Achadinha, uma terra de encantos...

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 04. 2014
  • Achadinha é uma freguesia do concelho de Nordeste, com 13,86 km² de área e 535 habitantes (2011).
    Foi na freguesia da Achadinha que se deu o desembarque das tropas Liberais vindas da Terceira, no assalto final contra o último reduto Miguelista nos Açores, a 1 de agosto de 1831. Ao que consta, a população da freguesia terá recebido mal as tropas liberais.
    O Padrão Histórico existente na freguesia - erigido em 1957, com um azulejo retirado de uma pequena ermida dedicada a São Bento, que existiu anteriormente no local onde hoje figura a Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário.
    A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, edifício do séc. XVI, tal como em outros lugares deste concelho, foi várias vezes remodelada, sendo as ultimas intervenções de 1830, e posteriormente em 1882. Tem o corpo principal dividido em três naves e o retábulo do altar-mor é de talha dourada, esculpida em 1734. Embora humilde, esta talha engrinalda de forma vibrante este belo templo.
    Da Achadinha saíram nomes ilustres das letras, como João de Melo e Adelaide Freitas. Em homenagem ao romancista João de Melo, o município recuperou a antiga casa de família do escritor, adaptando-a Casa de Cultura.
    Trilho Terras de Nosso Senhor
    Um dos antigos caminhos rurais que ligava a freguesia ao povoado vizinho, agora adaptado a trilho pedestre e com o nome de Terras de Nosso Senhor, é uma das ofertas turísticas deste lugar, a que se junta a gastronomia típica no Restaurante Amaral.
    O principal meio de subsistência é a agricultura e produção de leite. As principais culturas é a batata e a plantação de milho, para posteriormente ser transformado em silagem para o gado bovino. Tambem pratica se a criação de gado bovino de carne.

Komentáře • 4

  • @gloriamt
    @gloriamt Před 10 lety +1

    Parabéns pelo vídeo. Está bem filmado com música agradável a acompanhar. Tenho, no entanto, um pequeno reparo a fazer ( e espero que não me leve a mal por isso): tendo em conta a breve descrição que é feita sobre a história da freguesia, poderia ter filmado também o monumento dedicado ao desembarque das tropas liberais, assim como a casa cultural João de Melo, a Junta de Freguesia, e outros locais de interesse público. Qualquer iniciativa deste género é sempre de louvar...as pessoas normalmente se esquecem que se não houver alguém que se lembre de fazer um registo para a posteridade, a história não se faz. É importante que saibamos quem somos :).

    • @Lynobmedeiros
      @Lynobmedeiros  Před 10 lety

      Desde já agradeço o comentário a mim direcionado. Estes comentários são sempre bem vindos e benéficos. Sem dúvida alguma reconheço que a Sr.ª Glória Torres tem toda a razão quando diz que faltou filmagens relacionadas com o monumento dedicado ao desembarque das tropas liberais, a casa cultural de João de Melo, a Junta de Freguesia e outros locais de interesse público. Confesso que este trabalho foi realizado apenas em breves horas e com o intuito de fazer constituição de um trabalho que foi enviado para os EUA. Na sequência dessas gravações tive um grande percalço e fiquei “preso” no nosso calhau, o que tornou impossível realizar mais filmagens, sendo muitas dessas nos sítios que referiu. Aproveitando esse trabalho, quis fazer uma compilação de algumas filmagens e mostrar o que há de melhor na Achadinha. Mas garanto-lhe que com o aproximar do verão e com calma irei realizar um novo vídeo e este completíssimo que depois pode ir ao encontro dos 500 anos de elevação do Nordeste à concelho ou então como um spot publicitário à nossa freguesia. Obrigado

    • @gloriamt
      @gloriamt Před 10 lety +1

      Achadinha Nordeste
      Aguardarei o novo vídeo :) Bom trabalho!

    • @Lynobmedeiros
      @Lynobmedeiros  Před 10 lety

      Gloria Torres
      Obrigado :)