva4635
      @marceladasilva4635 Před 20 dny

      Olá! Tudo bem?
      Você é diagnosticado, certo?
      Como o profissional que o avaliou descartou a possibilidade de TDAH e autismo, e concluiu ser superdotação?

  • @robertafernandez5158
    @robertafernandez5158 Před 8 měsíci +20

    Quando eu era pequena e ia para o recreio, vira e mexe ficava observando as outras crianças gritarem. Eu nunca entendi a necessidade que elas tinham de gritar e quando eu perguntava ninguém sabia me responder, acabei criando uma teoria de que elas fazem isso para demonstrar sua felicidade, mas eu não via lógica nisso. Em certas situações que via outras crianças chorarem, eu ficava me perguntando pq não estava com a mínima vontade de chorar também. Mais tarde nos trabalhos escolares, eu sempre queria inventar coisas diferentes, querendo impressionar e fazer os outros rirem, mas fui barrada até mesmo por coordenadores, e quando eu pedia para fazer meus trabalhos sozinha ficava com fama de "insociável", apesar de receber os melhores elogios nas apresentações. Sempre fiz amizade com os adultos, conversava sobre quase tudo com os professores, enquanto meus colegas me consideravam um alien por não ter redes sociais. É bem complicado viver num mundo que diz para você sair da caixa, mas acaba lacrando ela com você dentro.

    • @gssingr
      @gssingr Před 7 měsíci

      Pô Roberta, muito difícil encarar e entender esse mundo quando viemos de outro, né?
      Como pode sermos inteligentes assim e não entendermos a medíocridade do dia-a-dia? É um paradoxo hahaha
      Me identifiquei muito com o seu comentário, eu sou igualzinho na vida acadêmica e relações interpessoais.

    • @robertafernandez5158
      @robertafernandez5158 Před 7 měsíci +2

      @@gssingr Pois é! Mas quando estou diante dessas situações, gosto muito de me lembrar duma frase que diz que nós nunca iremos nos encaixar nessa terra pq ela não é o nosso lugar, nosso lar verdadeiro é o céu. Então eu só tento fazer o que Deus me enviou para fazer: ser eu mesma.

    • @lenesampaio13
      @lenesampaio13 Před 3 měsíci +1

      Uauu! Me descreveu!

    • @robertafernandez5158
      @robertafernandez5158 Před 3 měsíci +1

      @@lenesampaio13 Fico feliz em saber que existem outras pessoas como eu 😊

    • @lenesampaio13
      @lenesampaio13 Před 3 měsíci

      @@robertafernandez5158 sim 🥹 fiquei tão feliz quando achei esse canal hoje e pessoas como eu também 😭

  • @bjbjvjhib2125
    @bjbjvjhib2125 Před 10 měsíci +14

    Todos aqui devem conhecer o Fausto Fanti do Hermes e Renato né ? Então, seu irmão Franco Fanti fez revelações no Ben Yur podcast sobre a infância do Fausto. Tenho quase certeza q pela inteligência absurda nas esquetes de humor q ele criava, personalidade que apesar de fascinante tinha muita timidez, tenho quase ctz de q Fausto era um superdotado !!! Assistam ao episódio do Repórter boato em q ele fala sobre a "malandragem" do brasileiro, onde ele faz uma crítica absurdamente intelectual e engraçada sobre essa condição cultural do nosso país. Uma pessoa comum não tem capacidade de montar algo tão genial como aqueles episódios do Repórter boato e o Documento trololó.

  • @lionB.162
    @lionB.162 Před 3 měsíci +10

    Percebo que muita gente se auto-diagnostica com superdotação e comenta em vídeos assim, sem um laudo profissional.
    Comportamentos de bloqueio social ao ponto de não -adaptação são muito comuns em nós superdotados de fato... Até o fim da adolescência e começo da juventude.
    Quando adultos, nossa lógica sempre nos guia a perceber a subjetividade dos valores sociais, e adultamos muito precocemente, desprezando a necessidade de aprovação alheia (aprendemos a socializar bem, mas não temos dependência social nenhuma).
    Logo, não nos martirizamos pelas divergências sociais até a vida adulta. Se você faz isso, certamente é TDAH, ou uma pessoa neurotipica com inteligência elevada apenas.

  • @erikajoanapaivalemosgoncal6213
    @erikajoanapaivalemosgoncal6213 Před 4 měsíci +5

    Meu filho aos três anos foi diagnosticado com TEA, e sempre dmostou uma inteligência além, vocabulário muito coloquial desde pequeno, só ouvia dizerem que ele é muito inteligente, mas suas emoções muito afloradas,e hoje com 9 anos não quer mais ir a escola entra em Pânico fica agitado e nervoso, diz q está cansado de escola, quando está na escola se submete a um comportamento tranquilo, no outro dia não quer ir d jeito nenhum,chega grita,chuta porta, parede, pede até pelo amor de Deus mamãe estou cansado d escola, não sei o q fazer.
    Ouvindo a Dra.falar parece que está falando do meu filho, e ainda assim não sei o que fazer, pq pensei q ele não se aceita como TEA, mas tô começando a entender que não é só o TEA.

    • @user-vw6be2bt3q
      @user-vw6be2bt3q Před 3 měsíci +1

      Se possível eduque em casa, infelizmente crianças atípicas são excluídas em maior ou menor grau, compense o convívio social o colocando em outras atividades como natação por exemplo ou xadrez. Sossegue seu coração e confie no seu instinto maternal, peça sabedoria a Deus que ele a guiará 🙏

  • @MrMarcosalbano
    @MrMarcosalbano Před 11 měsíci +32

    Muito bom! Todo Superdotado tem um cerebro neurodivergente. E dentro todos os tipos citados por ela existe um muito raro que é intuitivo. Esse é sobrenatural.

    • @leandrocouto5688
      @leandrocouto5688 Před 11 měsíci

      Intuitivo, sobrenatural, me explica?!

    • @MrMarcosalbano
      @MrMarcosalbano Před 11 měsíci +3

      @@leandrocouto5688 Justamente por ser assim é que não tem explicação racional. O racional tem seus limites e desconhece o significado de palavras como transcendente ou inefável. Sua pergunta mostra seu Veneno pela ironia. Passar Bem! Kkk!

    • @leandrocouto5688
      @leandrocouto5688 Před 11 měsíci

      @@MrMarcosalbano não estou de ironia amigo, o filho do meu amigo, é super dotado, ele tem 6 anos, eu que descobri

    • @MrMarcosalbano
      @MrMarcosalbano Před 11 měsíci +1

      @@leandrocouto5688 Sim. Eu também sou. Só que na minha época ninguém falava nisso. Sabe como você descobria ? Sendo primeiro ou segundo aluno da classe. Isso já te dava um QI de 120. Depois você não precisava fazer lição de casa. As atividades dos outros alunos te pareciam sem graça e tediosas. Você descobria que era autodidata sem ninguém te estimular. No meu caso o "Google " da época chamava-se Enciclopédia Britânica (Barsa). Eu li a Enciclopédia Inteira de forma espontanea com 8 ou 9 anos. Próximo a minha Casa tinha uma Biblioteca Municipal Amadeu Amaral. Eu ia nessa Biblioteca com 12 ou 13 anos e fazia buscas pelo Arquivo de Assuntos e li tudo o que me interessou. Meus Amigos de adolescência eram 4 anos mais velhos do que eu. Eu tinha 14 anos e eles 18. A lista continua. Mas o mais legal é que no link que a Dra deixou aí na descrição do Podcast tem a página dela e lá tem um teste para reconhecimento de Superdotados já adultos. Fiz esse teste e deu 98% com.nota máxima 5 em cada questão. Perdoa-me se eu interpretei erroneamente sua pergunta. Faça o melhor que puder pelo filho do seu Amigo. Boa Sorte !

    • @filosofiaantropologia-brun7808
      @filosofiaantropologia-brun7808 Před 10 měsíci +8

      Intuição não tem absolutamente nada de sobrenatural, é uma capacidade perfeitamente racional. Aliás, intuição é um conceito filosófico clássico, que está em referências como Descartes e Kant, mas não tem o significado com que usam hoje em dia no esoterismo.

  • @mcaiapo8709
    @mcaiapo8709 Před 10 měsíci +15

    A intensidade causa ódio extremo nos opacos.

  • @PatriciaSantos_12PROFETA
    @PatriciaSantos_12PROFETA Před 2 měsíci +2

    Eu acredito que um dia nós teremos o nosso lugar! Aonde somos aceitos com todas as nossas qualidades e com muito respeito

    • @ivi8060
      @ivi8060 Před měsícem

      A Sabedoria do Trauma e O Mito do Normal - Gabor Maté 😊

  • @Lima22lima2232
    @Lima22lima2232 Před 10 měsíci +56

    Uns dizem que tu é bipolar, outros superdotado, tu pesa q tem tdah, as vezes se sente só uma pessoa que não se encaixa na sociedade E por aí vai... esses rótulos que fodem a nossa cabeça.

    • @denial1004
      @denial1004 Před 7 měsíci +1

      Sofro disso aí também kkkkkkkkkkkkkkk

    • @MrFaradayMaxwell
      @MrFaradayMaxwell Před 5 měsíci +4

      Na verdade esses rótulos são bons pois mostra que pessoas compartilham dos mesmos problemas. mas cada pessoa tem características únicas. então por exemplo, vc vai ter tdah e mais suas características únicas. ou vai ser Superdotado e mais suas características únicas. Ninguém vai caber numa única caixinha.

    • @stefanisilva2493
      @stefanisilva2493 Před 5 měsíci +1

      Pois é, hoje pra cada diferença há um rótulo. Prefiro o bom e velho " esquisito". Me sinto mais confortável em assumir logo minha inadequação do que usar esses rótulos pra me proteger ou "compensar". Sinto que eles alimentam mais os preconceitos em vez de ajudar a construir uma sociedade que aceita melhor os excepcionais.

    • @calvinvital9067
      @calvinvital9067 Před 4 měsíci +2

      Divide em partes. Já acredita que é neuro atípico, então agora basta filtrar. Apenas uma sugestão na intenção de ajudar, não uma crítica arrogante. Me sinto igual a você, mas descobri que não há nada melhor que conhecer a si mesmo em profundidade. Isso vai te libertar do peso do julgamento. Seja você, faça o que te faz bem, pense duas vezes se faz parte de você ou se permitiu se influenciar às vezes até mesmo por alguém que admirava mas por um hábito que te faz mal. Hoje eu bebo e fumo e fico lutando pra me livrar disso. Hábitos inf geram sim vícios. Mas você consegue, desejo sorte para você, apenas acredite em si mesmo. Está me ajudando na minha caminhada.

    • @rachelbarbalho3263
      @rachelbarbalho3263 Před 3 měsíci +2

      Vc tem que procurar um profissional (neuropsicólogo) e fazer o estudo para descobrir seu diagnóstico! Vc nunca vai encontrar um super dotado que tem certeza que tem super dotação!

  • @RosanaRadke
    @RosanaRadke Před 11 měsíci +23

    Meu filho é persentil 99%, sempre desencaixado. Avançou um ano, não está mais desmotivado, mas ao mesmo tempo que tem mais facilidade em algumas áreas, tem dificuldade em outras, como coordenação motora. E na escola é muito copiar do quadro, então está frequentemente atrasado. É muito intenso, questionador, curioso, tem esse "supersentido". Na escola nunca foi positivo ter a inteligência um pouco mais alta, é o contrário, sinto que os esforços são sempre nos pontos fracos, sempre!

    • @charleymendesdesousa567
      @charleymendesdesousa567 Před 10 měsíci

      você precisa ensinar pra ele, se disfarçar...

    • @adaoreligioso6900
      @adaoreligioso6900 Před 10 měsíci

      Altas habilidades não tem... Pois tenho e quem tem é normalmente muito hábil com a coordenação motora.

    • @user-il1sq6ts1n
      @user-il1sq6ts1n Před 10 měsíci +2

      ​@@adaoreligioso6900kkkkkk nossa ele é o parâmetro das altas habilidades, o modelo...o sr é cômico

    • @priscillaalves83
      @priscillaalves83 Před 9 měsíci

      @@user-il1sq6ts1nmas é verdade, superdotados tem maior habilidade motora desde cedo, meu sobrinho conseguia fechar uma garrafinha de água sozinho com 1 ano de idade

    • @user-il1sq6ts1n
      @user-il1sq6ts1n Před 9 měsíci +1

      @@priscillaalves83 Priscila, não são todos iguais, fico feliz pelo seu sobrinho e sua alta habilidade com a garrafinha mas isso não é uma regra

  • @GabrieldeBastos
    @GabrieldeBastos Před 3 měsíci +3

    História da minha vida, essa desregulação emocional em mim, é terrível e me deixa extremamente cansado. Ainda as dificuldades que passei na faculdade e na escola, por não conseguir me concentrar em ambientes públicos, qualquer estimulo me atrapalha MUITO. Sou autodidata e até meus 30 anos achei que eu fosse burro, e em poucos anos me desenvolvi muito. Fiz exames de audiometria, eu tenho sensibilidade extrema a sons. Nenhum profissional me explicou sobre a superdotação, mas ela foi se encaixando aos meus comportamentos. Confirmar isto, só me fez me dar tranquilidade por eu ser tão diferentes dos outros. Infelizmente aqui no Brasil, não há suporte para pessoas com esse tipo de diagnostico. Meus médicos nunca me explicaram isso, nunca tentaram chegar a essas respostas, pelo menos não me contaram.

  • @danieladesouza659
    @danieladesouza659 Před 6 měsíci +10

    Eu tenho super dotação e sempre lia os livros didáticos do ano letivo com antecedência. Resumindo: no 1 bimestre já havia aprendido o assunto do ano todo, daí o que eu fazia? Pegava na biblioteca (época da biblioteca, já tô velha kkk) os livros do ano seguinte e ia ler, aprendia o assunto do ano letivo seguinte. A escola começava a ficar chata, as crianças ficavam chatas, a professora sempre repetindo a mesma coisa, todo mundo me achava estranha.
    Tinha uma professora que me detestava porque me achava arrogante e adulta demais, rivalizava muito comigo, me ridicularizava na aula. Foi sofrido

    • @peterson7167
      @peterson7167 Před 6 měsíci +1

      Eu fazia a mesma coisa , não sou super dotado mas eu era um gênio preguiçoso kkk eu lia o livro didático e fazia todas a lições dos livros pra não ter que fazer lição na escola e em casa , quando a professora passava alguma lição de casa que não estava nos livros eu fazia rapidamente na escola pra não ter que fazer em casa.
      Eu odiava ir pra escola , mas odiava mais ainda ficar em casa, então pra matar o tédio eu ficava lendo na biblioteca da escola e em casa eu lia algumas enciclopédias velhas , na verdade eu lia qualquer coisa só pra matar o tempo pois eu não tinha vídeo game e geralmente não podia brincar na rua , quando fiz 11 anos mudei de escola pensei que seria diferente e foi pior do que poderia imaginar pois eu era o famoso gordinho nerd , até a 8° série foi só sofrimento por ser esquisito.

    • @rafael010203040506
      @rafael010203040506 Před 4 měsíci

      Eu era da mesma forma
      E isso me trouxe muitos problemas na escola.
      Um dia me levaram pra direção e chamaram minha mãe. O esculacho comigo foi intenso. Ficavam falando que eu tinha problemas mentais. Só um professor me defendeu.
      Tenho 40 anos, até hoje ainda não digeri isso direito. A pancada foi tão grande, que eu não consegui mais me sentir um ser humano.

  • @silvio.ia.
    @silvio.ia. Před 10 měsíci +32

    Só tem “super dotados” nos comentários, sou apenas um reles mortal. Valeu inteligentes 👏🏻😃

  • @vitorialima8399
    @vitorialima8399 Před 9 měsíci +6

    Eu tô em choque, parecia que ela estava me descrevendo, desde se sentir deslocada até a dermatite atópica, e até sei de quem eu devo ter herdado isso, meu avô materno é exatamente assim também, nós conseguimos aprender e reter informações com extrema facilidade, nossa família fica até assustada, ambos de nós já tivemos problema com alguma compulsão, o dele foi a bebida e a minha é o transtorno alimentar. É impressionante o quanto eu, genuinamente, me identifiquei em todos os pontos.

  • @sibral
    @sibral Před 10 měsíci +11

    entrei no pré sabendo ler, escrever e fazer conta de adição e subtração. Eu odiava a escola com todas as minhas forças.
    Meu filho é criança pequena e eu tento não ensinar muitas matérias da escola para ele "antes da hora" e prefiro ensinar histórias e conhecimentos gerais de agricultura, arquitetura e física. Mas aí ele com três anos já sabia escrever o nome dele... e também odeia a escola.

    • @usuario36788
      @usuario36788 Před 5 měsíci

      Eu consigo me lembrar das aulas de alfabetização. Eu olhava pro lado e pensava "esse povo é gagá? Fica lendo os fonemas e não consegue ler a palavra? "G G uGu i lululunhu i eRR me"
      "Guilherme. Tá escrito Guilherme. É seu nome. Não consegue falar da forma normal?"
      A professora passava pequenos textos e colocava os coitados pra ir lá em cima do tablado gaguejar, não entender as palavras.
      Eu novamente. Será que eles tão com muito atraso????
      Subia, lia, normal, eu lembro que lia com muita fluidez, aquela aula era ridícula pra mim.
      No segundo ano, lá na infância, decidi que não ia mais fazer as atividades de matemática na aula.
      Eu não queria, tava sem saco.
      Professor obrigando, diretora obrigando, chama meu pai.
      "Não quero fazer. Pq sou obrigada a fazer? Não quero, não gosto, não vou".
      Eu adorava provocar os professores e o meu pai.
      Ele podia me bater à vontade, mas nunca conseguiria fazer a matéria entrar na minha cabeça se eu não quisesse ler.
      Era como eu me vingava.
      Ele me batia, maltratava, eu não estudava, escrevia besteiras nas respostas quando me obrigava a fazer a tarefa.
      Ele via que eu tinha feito e passava reto.
      Um dia leu.
      Pegue pisa no meu lombo.
      Menos eu anotava as coisas que os professores colocavam no quadro.
      Quando o professor reclamava, eu abria o caderno, pegava a caneta e fingia que estava escrevendo. Mas não escrevia só de ruim. Não vão me obrigar a aprender, isso eles não conseguem.
      Esse é o único domínio que eu tenho, eu pensava, a única forma que consigo manifestar minha insatisfação sobre como sou tratada e repararem, pq qnd eu falava, reclamava, ngm ligava.

  • @pauloroma4351
    @pauloroma4351 Před 4 měsíci +3

    Percebo que tenho picos emocionais, sinto as coisas numa intensidade absurda, tanto alegria quanto tristeza. Vivo procurando o equilíbrio interior,
    E outro ponto que ela falou é que quando estamos a frente em algo e tentamos mostrar o entendimento aos outros, somos taxados de arrogantes ou "sabichão"
    difícil se adequar a essa sociedade e por isso muitos superdotados se fecham.

  • @juliomendes5391
    @juliomendes5391 Před 10 měsíci +9

    Finalmente consegui compreender o universo de minha filha.sofre mto na escola por isso.obrigado doutora!

  • @NinaMorioka44
    @NinaMorioka44 Před 10 měsíci +24

    Em 2016 me encaminharam pra um teste neurologico com suspeita de autismo ou boderline, tenho todos os sintomas do video: intensidade emocional e sensorial(a minha é com textura e barulho), alta inteligencia academica e artística, dermatite atopica des de pequena- a minha nao se curou com o tempo, mesmo adulta. Minha medica nao achou nada nos resultados do meu teste, só falou que eu era muito inteligente, e eu fiquei anos sem diagnostico. Quando descobri que eu era superdotada tudo fez sentido, foi uma peça que faltava no quebra cabeça. Mesmo tendo meu diagnostico agora adulta, me alivia entender que nao sou esquisita e que tem um nome pra mim e pra quem é que nem eu, e que as pessoas aos poucos estao entendendo. Chorei muito no final do video, lembrei muito da minha infância, muito bullying por perguntar de mais por ter curiosidade, por questionar, por me expressar... tanto meu pai quanto minha mae sao superdotados, os dois tem as mesmas caracteristicas que eu, e meu pai nunca soube lidar e se isolou. É desastroso nao saber o que tem, e nao ter como lidar. Saber pelo menos me deixou mais calma e me mostra que eu nao sou o problema, o que me deixa mais aberta a criar formas de lidar socialmente. Obrigada por esse video

    • @bicutaa
      @bicutaa Před 10 měsíci

      Olá! Como faço para chegar a este teste neurológico? Me identifiquei muito com o que vi no vídeo e, infelizmente, cresci em um ambiente que não estava preparado para lidar com isso. Tive problemas na adolescência e me isolei até os 26, pois não conseguia me encaixar e me sentia muito vulnerável por ser muito emotivo. Não completei o ensino médio e nunca assinei minha carteira de trabalho, mas durante esses anos de isolamento, me dediquei aos estudos e consegui criar negócios na internet que me geram renda. Não tenho certeza se sou superdotado, mas sei que tenho alguma condição, pois definitivamente sou diferente do padrão. Preciso muito descobrir o que é, para poder lidar melhor com isso e ter paz.

    • @Drixbrites66
      @Drixbrites66 Před 9 měsíci +1

      Sinta-se abraçada e acolhida.. ❤

  • @cristianeaminadabeprates472
    @cristianeaminadabeprates472 Před 10 měsíci +8

    Grazie mille Doutora por literalmente salvar-me e fazer-me entender-me muito melhor. Não sabem o sofrimento que passo. Eu tenho um senso de justiça muito apurado também. Para a senhorita com carinho: 🌹 🌹 🌹 🌹 🌹

  • @leonemateus14
    @leonemateus14 Před 10 měsíci +11

    Recebi meu diagnóstico esse ano, foram 27 anos me sentindo um “extraterrestre”. Agora com o diagnóstico estou em busca de entender melhor a superdotação e aprender a usar meu potencial sem ficar me sentindo um “peixe fora d’água”.

  • @carneirohidraulicopvc
    @carneirohidraulicopvc Před 10 měsíci +6

    Eu descobri minha super dotação aos 43 anos de idade em meio a um momento de grande sofrimento e depressão, desenvolvi alergias e uma esclerodermia pelos sofrimentos sentimentais . Hoje estou reconstruindo minha vida aos poucos sabendo da minha condição.

  • @sylvanasena317
    @sylvanasena317 Před 2 měsíci +1

    Meu filho passou por tudo que vc falou, lembro q aos dois anos ja fazia esculturas em fita crepe de tudo que ele via e gostava, vocabulário q ninguém ensinou educação q ninguém tinha. Aos 5 já questionava os professores Perdeu o pai aos seis anos, travou na escola, entrou em depressão na adolescência se isolou e parou a vida..... não sei mais o que fazer. Ele fala um monte de idiomas sabe tudo sobre quase tudo mas nao quer sair de casa nem fazer faculdade nada. Só no quarto onde aprende tudo sozinho.

    • @ivi8060
      @ivi8060 Před měsícem

      Veja o Documentário A Sabedoria do Trauma - Dr. Gabor Maté.
      Talvez possa te ajudar. 🙌🏻💔🙌🏻💜

  • @82Rudson
    @82Rudson Před 9 měsíci +3

    Puts depois de 41 anos descobri o motivo que sou diferente, sou rotulado em tudo, adjetivos mil.
    O programa descreveu o meu ser, minha existência. Como bem disse a doutora, me sinto quebrado, esgotado e entristecido, irei procurar ajuda. Valeu obrigado.

  • @AgênciaCriativaFuturo
    @AgênciaCriativaFuturo Před 11 měsíci +8

    Essa semana eu fui no supermercado e um estabelecimento grande com muito barulho de todos os lados, é gente conversando, musica alta, é o cara lá falando das promoções, um barulho imenso e eu estava na área da quitanda e comecei a ouvir passarinho nitidamente no meu ouvido e parei e fiquei olhando pra ver da onde vinha e não consegui identificar e fiquei pensando, será que tem algum passarinho preso entre os legumes aqui? E fiquei parada tentando captar da onde estava vindo e depois percebi que estava vindo lá de fora, porque quando saí é que eu ouvi mais forte o passarinho. É impressionante como a gente ouve coisas que ninguém percebe!! Eu escuto pessoas conversando e não sei de onde vem e cheiro então é outra coisa intensa. Sinto cheiros que ninguém sente!! Me orgulho muito de ser quem eu sou, apesar de ter descoberto isso na idade adulta e de saber que esse assunto está sendo falado, pois eu fui tachada de retardada, como burra a minha vida toda, eu me anulei e fiz coisas erradas sem saber. Pelo menos as crianças de hoje, terão um futuro melhor do que a gente que está se descobrindo agora.

    • @charleymendesdesousa567
      @charleymendesdesousa567 Před 10 měsíci

      caramba... (brincando)você tem uma redação bacana,para uma retardada! kkkk
      deve ter sofrido calada 😔

    • @manticexpert
      @manticexpert Před 10 měsíci

      Verdade, por que somos taxadas como burras e lentas? Cresci com sérios problemas de autoestima em relação a minha própria inteligência por causa disso. Se você for bonita então... É uma puta arrogante ou bonita idiota.

  • @isadorapalanca
    @isadorapalanca Před 11 měsíci +38

    O homeschooling é libertador para qualquer criança, principalmente para superdotadas

    • @elcioel.
      @elcioel. Před 10 měsíci +3

      Exatamente!

    • @filosofiaantropologia-brun7808
      @filosofiaantropologia-brun7808 Před 10 měsíci +12

      Depende da família em que a criança nasceu. Quer dizer, escolas são mesmo o fundo do poço para quem é inteligente, e mesmo as universidades. Mas o homeschooling só é solução para poucos.

    • @isadorapalanca
      @isadorapalanca Před 10 měsíci

      homeschooling não é solução para algum problema, é um estilo de vida e de estudos, é um direito. a desculpa de quem o condena é exatamente essa, de que se apenas alguns possam praticar, os outros não devem ser prejudicados sozinhos permanecendo nas escolas. mas, venho te informar que hoje no Brasil há pessoas de estilos de vida, formação e condições financeiras variadas praticando o homeschooling. não é exclusivo de ricos, não é exclusivo de fazendeiros ou qualquer outro tipo de estereótipo que se possa imaginar.@@filosofiaantropologia-brun7808

    • @wilianaalmeida
      @wilianaalmeida Před 7 měsíci +1

      Eu tenho dupla excepcionalidade TEA e Superdotação, que não foram diagnosticados na infância entre outros fatores meus pais são pessoas que mal terminaram o ensino médio. Homeschooling neste caso não é solução.

    • @isadorapalanca
      @isadorapalanca Před 7 měsíci

      você não entendeu a finalidade do homeschooling e desconhece os frutos que a prática proporciona. eu poderia escrever um texto sobre tudo isso, mas acredito que você ainda não esteja de coração aberto para esta conversa. espero que um dia esteja :) @@wilianaalmeida

  • @malufenix6771
    @malufenix6771 Před 4 měsíci +3

    A versão atualizada dos "X-men"😂❤
    Claramente, um salto evolutivo que a humanidade ainda não está preparada para lidar😅😢😮😮

  • @AgênciaCriativaFuturo
    @AgênciaCriativaFuturo Před 11 měsíci +10

    Nossa ela falou EXATAMENTE o que eu sinto com barulho e cheiro... até um tempo atras eu achava que era médium kkkkk mas é a carecteristica do Superdotado e isso veio da minha mãe, a falta de paciência e tudo descrito é o que eu sou. E lembrando aqui... eu vivia dando surra nos meus coleguinhas na escola por não ter paciência com crianças da minha idade que não conseguiam entender as coisas como eu entendia. Puxa vida só depois de adulta é que descubro essas coisas.

  • @lucascarvalho8758
    @lucascarvalho8758 Před 10 měsíci +7

    Sempre tem alguém que comenta nesses vídeos alegando ser um gênio incompreendido ou ter um filho (a) nessa condição.

    •  Před 4 měsíci

      Pode ser que alguns queiram chamar a atenção, mas será que todos?

    • @lucascarvalho8758
      @lucascarvalho8758 Před 4 měsíci

      @ não, todos eu acredito que não. Mas não me surpreenderia se fosse o caso.

  • @terezinhanazare3104
    @terezinhanazare3104 Před měsícem +1

    Jesus depois de tantos anos eu vejo alguém dizer tudo que sempre senti.mas imagina a minha situação era a esquesita.tinha coisas que via outras pessoas fazer eu olhava e não acreditava.hoje entendo eu não era a esquisita eu não preciso de lei pra saber o que e legal.eu jamais ocuparia um lugar que não e para mim.faco as coisas não pra ter aplausos e porque e o ideal no momento.gosto do bem não por atos religiosos,mas porque eu me sento preenchida de paz interna.nao me sinto vítima,apenas gosto de gostar da vida,mas esse planeta e muito confuso pra mim guando pra se ter algo precisa derrubar ou matar aí entro em profunda inquietação já passei no psiquiatra elee disse pra ser eu.nao se preocupar com a atitude das pessoas desdes claro se não estiver me afetando.elebdisse que preciso apenas sempre fazer exercícios e me alimentar bem.e ser quem eu sou.agora me diz a vida aqui e muito boa mas precisamos ser muito discreto e aí que me sufoca.😊😊

  • @ritinhabatista5640
    @ritinhabatista5640 Před 15 hodinami

    Eu sempre achei que era de um outro planeta, que estava em total desasjuste 😊e por fim me achava louca, mas agora vejo que só sou neurotipica

  • @JRobertoBatista
    @JRobertoBatista Před 11 měsíci +14

    Se é definido pelo Estado, está errado.
    Sempre!

  • @cesso101
    @cesso101 Před 8 měsíci +5

    "Esse menino superdotado, do dia dia em que nasce, já está com uns 3 anos de adiantamento em relação às crianças da mesma idade".
    Por isso que sempre arrumei briga com boa parte de minhas turmas escolares desde a segunda série do primário até às faculdades que comecei mas não consegui concluir por que eu me interessava mais por aprender do que pelo Diploma 😢
    Meus colegas de classe não entendiam e nem se interessavam pelas indagações que eu fazia. 42 anos depois, estou tendo a oportunidade de entender o que me aconteceu.
    Vontade de falar a respeito com as pessoas mais próximas mas temo que elas riam de mim. Sempre riem quando o assunto está muito acima da capacidade de entendimento delas, deve ser um mecanismo de defesa...😢

    • @Rodrigop10
      @Rodrigop10 Před 7 měsíci +3

      Ta bom Ellon Musk... kkkkkkk agora todo mundo é superdotado

    • @cesso101
      @cesso101 Před 7 měsíci

      @@Rodrigop10 você pode estar ou não...

    • @cesso101
      @cesso101 Před 7 měsíci +1

      @@Rodrigop10 e você parece não ter entendido a relevância do tema: pessoas superdotadas sofrem por serem incompreendidas. Nós aceitamos muitas coisas que eram alvos de preconceito no passado mas aceitar que existe superdotaçao parece que vai levar muito mais tempo se considerarmos comentários como o seu.

    • @Rodrigop10
      @Rodrigop10 Před 6 měsíci +2

      @@cesso101 O que quis dizer é que todos agora se acham superdotados... com base nos seus achismos.. as pessoas de modo geral sempre se acham melhores que os outros... mais inteligentes que os outros.. mais talentodos que os outros.. e n é assim.. n é pq vc ou eu se sente diferente q somos superdotados.. tem q ter todo um estudo para se ter um diagnóstico de superdotado... vai dizer q nunca em sua vida vc achou q estava com um sintoma de uma doença e na verdade n tinha.. o mesmo se diz a respeito do que disse no primeiro comentário

    • @cesso101
      @cesso101 Před 6 měsíci +1

      @@Rodrigop10 comentei com minha esposa agora há pouco: eu sempre estudei muito, prestava atenção nas aulas, chamava a atenção de professores e colegas pelo meu alto desemoenho durante as aulas em varias disciplinas de todas três as graduações que fiz mas não consegui concluir. Trouxe-me muita tristeza e frustação ouvir professores e colegas de classe dizerem que sou muito inteligente mas eu me achava burro, incapaz e sem valor.
      Estes são mais mais algumas características citadas de superdotaçao neste vídeo. O meu interesse em diferentes áreas do conhecimento humano também ajudam a me classificar como um superdotado. E isso acaba sendo um problema pra mim assim como falado no vídeo. Mas não tenho que provar nada pra você, encerro aqui esta infrutífera discussão.
      Desejo-lhe paz, saúde e uma boa vida 🙏

  • @tiagotato9716
    @tiagotato9716 Před 10 měsíci +9

    Creiam é tanto uma dádiva quanto maldição 😅

    • @gideanrodriguesdesousa1552
      @gideanrodriguesdesousa1552 Před 7 měsíci +1

      Pra mim é maldição

    • @vdjowk
      @vdjowk Před 5 měsíci +2

      pra mim é só maldição, acabei de falar isso em voz alta conversando e doeu demais

  • @charleymendesdesousa567
    @charleymendesdesousa567 Před 10 měsíci +3

    existia uma metodologia educacional no passado,voltada para os excluídos...a escola se chamava summer ville se bem me recordo,e certa vez um taxista levando uma dessas crianças desncaixadas e rejeitadas pelo sistema convencional, perguntou : "hey garoto,voce é da escola 'faça o que quiser'?" hahaha o diretor do colégio ginasial ( de 5a a 8a series ) onde estudei,era um homem rigido e que impunha rigor e disciplina...mas adulto tendo uma visão mais serena das coisas,passei a admirar o excelente trabalho do professor! sempre gostei de estudar,e estudo até hoje...mas eu queria ter sido aluno da "faça o que quiser" 😂

  • @lucitolosa5065
    @lucitolosa5065 Před 15 dny

    Pois é. Eu tenho ,3 filhos e os três são superdotados. Tudo que a Dr. Falou aí se encaixa neles. Só agora vejo o que a gente sofreu. Meu marido era. Eu acho que também sou. Fui considerada retardada por muita gente. Nunca me encaixei com nada. Tenho 2 meninas e um menino. Ele morreu há um ano e meio. Sofreu muito na escola e na família. Ele sabia tudo de futebol, todas as capitais do mundo, o nome de todos os artistas e por aí vai. Entrou nas drogas. Perdeu os rins e acabou tendo parada cardíaca aos 46 anos. Já fazia um bom tempo que não saia de casa. Se isolou. As meninas também são , mas tem uma vida mais normal. A caçula tem uma capacidade de memória impressionante. O menino caçula dela é autista de alto funcionamento. Tem 8 anos. A gente não sabe o que ele sabe. Graças a Deus é muito quieto. Se eu ao menos soubesse mais sobre isso, não teria sofrido tanto.

  • @mariaameliabaccarinbatiste7335

    Muitas explicações, mas pergunto : como tratar?, como lidar ?, a quem procurar ?, estou sem um caminho ...

  • @ivanalmeida7933
    @ivanalmeida7933 Před 10 měsíci +2

    Eu me achei nesse video kkkk Eu só achava que não me encaixava msm e que tinha algo errado. Realmente essa questão de intensidade de sentimentos é realmente de lidar.

  • @fla91
    @fla91 Před 3 měsíci

    A quem interessa esse assunto não ser tão disseminado? Porque eu tenho dermatite e os médicos sempre diziam que não há cura, mas se antes eu não tinha e passei a ter é óbvio que existe cura, só que não é na pele em si e sim na mente.
    Que bom que temos especialistas na área para explicar sobre isso.
    Obrigada 🙏🏼

  • @taniaaversi2646
    @taniaaversi2646 Před 2 měsíci

    Nossa! Que didática e clareza!!!❤

  • @vandadiasster
    @vandadiasster Před 5 měsíci +2

    Olá! Me identifiquei com tudo que foi falado. Sempte me achei diferente. Vou buscar mais informações. Quem sabe o meu problema está nesta possibilidade de superdotação .😊

  • @zrespawnz569
    @zrespawnz569 Před 5 měsíci +1

    Me descreveu perfeitamente.

  • @sibellelima217vit
    @sibellelima217vit Před 3 měsíci

    Nunca é o mundo que tem que mudar, sempre são as pessoas. OsOs"superdotados" devem ser identificados, pra buscarem meios de serem fortes perante as outras pessoas. E os "superdotados" realmente não melhores que ninguém, cada pessoa desempenha um papel perfeito dentro da sua existência!

  • @v1n1c1u55anto5
    @v1n1c1u55anto5 Před 4 měsíci +1

    Quando du tinha 3 anos e minha mãe me mandou pra creche eu bati em todas as professoras e consegui fugir pra rua. Me senti num hospício, as professoras mandavam escrever na folha, mas sem nunca ensinar a escrever e os moleques ficavam fingindo saber escrever rabiscando na folha, eu nao entendia que papo de maluco era esse e ficava extremamente revoltado era como se as outras crianças fossem NPCs fazendo coisas aleatórias kkk

  • @carlosfernando6739
    @carlosfernando6739 Před 11 měsíci +39

    Resumindo: vale muito mais apena ser uma pessoa normal esforçada, do que um super dotado, com uma série de problemas emocionais.

    • @user-sd2ff6ou9e
      @user-sd2ff6ou9e Před 11 měsíci +6

      Todos nós independente do que somos ou nascemos temos diversos problemas,desvantagens e vantagens , basta voçe abraçar oque quer e excluir oque não quer . ( A vida não é justa ) E SIM, SOU SUPERDOTADA COM MUITO ORGULHO .

    • @carlosfernando6739
      @carlosfernando6739 Před 11 měsíci

      @@user-sd2ff6ou9e , bom ponto.

    • @gleisonmarques4052
      @gleisonmarques4052 Před 11 měsíci +7

      Concordo. Daria tudo pra ter tido uma adolescência normal. Hj sou um adulto quebrado emocionalmente por dentro. Nn consigo me relacionar com ngm. Vou morrer só

    • @user-sd2ff6ou9e
      @user-sd2ff6ou9e Před 11 měsíci

      Se voce assisti pornografia pare e começe a praticar uma atividade fisica . Um fisico bonito e uma mente saudavel nos traz enormes vantagens .@@gleisonmarques4052

    • @Gracielalessa
      @Gracielalessa Před 10 měsíci +8

      infelizmente não é questão de escolha. é uma condição

  • @AndressaCampista
    @AndressaCampista Před 10 měsíci +2

    Acredito que muitas dessas pessoas possuam a síndrome de Ehlers Danlos tipo hipermobilidade! São hiper em tudo! Exatamente como descrito pela doutora. O Diagnóstico envolve a análise da hipermobilidade articular, mas pode não estar incluída! Seria uma alteração genética no colágeno!

  • @wayne_paulo
    @wayne_paulo Před 7 měsíci +1

    Mais um vídeo que descreveu minha vida. Que alegria, talvez eu não seja louco haha

  • @murilocarlos2041
    @murilocarlos2041 Před 4 měsíci

    Pela primeira vez, alguem explicou tudo de uma maneira faz sentido. Eu sempre tentei me auto indentificar nesses temas de super dotado, autismo e tdah. Mas eu nunca me encaixava em algum, sempre tinha uma coisa q nao batia, agora da para perceber q as questões tem mto mais "poréns" e subjetividade, no indivíduo, e q tudo nao está numa caixa. Essa explicação me da uma luz, e uma claresa sobre mim.

  • @EspiritualidadeRacional-q1r
    @EspiritualidadeRacional-q1r Před 2 měsíci +1

    A vida toda me sentindo estranha, fora do mundo, sentimental e intensa ao extremo....fui chamada de burra, errada e problemática por anos... e agora me identifico super dotada. O que fazer?

  • @vanessawurdel9075
    @vanessawurdel9075 Před měsícem

    Além de TEA eu tenho TDAH é complicado me relacionar com pessoas !! Faço farmácia amo química, matemática padrões matemáticos ❤ toco piano falo inglês, jogo xadrez e para que se as pessoas que eu tenho contato não entendem não gostam e me sinto bem perdida preciso achar pessoas que também goste de informações tecnologia, para trocar ideias

  • @jonathanrodrigues1796
    @jonathanrodrigues1796 Před 24 dny

    Eu tenho dermatite atópica n me encaixo em nenhum grupo e mais alguns sinais. A primeira vez q passou pela cabeça q podia ser superdotado foi a alguns anos quando soube q n era só habilidades acadêmicas pois tenho mt facilidade com música

  • @ritinhabatista5640
    @ritinhabatista5640 Před 15 hodinami

    Pra permanecer no meu serviço eu me fazia de burra pra minha chefe brilhar, ela se achava o máximo, o ego atrapalha a vida das pessoas, eu poderia ter ajudado tanto mas se tivesse aparecido teria muitos problemas

  • @fatimasilva2030
    @fatimasilva2030 Před 8 měsíci +1

    Quando crianca tinha uma inteligências acima do normal, principalmente pra matematica. Sempre tive problema de me relacionar com colegas. Sempre me destacava em todos empregos, mas tunha muito problema de me encaixar

  • @luamag1
    @luamag1 Před dnem

    Ela.é muito didática. , Como ela chama??

  • @gc8972b
    @gc8972b Před 4 měsíci

    essa mulher ensina bem demais. obrigado Lutz pela excelente escuta

  • @ivan45grn
    @ivan45grn Před 2 měsíci +1

    Fiz os testes há um tempo atrás e o resultado foi justamente a condição de altas habilidades. Desde que comecei a entender melhor minha condição, tudo tem melhorado, pena que só aos 30 anos. Uma dúvida, como tratar a dermatite atípica? Já fui em mais de 10 dermatologistas e só ameniza com corticoide. Qualquer coisa fora disso não resolve. Me sinto um lixo com a pele atacada.

    • @ivi8060
      @ivi8060 Před měsícem

      Documentário A Sabedoria do Trauma - Gabor Maté 🙌🏻💔🙌🏻💜

  • @gilseppmedeiros6028
    @gilseppmedeiros6028 Před 10 měsíci +6

    Consigo me encaixar em quase todas as coisas listadas. Sem falar que minha filha de 2 anos de idade, é super inteligente, tem um vocabulário bem razoável, aprende tudo muito rápido. Seja cores, números, animais, lembra do nome de todas as pessoas que conhece, seja crianças, adultos. Tbm acho meu pai MT foda. Deve ser alguma condição genética

  • @thalitafelizardogoncalvess5838
    @thalitafelizardogoncalvess5838 Před 2 měsíci +1

    Meu filho é assim, tem dermatite, ansiedade desde os 3 anos e aprendeu a ler aos 4. Ele tem diagnóstico de TEA grau 1 de suporte.
    Sinceramente pra mim vc acabou de falar sobre autismo

    • @cidinhavieira8827
      @cidinhavieira8827 Před 2 měsíci

      O autista não é só autista, é um espectro, ele pode ser superdotado também.
      Tenho duas filhas já diagnosticadas e meu filho está em avaliação.
      Estou estudando esse assunto e meus dois filhos, com exceção da mais velha, se encaixam nos sinais da superdotação.
      E são vários tipos.

  • @demusicopramusico8545
    @demusicopramusico8545 Před 6 měsíci

    esse video apareceu numa boa hora
    meu é muito sensivel
    passeia rápido pelas emoções
    intenso
    aprende ou desenvolve rápido
    11:50 meu filho é assim... água caindo no rosto então... é como caindo sabão nos olhos....
    já disseram que ele poderia ser autista e tal....
    pra começar um medico não diria isso na primeira olhada. ponto. rs
    mas essas características descrição me abriram a mente pra pesquisar mais sobre.
    Gratidão!

  • @Cecibenassi
    @Cecibenassi Před 18 dny

    Eu queria um neto normal. Inteligente, como eu, a mãe a tia, meu pai. Meu pai era neuroatípico, com certeza.

  • @ruthcastro4771
    @ruthcastro4771 Před 3 měsíci

    Obrigada.

  • @candreel
    @candreel Před 10 měsíci +7

    Bem dotado é um termo que pode gerar confusão.

  • @eudeszzz
    @eudeszzz Před 10 měsíci +3

    Ótima explica. ❤

  • @rose2262
    @rose2262 Před 8 měsíci

    Doutora explicou tudo que vejo em criancas na escola com superdotacao ,mas ativas e entediadas na turma sua idade.E que infelizmente as escolas nao estao prontas para reconhecer esses pequenos e nao saber guia los.Temos politicas no caso de crinacas com outros diagnosticos que ja são encaminhadas para os profissionais e os superdotados fucam esquecidos.😢

  • @gabrielzonatto1386
    @gabrielzonatto1386 Před 9 měsíci

    Nos últimos meses tenho me sentido muito mais estranho que o normal. Desde pequeno as pessoas me chamam de estranho e inteligente simultaneamente, passei minha vida toda sem cogitar essa hipótese, mas recentemente tenho pensado em buscar ajuda psicológica pra saber se possuo algum espectro ou coisa do tipo. Assistindo ao vídeo, muita coisa bateu, mas o ponto chave mesmo foi a moça falar que muitos super dotados possuem dermatite atópica de chegar a sangrar.... Até nesse aspecto bateu

  • @mariadejesus2211
    @mariadejesus2211 Před 10 měsíci +1

    Talvez eu não seja superdotada. Quando eu era mais nova os meus professores falavam sobre essa possibilidade, mas eu *nunca* fui em um terapeuta ou em um psicólogo.
    Eu não acho que eu seja porque eu não tenho dificuldade na escola, eu SEMPRE tirei notas boas (acima de 7) sem qualquer ou mínimo esforço na escola, eu aprendi a desenhar em um nível intermediário sem praticar tanto, eu consigo aprender muito observando as coisas, eu pesquiso técnicas pra me ajudar na memória e leitura e vejo que eu já as uso inconsciente de que elas são técnicas, talvez eu só seja "inteligente".
    Eu aprendi a falar inglês sozinha, eu me sentia muito sozinha a partir do fundamental, eu sempre fui exagerada, eu sempre fui "lerda" na maioria das vezes, eu sou muito infantil.

  • @LNVACVAC
    @LNVACVAC Před 11 měsíci +3

    O paradigma de Renzulli pressupõe que é treinavel, por isso falam de Comportamentos de Altas Habilidades.

    • @lmz000
      @lmz000 Před 11 měsíci +2

      Por isso é tão importante essa separação. A forma como o cérebro interpreta o mundo é diferente, as conexões são diferentes. Isso é "hardware", não sei treina... Modelo vem assim da fábrica.
      Renzulli é aceito como parâmetro mas tem MUITO mais depois.

    • @LNVACVAC
      @LNVACVAC Před 11 měsíci

      @@lmz000 Eu não gosto de Renzulli e nem do CHC.

  • @sophiaetodomundo7103
    @sophiaetodomundo7103 Před 9 měsíci

    Eu achava impossivel minha filha sofrer bulling e as amigas a preterir na escola, por ser extremamente carinhosa e impatica com todos, mas agora tudo faz sentido, crises alergicas, agora que ela descobriu que toca piano facilmente parece outra crisnca, esta plena.

  • @daniescobar6061
    @daniescobar6061 Před 6 měsíci

    Cara, desse jeito que me sinto.Nem minha mãe me entendia ate hoje ela nao me entende. Sinto q as pessoas tenta me colocar numa caixinha quando isso acontece fico apavorada ai a urticaria ataca minha vontade e de sair correndo ... Pq no final poucas pessoas me entendem ,tem hora que fala nossa voce super inteligente vc faz fisica voce tem que saber todas as respostas. Blá-blá-blá... no final so quero que as pessoas me aceite como eu sou. Que to aqui pra aprender a apreender. Sera que é pedir muito?

  • @PatriciaSantos_12PROFETA
    @PatriciaSantos_12PROFETA Před 2 měsíci +1

    Eu tudo 😢 o Brasil não acolheu eu como estudante,eu aprendi ler e escrever e muitas outras em um ano , eu sou muito sentimental e muita sensibilidade

    • @ivi8060
      @ivi8060 Před měsícem

      Ame a Sua Sensibilidade é um canal maravilhoso sobre PAS que talvez possa te ajudar. 🙌🏻💔🙌🏻💜

  • @natstudiophotos
    @natstudiophotos Před 7 měsíci +2

    Por isso eu sempre dizia e digo: Vou morar na lua, não encontro ninguém como eu.

  • @cesarmarinhorj
    @cesarmarinhorj Před 3 měsíci

    comportamentos a parte, a dra salientou bem a parte fisiológica da coisa. apesar das características, tem a questão física da coisa, o cérebro ser diferente. isso que é a questão. o resto é "normalidade"

  • @regianebenj
    @regianebenj Před 10 měsíci +2

    O SD pode estar, tb, no espectro autista ou ter TDAH, por exemplo, e por essa razão vir com essa extrema sensibilidade que ela menciona.
    Não sei se ela não concorda ou só não mencionou.

    • @filosofiaantropologia-brun7808
      @filosofiaantropologia-brun7808 Před 10 měsíci

      O que parece é que há uma caracterização confusa, que associa a diferentes diagnósticos a mesma coisa.

  • @antoniolins888
    @antoniolins888 Před 4 měsíci +1

    Super dotados, são como placas tectónicas estamos em movimento, e o mundo é um vulcão onde nos, surfamos na boa, e ninguem compleender ate o terremoto bater na escala, 8,1 .e á entrenvistada sabe que é assim que somos, não precisamos de tarja preta, sabemos exatamente, onde a larva e mas prazerosa, .penso eu...

  • @thainanascimento2971
    @thainanascimento2971 Před 8 měsíci

    Sim. Na verdade não ha muito espaço no Brasil ou acesso, pais presentes para desenvolver essas habilidades. As vezes as pessoas não tem condição de incluirem o filho para sair um pouco fora da caixa da escola, tipo aprender em um curso de línguas, ou conhecer algum instrumento ou desenvolver técnicas artísticas. Então essa pessoa pode se sentir reprimida por estar contendo esse potencial.
    É preciso sair fora da caixa, para essas pessoas se sintam melhores e felizes, satisfeitas, porque ficamos muito felizes com a obra de nossas mãos. E ficamos em paz em gastar energia no que gostamos.

  • @eduardoantunes3232
    @eduardoantunes3232 Před 5 měsíci +1

    Rapaz...só tem superdotado aqui nos comentários. Mas é bom avisar que superdotação é, no final, algo ruim.

  • @dra.sofiajacob
    @dra.sofiajacob Před 10 měsíci +4

    Tem teve ou tem apelidos como: Google, Aurélio, nariz de perdigueiro ou ouvido de tuberculoso entende…😅

  • @leilacscorrea
    @leilacscorrea Před 5 měsíci +1

    Dra então superdotados também são PAS?

  • @andersonreview1986
    @andersonreview1986 Před 9 měsíci

    Tem coisas e assuntos nesse mundo que fica difícil pra eu acreditar.
    Tenho a impressão que a opinião da sociedade está sendo ou já foi moldada. Ciência história economia saúde ensino e mídia. E é possível viver num mundo assim.

  • @emanuellefabiana3437
    @emanuellefabiana3437 Před 7 měsíci

    Nossa... isso deve acontecer na minha familia pq meu sobrinho falava e contava historias q tinha acontecido ao longo do dia, aos 8 meses e eu tbm

  • @ToniaCursino
    @ToniaCursino Před měsícem

    Interessante, qfo falou de ñ copiar;verdade. Alguém, no segundo ano médio,no início do segundo semestre;disse a prof. :ñ preciso copiar,guardo tudo na cabeça. A prof,respondeu:tem q copiar. Vc ñ irá para o ano seguinte-todos copiam.Bom;25 dias,antes do término do Ano.Emprestou um caderno e fez o caderno. Prof.,deu nota 5.kkkkkkkE no término do Médio;fez uma avaliação,com três alunos univ.do quarto e quinto ano/-Passou,em primeiro lugar.Hilário.Sei,de muitos episódios de pessoas,que o cérebro é fantástico.

  • @vdjowk
    @vdjowk Před 5 měsíci

    eu queria que todos que dizem ser provassem, no meu caso eu já sabia do id, do ego e do superego antes de conhecer Freud

  • @Fabioviana3592
    @Fabioviana3592 Před 6 měsíci

    Meu filho tem 7 anos ele é muito intenso, ele diz que é do ensino médio.. que as crianças encomodam ele .. tem muitas características de sd.

  • @ThalesSolan-tb2mx
    @ThalesSolan-tb2mx Před 10 měsíci +1

    Prefiro pensar em "Talento", crianças "Talentosas"

  • @samanthalimadossantos5084
    @samanthalimadossantos5084 Před 10 měsíci +2

    O meu filho é diagnosticado com sd/ah, TEA e TDAH. percebo que quando o emocional esta abalado ele faz xixi na cama. Isso tem haver? Ele nao sabe relatar quando nao esta bem.

  • @vitormoraes543
    @vitormoraes543 Před 10 měsíci +1

    Aumenta o áudio . Ajuda a gente.

  • @user-ru4wh9iv1r
    @user-ru4wh9iv1r Před 10 měsíci +1

    Tem,teste, para isso para identificar isso?

  • @EmanuelSilva-ut5km
    @EmanuelSilva-ut5km Před 6 měsíci

    Gente, ! Eu tenho 57 anos , eu era super dotada é não sabia, até hoje eu não me encontrei, quando eu era criança eu era desse jeito

  • @liviamorais9786
    @liviamorais9786 Před 4 měsíci

    O Brasil e principalmente o Rio de Janeiro é muito atrasado. Sofro muito com meu filho, a escola não ajuda em nada e nem aceita. Parece que acham que isso não existe.

  • @feijao5794
    @feijao5794 Před 9 měsíci

    Excelente conteúdo!!