Teste 35% de álcool na gasolina - Motor carburado estacionário - Gasolina Pura, E27, E35 & E95!

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Canal secundário de viagens e passeios Rotas e Tal:
    / @rotasetal
    Depois do vídeo sobre como os motores irão enxergar o novo combustível do futuro, a gasolina com adição de 35% de álcool anidro, vamos analisar na prática o comportamento de um motor estacionário GE700B Carburado de 7HP com taxa de compressão de 8,5:1 com a possível nova gasolina.
    Nesse vídeo vamos testar ao todo 4 combustíveis:
    Gasolina 100% pura
    Gasolina com 27% de álcool anidro (E27)
    Gasolina com 35% de álcool anidro (E35)
    E 100% do Etanol de posto (E95) a vista de curiosidade e entretenimento.
    Vamos analisar com um termômetro a laser a temperatura do Motor com esses 4 combustíveis.
    E sim, foi usado Álcool 99,3% para o teste.
    O motor estacionário possui um dispositivo chamado RAR ou como eu prefiro chamar governor ou governador que mantem o motor estável, fixo em um RPM limite.
    Vamos lembrar que o teste tem como objetivo, além claro, dar um norte em um deserto sem mapa, o entretenimento para todos os inscritos.
    O canal se resume em AMOR POR MOTOR!
    Creditos da musica:
    Music by Karl Casey
    Music by White Bat Audio
    On CZcams
    #motor #motorestacionario #moto #motores #etanol #combustiveldofuturo #35% Music Drive by @whitebataudio

Komentáře • 746

  • @motosetal
    @motosetal  Před 5 měsíci +120

    2 observações:
    Muitas dúvidas nos comentários foram tiradas nesse vídeo aqui:
    czcams.com/video/nMnLNEGuqVM/video.html
    Atenção - GASOLINA PURA:
    Não imaginei que a gasolina pura ia dar repercussão, mas fica aqui uma melhor explicação:
    A gasolina pura perde octanagem, o que pode ser um problema pra alguns tipos de motores, se falarmos por exemplo de uma moto com taxa de 8:1 pra baixo ou um Motor de fusca original gasolina (Tonella saberia dizer melhor rs) dificilmente vai gerar batida de pino (pode acontecer), o problema está em motores mais novos, feito pra rodarem com uma gasolina com octanagem mais alta, por exemplo, coloque gasolina pura em uma Mt07 e brinquem com o torque dela... Vai bater pino, o mesmo pra qualquer motor ai com taxa de 9:1 pra cima, corre o risco de quebra, motores com 11:1 e 12:1 jamais.. Ai é conta e risco do proprietário.
    Sobre a água destilada/desmineralizada ser ideal para separação é porque a água de torneira possui minerais e isso pode gerar problemas a longo prazo com filtros e bicos injetores.
    Não tenho nada contra usar gasolina pura, principalmente se você tem motor 2 tempos, mas fica de olho no comportamento do motor.
    Sobre a temperatura, me surpreendeu, eu esperava que a mistura mais rica, mesmo não tendo o etanol que resfria a câmara, fizesse o motor trabalhar mais frio..
    Nada como testes práticos hehe

    • @TonyPaduque
      @TonyPaduque Před 5 měsíci +7

      igual eu sempre falo, para saber algo: Pega e testa! só assim vamos saber o resultado, teoria é bom, mas só a prática da retorno de verdade.

    • @viniciusmarquespinto8642
      @viniciusmarquespinto8642 Před 5 měsíci +1

      Creio que uma taxa de mistura equilibrada ficaria na casa dos 10 a 15 % de etanol. Fica uma sugestão. E em relação ao etanol anidro, onde encontra para venda? Creio que a solução quando começar a valer o projeto seja fazer a mistura da gasolina pura com o etanol na proporção de 10%. Abs

    • @oliveirasegantine3879
      @oliveirasegantine3879 Před 5 měsíci

      Na Internet vice acha mas é muito caro. Caso qiwroa para teste adicione cal virgem ao etanol comum. Depois tem que filtrar. ​@@viniciusmarquespinto8642

    • @thiago147style
      @thiago147style Před 5 měsíci

      alcool anidro é o alcool de limpeza, tem desde 46° até 99,6°, vc encontra em lojas de produtos de limpeza e em alguns supermercados. Em supermercados acho q o mais forte q vc vai encontrar é o 96,5°@@viniciusmarquespinto8642

    • @1SM4h
      @1SM4h Před 5 měsíci +1

      Complementando...
      - Para começar, o motor sem carga tem um comportamento aleatório. Seria mais preciso o teste adicionando carga, para manter rotação constante. Sim, sei que não é tão fácil, pois agora que está se popularizando os dinamômetros inerciais. Uma forma de conseguir isso, é com um estator, onde se varia a carga sobre a saída dele. Mais carga, mais "freio".
      Um dos problemas é a vibração sem carga, assim como formação de mistura.
      - Mistura pobre ou rica, geram mais calor. Acho magistral a explicação do Anderson da FT Education, disponível aqui no CZcams.
      - Pré-ignição pode acontecer por diversos motivos, como uma válvula superaquecimento, ou um carvão na câmara de combustão que permanece em brasa. A auto-combustão, causada por temperatura e pressão da própria mistura ar-combustível, pode acontecer. Todavia, exige taxas absurdas. Ainda assim, a carbonização residual ocupa espaço na câmara de combustão. Portanto eleva a taxa de compressão.
      Detonação é um terceiro caso, onde a combustão é desordenada.
      - Etanol tem uma temperatura de calor latente maior que a gasolina. Isso significa que "rouba" mais calor, mas também condensa mais fácil - por isso a dificuldade na partida à frio, no inverno. O que explica a temperatura menor com E95.
      Todavia, gasolina também "rouba" calor, mas com bem menos eficiência. Assim como, a E0 muito provavelmente gera bem mais potência, por ser uma mistura mais rica. Lembrando que motores em geral, são calibrados na máxima potência específica (maior potência, para o menor consumo de combustível em gramas/hora), e não na máxima potência possível - sendo essa conversão um dos passos mais comuns na preparação. De qualquer forma, a potência extra, explicaria a temperatura maior com E0.
      - Os estouros no escapamento, provavelmente são originados da queima de algum combustível residual no escapamento, que encontra o oxigênio extra que vem no E95.
      - Um anti-detonante comum é Óxido de Ferro, aka ferrugem. Velas comuns, com eletrodo de Cobre, desgastam rapidamente. Velas de Irídio, Ouro-Platina, Ouro-Paládio, etc, sentem menos.
      - A preocupação com mistura nos carburadores é válida, porém existem problemas mais sérios. Por exemplo, a dissipação térmica, em motores com arrefecimento a ar. Isso tende a ser um problema gigantesco, se resolverem usar combustíveis preparados, sem acerto. Maior do que os 35% de álcool.
      Os injetados, deixo um texto abaixo, de minha autoria, fazendo uma conta de padaria para calcular aumento de vazão e correção de mapa.

  • @UmProgramadorLinux
    @UmProgramadorLinux Před 5 měsíci +56

    Essa "nova" gasolina com 35% é de novo o governo beneficiando empresários do setor. Não tem nada de consciência ambiental e blá blá blá. Todos nós sabemos que é pra pagar o dinheiro que eles investiram na campanha eleitoral passada. É triste....

    • @PauloHenrique-og6mg
      @PauloHenrique-og6mg Před 4 měsíci +8

      Faz o L

    • @marcioqueiroz2767
      @marcioqueiroz2767 Před 4 měsíci +3

      quem mais vai enfrentar problemas é o pessoal que utiliza motores 2 tempos o qual o óleo é misturado a gasolina

    • @mateus211936
      @mateus211936 Před 3 měsíci

      Olha la o negacionista ambiental

    • @marcioqueiroz2767
      @marcioqueiroz2767 Před 3 měsíci

      @@mateus211936 🤔 qual o benefício para o meio ambiente? si automaticamente terá que almenta o plantio de cana de açúcar será desmatado mais terras para investir num negócio bilionário que só beneficiará grandes empresas produtoras de álcool e o próprio governo, o prejudicado sempre será o usuário final porque o preço da gasolina quase metade álcool não baixou, as plantaformas não reduzirão a extração de petróleo. para ser justo para todos deveria si da a opção na bomba de combustível si o consumidor quer a gasolina com 35% de álcool ou à comum a final de contas quem paga tem direito de escolha, ops esquessi que estamos no Brasil 😂😂😂😂

    • @esequielrengelramos6363
      @esequielrengelramos6363 Před měsícem

      ​@@marcioqueiroz2767 é só usar óleo semissintético de base vegetal e sintético, tipo Raid Kart, AG-KART 101 e Dimetil 800full. São óleos que podem serem utilizados no ethanol e/ou gasolina. E ainda existe a opção de fzr um mix de Motul 800 e óleo de mamona(ricino).

  • @LuisFelipe-cf3pu
    @LuisFelipe-cf3pu Před 5 měsíci +39

    Pra mim a gasolina teria que ter no máximo de 15% a 20% de álcool
    35%ja é brincadeira

    • @andersonrian_
      @andersonrian_ Před 4 měsíci +12

      10% já é suficiente

    • @alyssonalves9631
      @alyssonalves9631 Před 4 měsíci

      O certo é 0%.Se a pessoa quiser misturar ele manda o frentista colocar etanol

    • @Cook_Gamer
      @Cook_Gamer Před 4 měsíci +2

      Não sou contra 35%, só acho que deveria ter opção com menos etanol 5% e zero! O maior problema para carros mais antigos não é a porcentagem em si para queima, pra isso vc ajusta gigle (carburado) e ponto, o problema são os componentes metalicos que oxidam bem mais com etanol, por exemplo, meu fusca estou preocupado com tanque, linha de combustivel e carburador todo original feito pra rodar na gasolina!

    • @HistoriasdoBrizola
      @HistoriasdoBrizola Před 2 měsíci +1

      Brincadeira é Lule ser Presidente!

    • @Boogaloo_boyz
      @Boogaloo_boyz Před 2 měsíci +1

      @@alyssonalves9631 Gasolina pura é causa pré detonação, o etanol é adicionado para aumentar a octanagem, dificultando a pré detonação. Obviamente tem uma % para isso.

  • @TheCavatti
    @TheCavatti Před 5 měsíci +132

    Povo brasileiro muito bom e pacífico, em lugar nenhum no mundo povo deixaria isso acontecer

    • @alairguareze3945
      @alairguareze3945 Před 5 měsíci +14

      Infelizmente o Brasileiro aceita tudo .

    • @0_Nycke
      @0_Nycke Před 5 měsíci +20

      Exato brasileiro sempre foi um povo muito pacífico e inocente, quem não luta por sua liberdade e direito, acaba por ser escravizado.

    • @ximenes4809
      @ximenes4809 Před 5 měsíci +7

      BESTA E BOBO SÃO OS TERMOS MAIS ADEQUADOS !
      ALÉM DE SERMOS CONIVENTES, É CLARO.

    • @pauloluiz9421
      @pauloluiz9421 Před 5 měsíci +4

      República dos bananas

    • @flankymario2275
      @flankymario2275 Před 5 měsíci

      Eu uso 50 50

  • @ManiaGamer
    @ManiaGamer Před 5 měsíci +93

    Caraca que teste bacana Motos & Tal, o que mais gostei foi que nos primeiros 4 minutos foi praticamente "se explicando" pra turma do mimimi, isso querendo ou não deixa o video muito mais com o aspecto profissional, parabens pelo conteudo, nivel curso pago!

    • @absolutoextremeoficial8349
      @absolutoextremeoficial8349 Před 5 měsíci +2

      O problema nao é o cara demorar pra explicar, pelo contrário, quanto mais explicado e detalhado melhor. O problema mesmo é aqueles vídeos que a pessoa não entende tanto e/ou fica mais enrolando pra render tempo no video do que explicando. Esse vídeo além de ser de sobre o teste, tambem é didatico, diferente de uns que o pessoal só enrola e faz um vídeo de 2 minutos durar 20 só falando besteira, enrolando e batendo na mesma tecla 10 vezes. A explicação no começo já foi pra sanar a maioria das dúvidas e evitar floodar os comentários com perguntas idiotas, se o pessoal do mi-mi-mi quiser achar problema, vão achar já que o intuito deles é receber atenção e não serem úteis.

  • @joxzoom
    @joxzoom Před 5 měsíci +52

    Cara, o seu teste é legal. Mas tem ressalvas.
    1 - motor sem carga alguma e sem rotação elevada. A carga e a rotação influenciam diretame temperatura e rendimento.
    2 - 8,5:1 é uma taxa de compressão relativamente baixa. Aceita bem a gasolina pura (que não existe aqui), sem a batida de pino.
    Nos motores injetados, que tem taxas de compressão mais elevadas que a desse, ultrapassando facilmente os 10:1, essa gasolina pura, com o tempo o detonaria. Mas ela está aí só para referência, pois não é comercializada no Brasil.
    Enfim, os 35% de álcool na gasolina aumentaria o consumo de qualquer motor, seja flex ou não, além dos problemas de oxidação de alguns componentes do motor e sistema de admissão, devido as características do álcool e a presença de água nele. Sei que é anidro, mas não vem puro.
    A injeção eletrônica consegue fazer os ajustes, sem dificuldade para esses 35%. Já o carburador deverá ser reajustado.
    Não sou a favor desses 35%, pelo contrário, preferiria que tivesse menos do que os atuais 27%.

    • @rafaeldarosarodrigues9345
      @rafaeldarosarodrigues9345 Před 5 měsíci +1

      20% no máximo que deveria ter

    • @marceloag1023
      @marceloag1023 Před 5 měsíci +6

      Esse teste teria que ser feito aos menos numa moto, trafegando por alguns quilômetros com cada combustível. Empregando carga, fazendo retomadas de marcha, subindo giro, caído em marcha lenta etc.

    • @coroamineiro
      @coroamineiro Před 5 měsíci +1

      É a gente paga gasolina e nos vende etanol.

    • @1SM4h
      @1SM4h Před 5 měsíci

      @joxzoom Na verdade, a ECU trabalha ponto de ignição, se perceber detonação / pré-ignição. Vai naturalmente atrasar ponto, para se proteger.
      Isso todavia, reduz a potência. O que eleva ainda mais o consumo, do que apenas pela correção do fator lambda (λ).

    • @joxzoom
      @joxzoom Před 5 měsíci

      @@1SM4h, mas dependendo da versão da ECU, digo, ano, ela não consegue fazer isso com eficiência, pois depende da informação dos sensores de detonação e aí acontece o que não é tão raro de se ver, aqueles que "não sabem dirigir", arrancando com pouco aceleração e já colocando a 2a marcha e nós ouvindo a batida de pino alta e clara.

  • @joseemiliano9938
    @joseemiliano9938 Před 5 měsíci +48

    Estamos lascados quem tem carro só a gasolina um tapa na cara imagina um carro fabricado pra usar só gasolina com essa porcentagem atual ligo o carro pela manhã parece que tem uma torneira de água ligada além dessa porcentagem de etanol fora outras misturas que se acrescenta em alguns carros indignação total

    • @dorivansantana3120
      @dorivansantana3120 Před 5 měsíci +2

      Se for carburador e facil só trocar o kit e rodar só no álcool

    • @angelox9588
      @angelox9588 Před 5 měsíci +2

      ​@@dorivansantana3120 motores a carburador sempre vai ter um jeitinho, almentando compressao,carburador sistema de arrefecimento o problema e o injetado, ate o flex nao ta imune a corrosao totalmente

  • @ROMACH1
    @ROMACH1 Před 5 měsíci +28

    Veja, faz mais de 1 ano comecei retirar o alcool da gasolina. Faço com Agua BI-FILTRADA, não destilada. Tipo preparo 10 litros de gasolina pura e em seguida misturo com 10 litros de gasolina normal com alcool. Como resultado tenho uma mistura de 14% de alcool em 20 litros de gasolina. Só não uso 100% de gasolina pura exatamente pelo motivo que vc relata da octanagem que baixa muito se usar pura sem nenhum alcool. Comecei a fazer isso depois de começar ter muitos problemas com minha Suzuki GSX 650F. Como rodo pouco, ficava me dando trabalho com bicos entupidos. Depois que fiz esse procedimento acabaram-se meus problemas. Moto pode ficar 15 dias sem virar motor que bate e pega na hora. Apesar que toda semana funciono o motor ao menos uma vez. Uso na Suzuki e numa Honda BROS 125 carburada. A Bros não é de "chiar" com estes teóricos 27,5% de alcool na gasolina, mas como montei a estrutura para fazer a retirada de alcool da gasolina para usar na Suzuki, também faço o mesmo para a Bros que a manipulação é rápida. Há, deixo decantar por cerca de 24 horas para evitar ao maximo de deixar agua na gasolina. Com 14% de de alcool na gasolina as duas motocas ficaram um pouquinho mais economicas e com funcionamento mais "liso", mais linear. Como já montei a estrutura o procedimento se torna rápido. Com estes cerca de 14% resultantes de alcool na gasolina que manipulo a Octanagem não cai significativamente. No meu caso, ainda uso aditivo original AC DELCO que apesar de não ter recomendação para uso em motocicletas, uso a tempos numa Blazer 4.3 V6 e neste caso testei o uso na moto e ajuda também na limpeza e lubrificação da linha de combustivel. Compro os aditivos de sempre 10 unidades por vez. A ultima remessa que comprei desse aditivo foi na ALTUS concessionaria Chevrolet e me custou R$ 12,50 a unidade. Cada frasco trata até 60 litros de gasolina. Com isso, fazendo calculos de "padaria" a aditivação me custa R$ 0,25 por litro de gasolina. Os 14%, 15% que perco fazendo a gasolina pura e depois mesclando com gasolina com alcool, se torna uma perda de cerca de 9%, pois os veiculos ficam um pouco mais economicos ao baixar a percentagem de alcool. Como aqui estou pagando R$ 5,50 na gasolina comum na minha região, após a manipulação ela me custa em teoria R$ 6,00. Dai acrescente os R$ 0,25 da aditivação que faço e o custo fica em media por R$ 6,25 o litro da gasolina com 14% de alcool aproximadamente e aditivada. Bom disso é que sei a quantidade e a qualidade do aditivo que tem a gasolina,e a quantidade de alcool. Se pensar que a gasolina podium por aqui está custando mais de R$ 7,00 o litro, estou fazendo um bom negocio, pois tenho, creio eu, no final, uma gasolina aditivada até melhor que a podium e por preço menor. Vai de cada um, como eu faço isso a mais de 1 ano, já virou hábito e faço tudo no "automático" o que torna os procedimentos bem rápidos e eficientes. Tenho espaço livre e coberto para fazer isso, local ventilado (terraço coberto e com janelas grandes) com locais já preparados para receber a gasolina em decantação para retirada do alcool.

    • @motosetal
      @motosetal  Před 5 měsíci +4

      Impressionado com seu comentário, achei Excelente seu procedimento e me gerou curiosidade sobre esse aditivo.

    • @ROMACH1
      @ROMACH1 Před 5 měsíci +6

      @@motosetal Muito bom o aditivo ACDELCO e com otimo preço. A recomendação dele é colocar um frasco a cada 4 abastecimentos. Partindo desse principio, para colocar em todo abastecimento, coloco metade do frasco em todo abastecimento de até 60 litros de gasolina. Assim o uso continuo, preventivo não causa mal algum. Ao menos para mim deu muito certo. Era um aborrecimento com a moto 4 cilindros apresentando com frequencia problemas de falhamentos, goma nos bicos por ficar muito parada. Esse percentual de alcool para que roda todo dia pode não causar danos visiveis a curto prazo, a longo prazo é certeza que vai ferrar a linha de combustivel exigindo manutenções e troca de peça com maior frequencia. O maior problema é para quem roda pouco. De vez em quando estava eu fazendo a alegria do mecanico. Ai resolvi fazer os procedimentos acima citados e nunca mais tive problemas. Faz cerca de 1 ano e meio que faço isso e nesse intervalo de tempo nunca mais precisei levar moto para fazer limpeza de bicos. Para motores feitos para rodar a gasolina esses 27.5% de alcool já são um descalabro. Imagina 35% que sacanagem com o cidadão brasileiro que compra gasolina e leva alcool que faz o veiculo gastar mais, ter mais problemas e o preço... Há, o preço eles não baixam de jeito nenhum! Se coloca mais alcool, gasta mais, o justo seria baixar o preço da gasolina, mas brasil e brasil.

    • @emanuelvalim6095
      @emanuelvalim6095 Před 5 měsíci +3

      Na minha opinião dá igual se você regular o carburador para a mistura. Mas sim não é agradável não ter escolha. No final das contas acho que o remédio sai mais caro.

  • @gesimarioqueiroz993
    @gesimarioqueiroz993 Před 5 měsíci +47

    A curto prazo fonciona até com uisk eu tinha uma biz que eu colocava 51 nela e ela andava agora tem que ver o estrago que vai fazer no motor a longo prazo

    • @SamocaAlmeida-db8tp
      @SamocaAlmeida-db8tp Před 5 měsíci +6

      Isso todos que tem carros a gasolina vão descobrir juntos um dia.

  • @juliocesarthomethome6781
    @juliocesarthomethome6781 Před 5 měsíci +16

    Não gosto desta mistura acho que 27% já esta no limite ,os mais pobres sempre estão mais lascados, com o passar do tempo o motor vai sentir a modificação e a retifica mais constante , preço tá caro do combustível acredito que tbm não vai abaixar quase nada

    • @chroma.produtora
      @chroma.produtora Před 5 měsíci +5

      Ninguém mandou fazerem o “L”

    • @garoupatabajara5954
      @garoupatabajara5954 Před 4 měsíci

      @@chroma.produtora
      Verdade amigo nos tempos do nosso presidente Bolsonaro a gasolina chegou a 8.20 na minha cidade hoje com Lula está entre 5.28 a 5.79 a situação está complicada por fazerem o L

    • @gavitk3479
      @gavitk3479 Před 4 měsíci

      @@garoupatabajara5954 Aqui ja ta quase 6, imagina se o lules tivesse pegado uma pandemia o preço que estaria agora kkk

    • @garoupatabajara5954
      @garoupatabajara5954 Před 4 měsíci

      @@gavitk3479
      Verdade amigo (a) com nosso presidente Bolsonaro o quilo da carne de 2" estava R$ 60.00 o óleo de soja R$ 12 .00 o leite chegou a R$ 10.00 hj com o PINGUÇO 9 DEDOS comunista ateu os preços despencaram caíram drasticamente prejudicando o faturamento dos empresários o quilo do osso do pé pescoço de frango que nos tempos do nosso presidente Bolsonaro fornecia gerava uma renda extra para os empresários hj é doado para o povo ou descartado no lixão por não ter valor e não para por aí não os aeroportos estão começando a se tornar ponto de ônibus de rodoviária
      É triste moço (a) o nosso Brasil está andando para traz igual a rabo de cavalo só cresce para baixo

    • @segredodosrios8965
      @segredodosrios8965 Před 4 měsíci

      Já tá em 30%

  • @TheVengeance03
    @TheVengeance03 Před 5 měsíci +43

    Na greve dos caminhoneiros botei até álcool de farmácia com gasolina e pegou.O problema é a longo prazo 😂😂😂😂

    • @yashiro798
      @yashiro798 Před 5 měsíci

      Pega de boa. Aliás, nem vai fazer diferença a longo prazo, porque no etanol comum, é quando tem mais água do que o correto no etanol, que causa problema de estanqueidade. Ou então quando adicionam metanol, aí é que a merda pega real.

    • @carloscerqueira473
      @carloscerqueira473 Před 5 měsíci +3

      Álcool de farmácia se for o de 96⁰GL tudo bem. Mas o de supermercado de 54⁰GL nem liga.

    • @thiagoledzera
      @thiagoledzera Před 4 měsíci +2

      Tá explicado pq tiraram o álcool líquido das prateleiras kk

    • @lucastorres8980
      @lucastorres8980 Před 3 měsíci

      Quanto é o litro da gasolina premium?

    • @carloscerqueira473
      @carloscerqueira473 Před 3 měsíci +1

      @@lucastorres8980 aqui em Salvador custa em média 8 reais

  • @exceptx
    @exceptx Před 5 měsíci +18

    Excelente teste! Parabéns pela disposição em fazê-lo. Eu vejo que a principal diferença nesse teste e nos motores mais antigos está quando você coloca carga no motor.
    Assim, em vazio, a potência utilizada é muito pouca e gera uma pequena fração do calor, que é produzido quando está em carga.
    Por isso ele se comportou tão bem com todos os combustíveis.

  • @douglasantoniodatti3892
    @douglasantoniodatti3892 Před 5 měsíci +38

    Acho que o que faltou no teste foi fazê-lo com carga no motor, já que sem carga estaríamos observando uma característica particular.

  • @jonasaraujo1235
    @jonasaraujo1235 Před 5 měsíci +138

    O meu caldo de cana é sem gelo por favor amigão 😂😂😂😂😂😂😂😂

    • @motosetal
      @motosetal  Před 5 měsíci +43

      Abacaxi ou limão?

    • @JuregNog
      @JuregNog Před 5 měsíci +10

      hmm limãozinho hein

    • @gilmonteiro2379
      @gilmonteiro2379 Před 5 měsíci

      OLÁ, EU SOU MATHEUS VITOR. EU JÁ TOMEI CALDO DE CANA COM AQUELE TAL DE LIMÃO. QUANDO EU BEBI AÍ EU DISSE: NOSSA SENHORA DE APARECIDA ESSE CALDO DE CANA COM LIMÃO TEM GOSTO DE DEJA VÚ!

    • @eduardogossenheimer6344
      @eduardogossenheimer6344 Před 5 měsíci +4

      Eu prefiro com gengibre....mas que vai dá muito abacaxi 🍍 vai!

    • @HDSLOPES
      @HDSLOPES Před 5 měsíci

      Sem chorinho em 😢😂😂

  • @fernandomoll7554
    @fernandomoll7554 Před 5 měsíci +29

    Quando vejo que é Motos&Tal já disparo o LIKE.

    • @towers2000
      @towers2000 Před 5 měsíci

      Somos dois! Eu penso: se nao gostar tiro o like no fim. Nunca aconteceu, pelo contrário, no fim de cada video quero deixar mais 10 likes!

  • @leandrocristaismg
    @leandrocristaismg Před 5 měsíci +11

    Parabéns, ótimo teste. Já vi bastante vídeo falando desses 35% de álcool na gasolina, mas tudo só na teoria. Você além da teoria, mostrou na prática o que até agora não vi nenhum canal fazer. Parabéns, show esse canal, muito didático e de uma forma simples e objetiva.

  • @DARKSIMONSEN
    @DARKSIMONSEN Před 5 měsíci +11

    Esse é o problema,a corrosao
    Pra quem tem carro carburado,acho melhor correr atras de um carburador niquelado
    É nessas horas q penso em n vender mais minha a10, gasolina enchendo de álcool, diesel com biodiesel misturado e diesel s500 sumindo dos postos

  • @iafc7780
    @iafc7780 Před 5 měsíci +17

    Tive uma intruder 125 2007 e uma vez rodei com gasolina misturada com óleo diesel S10. Era drenagem de um carro que abasteceu errado e, olha, rodou bem até acabar o tanque viu! Lógico que saia uma fumaça do escapamento, mas a motoca era um verdadeiro veículo de guerra!

    • @williammelek8318
      @williammelek8318 Před 5 měsíci

      mas se continuar, vai virar uma meleca no cilindro ate romper os anéis. se saiu fumaça significa que o óleo saiu sem ser queimado, estava virando cola.

    • @nerof8125
      @nerof8125 Před 5 měsíci

      Ou simplesmente tá queimando o óleo diesel com a gasolina, já vi um teste de uma Twister 250 rodando no diesel e foi basicamente isso, claro que se for a longo prazo rola problemas ​@@williammelek8318

  • @MetalMotoka
    @MetalMotoka Před 5 měsíci +24

    Cara, eu acho que o maior problema vai ser a longo prazo com relação aos 35%. Principalmente nos motores carburados e nos injeção direta. Vai dar uma dor de cabeça pros donos.

    • @williammelek8318
      @williammelek8318 Před 5 měsíci +2

      nos veículos que já foram fabricados sim, provavelmente as fabricantes faram injetores apropriados para essa nova mistura, igual ao que fazem com re-map de fabrica. Não fizeram injetores próprios pq não acharam necessário, agora, serão obrigados a fazer um.

    • @MetalMotoka
      @MetalMotoka Před 5 měsíci

      @@williammelek8318 sim, infelizmente quem paga a conta é o dono né. Governo criando problema pra sociedade inteira em nome de dar dinheiro pra meia dúzia de gatos pingados.

    • @nrbr5540
      @nrbr5540 Před 5 měsíci

      @@williammelek8318 nos injeção direta que já são flex já da problema usar só álcool por um período prolongado, tem muitos casos de injetores travando abertos e dando calço.

    • @williammelek8318
      @williammelek8318 Před 5 měsíci +1

      @@nrbr5540 leia novamente

    • @williammelek8318
      @williammelek8318 Před 5 měsíci +1

      @@nrbr5540 leia meu comentário novamente.

  • @Edilsonfelix455
    @Edilsonfelix455 Před 5 měsíci +5

    Aqui na minha região tem posto colocando 56% de etanol na gasolina

    • @MaickRock
      @MaickRock Před 5 měsíci

      Mas como vc sabe? Fez o teste da água destilada e contou os mL?

    • @Edilsonfelix455
      @Edilsonfelix455 Před 5 měsíci

      @@MaickRock a fiscalização, o posto foi até fechado

  • @dinhoalves007
    @dinhoalves007 Před 5 měsíci +6

    Talvez tenha subido a temperatura e os pipocos no etanol por causa do ponto de ignição que muda em relação a gasolina .

    • @rodrigaosvasconcellos8430
      @rodrigaosvasconcellos8430 Před 5 měsíci +2

      Sim. Além da regulagem do carburador que deveria ter os giclê maiores, e enriquecer a mistura ar combustível no carburador.😊

  • @leandrocardoso8486
    @leandrocardoso8486 Před 5 měsíci +4

    Eita governantes, olha que teste simples e até agora nenhum teste apresentado por voces, apenas vao obrigar a gente aceitar 35% Parabens pelo video. Ficou top.

  • @llf1420
    @llf1420 Před 5 měsíci +6

    Como eu uso 50% álcool na minha cbx250 preparada eu nao vo nota grande diferença talvez tenha que ajustar a dosagem só ❤

  • @jaymedesouzaalvesdossantos4991
    @jaymedesouzaalvesdossantos4991 Před 5 měsíci +8

    Muito top esse vídeo comparativo. Ate agora é o único canal que se dispôs a fazer.

  • @cuervocuervo6294
    @cuervocuervo6294 Před 5 měsíci +11

    Muito obrigado.tambem tenho uma Clássic 350 .e agora estou mais tranquilo.abraço.

  • @0_MisterX_0
    @0_MisterX_0 Před 5 měsíci +18

    A questão que muitos nao entende. O etanol reage com aluminio ou antimonio (base dos carburadores a gasolina). Simplesmente corroe o carburador e tb bicos injetores com parte aluminio. Um motor de 4 tempo ainda aceita com perdas... mas em motor de 2 tempo, sofre muito quando ta frio. Por teste numa bike motorizada aqui... um detalhe que muitos nao sabe: pra regular o ph do alcool se adiciciona soda caustica na mistura. E isso come o aluminio.

    • @HvS1
      @HvS1 Před 5 měsíci +5

      Dados tirados da minha cabeça kksksksksks

    • @jackbrasil4534
      @jackbrasil4534 Před 5 měsíci

      E os motores modernos flex de alumínio, como ficam então?

    • @0_MisterX_0
      @0_MisterX_0 Před 5 měsíci +2

      Se tiver contato com partes de aluminio, corroe tb.

    • @leonogueira1912
      @leonogueira1912 Před 5 měsíci

      Vix meu bloco é todo de alumínio e meu carro é somente a gasolina. 😅

    • @acgranjajunior
      @acgranjajunior Před 4 měsíci

      Esta questão da corrosão poderia ser corrigida com o uso de algum aditivo?

  • @claudiosouza1720
    @claudiosouza1720 Před 5 měsíci +4

    Aumentar o percentual de álcool é aumentar preço de forma maqueada. O pró álcool quando começou era bem mais barato q a gasolina. Quero ver baixarem o preço em função do aumento de consumo.

  • @padovani2002
    @padovani2002 Před 4 měsíci +3

    O problema da quantidade de alcool não e o funcionamento e a corrocão que vai acontecer nas velas e no carburador bem como todo o sistema

  • @rodrigoalves3848
    @rodrigoalves3848 Před 5 měsíci +8

    Melhor canal para esse tipo de conteúdo atualmente

  • @MickaelFernandes
    @MickaelFernandes Před 5 měsíci +3

    O garagem V strom fez um teste rodando na moto, bem bacana também... deu pra ver que não ia alterar muito, mas me surpreendi com os combustíveis mais puros

  • @henriquepaim6757
    @henriquepaim6757 Před 5 měsíci +4

    Tomara que teu canal seja reconhecido mundialmente, só conteúdo de qualidade, obrigado por nos ensinar sobre motores
    Sugestão de vídeo
    Faz um vídeo explicando o projeto da bmw 310gs, e o famoso barulho de maquina de costura ( sou proprietário de uma e nunca achei nada, só acho assim [é normal, pode ficar tranquilo])

  • @joaokennedymornelas
    @joaokennedymornelas Před 5 měsíci +19

    A longo prazo, as consequências do uso, essa é a grande diferença. Os motores terão desgaste prematuro de peças, levando a perdas significativa da performance e do motor. Sua intenção é maravilhosa, mas ainda não foi suficiente pra abafar o desespero. Por isso só compro veículos flex, é o futuro, apesar de estar com vida curta

    • @carloseduardo-ij5hc
      @carloseduardo-ij5hc Před 5 měsíci +4

      Problema é as motos de alta cilidrada, não existe 1 flex, tinha uma fazer 250 flex era tranquilo, agora tenho uma mt e essas motos nenhuma são flex

    • @rodrigaosvasconcellos8430
      @rodrigaosvasconcellos8430 Před 5 měsíci +2

      E ainda o pessoal vem falar que carro Flex é gambiarra.😖
      DISCORDO completamente e sou suspeito por falar, pois tenho dois carros flex na garagem e só uso etanol num deles (alterno para aditivado) e nunca tive problemas.😊

    • @1505victorgabriel
      @1505victorgabriel Před 5 měsíci +10

      @@rodrigaosvasconcellos8430 mas é gambiarra mesmo. Quando se projeta um veículo pra trabalhar com os dois, vc perde dos dois lados. Quando é monocombustivel é mais de boa. Muito mais fácil projetar um veículo pra trabalhar em 100% da potência com um único combustível do que com dois. Vc não consegue extrair o máximo da potência.

    • @alfaxgo
      @alfaxgo Před 5 měsíci +5

      @@rodrigaosvasconcellos8430 Pequena correção: ainda não teve problemas.

    • @roxstreettrials5846
      @roxstreettrials5846 Před 4 měsíci

      Quero saber quando as grandes páginas de automóveis irão começar a protestar e juntar o povo contra a nova porcentagem de combustível

  • @darknesstoh
    @darknesstoh Před 4 měsíci +1

    tenho desses motores da Toyama, e como trabalha em barracão fechado, uso álcool 100%, regulei diferente o carburador, e como não achei um chiclê maior pra esses carburadores, eu diminuo a entrada de ar.

  • @lucastognon1
    @lucastognon1 Před 5 měsíci +12

    Positivo meu Brother, Seria super interessante e útil fazendo um teste de corrosão!!

  • @towers2000
    @towers2000 Před 5 měsíci +8

    Esse mlk é top demais! Voa, Motos&Tal!!!

  • @willamesroberto7519
    @willamesroberto7519 Před 5 měsíci +4

    Fala mais um pouco sobre motores estacionarios, tenho bastante curiosidade sobre. Obrigado! Excelente conteúdo. 👏🏾

  • @GordorBR
    @GordorBR Před 5 měsíci +2

    Interessante que a temperatura nao muda, mas e a resistência química a corrosão sera que altera? Se sim, teremos que trocar peças mais cedo e antecipar as revisões...

    • @tk10sete
      @tk10sete Před 5 měsíci +1

      Isso você não tenha dúvida, teremos problemas mais frequentes com a manutenção.

  • @leandronegreiros4425
    @leandronegreiros4425 Před 5 měsíci +3

    O único canal de engenharia mecânica que presta nesse CZcams...

  • @eleedequeraca
    @eleedequeraca Před 5 měsíci

    Já tive uma fan 125 no álcool 100% . Mas ela estava taxada e adiantada no ponto. Só que antes de taxar, só estava adiantada e eu usava 75% de álcool. Demora a pegar na primeira vez, mas depois de rodar uns km, ela pega como na gasolina, de primeira.

  • @eduardorodrigues9186
    @eduardorodrigues9186 Před 5 měsíci +2

    Compensa sim fz o teste de corrosão muito bacana seu vídeo venho acompanhando e tô gostando muito 💪🤝

  • @marciogteixeira3548
    @marciogteixeira3548 Před 5 měsíci

    Ótimo vídeo. Eu vi um esses dias, feito por um motociclista e engenheiro mecânico, Marcos Bucão, ele fez o mesmo teste que vc fez, mas usando a vstron dele, testou funcionamento, consumo, olha, pra surpresa de muitos, a moto funcionou até melhor. Claro q as carburadas podem dar um pouco mais de trabalho, mas nada que uma agulha mais alta, um giclezinho maior, não resolvam. De quebra o meio ambiente e os empregos nas usinas agradecem. Grande abraço e obrigado pelo trabalho para trazer informação.

    • @1SM4h
      @1SM4h Před 5 měsíci

      Mistura NÃO É o problema, mas não quer dizer que não crie problemas.

  • @antoniojrof5258
    @antoniojrof5258 Před 5 měsíci +2

    No caso quando for usar o etanol, o ideal é a vela mais fria. Por isso o cabeçote estava mais quente.

    • @rodrigaosvasconcellos8430
      @rodrigaosvasconcellos8430 Před 5 měsíci +2

      E também aumentar a gickagem e mistura no carburador.😊

    • @andremaraccini4891
      @andremaraccini4891 Před 5 měsíci +2

      ​@@rodrigaosvasconcellos8430regular altura da bóia pois com mais etanol a gasolina tem densidade diferente !!

  • @HelderRafaelDaSilva
    @HelderRafaelDaSilva Před 5 měsíci +1

    Parabéns pelo teste. Imagino que tenha dado algum trabalho para realizar o conteúdo e agradecemos por isso.
    Obrigado amigo.

  • @amarildojose1527
    @amarildojose1527 Před 5 měsíci +1

    Amigo, não temos o combustível gasolina e sim um composto quimico. excelente o seu canal, valeu.

  • @brenodamin2238
    @brenodamin2238 Před 5 měsíci

    Uso bastante esses motores estacionários, um criciclo caseiro com motor 13 Hp reduzido, e com 5 marchas pra frente e ré, motor 7hp em uma roçadeira, e um de 5,5 hp em um pulverizador
    Além de um tratorito de 7 hp

    • @brenodamin2238
      @brenodamin2238 Před 5 měsíci

      Eles são extremamente duradouros e simples, dá de fazer e usar em qualquer coisa

  • @samuraidf
    @samuraidf Před 5 měsíci +1

    É importante lembrar que no caso de um moto carburado é preciso realizar uma nova regulagem a cada tipo de combustível.
    O etanol funciona com anti detonante ou seja vai aumenta a octanagem da gasolina, o grande problema é com peças que naõ foram feitas para essa porcentagem de etanol, motores antigos no caso, em termos de funcionamento não deve muita muita coisa mas em alguns modelos será preciso um remap.

  • @marcos.barbosa
    @marcos.barbosa Před 5 měsíci +1

    Como sempre, mais um excelente vídeo.
    Muita gente falando groselha, mas você explica a verdade, parabéns pela sua dedicação.

  • @marques5260
    @marques5260 Před 5 měsíci

    Mais uma vez provado que especialistas não entendem nada de mecânica. Vários canais estavam surtando dizendo que ia até derreter o cabeçote kkkkk. CZcams virou centro de especialistas que nunca pegaram uma chave 10 na mão.
    Parabéns pelo vídeo por mostrar na prática o que os engenheiros de CZcams não conseguiram.

  • @EdersonBairros
    @EdersonBairros Před 4 měsíci +1

    Em um teste não vai estragar o motor e não vai afetar em nada, mas vai diminuir a durabilidade das peças ao longo prazo devido a alta taxa de combustão do alcool

  • @oliveirasegantine3879
    @oliveirasegantine3879 Před 5 měsíci +1

    Rapaz!... Seu canal está em um nível técnico indrivel. Parabéns.

  • @allanwallace1719
    @allanwallace1719 Před 4 měsíci +2

    Bela camisa, muito bom gosto!

  • @douglasrogeriogregio8190
    @douglasrogeriogregio8190 Před 5 měsíci +1

    Acredito q o teste de corrosão com a gasolina 27% e a gasolina 35% seria muito bom pra termos uma noção do q vem pela frente!

  • @eliesermihai
    @eliesermihai Před 5 měsíci

    Bah tchê!
    Essa camisa do "ride the lightning"...
    Já valeu 👍🏾!
    😁

    • @motosetal
      @motosetal  Před 5 měsíci

      🎸So let it be written
      So let it be done🎸

  • @danilopavanimendespavani8324

    O meu motor branco era carburador passei para injeção coloquei uma injeção bem simples e funcionou mas funcionava no carburador sem problema só troquei o giclê 72 para 95 aí o giclê para álcool aí funciona muito bem porque tem mais vazão de álcool

  • @Fabio-ch5jm
    @Fabio-ch5jm Před 4 měsíci

    Como muita gente comentou, faltou carga no motor pra ver o comportamento dele, eu recomendaria que ligasse uns 2 alternadores velho nele, e colocasse uma carga de resistência de chuveiro nos alternadores, pra puxar uma potencia conhecida do motor e saber como ele se comporta, se perde potencia, ou se chega a falhar com carga...

  • @jogabispo
    @jogabispo Před 5 měsíci

    Muito maneiro o vídeo, parabéns pela dedicação ao canal!
    Eu tenho um Fusca 1300 a gasolina, então até onde entendi é mais questão de ajuste, da mesma forma que o ponto de ignição usado hoje em dia é diferente do original justamente pela introdução do álcool na gasolina. MAS Imagino que com 35% de álcool vá render menos do que com a quantidade atual de álcool.

  • @frenow
    @frenow Před 5 měsíci +2

    Ótimo teste, obrigado. E por favor, faça o teste de corrosão.

  • @alexandrecassemiroalvesbra185
    @alexandrecassemiroalvesbra185 Před 5 měsíci +3

    A verdade é, institucionalizaram o combustível flex chamando ela de gasolina....no frigir dos ovos, motores rodando com baixa octanagem de combustível ou com alta octanagem aquecem. O problema que vejo não é isso, mas sim o sistemas preparados para rodar com gasolina( bicos e injetores) trabalhando agora em um ambiente com mais álcool....

    • @rodrigaosvasconcellos8430
      @rodrigaosvasconcellos8430 Před 5 měsíci +1

      Aí seria bom trocar os bicos injetores por bicos já preparados para o etanol, tipo bicos injetores para flex de modelo compatível com o motor e injeção do carro e remapear a central eletrônica.
      Mas isso tiraria um tanto a originalidade do carro……………😏

  • @carlose.schild7022
    @carlose.schild7022 Před 5 měsíci

    Seu vídeo serviu para dirimir muitas dúvidas de muita gente sem paciência. Eles não fariam algum absurdo sem consultar engenheiros e técnicos. Conforme seu teste não teve grandes diferenças, até diminuiu o calor do cilindro e do escape.

  • @adaliojacare1505
    @adaliojacare1505 Před 5 měsíci +2

    O teste foi bom mas! Nao teria sido melhor com o mesmo tanto de cada combustivel e deixar eles acabarem pra ver o tempo que duraria cada um? Fica a dica

  • @junior-ky1mz
    @junior-ky1mz Před 4 měsíci +1

    A maioria dos países não passa de 10% de álcool devido a degradação de peças a longo prazo e o menor rendimento do álcool por km

    • @agcxd
      @agcxd Před 4 měsíci

      Aqui é o bostil irmão

  • @segredodosrios8965
    @segredodosrios8965 Před 4 měsíci

    Esse e o tipo de vídeo q vale apena dar o link 👍

  • @depaula.1977
    @depaula.1977 Před 5 měsíci +2

    tem que apoiar e compartilhar

  • @Darth.Wagner
    @Darth.Wagner Před 5 měsíci

    A cada vídeo me surpreendo com a qualidade do conteúdo que você produz! Parabéns pelo vídeo, excelente didática e sempre mantendo o foco nos fatos e na ciência.

  • @eugeniomeserani8137
    @eugeniomeserani8137 Před 3 měsíci

    Parabéns pelo conteúdo do canal e desse vídeo.
    Como sugestão para o motor estacionário: quais modificações e regulagens pra rodar no etanol (vela, gicle, etc.), diminuindo as temperaturas.

  • @andreimetaleiro
    @andreimetaleiro Před 5 měsíci

    Opa só pra lembrar, a mola que tem e segura a haste do governador para auto correção de RPM jamais pode ser tensionada... Gostei de ver como todo o conjunto está bem afinado, isso garante um bom teste 😆

  • @camarov8531
    @camarov8531 Před 5 měsíci

    Sim gasolina pura o certo é esquentar mais. Motivo dar bem mas força pro motor é também gera uma explosão bem forte com mais fogo.

  • @garagemldj
    @garagemldj Před 3 měsíci

    Obrigado pelo conteúdo irmão, parabéns pelo canal, muito bom!

  • @Andre1977
    @Andre1977 Před 4 měsíci +1

    00:13 - Qual é e como será o teste?
    03:31 - Teste Gasolina com E27%
    07:02 - Teste Gasolina com E35%
    11:19 - Teste Gasolina 100% PURA
    15:30 - Teste com Etanol
    20:49 - Conclusões e comentários.

  • @REVY10
    @REVY10 Před 5 měsíci

    Muito bom o video, mas ja fiz test em carros. Principamente em um uno ecobox.. e fire economic e ate flex.. .
    mas nada melhor doque o motor foi feito para os devido combustivel. Mistura nao é bom procedimentos para o motor ter perdas e ficar oscilando. Reveja rpm em 2t e 4 t.. tem boa diferenças em giros. Mas foi gratificante. Vlw é nois.

  • @rafaelceccon8311
    @rafaelceccon8311 Před 5 měsíci

    Até que enfim mostrou a cara em meu nobre👍

    • @motosetal
      @motosetal  Před 5 měsíci +1

      Faltava oportunidade kkk até então não tinha necessidade, mas por curiosidade, eu apareci já em 2 vídeos do canal em trechos rápidos e 1 do Rotas & Tal

  • @wtflks
    @wtflks Před 5 měsíci +1

    Fala querido,
    Uma dica: esse tipo de termômetro que você usou pra testar somente serve se conseguir adaptar a emissividade do material que está medindo.
    Por exemplo, aço polido vai ter uma emissividade baixa (0,35) enquanto oxidado vai ter uma alta (>0,8) fique de olho nisso nos próximos testes. De toda forma, medições feitas no mesmo lugar e do mesmo jeito são comparáveis.
    No mais, ótimo vídeo! Abraço!

    • @motosetal
      @motosetal  Před 5 měsíci +1

      Obrigado pela dica!
      Realmente, em alumínio polido é impossível realizar uma medição! Um alumínio polido a mais de 100°C ele simplesmente não lê 30°C.
      O bom, como você disse. Os testes foram realizados na mesma superfície, deixando fiel a comparação.

    • @wtflks
      @wtflks Před 5 měsíci +1

      ​@@motosetal Provavelmente ele não está entendo as curvas de emissividade. Esse tipo de medidor geralmente pega uma frequência só e usa uma inferência de corpo cinza pra achar a temperatura. Se ele medir valores muito fora da realidade, capaz de achar que é erro e nem te mostrar. Dá uma colhada se tem como configurar, senão outro modelo onde tenha como configurar poderia resolver pra casos assim (só não sei se vale o investimento).

    • @motosetal
      @motosetal  Před 5 měsíci +1

      No começo do canal eu usei um muito top, mas é mais de 500 reais, foi emprestado, medi a temperatura da meteor com ele, esse é top e tem 2 regulagem fixa pra superfície

    • @wtflks
      @wtflks Před 5 měsíci

      @@motosetal P.S.: sinto que falta muito a visão de algum engenheiro metalurgista/mecânico nessas questões de motores. O pessoal fala algumas coisas muito da cabeça, sem base em nada. Se precisar também sou Eng. Metalurgista e posso dar um help/comentar algumas coisas quando quiser.
      Gosto do seu canal, é sempre muito bem feito!

  • @ybrasil2844
    @ybrasil2844 Před 5 měsíci

    Curti bastante o teste e qria compartilhar uma experiência própria, possuo uma yamaha ybr 125 ano 2007, carburada e na última semana ela ficou morrendo quando eu ia começar a andar e só ficava boa em alta rotação, futuquei o filtro de ar, vela e cachimbo de vela, limpei o carburador, mexi no gigle e nada , aí eu lembrei q essa mudança da quantidade de álcool na gasolina , aí eu subi um pouco mais a agulha do pistonete e a moto voltou ao normal, não sei o q isso poderá gerar ao motor em breve e o consumo tbm, não sou de andar grandes distâncias e nem esguelar a minha moto, mas essa semana esse problema me tirou o sono, só qria compartilhar essa história com vcs , tmj ✌️

  • @mestrepoh5499
    @mestrepoh5499 Před 5 měsíci

    unica coisa que pro alcool deveira ter mais taxa o motor aproximadamente 12,5:1 e tbm por gicles maiores, mais ficou muito top o video

  • @hideraldodicas7674
    @hideraldodicas7674 Před 5 měsíci +1

    Funcionou até com álcool, mas, um detalhe, não conseguiria trabalhar com carga, igualmente a uma moto com combustível adulterado, até funciona, mas quando tenta rodar, ai não vai

  • @CalMotoca
    @CalMotoca Před 5 měsíci +1

    Show de bola esse teste, você sempre surpreende em seus vídeos.
    Parabéns

  • @mauriciomouradasilva1802
    @mauriciomouradasilva1802 Před 5 měsíci

    Bem didático bom vídeo. Não tem a diferença 27 por cento pra 30 tu só vai sentir isso no odômetro quando autonomia do carro baixar.

  • @whiskygelado
    @whiskygelado Před 5 měsíci +2

    Caso essa nova porcentagem seja aprovada o problema fica no consumo que vai ser elevado e o desgaste devido ao aumento do etanol na mistura vai encarecer na manutenção 😬

  • @vfatore
    @vfatore Před 5 měsíci +2

    O problema de 35% de álcool na gasolina sera sentido mais nas motos carburadas .na corrosao dos carburadores principalmente aquelas que ficam paradas

  • @rileyjones1279
    @rileyjones1279 Před 5 měsíci

    Muito bom o vídeo. E preciso observar que um teste realmente completo exige medicação de temperatura em diversas rotações e cargas. Isso exige um aparato laboratorial equipado. Mas parabéns pela boa vontade no improviso. Esse acréscimo de temperatura no álcool é que a mistura ficou pobre. Lembro nos anos 80 quando as oficinas transformavam motores de gasolina pra álcool tinha de entre outras coisas aumentar o furo do giclê ( caso de carburador como é esse) pelo que lembro não vi trocar o giclê. Lá em São Paulo eu vivia muito na oficina de Chico Landi ( corredor de F1). Nessa época ele não corria mais (idade) e transformava motores dd gasolina pra álcool. ( 4.1 Chevrolet) e ( (5.2 V8 dos Dodge da categoria 5.000) Esse negócio de 35% só vai afetar motor 100% a gasolina. Pra flex não tem o que se queixar a não ser um incremento de consumo proporcional a percentagem de álcool na gasolina. Ta bom: eu vou deixar uma questão de matemática pra você. E o seguinte: 1 litro de gasolina sem álcool tem 10.800 Kcal
    1 litro de álcool tem 5.800 Kcal
    Pergunta: quantas calorias tem 1 litro de
    Gasolina com 27% de álcool?
    Gasolina com 35% de álcool?
    Rsrsrs. E fácil calcular
    Veja que aumentando o percentual de álcool também vai diminuindo a quantidade de energia contida no litro. ( era bom ver de o preço vai proporcionalmente baixar na bomba). Ah! Ia esquecendo: com menos calorias por litro também consome mais por Km rodado

  • @ivanperrone1987
    @ivanperrone1987 Před 5 měsíci +3

    Primeiro quero parabenizar pelos testes você foi o primeiro a fazer e por abaixo o apocalipse dos combustíveis.
    Continuo acreditando que nos carburador se fazendo um novo ajuste de mistura tudo vai funcionar a contento.
    Lembrando somente que o motor deve estar em perfeitas condições de funcionamento caso contrário o que já não funcionava bem vai ficar pior ainda.
    Se tiver proficional qualificado e ferramental correto acredito que não teremos problemas nos (CARBURADOS) Nos injetados aí é assunto pra outro vídeo.
    Pra finalizar digo você é nota 10!!! Fez o que muitos não fizeram 👏👏👏👏👏👏.

  • @Guilhermesjieijs
    @Guilhermesjieijs Před 5 měsíci +1

    esse cara é demais, parabéns você é fod....!

  • @kennedypc
    @kennedypc Před 5 měsíci +1

    Olha se os motores for esquentar mais por conta da mistura pobre consequentemente teremos que fazer a troca de óleo mais cedo pois o óleo ira queimar mais rápido e perder suas propriedades

  • @jvitorbr2
    @jvitorbr2 Před 5 měsíci

    parabéns pelo vídeo, são poucas pessoas que se dispões a fazer um conteúdo assim.

  • @carlosbatista3868
    @carlosbatista3868 Před 5 měsíci +1

    Este teste serve para ver se o motor funcina. Faça este mesmo teste na sua moto ou carro, use por um tempo, em varios regimes de rotação, temperatura e duração. Tive carro a álcool carburado dava muitos problemas, tenho no momento (2024) três carros e três motos carburados, uma moto injetada a gasolina e um carro flex. Quando garoto coloquei em uma mobilete, na brincadeira, gasolina, óleo queimado, álcool, óleo de dois tempos e naftalina, tudo mistutado aleatoriamente e a mobilete andava aparentemente normal. Já vi um colega meu colocar cachaça em uma CG e ela andou. Só com o tempo a sequelas vão aparecer, está cheio de carros e motos importados no mercado, aguardem. Todos os especialista sérios estão apontando futuros ploblemas.

  • @joaoalfredozanchetta3153
    @joaoalfredozanchetta3153 Před 4 měsíci

    Funcione um motegory 3.4 CV dos anos 70 no álcool e gás glp.mas tinha que estrangular o carburador. fechando o afogador.

  • @erivaldodesantana4288
    @erivaldodesantana4288 Před 5 měsíci

    Gosto muito do canal e principalmente da forma como o conteúdo é explicado, muito didático, parabéns pelo trabalho!
    Gostaria de sugerir uma pauta, o motor Avadi MA-250.

  • @hallancorrea7507
    @hallancorrea7507 Před 5 měsíci

    Muito legal o teste, apesar de simples foi bem legal, e vc explicando tecnicamente é muito bom, parabéns

  • @adelciosouza9018
    @adelciosouza9018 Před 5 měsíci

    Parabéns. Pensei que era mais uma besteira sensacionalista de Internet, mas vi que você entendi.

    • @motosetal
      @motosetal  Před 5 měsíci

      Valeu! Eu tento muito trazer vídeos limpos e com muita clareza/transparência nesse mundo de vídeos sensacionalista e com interesses pessoais... Seguimos lutando, crescer honestamente é lento, mas o alicerce é forte demais

  • @gusttavobezerradeazevedo6295

    funcionar funciona mas, problema é que a droga do preço não baixa para consumidor. e os problemas a longo e curto prazo para as partes móveis do motor.

  • @flaviobarros389
    @flaviobarros389 Před 5 měsíci +6

    Excelente vídeo!!!!! Importante vídeos assim com embasamento técnico e prático. Acaba com todo este escândalo e desespero que estão propagando na internet.

    • @eltonluz94
      @eltonluz94 Před 5 měsíci

      O teste dele não mostra o efeito dos 35% a longo prazo. A questão é essa. É óbvio que os motores funcionam com 35%. Acha que o governo faria toda a frota de carros do país parar? O problema é a corrosão do álcool nos motores à gasolina.

    • @flaviobarros389
      @flaviobarros389 Před 5 měsíci

      @@eltonluz94 óbvio não... A corrosão de fato PODE ser agravada... Uma vez que já ocorre... Mas, muito "mexânico" estava alertando que os problemas seriam de funcionamento do motor já no curto prazo.

    • @flaviobarros389
      @flaviobarros389 Před 5 měsíci

      @@eltonluz94 o teste demonstra que no funcionamento não há alteração significativa... Ou seja o desespero que estão espalhando, mesmo sendo um Projeto de Lei que está muito longe de se tornar lei de fato, é exagero demais. Lembrando que o PL ainda tem que passar no senado, depois voltar para a Câmara de deputados, para só depois ser aprovado de fato. Neste caminho, muita coisa muda no projeto de lei. Depois vai para sanção presidencial. Que pode vetar a lei ou artigos da lei. Se vetar, volta para a Câmara para votação. Só depois vira lei de fato. Aí ainda tem que ter um decreto para regulamentar. Após tudo isso feito, fica aprovado o limite máximo de etanol. Aí quem de fato determina o percentual de etanol a ser adotado é o CNPE. Que pode ser um limite abaixo do estabelecido em lei, dependendo do resultados dos estudos técnicos. Então... Sem desespero. Se não está de acordo com o PL... Entrem no site da Câmara e responda a pesquisa de que é contra o projeto de lei. O projeto de lei é o 528/2020 (portanto é do ano de 2020) e o autor do PL é do PP (não lembro o nome do deputado, mas é da oposição).

    • @flaviobarros389
      @flaviobarros389 Před 5 měsíci

      @@eltonluz94 e por fim... O próprio PL determina que o percentual poderá subir até 35% desde que comprovado a viabilidade técnica.

  • @edivaldocosta9054
    @edivaldocosta9054 Před 5 měsíci

    Parabéns pelo vídeo muleque, tu entende de motores sou escrito do seu canal faz, não perco um vídeo!
    Obrigado pela aula!

  • @T101v2
    @T101v2 Před 5 měsíci

    Parabéns pelo teste! Vale lembrar duas coisas, que tecnologias diferentes reagiram de forma diferente e que um teste sobre como bomba, tanque e demais componentes podem se comportar após longo tempo de exposição ao combustível. Acredito que aditivos ajudariam.

  • @geysondanilonascimento4585
    @geysondanilonascimento4585 Před 5 měsíci

    Isso é muito importante, já que estão chegando muitas motos importada no Brasil.

  • @RhullyoCristyanno
    @RhullyoCristyanno Před 5 měsíci +1

    Melhor canal.
    Todo video eu asististo e presto muita atenção.

  • @jaysongabrielmacedo3837
    @jaysongabrielmacedo3837 Před 5 měsíci

    Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼. Ótimo análise, pois foi feito na prática e não somente por números... Show

  • @MarcioBarros85
    @MarcioBarros85 Před 4 měsíci

    Teste bem legal. Mas faltou carga no eixo. Talvez ficasse até mais fácil da rotação ficar controlada.

  • @tche68
    @tche68 Před 5 měsíci

    Parabéns pela idéia do teste, mas acho que a variação que apareceu deve-se mais à alguma diferença de rotação de um combustível para outro. Com E35 ficou um pouco mais acelerado, e com a "G100" ficou variando. Sem ajuste nenhum também ficou difícil. Creio que o correto seria ter tentado ajustar a agulha do ar e acertar o ponto, e ponto nesse motor é osso duro de acertar. Me lembrou meus tempos mais "durango kid", que no fim do mês não tinha como não abastecer meu ka com álcool. Até esquentar era uma lástima, mas depois até que ia. Na estrada andava até melhor com álcool que com gasolina (e não, o Ka 96 modelo 97 não é flex!!!!) Abraço!

  • @Comandodadaaventura.8346
    @Comandodadaaventura.8346 Před 5 měsíci +1

    Todo tempo usei moto carburada misturado com álcool e gasolina meio a meio.
    Sempre durou muito meus motores Titan.

  • @skingameroi
    @skingameroi Před 5 měsíci +4

    Mais testes.
    Por favor