parte 4 estação de trem Mogiana de Ribeirão Preto 2024

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 08. 2024
  • edição por Tiago almeida
    Estações
    Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e Navegação
    Em 1872, através da lei provincial nº 18, de 21 de março, o Governo Imperial concedeu privilégio e garantias para construção de uma estrada de ferro ligando Campinas a Mogi Mirim.
    No dia 1º de julho deste mesmo ano realizou-se na Câmara Municipal de Campinas a primeira reunião oficial para organização da Companhia Mogiana, contando com a presença de dos principais fazendeiros da região, políticos e capitalistas.
    A Cia Mogiana foi organizada pelo capital cafeeiro brasileiro e seus principais acionistas eram os próprios fazendeiros.
    O primeiro presidente da Cia. Mogiana foi o Dr. Antônio de Queiroz Telles, Barão, Visconde e depois Conde de Parrnaíba, tendo exercido este cargo de 1873 a 1886.
    Em 25 de abril de 1880 uma lei provincial concedeu a Cia. Mogiana o privilégio para a construção de uma estrada ligando Casa Branca a São Simão e Ribeirão Preto.
    Estação do Alto
    Foi inaugurada em 9 de agosto de 1911 (Zamboni, 1993, p. 58).
    Inserida na chamada Zona Mogiana, a Estação do Alto integrava o complexo ferroviário da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e Navegação, instalado na região de Ribeirão Preto. Esta região foi considerada a capital agrícola do Estado de São Paulo até a década de 1920 em razão da produção de café.
    Referência:
    ZAMBONI, Maria Celia. A Mogiana e o Café - Contribuições para a História da Estrada de Ferro Mogiana. Mestrado, Unesp/Franca, 1993.

Komentáře •