Entenda o que significa aplicar uma Santa Missa por uma pessoa falecida

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 05. 2022
  • Pe. José Eduardo e Dom Henrique nos falam sobre o significado do Sufrágio e da Espórtula (esmola).
    “É um pensamento santo e salutar orar pelos mortos.” (2Mc 14,45)
    “Não oferecerei ao Senhor, meu Deus, sacrifícios
    que não me tenham custado nada.” (2Sm 24,24)
    "Depois, tendo organizado uma coleta individual, que chegou a perto de duas mil dracmas de prata, enviou-as a Jerusalém, a fim de que se oferecesse um sacrifício pelo pecado. [Judas Macabeu] mandou oferecer um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.” (2Mc 12,43.46)
    “Desde os primeiros tempos a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o sacrifício eucarístico [cf. DS 856], a fim de que, purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos.” (CIC, n. 1032)
    “É tradição firmemente estabelecida na Igreja que os fiéis, movidos por seu espírito religioso e seu senso eclesial, acrescentem ao sacrifício eucarístico um certo sacrifício pessoal, a fim de participar mais estritamente daquele. Atendem assim às necessidades da Igreja... [Lc 10,7; 1Tm 5,18; 1Cor 9,7-14].” (Papa Paulo VI, Motu Próprio Firma in Traditione, 13 de junho de 1974)
    “O alto significado teológico da espórtula dada ao sacerdote para a celebração do sacrifício eucarístico... A importância ascética da esmola na vida cristã, ensinada por Jesus mesmo, pois a espórtula oferecida para a celebração de Missas é uma forma excelente de esmola.” (Congregação para o Clero, Decreto sobre as espórtulas da Santa Missa, Artigo 7º, 22 de fevereiro de 1991)
    Obras em estado de graça que podem ser aplicadas aos falecidos: orações, esmolas, jejuns e penitências de qualquer tipo, indulgências e, acima de tudo, o Santo Sacrifício da Missa.

Komentáře •