Defesa da paz diante das guerras imperialistas | 111

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 08. 2024

Komentáře • 99

  • @Maikeldassi
    @Maikeldassi Před rokem +16

    Vamo ser honesto quem mais ganha com essa guerra é os EUA e como já foi dito eles vão lutar até a última gota de sangue Ucraniano.
    Fico triste pela galera que luta nessa guerra. Espero que com a viagem do lula pra china pra discutir tbm a guerra mude alguma coisa mas não tenho muita esperança não

  • @EuDeni
    @EuDeni Před rokem +7

    Débora, não há fundamentação que sustente que os países mais afetados são os que estão sancionando, pois nenhum entrou em recessão em 2022 além da Rússia. Se o problema for inflação, a da Rússia também é maior.
    Em 2023, o Reino Unido é o único que tudo indica que entrará em recessão, mas há fatores maiores que a guerra, como ter se tornado um país menos competitivo no próprio continente após o Brexit.
    Sobre diálogo, duvido que resolva, é como achar que a solução para o conflito Israel-Palestina virá por esse caminho.
    Sobre o uso de armamento nuclear, acho pouco provável, pois seria intolerável até para aliados como a China. Armas nucleares são armas de dissuasão, caso se tornem ofensivas, acabou o guarda-chuva nuclear das potências, com isso, o que impedirá que Japão, China, Vietnã, Coreia do Sul, Taiwan desenvolvam armas nucleares? E um mundo tão nuclearizado certamente seria mais inseguro.

    • @Glavieman
      @Glavieman Před rokem +1

      sem falar que a guerra está sendo muito lucrativa pra ambos os lados, tirando a Ucrânia kkkkk a Rússia já se prepara pra uma guerra prolongada que é o cenário mais vantajoso pra eles. o mais engraçado ela citar as sanções sendo que em agosto o brics vai iniciar o plano de des-dolarizar as economias dos países membros, nos já superamos o consumo do g7. muito fraquinho a análise da amigue

    • @EuDeni
      @EuDeni Před rokem

      @@Glavieman para ambos os lados você fala de quem? Pois só quem está ganhando, basicamente, são os países do golfo, China e Índia. E a indústria bélica de alguns países, não necessariamente os estados em si (esses estão tendo gastos com logística, ajudas humanitárias, pacotes de armamento, talvez recuperem a longuíssimo prazo).
      A única possível vantagem de uma guerra longa para a Rússia é reascenção do Trump ou de outro extremista de direita em algum país-chave da OTAN, pois é um país com déficit populacional que tá mandando os seus pra morte na Ucrânia e isso não é barato, nem no Afeganistão a URSS perdeu tanta gente e tanto material em um ritmo tão rápido e a diferença econômica entre a Rússia e os países da OTAN é muito grande, se continuarem homogêneos, a vantagem é de quem está fazendo a proxy, pois não estão enviando os seus para a morte, estão monitorando e dando coordenadas de posições russas para os ucranianos atingirem e ainda treinam os ucranianos com alguns dos seus melhores quadros, coisa que não faziam nem no Afeganistão.
      Já essa desdolarização é ilusão a curto e médio prazo, já viu a diferença entre o comércio em dólar as outras moedas? É muito grande, nem o euro chega perto, além do Brics ter as escaramuças entre Índia e China. Tudo indica que as prioridades do Brasil serão as relações bilaterais com a China e com a União Europeia.

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  Před rokem +2

      Denis, pra ajudar na interpretação: não é que os países que sancionam são mais afetados que a RUSSIA, é que “na economia europeia” os mais afetados são curiosamente os que sancionam. Volte lá em 2:03 por gentileza. Exemplo: www.reuters.com/business/energy/germany-faces-5-bln-euros-year-hit-russian-gas-sanctions-newspaper-2022-06-05/
      O argumento é que as populações desses países que sancionam acabam sofrendo as consequências das sanções localmente também.
      Sobre diálogo, o próprio exemplo Israel-Palestina é bem ruim. Um caso de colonialismo de ocupação que dura décadas já, não serve como parâmetro de comparação nem pra uma guerra deflagrada há apenas um ano nem pra origem dos conflitos étnicos e territoriais dos estados pós-soviéticos.
      Por último, a Debora falou de “dobrar a ameaça de escala nuclear” e não do uso de fato. Pontos distintos.

    • @Glavieman
      @Glavieman Před rokem

      @@TeseOnze kkkkk a matéria que vc compartilhou fala sobre sanções russas a filial alemã da gazprom kkkkkk fica difícil levar os "eco-socialistas" a serio. muita desonestidade e subserviência aos interesses dos supremacistas brancos do acidente. a justificativa pra america latina não buscar a própria soberania com armas nucleares é um documento de quase uma década da celac que é literalmente irrelevante pro contexto atual.

    • @EuDeni
      @EuDeni Před rokem +2

      ​@@TeseOnze Vou digitar o trecho: "a economia está em retração, os países mais afetados pelas sanções são curiosamente os que aplicam elas e mesmo assim a economia russa conseguiu crescer [...]".
      Ela inverteu as consequências, pois em 2022 foi o exato oposto. Neste ano talvez a Rússia cresça mais que o UK, mas o motivo vai além das sanções.
      Inegável que todos sofrem localmente, mas é muito mais fácil substituir commoditie do que semicondutores, por exemplo.
      Sobre o conflito, não foi deflagrado há apenas um ano, a Rússia anexou parte da Ucrânia - formalmente - há mais de 8, além de financiar terroristas e paramilitares na região desde 2014. Não há nenhuma solução pacífica à vista, é bem pouco provável que venha através do diálogo, todo mundo tentou isso com o Putin antes do conflito, ele obviamente mentiu o tempo inteiro dizendo que eram exercícios até aumentar a escala da invasão. E mais, "anexou" 4 oblasts ucranianos, até Israel ficaria com inveja.
      Sobre a questão nuclear, achei sua resposta muito boa, mas o alerta dela me soou como: "se não derem algo que o Putin deseja, ele vem aumentando as ameaças e talvez ele as use". Eu nem duvido que ele possa usar, mas como eu disse, há consequências lógicas - e previsíveis. Dessa invasão foi Suécia e Finlândia pedindo para entrar na OTAN. Ele aceitou isso. Se estiver disposto a aceitar alguns dos países citados com armamento nuclear (e só citei rivais dos chineses, mas há outros países com tecnologia para tal como a Alemanha e os nórdicos), talvez ele as use.

  • @luccagreco
    @luccagreco Před rokem +28

    Debate qualificado é outra coisa, né, amores? Muito obrigado pelo vídeo e pelas referências ❤

  • @FelipeViana42111
    @FelipeViana42111 Před rokem +1

    O debate de vocês é o mais qualificado! 👏👏👏❤️🚩🔥

  • @bmendes866
    @bmendes866 Před rokem +4

    Aconselho a procurarem melhores fontes de informação do que a globo, para se informarem sobre o que realmente se passa na Ucrânia.

  • @vicenteavellino7704
    @vicenteavellino7704 Před rokem +2

    você é SENSACIONAL

  • @fernandes.ricardo
    @fernandes.ricardo Před rokem +17

    Está beeem melhor esse vídeo quanto à velocidade! Obrigado por ouvir as críticas (construtivas). :) Só a edição que eu acho que poderia fazer menos cortes e deixar mais espaços entre as falas, mas é só um detalhe

  • @c.santos1685
    @c.santos1685 Před rokem

    Esses vídeos são tão necessários, vou sentir falta de vocês!

  • @supercambio83
    @supercambio83 Před rokem

    Obrigada

  • @gmco2709
    @gmco2709 Před rokem +2

    Sou contra essa tal "paz"........."NEM TODA PAZ É BOA e NEM TODA GUERRA É RUIM"

  • @chessabissal4150
    @chessabissal4150 Před rokem +3

    Se o Brasil assumir um lado ele pôde até ter alguns ganhos, mas não seria uma decisão inteligente no longo prazo.
    Por isso o clube da paz é uma jogada de mestre do Brasil por vários motivos:
    1) justifica a nossa posição de neutralidade, ao passo que, se assumirmos um lado, encerra a possibilidade do Brasil ajudar num diálogo entre as partes, além de nos trazer grandes prejuízos.
    2) Ao mesmo tempo é a melhor solução para o problema, pois precisamos de agentes neutros para resolver um impasse entre terceiros.
    3) Ajuda a perpetuar a imagem do Brasil no cenário internacional como um país diplomático, sério, racional e humano, colocando-se contra guerras e invasões, como já fez no caso de Israel e Palestina.
    Resumindo, o clube da paz é uma genialidade por todos os ângulos.

    • @ramossobrinho4093
      @ramossobrinho4093 Před rokem

      Por gentileza, vejam meus comentários acima.

    • @Glavieman
      @Glavieman Před rokem

      nem faz sentido isso que vc falou até pq o Brasil sempre teve um papel fundamental na diplomacia e sempre foi muito respeitado lá fora kkkkk o cara não tem a menos ideia da tradição diplomática brasileira, de resto é só um marmitinha de gringo e moralista rasteiro.

    • @chessabissal4150
      @chessabissal4150 Před rokem +1

      @@Glavieman senhor marmitinha, releia o tópico 3...

    • @Glavieman
      @Glavieman Před rokem

      @@chessabissal4150 cara não faz sentido. Brasil construiu essa tradição desde a época império. vc sabe qual o país que abre conferência geral da ONU?

    • @chessabissal4150
      @chessabissal4150 Před rokem +2

      @@Glavieman talvez vc tenha lido rápido, não sei, talvez desconheça a palavra "perpetuar", ou não interpretou no texto, enfim...Mas novamente recomendo a leitura, com atenção, do item 3, dando ênfase na palavra "perpetuar", vide o trecho: "perpetuar a imagem do Brasil...", tem justamente o sentido de pegar a imagem do Brasil, que, sim, sempre teve em sua história um papel fundamental na diplomacia, e reforçar essa imagem de modo duradouro, projetando para o futuro de modo a durar, isso é, perpetuar essa imagem de diplomacia relevante que o Brasil já possui.

  • @giddeaogasparini5673
    @giddeaogasparini5673 Před rokem +1

    socorro, o povo reclamando de falar rápido e eu ouvindo na velocidade 1.5 kkkk

  • @gabriel_campos11
    @gabriel_campos11 Před rokem +3

    precisa atualiza o video pq o presidente esta mais alinhado com a Russia hoje.

  • @alessagillespie3596
    @alessagillespie3596 Před rokem +2

    comentando pra engajar bastante

  • @chinela7389
    @chinela7389 Před rokem

    muito bom o video!

  • @Luanmm
    @Luanmm Před rokem +2

    Vídeo ficou ótimo, os 8 minutos passaram voando!

  • @carolinaborges115
    @carolinaborges115 Před rokem +1

    Eu gosto da fala acelerada! Costumo acelerar os outros vídeos kkk obrigada pelo vídeo, Débora!

  • @jonasbroetto9139
    @jonasbroetto9139 Před rokem +6

    Ta muito bom esse formato de de colunas de outros camaradas. Parabéns

  • @user-ep3no5eo3i
    @user-ep3no5eo3i Před rokem +2

    Nenhum comentário sobre as tropas abertamente nazistas que atuam na Ucrânia? Nada sobre o avanço da OTAN sobre os países do Leste Europeu?

  • @leonardomanduca5451
    @leonardomanduca5451 Před rokem

    muito bom

  • @leandrogomes1423
    @leandrogomes1423 Před rokem +1

    🔥🔥🔥

  • @user-gs3sp4jz7f
    @user-gs3sp4jz7f Před rokem +3

    Defender a paz nossa que ideia genial, um cara com nove dedos falou a mesma coisa.
    Se a russia sair do territorio ucraniano a guerra acaba...

  • @natallycas4343
    @natallycas4343 Před rokem +4

    Vídeo perfeito. As análises da Débora são sempre mto boas

  • @Gabriel_Santos42
    @Gabriel_Santos42 Před rokem

    obrigado pelo vídeo! Análise sensacional!

  • @sibora461
    @sibora461 Před rokem

    Em 8 minutos ela define tudo .adorei ...gente inteligente é outra coisa ...

  • @neiklotrrj6966
    @neiklotrrj6966 Před rokem +1

    Amo

  • @walteracrebell
    @walteracrebell Před rokem

    Vídeo mto bom, debora! Parabéns ❤

  • @thomasccpr
    @thomasccpr Před rokem +1

    Brasil sempre foi um ator pacífico e equilibrado nas relações internacionais, eu gosto disso.

    • @lucascorreia5120
      @lucascorreia5120 Před rokem

      Enquanto o Brasil for esse ator "pacifico" , seguindo as regras ditadas pelas potências , seremos sempre uma republiqueta , na periferia do capitalismo. Países como o Brasil só crescem rompendo com o sistema.

  • @emilyguerra2174
    @emilyguerra2174 Před rokem +6

    Muito bom resumo das perspectivas do Brasil!

  • @ramossobrinho4093
    @ramossobrinho4093 Před rokem +1

    Não tem condições para comentar... Por favor.

  • @agrolestemg
    @agrolestemg Před rokem +1

    Cheguei no canal agora, primeiro vídeo, más te confesso que notei um pouco de '' sonho fantasioso'' na sua fala, defender a paz e diálogo? Nos não temos autonomia nem para decidir quem será o nosso presidente ou depultado pois quem escolhe é o sistema, quem dira paz Internacional, me desculpe más não a nada que possamos fazer a não ser nos preparar nós e nossas familias para o que está por vir..

  • @joaovitordemelloassis6839

    Análise muito boa Debora!

  • @user-rx9tn1bu6m
    @user-rx9tn1bu6m Před rokem +1

    Ótimo vídeo!

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno Před rokem

    Gosto muito dos seus vídeos..

  • @cristianedemrosa1914
    @cristianedemrosa1914 Před rokem +1

    Bem melhor a velocidade da sua fala. Um conteúdo imperdível

  • @alessagillespie3596
    @alessagillespie3596 Před rokem +2

    amo suas análises, Débora

  • @afabi_martins
    @afabi_martins Před rokem +3

    Essa defesa da paz é um tanto quanto ingênua não?

  • @camicamii05
    @camicamii05 Před rokem +1

    Muito bommm, obg por trazer tantas referências e dados pra gente sempre 🧡

  • @VitorViana
    @VitorViana Před rokem

    muito importante seguir o dinheiro para vê quem está ganhando nesse conflito

  • @graceerc
    @graceerc Před rokem

    Tema bastante relevante, mas parece o Ligeirinho falando. Só perde para o Marco Antonio Villa, só que, como a dicção não ajuda, nem adianta muito recorrer à transcrição do vídeo. Difícil compreender até no 0.75.
    Estou sempre em busca de bons canais de política com mulheres, mas acabei abandonando alguns porque não consigo ouvi-las, como é o caso da própria Sabrina, que fala como adolescente, além de acelerado e com uma dicção que não tambem não ajuda. Quem tem deficiência auditiva, como eu, sofre ainda mais.
    Agradeço muito o conteúdo, o compartilhamento do seu notório conhecimento para conosco e o esforço em desacelerar a fala para que a compreendamos. Eu gostaria de sugerir atenção à pronúncia de todas as sílabas das palavras, o que é um aprendizado a ser colocado em prática todos os dias no processo de comunicação.

  • @gabrielt.3181
    @gabrielt.3181 Před rokem

    🙂

  • @victorloffredo7608
    @victorloffredo7608 Před rokem

    O vídeo está ótimo, mas sinto falta de mais aprofundamento na argumentação sobre os dois lados da guerra. Infelizmente vejo muitas pessoas meio que "defendendo" a invasão dando razão à Rússia porque a Ucrânia seria neonazista. Gostaria de entender mais sobre isso

  • @celodebel1
    @celodebel1 Před rokem

    Hahahahaha 😂 eu sou contrário da Déborah, sou lenta demais!

  • @iraniferreiramorgado4254

    Os dois lados estão errados, quem está lucrando é a indústria da guerra

  • @gabrielt.3181
    @gabrielt.3181 Před rokem

    😀

  • @agrolestemg
    @agrolestemg Před rokem

    Não espere a paz, não virá, espere a destruição, se preparem para a crise, pois os '' senhores '' do mundo '' não quer paz...

  • @leandrogomes1423
    @leandrogomes1423 Před rokem

    👏👏👏

  • @renaneduardocarlos6114

    Deborinha, para me sentir normal assistindo esse vídeo eu tive que colocar no 1.5! rs Acho que já estou acostumado com sua forma de falar! Eu ouvia Fogo no Parquinho

  • @harr.pot.
    @harr.pot. Před rokem

    Sei que tem nada a ver ..para só era pq... queria saber conectar.... penso que fico perdido por não saber como me reportar a vc...no caso seria só Débora

  • @aliceanp6
    @aliceanp6 Před rokem +2

    Ouvir Débora sempre enriquece muito o debate sobre RI pela esquerda,, amo ❤

  • @anateles3616
    @anateles3616 Před rokem

    Débora maravilhosa! Obrigada por ouvir nossas pontuações sobre a velocidade na fala ❤

  • @mateusa.1201
    @mateusa.1201 Před rokem

    bom vídeo

  • @VeganoVitor
    @VeganoVitor Před rokem

    Maravilhoso vídeo como sempre!

  • @rodrigoshiozawa
    @rodrigoshiozawa Před 11 měsíci +1

    Argumentos rasos, com todo respeito. Contra o imperialismo não há terceira posição e a maior luta de classes se dá no plano internacional, como diria Mao. Utilizar-se de argumentos fáceis de que guerra é ruim, ou Putin é conservador e pedir pela paz em abstrato não expõe o contexto e as causas reais da guerra. A principal delas é que o mundo não é mais unipolar e os EUA não mandam mais como antes, pronto.

  • @sorchagalera4465
    @sorchagalera4465 Před rokem

    Vc é aquela moça que participou do Canal das bee?
    Eu tô lembrado do seu rosto kkkkkkkk

  • @Felipe...A
    @Felipe...A Před rokem +1

    Muito bem articulado e informado o discurso mas extremamente ingênuo na proposição. Tenho as mesmas inclinações ideológicas do canal, mas essa análise peça pelo idealismo. Alguém já disse que a guerra é a política por outros meios e eu acrescentaria que a guerra é também negócio na lógica capitalista/americana. A política se faz também pela imposição de força daí a utilidade da guerra, nesse caso, o diálogo ja foi e estará descartado. Ou seja, não há desejo de entendimento quando se recorre a guerra. Não acredito em pacifismo pueril, pois se fosse sério mesmo estariamos debatendo o fim das forças armadas de todos os países e seus orçamentos bilionários voltados para matar enquantonesse montante poderia ser usados para combater fome, miséria, doenças, etc.
    Sou de esquerda, logo, discordo ideologicamente de Putin, porém, torço pela Rússia, que faz uma confrontação com base em pressupostos que julgo corretos: combater o avanço da OTAN; derrotar o sistema unilateral americano que impõe seus interesses sobre outras nacoes, demsantelando Estados soberanos como a OTAN fez com Iuguslavia e Libia; enfrentar o neo nazismo na Ucrânia e defender a população russa residente no Donbass que desde 2014 estão sendo atacados pela Ucrânia e a soma de mortos se estimam em 14 mil pessoas; e pela escolha da Ucrânia em se aliar a manipulação americana começada pelo Euro Maidan.

  • @gmco2709
    @gmco2709 Před rokem

    Russia 1700 ANOS, China 5000 ANOS, Irã 5000 ANOS e somente o ocidente(EUA,UK,Canada,Japao) se acha INTELIGENTE e EXPERIENTE sejamos mais humildes e vamos alem dos cliches.

  • @matheusmaurer4639
    @matheusmaurer4639 Před rokem

    "bem vinde" kkkkkk
    Quanta besteira

  • @agrolestemg
    @agrolestemg Před rokem +1

    Infelizmente o Zelensky é um irresponsável, entrou no conflito e está acando com o país dele

    • @ronydireito1
      @ronydireito1 Před rokem

      Exato Lucas.... e Zelensky ainda hoje fica pedindo mais armas ao invés de paz!!!

    • @terminatoratrimoden1319
      @terminatoratrimoden1319 Před 6 dny

      O Zelenskyi não entrou no conflito. A Ucrânia foi invadida, o conflito chegou até eles. Os Ucranianos só decidiram lutar ao invés de se render.

  • @tico7595
    @tico7595 Před rokem

    Ótimo vídeo.

  • @gabrielt.3181
    @gabrielt.3181 Před rokem

    😄