DIFERENÇA ENTRE REPÚDIO E DIVÓRCIO?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • Contribua com uma oferta missionária para o nosso Projeto Maturidade Crusta: Formando Discipuladores Preparados.
    BANCO DO BRASIL
    Agencia 5829-7
    POUPANÇA 617-3
    Alexandre Martins
    CPF 089.289.237-43
    E não deixe de entrar no grupo Hermeneutica Apologética no Telegram, para que possamos interagir melhor:
    t.me/pralexand...
    E no Instagram @hermeneutica_apologetica

Komentáře • 675

  • @ElizabethMartinsfilhadoRei

    Quantos anos eu sofri com acusação na minha mente achando que tinha que ficar num casamento abusivo só pra cumprir uma ordem que só existe ns cabeça de quem não estuda. Existem muitos pastores que vão prestar conta de estar ensinando errado.

  • @marcia926
    @marcia926 Před 3 lety +12

    Toda vez que lemos as palavras de Deus precisamos pedir para o Espírito Santo iluminar nossos olhos e nos dar discernimento para o inimigo não nos iludir e persuadir !

    • @alecallegarini
      @alecallegarini Před 10 měsíci

      Verdade. Esse professor tem muita sabedoria para lidar com o tema. Nessa interpretação vejo misericórdia de Deus e coerência. Somos chamados para a paz, nunca vi coerência em pessoas vivendo como escravos de outras pessoas que nunca nasceram de novo.

  • @missionariamariadosocorro1945

    gloria à Deus...obrigado pastor por essa orientação.o pai dos meus filhos depois de 28 anos de casado abandonou a familia e foi viver com outra mulher vinte anos mais jovem do que eu.sofri demais perdi peso meu ministerio quase perdi a fé mas Deus me sustentou e consegui da a volta por cima...Deus Não obriga ninguem à nada.ele não quer ok...que Deus tenha misericordia dele e de mim tambem.sim decidi liberar perdão para ser feliz nos braços do meu grande O SENHOR JESUS

    • @soniamarilse6335
      @soniamarilse6335 Před rokem

      Se a pessoa não consegue ter mais prazer sente dor no ato sexual por isso foge a esse compromisso.,isso é repúdio?

    • @digecilagomes876
      @digecilagomes876 Před rokem

      Então repúdio é quando o cônjuge vai embora e não legaliza a situação? É isso? Não há divórcio?

    • @pregadorgilliarddacosta7849
      @pregadorgilliarddacosta7849 Před 5 měsíci +1

      @@digecilagomes876 perfeito.
      Mais no contexto da época as mulheres não conseguiam a carta de Divórcio, pois essa carta era a legalidade pra elas casaram novamente. Hj não é mais assim

    • @pregadorgilliarddacosta7849
      @pregadorgilliarddacosta7849 Před 5 měsíci

      @@soniamarilse6335 como que éh ?
      Se a pessoa não sente mais nada por vc, infelizmente acabou o amor e o prazer. (Tesão).
      A pessoa pode se separar sim, por não se sentir amada e respeitada.

  • @familiapregandoapalavra9056

    Provas que todo novo casamento após o divórcio é proibido enquanto os cônjuges estiverem vivos
    A cláusula de exceção de Mateus 19.9 não implica que o divórcio em caso de adultério libera uma pessoa a casar-se novamente. Todo o peso das evidências dadas no Novo Testamento nos pontos anteriores é contra esta visão, e existem várias formas de fazer um bom julgamento deste verso, de forma que ele não entre em conflito com o ensinamento geral do Novo Testamento de que um novo casamento após o divórcio está proibido.
    Mateus 19.9: Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
    Aqui no ponto de vista de Mateus 19.9 e como cheguei a ele.
    Eu comecei, primeiramente, ao ser incomodado pela forma absoluta da denúncia de Jesus contra o divórcio e o novo casamento em Marcos 10.11,12 e Lucas 16.18 não está preservado em Mateus, se na verdade esta cláusula de exceção é uma brecha para o divórcio e novo casamento. Eu estava incomodado pela simples idéia que tantos escritores fazem, de que Mateus simplesmente está tornando explícito algo que era entendido pelos ouvintes de Jesus ou os leitores de Marcos 10 e Lucas 16.
    Eles realmente teriam assumido que as afirmações absolutas incluiam exceções? Eu duvido muito, e portanto minha inclinação é questionar se de fato ou não a exceção de Mateus conforma-se com o absoluto de Marcos e Lucas.
    A segunda coisa que começou a me incomodar foi a questão - Por que Mateus usa a palavra porneia (“não sendo por causa de prostituição”) ao invés da palavra moicheia , que significa adultério? Quase todos os comentaristas parecem simplesmente presumir que porneia significa adultério neste contexto. A questão que persistia era por que Mateus não usaria a palavra para adultério, se isto fosse o que ele realmente queria dizer.
    Então notei algo muito interessante. O único outro lugar, além de 5.32 e 19.9, em que Mateus usa a palavra porneia é em 15.19, onde é usada ao lado de moicheia . Portanto, é a evidência contextual primária para o uso de Mateus é que ele concebe porneia como algo diferente de adultério. Poderia isto significar, então, que Mateus concebe porneia em seu sentido normal de fornicação ou incesto, ao invés de adultério
    Portanto, não podemos fugir do fato de que a distinção entre o que era considerado como porneia e o que era considerado como moicheia foi minuciosamente mantido na literatura judaica pré-cristã e no NT. Porneia pode, é claro, denotar diferentes formas de relações sexuais proibidas, mas não podemos encontrar exemplos inequívocos do uso desta palavra para denotar o adultério conjugal. Sob estas circunstâncias dificilmente poderíamos assumir que esta palavra significa adultério na cláusula em Mateus. A logia do divórcio foi escrita como um parágrafo da Lei, intentando ser obedecida pelos membros da Igreja.
    Debaixo destas circunstâncias é inconcebível que, em um texto desta natureza, o autor não tivesse mantido uma clara distinção entre o que era a falta de castidade e o que era adultério: moicheia e não porneia seria usada para descrever o adultério da esposa. Do ponto de vista existem argumentos fortíssimos contra esta interpretação da cláusula permitindo divórcio no caso da esposa ser culpada de adultério.
    A próxima explicação sobre o uso de porneia está em João 8.41, em que os líderes judeus indiretamente acusam Jesus de ser nascido de porneia . Em outras palavras, uma vez que eles não aceitava o nascimento virginal, assumem que Maria havia cometido fornicação, e Jesus era resultado deste ato. Com base nesta pista, eu voltei para estudar o registro de Mateus do nascimento de Jesus em Mateus 1.18-20.
    Nesses versos, José e Maria são referidos como marido ( aner ) e esposa ( gunaika ). Ainda assim, eles são descritos como noivos somente. Isto provavelmente vem do fato de que as palavras para marido e esposa eram simplesmentem homem e mulher, e do fato de que o noivado era um comprometimento muito mais significante do que é hoje. No verso 19, José resolve “divorciar-se” de Maria. A palavra para “deixá-la” é a mesma palavra de Mateus 5.32 e 19.9. Mas, mais importante que tudo, Mateus diz que José foi “justo” ao tomar a decisão de divorciar-se de Maria, presumivelmente por causa de porneia , fornicação.
    Portanto, enquanto Mateus procede em construir a narrativa de seu Evangelho, ele encontra-se no capítulo 5 e depois no capítulo 19 precisando proibir todo casamento pós-divórcio (como ensinado por Jesus) e ainda permitir “divórcios” como aquele que José considerou como possibilidade, por pensar que sua noiva era culpada de fornicação ( porneia ). Assim, Mateus inclui a cláusula de exceção em particular para exonerar José, mas também no geral para apresentar que o tipo de “divórcio” que alguém talvez procure durante um noivado por causa de fornicação não está incluído na proibição absoluta de Jesus.
    Esta interpretação da cláusula de exceção tem sérias vantagens:
    Não força Mateus a contradizer o significado claro e absoluto de Marcos e Lucas, e o inteiro ensinamento do Novo Testamento apresentado em 1 Co 7:10 e 39, incluindo o próprio ensinamento absoluto de Mateus em 19.3-8
    Provê uma explicação de por que a palavra porneia é usada na cláusula de exceção de Mateus ao invés de moicheia .
    Concorda com o uso do próprio Mateus de porneia para fornicação em Mateus 15.19
    Vamos a mais uma explicação sobre a exceção:
    Mat. 5:32
    "Porém, eu vos digo, que todo aquele que repudiar sua esposa, a não ser por causa de fornicação, causa que ela cometa adultério, e todo aquele que se casar com ela que é divorciada comete adultério."
    Notemos aqui que o Senhor Jesus Cristo está afirmando a indissolubilidade total do casamento enquanto o marido e a esposa estão vivos. Note que somente no evangelho de Mateus (Mat. 5:32 e Mat. 19:9) estão inseridas a resalva "a não ser por causa de fornicação" (note que essa é que é a correta palavra usada inclusive por João Ferreira de Almeida em 1693 pois vem do grego "porneia"), porque isso se aplica a situação peculiar dos Judeus. Veja no verso 5:1 a quem Ele estava se dirigindo: à multidão e aos discípulos. Essa foi a exata situação que inicialmente José pensou erradamente de Maria. Os fariseus, também, cometeram esse erro mas de forma blasfema em João 8:41, acusando o Senhor Jesus com sendo nascido de fornicação (porneia) e não de adultério (moicheia). Note que em Mat. 1:20 o anjo dirigindo-se a José, chamou Maria de "tua mulher" (ou esposa) embora o casamento não tinha sido celebrado e consumado, ou seja, eles ainda não tinham se tornado uma só carne, mas eram marido e mulher. Nesse caso, Jesus está dizendo que o casamento poderia ser cancelado, caso houvesse fornicação, situação na qual a pessoa está a um passo do inferno (1 Cor. 6:10, Judas 1:7, Ap. 21:8).
    Note que a palavra não é o verbo comete adultério (moichao), que ocorre duas vezes no verso, mas propositalmente não é usada pelo Senhor Jesus para a exceção. Por quê? Teria O Mestre se esquecido? Teria Ele perdido essa oportunidade de ser claro, usando o triste fato do adultério para a desculpa do divórcio? Não. A palavra adultério não foi usada porque a exceção não se aplica aos que se tornaram uma só carne, mas aos que estavam em contrato de casamento (em Hebraico: 'aras ou kiddushin, em inglês: betrothal - Ex. 22:16, Lev. 19:20, Dt. 22:23, 28:30). Note que no mesmo evangelho (Mt. 1:18), Maria era desposada (Grego: mnesteuo) com José e não casada (gameo). É para esse caso especial, e apenas nesse caso dos Judeus, que Jesus está se referindo, porque o casamento não tinha se consumado. Nesse caso, o pecado é fornicação que quebraria o pacto do "esposamento" e não de casamento. É muito simples!
    Note que Jesus começa sua argumentação com a conjunção adversativa PORÉM. Isso nos diz que há um contraste entre o que os Judeus queriam ouvir e o que Jesus estava ensinando. Se Jesus estivesse defendendo o divórcio após o casamento, não haveria nenhuma necessidade da conjunção adversativa PORÉM.
    Note que a mulher ( parte chamada inocente) está divorciada, mas Jesus não reconhece nenhum divórcio, qualificando essa outra união de adultério.....

    • @gilmarpaulogama
      @gilmarpaulogama Před 2 lety +8

      Perfeito e esclarecedor, não existe exceção para o segundo casamento, pena que muitos lideres e pastores NÃO têm este entendimento e acabam induzidos ao segundo casamento onde para Deus isto é ADULTÉRIO

  •  Před 3 lety +15

    A cultura de antigamente ,só o marido podia dar carta de divórcio,era cultura da época. Não era da vontade de Deus que eles fizessem isso. Na minha opinião os homens sempre torceram a palavra de Deus e as leis humanas para se dar bem em todas questões, e menosprezando sempre a mulher que era considerada inferior. Louvo a Deus por homens igual esse do vídeo que tirou um tempo para elucidar um tema tão importante que tem trazido tanto sofrimento para as pessoas no geral que sofrem por não ter conhecimento profundo da palavra de Deus.
    Oséias 4
    O povo perece por falta de conhecimento.

    • @carmovaldeci
      @carmovaldeci Před 2 lety +1

      a mulher sempre sofre mais com esse preconceito e dominação dos homens... não estou defendendo ideologia feminista estou apenas me reportando a fatos.

    • @ibekoprovedorprovedor9937
      @ibekoprovedorprovedor9937 Před rokem +1

      @@carmovaldeci mas esse machismo que existe há séculos até dentro das igrejas tbm precisa acabar.Muitos pastores distorcendo a palavra para continuar com essa mentalidade.Veja,quantas atrocidades foram geradas por conta dessa cultura misturada com religião,onde estes machistas resolviam as coisas no "jeitinho" ,pra se dar bem.

    • @fabiana6980
      @fabiana6980 Před rokem

      Deus seja louvado, irmã. O povo tem preguiça de estudar a bíblia original, entender o erros de tradução, e saem por aí julgando os outros.

    • @pregadorgilliarddacosta7849
      @pregadorgilliarddacosta7849 Před 5 měsíci

      @@fabiana6980 é mente cauterizada não abre. Lamentável

  • @edmilsonsilva1574
    @edmilsonsilva1574 Před rokem +5

    Pessoal, a primeira vez que eu vi alguém explicar esse texto correto. Eu vi entender dessa forma correta uns 10 dias apenas, esse povo que são contra o segundo casamento e não só contra, porque sabemos que o primeiro casamento este o que foi feito pra adurar, mas sabemos das complicações que tem um casamento e as vezes é melhor divorciar que viver num casamento com um cara que abusou de sua filha, que lhe ameaça de morte, que lhe bate, que lhe abandona etc. Esse povo diz que quem está no segundo casamento está em adultério e sabemos que os adultérios não herdarão o reino de Deus, pra eles não importa como vc se divorciou, porque na cabeça dele vc pode até se divorciar, mas vem o pior, eles ensinam que não podem se casar de novo porque vão está cometendo adultério, vamos pro versículo de Mateus 19.9 aquele que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério e quem casar com a repudiada comete adultério também, o entendimento deste texto vem no contexto da palavra repúdio e divórcio, são duas palavras distintas, eles ensinam que é a mesmo significado, mas no original não é isto que fala, o adultério acontece porque o homem que repudia sua mulher e não dava carta de divórcio, apenas repudiava, isso significa que ambos continuavam casados, por isto se os dois arrumasse outra pessoa cometia adultério. Deu pra entender agora pessoal.

  • @JoaoMarcos-do7xp
    @JoaoMarcos-do7xp Před 2 lety +5

    Provas que todo novo casamento após o divórcio é proibido enquanto os cônjuges estiverem vivos
    A cláusula de exceção de Mateus 19.9 não implica que o divórcio em caso de adultério libera uma pessoa a casar-se novamente. Todo o peso das evidências dadas pelo Novo Testamento nos pontos anteriores é contra esta visão, e existem várias formas de fazer um bom julgamento deste verso, de forma que ele não entre em conflito com o ensinamento geral do Novo Testamento de que um novo casamento após o divórcio está proibido.
    Mateus 19.9: Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
    Aqui no ponto de vista de Mateus 19.9 e como cheguei a ele.
    Eu comecei, primeiramente, ao ser incomodado pela forma absoluta da denúncia de Jesus contra o divórcio e o novo casamento em Marcos 10.11,12 e Lucas 16.18 não está preservado em Mateus, se na verdade esta cláusula de exceção é uma brecha para o divórcio e novo casamento. Eu estava incomodado pela simples idéia que tantos escritores fazem, de que Mateus simplesmente está tornando explícito algo que era implicitamente entendido pelos ouvintes de Jesus ou os leitores de Marcos 10 e Lucas 16.
    Eles realmente teriam assumido que as afirmações absolutas incluiam exceções? Eu duvido muito, e portanto minha inclinação é questionar se de fato ou não a exceção de Mateus conforma-se com o absoluto de Marcos e Lucas.
    A segunda coisa que começou a me incomodar foi a questão - Por que Mateus usa a palavra porneia (“não sendo por causa de prostituição”) ao invés da palavra moicheia , que significa adultério? Quase todos os comentaristas parecem simplesmente presumir que porneia significa adultério neste contexto. A questão que persistia era por que Mateus não usaria a palavra para adultério, se isto fosse o que ele realmente queria dizer.
    Então notei algo muito interessante. O único outro lugar, além de 5.32 e 19.9, em que Mateus usa a palavra porneia é em 15.19, onde é usada ao lado de moicheia . Portanto, é a evidência contextual primária para o uso de Mateus é que ele concebe porneia como algo diferente de adultério. Poderia isto significar, então, que Mateus concebe porneia em seu sentido normal de fornicação ou incesto
    (1 Coríntios 5.10), ao invés de adultério
    Portanto, não podemos fugir do fato de que a distinção entre o que era considerado como porneia e o que era considerado como moicheia foi minuciosamente mantido na literatura judaica pré-cristã e no NT. Porneia pode, é claro, denotar diferentes formas de relações sexuais proibidas, mas não podemos encontrar exemplos inequívocos do uso desta palavra para denotar o adultério conjugal. Sob estas circunstâncias dificilmente poderíamos assumir que esta palavra significa adultério na cláusula em Mateus. A logia do divórcio foi escrita como um parágrafo da Lei, intentando ser obedecida pelos membros da Igreja. Debaixo destas circunstâncias é inconcebível que, em um texto desta natureza, o autor não tivesse mantido uma clara distinção entre o que era a falta de castidade e o que era adultério: moicheia e não porneia seria usada para descrever o adultério da esposa. Do ponto de vista filológico existem argumentos fortíssimos contra esta interpretação da cláusula permitindo divórcio no caso da esposa ser culpada de adultério.
    A próxima pista de minha busca por uma explicação veio quando estudei sobre o uso de porneia em João 8.41, em que os líderes judeus indiretamente acusam Jesus de ser nascido de porneia . Em outras palavras, uma vez que eles não aceitava o nascimento virginal, assumem que Maria havia cometido fornicação, e Jesus era resultado deste ato. Com base nesta pista, eu voltei para estudar o registro de Mateus do nascimento de Jesus em Mateus 1.18-20. Isto foi extremamente elucidador.
    Nesses versos, José e Maria são referidos como marido ( aner ) e esposa ( gunaika ). Ainda assim, eles são descritos como noivos somente. Isto provavelmente vem do fato de que as palavras para marido e esposa eram simplesmentem homem e mulher, e do fato de que o noivado era um comprometimento muito mais significante do que é hoje. No verso 19, José resolve “divorciar-se” de Maria. A palavra para “deixá-la” é a mesma palavra de Mateus 5.32 e 19.9. Mas, mais importante que tudo, Mateus diz que José foi “justo” ao tomar a decisão de divorciar-se de Maria, presumivelmente por causa de porneia , fornicação.
    Portanto, enquanto Mateus procede em construir a narrativa de seu Evangelho, ele encontra-se no capítulo 5 e depois no capítulo 19 precisando proibir todo casamento pós-divórcio (como ensinado por Jesus) e ainda permitir “divórcios” como aquele que José considerou como possibilidade, por pensar que sua noiva era culpada de fornicação ( porneia ). Assim, Mateus inclui a cláusula de exceção em particular para exonerar José, mas também no geral para apresentar que o tipo de “divórcio” que alguém talvez procure durante um noivado por causa de fornicação não está incluído na proibição absoluta de Jesus.
    Esta interpretação da cláusula de exceção tem sérias vantagens:
    Não força Mateus a contradizer o significado claro e absoluto de Marcos e Lucas, e o inteiro ensinamento do Novo Testamento apresentado em 1 Co 1-10, incluindo o próprio ensinamento absoluto de Mateus em 19.3-8
    Provê uma explicação de por que a palavra porneia é usada na cláusula de exceção de Mateus ao invés de moicheia .
    Concorda com o uso do próprio Mateus de porneia para fornicação em Mateus 15.19
    Vamos a mais uma explicação sobre a exceção:
    Mat. 5:32
    "Porém, eu vos digo, que todo aquele que repudiar sua esposa, a não ser por causa de fornicação, causa que ela cometa adultério, e todo aquele que se casar com ela que é divorciada comete adultério."
    Notemos aqui que o Senhor Jesus Cristo está afirmando a indissolubilidade total do casamento enquanto o marido e a esposa estão vivos. Note que somente no evangelho de Mateus (Mat. 5:32 e Mat. 19:9) estão inseridas a resalva "a não ser por causa de fornicação" (note que essa é que é a correta palavra usada inclusive por João Ferreira de Almeida em 1693 pois vem do grego "porneia"), porque isso se aplica a situação peculiar dos Judeus. Veja no verso 5:1 a quem Ele estava se dirigindo: à multidão e aos discípulos. Essa foi a exata situação que inicialmente José pensou erradamente de Maria. Os fariseus, também, cometeram esse erro mas de forma blasfema em João 8:41, acusando o Senhor Jesus com sendo nascido de fornicação (porneia) e não de adultério (moicheia). Note que em Mat. 1:20 o anjo dirigindo-se a José, chamou Maria de "tua mulher" (ou esposa) embora o casamento não tinha sido celebrado e consumado, ou seja, eles ainda não tinham se tornado uma só carne, mas eram marido e mulher. Nesse caso, Jesus está dizendo que o casamento poderia ser cancelado, caso houvesse fornicação, situação na qual a pessoa está a um passo do inferno (1 Cor. 6:10, Judas 1:7, Ap. 21:8).
    Note que a palavra não é o verbo comete adultério (moichao), que ocorre duas vezes no verso, mas propositalmente não é usada pelo Senhor Jesus para a exceção. Por quê? Teria O Mestre se esquecido? Teria Ele perdido essa oportunidade de ser claro, usando o triste fato do adultério para a desculpa do divórcio? Não. A palavra adultério não foi usada porque a exceção não se aplica aos que se tornaram uma só carne, mas aos que estavam em contrato de casamento (em Hebraico: 'aras ou kiddushin, em inglês: betrothal - Ex. 22:16, Lev. 19:20, Dt. 22:23, 28:30). Note que no mesmo evangelho (Mt. 1:18), Maria era desposada (Grego: mnesteuo) com José e não casada (gameo). É para esse caso especial, e apenas nesse caso dos Judeus, que Jesus está se referindo, porque o casamento não tinha se consumado. Nesse caso, o pecado é fornicação que quebraria o pacto do "esposamento" e não de casamento. É muito simples!
    Note que Jesus começa sua argumentação com a conjunção adversativa PORÉM. Isso nos diz que há um contraste entre o que os Judeus queriam ouvir e o que Jesus estava ensinando. Se Jesus estivesse defendendo o divórcio após o casamento, não haveria nenhuma necessidade da conjunção adversativa PORÉM.
    Note que a mulher ( parte chamada inocente) está divorciada, mas Jesus não reconhece nenhum divórcio, qualificando essa outra união de adultério.
    Amados não existe mais duvidas sobre o assunto. Estamos convictos que 2 tm 4:3 está se cumprindo em nossos dias, a maioria das igrejas e os pastores não suportam a sã doutrina sobre o divórcio, estamos no tempo do fim na era da apostasia e do abandonao da verdade, por isso te aconselhamos fuja dos que são contra a sã doutrina pois são lobos vestidos de ovelha, pastor que é contra esse ensinamento sobre o divórcio é um falso profeta.

  • @gilmarpgama
    @gilmarpgama Před 2 lety +5

    A um abismo muito grande em compreender o texto de Mateus onde Jesus fala de casamento e não de divórcio, pois o mesmo texto também e descrito por Marcos 10,11e também Lucas 16,18 vamos para o texto Mateus 19:9 Eu vos digo, PORÉM que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
    Deuteronômio 22:20 PORÉM se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça, Jesus estava voltando a um princípio onde ele expõe 2 situações de uma a moça sendo virgem o marido já a despojado seria obrigado a continua com ela até a morte e a outra situação a moça já teria perdido a virgindade com outra pessoa onde ela seria morta como na LEI, so lembrando que o esta carta de divórcio era para pessoas em compromisso de casamento, hoje para nós seria o tempo de namoro que poderia durar até 1 ano, sem haver relações sexual,
    Todo segundo casamento e adultério quando o cônjuge assim também Paulo fala em 1 coríntios 7,39 e também em Romanos 7,3 a bíblia sempre vai explicar Paulo ainda fala 1 Coríntios 7:11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
    O casamento foi criado no céu antes de toda a LEI e do PECADO não tem base bíblica para uma segunda aliança Genesis 2,24

    • @luizcarlos4730
      @luizcarlos4730 Před 3 měsíci

      Paulo citou repúdio e não divórcio. Lá o povo tudo pobre como iriam se divorciar???? Era melhor ficar casado ou nem casar.

  • @TelmaSantos-nj5zf
    @TelmaSantos-nj5zf Před 6 lety +61

    Não sei porque as pessoas se preocupam tanto com achismos.
    Gente, ninguem casa para divorciar não, agente casa, para viver, fazer nosso cônjuge feliz e consequentemente ser feliz também.
    Contudo, casamento é a dois, quem vive com jugo desigual é muito sofrimento, e se você vive com alcolatra, drogados, Etc, só quem passa é quem sabe.
    Será que um ser humano é obrigado a viver num inferno desse disfarçado de casamento?
    Creio que não. Ah! Mas se sou traída, ameaçada de morte, e vivo com um marido/ esposa folgado eu tenho duas opções: viver embaixo do jugo ou largar e viver sozinho (a) até Jesus voltar.
    Não, eu não acredito nisso!
    O fardo de Jesus é leve e seu jugo é suave.
    Sei que esse não foi o tema...mas ainda assim eu quis fazer este comentário.

    • @angelicafreitas6692
      @angelicafreitas6692 Před 6 lety +1

      JESUS TE AMA vdd todos tem direito de ser feliz

    • @angelicafreitas6692
      @angelicafreitas6692 Před 6 lety

      JESUS TE AMA esse pensamento é real

    • @YG0R170BR
      @YG0R170BR Před 5 lety +3

      @@pepelsouza8834 então se ele endureceu o de faraó sem que este quisesse isso significava dizer que ele quebranta um coração mesmo que esse não queira.

    • @elziethsilva6513
      @elziethsilva6513 Před 5 lety

      comentário lindo o...vdd

    • @gabrieldepaulatoledo8813
      @gabrieldepaulatoledo8813 Před 5 lety +2

      Em 1corintios cap. 7, quando a bíblia fala para quando a mulher se separar do marido que não se case. Nesse texto não está se tratando de divórcio, mas separação de corpos, abandono, pois se está casada e se separa e casa com outro sem a legalização dessa separação pelo divórcio, claro que estará cometendo adultério. Deus não gosta de divórcio, mas não proibiu. Há casos em que divórcio terá a sua aplicação sem se cometer o pecado.

  • @sheylarocha1775
    @sheylarocha1775 Před 5 lety +36

    OBRIGADA PELA EXPLICAÇÃO ME TIROU UM PESO DE QUATRO ANOS... DEUS ABENÇÕE PASTOR!

    • @marcossales6237
      @marcossales6237 Před 4 lety +6

      Ele ñ tiro o peso ele só falo oque agrada os carnais

    • @daiciferreira8364
      @daiciferreira8364 Před 4 lety +11

      Más o que ele falou e certo mesmo e só conferi na bilblia e vê no dicionário o significado de repúdio e divórcio.

    • @marcossales6237
      @marcossales6237 Před 4 lety +2

      @@daiciferreira8364 se até a bíblia foi adulterada imaginando dicionário kkk aí fica difícil amigo

    • @miryanneholiveira9097
      @miryanneholiveira9097 Před 4 lety +6

      @@marcossales6237 a biblia não foi adulterada, só palavras distintas

    • @marcia926
      @marcia926 Před 3 lety +1

      @@marcossales6237 concordo com você pq a palavra de Deus é uma só mas que Deus tenha piedade!

  • @renatomartins1104
    @renatomartins1104 Před rokem +3

    excelente explicação pastor muito bem explicado

  • @andrericardo4509
    @andrericardo4509 Před 6 lety +27

    Sabe oque acho engraçado, é que conheço alguns irmãos que se casaram dois meses após ficarem viúvos. É verdade que está livre pra casar pois ficou viúvo, mas 2 meses depois. O amor de uma vida se foi em 2 meses? Há mas é por causa da prostituição...o homem não pode ficar sem sexo...então isso é carnalidade.
    O mesmo senso que se eles não querem usar pra avaliar essa situação de divórcio usam para se safar da moral de um novo casamento pós viuvez.

    • @niltonlopes3689
      @niltonlopes3689 Před 5 lety +1

      Cerca vez, conheci um cidadão evangélico já de usada e sua esposa também de idade , a esposa morreu , ele casou com outra que tinha idade de ser sua filha.

    • @adrianomoreiradossantos4839
      @adrianomoreiradossantos4839 Před 4 lety +2

      Pior que pode irmão só a morte os separa só existe esse dois casos pela morte ou como o caso de José e Maria, a diferença que aquela época eles moravam juntos mas se atos sexuais , daí era noivado não era casamento

    • @miryanneholiveira9097
      @miryanneholiveira9097 Před 4 lety +4

      @@adrianomoreiradossantos4839 claro que não, desposado é noivado e não moram juntos, sabe de nada em kk

    • @canaldacamilaalmeida3651
      @canaldacamilaalmeida3651 Před 3 lety

      Vc falou tudo.

    • @gilmarpgama
      @gilmarpgama Před 2 lety +1

      @@miryanneholiveira9097 pelo seu comentário da pra ver que não conhece nada de bíblia

  •  Před 3 lety +9

    Repúdio: mandar embora sem direito a nada.
    Carta de Divórcio: indenizar a mulher.
    O que o ser humano faz hoje em dia? Mora junto,separa,mora junto separa, aí é fácil, no divórcio a conta sai caro. Os dois saem perdendo! Ninguém casa e divorcia várias vezes.haja dinheiro!

    • @ibekoprovedorprovedor9937
      @ibekoprovedorprovedor9937 Před rokem +1

      Exatamente.Bem explicado a diferença de um,e outro.

    • @vamosnabiblia1587
      @vamosnabiblia1587 Před rokem +1

      E a mesma palavra em tradução diferente
      Baixa a bíblia online lá tem várias versões
      Depois colo no texto e compare
      Vai entender que é a mesma palavra em diferentes tradução

    • @cientista3820
      @cientista3820 Před 4 měsíci

      ​@@vamosnabiblia1587 kkkkkkkkk vai estudar

  • @ylamarmorais6500
    @ylamarmorais6500 Před 16 dny

    Excelente exposição mestre ! Muito equilibrado na argumentação .

  • @JosePereira-nz4zz
    @JosePereira-nz4zz Před 5 lety +11

    A Verdade é essa muitos se casam mas nao sao todos que Sao apitos para exercer o matrimonio vao tentar mas nao vao conseguir

    • @lenaldocs
      @lenaldocs Před 4 lety

      No entanto só fazem para atrapalhar a vida de outrem.

    • @lindaerica8337
      @lindaerica8337 Před 4 lety

      Meu ex esposo por exemplo.

    • @jessykaazevedoferreira2183
      @jessykaazevedoferreira2183 Před 3 lety

      Irmao e em coso de anulaçao dos votos? A esposa teve que anular pq o marido tem uma doença sexualmente transmissivel o juiz anulou pq ela nao sabia nao é divorciado, mas tem o titulo de novo de solteira, nesse caso ela é livre

  • @gilmarpgama
    @gilmarpgama Před 2 lety +2

    Não entendi está explicacao vai contra Genesis 2,24 está lei do marido

  • @madalenamartiliano3775
    @madalenamartiliano3775 Před 5 lety +6

    Por isso que muitos acham que a Bíblia é complexa, essa questão de tradução mais correta, cada um prefere a tradução que lhe convêm, e assim é muita confusão

  • @andersoncoutinho368
    @andersoncoutinho368 Před rokem

    Agradecido professor, Deus te abençoe 🙏🏼
    Isto me ajudou muitíssimo!
    Como amo meu Jesus!

  • @neotbrazil
    @neotbrazil Před 3 lety +13

    Melhor explicação que encontrei até agora. Muito bom !

  • @TelmaSantos-nj5zf
    @TelmaSantos-nj5zf Před 6 lety +19

    Fantastica explanação.
    Tem gente que acha que a pessoa tem que viver embaixo de jugo, infeliz. Deus vos abençoe meu irmão. Apesar que eu tinha certeza disso tudo que o senhor explicou, eu não sabia como explicar pq não tinha esse conhecimento.
    Deus abençoe!

  • @multiversonews
    @multiversonews Před 5 lety +26

    Quando Jesus cita a passagem de Gênesis em Mateus, ele está se referindo a uma junção literal, ou seja o homem e a mulher foram feitos um para o outro em união física tornado uma so carne no ato sexual! Por isso quando ele se refere a o homem que repudia, ele deixa claro, sua mulher, e não sua noiva, por tanto se o homem repudia sua mulher por infidelidade conjugal sem dar a ela uma carta de DIVÓRCIO, ele comete adultério por estar ligada a ele pela lei! E quando Deus fala em Gênesis, o homem deixará pai e mãe e unirsiá a sua mulher e será um só carne e o que Deus uniu não separe o homem, ele está dizendo que toda relação entre um homem e uma mulher unidos por um laço afetivo por meio de testemunhas seria válido desde que fosse entre machos e fêmeas no caso de Adão e Eva a testemunha principal foi Deus e também quem realizou o primeira cerimônia, aniquilando qualquer outro relacionamento principalmente os homossexuais! Deus odeia o divórcio isto faz parte do seu caráter pois está não era a verdadeiro plano do casamento por isso ele aconselha a reconciliação, mas respeita a possibilidade do divórcio pela lei em caso de adultero, pois se o homem não repudiar ou a mulher não repudiar seu cônjuge não sendo por infidelidade conjugal e não expedir uma carta de divórcio, não poderão casar-se de novo pois estarão ligados pela lei em quanto estiverem vivos, por isso se um dos dois morrerem o outro estará livre pois a lei só tem poder sobre o casamento em quanto um dos cônjuges está vivo! A mulher não tá ligada ao marido por causa do corpo mas por causa da lei, se fosse pelo corpo, o cônjuge descrente pegaria carona na salvação do cônjuge crente! Por tanto se ouve traição, procure reconciliar, se o cônjuge não quiser dale carta de divórcio para que fique livre para novo matrimônio, pois se não fizer isso, pela lei, ainda estarão casados e serão adúlteros se forem de outro!

  • @amisadaiaandrade9922
    @amisadaiaandrade9922 Před 3 lety +8

    A Bíblia diz "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará " De fato, a exortação de Jesus caminha lado a lado com sua misericórdia!!🙌🙏🌻

  • @thiagofantideabreu3858
    @thiagofantideabreu3858 Před 5 měsíci +1

    Muito boa a explicação. Excelente!

  • @Marcinhaa
    @Marcinhaa Před 2 měsíci +1

    Eu sempre tive o mesmo entendimento, na verdade as pessoas não esforçam para fazer hexegese e hermenêutica , elas simplesmente fazem interpretações em base em seus corações duros onde nem o Espírito Santo consegue convence la da verdade, são os tais crentões.

  • @edefson
    @edefson Před 5 lety +14

    Aqui tem muitos iguais aos fariseus, querendo trocar de conjugue apenas por está infeliz. vão nessa de "preciso ser feliz" o inferno está cheio de pessoas que erraram apenas tentando ser feliz. felicidade mesmo só no céu e pra chegar lá as vezes tem que perder até um membro do corpo.

    • @pedrinho499
      @pedrinho499 Před 3 lety +3

      quanta bobagem e religiosidade, esta infeliz??? continue, para de criar doutrina pra vida dos outros, esta cheio de pastor santo que soca a mulher nos bastidores, estes vão pro céu né????

    • @canaldacamilaalmeida3651
      @canaldacamilaalmeida3651 Před 3 lety +2

      @@pedrinho499 pois é. Eu acho que abandonar um casamento por qualquer motivo, sem lutar, sem buscar um conserto para os problemas é pecado. Mas tem casos e casos. Não posso concordar que uma mulher que já foi diversas vezes traída continue num casamento desse. Não posso concordar que uma mulher que é agredida ou que casou com um pedófilo, homoxual, criminoso permaneça ao lado desse homem pq divórcio é pecado. Jesus veio para que tenhamos vida e em abundância, e isso foi para essa terra. Então Deus não se alegra com tanto sofrimento. Conheço uma mulher de Deus que foi contaminada pelo marido por HIV, ela é obrigada a continuar com esse homem? Não acho. Assim como tbm não acho que Deus vai mandar alguém pro inferno por causa de um segundo casamento pois Ele conhece o nosso coração. Se o erro foi da outra parte vc não está condenado por isso.

  • @rosanacipriano1540
    @rosanacipriano1540 Před 2 lety +4

    Estou vivendo o repúdio, dói tanto... Embora não queira o divórcio, tenho buscado em Deus por isso, chego ao meu limite, onde meu marido diz claramente que não quer mais, no entanto não quer o divórcio pois quer que eu saia da casa. Ou seja ele vive a vida dele, vem dormir em casa somente. Uma coisa eu sei, que não houve adultério. Isso me deixava sem norte. Obrigada pelo vídeo.

    • @josenicebarbosa4607
      @josenicebarbosa4607 Před 2 lety +1

      Estou passando pela mesma situação. 😪

    • @rosanacipriano1540
      @rosanacipriano1540 Před 2 lety +1

      Estou vivendo a mesma situação. Faz 3 anos que vivo isso, me transformei em tristeza e quase entrei em uma depressão...

    • @sanakellyrezende9308
      @sanakellyrezende9308 Před 2 lety +3

      Irmãs orem, jejuem, façam orações especificar de libertação, as escamas vão cair creiam.

    • @AntonellaArraes599
      @AntonellaArraes599 Před 3 měsíci

      Estou vivendo o repúdio por quatro anos.Não vejo,não sei onde está o ainda marido com tudo que ele retirou de mim,financeiramente e toda minha dignidade.

  • @traetonmcglohon4563
    @traetonmcglohon4563 Před 5 lety +2

    Pastor, não estou de acordo com seu conclusão de este texto. Se o Casamento foi somente válido em os olhos de Deus até que entregar os papéis do divórcio. porque os discípulos disseram depôs dos ensinamentos de Jesus , é melhor não casar ?? se fosse somente um assunto de entregar papeis de divórcio para ser livre do seu cônjuge, mesmo com sabendo vc perderia uns bens financieras depôs divórcio , os discípulos não falaria é melhor não casar. eles falaram isso porque Jesus estava mostrando que casamento é até morte os separam e não há saida.
    Depôs Jesus diz que ele é revelando um verdade que não todo mundo vai aceitar. e logo depôs fala sobre eunucos que se nega seu carne (Desjeo sexual) para o reino de Deus (um exemplo extremo para dar junto com o extremidade de casamento até morte os separam ) . e outros quem foi feito assim por causo de homem (pode ser ele está falando sobre pessoas quem eram divorciados mesmo não querendo o divórcio?).
    Casamento é um representação de Cristo e a igreja. e há sempre um possibilidade de reconciliação com Cristo até morte fiscal. deve ser o mesmo com o nossos cônjuge. apostolo Paulo mesmo diz , fica sozinho ou reconcilia com seu cônjuge. é importante as igrejas pregam a verdade sobre este assunto para que podemos salvar as famílias/alianças. quando abre um porto para um saída em casamento, abre o jogo para todo mundo justificar biblicamente deixando seus cônjuges. casamento é um aliança de Deus e não um contracto.
    Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar. Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado. Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita.
    Mateus 19:10‭-‬12

  • @manualdocasamento237
    @manualdocasamento237 Před 2 lety +3

    todo segundo casamento com a esposa viva e adultério
    Mateus 19:5 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os DOIS EM UMA CARNE? 6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que DEUS AJUNTOU NÃO O SEPARE O HOMEM.
    Marcos 10:11 E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, ADÚLTERA contra ela.
    Lucas 16:18 Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, ADÚLTERA;
    1 Coríntios 7:39 O homem casado está ligado todo o tempo que a sua mulher vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
    Romanos 7:3 De sorte que, vivendo a mulher, será chamado ADÚLTERO se for de outra mulher; mas, morto a mulher, livre está, e assim não será ADÚLTERO, se for de outra mulher.
    1 Coríntios 7:10 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que o homem não se aparte da mulher.
    7:11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com a sua mulher
    Leia a bíblia e peça entendimento a DEUS

  • @luiscarlosdeoliveira7504
    @luiscarlosdeoliveira7504 Před 6 lety +22

    parabens pastor pela a explanação da palavra de Deus

  • @paulojose4179
    @paulojose4179 Před 6 lety +17

    Caramba! Tenho mais de 30 anos na Fé e só entendi isso agora! Deus te abençoe!

    • @micherleconceicao6882
      @micherleconceicao6882 Před 5 lety +1

      Ainda bem meu irmão que as escamas caiam dos nossos olhos 🙏

    • @JoseAntonio-ln5nx
      @JoseAntonio-ln5nx Před 2 lety +1

      Vc não entendeu nada vc foi enganado, que na santa palavra de Jesus Cristo não há nenhuma brecha para segundo casamento de pessoas repudiada, ou seja divorciadas, cuidado com as heresias dos homens.

    • @micaelferreiraloures4185
      @micaelferreiraloures4185 Před 2 lety +3

      @@JoseAntonio-ln5nx o José , c não tá vendo que são duas palavras rapaz ? Deixa de ser ignorante sujeito.

    • @raimundasantana6197
      @raimundasantana6197 Před rokem

      E eu que vivia a pensar como Deus nos submeteria a tal sofrimento sem ter uma.saida em viver ao lado de um homem que não cumpre seu.papel se marido,até um dia encontar pastores explicando tudo isso!Glórias a Deus por isso,agora entendir tudo...

    • @JoseAntonio-lz9ym
      @JoseAntonio-lz9ym Před rokem

      E ainda entendeu td errado, porque a primeira vez que eu entrei em uma igreja evangélica, eu já entendi que tanto o divórcio como segundo casamento é pecado, pq entrei numa igreja séria de doutrina, Jesus nunca ensinou ngm se separar e casa com outra pessoa, ao contrário ele quem faz isso comete adultério, Marcos 10 11e12

  • @cristianomartins7345
    @cristianomartins7345 Před 4 lety +1

    Se existe mesmo essa diferença entre Repúdio e Divórcio, como explicar (Isaías 50:1)?
    Assim diz o SENHOR: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? Ou quem é o meu credor a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões vossa mãe foi repudiada.
    Isaías 50:1
    E porque Ezequiel 44:21,22 não proíbe o sacerdote de se casar com a divorciada?
    E nenhum sacerdote beberá vinho quando entrar no átrio interior.
    E eles não se casarão nem com viúva nem com repudiada, mas tomarão virgens da linhagem da casa de Israel, ou viúva que for viúva de sacerdote.
    Ezequiel 44:21,22
    Por ventura o divórcio contém o repúdio, e repúdio não contém o divórcio?
    (Repúdio < Divórcio)??
    Toda divorciada é repudiada? Se sim, como fica (Malaquias 2:16)?
    Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.
    Malaquias 2:16

  • @leilalangerdealmeidaealbuq9846

    Então podemos casar quantas vezes quiser, como as pessoas do mundo, divorciar quantas vezes quiser e casar de novo, acredito que não é isto!?... Se até que a morte vos separe!... Separar com a morte, só pode mesmo, vir do Pai... Eu conheço um testemunho muito interessante, só não vou relatar todo ele, pois é longo, mais verídico... Mesmo o homem casado, e dando o divórcio e tendo filho com outra mulher, sinto muito relatar, mais o próprio Espírito Santo se revelou a esta irmã amiga, que eles, já estavam separada e vivendo alguns bons anos divorciada, e tbm ela tem um outro relacionamento... No dia da morte do marido que morreu, e morreu ainda novo, e foi antes de ter 40 anos, ele divorciado dela e já com outra família, no acidente de carro dele com atual família dele, a esposa e os dois filhos meninos, foram para o hospital ficaram internados... Ele no caixão e no velório, imagine quem esteve e foi em seu velório, e não foi atual esposa e família dele, pois estavam hospitalizados, mais quem esteve no velório! dele?... Sim, quem foi, e foram, a sua primeira esposa com os seus dois primeiros filhos, que é um casal de filhos... Qdo ela chegou no velório com os filhos, o Espírito Santo disse bem claro e nítido a ela,: " Eis aí o seu marido, mesmo que morto!!! ... Então ela ainda era esposa dele, mesmo sendo divorciada e já tinha um outro cônjuge... E aí!?... Não adianta querer distorcer o que o Pai já criou e ortogou como mandamento!!!

    • @francisconeves468
      @francisconeves468 Před 3 lety

      Parabéns

    • @JoseAntonio-ln5nx
      @JoseAntonio-ln5nx Před 3 lety +1

      Essa é a pura verdade só entende os verdadeiro homens e mulheres de Deus, os falsos pastores e os crentes das igrejas mundanas portas largas não conhece e nunca vão conhecer essa verdade, porque ele não aceita.

    •  Před 3 lety +3

      Uma pergunta, se você veio aqui ver um vídeo com esse tema,tem duas opções,
      1° vc tem dúvida sobre esse assunto, e tá pensando em se separar.
      2° você gosta de debater e exibir o que vc chama de conhecimento, cuidado! O orgulho e a soberba também é pecado.
      Fique na paz!

    • @juracirosario3312
      @juracirosario3312 Před 2 lety

      Exaltado seja o nome do Senhor

    • @JoseAntonio-ln5nx
      @JoseAntonio-ln5nx Před 2 lety +1

      E ainda tem muitos que acredita que a porcaria da carta de divorcio da o direito da pessoa se casar de novo, quem pensa assim desculpe de eu dizer à verdade más espiritualmente tá cego, fácil de entender só não enxerga e não entende quem os que ama o mundo.

  • @alexfava
    @alexfava Před 6 lety +5

    Excelente explanação. Parabéns pastor.

    • @alexandraribeiro1268
      @alexandraribeiro1268 Před 4 lety

      Pastor, agora explica 1corintios capítulo 7

    • @miryanneholiveira9097
      @miryanneholiveira9097 Před 4 lety

      @@alexandraribeiro1268 tem o video aqui é só procurar

    • @Stefan_tiago
      @Stefan_tiago Před 3 lety +2

      @@alexandraribeiro1268 Ele já explicou, a questão ali é historica. As mulheres estavam abandonando seus lares ou por maustratos, ou por não suportar a poligamia, ou por ser tratada como escravas. Entao elas por nao poder pedir o divórcio (pois somente os homens poderia pedir o divórcio), abandonavam seus lares! Por isso Deus não permitia que elas se casasem, pq na lei ela ainda continuava casada!! Ali o verbo é "Deixar" e não divorciar. Procure outro vídeo dele e irá entender. Forte Abraço. 💪

    • @JoseAntonio-ln5nx
      @JoseAntonio-ln5nx Před 2 lety +1

      @@Stefan_tiago vai nessa que divórcio deixa alguém livre para outro casamento, é por pensar dessa maneira que quase todas as igrejas estão cheias de adúlteros e adúlteras, que à palavra é bem clara que somente pessoas viúvas poderão contrair outro casamento, e Paulo ainda alerta que é melhor ficar só, mas se for para se abrasar então que se case, essa palavra foi dirigida para pessoas solteiras e viúvas,
      Pessoas divorciadas perante Deus é casada, oque Deus uniu não separe o homem, quem te separou foi Deus?
      Ou o homem através de um papel, cuidado já não são mais dois, mas uma só carne, e papel não pode amputar, só a morte, fica ai o alerta.

    • @valdemiralvesaraujo9887
      @valdemiralvesaraujo9887 Před 2 lety

      @@JoseAntonio-ln5nx Rapaz vc aqui de novo, vai se converter Rapa fica só condenando as pessoas que tipo de Crente é vc Fariseu Atribulado, deixa as pessoas viverem em paz e larga de ficar condenado, vc tem o poder de Salvar e Perdoa alguém?
      Foi vc que morreu por alguém?
      Deus o livre seu rebanho de suas garras Fariseu, converta-se enquanto é tempo, e deixa a vida das pessoas em Paz em nome de Jesus Cristo.

  • @alexandremartins2236
    @alexandremartins2236 Před 6 lety +5

    Helena Soares, obrigado pela ajuda com as respostas! Deus te abençoe!!

  • @elfasalves2113
    @elfasalves2113 Před 5 měsíci

    Excelente disposição, Deus continue lhe abençoando professor.

  • @GabrielRSotero
    @GabrielRSotero Před 5 lety +7

    Entendo completamente a diferença entre repúdio e divórcio, mas creio que sua interpretação do texto está completamente contrária à idéia central de Jesus. Ele disse: ... de forma que já vão são mais 2, mais apenas um, sendo assim, o que Deus uniu não separe o homem...". Acredito que o irmão esqueceu de comentar essa parte e outras ainda deste mesmo texto. O que adianta analisar o contexto histórico da época e ignorar o contexto intrínseco ao próprio texto? Pense nisso! Que a paz esteja contigo. Pr Gabriel Sotéro

    • @claudiafidelisdeoliveiraca7773
      @claudiafidelisdeoliveiraca7773 Před 2 lety

      Pr Gabrie. Tenho dúvidas Tb, porque diz o que DEUS uniu.
      E se foi o que DEUS não uniu?! Como fica?

    • @daysilva1347
      @daysilva1347 Před rokem +1

      Verdade meu irmão!! Quando um casal se casa se torna uma só carne , o casamento se torna indissolúvel, somente a morte pode separar

    • @mirianribeiro2329
      @mirianribeiro2329 Před rokem

      @@daysilva1347 se torna uma só carne e aí entra uma outra carne e fica três carnes. A bíblia diz venerado seja o matrimônio e o leito sem mácula! Bem claro isso. E Deus não vai fazer que uma pessoa pague pelo pecado da outra. Que evangelho é esse? Eu acho que tem gente que fica pregando a suruba gospel. Quando essas pessoas pegar uma doença não culpe a Deus.

    • @daysilva1347
      @daysilva1347 Před rokem

      @@mirianribeiro2329 Irmã o que Deus uniu o homem não separa , se tornam apenas um , se uma pessoa divorciada, repudiada arrumar outra pessoa, estará em adultério e perde a salvação eterna , claro que Deus quer nos ver felizes sim, mas é em sua Obediência e não no pecado, Deus ama o ímpio e quer que ele se converta , para ter a Salvação Eterna, o que adianta casar -se denovo e depois que Deus recolher perder a sua salvação!! É em vão, vivamos na obediência do Senhor

    • @mirianribeiro2329
      @mirianribeiro2329 Před rokem

      @@daysilva1347 irmão a bíblia é muito intrigante.Deus falou: não matarás! Mas mandou Israel matar honebs, mulheres e crianças. Me explique isso? Outra coisa que não dá para entender é um pecado perpétuo. Então não tem arrependimento do ímpio que já era divorciado e com família constituída, e o sangue de Cristo não lava de todo pecado? Deus não leva em conta o tempo da ignorância? Então parece que o evangelho é uma farsa. Que o casamento é maior que o sangue de Cristo. Deus da a vida e uma pessoa vai lá e tira e aí? Ela não pode fazer a pessoa renascer. Jesus não é Deus de confusão. Então vai se deve voltar para o mesmo cônjuge quando ele se contamina Deus disse isso. Ela em nenhum lugar diz para voltar para o cônjuge contaminado muito pelo contrário. Quando Paulo fala em apartar-se ele não fala em adultério e nem em divórcio.mas ele estava falando da tentação de viverem separados mesmo momentaneamente. Eu não posso impor só o que eu quero . Imponha tudo. Mulher não fale na igreja é indecente. Indecente não muda. E porquê fala? Calada para obedecer as escrituras. Quantos estatutos perpétuos Deus deu para Israel e aí vai obedecer ou não? Nem cale a pena evangelizar pessoas divorciadas pois famílias serão desfeitas , filhos odiarão esse Jesus carrasco. Meu Deus que confusão. Hoje vejo gente glutão, gordo estragando a saúde e a palavra diz que os glutões também não herdaram o reino dos céus! Que hipocrisia então. Só cale para pecado sexual? Quem conecte a mentira como casais d fachada que nem mais se tratam como marido e mulher são filhos do diabo pois estão mais preocupados com homens do que com o próprio Deus. Eles tem por pai o diabo que é o pai da mentira. Eu estou enojada com crentes a maioria nunca se converteu. São enganadores e falsos. O que Deus uniu não separe o homem. Não estragueis o templo do espírito Santo , não minhas, não mates....tudo tem perdão? Dois em uma só carne, agora três em uma só carne pode? Já quebrou a aliança bendito seja o leito sem macula e não com macula foi Deus que disse. Deus me livre de tanto fariseu desobediente e hipócrita cheios de pecado !

  • @edyyjesus5161
    @edyyjesus5161 Před 3 lety +8

    Erramos por falta de conhecimento! Obrigado Pastor!

    • @JoseAntonio-ln5nx
      @JoseAntonio-ln5nx Před rokem +1

      Verdade os que se divorcia e casa com outra ou outro é por falta de conhecimento mesmo ou por desobediência, que quem conhece a verdade e tem temor à Deus não entra nesse laço do diabo, desculpe ai mas esse ensinamento é 100% contra a verdade de Deus, Deus odeia o repúdio e o divórcio tbm, Deus é Deus de restauração e não remendos.

  • @ViniciusSantos-hj7un
    @ViniciusSantos-hj7un Před 29 dny

    Muito bom

  • @camila5991
    @camila5991 Před 12 dny

    Eu entendi, isso eu nao sabia. Mas se for tão facil assim hoje em dia, as pessoas podem correr o risco de casar sem responsabilidade, sem compromisso e inconsequente, tornando o casamento descartavel, voluvel e vulneravel e por qualquer besteira pode se divorciar. Como exemplo podemos citar o Fabio Jr.

  • @anacelia312
    @anacelia312 Před 3 lety +4

    Pr , você poderia me explicar o texto de Marcos 7.17,18' .Herodes foi repreendido por estar em adultério, por ter casado com Herodias, ou por ser mulher do seu irmão?

  • @Renny915
    @Renny915 Před 3 lety +1

    Aprendi bastante. Pergunto .: casamento no monte diante de Deus é válido. Como o casamento na igreja diante dum padre ?

  • @marcia926
    @marcia926 Před 3 lety +5

    Deus permitiu o divórcio pela dureza do coração dos homens, mas nao se agrada nem de repúdio e nem de divórcio mas um é diferente do outro, Deus é amor e se agrada do perdão e do clamor, muitos sofrem pq não querem entregar sua peleja pra Cristo então ficam tentando se iludir e deixam Satanás fazer ninho em suas cabeças, a palavra de Deus é iluminada pelo Espírito Santo de Deus, sim é sim, não é não e o que for diferente disso é seta inflamada, muitos serão destruídos pela sua própria concupiscencia!

    • @edileuzacruz7780
      @edileuzacruz7780 Před rokem

      Gostei muito dessa explicação! Tem muitos crentes esclibas e fariseus vivendo um casamento de inferno nem precisaram morrer pra ir pro inferno já estão neles enganando a si mesmos.

    • @alecallegarini
      @alecallegarini Před 10 měsíci

      E as mulheres que são agredidas e não separam por medo da igreja? Cadê o amor de Deus para com as vítimas?

  • @jeronimoleandro5621
    @jeronimoleandro5621 Před 6 měsíci

    quem deu muitoa dizimos e doacoes pode ser restituido???
    Ajuda e qdo precisa ser ajudado n tem retorno..

  • @familiapregandoapalavra9056

    O diabo é muito inteligente e milenar. ele tem tempo, e nesta geração está distorcendo a palavra de Deus, principalmente neste texto de Mateus 5:32 e Mateus 19:9 aonde a pessoa que foi traída é inocente, ou seja o diabo está colocando na cabeça destas pessoas que ela pode casar de novo, ai vai se tornar adúltera também, quer dizer o diabo e leva as duas pessoas ao engano, Ele não se conformou com uma pessoa só, no caso a pessoa que cometeu adultério se não abandonar perde a salvação, o diabo quer também a pessoa que ficou, a inocente, ele vai falar!!! olha agora você pode casar de novo, então essa pessoa casando de novo se tornar adúltera também ou seja o inimigo ele ganhou duas almas ao invés de uma, este é o engano deste século

  • @esthermedeiros7697
    @esthermedeiros7697 Před 5 lety +2

    Mas, PR. Alexandre, em Mateus 5 .31,32 Jesus menciona sim a carta de divórcio. O peso não seria o mesmo?? Não estou discordando da visão q o senhor passou. Mas estou muito perdida em relação a esse assunto. Só quero esclarecer isso e ficar em paz. Sou divorciada. Tenho 28 anos e uma filha q está c 8 anos e q sente falta de uma figura paterna. Meu coração está destruído, pois o fato de "não poder casar novamente" , afeta não só a mim, mas a ela. Mas tenho muito temor. Eu não poderia abrir mão da minha salvação. E tbém não seria feliz sabendo q colocaria uma pessoa inocente em condenação por minha causa. Na vdd, os textos se complementam. Mt 5.31,32... 1 Cor 7 . 11... Estou muito perdida. Preciso de ajuda. 😥😥😥

    • @karlareis9692
      @karlareis9692 Před 5 lety

      Esther Medeiros, menciona sobre o divórcio pela dureza do coração do homem. Já vi pregação a respeito sobre isso. Deus não aprova o divórcio. O 2 casamento só é aceito em caso de falecimento de algum dos conjugues. Se decidirem se separar que fiquem sozinhos.

    • @isaacemanuel8541
      @isaacemanuel8541 Před 5 lety

      Busque de Deus, Ele trará paz ao seu coração!

    • @sellminhamoura6587
      @sellminhamoura6587 Před 5 lety +1

      Minha querida em nenhum dos dois está escrito a palavra divórcio. Leia uma bíblia de estudo João Ferreira de Almeida. Me passe seu zap pra conversarmos melhor. Em Mateus 5.31 fala q se deixar sua mulher deve lhe dar carta de divórcio.

    • @juliobraga7622
      @juliobraga7622 Před 5 lety

      Prezada Esther, seu caso teria que ser analisado. Seu cônjuge era cristão?

    • @miryanneholiveira9097
      @miryanneholiveira9097 Před 4 lety

      @@pepelsouza8834 amigo nessa passagem, está falando também foi dito acho que ele estava falando da lei e ele veio " mudar" isso, estou com duvidas

  • @felixbeserra365
    @felixbeserra365 Před rokem

    Ao invés de muitos líderes religiosos ficarem dando tanta ênfase em divórcio (que não é caso deste pastor do vídeo), de uma forma contrária aos textos originais da Bíblia, deveriam preparar melhor seus jovens para o casamento, os casais para a boa convivência e os pais para educarem adequadamente seus filhos e terem um relacionamento saudável com eles. Há muito material a respeito do assunto na internet, principalmente no CZcams, onde muitos pastores e teólogos vêem este assunto de uma forma menos radical e mais humanizada. Alguns até chegam a dizer que alguns textos da Bíblia que falam do assunto foram traduzidos erradamente, trocando a palavra "repúdio" (que seria nosso separar-se hoje em dia, sem divórcio, para casados), com "divórcio". Para esses teólogos ou pastores, a Bíblia realmente não incentiva o divórcio por motivos banais, permitindo-o oficialmente só em casos de adultério, mas ela também deixa margens indiretas para interpretações que possibilitam o divórcio por outros motivos como violência, abandono ou quando o casamento está muito estragado, prejudicando a saúde do casal, dos filhos e familiares. Depois do que aconteceu com Flordelis muitos líderes religiosos estão tendo a chance de se aprofundarem mais neste assunto e mudarem algumas crenças e atitudes a respeito dele, porque ainda existem muitas pessoas nas igrejas vivendo num inverno chamado casamento por ele está destruído, e causando sofrimentos e doenças aos envolvidos, por causa de interpretações erradas sobre este assunto por parte de líderes religiosos e igrejas.

  • @leosilva569
    @leosilva569 Před 10 měsíci

    Que vídeo esclarecedor, muito obrigado ☺️

  • @carlafroio8553
    @carlafroio8553 Před 5 lety +11

    Todo divórcio começa com o repúdio, a crueldade acaba tendo o mesmo fim, porque Deus odeia toda essa forma de desprezo por alguém q se firmou uma aliança, já q casamento é vitalício.

    • @lucianoeloyribeirodasilva5090
      @lucianoeloyribeirodasilva5090 Před 4 lety +4

      doa a quem doer separar sem adúltero vc se torna adúltero não adianta forçar texto

    • @enossonysantiago3157
      @enossonysantiago3157 Před 4 lety +1

      Amos 3 diz pode alguem andar junto sem acordo......ja leu esdra 10

    • @valdemiralvesaraujo9887
      @valdemiralvesaraujo9887 Před 2 lety +2

      @@lucianoeloyribeirodasilva5090 vc está equivocado amigo, procurar estudar o contexto histórico e Cultural da época, blz

    • @JoseAntonio-lz9ym
      @JoseAntonio-lz9ym Před rokem +2

      @@lucianoeloyribeirodasilva5090 msm que seja por adultério, se casar de novo tbm comete adultério, base pra separar tem mas para se casa de novo não nem pra quem traiu, e nem pra quem sofreu a traição, o remédio é o perdão e reconciliação, se não for possível fica só, que o fim do casamento é quando um for para sepultura.

    • @jessykaazevedoferreira2183
      @jessykaazevedoferreira2183 Před rokem

      @@JoseAntonio-lz9ym José Antônio. Diz assim exceto por imoralidade sexual .Se Jesus permite a separaçao por adulterio ele tbm permite o novo casamento, o Proprio Jesus afirma que por imoralidade sexual pode sim repudiar nenhum momento ele diz que nao pode casar o contexto biblico nao aborda a sua explicação.

  • @gilmarpgama
    @gilmarpgama Před 2 lety +2

    Igreja abre os olhos que estudo errôneo, o mundo tá perdido mesmo pessoas que eram para esta instruindo a luz das escrituras, mas jesus já tinha alertado a despeito destes

    • @cientista3820
      @cientista3820 Před 4 měsíci +1

      Kkkkkkk vc nem sabe que a Escritura protestante tem 31102 versículos 😂😂😂😂😂😂

  • @renatoarantespaniagoamaral5341

    Minha mulher nunca me traiu nem eu tbm nunca a traí! porém ela parece que me odeia agora. Então acho que prefiro ir pro inferno depois que eu morrer. Do que viver um inferno na vida. Longe de mim fazer alguém infeliz! Então vou terminar meu casamento de 12 anos e ser feliz aqui na terra. Ela não me deixa e ao mesmo tempo me odeia !!! Tô muito triste

  • @fabiana6980
    @fabiana6980 Před rokem +2

    Deus seja louvado por essa explicação, as pessoas andam tão doentes e julgadoras. Está aí a verdade. Deus é bom.

    • @JoseAntonio-lz9ym
      @JoseAntonio-lz9ym Před 10 měsíci

      Não tem nada da verdade ai, o segundo casamento de pessoas divorciadas diante dos homens td bem, mas perante Deus é adultério que Deus não aprova segundo casamento, estuda a bíblia ou procura pastor que ensina à verdade.

  • @gilmarpgama
    @gilmarpgama Před 2 lety +6

    Todo segundo casamento e adultério quando o primeiro cônjuge vive e ponto final

    • @leiadesouza3305
      @leiadesouza3305 Před rokem

      Vc é fariseu acusador Jesus viveu isso com fariseus 😢gente tem conhecer história das pessoas pra fala assim

  • @Candeeiroforte
    @Candeeiroforte Před 7 měsíci

    Durante a igreja primitiva não tinha placas de igrejas...como tem hoje....a palavra de Deus eram para toda a nação....E a Bíblia e bem clara ..o segundo casamento e só para viúvos.... durante o juízo de Deus todos vão presta conta ...dos ensinamentos errados...e conseguencia disso vão conduzir muitos para o inverno....Lucas 17:18... Deuteronômio 24:1-4... Malaquias 2:16.... Mateus 19:6-8...Marcos10:11-12..lucas16:18...romanos 7:12...1corintios 7:10-11.. Mateus 5:32...1corintios7:39...aí daqueles que tirar ou agrecentar qualquer coisa da palavra de Deus !...
    Apocalipse 22:19

  • @juliobraga7622
    @juliobraga7622 Před 5 lety +1

    Caro Pr. Alexandre, da forma como o senhor coloca a questão fico sem entender Mateus 19.8. Onde está escrito no AT que Moisés permitiu REPÚDIO (separação não formalizada).

    • @cidalima7556
      @cidalima7556 Před 5 lety +3

      Sinceramente, nao aguento mais esta falaçao sobre divorcio.Casamento e um compromisso pessoal entre duas pessoas e cabe somente a elas decidirem se querem ficar juntas ou nao.Vivemos em um mundo de dualidades, tudo tem o seu oposto mas os machistas e falsos pastores que ficam impondo fardos pesados nos outros mas eles mesmos com certeza nao carregariam.Admiro alguns homens que sao excessao, tem a mente aberta e respeitam a mulher como ser humano e portanto com o mesmo direito de ser respeitada.Ja estes machistas , que batem o martelo condenando o divorcio, esses analfabetos espirituais so incentivam esses animais violentos a serem piores, principalmente os que se dizem evangelicos,pois se prevalecem desse refrao de que a mulher deve ser submissa ao homem e nao entendem que isso tem a ver com a hierarquia pois ele veio primeiro e por uma questao de respeito e nao porque ele seja melhor que a mulher.Respeito e consideraçao sao fundamentais num casamento se nao ha entao nao tem como dar certo.Ninguem e obrigado a viver em cativeiro.Por isso Cristo deu sua vida para sermos livres e felizes.Entendam isso de uma vez seus machistas de plantao e essas mulheres que nao entendem nada e apoiam essas bobagens.

  • @celsomello7901
    @celsomello7901 Před 3 lety

    O que de FATO oficializa um matrimônio? O que torna a união entre homem e mulher oficial diante de Deus? Hoje temos a cerimônia religiosa na igreja, seria isso? Temos o casamento no civil, isso basta? Será que tem que ser no civil e religioso, ai sim Deus de fato ratifica e sela essa aliança? Ou hoje os métodos são diferentes do passado? Adão e Eva eram casados em que cartório? Abraão e Sara? Cartório é algo dispensável ou necessário? Conviver, morar junto na mesma casa já pode ser visto como casamento? O que de FATO oficializa e pode ser afirmado como CASAMENTO? deixo uma outra pergunta, o sexo, ele une um homem e uma mulher certo? Então quando a pessoa faz sexo ela está se unindo através do ato sexual a seu parceiro né? Então o sexo basta para se dizer que temos um casamento, pacto, aliança ou não? Alguém pode responder com base bíblia, sabemos que está escrito "se unirá o homem a sua mulher e serão os dois uma só carne". Esse unirá seria sexo, casamento no cartório,morar junto,isso tudo junto ou o que? Será que o autor do vídeo pode me responder ou alguém apto pode fazer isso? leio os comentários e vcs só faltam se matar, vamos usar esse meio p sanar dúvidas e ampliar conhecimento. Estão aí as minhas dúvidas se alguém pode me responda.

  • @brunomoreira170
    @brunomoreira170 Před 10 měsíci

    Compreendido a questao entre repudio e divórcio. Porem não o muda o fato da resposta de Jesus a pergunta dos fariseus.
    ‭‭Mateus‬ ‭19:7‬ ‭NTLH‬‬
    [7] Os fariseus perguntaram: - Nesse caso, por que é que Moisés permitiu ao homem mandar a sua esposa embora se der a ela um documento de divórcio?
    Aqui eles ja disseram que dariam a esposa a carta de divórcio depois de repudia-la. Mas Jesus foi mais rigoroso ainda.
    ‭‭Mateus‬ ‭19:8‭-‬9‬ ‭NTLH‬‬
    [8] Jesus respondeu: - Moisés deu essa permissão por causa da dureza do coração de vocês; mas no princípio da criação não era assim. [9] Portanto, eu afirmo a vocês o seguinte: o homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, se tornará adúltero se casar com outra mulher.
    Ou seja, So o fato de repudiar a mulher independente se der a carta de divórcio ou não, estaria errando se houvesse um novo casamento.
    Jesus ratifica a passagem onde Deus diz que Odeia o repúdio.
    Para que haja divórcio primeiramente deve existir o repúdio que seria a dureza no coracao do homem em amar sua esposa, perdoar, pedir perdão. Quando essas decisões param de acontecer em seu coração, acontece o repúdio. E Jesus foi categorico e firme em dizer que qualquer um que repudiar sua mulher e se casar com outra comete adultério. Simples e objetivo, só nao entende quem não quer ou quem quer motivos para se divorciar sem peso na consciência. Cada um vai prestar contas no final. Que Deus dê sabedoria e discenimento da palavra de Deus.

  • @suzetebianchi3559
    @suzetebianchi3559 Před 4 lety +7

    Excelente explicação ! Tirou um jugo pesado dos meus ombros ! Eu não via a misericórdia de Deus em Matheus 19 ..sabia q algo estava errado mas não encontrava o q era ! Agora compreendi ...agora vejo o amor de Deus nessa passagem e tbm outras como 1 corintos 7 e romanos 7 que também já encontrei sua explicação ! Mto obrigada ! Deus te abençoe !

    • @dilmanunes5569
      @dilmanunes5569 Před 4 lety +1

      Assista isso Pr Josué Brandão divórcio e repudio a luz da bíblia czcams.com/video/mnNgtSEJ50Q/video.html

  • @renilsonassis5221
    @renilsonassis5221 Před 2 lety +7

    Disse tudo o que precisava ser dito sobre este assunto! Muito bom e obrigado.

  • @douglaswaydson250
    @douglaswaydson250 Před 4 lety +2

    Jesus nós ensinou que devemos ser diferente dos infiéis,então a partir do momento que faço o mesmo que as pessoas do mundao faz é pecado. ..

  • @rolienferreira1173
    @rolienferreira1173 Před 2 lety

    muito obrigado pela explicação Deus tiabecoe

    • @manualdocasamento237
      @manualdocasamento237 Před 2 lety +3

      Todo divórcio seguido de novo casamento é adultério

    • @vamosnabiblia1587
      @vamosnabiblia1587 Před rokem +1

      Não se engane e a mesma palavra com tradução diferente
      Baixe a bíblia online onde tem várias versões e vai entender melhor

  • @antoniocesar809
    @antoniocesar809 Před rokem +1

    Não e permitido um SEGUNDO CASAMENTO , não adianta TORCER , não adianta DISTORCER , traduzir ou encaixar palavras , em um TEXTO, sendo que terá a obrigação , de rever , todos os versículos , do velho e novo testamento ! A autoridade de Paulo sobre a lei , de romanos 7 , os textos de Malaquias , sobre os INFIEIS do casamento de sua mocidade ! Sobre o próprio Senhor Jesus , não separe aquilo que Deus ajuntou ! Como separar a batata do leite? Como separar o leite do café ? Como separar a carne , a não ser pela MORTE , de um dos cônjuges ? Não arrisque sua salvação , pela opinião , de um político sentimental , querendo transformar ovelhas em bodes , para o seu CURRAl enganoso!

  • @xandeguitarra
    @xandeguitarra Před 5 lety +1

    Pastor minuto 5 o Sr fala da ACF, a bkj 1611 fiel e a LTT entram também como versões confiáveis?

  • @elizabetefilha
    @elizabetefilha Před 11 měsíci

    lá em Romanos 7 , diz que a mulher está ligada ao marido, enquanto ele viver, e não até sair um divórcio, então, se o marido ainda vive, não pode casar com outro, está lá em Romanos 7

    • @fellipepib
      @fellipepib Před 7 měsíci

      ² ligada pela lei .
      Romanos 7:2
      Se a lei deu o divórcio, ela estará livre.

  • @joaquim_aido
    @joaquim_aido Před 3 lety +2

    Fica claro em 14:20 minutos

  • @carmovaldeci
    @carmovaldeci Před 2 lety

    Equivalência dinâmica não é necessariamente uma paráfrase

  • @neemiasparanagua2521
    @neemiasparanagua2521 Před 5 lety +1

    Pastor como vc interpleta ao romanos 7:2 e 3 bem como 1 corintias 7:10-11.

  • @brilhantecostudao
    @brilhantecostudao Před 5 lety +1

    Pastor; segundo Mateus Cap 19 versículo 9, alguns estudiosos para cravar que não existe exceção para o divórcio citam o saso de José e Maria quando Maria fica grávida de Jesus, José ao saber disso tentou desfazer o compromisso com Maria ou seja ,José pensou que Maria não era mais virgem e somente por isso era possivel isso o repudio. Ou também só se permitia o repúdio segundo aulgus estudiosos se; após o casamento o homem durante o ato sexual descobrisse que a mulher não era mais virgem.Procede essa informação? E se procede, como essa explanação que o senhor colocou nesse vídeo é valido? Me explique por favor.

    • @carlosoliveira9341
      @carlosoliveira9341 Před 4 lety

      Porque em algumas traduções bíblicas a clausula exceptiva (Mt 19:9) traz a palavra “fornicação”! Mas segundo a melhor tradução o termo correto é relações sexuais ilícitas - que engloba fornicação, prostituição, e outros - cujo o termo em grego é pornéia ... A cláusula existe quer as pessoas queiram ou não! Mas não são obrigadas a aceitar! Pode haver restauração através do perdão (ofendido) e arrependimento (ofensor)! Porém a cláusula quer dizer isso: caso ela case novamente não estará em adultério!
      As pessoas leem Rm 7: 2,3 e tentam desdizer o que disse Jesus, entendendo que “somente” a morte desfaz o vínculo. Essa é a regra que Paulo cita. A exceção deu o próprio Senhor Jesus em Mt 19:9 - pois, as relações sexuais ilícitas quebram a aliança. Mas não quis Jesus com isso, tornar a regra pros dias de hoje. Veja quantas vezes Israel não quebrou a aliança com Deus, e mesmo assim Deus perdoou! Os textos de Rm e 1 Co 7 onde Paulo diz que a morte desfaz o vínculo, deixando o viúvo livre para casar, nenhum deles dizem “somente a morte” desfaz esse vínculo; o que nos assegura a aceitar a exceção que Jesus nos trouxe para nova aliança!
      E os apóstolos ficaram intrigados, dizendo que era melhor assim que ninguém cassasse, porque naquela época as pessoas divorciavam/repudiavam (respeito o que Pr falou no vídeo, mas discordo da diferença entre um e outro) por qualquer motivo.... o que praticamente Jesus disse “não é por qualquer motivo, somente pela exceção dada! Acho que Jesus não falou do rompimento do vínculo pela morte, porque era muito óbvio! A morte desfaz tudo.

    • @jhonatasluiz1030
      @jhonatasluiz1030 Před 4 lety +1

      Claro que procede; totalmente de acordo com a palavra.

  • @oseiasrodriguesdasilva2585
    @oseiasrodriguesdasilva2585 Před 4 měsíci

    Repúdio X Divórcio = “Desquite” X Divórcio (trocando em miúdos)

  • @julianotrovao2
    @julianotrovao2 Před 5 měsíci

    excelentíssimo esse estudo

  • @alinealmeidadossantos5060
    @alinealmeidadossantos5060 Před 5 měsíci

    JEREMIAS CAPI 17 ver 5 Assim diz o Senhor:MALDITO homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço,e a aparte o seu coração do Senhor.

  • @victobarroso
    @victobarroso Před 6 dny

    falou tudo em poucas palavras se repudio fosse divorcio entao quem naquela epoca repudiavam seu filho ou filha dava carta de divorcio seria muito estranho pensa assim divorcio é outra coisa

  • @ivonete9679
    @ivonete9679 Před 2 lety

    muito obrigado

  • @egrandeaseara4172
    @egrandeaseara4172 Před 5 lety +1

    Deus lhe abençoe

  • @luluzinha82
    @luluzinha82 Před 4 lety +6

    O meu Pastor explicou-me isso.
    Maravilhoso vídeo!

  • @elisangelaferreira3309

    Amém!!

  • @edilenebarroso4965
    @edilenebarroso4965 Před 5 lety +1

    ENGRAÇADO QUE NÃO SEI ONDE EM DEUT.24 FALA QUE PODE CASAR NOVAMENTE???Acredito que devemos buscar orientação em Deus em primeiro lugar,ja vi muitas pregações,estudo,seminário e essa foi a única que ouvi que diz que pode casar novamente,onde ainda não vi um versículo na bíblia que diz que pode.Devemos buscar mais e mais informações,pra não ficar no engano.Hoje o povo não pode pagar um preço de ficar só pela escolha errada e nem lutar,perdoar pra permanecer no casamento e no entanto Jesus pagou o maior preço por n ter feito nenhuma escolha errada.O povo em geral quer ouvir somente aquilo que lhe convem,se for algo que venha confrontar não aceitam,dificilmente pregam isso nas igrejas.Porque será? A maioria dos Pastores estão no 2° ou 3° casamento,como vão pregar o que não vivem.Como ouvir um dia,só defende divorcio e segundo casamento quem é divorciado e que não aceitar ficar sozinho.Na minha opinião o importante é agradar a Deus e obter a salvação.Que Deus nos abençoe!

    • @katia4983
      @katia4983 Před 5 lety

      Fala se a mulher casar com outro após o marido lher der carta de divorcio, não pode retornar ao primeiro marido.
      Na continuação fala de segundo casamento
      Mas não é a vontade de Deus não

  • @roselirodrigues3418
    @roselirodrigues3418 Před 4 měsíci

    Está escrito também, se está de acordo com a lei , está de acirdo c Deus, no Brasil a lei p divórcio temos SOMENTE 50 anos p cá, então foi legalizado na lei .. porém creio diante de Deus ,temos q um dos,lados seja infiel , ser infiel ao casamento é acabar c ele, se ele ou ela não está cumprindo os compromissos de amor para sru cônjuge este adulterou ,bulir no compromisso de dois numa só carne, graças a Deus cada um com sua alma, Deus não ligou dois numa só alma... pensa.... isso é carnal.

  • @fernandomarques1075
    @fernandomarques1075 Před 2 měsíci

    Divórcio é pecado...mais Deus perdoa...por que é só para pecado contra o Espírito santo que não tem perdão .

  • @josecazionato707
    @josecazionato707 Před měsícem

    Vc tem falar pros dia de hoje, pode ou não pode se divorciar?

    • @Blackchic.camisetas
      @Blackchic.camisetas Před měsícem

      Pode se divorciar e se casar novamente. Não é pecado. Mas faça valer esse novo casamento. Escolha bem com quem vai se relacionar. Namore. Conheça a pessoa. Não banalize.

  • @francis7676
    @francis7676 Před 4 lety +1

    Na versão ACF em Malaquias 2:16 dis que Deus odeia o repúdio.. consequentemente odeia o divórcio, pois para repudiar teria que dar a carta de divórcio.. seria certo esse meu ponto de vista?

  • @lilisantos1569
    @lilisantos1569 Před 5 lety

    Uma dúvida
    Todos os casamentos Deus uniu?
    E o que falar dos casamentos forçados?As famílias vendem as jovens em casamento.
    E só uma dúvida.
    É muito sofrimento pra essas noivas.
    Repito:E só uma dúvida.
    Existem casamentos fora da vontade de Deus?

  • @rudneyribeiroantunes6759
    @rudneyribeiroantunes6759 Před 2 lety +1

    Nooossaaaa que homem inteligente .

  • @FisicoTecnico
    @FisicoTecnico Před 5 lety +1

    Pastor gostei muito da explicação, mas fiquei com uma dúvida no verso 9, MT 19. "Por causa de fornicação" no contexto da sua explicação seria apenas uma cláusula de exceção para casar mesmo sem a carta de divórcio?

    • @miryanneholiveira9097
      @miryanneholiveira9097 Před 4 lety

      Também queria entender

    • @jessykaazevedoferreira2183
      @jessykaazevedoferreira2183 Před 3 lety

      Meu amado irmao, vamos la em Mateus 19 qnd Jesus fala sobre o repudio por causa da fornicaçao que tbm éprostituiçao vou explicar vamos supor que um homem ao se casar com uma mulher e ver que ela nao era virgem poderia repudia la ,pois fornicaçao era relaçoes sexuais fora do casamento, ou seja se prostituiam eram prostitutas,qnd Jesus disse que podia repudiar a mulher por causa relações sexuais ilícitas ai já no casamento era adultério a única forma aceita do homem a despedir sem dar divorcio a carta de euforria, ou seja Jesus por defender a mulher entende como elas sofriam pressões jamais iriam adulterar e os maridos nao podiam repudiar sem provas de adultério ou seja Jesus aboliu a lei do apedrejamento por medo as mulheres jamais iriam querer adulterar

  • @valdemiralvesaraujo9887
    @valdemiralvesaraujo9887 Před 4 lety +1

    Mim tire essa dúvida por Gentileza Pastor? Ficarei Grato?

  • @neemiasparanagua7435
    @neemiasparanagua7435 Před 4 lety

    Mateus 19 está se tratando do divórcio. O irmão está equivocado.

  •  Před 2 měsíci

    Se o 2° casamento é adultério, logo depois da carta do divórcio está legalizado o 3° casamento. E assim sucessivamente...
    O conjuge do 1° pode considerar a separação de fato pq o outro adulterou casando-se denovo. Tá liberado
    Então não tem nem lógica dizer q o 2°, 3°, 10° é proíbido...
    Um exemplo é se sou repudiada, meu esposo sai de casa, vejo ele com outras, significaria adultério, com a certidão do divórcio, tudo liberado! Mas eu não vejo, fico vigiando a vida do outro? Não tem lógica!!! Obviamente ele vai desejar outra lá fora, já se enquadra em adultério esse desejo...

  • @alecallegarini
    @alecallegarini Před rokem

    Muito bom!

  • @marisadeus5461
    @marisadeus5461 Před rokem

    Bem explicado!!! Até hj existe isso..pessoas casada separadas de casa ..cometendo adúltero . Se relacionando com outra pessoas sem ser divorciados...minha irmã casada no civil SEPARADA do marido 4anos sem divórcio e com outro relacionamento ..

    • @VanessaMirelle
      @VanessaMirelle Před rokem

      Mesmo divorciada ela só pode se relacionar de novo se o ex morrer

  • @andreadison948
    @andreadison948 Před 4 lety +1

    Pastor só uma dúvida: Pq os discipulos disseram que se essa é a situação do homem a mulher é melhor nem casar ?

    • @lucianoeloyribeirodasilva5090
      @lucianoeloyribeirodasilva5090 Před 4 lety +1

      KKK André não vai explicar pode.acreditar

    • @marcosrodrigues8559
      @marcosrodrigues8559 Před 3 lety

      Devido ao nível de enraizamento do comportamento naquela sociedade, como claramente explicado no vídeo....

    • @silviatrindade9019
      @silviatrindade9019 Před 2 lety

      Porque estavam acostumados a repudiar sem indenizar, como estavam acostumados a repudiar sem sofrer nada, isso era um cativeiro só pra mulher e não podia pedir divórcio. Resumindo teriam saber quem tomariam como mulher e se a repudiar teriam que indenizar. JESUS acabou com a injustiça contra a mulher repudiada.

  • @marcoscunha2921
    @marcoscunha2921 Před 2 lety

    Paz do senhor Jesus pastor , gostaria de entender uma coisa , já que aprendemos que pode casar novamente pela lei , então porque Deus odeia o divórcio ???? Se está na lei que foi autorizado por ele mesmo ???? Isso não é um indício que não tem aprovação do senhor vim segundo casamento ??? Por favor me responda pastor ,sou novo no canal e não quero ficar com dúvida nenhuma !! E quero dizer que estou gostando das explicações , muito diferente das que ouvi até hoje , Deus abençoe

    • @familiapregandoapalavra9056
      @familiapregandoapalavra9056 Před 2 lety +1

      Provas que todo novo casamento após o divórcio é proibido enquanto os cônjuges estiverem vivos
      A cláusula de exceção de Mateus 19.9 não implica que o divórcio em caso de adultério libera uma pessoa a casar-se novamente. Todo o peso das evidências dadas no Novo Testamento nos pontos anteriores é contra esta visão, e existem várias formas de fazer um bom julgamento deste verso, de forma que ele não entre em conflito com o ensinamento geral do Novo Testamento de que um novo casamento após o divórcio está proibido.
      Mateus 19.9: Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
      Aqui no ponto de vista de Mateus 19.9 e como cheguei a ele.
      Eu comecei, primeiramente, ao ser incomodado pela forma absoluta da denúncia de Jesus contra o divórcio e o novo casamento em Marcos 10.11,12 e Lucas 16.18 não está preservado em Mateus, se na verdade esta cláusula de exceção é uma brecha para o divórcio e novo casamento. Eu estava incomodado pela simples idéia que tantos escritores fazem, de que Mateus simplesmente está tornando explícito algo que era entendido pelos ouvintes de Jesus ou os leitores de Marcos 10 e Lucas 16.
      Eles realmente teriam assumido que as afirmações absolutas incluiam exceções? Eu duvido muito, e portanto minha inclinação é questionar se de fato ou não a exceção de Mateus conforma-se com o absoluto de Marcos e Lucas.
      A segunda coisa que começou a me incomodar foi a questão - Por que Mateus usa a palavra porneia (“não sendo por causa de prostituição”) ao invés da palavra moicheia , que significa adultério? Quase todos os comentaristas parecem simplesmente presumir que porneia significa adultério neste contexto. A questão que persistia era por que Mateus não usaria a palavra para adultério, se isto fosse o que ele realmente queria dizer.
      Então notei algo muito interessante. O único outro lugar, além de 5.32 e 19.9, em que Mateus usa a palavra porneia é em 15.19, onde é usada ao lado de moicheia . Portanto, é a evidência contextual primária para o uso de Mateus é que ele concebe porneia como algo diferente de adultério. Poderia isto significar, então, que Mateus concebe porneia em seu sentido normal de fornicação ou incesto, ao invés de adultério
      Portanto, não podemos fugir do fato de que a distinção entre o que era considerado como porneia e o que era considerado como moicheia foi minuciosamente mantido na literatura judaica pré-cristã e no NT. Porneia pode, é claro, denotar diferentes formas de relações sexuais proibidas, mas não podemos encontrar exemplos inequívocos do uso desta palavra para denotar o adultério conjugal. Sob estas circunstâncias dificilmente poderíamos assumir que esta palavra significa adultério na cláusula em Mateus. A logia do divórcio foi escrita como um parágrafo da Lei, intentando ser obedecida pelos membros da Igreja.
      Debaixo destas circunstâncias é inconcebível que, em um texto desta natureza, o autor não tivesse mantido uma clara distinção entre o que era a falta de castidade e o que era adultério: moicheia e não porneia seria usada para descrever o adultério da esposa. Do ponto de vista existem argumentos fortíssimos contra esta interpretação da cláusula permitindo divórcio no caso da esposa ser culpada de adultério.
      A próxima explicação sobre o uso de porneia está em João 8.41, em que os líderes judeus indiretamente acusam Jesus de ser nascido de porneia . Em outras palavras, uma vez que eles não aceitava o nascimento virginal, assumem que Maria havia cometido fornicação, e Jesus era resultado deste ato. Com base nesta pista, eu voltei para estudar o registro de Mateus do nascimento de Jesus em Mateus 1.18-20.
      Nesses versos, José e Maria são referidos como marido ( aner ) e esposa ( gunaika ). Ainda assim, eles são descritos como noivos somente. Isto provavelmente vem do fato de que as palavras para marido e esposa eram simplesmentem homem e mulher, e do fato de que o noivado era um comprometimento muito mais significante do que é hoje. No verso 19, José resolve “divorciar-se” de Maria. A palavra para “deixá-la” é a mesma palavra de Mateus 5.32 e 19.9. Mas, mais importante que tudo, Mateus diz que José foi “justo” ao tomar a decisão de divorciar-se de Maria, presumivelmente por causa de porneia , fornicação.
      Portanto, enquanto Mateus procede em construir a narrativa de seu Evangelho, ele encontra-se no capítulo 5 e depois no capítulo 19 precisando proibir todo casamento pós-divórcio (como ensinado por Jesus) e ainda permitir “divórcios” como aquele que José considerou como possibilidade, por pensar que sua noiva era culpada de fornicação ( porneia ). Assim, Mateus inclui a cláusula de exceção em particular para exonerar José, mas também no geral para apresentar que o tipo de “divórcio” que alguém talvez procure durante um noivado por causa de fornicação não está incluído na proibição absoluta de Jesus.
      Esta interpretação da cláusula de exceção tem sérias vantagens:
      Não força Mateus a contradizer o significado claro e absoluto de Marcos e Lucas, e o inteiro ensinamento do Novo Testamento apresentado em 1 Co 7:10 e 39, incluindo o próprio ensinamento absoluto de Mateus em 19.3-8
      Provê uma explicação de por que a palavra porneia é usada na cláusula de exceção de Mateus ao invés de moicheia .
      Concorda com o uso do próprio Mateus de porneia para fornicação em Mateus 15.19
      Vamos a mais uma explicação sobre a exceção:
      Mat. 5:32
      "Porém, eu vos digo, que todo aquele que repudiar sua esposa, a não ser por causa de fornicação, causa que ela cometa adultério, e todo aquele que se casar com ela que é divorciada comete adultério."
      Notemos aqui que o Senhor Jesus Cristo está afirmando a indissolubilidade total do casamento enquanto o marido e a esposa estão vivos. Note que somente no evangelho de Mateus (Mat. 5:32 e Mat. 19:9) estão inseridas a resalva "a não ser por causa de fornicação" (note que essa é que é a correta palavra usada inclusive por João Ferreira de Almeida em 1693 pois vem do grego "porneia"), porque isso se aplica a situação peculiar dos Judeus. Veja no verso 5:1 a quem Ele estava se dirigindo: à multidão e aos discípulos. Essa foi a exata situação que inicialmente José pensou erradamente de Maria. Os fariseus, também, cometeram esse erro mas de forma blasfema em João 8:41, acusando o Senhor Jesus com sendo nascido de fornicação (porneia) e não de adultério (moicheia). Note que em Mat. 1:20 o anjo dirigindo-se a José, chamou Maria de "tua mulher" (ou esposa) embora o casamento não tinha sido celebrado e consumado, ou seja, eles ainda não tinham se tornado uma só carne, mas eram marido e mulher. Nesse caso, Jesus está dizendo que o casamento poderia ser cancelado, caso houvesse fornicação, situação na qual a pessoa está a um passo do inferno (1 Cor. 6:10, Judas 1:7, Ap. 21:8).
      Note que a palavra não é o verbo comete adultério (moichao), que ocorre duas vezes no verso, mas propositalmente não é usada pelo Senhor Jesus para a exceção. Por quê? Teria O Mestre se esquecido? Teria Ele perdido essa oportunidade de ser claro, usando o triste fato do adultério para a desculpa do divórcio? Não. A palavra adultério não foi usada porque a exceção não se aplica aos que se tornaram uma só carne, mas aos que estavam em contrato de casamento (em Hebraico: 'aras ou kiddushin, em inglês: betrothal - Ex. 22:16, Lev. 19:20, Dt. 22:23, 28:30). Note que no mesmo evangelho (Mt. 1:18), Maria era desposada (Grego: mnesteuo) com José e não casada (gameo). É para esse caso especial, e apenas nesse caso dos Judeus, que Jesus está se referindo, porque o casamento não tinha se consumado. Nesse caso, o pecado é fornicação que quebraria o pacto do "esposamento" e não de casamento. É muito simples!
      Note que Jesus começa sua argumentação com a conjunção adversativa PORÉM. Isso nos diz que há um contraste entre o que os Judeus queriam ouvir e o que Jesus estava ensinando. Se Jesus estivesse defendendo o divórcio após o casamento, não haveria nenhuma necessidade da conjunção adversativa PORÉM.
      Note que a mulher ( parte chamada inocente) está divorciada, mas Jesus não reconhece nenhum divórcio, qualificando essa outra união de adultério.,

  • @fantastic.animals
    @fantastic.animals Před 5 lety +7

    Só posso te parabenizar com essa explicação. Agora faz todo sentido.

    • @vamosnabiblia1587
      @vamosnabiblia1587 Před rokem

      Não se engane e a mesma palavra com tradução diferente
      Baixe a bíblia online onde tem várias versões e vai entender melhor

  • @MariadeFatima-sp1vw
    @MariadeFatima-sp1vw Před 4 lety

    Pastor
    Qual vídeo que o senhor está se referindo ? Eu gostaria muito de assistir.
    Obrigada

  • @laviniacassia5663
    @laviniacassia5663 Před 4 lety +1

    No meu caso é meu esposo que não quer mais,não sou eu, o motivo da separação não fui eu sera que nesse caso ele se divorciar de mim e o casamento acabar mas não sendo culpa minha eu não posso me casar novamente?

    • @sophianascimento6065
      @sophianascimento6065 Před 3 lety

      Tenho uma amiga na mesma situação?? Será q não pode se casar mais o marido q está mandando ela embora por motivos banais

  • @bernasouza403
    @bernasouza403 Před 2 lety +5

    Rapaz não vejo assim não,se for assim as pessoas podem se divorciar quantas vezes quiserem e casarem quantas vezes quiserem também

  • @flaviorobertofr
    @flaviorobertofr Před 2 lety +1

    Na verdade pastor lá em Malaquias Deus odeia repúdio e não o divórcio

  • @Lps-cm7ow
    @Lps-cm7ow Před 4 lety +1

    E pq Paulo diz que a mulher só pode casar de novo se o marido morrer?

    • @annytavares1142
      @annytavares1142 Před 3 lety +5

      Pq se a mulher foi repudiada,ela continua presa a lei do casamento,ou seja,não teve carta de divórcio,por esse motivo ela só poderia se casar novamente caso seu marido,morra.
      Pois repúdio,é abandonar,por isso quando um homem repúdio sua mulher e casa novamente,a mulher que ele está casando vira uma adultera,assim como sua antiga esposa que foi repudiada,se por acaso se casar,o homem que casar com ela estará com uma adultera,pois naquela época era normal,o homem repudiar uma mulher para ficar com outra,sem lhe dar a carta... Deus abominava tal prática.
      A lei judaica que requeria Sefer keriythuwth (Deut. 24:1, 2) era por demais ignorada. Se um
      homem se casasse com outra mulher, o que importava? Se um homem “repudiava” (apoluo) sua
      esposa e não se incomodava em dar-lhe carta de divórcio, quem iria se opor? A mulher?
      Yeschua tinha algumas objeções a isso. Ele disse: “É mais fácil que passem os céus e a Terra do
      que não cumprir-se um til da lei” (Loukás - Luc. 16:17). E disse mais: “Todo aquele que repudia
      a sua mulher e se casa com outra, adultera; e aquele que se casa com a mulher repudiada,
      adultera” (Loukás - Luc. 16:18).
      A diferença entre “repudiar” e “divorciar”, entre o grego apoluo e apostasion, é séria. Apoluo
      indicava que a mulher era escrava, repudiada, sem direitos, sem recursos, desprovida do direito
      básico do matrimônio monogâmico. Apostasion significava que o casamento havia terminado, o
      que permitia um matrimônio legal subseqüente. No papel existe a diferença. E a mulher que
      havia saído de casa, podia ir-se e casar com outro homem (Deut. 24:2). Essa era a lei. Como
      começamos a ler “todo aquele que se divorcia de sua mulher” nos lugares onde Yeschua
      literalmente disse: “todo aquele que repudia ou abandonar a sua mulher?" Existem outras
      passagens, além de Lucas 16: 17, 18, em que Yeschua tratou deste assunto. Tais passagens
      incluem Matitiyahu(Mateus) 19:9, Yochanam(Marcos) 10:10-12 (onde é dito que Yeschua
      deixou firmada a mesma lei para homens e mulheres), e em [Matitiyahu] מתיתיהו - A Besorah
      Segundo Mateus - 05: 31,32 Também foi dito: Qualquer que deixar(apoluo - Repudiar) sua
      mulher, dê-lhe carta de desquite(apostasion - Divórcio).
      31 ερρεθη δε οτι ος αν απολυση την γυναικα αυτου δοτω αυτη αποστασιον
      32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de
      prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete
      adultério.
      32 εγω δε λεγω υμιν οτι ος αν απολυση την γυναικα αυτου παρεκτος λογου πορνειας ποιει αυτην
      μοιχασθαι και ος εαν απολελυμενην γαμηση μοιχαται
      Obs: Note que ao repudiar sua mulher, deixa-la de lado, sozinha, abandonada, faz que ela cometa
      a traição, quem tiver contato com ela comete traição.

  • @millenasantana3570
    @millenasantana3570 Před 3 lety +1

    O meu me mando embora e aí? Vou forçar? 5 anos idas e vindas .. Cansei....

    • @Stefan_tiago
      @Stefan_tiago Před 3 lety

      Fique na Paz! A graça de Deus Pai lhe Basta. Você está livre.

  • @joserenildo9111
    @joserenildo9111 Před 11 měsíci

    Pr Paulo Junior , provou dentro da. Bíblia assim também e deuxou Claro que segundo casamento é Adultério....
    Mas o Dinheiro e uma vida estavel Pesa muito , duvido um segundo casamento com dívida, fome e miséria ir adiante .

  • @idaianabatista8661
    @idaianabatista8661 Před rokem

    Um marido que não tem sexo com a esposa ah quase 2 anos é normal?

  • @felixbeserra365
    @felixbeserra365 Před rokem

    Tinha outro vídeo a respeito do tema aqui no canal, ele foi tirado?. Ele era mais aderente ao assunto, apesar desse ser bom também.