UM ANO SEM PELÉ: LEGADO E ANTIRRACISMO ESPORTIVO

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 09. 2024
  • Se Pelé (1940-2022) é nome de referência à valorização das carreiras de atletas e de outras pessoas profissionais do esporte dentro e fora do país, mesmo o exemplo da revolução promovida por seu futebol nos gramados não é capaz de fazer refutar o passado e o presente de segregações e de violência racial de que a categoria foi, e ainda é, palco. Consideradas as tentativas já históricas de silenciamento à intelectualidade e ao ativismo do Rei, necessário faz-se, enfim, avançar sobre o conhecimento das engrenagens econômicas de produção, de circulação e de recepção de ganhos da modalidade para, enfim, estrangular os circuitos de financiamento de agressores e de entidades coniventes à perpetuação de quaisquer formas de racismo e de discriminações correlatas nas arenas globais.
    O Canal Preto da semana traz o último vídeo da série acerca do legado de Edson Arantes do Nascimento às gerações de homens e de mulheres negros e negras no Brasil e no mundo, refletindo a respeito de arrogados modelos de antirracismo desportivo e da influência midiática na construção - e na reconstrução - de biografias.
    Fontes de pesquisa: Geledés, UOL, Agência Brasil e O Globo.

    AGRADECIMENTO:
    O Canal Preto agradece ao convidado a disponibilidade, o apoio, a confiança e a partilha de conhecimento. Suas falas são a maior referência utilizada na e para a construção de todo conteúdo publicado ao longo da semana.
    Marcos Luca Valentim - Jornalista e coliderança do grupo étnico-racial das Organizações Globo

    #ParaTodoMundoVer: no vídeo (em plano médio), vemos nosso convidado Marcos Luca Valentim, um homem negro de pele escura, cabelos com dreads longos presos e barba pela extensão do rosto, que veste uma camiseta branca e uma calça bege.
    Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?
    #Futebol #Pelé #ReiPelé #RacismoNoFutebol #CanalPreto

Komentáře • 5

  • @marlucesantos54
    @marlucesantos54 Před 8 měsíci

    Marcos Lucas Valentim, você está correto sua fala é perfeita! Como puni os poderos

  • @marlucesantos54
    @marlucesantos54 Před 8 měsíci

    Boa noite ❤❤❤

  • @marlucesantos54
    @marlucesantos54 Před 8 měsíci

    Se os clubes fossem punidos acabariam racismo no esportes geral; porque a cobrança seria rígida.

  • @monicajoca1255
    @monicajoca1255 Před 8 měsíci

    Não basta ter a pele preta, precisamos ser #resistencia