Friedrich Nietzsche • Crepúsculo dos ídolos

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 08. 2024
  • Neste vídeo falo sobre o livro de Nietzsche, "Crepúsculo dos ídolos", a partir do seguinte roteiro: 1. Playlist sobre filosofia; 2. Quem é Friedrich Nietzsche? Filósofo alemão; Viveu entre 1844 e 1900; Esteve “fora do ar” entre 1890 e 1900; 3. Livro de 1889, pouco antes de Nietzsche entrar em stand by; 4. Livro iconoclasta, com estilo de argumento devastador; 5. Derruba ídolos e derruba coisas boas junto; 6. Neste livro está a frase famosa: “O que não me mata, me torna mais forte” (p. 19); 7. Exagero nas críticas a Sócrates: Feiura; Discurso da plebe; Fundador do racionalismo; Morreu porque quis morrer; 9. Valor dos inimigos: A oposição gera energia para combater; A vida pulsa quando há guerra; 10. Moral nietzscheana: Moral sadia quando a vida e o instinto pulsam; Crítica aos pretensos melhoradores da humanidade (religiosos, filósofos, educadores); Imoralidade da moral; Leito de Procustro (bandido da mitologia que serrava as vítimas para caberem no leito, cortando os seus membros); 11. Estética nietzscheana: Estética trágica como tensão entre os opostos (apolíneo versus dionisíaco); Finalidade da arte: estimular a vida; Gênio é um esbanjador de vida / energia; Exaltação do espírito dionisíaco, estimulador da vida e dos instintos.

Komentáře • 29

  • @cassiareginacamargocintra7705

    Sentei, e não vou mais sair desta sala de aula❤Obrigada!

  • @lima4740
    @lima4740 Před 3 lety +7

    Muito bom, Professor!
    Professor. Sou acadêmico em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sobral-Ce) estou no 6. Meu projeto de pesquisa (treino para o TCC) é em Nietzsche. Livro Anticristo.

  • @joselevylucena
    @joselevylucena Před 6 měsíci +1

    Excelente vídeo, professor. Auxiliou muito na minha leitura da obra. Comsegui amarrar algumas pontas que estavam soltas.

  • @luimollossi661
    @luimollossi661 Před 2 lety +1

    Excelente vídeo! Eu adoro suas explicações, professor!!!

  • @leonelgaldiano326
    @leonelgaldiano326 Před 3 lety +1

    Muito obrigado.

  • @luciantunes360
    @luciantunes360 Před 3 lety +1

    Grata !

  • @viviancp2807
    @viviancp2807 Před 2 lety +2

    Nietzsche sendo abordado com tanta propriedade, algo raro na internet...incompreendido, mas ele não veio para explicar e sim para questionar, forçar as pessoas a pensarem, sem a influência de moral, razão, religião, apenas o apelo ao sentido no sentido estrito. Sim, sobre crepúsculo, na minha opinião, que obra! Maestria, os antigos ídolos são apenas pessoas, e seus pensamentos foram petrificados, quem os contestou? O maior filósofo de todos os tempos: Nietzsche ❤️

    • @FeNan4172
      @FeNan4172 Před 2 lety

      Concordo. O maior filósofo de todos os tempos!! Foi o único que se dispôs a filosofar sobre essa experiência existencial do ponto de vista fisiológico, biológico, orgânico, vital e visceral e só depois de "ouvir e ver" a natureza que ele a transcreveu sob um olhar, mais distante possível da parcialidade. Eu sinto como se Nietzsche produzisse razões confiáveis, semi livre de influências culturais, construções de dogmas limitantes e razões compulsiva-pretensiosa.

  • @heber3263
    @heber3263 Před 2 lety +1

    Muito bom !

  • @LuizCarlos-gv1xo
    @LuizCarlos-gv1xo Před 3 lety +1

    Excelente! Mais um inscrito!

  • @amandagoncalves4381
    @amandagoncalves4381 Před 3 lety +4

    👏🏼👏🏼👏🏼

  • @FeNan4172
    @FeNan4172 Před 2 lety +2

    Acho que a feiúra que nietzsche se refere está atrelada a percepção dele não representar, "corpo e espírito", o individuo e os valores gregos da época. É como se dissesse: "Nada em você é daqui! Vc é física e intelectualmente muito diferente dos gregos."
    E eu já li em outras em obras que Sócrates tinha a fama de ser feio e diferente demais dos parâmetros e acho que até ele próprio reconhecia essa distinção. Ora! Se um povo tem fama de serem isso ou aquilo, um exemplar que se distoa, se destaca. Outra questão tipicamente Nietzscheana, é percepção que ele tem, citado nesse livro mesmo, que algo não pode derivar do seu oposto. A maneira como li, me deu a sensação que nietzsche tentava (se) convencer que Sócrates não era de origem grega.
    Ah sei lá! Nietzsche é doidão demais! Kkkkk
    Parabéns pelo vídeo.

  • @alanavitoria1107
    @alanavitoria1107 Před 2 lety +1

    Vc podia fzr uma playlist biográfica de alguns filósofos q vc já trabalhou..
    Seria bem interessante tbm...
    O vídeo foi ótimo..
    Compartilho da mesma opinião q a sua sobre os pontos assinalados..

  • @carlosaugusto7076
    @carlosaugusto7076 Před 3 lety +2

    Achei super necessária sua fala sobre ataques ao seu indivíduo e não aos seus argumentos. Lembrei-me do que Schopenhauer fala em "A arte de ter razão: 38 estratagemas". Dito isso, saiba que , seu conteúdo é excelente.

  • @elineiasoaresbarbosa1502
    @elineiasoaresbarbosa1502 Před 2 lety +2

    Prezado professor, excelente vídeo!! Farei apenas um comentário. Quando Nietzsche faz referência à aparência física de Sócrates, eu tenho a impressão que se trata de uma crítica baseada nos estudos feitos por Cesare Lombroso, que, inclusive, foi seu contemporâneo. As teorias criminológicas de Lombroso tiveram grande influência no século XIX. Então entendo que a crítica não era em relação à aparência e sim ao potencial criminoso de Sócrates.

  • @Samuel.5
    @Samuel.5 Před 3 lety +3

    Ótimo vídeo. Eu sou leigo na filosofia, mas queria conhecer e começar a ler Nietzsche para expandir meu pensamento. Tem alguma dica?.

    • @alfredo_oliva
      @alfredo_oliva  Před 3 lety

      Tenho, claro. Dê uma olhada nesse livro que analiso no vídeo:
      czcams.com/video/LetjFMpSVGo/video.html

    • @andersoncosmo518
      @andersoncosmo518 Před 2 lety

      A dica que dou é pra não começar por Nietzsche

  • @nihilneo1874
    @nihilneo1874 Před rokem +1

    Esse entendeu Nietzsche 😂

    • @nihilneo1874
      @nihilneo1874 Před rokem

      Nietzsche foi um poeta, não adianta levar todas as suas palavras ao pé da letra.

  • @aurobenigno9250
    @aurobenigno9250 Před 2 lety +1

    O cara usava ópio, era muito doido,.

  • @TheMrsBru
    @TheMrsBru Před 3 lety +2

    Você não acha que quando ele diz que o Sócrates representa a plebe, ele está se referindo a representar a 'classe inferior' da humanidade? Porque se não me engano ele era bastante conservador politicamente (sim?) e acho que faria sentido essa colocação pra ele. Se a sociedade se dividisse, pra ele, idealmente entre os nobres e a plebe, então sim Sócrates seria da plebe - e ele nobre.
    E acho que a condenação de Sócrates como um suicida se refere a ele ter se entregado em nome da honra, algo que não faz sentido nenhum pro Nietzsche. Pra ele, provavelmente o Sócrates deveria ser um "cowboy fora da lei" hahah Usar a razão não pra ser um herói da moral, mas sim pra preservar sua vida - o herói nitzschiano.
    Acho que como a pessoa de Sócrates está intimamente imbricada com sua filosofia, até por ele não ter escrito nada e sim vivido, faz sentido o ataque. E inclusive o próprio Nietzsche, ao realizar estes ataques, está vivendo e realizando sua própria filosofia, considerando que ele desprezava os códigos de conduta.
    Eu acho importante a leitura e reflexão com ambos, acho que eles se equilibram bem. Nietzsche demais ou Socrates demais faz mal a saúde hahahahh

  • @sandrooliveira6355
    @sandrooliveira6355 Před 2 lety +1

    Atacar pessoas?
    Bem, em Crepúsculo dos Ídolos, que estou relendo, Friedrich Nietzsche abraça totalmente esse jeito de ser. Talvez Nietzsche tenha sido o especial autor que se faz valer de Argumentum Ad Hominem que se nos tenha apresentado até agora. O cara simplesmente ESCULACHA pessoas, conforme a sua VONTADE era tranquilamente exposta.
    Pensemos num arrogante e dificilmente haverá alguém a acompanhar Friedrich Nietzsche, mesmo o arrogante autor deste comentário.

  • @sandrooliveira6355
    @sandrooliveira6355 Před 2 lety +1

    Alfredo, Nietzsche não diz TALVEZ UM POUCO DEMAIS quanto à razão posta pelo Sócrates, que a mim é pintado pelo Nietzsche como um sofista, que o Sócrates tinha em pequena consideração, talvez desafeição mesmo; Nietzsche afirma mesmo do Sócrates, no Crepúsculo dos Ídolos, um PALHAÇO. rsrsrs