Você gosta do Turíbulo?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2024
  • A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado.
    O “queimar” incenso ou a incensação exprime reverência, oração e acima de tudo ADORAÇÃO, pois segundo a tradição judaica antiga somente a Divindade poderia se oferecer incenso. E desse modo, podemos verificar o seu significado na Sagrada Escritura:
    Que minha oração suba até Vós como a fumaça do incenso, que minhas mãos estendidas para Vós, sejam como a oferenda da tarde.”(cf. Salmo 140, 2)
    O coroinha que manuseia este objeto é chamado de turiferário.
    “Adiantou-se outro anjo, e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro nas mãos. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro, que está diante do trono.” (cf. Apocalipse 8,3).
    Pode usar-se o incenso em qualquer forma de celebração da Missa:
    a) durante a procissão de entrada;
    b) no princípio da Missa, para incensar a cruz e o altar;
    c) na procissão e proclamação do Evangelho;
    d) depois de colocados o pão e o cálice sobre o altar, para incensar as ofertas, a cruz, o altar, o sacerdote e o povo;
    e) à ostensão da hóstia e do cálice, depois da consagração.
    O sacerdote, ao pôr o incenso no turíbulo, benze-o com um sinal da cruz, sem dizer nada.
    Antes e depois da incensação, faz-se uma inclinação profunda para a pessoa ou coisa incensada, exceto ao altar e às ofertas para o sacrifício da Missa.
    Incensam-se com três ductos (impulsos horizontal) do turíbulo: o Santíssimo Sacramento, as relíquias da santa Cruz e as imagens do Senhor expostas à veneração pública, as ofertas para o sacrifício da Missa, a cruz do altar, o Evangeliário, o círio pascal, o sacerdote e o povo.
    Com dois ductos incensam-se as relíquias e imagens dos Santos expostas à veneração pública, e só no início da celebração, quando se incensa o altar.

Komentáře • 72