BOLSA ENSINO MÉDIO do GOVERNO LULA • Física e Afins

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 02. 2024
  • USE O CUPOM "FÍSICAEAFINS12" para 12% OFF em www.insiderstore.com.br/Fisic...
    Faça o Física e Afins existir no PIX: contato.fisicaeafins@gmail.com
    MEUS EBOOKS:
    respireciencia.com.br/ebooks
    Ajude o Física e Afins e se torne MEMBRO: / física e afins
    Quer me enviar algum presentinho?
    CX POSTAL: 2002
    CEP: 96015-145 Pelotas/RS
    Quer uma parceria conosco? contato.fisicaeafins@gmail.com
    Quer me seguir em tempo real?
    Instagram: / bibibailas
    Nossos vídeos são editados pelo Uriel Rocco:
    / urielrocco
    Roteiro: / danimennitti
    Revisão de roteiro e produção: Gabriela Baila

Komentáře • 437

  •  Před 4 měsíci +11

    USE O CUPOM "FÍSICAEAFINS12" para 12% OFF em www.insiderstore.com.br/FisicaeAfins

    • @daltonagre
      @daltonagre Před 4 měsíci

      Lula trocou Marx, por Maomé.

    • @AnaLima-ul1mm
      @AnaLima-ul1mm Před měsícem +2

      Vem aí a nova Maria Montessori ❤

  • @renatamendes2358
    @renatamendes2358 Před 4 měsíci +214

    acho que o que ele quis dizer no começo não é que ele acha que tem que trabalhar durante o ensino medio, e sim que essa é uma realidade para muitos jovens brasileiros

  • @marciamarcia8374
    @marciamarcia8374 Před 4 měsíci +161

    Bibi, sou professora do Estado de Minas Gerais, e posso lhe assegurar que a merenda das escolas hj muitas vezes é melhor que a comida da nossa casa. As refeições são completas, com arroz, feijão, vegetais e proteína. A alternativa de servir um café no lugar da comida não pode mais, pois entende -se que para muitos alunos a merenda da escola é a principal refeição do dia.
    Quanto ao início do vídeo, em que o presidentd diz que o jovem tem que trabalhar, o que ele está falando é que o jovem pobre muitas vezes tem que trabalhar para ajudar no orçamento familiar, e por conta disso acaba abandonando os estudos.

    • @reginabolicoa
      @reginabolicoa Před 4 měsíci +26

      Sou professora do ensino médio da rede pública do RS e concordo plenamente com você professora Marcia.

    •  Před 4 měsíci +28

      Que bom saber disso, porque realmente tem muita gente que depende da merenda escolar

    • @MariafranciscamendesPant-bv1co
      @MariafranciscamendesPant-bv1co Před 4 měsíci +8

      Na escola onde minha neta estuda comida deixa muito a desejar, porém é melhor que nada.Teve dia em que eles serviram Nescau com bolachas.Esse ano está um pouco melhor.Dabemos de muitas crianças que vão a Deus Scola também por causa da comida que recebem lá,pois muitos não tem o que comer em casa.

    • @js-belby2006
      @js-belby2006 Před 4 měsíci

      Como a experiência Paulo Freire deu errado e o doutrinamento do marxismo cultural falhou vergonhosamente, vide o teste do PISA, agora vão dar dinheiro e transformar todos em zumbis do Estado. Os professores eles já conseguiram transformar em zumbis doutrinadores.

    • @humbertohpc
      @humbertohpc Před 4 měsíci +3

      vegetais e, alguns muito, também têm proteína, mas é a maneira pseudo atualizada de dizer carne.

  • @moondevell
    @moondevell Před 4 měsíci +125

    A interpretação de texto agradece. 👍🏼 Gosto muito do seu conteúdo bibi, mas, como um cidadão que veio da zona rural, de uma família de agricultores tradicionais, posso dizer a vocês que essa poupança é uma ideia muito boa. Quem dera ter recebido esse incentivo antes de me formar no ensino médio. Não, nunca precisei de incentivo financeiro para me empurrar em direção ao certificado, sempre gostei de estudar. Entretanto, sou oriundo de uma família de baixa renda e quando saí, não tinha dinheiro pra fazer nada da vida. Passei no vestibular e mudei para outra cidade, precisava de moradia, transporte e alimentação. Meus pais tiveram que tirar dinheiro de onde não tinham para me financiar. Meu pai teve que vender as pequenas terras que tinha para me mandar dinheiro. Me formei no Canadá pelo Ciência Sem Fronteiras, me tornei técnico em Eletromecânica, graduei por uma universidade federal com láurea acadêmica e hoje me preparo pra mudar para a Romênia. Se você acha que essa poupança não é uma boa ideia, isso é porque você nunca precisou de auxílio financeiro para viver. Escolas públicas pobres tem muitos estudantes super talentosos, que só precisam de oportunidades. Sempre fui bolsista de instituições públicas e sempre por mérito. Até hoje corro atrás da vantagem perdida, porque fiquei pra trás na vida, apesar de estudar muito. Gente, se vocês não sentem necessidade dessa poupança, revejam sua visão de realidade do nosso país. Eu fui beneficiário até de programa de erradicação do trabalho infantil no sertão. Eu recebia incentivo pra ficar na escola o dia todo, pra não ser explorado na roça por uma família presente, mas ignorante.

    • @sonialibman232
      @sonialibman232 Před 4 měsíci +2

      👏👏👏👏

    • @sonialibman232
      @sonialibman232 Před 4 měsíci +4

      Queria poder curtir mais vzs o seu comentário/recorte de vida.

    • @Joane36
      @Joane36 Před 4 měsíci +1

      👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    • @susiemaria9428
      @susiemaria9428 Před 4 měsíci +3

      É óbvio que é muito, muito importante. Quem dera que na minha época, eu tivesse uma chance dessas. Enfim...

    • @iara_liebe
      @iara_liebe Před 4 měsíci +1

      Pura verdade o seu relato.

  • @Mydoriable
    @Mydoriable Před 4 měsíci +144

    Então, acho que isso é um incentivo pros jovens continuarem até o fim e não desistirem, que no final, vão ter sua recompensa. É muito? Não, mas muita gente nunca viu essa quantia de dinheiro de uma vez, imagina jovens?! Dá pra começar algo. Comprar uma moto pra fazer entregas, abrir uma poupança e já juntar pra comprar uma casinha. Começar os estudos numa faculdade. Pra quem tem, talvez seja desperdício do dinheiro público, mas pra quem não tem muito ou até quase nada, é uma promessa de uma vida melhor.

    • @mineiracomsanguepernambucano
      @mineiracomsanguepernambucano Před 4 měsíci

      👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • @Michk-gc1fp
      @Michk-gc1fp Před 4 měsíci +9

      Minha querida eu não sei qual Brasil você tá, mas no meu esse dinheiro será desviado para o tráfico.

    • @abdulalmaharib8098
      @abdulalmaharib8098 Před 4 měsíci

      ​@@Michk-gc1fp Gadocrente com internet é dose😂😂😂😂

    • @christianmedeiros9902
      @christianmedeiros9902 Před 4 měsíci +13

      @@Michk-gc1fp ent o melhor seria n enviar dinheiro para nenhum serviço público pq vai ser tudo desviado pro tráfico?

    • @wesleyhorquen3460
      @wesleyhorquen3460 Před 4 měsíci

      @@Michk-gc1fp Vão fazer o Enem não visando entrar numa faculdade, mas sim ganhar mais R$ 200,00 pra final do EM comprar um iPhone do ano, como todo jovem imaturo

  • @patriciaguedes7834
    @patriciaguedes7834 Před 4 měsíci +63

    Tenho uma sobrinha que passou para uma faculdade federal, mas ela era baixa renda, nós tivemos que fazer uma vaquinha porque até que ela começasse a receber os benefícios que ela tem direito (transporte gratuito, auxílios, etc) ela tinha que ir às aulas por conta própria. Passagens, lanche, material, uma bolsa de 9 mil para ela teria ajudado muito, mesmo para fazer uma faculdade pública. E acredito que os alunos que geralmente atendem às essas exigências são os de melhores notas.

    • @moondevell
      @moondevell Před 4 měsíci +14

      A interpretação de texto agradece. 👍🏼 Gosto muito do conteúdo só bibi, mas, como um cidadão que veio da zona rural, de uma família de agricultores tradicionais, posso dizer a vocês que essa poupança é uma ideia muito boa. Quem dera eu ter recebido esse incentivo antes de me formar no ensino médio. Não, nunca precisei de incentivo financeiro para me empurrar em direção ao certificado, sempre gostei de estudar. Entretanto, sou oriundo de uma família de baixa renda e quando saí, não tinha dinheiro pra fazer nada da vida. Passei no vestibular e mudei para outra cidade, precisava de moradia, transporte e alimentação. Meus pais tiveram que tirar dinheiro de onde não tinham para me financiar. Meu pai teve que vender as pequenas terras que tinha para me mandar dinheiro. Me formei no Canadá pelo Ciência Sem Fronteiras, me tornei técnico em Eletromecânica, graduei por uma universidade federal com láurea acadêmica e hoje me preparo pra mudar para a Romênia. Se você acha que essa poupança não é uma boa ideia, isso é porque você nunca precisou de auxílio financeiro para viver. Escolas públicas pobres tem muitos estudantes super talentosos, que só precisam de oportunidades. Sempre fui bolsista de instituições públicas e sempre por mérito. Até hoje corro atrás da vantagem perdida, porque fiquei pra trás na vida, apesar de estudar muito. Gente, se vocês não sentem necessidade dessa poupança, revejam sua visão de realidade do nosso país. Eu fui beneficiário até de programa de erradicação do trabalho infantil no sertão. Eu recebia incentivo pra ficar na escola o dia todo, pra não ser explorado na roça por uma família presente, mas ignorante.

    • @HelbertLampert
      @HelbertLampert Před 4 měsíci +10

      @@moondevell concordo com você, meu pai tentou me convencer a não fazer curso técnico no ensino médio, mas a focar em começar a trabalhar, dizia que "educação não dá em nada" e outras coisas piores, mas como minha mãe já tinha se separado dele pude realizar o grande sonho de poder continuar a estudar e hoje estou na universidade pública, fiz estágio, fui efetivado e ganho bem mais que meu pai. Mas tenho primos que foram alfabetizados na escola mais tarde e tios que não foram alfabetizados (minha mãe não frequentou escola durante sua juventude, foi alfabetizada pelo eja depois de adulta, estudou e batalhou bastante, sempre me motivou a estudar). Na escola eu era um aluno de notas boas, meu pai também (mas teve que parar de estudar), mas acredito que todos os alunos merecem o direito de sonhar em estudar e não somente aqueles que se adaptam melhor ao sistema de ensino.

  • @carlosmendonca6049
    @carlosmendonca6049 Před 4 měsíci +47

    Sou Professor da Educação básica pública a mais de 10 anos e a evasão escolar está só aumentando!
    Um dos principais fatores que fazem os jovens que conheci abandonarem a escola é a necessidade de trabalharem.
    A ideia do Lula é interessante para mim, porque o apoio financeiro do governo poderá dar condições para os alunos carentes continuarem na escola e concluírem os estudos.

    • @sorayanunes1
      @sorayanunes1 Před 4 měsíci +4

      A ideia não é dele, o Governador de Goiás já tem esse projeto em funcionamento.

    • @sonialibman232
      @sonialibman232 Před 4 měsíci +6

      @@sorayanunes1 Interessante, procurei e não encontrei o que vc afirma. Poderia, por favor, informar onde encontro o projeto do governo de Goiás?

    • @sorayanunes1
      @sorayanunes1 Před 4 měsíci

      @@sonialibman232 é só vc escrever no Google governo de Goiás bolsa ensino médio que vai aparecer

    • @Gabrielagabi12
      @Gabrielagabi12 Před 2 měsíci

      O professora, me explica de que adianta o aluno ir para escola para ganhar dinheiro, e as escolas continuarem caindo aos pedaços, os PROFESSORES não dando aula e etc ?? Isso resolve alguma coisa? Resolve o problema do ensino médio?

    • @carlosmendonca6049
      @carlosmendonca6049 Před 2 měsíci +1

      @@Gabrielagabi12 o Problema da Educação Básica não é só da Escola!
      É um problema de toda a sociedade!
      A Educação sozinha não muda a sociedade, tampouco, a sociedade não muda sem Educação!
      A sociedade através do conhecimento sistematizado nas Universidades poderá encontrar propostas para serem aplicadas na sociedade, a fim de, obter as transformações necessárias à mesma.

  • @SVlaschet
    @SVlaschet Před 4 měsíci +108

    Bibi, o Lula não quis dizer que vai botar jovem p trabalhar, ele quis dizer que jovem precisa se formar p ter um bom trabalho e POR ISSO ele incentiva os estudos. Ele foi simplório na fala mas tá bem fácil de entender.

    • @sonialibman232
      @sonialibman232 Před 4 měsíci +8

      Exatamente!

    • @Juliana_desouza87
      @Juliana_desouza87 Před 4 měsíci +8

      Exato

    • @cafetinoraph
      @cafetinoraph Před 3 měsíci

      Lula não se formou em nada e tem o melhor trabalho de todos hahaha... É cada uma viu 😁😁😁

    • @cafetinoraph
      @cafetinoraph Před 3 měsíci

      Ele incentiva estudos sendo que ele nunca estudou HAHAHAHA

    • @SVlaschet
      @SVlaschet Před 3 měsíci

      Lula estudou o básico pq era pobre e não tinha condições, se formou torneiro e se destacou como liderança! É diferente uma pessoa que não tem condições mas é inteligente! Lula da valor a educação, justamente pq sabe da importância, enquanto Bolsolixo faz o contrário, desestimula, chegou a cortar muita verba da educação no Brasil, pessoas sem estudos são mais fáceis de manipular né?! Lula veio do povo e com seu esforço, carisma e talento chegou onde está!

  • @abistardust
    @abistardust Před 4 měsíci +11

    Bibi, no meu tcc (cursei administração pública) estudei algumas propostas de políticas públicas que utilizam incentivos financeiros para reduzir a evasão. Existem alguns estudos RCT (os que encontrei aconteceram na China, Colômbia, Israel e também de um caso brasileiro de uma política municipal no Rio de Janeiro) que avaliaram o impacto de políticas públicas como essa e, no geral, os resultados mostraram que é efetivo para reduzir a evasão e aumentar taxa de conclusão da educação básica, mas em questão de desempenho acadêmico os resultados não são muito conclusivos.
    Esse modelo de poupança é baseado em um conceito de economia comportamental chamado "aversão a perda", que seria um viés cognitivo onde os indivíduos teriam tendência a serem mais afetados pelas perdas do que por ganhos. Assim, como nem todos estudantes possuem motivação intrínseca para estudar, a poupança funciona como uma motivação extrínseca que pode ser enquadrada como uma possível perda caso o aluno não atinja o comportamento desejado (ser aprovado e ter a frequência mínima). Isso pode ser um problema para aqueles alunos que possuem necessidades financeiras mais urgentes, mas pra isso existiriam outras políticas, como o Bolsa Família.
    Quanto ao custo-benefício da política, as evasões escolares possuem um custo pro Estado (a pessoa tende a ser menos qualificada, portanto, menos produtiva, impacta qualidade de vida etc). No livro "Consequências da Violação do Direito à Educação" o economista Ricardo Paes de Barros simulou quanto seria esse custo e chegou a um valor de R$ 395 mil por jovem que evade. Olhando por essa perspectiva, não seria uma política "cara".
    E também, como muitas pessoas citaram aqui nos comentários, pessoas na idade do ensino médio possuem oportunidades de trabalho, então estudar passa a ter um custo de oportunidade (que em economia é o valor que se deixou de ganhar por uma escolha) o que pesa muito pra quem é de baixa renda, que seria o público alvo do programa.
    Enfim, não sei se esse textão fez sentido kkkkk e política educacional é bem complexo porque são vários fatores que se influenciam e se confundem (histórico familiar, contexto socioeconômicos, motivação intrínseca etc). Não acho que é algo que vai resolver o problema da educação brasileira, que é algo bastante estrutural, mas pode ser uma boa política para quem precisa.

  • @claudemirformaggio8291
    @claudemirformaggio8291 Před 4 měsíci +53

    Qualquer ajuda é bem vinda, a proposta é pioneira pode dar certo ou não, a educação do ensino médio é responsabilidade estadual o governo federal está tentando ajudar, porém cada caso é um caso o tempo dirá se funciona ou não, o que temos observado é que os alunos abandonam o ensino médio e não cursam o ensino superior em muitas áreas estamos com falta de mão de obra especializada principalmente engenheiros e técnicos qualificados. O problema é que o país só vai se desenvolver se os jovens se qualificarem.

    • @js-belby2006
      @js-belby2006 Před 4 měsíci

      E quem vai pagar?

    • @vinikyvictor
      @vinikyvictor Před 4 měsíci

      Super concordo com você.

    • @Michk-gc1fp
      @Michk-gc1fp Před 4 měsíci

      ​@@js-belby2006 O ideal seria só ele, mas somos nozes kkkkk

    • @js-belby2006
      @js-belby2006 Před 4 měsíci +1

      @@Michk-gc1fp Exato. É a famosa caridade com o chapéu alheio. Enquanto isso em 2023 o nine deixou um déficit fiscal de 230 bilhões.

  • @danielaalves3192
    @danielaalves3192 Před 4 měsíci +80

    Achei que o vídeo ia explorar cientificamente a relação entre políticas de incentivo e sucesso educacional. Há publicações acadêmicas sobre o tema.

    • @js-belby2006
      @js-belby2006 Před 4 měsíci

      Públicacoes do marxismo cultural.

    • @lunne28
      @lunne28 Před 4 měsíci +10

      Gil do Vigor está explorando essa tematica no PHD dele

    • @HelbertLampert
      @HelbertLampert Před 4 měsíci +11

      Pensei a mesma coisa, acabei de comentar (um textão), existem várias pesquisas sobre "poupança jovem" e "evasão escolar", existiram escolas testes que foram acompanhadas nas pesquisas e existem artigos falando de outras políticas públicas para reduzir evasão escolar. Mas vídeo acabou sendo um "primeiras impressões".

    • @sorayanunes1
      @sorayanunes1 Před 4 měsíci +2

      Eu tb achei q abordagem seria essa.

    • @juliagabrielelimadarosa8934
      @juliagabrielelimadarosa8934 Před 4 měsíci +4

      Obrigada pelo seu comentário, fiz um parecido e indicando algumas referências. Esse vídeo está com muita cara de ciências da natureza querendo falar de ciências humanas. A galera acha q ciências humanas não eh ciência, que não tem método, teoria, validação científica… por isso sai um vídeo assim totalmente cheio de opiniões ( coisa q nunca vi ela fazendo em um vídeo sobre física, por exemplo)

  • @laurasofia818
    @laurasofia818 Před 4 měsíci +16

    aqui em alagoas existe o escola dez e eu recebia 150 todo mês e recebi no final do ensino médio 2.500 reais, o dinheiro foi para vários gastos da escola e para ajudar na minha formatura, essa ajuda que o lula está propondo é realmente importante para todos os alunos que não tem uma renda grande

  • @ivonetecabraldebarros6784
    @ivonetecabraldebarros6784 Před 4 měsíci +22

    Espero que de certo esse plano, tudo que é feito visando atender os desfavorecidos. Também o Lula não falou em encentivar trabalhar ao invés de estudar.

  • @lizandlizful
    @lizandlizful Před 4 měsíci +48

    Babi, muito bom você abordar essa questão. Mas por favor, não vamos esquecer que os estudantes que terão acesso ao benefício são de baixa renda de verdade - não é uma classe média que estuda em escola pública e se coloca como vulnerável apenas por isso, são pessoas pobres e que literalmente largam a escola (como eu tive) porque precisam trabalhar pra sobreviver. O acesso a universidade me tirou da extrema pobreza e me permitiu hoje ser uma pessoa de classe média. Tomara que esse valor faça o mesmo por esse jovens pra um dia eles terem acesso a discussões mais superficiais da vida, como onde e com o que trabalhar.

    • @HelbertLampert
      @HelbertLampert Před 4 měsíci +5

      Verdade, eu inclusive achei que para participar do programa tinha que ser de uma renda muito baixa, poderiam aumentar a faixa de beneficiários, pois tem muito mais gente que deixa de estudar para trabalhar (muitas vezes "forçados" pelos pais a fazer isso, assim como meu pai tentou fazer comigo e como meus tios fizeram com meus primos).

    • @susiemaria9428
      @susiemaria9428 Před 4 měsíci +1

      Exatamente. Será de grande ajuda.

    • @faelsilva1127
      @faelsilva1127 Před 3 měsíci +2

      Branca desse jeito nunca foi extrema pobreza. E o projeto funciona como poupança, ou seja, o estudante so pode tirar depois de 3 anos ou na conclusão do ensino medio. O estudante que precisa trabalhar para comer nao vai esperar 3 anos para encher a barriga. Infelizmente a cegueira politica limita o pensamento.

  • @lutkn
    @lutkn Před 4 měsíci +24

    Oi, Bibi! Sou prof na rede estadual de ensino de SP. Vários alunos acabam evadindo da escola pois vão trabalhar. E muitas das vezes os pais não criticam pois vêem o trabalho como algo adequado, não percebendo que isso prejudica a possibilidade de um futuro melhor no Ensino Superior.
    O governo têm insistido muito em plataformas digitais, inclusive com foco pré-vestibular. Tudo é bom e funciona? Não. Mas há oportunidades e possibilidades nestes programas tanto federais quanto estaduais.

  • @claudiafinholdt8483
    @claudiafinholdt8483 Před 4 měsíci +31

    Alguém aqyui reclamou da bolsa taxista e bolsa caminhoneiro ? Alguém aqui sabe da realidade do chão de sala de aula na escola pública? Então não falem daquilo qie não sabem!

    • @js-belby2006
      @js-belby2006 Před 4 měsíci +4

      Sai desse doutrinamento do marxismo cultural.

    • @user-hj8qo6ub3w
      @user-hj8qo6ub3w Před 4 měsíci +7

      Bolsa taxista e bolsa caminhoneiro foi eleitoreiro, passou a eleição cessou graças a Deus.Tudo que incentive o aluno seguir na escola é muito bom.

    • @senhordasgalaxias1959
      @senhordasgalaxias1959 Před 4 měsíci

      @@user-hj8qo6ub3w Os pais só vão pegar o dinheiro das crianças e mais crianças vão desistir da escola. Ineficiência pura.

    • @claff5857
      @claff5857 Před 4 měsíci

      @@js-belby2006 e tu do doutrinamento bozon@zi.

    • @claudiafinholdt8483
      @claudiafinholdt8483 Před 3 měsíci

      @@js-belby2006 vc deve ser bolsonarista. Não discuto c esse tipo de argumento pronto

  • @cfgois
    @cfgois Před 4 měsíci +7

    Os professores vão sofrer pressão para aprovar alunos sem preparo.
    No final, o professor vai ter o maior desgaste nessa história. 😢

  • @nataliapena900
    @nataliapena900 Před 4 měsíci +7

    Bibi, vc cresceu numa familia amavel e funcional. Vc teve oportunidades. Mulita gente nao tem. A realidade nas familias brasileiras é de violencia, abandono... Essa ajuda é muito importante pra quem está numa situacao de necessidade

  • @alelima1976
    @alelima1976 Před 4 měsíci +8

    Tenho exemplos de amigos que dependeram do bolsa familia no início do programa , e usso fez a diferença na continuação dos estudos . Eles nao tunham conducoes de ter ter um material escolar, mas com o programa isso mudou .
    Este programa tem potencial para manter jovens na escola melhorando seu desempenho.

  • @MrPereiraAdriano
    @MrPereiraAdriano Před 4 měsíci +16

    Concordo que seja muito pouco. Sugiro à equipe Física e Afins nos ajudar a entender por que tão pouco dinheiro é investido em educação e programas de incentivo. Vamos abrir o gráfico do orçamento federal e descobrir quem está embolsando mais da metade?

    • @Prof.HermesRodrigues
      @Prof.HermesRodrigues Před 4 měsíci +2

      Os bancos. A dívida externa brasileira foi nacionalizada durante o segundo governo Lula, por isso nos referimos a ela como dívida pública hoje em dia. A constituição de 1988 previa uma autoria dessa divisão, porém nenhum governo fez isso.

    • @mestrando.maninho
      @mestrando.maninho Před 4 měsíci +1

      acredito que o portal da transparência deixa isso claro.

  • @barbarac5986
    @barbarac5986 Před 4 měsíci +28

    Sempre fico em dúvida quando alguém diz que o incentivo é pouco (propondo que seja maior) e, ao mesmo tempo, critica o próprio incentivo (porque sairá do orçamento). Bem, praticamente todas as políticas públicas saem do nosso bolso. As que dão certo (amém) e as que não dão.
    Pra quem é extremamente pobre, como eu fui, tenha certeza que essa grana já ajuda e motiva sim! Você não tem ideia do alívio que eu sentiria.
    Obs.: estudei em colégio público federal em todo meu ensino básico e a comida sempre foi farta. Eu não conseguiria generalizar isso... Varia muito de administração também.

    • @susiemaria9428
      @susiemaria9428 Před 4 měsíci +1

      E põe diferença nisso. Isso vai ajudar muito.

    •  Před 4 měsíci +1

      Colegio federal é outra realidade. Estou em escola federal e municipal e nem se compara

  • @DouglasFerreira-sq2lt
    @DouglasFerreira-sq2lt Před 4 měsíci +5

    Isso mesmo. Não dá para pegar a nossa régua e achar que o jovem não tem dificuldades. Sou professor de jovens pobres e sou a favor de qualquer incentivo para eles. Parabéns presidente!

  • @daniloribeiro9485
    @daniloribeiro9485 Před 4 měsíci +11

    É melhor que nada. Apesar de ter o modelo de prêmio no fim de um percurso.
    Acredito que não vá ser solução para diminuir a evasão, porém o jovem que terminar o ensino médio e utilizar esse dinheiro para cursos, certificações e faculdade, mesmo que seja para iniciar sua carreira, é melhor do que ele tentar apenas procurar um emprego ruim que vá lhe consumir o dia inteiro em troca de um salário baixo.

  • @ThePatybelle
    @ThePatybelle Před 4 měsíci +32

    Eu já desisti de estudar no Ensino Médio para ir trabalhar. Precisava ajudar minha mãe.

    • @susiemaria9428
      @susiemaria9428 Před 4 měsíci +3

      Conheço muitas pessoas que foram obrigadas a desistirem para trabalhar.

    • @WillianBispowill
      @WillianBispowill Před 4 měsíci +2

      Então, essa é uma realidade brasileira, que esse povo sudestino não sabe e sempre acha que "não vai adiantar" esse incentivo financeiro de "apenas" R$ 200,00 - nesse ponto, é minha crítica quando esse povo da física quer se intrometer na área de ciências sociais.

    • @graziflor6051
      @graziflor6051 Před 4 měsíci +2

      Trabalha durante o dia... estuda no período noturno. Não desista

    • @susiemaria9428
      @susiemaria9428 Před 4 měsíci

      @@graziflor6051 como se fosse simples assim. Conheço pessoas que tentou fazer isso e não conseguiu. Muito cansativo, puxado demais. Imagina, a pessoa acorda cedo e dorme tarde todos os dias. Pq só tinha uma folga na semana. Como que uma pessoa vai ter ânimo, como que vai aprender numa situação dessas?

    • @ThePatybelle
      @ThePatybelle Před 4 měsíci

      @@graziflor6051 hoje sou professora. Não desisti.

  • @off9972
    @off9972 Před 4 měsíci +4

    Eu parei de estudar (na quinta série), por falta de grana, pra manutenção escolar, tipo roupas e material. Numa época que começou a obrigatoriedade de uniforme e minha mãe não podia comprar. Voltei a estudar muito tempo depois, fiz supletivo e terminei meus estudos no ensino médio regular, aos 28 anos. Não fiz faculdade também. Se houvesse este incentivo (mensal) as coisas teriam sido diferente.
    Então, este benefício, seria sim um ótimo incentivo, mas teria de contar a frequência escolar, o comportamento e as notas do aluno (caso não apresente alguma dificuldade cognitiva).

  • @andersonaquiles8333
    @andersonaquiles8333 Před 4 měsíci +7

    Olá, bibi. Fala sobre o IMPATECH. É um programa de graduação no IMPA com dupla graduação em matemática e física, ciência da computação ou ciência de dados. O Governo Federal vai cobrir todos os custos de todas as despesas de todos os alunos e vai oferecer oportunidades internacionais nas melhores universidades do mundo nas áreas citadas acima

  • @cscluz
    @cscluz Před 4 měsíci +7

    Bibi, adoro o seu canal e deixe eu falar q o seu filhote tá cada dia a coisa mais fofa desse mundo!
    Mas gostaria de fazer umas considerações aqui, enqto docente há quase 15 anos numa escola técnica federal.
    1. "O jovem precisa trabalhar". Sim, é a realidade de mtos dos meus alunos q PRECISAM contribuir com a renda familiar assim que completam a maioridade (alguns deles abandonam antes mesmo de concluírem o EM, por esse mesmo motivo). Então, por exemplo, os Institutos Federais investem na capacitação técnica desse jovem p q ele tenha uma profissão qdo atingir a maioridade. Alguns cargos técnicos têm o retorno financeiro melhor e mais rápido q mtos cargos q exigem nível superior. Como mtos desses jovem precisam trabalhar aos 18, então q sejam capacitados p isso.
    2. Tb tenho mihas dúvidas sobre a efetividade dessa poupança. Pode ser um incentivo? Pode, mas concordo q essa ajuda poderia ser no intuito da permanência estudantil, pois existem problemas q são mais urgentes e esse jovem não pode "esperar" tanto tempo para ter um recurso. Talvez isso possa incentivá-lo a se manter um pouco após a conclusão do EM, p q ele consiga uma vaga de emprego mais apropriada, dentro da sua área de formação, pois todos nós sabemos q emprego, dentro da área p um recém-formado nem sempre acontece de forma rápida. Sinceramente, eu acho q essa verba poderia ser revertida para bolsas de pesquisa/monitoria, q estão estranguladas há alguns anos.
    3. Mtos estudantes, mesmo com a formação técnica, acabam procurando sim uma faculdade, pois o ensino de qualidade muda a realidade e amplia as perspectivas de fututo.
    4. Não acho q esse (ou qualquer outro) incentivo à educação deva ser encarada como gasto. É um investimento. O Governo vive salvando empresas grandes, cujos donos são bilionários. Sempre tem um refinanciamento de dívida p eles; sempre tem um empréstimo via BNDES. O "custo" no investimento p a educação, além de ser mais baixo e produzir resultados melhores no futuro, acaba sendo mais distribuído entre a população, e não concentrado nas mãos de meia dúzia depessoas.
    Desculpe o textão! hahaha

  • @larissa4520
    @larissa4520 Před 4 měsíci +2

    Trabalho na infância e juventude e vejo de perto a realidade da relação com o estudo nas comunidades mais baixa. Se o incentivo pecuniário não exigir BOAS NOTAS, nao vai surtir o efeito desejado, pois apenas frequentar a escola não garante estudo.
    Temos outros programas e formas de garantir frequência e matricula escolar, como o FICAI por exemplo.
    Sobre transporte para escola, via de regra a escola não pode ultrapassar 2km da moradia do estudante, além disso é possível nos centos de assistência social solicitar ajuda no custeio da passagem, mesmo que temporariamente.
    Dito isto, não sei o simples "dar" dinheiro resolve o problema de evasão escolar e da discrepância do ensino entre o aluno da escola publica e da particular

  • @mistermontain
    @mistermontain Před 4 měsíci +10

    Participei do Ciências sem fronteiras e não concordo com o que você disse. Foi um programa que abriu muitas portas pra mim. Na realidade dependia muito da vontade de cada pessoa em querer aproveitar ao máximo as oportunidades por lá. Tiveram erros de planejamento, atrasos nas bolsas mas uma coisa que tinha era controle desde o inicio do processo.
    Achei a iniciativa ótima, o problema pra mim é de onde esse dinheiro vai sair e como vai chegar ao aluno. Acredito que o programa pode ser atualizado para inclusão de outros incentivos como os que você citou mas o básico pra mim seriam as notas nas disciplinas basicas, frequencia e conclusão.

    •  Před 4 měsíci +2

      Exatamente, dependia muito de cada pessoa e não existiu controle nenhum. Eu participei de um programa internacional diferente do CsF, onde tinhamos muito controle. O pessoal do CsF que chegou depois de nós tinha muito dinheiro e pouco controle. Grande parte viajava o tempo todo, não estudava, fazia cadeiras aleatoriamente. Não existia também um apoio para o estudante escolher as disciplinas que iriam ser validadas na Universidade no BR e por aí vai. Obviamente, teve quem aproveitou. Mas não foi a grande maioria. Vivi muito esse período

    • @mistermontain
      @mistermontain Před 4 měsíci

      É que eu não acredito que controle a esse nível seja necessário. A oportunidade foi dada e foi ótima no meu ponto de vista. Se eu fosse obrigado a cursar algo que eu não quisesse não teria a oportunidade que eu tive de conhecer o ambiente de livre escolha do sistema de graduação americano. Mas respeito sua opinião. São divergências de visão de mundo.

    •  Před 4 měsíci

      @@mistermontain ninguém está falando de controle de tudo, mas enviaram gente para Universidades que nem tinham o mesmo curso da pessoa. Gasto de dinheiro em muitos casos com gente que não aproveitou nada. Gente que reprovou disciplina. Meu programa me deu um diploma de Física de uma universidade internacional, justamente por ser algo organizado.

    • @js-belby2006
      @js-belby2006 Před 4 měsíci +1

      Quando você diz" De onde o dinheiro vai sair" significa que aproveitou bem as oportunidades e despertou. Em 2023 o desgoverno nine deixou um déficit fiscal de 230 bilhões. Endivida o país é aumenta impostos. É o caminho da miséria.

  • @nenyairam
    @nenyairam Před 4 měsíci +3

    Bibi hoje nas escolas integrais é diponibilizado uma alimentação um pouco melhor que antes, (não estou dizendo que é super equilibrada, mas é melhor que antes) tem sempre uma proteina, carboidrato e alguns dias da semana tem fruta e salada, pelo menos no Estado de São Paulo

  • @CarlaThais-hh9hg
    @CarlaThais-hh9hg Před 4 měsíci +3

    Acho bem legal pensar em incentivo. Só fico pensando... muitos trabalham porque estão em situação de vulnerabilidade social, ajudam nas despesas de casa etc.. então não esperar concluir para receber, nesse caso, parece que não adianta muito.. A necessidade é agora e não daqui a 3 anos. Mas acho que fora isso, investir em educação (ou estudantes) é sempre ótimo 😊

  • @jefe.soares
    @jefe.soares Před 3 měsíci +7

    Pra isso já existe o Senai. Ter que pagar para os Enzos estudar é uma vergonha.

    • @dudaevgree
      @dudaevgree Před 3 měsíci +1

      Exatamente.

    • @julie.fontoura
      @julie.fontoura Před 2 měsíci +1

      👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @HelbertLampert
    @HelbertLampert Před 4 měsíci +10

    Oi, Babi. Eu não sei se você sabe, mas existem pesquisas sobre esse modelo de redução da evasão escolar, o projeto poupança jovem já foi testado em escolas públicas, existem artigos e pesquisas sobre (eu não li nada sobre, mas parece que existem outras coisas que também contribuem para a redução da evasão escolar). Pensei que você fosse comentar essas pesquisas e não apenas as primeiras impressões sobre o programa.
    Pelas pesquisas realmente parece que funciona para diminuir a evasão escolar e parece ser bem mais eficaz do que outras políticas de redução de evasão escolar (como a busca ativa, por exemplo). Os argumentos de quem defende é que uma maior evasão escolar está diretamente relacionada a maiores "gastos" públicos, dizendo que pessoas com menor escolaridade possuem menos qualidade de vida, tem menos saúde, etc. Quem vejo que já fala sobre o projeta há bastante tempo é a deputada Tábata Amaral (uma das idealizadoras do programa que ajudou ele a ir para frente), lembro que ela já citou o nome de uma das pessoas que fez pesquisas sobre (agora não sei dizer ao certo o nome do pesquisador), mas pesquisando no google acadêmico por "poupança jovem" e "evasão escolar" é possível encontrar vários artigos falando sobre. A Simone Tebet também já tinha falado do projeto durante as eleições, muitos fizeram meme como se ela tivesse inventado o projeto na hora, mas na verdade eu já tinha ouvido falar e sabia que ela era uma das pessoas que apoiam o projeto.
    Em relação à fala do Lula, eu entendi que ele falou no sentido de que para os mais pobres trabalhar é uma necessidade e não que "jovem tem que trabalhar", inclusive ele falou que o jovem tem que estudar, que o programa é para que os jovens não desistam de estudar (não vi a fala inteira, apenas o trecho do vídeo e entendi de maneira diferente de você essa parte. Obs.: não entendi a parte do celular ser uma "bomba"). Meu pai, por exemplo, tentou me convencer a começar a trabalhar quando fiz 14 anos e me "aconselhou" a não focar nos estudos, pois na visão dele "estudar não adianta nada, só consegue algo na vida quem é filho de gente rica ou quem é desonesto", mas como minha mãe tinha se separado dele não segui os "conselhos" dele e fui fazer curso técnico no ensino médio, estudando em período integral (e foi onde tive meus primeiros contatos com a ciência, método científico, etc). Acredito que numa situação "específica" (não sei ao certo o quão frequente é, mas considero relevante) em que os pais querem que o filho saia da escola e comece a trabalhar desde cedo para ajudar em casa, ter a poupança jovem é algo que ajuda a convencer os pais a não tirarem os filhos da escola para trabalhar. (Tenho primos que meus tios não quiserem matricular na escola, que foram só mais tarde para serem alfabetizados e mais tarde retirados da escola. E meus tios não querem que ninguém se intrometa no modo de criação deles. Também já conversei com uma jovem que os pais tiraram da escola, tem pais que tiraram os filhos da escola durante a pandemia e não deixaram os filhos voltar para escola mesmo os filhos querendo muito, para essas famílias a poupança jovem é uma coisa boa).

  • @Caio_Sono
    @Caio_Sono Před 4 měsíci +15

    ビビ, por favor, chama João Carvalho ou Ian Neves pra conversar sobre educação numa live, e chama o Serjão também se possível. Obrigado.

    • @nebulosaH
      @nebulosaH Před 4 měsíci +2

      Ian Neves? Menos né... nenhum papo científico sairia da boca dele, apenas assuntos comunistas! Agora o Sérgio Sacani sim, a Bibi já foi até no Ciência e afins muito bom o papo! Agora o Ian Neves kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @viniciuscilla2865
      @viniciuscilla2865 Před 3 měsíci +1

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Você é um excelente comediante

    • @marcelodezagiacomo4219
      @marcelodezagiacomo4219 Před 3 měsíci

      ian neves kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @abdulalmaharib8098
    @abdulalmaharib8098 Před 4 měsíci +5

    A arrogância já tá saindo do controle, hein! Para temas científicos, admiro-a tanto que não perco programa seu. Mas, neste caso...

  • @leandrogustavonunes
    @leandrogustavonunes Před 4 měsíci +2

    Os alunos com Bolsa Ensino Médio vão receber um incentivo em dinheiro, ok. Mas primeiramente, antes que fazer qualquer modificação, dar bolsa, etc. na educação pública, deveriam incentivar o professor a permanecer na escola, já que o salário (carga horária completa) atualmente de um professor (como eu) de escola pública estadual aqui em MG é de R$ 2.652,29. E o Governo Federal deveria cobrar (obrigar) que os Estados e municípios pagassem o teto nacional,, com multas e punições ao não cumprimento.

  • @Ahasverus2009
    @Ahasverus2009 Před 4 měsíci +4

    Sou professor no IFRN. Recebi bolsas de auxílio financeiro no ensino técnico, graduação e pós-graduação. Seria incoerente da minha parte ser contrário a esse tipo de incentivo. Mas se a principal justificativa é a de que um aluno receba o “pé de meia” para ele não ter que trabalhar, como que ele irá receber no final do ensino médio se ele precisa hoje? Se uma família precisa que o filho trabalhe na adolescência por necessidade, ela não pode esperar até o final do ensino médio. Ela precisa comer hoje. E não depois de 3 anos.

    •  Před 4 měsíci +2

      Eu penso parecido com você

    • @Ahasverus2009
      @Ahasverus2009 Před 4 měsíci

      Eu volto aqui para corrigir esse comentário. O pagamento e resgate será mensal. Com uma parte sendo investida em uma poupançca para ser resgata no final do ensino médio.

  • @jadeoliveira1954
    @jadeoliveira1954 Před 4 měsíci +3

    Eu fui uma jovem que arrumou o primeiro emprego aos 15 anos pq eu precisava de passagem pra estudar em uma escola melhor que a do meu bairro, onde nem professor tinha. E afirmo que, não foi uma Disney essa fase, pensar em responsabilidade de trabalho com ensino médio não foi lindo e mágico. Eu não tive escolha e precisava muito e eu precisava naquele momento e não depois de me formar. Se a minha outra escola tivesse mais estrutura, mais ensino, pq não um terceirao a tarde ou algo assim? Talvez eu continuasse na escola do meu bairro só estudando. Dinheiro na mão do aluno não resolve a educação do país.

  • @junodevergenes
    @junodevergenes Před 4 měsíci +2

    a minha opinião é que problemas complexos exigem soluções complexas, e essa nem passa perto da raiz do problema

  • @grazihastings
    @grazihastings Před 4 měsíci +1

    Eu acho que incentiva sim, estudei em escola pública a vida toda, no fim do ensino médio queria muito entrar num cursinho pra poder tentar uma federal, mas não tinha dinheiro, estudei por conta e consegui bolsa do prouni, mas acho que se tivesse esse valor pra pagar um cursinho teria conseguido entrar numa federal e também me ajudaria bastante com material que no primeiro semestre acabam desembolsando uma grana dependendo do curso.

  • @Qilabacelar666
    @Qilabacelar666 Před 4 měsíci

    Fico feliz, bem feliz, de voce estar sempre atenta e aberta nos comentários para discutir e refletir as notícias e informações que posta, principalmente as que discorrem sobre pseudociencias e politicas públicas na área educacional. Tuas análises interagindo com as boas análises e vivencias de alguns comentários acertados geram excelentes reflexões em nós. Interessante notar que tanto voce quanto outros ótimos divulgadores científicos pops não conseguem ainda refletir usando as ciências humanas, exatas e biológicas numa fusão realmente boa, que englobe melhor as questões propostas. Outra coisa muito legal é que vejo voce e um tanto de comentários criticando construtiva e equilibradamente o governo Lula, pois que nenhum governo é incriticável. Voce não viaja em proselitismo nem em militância. 😌

  • @andrehonorato364
    @andrehonorato364 Před 4 měsíci +3

    tem um video da econolivia que ela fala segundo dados, que a melhor maneira de incentivar a classe mais pobre em politicas pro educação, é ter uma uma politica rentável através do estudo, pq estudar tem custo tbm, aconselho ver o video dela

    • @drizumi2006
      @drizumi2006 Před 4 měsíci +1

      Acho importante colocarem educação financeira junto ....isso e muito importante na vida das pessoas, aqui no Japão as crianças tem desde o 1 ano primário !!

    • @andrehonorato364
      @andrehonorato364 Před 4 měsíci +1

      @@drizumi2006 acho q na realidade brasileira, caberia melhor aumentar os programas de jovem aprendiz, Senai algo do tipo

  • @leitchan
    @leitchan Před 4 měsíci +9

    A finalidade do programa Pé-de-meia é “fazer o estudante não desistir do ensino médio”, ou seja, reduzir a evasão escolar.
    O público alvo do programa são estudantes de famílias de baixa renda, que recebem bolsa família (R$ 600,00). Então, é bem relevante para o orçamento dessas famílias, o estudante receber 10 parcelas de 200,00 reais mensais (matrícula e 9 parcelas, comprovando frequência escolar), acrescido de R$ 1.000,00 ao final do ano, se for aprovado no ano letivo, a título de poupança (que só pode ser sacado quando ele concluir o ensino médio).
    Os incentivos mensais de R$ 200,00 ajudam nas despesas do dia-a-dia: comprar ovos, pão, produtos de limpeza, gás, etc. Complementa a renda da família. Uma boa merenda da escola é sempre boa ideia, porém, talvez o incentivo de R$ 200,00 mensais seja mais útil na composição de renda da família. A poupança anual, que só pode ser levantada ao final do curso, estimula o aluno a permanecer o aluno na escola e a concluir o ensino médio.
    Considero louvável pretender que todos os estudantes participem de feiras ciências e tenham acesso a educação de primeiro mundo, mas, objetivamente é pouco provável que uma família com renda mensal de cerca de R$ 800,00 consiga incentivar o filho a ter uma vida acadêmica.
    De qualquer sorte, considero um grande objetivo a tentativa de reduzir a evasão escolar e promover a qualificação do jovens para o mercado de trabalho.

  • @liapelizzon
    @liapelizzon Před 3 měsíci

    Bibi, a escola é um dos lugares mais seguros (se não o mais) para crianças e adolescentes. Infelizmente a violência que enfrentam em outros ambientes e também em casa muitas vezes fica velada. E muitas vezes é na escola onde essas violências são identificadas e iniciam-se processos para o resguardo dessas crianças e adolescentes. Inclusive é dever da escola acionar autoridades quando essas coisas acontecem. Por isso acredito que seja muito importante fazer de tudo para que permaneçam o máximo de tempo possível na escola, para além dos conteúdos. Acho importante pensar por esse lado também. Adoro seus vídeos, obrigada pelos seus conteúdos!

  • @flaviabulla
    @flaviabulla Před 4 měsíci +3

    Faltou um pouco de pesquisa aqui.

  • @CleroPata
    @CleroPata Před 4 měsíci +2

    Quero muito ver um vídeo sobre o novo ensino médio e os problemas que ele traz!

  • @schorr__
    @schorr__ Před 4 měsíci +4

    Vc pode votar no y ou x o importante é cobrar depois ...

  • @Biafofa2209
    @Biafofa2209 Před 3 měsíci +1

    Poxa , da pra ver como muita gente não enxerga a realidade do outro , quando minha vó viu a notícia disse que uma bolsa poupança desse ajudaria ela a terminar os estudos , pois sendo de cidade do interior teve que deixar de estudar pra trabalhar , decisão extremamente acertada do governo , sem dizer que o Lula sendo o próprio vindo de origem pobre que deixou de estudar pra trabalhar sabe da realidade do país

  • @KeiDomina
    @KeiDomina Před 4 měsíci +4

    Poxa, 9 mil sustenta uma familia de baixa renda por meio ano, é sim im grande dinheiro. Mas nao vejo incentivo nenhum, quem estudava continuará estudando e quem para a vai continuar parando.

  • @cafetinoraph
    @cafetinoraph Před 3 měsíci +4

    De onde sai o dinheiro? Do meu bolso e do seu... Isso aí, melhorar a qualidade das escolas? Não. Capacitar professores para aprimorar suas aulas? Não... O negócio é tirar dinheiro de pobre para dar para quem não faz nada... Tirar boas botas é obrigação do aluno, vai dar dinheiro pra ele só pra cumprir com uma obrigação que já é dele?

  • @Joycefs0315
    @Joycefs0315 Před 4 měsíci +1

    Com cerca de metade das escolas no Brasil sem acesso a saneamento básico, a maioria sem boa estrutura para um ensino de qualidade, esse novo ensino médio que não foi revogado ou bem planejado e com um teto de gastos, esse pé de meia tá longe de resolver alguma coisa!!!

  • @saulofurtado2489
    @saulofurtado2489 Před 4 měsíci

    Bibi, fala do suposto artigo que diz que uma tal música é a mais relaxante, compara-se com tratamentos convencionais para a ansiedade, e tá certo isso?

  • @veraluciaratunde7786
    @veraluciaratunde7786 Před 4 měsíci +2

    Bibi te aprochega das enumeras mulheres políticas que cuidam da educação aqui no RS. Fácil tu saber nossas maiores referências. Até mesmo porque também são ou foram professoras. Soltar este apito sem um outra ideia é plantar desconfiança prá não dizer descredito, apesar d dizer que não. Este é a primeira crítica que te faço. O gov do RS também fala em bolsa, sabia?Só que o Leite é azedo, tendeu?É uma Tábata .

  • @valeriafeder4558
    @valeriafeder4558 Před 4 měsíci

    É um incentivo. Precisa complementar com a melhoria da educação propriamente dita e cuidado com os anos que o jovem irá percorrer. O problema de pagar passagem etc vai continuar.

  • @andrecaldeiragarcia5816
    @andrecaldeiragarcia5816 Před 4 měsíci

    Eu acredito que deveriam investir mais nos predios das escolas, as aulas de ciências por exemplo eu me lembro que eram uma tristeza, a escola em que eu estudei até tinha sala de ciências, mas era usada como depósito. Aí nas apostilas e livros didáticos tinham várias arividades com experimentos e tal, e n tinha como os alunos fazerem, ou os profs pediam pra fazer em casa quem pudesse, ou eles se viravam pra dar um exemplo na sala. Salas de informática também, os pcs não supriam a necessidade e tinham que ser divididos entre 2, 3 alunos.
    A alimentação é a única parte que sempre foi boa, mas eu sei que no Brasil existem muitos lugares que falta, se falta algo tão básico imagine o restante da estrutura...

  • @angelicabatista264
    @angelicabatista264 Před 4 měsíci +1

    Bibi eu fico na dúvida também, ainda mais com a reforma do ensino médio que muita gente critica, onde matérias importantes estão sendo substituidas por matérias malucas (tipo ensinar a fazer bolo de pote). Precisa de bolsa, mas algo imediato, se a família desse aluno é carente é óbvio que ele ter que trabalhar. Acredito que junto com a bolsa, é necessário investir em infraestrutura dos colégios e o conteúdo do ensino médio para equiparar o ensino das escolas particulares. Complementando, esse investimento também tem que ser dado para as escolas de nível fundamental.

    •  Před 4 měsíci +2

      Sim, investir em infraestrutura, em salários de profissionais, em colocar os profissionais adequados dentro da Escola e por aí vai

  • @isaacamorim3258
    @isaacamorim3258 Před 4 měsíci +1

    Oi, você poderia falar sobre radiestesia? Tanto a que fala sobre a energia das pessoas quanto os que falam que conseguem achar água subterrânea com arames ou galho de goiabeira. Valeu!

  • @cibelecorreadasilva6727
    @cibelecorreadasilva6727 Před 4 měsíci +1

    Que legal!!! Parabéns pelo projeto 👏

  • @zMaycon
    @zMaycon Před 4 měsíci

    É claro que essa boa pode ser boa pra todo mundo, mas acho que é ainda melhor pra pessoas em cidades pequenas ou mais afastadas
    Atualmente moro em Pinheiro Machado, nao sei se conheces Bibi, mas é uma cidade bem pequena do interior do RS, perto de Piratini
    Meu namorado passou em concurso pra dar aula na rede municipal aqui, outro dia estavamos no mercado e tinha professoras da rede estadual comentando que estão com 5 turmas do primeiro ano do ensino médio pq muita gente quis voltar a estudar esse ano por isso...
    Então acredito que seja um baita acerto do governo, e ja tem um impacto logo de cara, espero que realmente dê certo e que o projeto se mantenha

  • @FredericoKrepe
    @FredericoKrepe Před 4 měsíci +7

    Esse programa é inspirado em um programa de Minas Gerais que começou a ser aplicado durante a gestão do Aécio Neves. Acho interessante uma iniciativa para manter o estudante na escola, mas acho que existem algumas limitações:
    1) O valor da bolsa mensal é baixo: um aluno não vai deixar de trabalhar por conta de uma bolsa mensal de 200 reais. Se tiver que optar entre sair da escola e continuar em troca de 200 reais, acho que não vai pensar muito para sair. Penso que deveria ser, no mínio, 400.
    2) O Novo Ensino Médio é uma tragédia: os alunos fazem um monte de matérias tenebrosas e sem qualquer ligação com as suas necessidades e com as universidades que podem vir a cursar. Enquanto o governo tenta pagar para o aluno continuar, o sistema do ensino médio continua expulsando o aluno de tão desestimulante que é.

    • @juliagabrielelimadarosa8934
      @juliagabrielelimadarosa8934 Před 4 měsíci

      Primeiro q muitos estados já possuíam a bolsa incentivo, não eh uma importação do gov Aécio. Como todo desenho de política, é um mix daquilo q deu certo em lugares diferentes.
      1) todo orçamento possível do gov para educação foi direcionado pra essa política, poderia ser maior mas nesse ano estão vivendo primeiro ano de orçamento por mudança da legislação das emendas, ou seja uma parte do dinheiro q poderia estar na política está na mão de deputados federais e senadores q receberam essa transferência (chamado de fim do orçamento secreto)
      2) novo ensino médio não está sendo implementado, uma ideia do gov Bolsonaro q foi retirada da agenda pelo gov Lula.

  • @juliamoreirafisio
    @juliamoreirafisio Před 3 měsíci

    Na minha época tinha o poupança jovem, após concluir o ensino médio receberíamos 3000,00. Concluímos o programa mas não vimos a cor do dinheiro rsrs. Eu acho que foi desviado, pq outras séries antes da nossa receberam. Teve ação na justiça mas até hj nada. Formei no ensino médio em 2014.

  • @felipe1876
    @felipe1876 Před 4 měsíci +2

    Acho válido, mas não concordo em pagar só no final do ciclo. Quem precisa do dinheiro precisa dele na hora, até o final da ciclo escolar a pessoa já abandonou o ensino para não passar forme. Quer ajudar financeiramente? Ótimo, mas ajude mês a mês.

  • @erikarabelo5526
    @erikarabelo5526 Před 3 měsíci +1

    Precisa estar vinculada a notas porque há tendência a aprovação automatica. Provavelmente uma fiscalização com uma prova fora das maos dos professores. Professores vivem tirando licenças, vocês acham que a escola nao vai passar o aluno automaticamente sendo que nem professor elas estao ofertando

    • @erikarabelo5526
      @erikarabelo5526 Před 3 měsíci

      Tiram licença e não são substituídos, a turma fica com hora vaga fazendo Deus sabe o que

  • @talitavidigalterciottimend1280
    @talitavidigalterciottimend1280 Před 4 měsíci +1

    Oi Bibi. Como professora do estado do Paraná, vejo que qualquer incentivo que seja criado pra tentar manter os alunos na escola é melhor do que nenhum. Pra quem é pobre, qualquer valor ajuda. Tenho muitos alunos que trabalham, acho que eles não vão deixar de trabalhar, mas um pequeno valor que seja pode ajudar sim eles a nao desistirem de estudar. Uma coisa que teria que ser estimulada é o ensino noturno, para os alunos conciliarem os estudaos com o trabalho. Tem mto aluno com vontade de estudar e que não consegue mesmo. Claro que muitas outras coisas poderiam ser feitas para ajudar os alunos de baixa renda, mas acho que o bolsa família aliado a essa poupança, ja é um começo. Acho que algo poderia ser feito pelas adolescentes que deixam a escola pq engravidam. Mtas vezes elas nao encontram vagas em creche e abandonam a escola. Todo ano eu tenho pelo menos uma aluna que acontece isso.

  • @raulbrunosantoslima2632
    @raulbrunosantoslima2632 Před 2 měsíci

    Isso que você falou é um problema para os IF de Brasília, pois não sabemos o porque os alunos não fica nos cursos(superior, técnico e médio), mesmo tendo recursos como auxilio alimento, permanência e tecnológico.

  • @talitavidigalterciottimend1280
    @talitavidigalterciottimend1280 Před 4 měsíci +1

    Aliás, quem propos essa lei da poupança, se não me engano, foi a Tabata Amaral. Esses dias eu vi ela falando sobre isso no podcast da Tati Bernardi, o Desculpa Alguma Coisa. Sugiro procurar e ouvir pq ela explica bem direitinho pq esse projeto é uma boa ideia e daria certo.

  • @monicabiscola430
    @monicabiscola430 Před 4 měsíci

    Minha amiga saiu de casa, foi pra cidade de Alumínio, trabalhava, pagava aluguel, mas não era suficiente pra se manter, passou até fome e tinha vergonha de pedir ajuda pra família, se lascou todinha, até finalmente tomar coragem, trancou a faculdade e voltou pra casa da mãe😢

  • @jaoreclama
    @jaoreclama Před 4 měsíci +1

    Acho q é como vc diz... incentivo financeiro e bom mas melhor ainda seria investir em Ensino de qualidade, infraestrutura, etc... maior parte dos jovens que conheço abandonam a escola por falta desses fatores, TB não acho q só a grana não vai fazer a evasão escolar diminuir, ao contrário do nosso lindo presidente falou aí, os jovens quem trabalhar e ganhar dinheiro para dar uma vida digna para seu familiares.

  • @isac3158
    @isac3158 Před 4 měsíci

    vc poderia mandar um email para o ministério ou falar com ouvidoria e ajudar no processo de criação. o problema é reclamar e nao fazer nada sobre...

  • @joaopaulof.araujo9433
    @joaopaulof.araujo9433 Před 4 měsíci

    Um dos propósitos da Educação consiste em preparar o educando para o Mundo do Trabalho.
    Mas não o trabalho no sentido de sair do Ensino Médio, conseguir um emprego e trabalhar para alguém ou alguma empresa, e sim no sentido de perceber e compreender sua própria força de trabalho, como agente de mudança da própria vida.
    No sentido de compreender sua capacidade de mudar a própria realidade e a realidade social por meio da sua força de trabalho.
    O problema é que a grande maioria dos jovens precisa de renda para ajudar a família, sobreviver, etc, e assim acabam vendendo sua força de trabalho, e pior, muito precocemente, deixando de ir à escola por conta disso. Era sobre esta problemática que o presidente se referia.
    O objetivo consiste em evitar que o aluno venda sua força de trabalho, em outras palavras, seu tempo, e o utilize para ir à escola assistir às aulas.
    Torço muito para que o programa dê certo e se torne um programa de Estado.
    Uma situação ideal seria aquela em que o resgate não se desse apenas ao final do Ensino Médio e sim bimestralmente. Também seria muito bom se os valores fossem maiores.
    Muito obrigado.

  • @giuliapalharini813
    @giuliapalharini813 Před 3 měsíci +1

    Cansada desses políticos do Brasil, muita roubalheira, muita mentirada, tudo em cima do nosso dinheiro. Fazendo o brasileiro de palhaço e o brasileiro nem entende direito

  • @sandramartins2643
    @sandramartins2643 Před 4 měsíci +1

    O que o Lula quis dizer é que as pessoas precisam trabalhar, então elas serão incentivadas a estudar para, no futuro, poderem trabalhar.

  • @lucassilva7041
    @lucassilva7041 Před 4 měsíci +3

    Quem é contra esse tipo de incentivo não conhece o Brasil por completo, eu atualmente moro no interior do Ceará, me formei pela UFC e fiz mestrado pela UPPE graças as bolsas de graduação e pós, eu vivia uma vida miserável sim! Mas se não fosse isso hoje eu não teria a possibilidade de um trabalho remoto bem remunerado e provavelmente ainda viveria com salário mínimo. No ensino médio particularmente, aqui na minha cidade é comum os jovens largarem a escola principalmente agora que o ensino médio é em tempo integral, por que as famílias ganham pouco e precisam que eles trabalhem pra ajudar em casa, muitas famílias não ganham salário CLT fixo, vivem de agricultura familiar que em boa parte do ano não ganham quase nada por conta do período de estiagem, ou tem pequenos negócios e acaba que a conta não fecha. E no fim do dia deve ser meio difícil estudar com fome né. Pelo que eu entendi parte dos pagamentos serão feitos ao longo do ensino médio e o pagamento maior é na conclusão. Acho que pra muitos isso não se trata de um incentivo e sim de tornar possível frequentar a escola. Minha crítica quanto a isso é que poderia haver um levantamento social e dar o benefício apenas para os que realmente precisam dele, mas o incentivo em si já é um start fundamental. Além disso não se pode esquecer de outras práticas para melhoria do ensino, mas ai já é outro tema e eu já falei demais hehe.

    •  Před 4 měsíci

      Eu não disse que sou contra e sim que tenho duvidas, mas acho super valido

    • @lucassilva7041
      @lucassilva7041 Před 4 měsíci

      @ entendi, não me referi a você especificamente, mas das pessoas em geral que vem fazendo críticas mais rasas.

    • @patriciaguedes7834
      @patriciaguedes7834 Před 4 měsíci

      @@lucassilva7041 acho que o fato do jovem ter que estar com a família cadastrada no Bolsa Família já vai dar o recorte das pessoas que realmente precisam.

    • @lucassilva7041
      @lucassilva7041 Před 4 měsíci

      @@patriciaguedes7834 Você tem um ponto.

  • @mariaguadalupefernandes9147
    @mariaguadalupefernandes9147 Před 3 měsíci

    Ele está falando de jovens que têm que trabalhar como muitos da periferia, eu acho que você tem razão quando diz que estudar é mais importante do que trabalhar só que esse incentivo é principalmente nas periferias do país. Precisamos entender bem isso, empregadores em sua maioria preferem que não estudem para trabalhar mais. Obrigada!

  • @camilajasmin2865
    @camilajasmin2865 Před 3 měsíci

    O estudante não tem que esperar o fim do ensino médio para retirar todo o dinheiro, uma parte ele pode acessar durante o ensino médio e outra fica na poupança e só pode retirar ao concluir. A renda para participar do programa é de até 218 reais por pessoa da família, ou seja, é realmente para os estudantes em situação de - muita - vulnerabilidade.

  • @gabriel-le7ns
    @gabriel-le7ns Před 4 měsíci +2

    Esse é um assunto muito relevante

  • @norusca10000000000
    @norusca10000000000 Před 4 měsíci +2

    Muita má vontade. De alguém que não sabe qual é a realidade do ensino público no momento. Se o estado não serve para investir em educação não tem sentido existir estado.

  • @MissAnaMarga
    @MissAnaMarga Před 4 měsíci

    Parabéns Bibi!!! Muito sucesso nesse seu novo projeto

  • @sirleirosa1
    @sirleirosa1 Před 4 měsíci +3

    oi, achei importante vc colocar a questão do rendimento como produção cientifica, participação em feiras, eventos e etc; gostaria de saber mais sobre o seu projeto de educação

  • @BassAtoZ
    @BassAtoZ Před 4 měsíci +1

    Vou comentar!
    Sou professor de ensino superior público. Sempre estudei em escola pública, no tempo que era muitoooo melhor que o ensino privado!!!
    A ideia do presidente Lula é boa, mas ineficaz, por ser uma medida paliativa e mascarar uma solução real que traga mais equilíbrio para a população carente.
    Hoje o aluno carente, tem muitas necessidades que são para ontem. Muitos alunos não conseguem estudar por ter fome. Como estudar sem ter uma refeição adequada? E se a escola não tem a merenda para oferecer, como é estudar com fome? Nunca passei por isso, mas já lecionei para alunos nessas condições, é desumano, cruel, triste e uma situação desoladora. Isso para dar apenas um exemplo, de que estudar exige muitas condições, que muitas famílias não tem condições de dar. A poupança é uma ferramenta interessante ... mas o aluno só vai resgatar esse recurso financeiro após concluir todo o ensino médio, se tiver bom rendimento (condição essencial). Mas, se o aluno não tem uma boa alimentação, como vai se concentrar, como vai poder ter concentração, foco, desenvolver a parte cognitiva para ter um bom desempenho e poder concorrer ao pé de meia??? Complicado, certo!
    O Certo, seria criar políticas públicas, para melhorar a estrutura das escolas, com salas equipadas, laboratórios para atividades práticas, um refeitório para que seja servida uma merenda adequada, professores bem remunerados para desenvolver um bom trabalho e ter dedicação para lecionar apenas em uma escola. Estudar a situação de vulnerabilidades de famílias carentes e daí sim, oferecer um programa tipo Pé de Meia, onde o aluno em condições mínimas de saúde, alimentação e bem estar, possa se desenvolver com plenitude toda sua capacidade. Se queremos uma sociedade mais igualitária, esse é o caminho. O Pé de Meia, entendo como uma tentativa de ser o bonzinho, mas mantendo as regras do jogo e as mesmas moscas no poder. Creio que podemos mais ... não acham?

  • @lfbicalho
    @lfbicalho Před 4 měsíci +2

    Gente, desculpa, mas essa ideia de bolsa não faz sentido. O pobre quer dinheiro agora, não pra daqui a X anos!!
    Pessoal vai continuar trabalhando e estudando, o correto seria alterar o estilo de ensino, mudar metodologias e principalmente como as coisas são cobrada dentro de sala de aula. Eu fico puto que ninguém fala disso, e só sabem falar de incentivo financeiro.
    Não nego a importância de tais incentivos, só acho que poderia pegar essa grana e investir em mudanças mais significativas no ensino.

  • @luizgustavo4166
    @luizgustavo4166 Před 3 měsíci

    Com 14 anos eu tive que parar de estudar para trabalhar, era isso ou fome. Eu precisava de dinheiro de forma IMEDIATA, acredito que a maioria que para de estudar para trabalhar também, depois que tudo estabilizou eu voltei (aos 18) e terminei meus estudos. Então, acredito que não vai mudar tanto, como disse, a maioria esmagadona precisa do dinheiro agora, e não depois.

  • @etni_dev
    @etni_dev Před 3 měsíci

    Acho uma boa, é um começo para os alunos darem continuidade nos estudos, mas o problema é que terminar os estudos não muda muita coisa, uma pessoa com o 3o ano do ensino médio ainda não tem uma formação muito boa.

  • @carolinabrigida4954
    @carolinabrigida4954 Před 3 měsíci

    Eu gostei da proposta do papito. Os jovens de baixa renda e de escolas publicas as vzs nem sabem pra q serve o enem ou nem tentam realizar a prova. Eu fui ouvir falar em vestibular e enem qndo fui bolsista numa escola particular. Então o dinheiro poderia sim ser uma forma de incentivo

  • @professornpc9051
    @professornpc9051 Před 4 měsíci

    A frase ficou um pouco confusa mas eu entendi que ele quis dizer que se o aluno não terminar os estudos não vai conseguir trabalhar depois, na fase adulta, se tornando um jovem sem ocupação e se tornará uma pessoa ressentida com o mundo se tornando um problema pra sociedade. Na minha interpretação ele quer que o aluno estude para trabalhar depois em melhores condições. Em relação ao projeto, a ideia seria que esse "prêmio" em dinheiro seria um incentivo para o aluno ficar e terminar os estudos o que é bom pra ele e pra toda a sociedade. A proposta parece que é de iniciativa da Tábata Amaral que o governo abraçou. Na minha opinião acho uma iniciativa válida até porque nunca foi tentado algo assim, não sei se existem outros projetos semelhantes, mas alguma coisa com esse objetivo deve ser tentada. Um monte de gente sem perspectivas de futuro é o pior cenário.

  • @herbertweil665
    @herbertweil665 Před 3 měsíci

    Com R$ 10 mil o jovem consegue investir em um cursinho por exemplo e daí passar num vestibular melhor. Pode comprar uma moto, dar entrada num financiamento de casa, enfim. Ajudará e incentivará bastante, sim.

  • @demostenesbraga8481
    @demostenesbraga8481 Před 2 měsíci

    Acho que deveria ter mais escolas técnicas no Brasil. E que as famílias deveriam controlar a educação de seus filhos e não o governo

  • @analigiabr
    @analigiabr Před 4 měsíci

    Faz um vídeo sobre a polêmica das saidinhas, por favor! Baseada em estudos internacionais de medidas em segurança pública.

  • @0707gio
    @0707gio Před 4 měsíci +1

    Eu gostei muito da ideia do programa, mas o problema hoje em dia está nesse novo ensino médio: aqui no Paraná, por exemplo, só tem português, inglês, educação física e matemática de disciplinas de verdade, e o restante são coisas ridículas como "projeto de vida" e outras bobagens. Ou seja, nada de geografia, química, física, filosofia e coisas que não só são muito úteis na formação de uma pessoa como são exigidas em vestibulares e no ENEM. No final das contas, essas pessoas vão ficar fora da universidade e estarão muito distantes do nível de quem estuda em escolas particulares. O NEM segue sendo a ruína educacional do Brasil e precisava muito ser revogado.

    • @graziflor6051
      @graziflor6051 Před 4 měsíci

      Escola particular tem todas as matérias

    • @GoldennNash
      @GoldennNash Před 3 měsíci

      Vou reformular sua afirmação: o problema está na educação brasileira em sua totalidade, que sempre foi vergonhosa...

  • @sibelepelloso4897
    @sibelepelloso4897 Před 4 měsíci

    Eu acredito que para alguns, a poupança ao final pode ajudar e muito. Mas, para quem precisa trabalhar para ajudar em casa ou sustentar a sua familia, de que adianta esse valor lááá no final? Teria que pensar em algo para o durante.
    Quem não conseguir conciliar escola e trabalho (existe escola noturna e existe trabalho noturno), vai largar de qauer jeito.

  • @THIAGOARAUJO-hd5vg
    @THIAGOARAUJO-hd5vg Před 4 měsíci

    Pergunta para os professores o que eles acham

  • @Cendon12
    @Cendon12 Před 4 měsíci

    Nossa, esse programa é revolucionário. Talvez possa não significar muito pra muitas pessoas que têm condições, mas pra maioria dos alunos significa uma estabilidade mínima para pelo menos continuar na escola. Comprar um celular, um sapato, uma camiseta, ter um lazer no final de semana e etc…

  • @guilhermenavarrete1168
    @guilhermenavarrete1168 Před 4 měsíci

    existe feira de ciência na rede publica ?

    •  Před 4 měsíci +1

      Existe e já participei inclusive

  • @barbarafonseca9531
    @barbarafonseca9531 Před 4 měsíci

    9:20 realmente, o aluno não precisa se esforçar para receber esse auxílio estudantil. É uma pena que bons alunos que talvez não tenha cadrasto no bolsa família, não irão receber nada. Não acho justo.

  • @lucianaschvambachi326
    @lucianaschvambachi326 Před 4 měsíci +1

    Eu sempre estudei e trabalhei, e depois de sempre ser aprovado com MÉRITOS me deparei com a triste realidade de não poder fazer faculdade. Só consegui por meio de empréstimos. E NÃO BIBI. NÃO TRABALHAR NÃO ERA OPÇÃO. Wlw, flw?

    • @TheVisk
      @TheVisk Před 3 měsíci

      Isso aí! Esse programa é para deixar os mais jovens atolados a um estado corrupto. Você está certa, isso é pura compra de votos
      Temos que se esforçar, o que o governo te da ele pode tomar, mais não há nada melhor que a consciência limpa.

  • @pukulene
    @pukulene Před 3 měsíci

    Na minha opiniao funcionaria mais se em cada bairro tivesse uma biblioteca com sala de estudos e internet pois muitas vezes tbem faltam lugares adequados p os estudantes revisarem seus estudos. Quem propos esse programa do pé de meia foi a Simone Tebet acho que nao vira ...

  • @Elvis81327
    @Elvis81327 Před 4 měsíci

    Este é um assunto que tem que ser debatido para seu aperfeiçoamento.
    O bolsa família foi instituído e muito criticado, hoje é considerado uma ferramenta de transferência de renda pela ONU. Mesmo assim precisamos continuar debatendo. Os desafios estão sempre aparecendo e isto requer novas soluções.

  • @user-nr5zo5os2d
    @user-nr5zo5os2d Před 4 měsíci +14

    Na Alemanha, Noruega e afins: UAU, incrível o governo propor esse tipo de iniciativa.
    No Brasil: Verba pública jogada fora (segundo os reaças).
    E claro, zero discussão qualificada sobre quanto custa um aluno na universidade pública (equivale a uns '500' incentivos), nem sobre o modelo educacional BR (sucateia a base e a universidade pública é boa), tampouco qualquer referência à questão da falácia meritocrática que, gostem ou não, o programa ajuda a reduzir.

  • @ciromoraess
    @ciromoraess Před 3 měsíci

    Ótimo vídeo

  • @manhuntdiego
    @manhuntdiego Před 4 měsíci

    Pessoal usando a grana pra comprar uma 125 e andar na rua a 80 por hora passando lombada