Literatura indígena - Conexão Futura - Canal Futura

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Literatura indígena - Conexão Futura - Canal Futura
    A população indígena brasileira triplicou nas últimas duas décadas. De acordo com o levantamento mais recente do censo demográfico do IBGE, mais de 817 mil brasileiros se declaravam indígenas no ano 2010. A pesquisa registrou 274 idiomas entre as trezentas e cinco etnias encontradas. E a literatura tem um papel fundamental para o resgate e a manutenção dessas culturas. Para falar mais sobre esse assunto, recebemos aqui no estúdio o escritor Daniel Munduruku, Aline Ferreira, gestora científica do projeto de documentação de língua indígena do Museu do Índio e ainda conosco José Ribamar Bessa Freire, professor de educação indígena da UERJ e da UNIRIO.| Conexão Futura, 14 de julho de 2015. Apresentação: Cristiano Reckziegel
    Confira todos os episódios do Conexão Futura em nosso canal; inscreva-se agora: goo.gl/80HcYG
    Saiba tudo sobre o programa no nosso site: goo.gl/H9hjav
    Saiba tudo sobre o Canal Futura: goo.gl/ti2i99
    Siga nosso Twitter: / canalfutura
    Curta nossa página no Facebook: / canalfuturaoficial

Komentáře • 14

  • @mariadefatimacorreacoelhof3244

    Professor Ribamar do antigo Instituto Christus do Amazonas?? Poxa, fico imensamente feliz de revê-lo. Grata surpresa.

  • @susangoldblack
    @susangoldblack Před 6 lety +8

    Muito interessante! Principalmente a biografia, a sociedade precisa ter acesso às isso.

  • @joseantoniorodriguesfreire3424

    Parabéns Daniel nos indiginas etinia Tabajara aldeia marruá. Mosenhor Tabosa ceara .adimiramos o seu trabalho de literatura

  • @mariadefatimacorreacoelhof3244

    Daniel é conhecido, reverenciado e respeitado por todos aqueles que têm cultura, educação, sensibilidade, berço no sentido de ter sido bem nascido, independente de seu poder aquisitivo. Parabéns Daniel, você já é um vencedor por méritos próprios. Saúde e boa sorte.

  • @lucianamendespeixoto3379
    @lucianamendespeixoto3379 Před 6 měsíci

    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @mariadefatimacorreacoelhof3244

    Boa noite, Daniel, quando você migrou para a cidade proveniente da aldeia, encontrou dificuldade de adaptação?? Melhor dizendo, plagiando Caetano veloso, ¨¨... e foi um difícil começo, a paz do que não conheço.... aprendo depressa a chamar-te de realidade, porque és o avesso do avesso, do avesso do avesso¨¨. Gostaria de saber, genericamente falando, se os escritores indígenas e melhor dizendo, você, o que acha dessa letra. Obrigada.

  • @mariadefatimacorreacoelhof3244

    Existe Daniel, poetas ou poetizas narrando histórias épicas dos conflitos existenciais dentro da floresta?? Obrigada.

  • @aparecidopereira158
    @aparecidopereira158 Před 5 lety +1

    Eu acho o Daniel muito inteligente, um comunicador eloquente, mas descordei dele quando refutou num dos seus vídeos o termo indígena. Na opinião dele as tribos tinham que ser chamadas de acordo com a origem de cada tribo: como tupinambá , tupiniquins etc...e não um nome comum a todos. Só que os índios também tem um nome comum para nós, e não importa qual é a nossa cor,ou raça para eles todos são homens brancos e nós não refutamos isso.

    • @anabeatrizbarreto33
      @anabeatrizbarreto33 Před 4 lety +4

      Pense no brasileiro chegando no exterior sendo chamado de latino sem ninguém se dar ao trabalho de saber qual seu país de origem. Se isso ocorrer na Europa, o europeu tem o direito de negligenciar nossas origens e as individualidades dos países e povos latinos só porque chamamos eles de "europeu"?

  • @Rickriquinho
    @Rickriquinho Před 2 lety

    NÃO EXISTE LITERATURA INDÍGENA. SÓ FALA UMA TOLICE DESSAS QUEM NÃO TEM CULTURA E NÃO CONHECE LITERATURA DE VERDADE.