Paquetes N/T Vera Cruz e N/T Santa Maria

• čas přidán 8. 09. 2024
  • Um video homenageando os transatlânticos gêmeos da CCN, O Vera Cruz e o Santa Maria.
    Para curiosidade, o meu avô viajou no paquete Vera Cruz no final dos anos 50, do Rio de Janeiro para Santos. A viajem durou só uma noite, mas ele lembra de tudo o que viu lá.

• @beterodrigues3737
    @beterodrigues3737 Před 3 lety +4

Meu pai veio de Portugal ao Brasil pelo Vera Cruz em 1955. Que video lindo! Parabéns por nos proporcionar essa relíquia!

• @victorluz2248
    @victorluz2248 Před 3 lety +3

Tive o privilégio de viajar no Vera Cruz no de 1970 com 6 anos de idade para vir a Metrópole conhecer a família.
    Belos tempos..
    🇵🇹🇵🇹🇦🇴🇦🇴💚💚♥️♥️
    Um abraço
    Victor Luz

• @tojovalente5817
    @tojovalente5817 Před 8 lety +4

Os meus avós fizeram algumas viagens no santa Maria para a Venezuela. Na primeira viagem que o meu avô fez , o navio ainda fez escala em cuba. Mais tarde passou a fazer escala em Miami. O meu avô conta histórias fantásticas do barco , desde as piscinas , passando pelo cinema, baile , comida e até o pormenor de haver um jornal imprimido no barco todos os dias com notícias. Bons tempos, em que o avião já ganhava terreno mas ainda não chegava ao encanto dos paquetes!

• @marioribeiro1274
    @marioribeiro1274 Před 9 lety +4

Meu avô (português) e minha avó (brasileira) viajaram no Vera Cruz. Eu me lembro muito bem desde navio zarpando do porto do Recife com destino a Portugal nessa viagem dos meus avós em 1958. Era um transatlântico famoso pela sua grandeza e conforto aos passageiros.

• @tulioluiz4395
      @tulioluiz4395 Před 3 lety

Meu avô chegou em 1958 no recife no vera Cruz

• @carlosameira1
    @carlosameira1 Před 14 lety +3

Meu pai foi tripulante desde a primeira viagem do Vera Cruz. Foi a Belgica buscar o navio juntamente com o seu primeiro comandante Hilário Marques.
    Navegou nele até 01/12/1954. Nunca mais se fez ao mar.
    Excelente vídeo!

• @marcusvilaflormaia2336

Viajei no Vera Cruz, em 1956 ,na companhia de meus pais, no trecho Salvador/Lisboa. Na ocasião eu tinha 8 anos e hoje estou com 74 e a viagem ficou registrada na minha memória.

• @PMI2006
    @PMI2006 Před 14 lety +4

Yo viaje en el Sta Maria en el año 73 desde La Guaira hasta Tenerife, con escalas en Curaçao y Miami. 13 dias maravillosos en inborrables de mi mente.

• @oscarguimaraes4696
    @oscarguimaraes4696 Před 8 lety +5

Boa tarde a todos vós.
    O meu Avô Comandante Óscar de Oliveira Guimarães, foi quem levou estes e outros paquetes da extinta Companhia Colonial de Navegação a muitos Portos.
    Que grande orgulho tenho em ter o mesmo nome do meu avô e ter muitas recordações dos paquetes aqui vistos em minha casa, herdados da nossa família.
    Muito obrigado a todos vós por não se esquecerem de tão grande foi esta companhia e a sua frota.
    Óscar Guimarães

• @antoniobarreto7120
      @antoniobarreto7120 Před 3 lety

Fui amigo dele, andámos juntos no Império, era o Comandante e eu 2º Oficial de Máquinas. Gostava de uns fadinhos, guardo boas recordações.

• @wisdomseeker2512
    @wisdomseeker2512 Před měsícem

Matando saudades.
    Vim nele de Luanda pra Lisboa em Abril 1970 quando meu pai acabou a comissão na PSP de Angola. Tinha 6anos. Minha mãe meu irmao e minha irmã todos enjoaram menos eu e meu pai.
    Fizemos escala em S.Tomé e visitámos a ilha do Príncipe de canoa. Minha mãe gritou a travessia quase toda com medo de a canoa se virar. Parámos também em Las Palmas onde me compraram a primeira boneca que ainda hoje tenho.

• @carlosameira1
    @carlosameira1 Před 14 lety +3

Encontrei em casa uma passagem de segunda classe da viagem inaugural do Vera Cruz. Fantásticas lembranças de meu pai e tios.

• @glendanunez2253
    @glendanunez2253 Před 6 lety +5

I was baptized on the Santa Maria in Port Everglades in 1965!

• @luisvieira4461
    @luisvieira4461 Před rokem

Entrei uma vez no verá cruz quando ele estava atracado em Alcântara porque o meu pai era lá cozinheiro. Foi em 1963 tinha eu uns 8 anos ainda hoje guardo uma pequena recordação, já se passaram 60 anos.

• @marciogarcia3473
    @marciogarcia3473 Před 9 lety +4

Meu Pai Viajou de Vigo Espanha para Brasil em Abril de 1955,, No Santa Maria, Ver este navio traz bastante emoção em ver um pouco do que viveu nesta viagem de 13 a 15 dias em alto mar... Bem bacana

• @armindomatias2375
    @armindomatias2375 Před 10 lety +8

A guerra colonial deixou-me algumas mazelas mas proporcionou-me o privilégio de fazer uma viagem transatlântica no paquete Vera Cruz, num belíssimo camarote, que marcou a minha vida. Começou a 4 de Fevereiro de 1970 (faz hoje precisamente 44 anos) e terminou no final do mês, com paragens em Cabo Verde, Luanda, Lourenço Marques, Beira, Porto Amélia e Nacala. Inesquecível e emocionante dadas as condições em que foi feita. O fim da viagem coincidia com a entrada no teatro de operações. Foi com um sentimento indescritível que vi o Vera Cruz afastar-se lentamente e sumir-se no vasto oceano índico de regresso a Portugal.

• @mariaccorreia
      @mariaccorreia Před 10 lety +2

Viajei no Vera Cruz, entre Funchal - Madeira e Lisboa no ano 1960. Foi uma bela viagem e a primeira vez que saí da minha terra. Recordo com saudade esse belo navio.

• @frednoite7615
      @frednoite7615 Před 10 lety +2

viajei no paquete moçambique, com destino a Nacala em 1968 com quatorze anos e adorei passar por s.tome,luanda,lobito,cap ton,lourenço marques,beira e nacala.Estou com 60 anos, mas nuca mais vou-me esquecer.

• @joaofranco9434
      @joaofranco9434 Před rokem

Também viajei no veracruz a12 6 71 para lisboa com destino a santamargida 😢e em setembro para Angola 😢

• @lucianomonteiro7492
    @lucianomonteiro7492 Před 9 lety +6

Embarquei no magestoso VERA CRUZ, no dia 25 de julho de 1970 rumo a Angola eramos cerca de 3000 militares, tivemos uma viagem maravilhosa chegamos a Luanda no dia 4 de Agosto, aproveito para cumprimentar todo este pessoal, inclusive membros da tripulaçao que recordam este magestoso VERA CRUZ

• @heliodorofernandez4862
    @heliodorofernandez4862 Před 11 lety +2

Yo viné con mi Mamá desde Portugal hacia Venezuela a principios de 1960 en el Santa María. Aún hoy recuerdo ese viaje.

• @eduardojesusventura9544
    @eduardojesusventura9544 Před 7 lety +2

Em 9 de Janeiro de 1972, embarquei para Luanda no navio Vera Cruz, viagem maravilhosa. Penso ter sido a última viagem de Lisboa para Luanda com o transporte de tropas, pois partir dessa data deixou de operar.

• @manueljorge8087
    @manueljorge8087 Před 11 lety +3

Eu vim para o Brasil no Vera Cruz e era um belo Navio, eu tinha 8 anos e chegamos a Santos 16/02/1954

• @veravaz3919
    @veravaz3919 Před 6 lety +5

O meu nome é Vera porque nasci no paquete Vera Cruz, em 29/08/1961, em viagem de Luanda para Lisboa. Como recordação, tenho o jornal de bordo do dia 30/08/1961. Gostaria de ter mais recordações da minha "terra". Será que alguém me pode ajudar?

• @jaymegoncalves8311
    @jaymegoncalves8311 Před 3 lety

Em maio de 1953 com 8 anos de idade , viajei com meus pais e meu irmão para Portugal saindo do Rio de Janeiro para Lisboa embarcando no Vera Cruz. Voltamos após 6 meses também pelo mesmo navio. Na ida paramos em Cabo Verde e na volta na Ilha da Madeira. Que viagem maravilhosa ! . Lembro-me bem deste navio com saudade e muita emoção.

• @burrugajp
    @burrugajp Před 14 lety +2

Parabéns pelo vídeo. Aos 7 anos de idade o Vera Cruz me levou de Lisboa a Santos em abril de 1959 numa viagem inesquecível. Esplêndido navio. Emocionante!

• @eutenhodoisfilhos
    @eutenhodoisfilhos Před 12 lety +3

o meu avo materno era o medico de bordo do barco santa maria o dr. manuel maria de lucena e silva

• @archs00
    @archs00 Před 3 lety

Santa Maria, o navio que me trouxe para a Madeira saindo do Curaçau em 1966 tinha eu 4 anos! Lembro-me de ter fundido a luz do beliche onde dormia por estar a brincar com o interruptor acendendo e apagando!

• @diogomagalhaes6562
    @diogomagalhaes6562 Před 10 lety +5

gostei muito do video o meu pai navegou no imperio e no vera cruz e no santa maria na guerra colonial em angola.

• @MindsharePortugal
    @MindsharePortugal Před 14 lety +1

O meu avô foi durante muitos anos 1º marinheiro piloto destes 2 barcos e lembro-me que foi ele que pilotou o Santa Maria na sua última viagem e que ficámos com a sua bandeira para recordação.
    Essa bandeira foi hasteada no dia 26 de Abril de 1974 na nossa casa da Av D Carlos I e ocupava as janelas do 4º ao 2º piso.
    Muito bom este documento. Há muito pouca registada sobre esta época.
    Rui Ribeiro

• @KingLewis46
    @KingLewis46 Před 8 lety +1

Meus avos e minha mae migraram da espanha para argentina neste navio em 1954 . Achei um artigo com os nomes deles e a foto do barco , obrigado internet

• @fernandobarreiros6272
    @fernandobarreiros6272 Před 3 lety +1

Maravilha lindos

• @albertobras621
    @albertobras621 Před 11 lety +2

Alberto Brás
    No dia 25 de Janeiro de 1955 saí do Porto Conde de Óbidos e cheguei ao Porto de Laguaira em Venezuela no dia 4 de Fevereiro do mesmo ano Era um Paquete Maravilhoso depois fiz várias viagens no Paquete Santa Maria viagens maravilhosas que ainda hoje recordo com saudades. Só lamento que tivessem dado cabo da nossa marinha mercante que era fabulosa

• @augustoferreira5077
    @augustoferreira5077 Před 10 lety +1

EU TIVE O PRAZER DE VIAJAR NO NAVIO VERA CRUZ IMIGRANTE PORTUGUES HOJE COM 66 ANOS TINHA EU NA EPOCA 4 PARA CINCO ANOS MAS ME LEMBRO PERFEITAMENTE OUVE UMA TRAGEDIA SÓ NAO ME LEMBRO SE FOI NO PORTO DE SANTOS OU NO RIO DE JANEIRO AFUNDOU UMA LANCHA PROVOCADA POR ONDA GIGANTE QUANDO O VERA CRUZ ACIONOU O MOTOR MORREU MUITA GENTE FOI UMA TRAGEDIA HOJE MORO NO RIO DE JANEIRO OBRIGADA PELA ATENÇAO

• @TheRoseira
      @TheRoseira Před 6 lety +1

Augusto também cheguei ao Brasil em fevereiro de 1954 trazida pelo Vera Cruz quando tinha 7 anos de idade e confirmo a tragedia da qual você fala. Ela ocorreu no Rio de Janeiro. Estávamos todos no convés a ver as barcas onde muitos parentes dos que estavam no navio procuram olhar mais de perto e penderam o peso para um só lado. Estou a procura dessa informação em jornais da época mas não tenho tido sucesso pois estou a escrever sobre a vinda da minha família para o Brasil. Se alguém souber de alguma informação sobre esse fato por favor meu e-mail rosalinalves8@gmail.com. gratidão

• @alexandremeloresendegmail1334

Minha vó Ana de Paiva, veio com o meu tio Mário e minhas tias Maria dos Anjos e Emilia no Vera Cruz, meu pai Manuel tinha que terminar o exame de 4a. classe veio em 1962 no navio espanhol Cabo de São Vicente.

• @fernandoestevesrodriguez5117

Meus pais e um tio vieram da Espanha para o Brasil no Santa Maria. Eu lembro que eles tinham a foto do navio.

• @Diegomsfc
    @Diegomsfc Před 10 lety +2

Meu Vô e minha Vó vieram de Portugal para Santos nele.... No Vera Cruz!!!

• @AgathosDaimon2
    @AgathosDaimon2 Před 3 lety

Foi minha casa por 11 dias, cheguei ao Rio de Janeiro em abril de 1961 com minha mãe..

• @jobapor
    @jobapor Před 12 lety +1

Infelizmente, não tive o prazer de viajar nesse magnífico navio da época. Parabéns para aqueles que tiveram a oportunidade de o fazer.

• @JoseAugusto49
    @JoseAugusto49 Před 4 lety +2

Fiz duas viagens Luanda - Lisboa e vice-versa. Saudades desses tempos!

• @pintoferreiramanuelalbino7475

sim é verdade trabalhei a bordo deste maravilhoso navio demorava oito dias e uma noite desde que saía de Lisboa a Luanda maravilhosas viagens que se fazia e quando os passageiros eram civis e tropa portuguesa a viagem ainda era melhor

• @wisdomseeker2512
      @wisdomseeker2512 Před měsícem

Mas a minha viagem de Luanda a Lisboa durou 13 dias.

• @joaquimferreira9312
    @joaquimferreira9312 Před 7 lety +2

A 18/05/1970 Embarquei no Vera Crus em Porto Amelia Moçambique com destino a Lisboa no fim da minha comição 1968 A 1970 Companhia de ENGª 2393 ( CONTRA COSTA)

• @migueldealmeidacunha4439

viajei em 10/54....mamae...irmao de 2anos .....obigado minha mae pelo zelo para conosco....saudades.................................

• @condecanelas
    @condecanelas Před rokem +1

Eu nasci no navio paquete Vera Cruz em 18 de Novembro de 1958

• @AgathosDaimon2
    @AgathosDaimon2 Před 3 lety

Meu pai viajou no Santa Maria em 1958 para o Rio de Janeiro, eu tinha 2 anos e não tenho memórias do meu pai nesta época..

• @franciscojosepineirolorenz4945

hABITUAL AMBOS EN EL pUERTO DE vIGO, eran dos barcos muy queridos, en Vigo, cuando recalaba, paraba máquinas frente al Hospital de San Juan de Dios, en donde había niños con problemas de todo tipo y hacia sonar la sirena para saludarlos y seguidamente se dirigia a la zona de atraque. eran habituales sus viajes a Venezuela

• @javiergilvidal1558
      @javiergilvidal1558 Před 3 lety

Don Francisco, ¿sabe si el Santa María iba a Buenos Aires? Mis padres, gallegos, se casaron en su aldea de Taboexa en el Ayuntamiento de Las Nieves el 28 de Abril de 1955. Poco después embarcaron en Vigo a bordo de un buque llamado "Santa María" que los dejó en Buenos Aires el 16/6/1955, justo el día del primer golpe contra Perón. Estoy seguro de que el "Santa María" de este video es el de mis padres, pero no he visto que fuera a Argentina, lo más al sur que llegaba era Brasil para de ahí subir hacia Venezuela y Estados Unidos. ¿Tiene usted más información? Gracias.

• @jorgebaldaia3720
    @jorgebaldaia3720 Před 3 lety +1

Oh! Estão todos a gabar o navio Vera Cruz. Mas, navio, navio, era o excelente Uige - um cargueiro transformado em transporte de passageiros (militares!), e onde eu viagei para Angola a 8 de Maio de 1969, com chegada a 21 de Junho seguinte. Super rápido, não foi!!??

• @arturcravo3998
    @arturcravo3998 Před rokem

Viajei no Vera Cruz em 1956, na sua primeira viagem que fez a África.

• @29zappa
    @29zappa Před 13 lety +3

É pena que ainda não tenham feito um documentario (pelo menos que eu tenha conhecimento), sobre estes navios e outros da época, afinal fizeram parte de uma era da nossa historia e deles pouco se sabe, creio que deviam valorizar a sua prestação a história da marinha portuguesa.

• @mariaceciliainocenciomarti4209

Eu vim de Portugal para o Brasil em 1958 no Vera Cruz

Meu marido veio de Portugal em 1954 no Vera Cruz José Correia Martins

• @LuisRabit
    @LuisRabit Před 7 měsíci

O meu pai viajou nele em 1958, para a Venezuela.

• @Zpichaque
    @Zpichaque Před 2 lety

Yo viaje en el Santa María de Madeira a la Guaira , llegue a la Guaira el 8 de Diciembre d 1971

• @cascaosimoes
    @cascaosimoes Před 12 lety +2

Os abutres deram cabo da nossa Marinha Mercante , sei do que falo pois naveguei cerca de 25 anos nos navios da Soponata.

• @gabriellelis
    @gabriellelis Před 13 lety +1

meu pai saiu de vigo em 1956 ha brasil no veracruz
    tbm acho quemerecia um documental

• @user-oj2qy6yw2c
    @user-oj2qy6yw2c Před 2 měsíci

Andei no VERA CRUZ 2 vezes .
    Balançava muito passar equador

• @ELNIDODELAGUILAMUSICAS
    @ELNIDODELAGUILAMUSICAS Před 8 lety +1

VIAJE EN EL SANTAMARIA VERANO DE 1972 DE ESPAÑA A VENEZUELA... VIGO / LA GUAIRA...

• @mariaermelinda8888
    @mariaermelinda8888 Před 8 lety +3

Viajei no Vera Cruz em Janeiro de 1961 para Angola

• @y_pekeno_wolf8311
    @y_pekeno_wolf8311 Před 8 lety +1

minha vo já visitou esse navio

• @helenarodrigues8645
    @helenarodrigues8645 Před rokem

Não há um documentário sobre o "Carvalho Araújo" e o "Lima"????

• @fernandolima6335
    @fernandolima6335 Před 6 měsíci

E entao quanto tempo durava a viagem Lisboa Luanda ou Lisboa lourenco marques

• @Rotebuehl1
    @Rotebuehl1 Před 10 lety

Olá! Então o seu avô trabalhou nestes barcos?
    Olha, que sorte !!!
    Parabéns!
    ...e que iiinveeejaaa ;-)))))))

• @palacio59
    @palacio59 Před 12 lety

Sou filha de emigrantes portugueses ;o meu pai LUIZ PEDRO DIAS ; chegou ao Brasil em l954 e minha IZILDA MARIA MARTINS chegou em l958 os dois viajarão no navio VERA CRUZ.

• @carlossousa8589
    @carlossousa8589 Před 5 lety

O Navio que meu pai imigrou para o Brasil, saindo do Porto-PT em 1958,

• @mavimilani8482
      @mavimilani8482 Před 3 lety

O meu avô veio no mesmo navio, no mesmo ano, o navio carregou tantos sonhos, desculpe a pergunta, seu pai ainda é vivo?

• @duartesimoes508
    @duartesimoes508 Před 2 lety

O vídeo é louvável e bem intencionado mas a qualidade das fotos é péssima.

• @Rotebuehl1
    @Rotebuehl1 Před 10 lety +2

Em vez do Mozart como trilha sonora - nada contra, claro! - podiam ter posto um compositor português...afinal são naves portuguesas...
    ...mas, por outro lado:
    ...repensando melhor e também relembrando, que estes barcos foram todos construidos no estrangeiro, também se pode "voltar meter" o Mozart "aqui dentro", né !?...
    ;-))))))))))

• @mariacorreia6107
    @mariacorreia6107 Před 3 lety

Ultimo viaje

• @eutenhodoisfilhos
    @eutenhodoisfilhos Před 12 lety +1

se alguem tiver alguma fotografia da equipa de bordo desta altura mais ou menos a partir dos anos 5o mandei-me para o meu email mrito848@gmail.com para maria manuel lucena veloso rito obrigado.