Escrita Criativa: Reescrever ou Não?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • Saudações a todos. Neste vídeo falo sobre o processo de reescrever um livro. Será que vale a pena rever e lapidar o que você escreveu? Ou é melhor não tocar no texto, mantendo a essência bruta? Qual é a sua opinião sobre o assunto? E, se você é um autor, como faz? Compartilhe a sua experiência nos comentários ;-)
    Link do blog: www.filosofianerd.com.br
    Link para o podcast: filosofianerd.b...

Komentáře • 91

  • @Lorran0702
    @Lorran0702 Před 6 lety +14

    "Disciplina e trabalho constante são as pedras de amolar sobre as quais a faca cega do talento é trabalhada até ficar afiada o suficiente."
    Stephen King - Dança Macabra

  • @Mcryukendpo
    @Mcryukendpo Před 6 lety +2

    Aprendi no meu último TCC a revisar e reescrever diversas vezes, e aí sim, tenho o seu resultado e a história que te prenda para seu melhor apreciação e aprendizado.
    Com isso, consegui a nota máxima pela banca.

  • @lenmarckandrade2765
    @lenmarckandrade2765 Před 6 lety +5

    Acredito que a reescrita é uma etapa fundamental, principalmente pelo fator "descanso da obra". A outra escola é mais romântica e até compreendo seus motivos, mas acho que a inspiração pode ser desastrosa sem a guia de uma boa técnica. Ótimo vídeo Eduardo!

  • @thiagocardoso1403
    @thiagocardoso1403 Před 6 lety +5

    To escrevendo um livro e meu Deus. Realmente fiquei viciado em reescrever! Isso é muito doido, tem que deixar rolar e depois volta pra reescrever. Ótimas dicas, Edu

  • @GeekBrasiloficial
    @GeekBrasiloficial Před 6 lety +4

    Na escrita do meu livro, estou na quinta edição dele, mas já coloquei na minha cabeça que essa é a última hahaha.

  • @prestobatman
    @prestobatman Před 5 lety +1

    Caramba! mas é realmente assim! Sou um pretenso escritor amador com alguns livros semi-prontos ('semi' porque não consigo 'deixar de reescrever...!'). Mas ainda não cheguei no ponto de 'não suportá-lo mais'. E os erros de palavras iguais perto uma da outra acontece tempo todo. A gente não percebe na hora que escreve, mesmo se dar uma 'repassada básica'. Mas se reler alguns dias depois, está lá bem na cara! Além disso, a técnica de deixar um capítulo para trás quando se empaca nele e voltar depois de um tempo também é a melhor saída pra desempacar e manter a escrita fluindo. É ótimo saber que até escritores profissionais passam pelas mesmas coisas!

  • @jhonatanlima8391
    @jhonatanlima8391 Před 6 lety +2

    Fala Spohr, tudo bom? Não sou escritor, mas acho muitíssimo interessante conhecer mais desse universo da escrita, só vim para te dizer que não desanime e continue postando vídeos no canal, serão sempre bem vindos. Um abraço!

  • @VictorAugustus
    @VictorAugustus Před 6 lety +1

    Ideia pra vídeo: o assunto abordado em um vídeo chamado "How to be creative: how an artist turns pro"

  • @JhonFrancioli
    @JhonFrancioli Před 6 lety +4

    Escrever é reescrever, reescrever, reescrever...
    Stephen King da uma ótica dica no livro "On Writing" que é deixar de molho por cerca de 6 semanas o seu primeiro rascunho a fim de tornar mais simples os cortes de palavras, linhas, parágrafos inteiros que você tanto se esforçou na época para criar. Além de que fica bem mais evidente os furos que antes passaram despercebidos. Ótimo vídeo Spohr, de grande ajuda.

  • @mwevanne
    @mwevanne Před 6 lety +1

    Grande dificuldade que eu tenho na reescrita é manter o foco (principalmente porque eu tenho um déficit de atenção quase patológico). É uma briga, mas é um trabalho que sempre mostra um resultado muito positivo no final.

  • @vinisepulveda
    @vinisepulveda Před 6 lety +1

    Pô Dudu, te respondi esses dias por Twitter, e não tinha visto teu vídeo, não tinha entendido o "reescrever", mas nesse sentido, acredito no seu ponto de vista, o livro deve ser lapidado, claro que com moderação, mas acredito que assim seja a melhor forma de se alcançar um resultado satisfatório. E posso te falar, to muito inclinado a escrever algo. Difícil é decidir que história merece ser contada.

  • @andersonmarinho8875
    @andersonmarinho8875 Před 5 lety +1

    Bacana, Dudu. Eu tô trabalhando no primeiro livro e sim... frequentemente eu releio e reescrevo.

  • @vivendoavidaintensamente9713

    HOJE CONSEGUI , O SEGUNDO LIVRO DOS FILHOS DO ÉDEN , ANJOS DA MORTE , COMPREI NA LOJAS AMERICANAS !!! OS OUTROS TENHO E JÁ LI !!! BATALHA DO APOCALIPSE,FILHOS DO ÉDEN , O PARAÍSO PERDIDO !!! HOJE COMPLETEI A SÉRIE !!! VOU COMEÇAR A LER ELE HOJE , " ANJOS DA MORTE "!!! A NARRATIVA DESTES LIVROS É CHEIO DE EMOÇÕES E AÇÃO DO COMEÇO AO FIM , ALÉM DE UM PASSEI PELA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO MUNDO !!!

  • @AConfraria
    @AConfraria Před 6 lety +4

    Eu sempre penso em reescrever, mas nunca fiz.
    Quando comecei a escrever (e até hoje sempre fiz por hobbie, nunca tentei publicar nada) li um livro do Stephen King sobre o assunto, e tentei seguir à risca a dica dele. Escreva tudo, desove todas as ideias no papel, e depois volte reescrevendo e polindo. Uma, duas, três vezes (mas não mais do que isso) até a obra estar pronta e lapidada.
    Tenho uns 10 anos de manuscritos parados em pastas de gavetas de armário... Nunca reescrevi nada.

  • @mayconstuartt
    @mayconstuartt Před 6 lety +9

    Eu entendo que quando escrevemos alguma história, em geral é um trabalho muito criativo, essencialmente artístico. Mas quando vamos reescrever, é algo muito mais crítico, porque você deixa um pouco de lado a criação e passa a se dedicar mais a edição do que escreveu, procurando defeitos para consertar e tal. Particularmente eu adoro ler o que eu escrevo, de verdade. Então quando não tô gostando de ler o que escrevi, eu sei que precisa de alguma revisão, porque não está bom como costumo gostar. Mas quando eu leio e releio e realmente gosto, não costumo mexer muito no conteúdo do texto, salvo alguns retoques aqui e ali.

    • @GeekBrasiloficial
      @GeekBrasiloficial Před 6 lety +3

      Maycon Stuartt é bem típico isso. Várias vezes já aconteceu de eu estar voltando na edição e reparar que uma fala não faz sentido na cena que ela acontece, já reformule muitas coisas assim.

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety +3

      Concordo com ambos.

  • @lonquemlucio1486
    @lonquemlucio1486 Před 6 lety +1

    Muito bom o vídeo. Eu penso de forma igual a você Edu, um livro tem que ter história e prosa. Eu tenho muita dificuldade na prosa da história que eu estou escrevendo, por isso eu vou terminar a história e depois voltarei para reescrever e revisar para tentar dar mais ritmo.

  • @nicholasbonanato9317
    @nicholasbonanato9317 Před 6 lety +6

    Reescrever é sempre bom. Você acaba o livro, aí quando vê os primeiros capítulos, percebe que não mexeu nele há dois ou três anos. Eu gosto de revisar e reescrever capítulo por capítulo.

  • @socofoguete
    @socofoguete Před 6 lety +5

    Mais um excelente vídeo para aqueles que querem ser escritores. Na minha opinião, o processo de reescrita de um texto é fundamental para uma obra, tanto para amarrar pontas que ficaram soltas quanto para arrumar possíveis erros. Gosto da maneira como Stephen King trata sobre esse processo em seu livro Sobre a Escrita, onde ele fala que ao reescrever um texto ele sempre tenta enxugar o máximo possível de coisas desnecessárias e que atrapalham o ritmo da trama, realmente lapidando o livro (como dito no vídeo).

  • @lukaumfreak
    @lukaumfreak Před 6 lety +1

    Pra mim a reescrita é fundamental. Faz parte do meu processo criativo. A primeira versão do meu texto nunca é aquela com a qual estou satisfeito. Sobre esse lance da "essência" do texto (ou da história), costumo encontrar depois de algumas reescritas. Conheço um autor excelente que odeia reescrita. Este método funciona muito bem pra ele, mas pra mim, como disse, é um processo mais de lapidação mesmo.

  • @lyandranaidek6049
    @lyandranaidek6049 Před 5 lety +1

    Eu amo escrever, mas sempre leio novamente para corrigir algumas coisas. E sempre procuro melhorar meus textos.

  • @danielmartins355
    @danielmartins355 Před 6 lety +1

    Cara, não estou conseguindo não reescrever algumas partes. No meu caso acabo evoluindo alguns aspectos do cenário e uns acontecimentos. O que fiz agora foi colocar um prazo pra entregar, então até ali tem de ter uma versão finalizada, esteja ela 100% lapidado ou não, e aí vai pra revisão e opiniões alheias.
    Vamos ver no que vai dar...rsrsrs

  • @ptkzine
    @ptkzine Před 6 lety +4

    Tá com uma barba de respeito, Dudu

  • @maildopablo
    @maildopablo Před 6 lety +1

    Reescrevo sempre. Antigamente, achava essa uma das partes mais chatas do trabalho, mas aprendi a criar gosto pela coisa. Hoje, vejo minhas primeiras versões quase como roteiros, nos quais me debruço para lapidar a história até encontrar um formato mais adequado, que faça justiça a todos os personagens, não só aos principais, além de melhorar cenas e aspectos da trama que possam ter ficado fracos ou confusos numa primeira passagem. No meu caso, isso tem funcionado muito bem. Bom vídeo, professor. Abraços!

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety

      Grande Pablo. Sua audiência me honra. Saudades.

    • @maildopablo
      @maildopablo Před 6 lety +1

      Bons tempos! 😊

  • @BrunoHenrique-cp7mu
    @BrunoHenrique-cp7mu Před 6 lety +1

    Cara, no ano passado eu tinha começado á escrever. Escrevi uns dois capítulos, quando parei para ler, percebi que tinha muito o que melhorar. Hj eu tenho pesquisado, escrevo minhas idéias, deixo elas no caderno, releio, ignoro se está ruim, penso em outras e assim vai. A história em si ainda não comecei. Mas só com as idéias, já tenho gostado do resultado.
    Me dei um prazo de 2 anos para escrever a história, espero que conseguir! 👍🏽

  • @nacaraecoragemprod
    @nacaraecoragemprod Před 6 lety +1

    Excelente professor! Sou escritor de poemas, sempre revisito meus textos, e reescrevo poemas antigos, lapido ele, tiro versos redundantes insiro ou retiro rimas, modifico algumas palavras, isso é natural de qualquer "artista" revisitar sua obra, de forma a modifica-la e em alguns casos até abonadona-la quando não mais lhe interessa.

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety

      Legal saber disso. Vc já escutou esse podcast? Falamos justamente disso: da escrita poética. Veja se interessa: filosofianerd.blogspot.com.br/2017/12/desconstruindo-14-escrita-criativa.html

    • @nacaraecoragemprod
      @nacaraecoragemprod Před 6 lety

      Opa! Valew vou baixar aqui.

  •  Před 6 lety +2

    Oi sou sua fã, tenho todos os seus livros e adoro a sua escrita. Penso que vale sim a pena reescrever, isso tb serve p todos os aspetos da nossa vida. Abraço

  • @marcioatj
    @marcioatj Před 6 lety +1

    Nossa eu estava sofrendo com isso até que vi uma dica do escritor Rodrigo Gurgel que me libertou. Ele disse: escreva, tire a historia da sua cabeça não se preocupe com gramática, pontuação ou qualquer outra coisa. O mais importante e tirar a historia da sua cabeça o resto vc ajusta depois. Isso vai muito de encontro com o as dicas do video. O que está me matando agora e falta de disciplina e tempo para escrever. Se escrevo uma vez por semana é muito.

  • @romildoneto8735
    @romildoneto8735 Před 6 lety +1

    Escrevo e reescrevo minhas aventuras de RPG até não aguentar mais olhar pra elas, mas no final, sempre acabo voltando e acrescentando alguma coisa. Criei até tabela pra isso. Bom saber que não estou sozinho nessa :)

  • @KarineCoelho10
    @KarineCoelho10 Před 6 lety +1

    Obrigada por esse vídeo! Estou nesse processo de reescrever (há alguns anos até) e amei as dicas! Preciso só saber a hora de parar.

  • @gabrielca13
    @gabrielca13 Před 6 lety +1

    Oi Eduardo, hoje eu estava olhando um pendrive antigo e achei um antigo projeto meu de 2014 (que na época eu havia colocado o nome de Crônicas de Diamante, meu projeto atual se chama Coração de Ferro) eu dei muita risada lendo, e achei muito bom, coisa que eu não achava na época, e também vários erros, textos sem sentido, diálogos que nem entendo mais, piadas sem nexo é isso aconteceu porque conheço a história, mas o leitor não conhece e foi isso que esqueci. Então, reeler e lapidar é extremamente importante. Abraço!

  • @sininhobaby2201
    @sininhobaby2201 Před 6 lety +1

    Eu to escrevendo o meu livro a anos, meus personagens estão ali, a ideia de cada um também mas é só reescrever que eu começo a alterar demais, é difícil mas eu to fazendo isso que você falou, quando em empaco em algumas partes eu tento pular e depois juntar os pontos que eu não conseguia dar continuidade na época. Amei o canal, não acredito que ainda não estava inscrita! 😁 bjs!

  • @LuizFernandoKultzUnti
    @LuizFernandoKultzUnti Před 6 lety +1

    Fala Dudu!
    Não diria que sou autor a ponto de escrever/reescrever um livro (ainda), mas confesso que gosto bastante de escrever contos e histórias, principalmente para meus personagens de RPG, e sempre mexo posteriormente no que escrevi.
    Algum tempo atrás, me acontecia isso que você comenta no vídeo: eu me empolgava tanto na hora de reescrever, que chegava um momento em que perdia o foco da história. Passei um bom tempo deixando meus contos na forma bruta ainda, meio 'cru', por medo de perder a essência. Porém, hoje em dia faço diferente: quando escrevo sobre o background de um personagem, por exemplo, após a primeira versão, venho reescrevendo o texto de modo a dar características no comportamento do mesmo. Faço isso até que consiga enxergar um personagem unico, que consiga se destacar na história por suas qualidades e seus defeitos.
    Depois disso, ainda mexo mais uma vez, mas com outro intuito: acrescentar detalhes com relação a cena que está sendo contada. Alguns pormenores que deixo passar da primeira vez, mas que ajudam a imersão de quem estiver lendo. Num porto, há o barulho de gaivotas, velas sendo içadas, gritos de marujos; nada que influencie na história, mas que torna o cenário mais real. Dessa maneira, consigo inclusive criar alguns ganchos para a história que ainda virá acontecer, ou algum lapso do passado.
    Ainda tenho muito a melhorar na minha escrita, e seus vídeos tem ajudado bastante nesse processo, obrigado!

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety

      Obrigado por assistir, Fernando. Tenho certeza de que seus comentários tb ajudam a outros autores que assinam o canal, afinal a troca de ideias é sempre muito salutar.

    • @LuizFernandoKultzUnti
      @LuizFernandoKultzUnti Před 6 lety +1

      Eduardo Spohr, você, em partes, tem culpa nessa evolução que contei hahahah
      Em 2016, eu fui em uma sessão de autógrafos que você fez em Ponta Grossa-PR. Naquela oportunidade, te perguntei sobre como o RPG tinha te ajudado a escrever A Batalha do Apocalipse. Lembro de você ter respondido sobre conhecer bem seu personagem e as ações que ele tomaria. Vi que isso faltava nas minhas histórias; por falta de conhecer melhor o personagem, os contos ficavam meio 'sem vida'. Hoje em dia, acho isso primordial: conhecer sobre quem ou o que você escreve, seja um personagem, uma cidade, um acidente geográfico que seja. Esse conhecimento te dá muito mais munição na hora de escrever, e o resultado é bem mais satisfatório!

  • @italohispanico8074
    @italohispanico8074 Před 3 lety +1

    Como eu escrevo no Watpadd, lanço por capitulo, então reviso mto antes de postar, até enjoar, saturar msm kkkk

  • @bravoacademia1547
    @bravoacademia1547 Před 6 lety +1

    Cara eu nao gosto de reescrever, mas a primeira versão (o André Vianco chama até de rascunho) fica quase sempre bem ruim. Eu escrevo no celular mesmo, enquanto ando de metrô pro trabalho, e muitas vezes tem abreviações e erros bem feios, que eu só deixo pra arrumar depois que acabar essa primeira versão.

  • @6767676700
    @6767676700 Před 6 lety +1

    Aí Edu, aproveitando o gancho que tu mesmo colocou ali, tens algum argumento ou história bruta pra algum próximo livro teu? E aí já fica uma modesta idéia pra algum vídeo futuro: a influência de fato do editor no livro.
    Abraços e continua com os vídeos que tão bem legais.
    PS: Tá de respeito essa barba hein, daqui a pouco chega no Patrick Rothfuss (não sei se conhece, mas ele tem certa barba hahaha)

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety

      OI, TN. Por enquanto não. Ideias, eu tenho muitas. Planos, nenhum por enquanto. Estou focado no RPG de FdE + ABdA. Mas quando tiver alguma novidade, claro que compartilho com vcs :-)

  • @ganagachan
    @ganagachan Před 6 lety +1

    Sou fã, tenho todos os seus livros!!! Adoro e admiro sua escrita! Estou tentando escrever uma aventura para RPG, mas não é fácil!!! Rs

  • @joaogabrielaguiar3761
    @joaogabrielaguiar3761 Před 6 lety +1

    Embora eu não tenha idade o suficiente para ser um ótimo escritor, afinal com 15 anos sou praticamente um recém-nascido, escrevo aqui minha tentativa de livro. Sempre que escrevo uma parte, seja um capítulo ou não, parto em diante, para depois voltar e ver a quantidade de erros (sempre tem) que cometi. Talvez o maior desses erros é a minha superficialidade inicial. Por exemplo, se eu vou descrever uma luta entre os protagonistas e um grupo de orcs, na primeira vez que escrevo, a mesma ocupa meia página. Depois de voltar e reescrever algumas vezes, a luta já ocupa 2 páginas e meia. Isso deixa ela muito mais rica, eu acho. Até existem momentos em que eu faço algo de maneira mais descritiva, conscientemente, mas geralmente é um problema que tenho que prestar atenção.

  • @wnavarrobr
    @wnavarrobr Před 6 lety +1

    Mesmo eu não sendo um escritor ou tendo um projeto de livro, eu reescrevo minhas ideias várias vezes até chegar em uma forma que eu goste. A primeira versão é uma ideia jogada, crua, só pra ela "existir" de alguma forma. Se tiver interesse, se chama Cinemorama, no instagram, onde escrevo algumas ideias/conceitos de filmes, apenas para exercitar a criatividade mesmo.

  • @LaudelinoRJ
    @LaudelinoRJ Před 6 lety

    "Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa; a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer”
    Graciliano Ramos

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety

      Legal o texto, valeu por compartilhar :)

    • @LaudelinoRJ
      @LaudelinoRJ Před 6 lety +1

      Esse é meu perfil no youtube. Laudelino.

  • @Kronnos007
    @Kronnos007 Před 6 lety +1

    Concordo muito com voce Eduardo em todos os pontos, pois tem sido essa a minha experiencia, e como um perfeccionista agudo srsrs eu percebo que ficar nessa neura de reescrever demais, termina-se transformando um livro em outro e realmente perdendo a essencia do que se pretendia. A revisao do texto é imprescindível mas há controversias em quanto devemos fazer isso. Procurei o link sobre leitura que voce falou mas nao achei.

  • @Lorran0702
    @Lorran0702 Před 6 lety +1

    Poderia fazer um vídeo falando sobre importância dos leitores beta no processo de escrita ou reescrita de um livro.

  • @lulu-uh4br
    @lulu-uh4br Před 6 lety +1

    Não acredito quê lhe achei! Tava procurando faz tempo ^^

  • @ffabiobarross
    @ffabiobarross Před 6 lety +1

    Eu não sou escritor, ainda, quem sabe né, mas eu não aguento mais ler, reler e reescrever minha monografia. Kkkkkk
    Acredito que pode ser algo parecido.
    Em todo caso, valeu pelas dicas.

  • @oRenanCaldas
    @oRenanCaldas Před 6 lety +4

    Excelente Edu, porém tenho discordar de um ponto. Sou da escola que acha necessário a revisão e reescrita de um livro, porém acho esse processo muito mais árduo do que o da própria escrita. Para mim, o processo de escrever é semelhante ao de um filme, você acompanha aquela história e se diverte com o desenvolvimento. Então quando você tem que passar por tudo de novo, vejo como algo massante, porém necessário. Entendo o ponto de vista dos que são contra reescrever, mas eu simplesmente não consigo fazer isso hahaha
    Ótimo vídeo, abraços!

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety +2

      Por favor, discorde sempre que achar necessário. O objetivo do canal é esse mesmo, Renan: fomentar a discussão. Obrigado por comentar :-)

  • @filipec.freitas8930
    @filipec.freitas8930 Před 6 lety +1

    Essa coisa de reescrever o livro quase me fez desistir, porque tu realmente vê os erros e, dependendo do tamanho deles, tu pode até mudar quase a estória inteira. No meu caso eu mudei várias vezes o roteiro até encontrar a melhor forma de desenvolver a trama. Só uma pergunta, seguir a jornada do heroi é meio q uma "obrigação" ou só uma melhor forma de contar uma história interessante? Eu tenho uma opinião sobre isso, queria saber oq as pessoas acham.

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety

      Não é uma obrigação, claro que não. A Jornada é apenas uma ferramenta de roteiro, como várias outras. No final, creio que não existem regras engessadas na literatura, ou melhor, na arte.

    • @filipec.freitas8930
      @filipec.freitas8930 Před 6 lety +1

      Muito agradecido por esclarecer isso pra mim :)

  • @etakataka702
    @etakataka702 Před 6 lety +1

    Entre escrever e reescrever, gostaria de ao menos conseguir escrever. Respeito pelo talento dos escritores, estou do outro lado, sou um leitor.

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety +1

      Eu quero fazer um vídeo sobre isso: ESCREVER. Parece fácil, mas não é.

    • @etakataka702
      @etakataka702 Před 6 lety +1

      Eduardo Spohr . Nunca me pareceu fácil escrever. Até a época do colegial, sou velho cara, sempre que tinha que escrever uma redação, era um sofrimento, principalmente pelo fato de não conseguir imaginar um desfecho. O texto ia ficando longo, longo, e nada de chegar a um final. No fim das contas, em total desespero, concluía da forma mais banal e sem nexo possível, e ia dormir. Era meu terror como estudante, eu era mais do lado das exatas.

  • @brennoarruda1520
    @brennoarruda1520 Před 6 lety +1

    Ótimo vídeo Eduardo. Só achei um pouco estranho quando você fala em "reescrever o livro". Eu entendi o que você quis dizer, mas da um sentido de reescrever depois de publicado, como em nova edição do livro. Como você mesmo falou, "reescrever o livro" é o trabalho de "lapidar", "revisar" e editar o próprio texto antes de compartilhar com alguém, certo?
    Sobre reescrever, eu também acho essencial, mais queia saber quanto tempo você passa antes de voltar e começar esse processo. Para ser mais exato: quanto tempo você leva para ler um capitulo de livro depois de escrito pela primeira vez?

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety +1

      Depende do tempo que vc demora escrevendo o livro. No meu caso, por volta de um ano. Particularmente, eu acho que é um tempo bom.

  • @RafaelSantos42
    @RafaelSantos42 Před 6 lety +1

    ótimo vídeo Edu!

  • @eduardobustamante4912
    @eduardobustamante4912 Před 3 lety +1

    que homão da porra!

  • @gabrielcarvalho8051
    @gabrielcarvalho8051 Před 6 lety +1

    Dudu no interlúdio de paraíso perdido metraton diz pra Uziel ir ate Miguel pra saber a verdade, no capitulo de a batalha do apocalipse vemos q Uziel confronta Miguel esses capítulos são ligados ?

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety

      Com certeza, Gabriel. Os 4 livros estão interligados.

    • @gabrielcarvalho8051
      @gabrielcarvalho8051 Před 6 lety +1

      Eduardo Spohr ah sim muito, esse capitulo de paraíso perdido e muito bom da pra conhecer mais um pouco de Uziel .

  • @FernandoNSalgado
    @FernandoNSalgado Před 6 lety +1

    Olá Eduardo, gosto muito da sua escrita e tenho todos os seus livros. Gostaria de saber se quando você fala de reescrever o livro, você diz pegar e reescrever ele palavra por palavra, trecho por trecho; ou so no sentido de ler e corrigir e alterar aquilo que não lhe satisfaz na escrita, sem adicionar ou remover muita coisa.
    Abração.

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety

      Cara, acho que depende muito de como está o trecho que vc quer mudar. Às vezes basta uma revisão leve. Outras vezes, requer mudar palavra por palavra mesmo :-/

  • @ayslanambrosio2770
    @ayslanambrosio2770 Před 6 lety +2

    Coloca o link do Blog, por favor.

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety +1

      Blog: www.filosofianerd.com.br.
      Podcast: filosofianerd.blogspot.com.br/search/label/Posts%20em%20%C3%A1udio
      Vou colocar na descrição do vídeo tb. Valeu pelo toque.

  • @AnaCruz_24
    @AnaCruz_24 Před 6 lety +1

    Dudu Spohr, mestre das piadas, imperador dos escritores e criador de um dos livros mais legais que eu já li (os filhos do éden).
    Tenho uma dúvida, estou trabalhando há 10 anos em uma história. Hoje relendo, vi que tem muita coisa que eu deveria refazer, mas estou bem perto do fim. Será que se mexer nele, não seriam 10 anos jogados fora? Ou ainda vale a pena terminar? To bem confusa! Me ajuda!

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety

      Só vc pode decidir. Mas, no meu caso, eu terminaria esse. Se ficar ruim, aproveite a experiência para escrever um segundo, melhor.

  • @TheAndreotte
    @TheAndreotte Před 6 lety +2

    Grande Spohr, seu podcast está em algum agregador? Não consegui acha-lo no Castbox.
    Abraço.

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety +1

      Oi, Ricardo. Sim, está em todos. Basta procurar por Filosofia Nerd :)

    • @TheAndreotte
      @TheAndreotte Před 6 lety +2

      Eduardo Spohr Ah então foi vacilo meu hahahaha
      Procurei por desconstruindo.
      Valeu!

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety +1

      Achou?

    • @TheAndreotte
      @TheAndreotte Před 6 lety

      Eduardo Spohr, achei sim! Heheheh
      Foi vacilo mesmo de procurar por Desconstruindo. Mas agora já tá assinado.
      Obrigado pela ajuda!
      Abraço.

  • @mrdiux411
    @mrdiux411 Před 6 lety +1

    Edu, eu posso mencionar e usar o nome de marcas famosas no meu livro ou isso dá problema?

  • @sallymustang4051
    @sallymustang4051 Před 6 lety

    Eu concordo com vc é partilho da mesma visão, reescrever o livro, mas deveria existir (se não existe) um manual de como fazer isso, a impressão que eu tenho que eu por mais que eu tenho feito algo errado no texto se eu voltar e reescrever a cagada vai ser maior, exemplo: eu estou em um linha de raciocínio, uma linha temporal e em um ritmo bom, aí eu esqueço uma conexão e fica uma ponta solta eu volto e reescrevo e aí a história muda toda ou então a ideia inicial se perde, complicado mesmo, um assunto que gera polêmica.

  • @thalesbienert5715
    @thalesbienert5715 Před 6 lety +1

    Quanto tempo tu leva pra escrever um livro, Dudu?

    • @duduspohr
      @duduspohr  Před 6 lety +2

      O mais rápido foi "Protocolo Bluehand: Alienígenas": 4 meses. Os mais demorados, ABdA e FdE PP: 2 anos. Queria poder escrever mais velozmente :-/