Exposição antológica celebra 50 anos de cartoons de António, em Vila Franca de Xira

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 06. 2024
  • Presidente da República presente na inauguração
    No dia 23 de junho foi inaugurada a exposição “António - 50 anos de Humores”, em Vila Franca de Xira, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A exposição espelha o legado histórico de António, capturando os momentos mais marcantes da sociedade, através de sátiras humorísticas, ao longo de cinco décadas. A sessão inaugural decorreu no auditório do Museu do Neo-Realismo, um dos espaços da cidade que acolhe a mostra. O Presidente da República enalteceu a perseverança de António, amigo de longa data, e o seu olhar atento aos acontecimentos da sociedade, sublinhando estar certo de que “estaremos a aplaudi-lo e a agradecê-lo por ser como é, livre, independente, consistente e coerente”.
    Recordou o António de há 50 anos como “uma pessoa de grande riqueza afetiva, risonha e atenta ao universo”, ressaltando a importância que o artista tem para a Liberdade e a Democracia, ao dissecar a realidade retratada. Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira, sublinhou o facto de Vila Franca de Xira, terra natal do artista, estar a acolher a mostra, exaltando o seu talento incisivo e perspicaz. Fernando Paulo Ferreira, acrescenta que António é “um artista excecional, da luta pela liberdade de imprensa e pelo livre pensamento”.
    António agradeceu a todos aqueles que apoiaram o projeto. Para o artista, a exposição fala por si, referindo que são “desenhos que faço como quem está à janela a ver passar o mundo e a querer participar nele.”
    O momento culminou com visita aos três espaços expositivos. Para além do Museu do Neo-Realismo (dedicado a personalidades notáveis a nível nacional e internacional, com peças desenhadas, mas também em bronze ou em cerâmica), a mostra está também patente no Celeiro da Patriarcal (com factos e pessoas nacionais e internacionais) e ainda na Fábrica das Palavras (com obras de diversas temáticas e em diversos suportes). A mostra estará patente até 20 de outubro de 2024, com entrada livre, a não perder!

Komentáře •