#MUTAÇÕES

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 1. 08. 2024
  • Com Vladimir Safatle, graduado em Filosofia pela USP e em Comunicação Social pela ESPM, mestre em Filosofia pela USP e doutor pela Universidade Paris VII. É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy.
    Mediação de Christian Dunker, Psicanalista, Prof. de Psicologia da USP. Livre Docente em Psicologia Clínica, Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University. Membro de Escola do Fórum do Campo Lacaniano. Coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise-USP.
    Ciclo Mutações: Ainda sob a tempestade
    Muitos pensadores buscam definir o que acontece com a política hoje: as tentativas de explicação nem sempre abarcam todo o problema: Populismo? Conceito politicamente confuso que acaba por tornar as classes populares as únicas responsáveis, como escreveu o cientista político Ugo Palheta em seu último livro, La possibilite du fascisme; Neoliberalismo? Certamente em parte, mas ainda assim não é coisa nova: lemos no livro La Récidive 1938, de Michel Foessel que o conceito de neoliberalismo entra no vocabulário político em 1938, quando economistas e filósofos reuniram-se em torno de Walter Lippmann com o objetivo de “renovar o liberalismo econômico posto à prova com a crise de 29”. É certo que um dos fatores fundamentais para entender o neofascismo hoje está no grande avanço da tecnociências - uma das componentes essenciais das mutações na política. Mas as novas tecnologias da informação nem são muito originais no grande alcance de público: pensemos, como nos lembra ainda Foessel, na idade de ouro da informação: apenas na França, em 38, jornais diários tinham uma tiragem de 2 milhões de exemplares e os semanários da extrema direita - leia-se fascistas - chegavam a mais de 1 milhão e 200 mil exemplares.
    Muitos temas foram tratados no ciclo. Além do grande avanço da tecnociência, que homogeiniza tudo - valores, gosto, ausência de pensamento etc. - os conferencistas vão discutir a idéia de neofascismo não como regime, mas como movimento, “menos uma rejeição unilateral da modernidade e mais uma reação violenta a uma dimensão da modernidade: aquela que se caracteriza pelas promessas de liberdade, igualdade e emancipação das Luzes”.

Komentáře • 20

  • @marildamartinsfayad
    @marildamartinsfayad Před rokem +1

    Excellente .

  • @SueliLimaCoach
    @SueliLimaCoach Před 2 lety +2

    C Dunker e V Safatle são 2 intelectuais realmente implicados em fazer parte da mudança, contribuem c/ conhecimentos e c/ coragem na postura firme diante dessa conjuntura nefasta do nosso país. Grata! de Itu SP

  • @gabrieldonati8542
    @gabrieldonati8542 Před 4 lety +2

    Um dos melhores analistas da atualidade.

  • @dirlenepereira7982
    @dirlenepereira7982 Před 4 lety +5

    Melhor análise da atualidade, ever!

  • @deboratavares5625
    @deboratavares5625 Před 4 lety +4

    Excelente

  • @Calimuros
    @Calimuros Před 4 lety +3

    Uau!

  • @flaviomatsuyasantossuzuki5047

    O vídeo descreve sobre o sistema de recompensas. A dialética regula esse modelo.

  • @antoniovicentepereiraneto5691

    Excelente!👏👏👏👏👏👏👏👏,como sempre.

  • @Deuscuidamim.
    @Deuscuidamim. Před 4 lety +3

    O cara viaja demais... Nada de realidade brasileira! Por isso que s esquerda perdeu e vai continuar perdendo

    • @wiru.studio
      @wiru.studio Před 4 lety +9

      ele mandou a real, se vc não consegue entender é pq não tem qualificação ainda pra esse nivel de debate, ele não é o olavo de carvalho nem da ordens pra politico, ele faz o trampo dele, inspira outros mais jovens com linguagem mais simples como jones manoel e estes atingem o grande publico. O grande publico que elege bolsonaro não tem como chegar nesse nivel de abstração, mas o problema é deles e não da abstração- agora temos que diminuir o nivel intelectual pra esperar os retardatarios civilizatorios??? O brasil é burro pq foi tornado assim pelo liberalismo, mas tem cura. O brasil q precisa ser trazido pra cima e não os intelectuais pra baixo.

    • @Deuscuidamim.
      @Deuscuidamim. Před 4 lety +1

      @@wiru.studio você já comprou a cartilha e também já ganhou o título de otorio útil.
      O que o socialismo fez de bem pra humanidade? Só mortes e fome. Abre a mente cara!

    • @helgafever768
      @helgafever768 Před 4 lety +5

      @@Deuscuidamim. O comunismo trouxe algo essencial a humanidade. De que é possível um mundo diverso ao capitalismo...

    • @deboratavares5625
      @deboratavares5625 Před 4 lety +2

      Elias Alves Magalhães certamente não assistiu ao vídeo todo

    • @marcosvallinipereira
      @marcosvallinipereira Před 4 lety +1

      vai lá nos canaizinhos da turminha alinhada com o que ele comenta e analisa...
      essa turminha os simplórios como vc entendem bem