Reforma Psiquiátrica no Brasil - Programa Sem Censura

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 18. 10. 2012
  • I created this video with the CZcams Video Editor ( / editor )
  • Věda a technologie

Komentáře • 114

  • @julialopes4621
    @julialopes4621 Před 7 lety +18

    faltou alguem que defendesse a reforma para equilibrar o debate

  •  Před 2 lety +6

    Ferreira Gullar passou a prezar pela boçalidade no fim da vida. Usou um mero exemplo anedótico para defender os terríveis manicômios.

  • @alinecastilhos915
    @alinecastilhos915 Před 6 lety +9

    Para se tornar um debate, é necessário haver pessoas que defendam a reforma psiquiátrica! É iimpossível de assistir esse vídeo sem sentir asco, chega a ser um deboche! Oras "impossível uma família de classe média sustentar um usuário da saúde mental" Francamente|!

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci

    Esse debate deste programa deveria ser divulgado o máximo possível e impossível.

  • @josianedasilvasilveira383
    @josianedasilvasilveira383 Před 8 lety +20

    Um pouco sobre a Reforma Psiquiátrica:
    o processo de desospitalização no âmbito da Reforma foi necessário, por vários motivos: um deles é que a assistência era baseada somente nos hospitais psiquiátricos, sendo 96% dos recursos investidos repassados à esse segmento, que não tinham respaldo de serviços comunitários. Um sistema organizado desta forma, centrado no hospital, tornava as internações não resolutivas, pois interna-se em período de crise, mas e depois, quando a pessoa saí? como fica sem assistência? Então, o que acontecia, era que as pessoas nunca saiam, ficavam anos no hospital, ou passavam por várias internações.Outra questão, a longa permanência nos hospitais, não favorecia à melhora, mas sim à cronificação da doença.
    Mas, uma questão mais ampla proposta pela Reforma, é que a sociedade, as famílias, e as pessoas com sofrimento psíquico possam conviver. Que estas pessoas possam ter o apoio da família e/ou comunidade, e se desenvolverem como sujeitos de direitos, e não serem excluídas e segregadas em hospitais ou clínicas. Em suma, que a diversidade, o diferente possa conviver.
    A nova legislação de saúde mental, a partir de 2001, garante também a internação para pessoas que precisam, em períodos de crise, com leitos em hospitais gerais. O número de leitos é muito menor, pois o período de duração da internação deve ser curto, e a mesma deve se dar somente em casos realmente necessários.
    Um ponto que acredito ser muito importante, é a necessidade de ampliação da Rede de Atenção à Saúde Mental (Serviços comunitários abertos), podendo assim prestar assistência a mais pessoas e com mais qualidade. No entanto, pode-se ressaltar que nunca a assistência dos hospitais psiquiátricos garantiu atendimento para todos, nem mesmo atendimento adequado.
    Os movimentos da Reforma Psiquiátrica, ocorreram a partir de 1970, e culminaram na lei estadual em 1992 (RS) e na lei nacional em 2001. Estes foram movimentos realizados por trabalhadores da saúde, por usuários e seus familiares, todos que vivenciavam e vivenciam o cerne da questão. Depois ganhou apoio de vários segmentos sociais.
    Acredito que é muito importante a população ter acesso aos dados históricos, conhecer a legislação do SUS, exercer o controle social, podendo cobrar a implantação e bom funcionamento dos CAPS (Centros de Atendimento Psicossocial) e outros serviços de saúde e saúde mental, pois com a Rede de Saúde Mental funcionando da forma adequada todos terão a assistência e tratamento de que precisam, e cada vez menos internações serão necessárias. A luta por uma sociedade sem manicômios, e pelo cuidado em liberdade continua!

    • @roselenefelipe3788
      @roselenefelipe3788 Před 7 lety +4

      Josiane Da Silva Silveira faz o Caps para nao funcionar...nem exames na pessoa e feito...fora os diagnosticos errados....

    • @roselenefelipe3788
      @roselenefelipe3788 Před 7 lety +4

      o que seria interessante seria os psiquiatras tambem trabalhar de maneira mais seria....e na verdade necessita rever a politica de saude mental....

    • @franciscakika9828
      @franciscakika9828 Před 2 lety

      Mas infelizmente há casos em que a pessoa está estabilizada mas sempre quando uma motivação, financeira,ou por discordar do comportamento dos filhos,a mulher suspende a medicaçao para internar..

    • @marcosouza2396
      @marcosouza2396 Před 2 měsíci

      Então vamos acabar também com os presídios.

  • @CBJAMPA
    @CBJAMPA Před 7 lety +6

    Meus respeitos ao grande Ferreira Gullar. Sintetizou claramente a abordagem desumana e doentia da esquerda contra a sociedade que ela tanto odeia e que tanto almeja destruir. Só uma família que lida com transtornos mentais de um ente querido sabe o que passa sem a devida assistência de que seu familiar portador tanto necessita . Uma covardia! Nojo dessa ideologia patética e causadora de tanto sofrimento social. Não vejo a hora de nos livrarmos dessa mentalidade destruidora que se apossou de nossas mentes e corações.

  • @MariaLucia-rx9vu
    @MariaLucia-rx9vu Před 3 lety +2

    Essa doença é muito séria os governos devem precisam se posicionar e agir de alguma forma

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci +1

    Também houveram casos de pacientes que foram mortos por profissionais da saúde e outros casos de pacientes que foram mortos por outros pacientes. Mas esses casos não podem ser generalizados e acabarem com os tratamentos de saúde a nível de internação para sanar os casos crônicos de saúde mental que exige cuidados especiais além dos que o Caps fornece.

  • @gasparnunes9520
    @gasparnunes9520 Před 6 lety +5

    Fim de 2017 e ainda pouco mudou. Muito triste.

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci +1

    Tenho um filho que se tratava fielmente ate o inicio do ano passado, pois, o medico que asssitia meu filho suapendeu os remedios que ele tomava por anos, substituiu por oitros remédios e nao fez o desmame como exige a etica, para que o paciente não sofra reações severas.
    No entanto, a retirada brusca dos remédios sem fazer o desmame fez que meu filho comessasae a dar muitas convulsões e ao mesmo tempo iniciou um surto seguido de alucinação e delírios. Dai em diante meu filho se negou a tomar os novos remédios e a situação se agravou ao ponto de ficar agressivo e ficar quebrando os carros na rua e ateou fogo na casa, e quase morreu. Internamos e o medico queria dar alta no mesmo dia dizendo que meu filho ta bem. Meu filho ta muito agressivo, confuso, e na casa queimada, e ninguem tem coragem de ficar com ele porque ele tem se mostrado contrário e agride, apedreja. Ta um terror 😢😭😩

  • @mariajosedelimaferreira5247

    Meu filho chegou na ego Tanguá muito mal agredida la ele foi muito bem tratado ficou internado 8anosorava teve um dia que ele fugiu veio pra casa sozinho dei muito amor e carinho oracao ta melhor e escrisofrenia

  • @eduardojacobina
    @eduardojacobina Před 10 lety +2

    Simplesmente adorei! Ai que tudo!!

  • @urielmarx
    @urielmarx Před 11 lety +5

    Ótimo programa, pra quem quer se sentir no século XIX. Idéias bem inovadoras, para Pinel. Um monte de gente falando besteira.... O Psiquiatra quase atropelado. E as intervenções da entrevistadora são de uma idiotice fora do comum. Dando uma de Simão Bacamarte, deveriam ir todos aí pro primeiro manicômio refundado no Brasil.

  • @elizabethvieira8968
    @elizabethvieira8968 Před 3 lety +4

    Tenho pena mesmo desses doentes psiquiatricos ,😔 não tem azilo não tem hospital não tem nada sobre nada ,só tem desprezo da Sociedade . Falo isso porque tenho uma filha que e Esquizofrênica Refrataria. Deviam era mudar mesmo essa lei e melhorar um pouco nessa situação dos doentes Mentais que sofrem .

    • @emilialuz6556
      @emilialuz6556 Před 2 měsíci +1

      Deve ser revista e refeita essa Lei o mais rápido possível, porque a vida não espera, e os riscos com agravo de morte dessas pessoas que perdem a noção de perigo é muito grande. Além do risco que a própria pessoa fica exposta contra si mesma, outras pessoas também ficam vulneráveis e expostas ao perigo em que os doentes mentais crônicos colocam outras pessoas. 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭

    • @emilialuz6556
      @emilialuz6556 Před 2 měsíci

      SOCORRO😢😭. ALGUEM NOS AJUDE A QUE NOSSOS QUERIDOS FAMILIARES COM TRANSTORNO MENTAL TENHAM TRATAMENTO ADEQUADO A SUAS CONDIÇÕES MENTAIS CRONICAS EM QUE FICAM EM CASA, SEM TRATAMENTO HOSPITALAR ADEQUADO. ALGUÉM TEM QUE TER VOZ ATIVA E ATUANTE EM PROL DOS NECESSITADOS QUE NAO PODEM E NAO SABEM RECORRER DE FORMA AFICAZ.

    • @emilialuz6556
      @emilialuz6556 Před 2 měsíci +1

      Parece que os profissionais do Caps estão todos treinados responder aos familiares dos doentes mentais crônicos, de modo que nós, familiares não tenhamos outro jeito a não ser nos calar e acatar o que eles nos dizem fazer, aceitando o que eles nos dizem e irmos pra casa, de cabeça baixa, nos sentidos perdidos e destruídos. Mas, o que eles não sabem é que, há quem não faça o ouvido de pinico nem aceite o que eles nos dizem. Lutaremos com todas as forças até cair por terra os mentirosos, perversos e desumanos. Deus é maior🙌

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci +1

    A Reforma Psiquiátrica no Brasil é cheia de falhas graves, porque não visou os casos crônicos de pessoas que se negam fazer tratamento e põe suas vidas em risco e também a vida de outras pessoas, além de que , a Reforma Psiquiátrica não pensou que, nesses casos, as famílias não tem a mínima condições de administrar essa complexidade, por não serem profissionais qualificados para lidar com pessoas em surto grave.

  • @RitaJussara
    @RitaJussara Před 11 lety +3

    Parabéns ao Programa. Otimos esclarecimentos!

  • @luceliaschirrmann7670
    @luceliaschirrmann7670 Před 9 lety +2

    Interessante troca de ideias, bem realista!

  • @roselenefelipe3788
    @roselenefelipe3788 Před 7 lety +3

    as pessoas nao tem vergonha de ter problemas mentais...elas tem pavor...coisa horrivel....

  • @vanicesantos4556
    @vanicesantos4556 Před 8 lety +30

    Postura desonesta de não chamar ninguém que defenda a atual política de saúde mental

    • @marcosouza2396
      @marcosouza2396 Před 2 měsíci

      Acredito que o foto da entrevista, é buscar ajudar e defender quem tem o problema de saúde, e não é focar em políticos e suas ideologias.

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci

    Verdade é que muitos familiares abandonaram seus familiares doentes, e houveram casos que internaram pessoas que não eram doentes e foram internadas como loucos.

    • @ronaldouser346
      @ronaldouser346 Před 2 měsíci

      Isto é muito triste emilia, pois como pode um familiar abondonar um ente tão importante assim. A familia é a base da sociedade, me pergunto se estas pessoas vivem só em função do que os outros pensam deles e não se tocam do quão importante é amar a propria família.

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci

    O problema é que os psiquiatras das emergências psiquiatricas fazem é darem alta medica dizendo que os pacientes ja estao estabilizados e em condições de irem pra casa, quando na verdade, em caso de pacientes que estão em crises graves recebem alta medica dos psiquiatras, estando os pacientes sem condições nenhuma de retornar pra casa no memso dia que é atendido ou com 1 semana de internação, em casos crônicos graves, nao é possível estabilizar a mente em tao pouco tempo de tratamento.

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci

    Mas o caso é que os psiquiatras estão se negando dar o laudo médico constando que há necessidade de internação, mesmo os familiares do doente mental xonstatando que o doente tá colocando fogo na casa, destruindo os carros na rua e a família tendo que arcar com as despesas de conserto dos carros... É algo monstruoso e desumano o que estão fazendo com a sociedade. É infernal. Mas Deus vai emtrar nessa causa e dar um basta nessa bagunça criada por pessoas que em vez de usar o poder publico para ajudar e atender as necessidades dos doentes mentais crônicos, usam para agravar o sofrimento dos doentes e seus familiares.😢😢😭😭

  • @gilbertosousa6947
    @gilbertosousa6947 Před 8 lety +3

    Grande Gullar!

  • @Jonessidneyy
    @Jonessidneyy Před 8 lety +9

    Muito relativismo, perde-se o foco e acima de tudo há uma regressão do ponto de vista do que foi adquirido arduamente durante "séculos", como mesmo reafirma-se em uma das falas. Se negligencia diante das falas as conquistas atuais, e por isso não merece uma "absorção" da temática exposta, a menos que seja utilizada como uma profunda crítica. Direito do ponto de vista de cada um, hipocrisia não mesmo. A temática só abordou e envolveu benefícios próprios!

  • @annekarolinefernandes9698

    Ferreira Goulart dizer que a elaboração das raps foi um improviso, dzr que inúmeras atrocidades que verdadeiramente aconteceram nos manicômios foi mentira, foram verdadeiras violências aos sobreviventes dessas tragédias e um desrespeito com tds as pessoas que morreram e a tds as outras que sofreram por conta disso. Sem citar o restante o restante das atrocidades ao longo do programa.. algo mto superficial, sem contrapontos no "debate ". Horrível!

  • @narunasilva1047
    @narunasilva1047 Před 4 měsíci

    Pela Reforma Psiquiátrica JÁ!

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci

    O Fórum que decidiu e fechou a Reforma Psiquiátrica, realmente visou o Bem estar dos doentes mentais ou visaram mais outros fatores como por exemplo, os lucros e prejuízos que do Sistema de Saúde, referente aos custos e gastos?

  • @andressaecompanhia8730
    @andressaecompanhia8730 Před 11 lety +2

    Excelente!Muito esclarecedor.

  • @dianacardoso4048
    @dianacardoso4048 Před 7 lety +5

    Maravilhoso! Abordou o tema com os pés no chão.

  • @louisecardoso6293
    @louisecardoso6293 Před 9 lety +21

    É uma pena ver um programa que gosto tanto tratar de um assunto tão importante com tanta superficialidade. Não chamaram nenhum especialista em Reforma Psiquiátrica, trazendo apenas argumentos frágeis e de interesses de uma classe pra discutir uma realidade tão complexa. Tenhamos mais responsabilidade...

  • @carlaromao9304
    @carlaromao9304 Před 7 lety +6

    Não se pode defender uma lei, que tira do doente o direito de ser tratado. Hipocrisia brasileira...

    • @emilialuz6556
      @emilialuz6556 Před 2 měsíci

      Muitos psiquiatras estão defendendo essa Lei. É algo monstruoso.

  • @isabelneves1319
    @isabelneves1319 Před 6 lety +1

    A lucidez do mestre.

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci

    O Caps serve para quem aceita tratamento mas para quem se nega tratamento psiquiátrico e psicológico, e precisa de internação, o Caps nao atende as necessidades hospitalares. Essa Lei da Reforma Psiquiátrica é mais insana do que muitos doentes mentais, e precisa ser revista e tratada urgentemente com medidas rigidas e por gente que saiba analisar e julgar com equidade, justiça, Amor, bom senso e respeito a todos e nao visando os interesses de alguns.

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci

    Gostaria saber se o tratamento eletroconvulsoterapia é 100% seguro, resolve e é legal ?

  • @jasonbrownize
    @jasonbrownize Před 11 lety +3

    internar a força é cadeia, não tente explicar o impossível. corrupção existe mais na psiquiatria do que na política.

  • @ronaldouser346
    @ronaldouser346 Před 2 měsíci +2

    Parabéns Leda, pelo excelente programa. Estou estarrecido com a falta de competência da medicina brasileira naquele tempo há 11 anos atrás. Mas acredito eu, que até hoje, abril de 2024 isto pouco mudou.
    Seria muito bom se você fizesse hoje uma atualização do assunto que é de extrema relevância para o futuro do Brasil. Nosso país não pode ficar atrasado de tal maneira
    Obrigado, beijos💚

  • @glauciovin
    @glauciovin Před 3 lety +3

    As pessoas reclamando abaixo que não chamaram ninguém que defendesse a atual política. Mas já há ou não milhares de programas já a defendendo?

  • @gilbertooliveirasantos7019

    Bom debate .

  • @brunobaggio5407
    @brunobaggio5407 Před 10 lety +9

    O grande problema desse programa é que todos que estão debatendo concordam em tudo o que é colocado. A reforma psiquiátrica é criticada o tempo todo, sem que exista alguém para poder argumentar a seu favor. Colocar o problema da falta de leitos e de uma rede capaz de atender a população não pode ser simplesmente colocada na conta da ideologia antimanicomial.

    • @marcosouza2396
      @marcosouza2396 Před 2 měsíci

      Não vi nada de negativo na entrevista. Pelo contrário. Se a política de reforma psiquiátrica é excluir os doentes do direito de se tratar. Dificultar o acesso ao digno atendimento e atenção que deve se ter. Tenho um amigo que deveria receber um tratamento adequado pelo sistema de saúde público, e não tem, por puro descaso.

    • @marcosouza2396
      @marcosouza2396 Před 2 měsíci

      Muita gente que defende esse tipo de reforma psiquiátrica, é pq não tem ninguém da família com o tal problema.

  • @willianajala4062
    @willianajala4062 Před 6 lety +3

    Em que ano ocorreu essa entrevista? Alguém sabe?

  • @denisedfk
    @denisedfk Před 11 lety +2

    muito bom o video.

  • @mariajosedelimaferreira5247

    No caps des Ao goncalo nem medico tem por conta da pandemia

  • @Alaminoar
    @Alaminoar Před 6 lety

    "Often, the most barbaric atrocities occur when both combatants proclaim themselves "freedom fighters"" do filme o Senhor das Armas! Traduzindo: " Frequentemente as mais barbares atrocidades ocorrem quando ambos os combatentes proclamam-se como "lutadores da liberdade"!! É isso que assistimos aqui no Brasil!

  • @georgiainconfidencia
    @georgiainconfidencia Před 6 lety +2

    o pensamento automatico é ler os comentários, até mais do que os proprios debates, porque esse programa passou em 2012, tendo apenas 01 ano de aprovaçao da Reforma. O fechamento de leitos, citado de forma tão maldosa, como se fosse algo abominável é simples: tratar o ser humano como cidadão de direito, que pode retornar a sociedade. O que falta é investir nos CAPS para que a política de fato se efetive.... e isso, em 2017, ainda é muito necessário.

    • @miudinho22
      @miudinho22 Před 4 lety

      Voltar pra sociedade? Cada caso é um caso. E as famílias que mal conseguem cuidar de si mesmas? Ja viu um autista severo adulto em crise? E se os pais desse autistas forem idosos e não tiver mais NINGUÊM pra cuidar dele?

    • @miudinho22
      @miudinho22 Před 4 lety

      @Geórgia Azambuja, essa entrevista foi ao ar em 2009. Não em 2012.

    • @emilialuz6556
      @emilialuz6556 Před 2 měsíci

      O Caps atende os casos de pacientes que aceitam tratamento ambulatorial no Caps. Mas o caps não atende casos em que os pacientes se negam fazer o tratamento e estão sem condições de se tratar em casa e por isso ha necessidade de internação para poderem se tratar até estabilizar a saúde mental. Mais, infelizmente o que está acontecendo é que os médicos psiquiatras das emergências psiquiátricas estão dando laudo médico constando que os doentes mentais não precisam de internação mesmo os familiares dizendo que o familiar doente não aceita tomar remédios e está agredindo pessoas. Isso é algo que o Poder Público tem que tomar frente urgentemente e socorrer tanto os pacientes mentais como os familiares dos mesmos.

    • @emilialuz6556
      @emilialuz6556 Před 2 měsíci

      Acabaram com o Hospital Pinel e fizeram dele somente emergência psiquiátrica. Quando verdade é que esse hospital oferecia recursos para tratamento clínico caso os pacientes mentais também necessitassem de tratamento para outras doenças.

  • @lisanislemos9207
    @lisanislemos9207 Před 5 lety +2

    eu não concordo em habilidade no Hospital geral não é o certo não é o correto o correto é abrir hospitais especializados em Saúde mental para tratar esses pacientes e familiares só para saúde mental pois em hospital normal não dá pé no Saboya aqui em São Paulo tem uma parte que cuida da saúde mental infelizmente são jogados como monte de drogado com remédio como se fosse trocado o remédio andando de um lado para o outro não é assim que se trata uma pessoa com saúde mental tem que abrir escolas tendências hospitais gente para ajudar as pessoas não é assim que se trata a gente para lidar com eles

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci

    So quem tem familiar com transtorno mental cronico gravíssimo, e se nega fazer tratamento, sabe a dor que o doente crônico passa e a dor da família também. Pois, como um doente mental que se nega fazer tratamento pode ficar estabilizado, se o Caps diz nao poder obrigar o enfermo mental a fazer tratamento, e ao mesmo tempo, a Lei garante ao paciente não ser obrigado a fazer o tratamento, caso o doente mental se recuse fazer tratamento? Fora a questão de a Lei nao dar Asilos a idosos com deficiência mental? Realmente, parece que a intenção é exterminar as pessoas com doencas mentais crônicas.

  • @Alaminoar
    @Alaminoar Před 6 lety +3

    Excelente debate!! Pessoas que vivem o problema de doença mental sabem exatamente que é isso que falam!!! Doença mental é questão de medicina e ciência não de seitas ideológicas!

  • @miudinho22
    @miudinho22 Před 4 lety

    Saudoso Ferreira Goulart.

  • @araildauchoa7658
    @araildauchoa7658 Před 6 lety

    Esse Gullar disse tudo

  • @vanessa78529
    @vanessa78529 Před 10 lety +5

    Eu sou a favor, sabemos tbm que tem que ter todo um acompanhamento, doentes mentais tbm são gente e se for mãe e pai pior ainda a família que tem que cuidar tratar, e o governo tem que dá total apoio a família

    • @CLEIDEFISCHER3151300
      @CLEIDEFISCHER3151300 Před 9 lety +6

      Eu também não concordo com as torturas e maus tratos aplicados aos doentes mentais ou a qualquer pessoa e animais!
      Desculpa, mas bem vejo que vc não tem um filho doente mental em casa do tipo esquizofrênico paranoide, com transtorno depressivo obsessivo, com transtorno de humor e psicótico! Tudo isso em uma única pessoa. Eu não sabia também da gravidade da coisa até ter um em casa. Lógico que eu não concordo com os maus tratos aplicados a estes. Além do mais, o governo age da seguinte maneira: fazem um bom marketing... ... ... ... mas na hora da prática... ... ... ... não temos o que prometem. É bem parecido com o restante da saúde pública do nosso país, nós simplesmente estamos jogados ao acaso e ficamos apenas com as migalhas que o governo oferece. Quanto aos CAPS - dos 600 mil pacientes que existem no Brasil, há apenas 2 mil CAPS. Se estes doentes mentais que estavam em hospitais psiquiátricos foram retirados de lá com o intuito de serem recolocados em CAPS, onde eles estão agora? No mercado, no shopping, no cinema, em casa,etc, etc, etc. Lógico que não são todos os casos de pacientes doentes mentais que oferecem risco à suas próprias vidas e as vidas de terceiros, mas uma grande parte destes, tem sido mostrado nos noticiários, MATANDO pais, mães, irmãos, tios, avós, transeuntes e até mesmo vizinhos. Sendo assim, a questão não é apenas o fato de os pais ou outro familiar qualquer não querer cuidar do doente mental, mas sim, o fato de estes serem torturados psicologicamente e verem este risco de vida do seu filho ou o seu próprio iminente a cada micro segundo de suas vidas!!!!!! Nós familiares estamos enjaulados em nosso próprio lar. Simplesmente o que aconteceu, foi que, uma vez que o governo não dá esta prometida assistência, nós os familiares, somos os que estão sendo tolidos da vida e torturados pelas atitudes perigosas e bizarras dos doentes mentais em nossa casa.

    • @vanessa78529
      @vanessa78529 Před 9 lety

      Pessoas que maltratam,pessoas e animais são doentes e não tem consciência, somente prazer em maltratar.

    • @vanessa78529
      @vanessa78529 Před 9 lety

      Verdade me ódio de ver essas coisas

    • @AnaPaula-kt5vc
      @AnaPaula-kt5vc Před 6 lety

      lixo humano

    • @emilialuz6556
      @emilialuz6556 Před 2 měsíci

      Pelo visto você não tem familiar crônico em sua casa que você se veja em apuros tendo que cuidar, e você sem nenhuma condição técnica e profissional de cuidar. Nem todos familiares têm condições de pagar enfermeiros para cuidar dos seus que precisam de tratamento ambulatorial em casa. Pois, há casos e " casos". Há casos que necessitam de ajuda de profissionais para ajudar quando os doentes mentais estão muito agressivos agitados e até tentam matar quem puderem.

  • @taismoraes4657
    @taismoraes4657 Před 8 lety +12

    quem trabalha na área da saúde, sabe o quanto é importante esta reforma psiquiátrica, assim como qualquer debate falta o povo que é a valor, falar é muito fácil, quero ver na prática. A exclusão é muito fácil, é simples acabar com a liberdade do outro.

  • @Edmelo1
    @Edmelo1 Před 10 lety +6

    A psiquiatria não se importou com o doença mental por séculos, a ponto de se denunciar os serviços e como punição acontecer o fechamento dos leitos... agora se preocupam com isso? :@

    • @vanessa78529
      @vanessa78529 Před 10 lety +5

      Existem pessoas que se preocupam com os doentes mentais, o governo tem que se preocupar mesmo, cadeia para quem maltrata essas pessoas indefesas

    • @Paulsiuta
      @Paulsiuta Před 10 lety +5

      A medicina não tinha remédios para tratar/estabilizar os doentes mentais,temos pessoas bipolares,depressivas esquizofrênicas que estariam "internadas" se não fosse drogas/medicamentos descobertos a uns 5/10 anos atrás.Só pra ínicio de conversa.

    • @CLEIDEFISCHER3151300
      @CLEIDEFISCHER3151300 Před 9 lety

      Verdade!!!!!!
      A história mostra que a evolução psiquiátrica foi de fato assim.
      Porém a medicina ainda não achou a cura pra tais doenças. E dependendo da doença que o paciente tem ( ou das doenças) porque as vezes é um Coquetel de doenças, como no caso do meu familiar, que já está tomando o que há de mais moderno na medicina psiquiátrica, porque tem ESQUIZOFRENIA PARANOIDE, TRANSTORNO DEPRESSIVO COMPULSIVO, PSICOSE E TRANSTORNO DE HUMOR, os medicamentos já não estão fazendo quase efeito nenhum. Acredito que o marketing em volta deste assunto está sendo muito superior a realidade!

    • @Paulsiuta
      @Paulsiuta Před 9 lety +1

      mas qual é a doença dele afinal?
      Esquizofrenia paranóide ,já envolve a depressão e a psicose,é preciso um diagnóstico correto aí. O que ele toma, Antipsicóticos atipicos? (Seroquel,Olanzapina ou um dos mais completos pra esquizofrenia refrataria,por exemplo- o Leponex(clozapina)
      pelo menos no Brasil.

    • @CLEIDEFISCHER3151300
      @CLEIDEFISCHER3151300 Před 9 lety

      Paulo Siuta Segundo o laudo médico da própria instituição designada pelo senhor Paulo Delgado, ele está caracterizado no F20, F26 e F29. O fato de ele ter a esquizofrenia não impede de ele ter também outras doenças mentais mencionadas acima.Quanto ao coquetel de remédios como: RISPERIDONA, RIVOTRIL, CLOZAPINA, LITIUN, CLONAZEPAN, ODOL COMPRIMIDOS E ODOL INJEÇÃO e outros. Tudo isso foi passado em apenas dois meses. E o resultado? Ele já foi internado duas vezes por continuar em surto. Cada caso é um caso! E o dele como o de várias outras pessoas é muito grave! Caracterizado com alto risco para a sua própria vida e de outros.

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci

    Somente o rico tem direito a se internação involuntária e compulsória... É so pagar que a Lei não se opõe.

  • @mariaconceicao9383
    @mariaconceicao9383 Před 5 lety

    Boa tarde tenho um filho ñquer setratar diz ñser doente

  • @lisanislemos9207
    @lisanislemos9207 Před 5 lety +1

    O meu meu presidente olha para o povo povo com saúde mental estão todas jogadas apenas tomando remédio Fortíssimo e vivendo simplesmente por viver um dia após Dias sendo todos topado ajude a saúde mental Presidente Jair bolsonaro abra hospital para dar pois pessoal as mães para família pois eu tenho um filho assim me ajude pelo amor de Deus

  • @WendelRLima
    @WendelRLima Před 8 lety +1

    no estado atrasado do Maranhão não tem .

    • @paulohenriquesiuta
      @paulohenriquesiuta Před 6 lety

      Imagina só ñ tem 1 no estado ? como vão atender a população?

    • @mariaconceicao9383
      @mariaconceicao9383 Před 5 lety

      Norio grande nem sei pois meu filho vem perceber que era essa doença agora

  • @waldeirpola2634
    @waldeirpola2634 Před 11 lety

    vou fazer um concurso para o pinel E VAI CAIR SOBRE REFORMA PSQIUIATRICA NO BRASIL ...........interessanteeeeeeeeeee

  • @roselenefelipe3788
    @roselenefelipe3788 Před 7 lety

    interessante, e que nem dentista esta tendo no servico publico....

  • @roselenefelipe3788
    @roselenefelipe3788 Před 7 lety +1

    eu nao sei porque doze mil reais por pessoas...O Frei Hans, consegue com um salario minimo....Esse poeta pirou...os manicomios do Brasil e no mundo realmente e um horror... isso os proprios pacientes e familiares denunciam... Agora nao ter nenhum.atendimento tambem e cruel...a lei tem que ser muito bem pensando...Uma coisa e internar um doente, outra e para se livrar tambem.... quantas familias nao fizeram isso?

    • @paulohenriquesiuta
      @paulohenriquesiuta Před 6 lety +1

      custa disso pra cima se pagar particular.
      Essas casas de recuperação ligadas as igrejas cobram um preço simbólico dos pacientes,pq se o valor envolver enfermaria,plantonista,medicação,refeições,acomodações,é de 12mil por mês pra cima.

  • @GUSTAVTT
    @GUSTAVTT Před 10 lety +3

    esse programa me lembra quando acabava castelo ra tim bum

  • @gilbertosousa6947
    @gilbertosousa6947 Před 8 lety +6

    A base neurobiológica dos transtornos mentais está muito bem estabelecida. É só olhar as milhares de publicações sobre o tema, principalmente nos últimos dez anos. Chega de ideologia no campo da saúde mental!

  • @emilialuz6556
    @emilialuz6556 Před 2 měsíci +1

    Essa Reforma Psiquiátrica é muito precária, porque abandona o doente crônico que recusa tratamento, e põe em risco de vida a si mesmo, aos próprios familiares e a sociedade.