Sinais de Que Você é uma Pessoa Altamente Sensível

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024
  • Sinais de que você é uma Pessoa Altamente Sensível (PAS)
    Você já sentiu que todos ao seu redor são muito barulhentos ou muito apressados? Você percebe as sutilezas dos ambientes? Você absorve muito a energia dos outros? Se você respondeu sim a uma dessas perguntas, então você pode ser uma Pessoa Altamente Sensível (PAS).
    Como uma Pessoa Altamente Sensível, obviamente, você é hipersensível ao seu ambiente e às pessoas presentes nesse espaço. Isso torna difícil para você lidar com o estresse e a ansiedade, e pode tornar as interações sociais extremamente desafiadoras. Neste vídeo, vamos explorar alguns dos sinais de que você é uma PAS. Também falaremos sobre algumas das maneiras pelas quais as Pessoas Altamente Sensíveis são únicas e como usar essa singularidade a seu favor.
    Os sinais podem indicar que você tem propensão a se cansar ou até entrar em exaustão pelas atividades do trabalho ou mesmo por não conseguir administrar o excesso de demandas sociais.
    Se você está achando difícil gerenciar seus sentimentos, este vídeo é para você. Discutiremos vários sinais que o ajudarão a determinar se você é ou não uma pessoa altamente sensível. Com essas informações, você poderá cuidar melhor das suas emoções e viver uma vida mais plena!
    _______
    🧠 E para você que quer participar da MasterClass Autismo Feminino, clique no link e se inscreva: lygiapereira.c...
    - Livro Simplificando o Autismo: loja.literareb...
    - Outros livros: loja.literareb...
    - Quadro das emoções:
    lygiapereira.c...
    - Instagram: / lygiapereira.psi
    - Baixe no Telegram o pdf para fazer a sua contabilidade energética:
    t.me/espectrof...
    - Playlists: / lygiapereirapsicopedagoga

Komentáře • 111

  • @liliancordeirodemacedo1317
    @liliancordeirodemacedo1317 Před 4 měsíci +19

    Detesto que me apressem, detesto essa rapidez de produtividade exigida nesse mundo que não dorme e não respira!!!

  • @laryssabittencourt6871
    @laryssabittencourt6871 Před 5 měsíci +18

    Infelizmente temos que aceitar. Essa é a palavra mesmo. Isso porque nao ha outra forma de fugir de quem somos em essência.
    Eu me vejo em uma dualidade: por um lado amo sentir muito. Viajar no sabor de uma comida gostosa, apreciar o belo, a natureza, "ler" as outras pessoas, pelos sinais que elas soltam.
    Por outro lado é um grande castigo kkkk. Isso porque o mundo é áspero demais, barulhento demais, mal educado demais. Tudo nos impressiona, nos constrange, nos faz sentir-nos desconfortáveis em sermos nós mesmos.
    Isso porque somos o lado que sente mais, que fala baixo, que gosta de suavidade em meio a um mundo que esbraveja o tempo todo. É de enlouquecer.

    • @erikadutra5375
      @erikadutra5375 Před 4 měsíci

      Sim. Você conseguiu expressar o meu sentimento. Inclusive já estou cansada desse mundo.

    • @jk.9998
      @jk.9998 Před 2 měsíci

      Eu queria ter uma amiga assim

  • @paulalima74
    @paulalima74 Před rokem +16

    Sou altamente sensível e considero isso uma sentença. Vivo um desgaste emocional extremo desde a infância.
    Adoraria ser "normal" pois ser uma PAS está corroendo minha saúde mental.

  • @gisellepinhocosta130
    @gisellepinhocosta130 Před rokem +79

    São dois polos distintos: por um lado sou extremamente sensível a: simultaneidade de sons: me estresso profundamente. Contato físico: é como um rasgo na pele. "Ter de" ouvir e falar: é uma tortura e muito desgastante. Ver um animalzinho sofrer: me leva à dor profunda e depressão. Por outro lado, falta-me total sensibilidade em relação a sentir falta de pessoas, qualquer que seja o nível de afinidade com elas. Nunca senti "o sentimento " de saudades. Pelo contrário, sempre senti o sentimento de alívio pela ausência física delas. Quero bem a todos. Preciso apenas saber que estejam todos bem e saudáveis, mas não preciso de que estejam presentes em minha vida fisicamente. Por isso já fui julgada. E precisei de muita terapia para eu me entender e parar de me condenar. Tanto pelo excesso de sensibilidade quanto pela falta dele.

    • @ctroque
      @ctroque Před rokem +4

      Sou igual a você em todos os pontos. Sofro muito por não sentir saudades ou falta de alguém. Me cobro muito por isso... :(

    • @patricianunes2330
      @patricianunes2330 Před rokem +1

      Sou exatamente assim em relação às pessoas. A única exceção é minha filha.

    • @martaoliveira1301
      @martaoliveira1301 Před rokem +3

      No meu caso, enxergo esse não sentir saudades das pessoas que são importantes para mim, de uma forma paradoxal, como um "excesso" da alta sensibilidade. Essas pessoas queridas, mesmo distantes, estão sempre presentes, fazem parte do que eu sou.

    • @monicaff3019
      @monicaff3019 Před rokem +5

      Sou exatamente assim, inclusive sou casada e meu marido trabalha em casa, eu trabalho 12x36 e nos dias que estou em casa sofro horrores por querer ficar só e não tem como. Fora que fico com pensamento insistente de querer morar sozinha, é um sonho, e isso tem prejudicado muito minha convivência com meu marido. Não sei o que fazer.

    • @gisellepinhocosta130
      @gisellepinhocosta130 Před rokem +1

      @@monicaff3019 te entendo muito bem!

  • @LucieneAlmeida-vt5hw
    @LucieneAlmeida-vt5hw Před 9 měsíci +6

    Demorei 46 anos para saber porque absorvo os sentimentos das outras pessoas. Se alguém perto de mim está ansioso, fico ansiosa também. É insuportável para mim ficar perto de uma pessoa mal intencionada e com energia ruim. Fico esgotada e chego a adoecer. Desde a infância meu artifício é dissociar do ambiente e isso causa procrastinação e estagnação.

  • @deniseme2024
    @deniseme2024 Před rokem +24

    É esgotante ter mta percepção, sentir a dor das pessoas, dos animais... Mas é gratificante apreciar a natureza, o mundo da música, das artes. Tão intenso que esgota. Além disso sou muito introvertida e como "salvação" cada vez mais isolada

  • @liliancordeirodemacedo1317
    @liliancordeirodemacedo1317 Před 4 měsíci +3

    Sempre evitei qq tipo de conflito e qq tipo de competição. Me causa angústia demais...o Desgaste é muito grande. Gosto demais de ficar sozinha...e faz tempo que não aceito ir em eventos, festas que eu não tenha a possibilidade de ir embora na hora que eu quiser.

  • @matheusmartins3600
    @matheusmartins3600 Před rokem +12

    EU NÃO sou PAS, mas acredito que minha esposa seja, eu li esse livro que tava na capa do vídeo e entendi melhor o tema, muito obrigado pela explicação e gostei dos seus vídeos.

  • @kzzy_x7x
    @kzzy_x7x Před 7 měsíci +4

    Eu choro por tudo, as vzs cansa mas as vzs é tao bom...
    Chorar de felicidade no final de todo filme de final feliz
    Pular de alegria por algo simples enquanto outros precisam de literais milagres acontecendo para serem felizes, nós PAS, sentimos felicidade extrema com pequenas coisas
    Eu choro quando vejo animais mt fofos
    Tmbm choro quando vejo pessoas muito bonitas
    Tmbm choro quando escuto uma musica muito linda
    Tmbm choro quando vejo ambientes belíssimos ou só de me imaginar lá ja fico arrepiada.
    Fico arrepiada com tudo
    Brigas mexem diretamemte comigo, ate quando nao sou eu lá no meio
    Só de ouvir os gritos e xingamentos já sinto um nó na garganta, sensacao de querer sair correndo pra bem longe.
    Ambientes sociais me desgastam facil, 30 minutos em uma festa é mais q suficiente, se eu me esforçar mais me da dor de cabeça e sensação de esgotamento.
    Imaginar cenarios na cabeça fazem com que eu me sinta lá, sinto de forma física literalmente tudo.
    Me importo tanto com os outros que me esqueço
    E quando me dou muita importancia me sinto egoísta.
    Crises depresivas sao comuns
    E bate uma dor no peito com muita frequência
    Ja pensei em ter borderline
    Mas mesmo sensivel eu controlo minhas ações
    As vzs me sinto um ET
    Sinto que o mundo nn nos entende
    Eles ate pensam que estamos exagerando
    Fingindo se importar
    "Frageis" "pobres coitados" "criancas choronas"
    No final das contas o mundo precisa de mais sensibilidade no meio de tabta gente de coração gelado e amargo

  • @dr.djalmabambirra
    @dr.djalmabambirra Před rokem +23

    Foi com a Lygia que eu me reconheci como sendo uma pessoa sensível . Isso mudou a minha vida porque evitando as tramas e os dramas dos filmes e da sociedade, poupo energia para o estudo e o trabalho. Assim sou mais feliz!
    Muito obrigado, querida! :)

  • @denisetavaresmouzinho3518

    Descobrindo cada dia minhas "sutilezas!"😊 Elas têm nome! E realmente não é "frescura" ou "esquisitice", é um jeito de ser único e especial, como todos os outros! Somos todos únicos!
    Obrigada pelos esclarecimentos de sempre!

  • @patriciaabreu1477
    @patriciaabreu1477 Před 2 měsíci +2

    Me identifico como uma pessoa altamente sensível desde 2020, quando descobri o que era a alta sensibilidade. No entanto, acho que isso deveria sim ser considerado um problema intelectual, posto que não conseguimos nos colocar com frequência em determinados locais de trabalho, determinadas profissões ou exposição. Eu não gosto de ser assim, tive que me isolar do mundo por sofrer demais com o que vejo e sinto, aliado ainda a depressão persistente que tenho desde os 9 anos. Acho que as pessoas PAS deveriam ter um tratamento diferenciado, principalmente frente ao trabalho - que é nosso meio de subsistência.

  • @jorginacoelho2648
    @jorginacoelho2648 Před rokem +5

    Sou exatamente assim, não consigo assistir filmes onde há muitas torturas a seres humanos, não curto terror, ao ouvir relato de dor de alguém começo a imaginar a dor a ponto de parecer sentir , tenho olfato aguçado, amo decoração em geral , sou exigente com sabores e por isso gosto de preparar meus alimentos, choro com demonstrações de amor por mais simples que possa parecer, prefiro a beleza interior de alguém do que a física, consigo apreciar minha companhia, viajar sozinha se for preciso, tudo é caro pra mim , porém nada é caro pra dar , sinto prazer com prazer dos outros, arrancar sorrisos é bom demais e alegra meu coração

  • @marcelmarigo4882
    @marcelmarigo4882 Před rokem +3

    Agora sei que Sou PAS. Mas um dia fui para terapia reclamando muito dessa característica, com um grande sofrimento. Minha psicóloga provavelmente não sabe o que é PAS, mas foi de uma sabedoria incrível ao me dizer que eu não deveria tentar endurecer, que não deveria abandonar minha sensibilidade, pois apesar de doer em alguns momentos minha sensibilidade é também uma das minhas principais forças

  • @silviacristina1158
    @silviacristina1158 Před rokem +11

    Eu sou uma pessoa hipersensivel, seu vídeo ajudou muito a me entender. Gratidão 🙏. Eu acho muito difícil ser hipersensivel porque as pessoas estão muito grosseiras, eu peço muito para as pessoas não me contarem histórias de maldades contra animais mas mesmo assim contam e isso acaba com o meu dia, passo o dia todo sofrendo com aquilo 🥺

    • @Masamppaio
      @Masamppaio Před 10 měsíci +1

      eu com crianças

    • @silviacristina1158
      @silviacristina1158 Před 10 měsíci

      @@Masamppaioeu também sofro por crianças e idosos, mas as pessoas sabem o quanto gosto de animais e fazem questão de me contar maldades contra eles😢.

  • @katiacristina2184
    @katiacristina2184 Před rokem +8

    Tenho me compreendido mais. E isso é um alívio. Por muito tempo me sentia tão angustiada. Hoje sei o que devo fazer para me preservar. Evito alguns ambientes, aglomerações principalmente ..

  • @norbertoaraujo3457
    @norbertoaraujo3457 Před rokem +4

    eu me sinto mal demais quando vejo ou ouço casos de pessoas que foram cruelmente feridas e até mortas de maneira cruel e brutal e sempre mulheres e criancas,me da uma tristeza gigante,um cansaço físico muito grande,sinto solidão,não suporto ver pessoas boas sofrendo algum tipo de maldade,dói demais

  • @carolinaandrade6815
    @carolinaandrade6815 Před 18 dny

    esse vídeo deu leveza para minha alma! todas as minhas angústias desde minha infância foram reveladas! minha família me chamava de antissocial e eu não gostava pq eu não tenho dificuldade de falar com as pessoas, ao contrário, adoro conversar, mas não gosto de conversar com uitas pessoas ao mesmo tempo. E ficava muito mal quando eu me afastava de pessoas muito pesadas, cheia de problemas, pois eu consumia os problemas dessa pessoa, e eu adoecia, então, eu me afastava, ficava me sentindo fraca por não ser capaz de ajudar a pessoa o suficiente e preferia me afastar, isso me fazia mal, pq eu entrava em crise me condenando, me achando fraca e mau caráter, por não ajudar o o suficiente a pessoa. Agora entendi tudo! Tive um namorado que todo final de semana tinha que marcar um encontro de casal com o casal de amigos dele, e isso esgotava a minha saúde, pois era um casal visivelmente com problemas no relacionamento, a moça era cheia de problemas emocionais e físico, as conversas eram sempre sobre suas doenças mentais e fisicas, sem falar em todo o desgaste desses eventos: sair, procurar restaurante, bater papo, e voltar pra casa e ainda continuar nos petiscos em casa, pois era um casal que não entendia que eu queria ficar sozinha com meu namorado, eu viajava 13 mil km pra ficar com meu namorado e todo final de semana tinha que sair com esse casal, o esgotamento era terrível. Isso aqui é só um exemplo, e eu ficava super mal, me achava egoísta e chata por não gostar desses encontros sociais.
    Gostei do muito do vídeo! Super me identifiquei e não tenho problema de ser PAS, só me incomodava naõ entender pq eu sou desse jeito. Me sentia um patinho feio, queria fugir da humanidade, mas sou extrovertida e gosto de conversas, só não me sinto bem com muitas pessoas ao mesmo tempo.

  • @naturezaesaude7380
    @naturezaesaude7380 Před rokem +7

    Esse vídeo foi come tivesse passado um filme na minha cabeça, vivi 30 anos o lado negativo da sensibilidade até que depois de me aceitar vivo o lado positivo.
    .

    • @jk.9998
      @jk.9998 Před 2 měsíci

      Oi seria bom conhecer um pás tm

  • @damaressantos1835
    @damaressantos1835 Před rokem +6

    Vou em busca de um diagnóstico... sempre me achei diferente das outras mulheres, me fascino com detalhes com muita facilidade. Tenho dificuldade de entender piadas ou sarcasmos e de dizer não. Não sou tímida, sou líder da minha turma da faculdade e me comunico bem mas não gosto de ligações, mensagem de texto é vida pra mim kk. Não gosto de estar em lugares com muitas pessoas passo mal mesmo, falta ar e muita dor de cabeça, detesto quando alguém conversa comigo tocando em mim... toda vez que vou a igreja eu me sinto assim, mas vou e sento nos últimos bancos. Desde criança sou chorona e levava nome de dengosa ou mimada. Uma coisinha que acontecer eu fico sem dormir. Meu sono é muito leve e por isso eu tenho dificuldade pra dormir. Me sinto cansada quando saio com alguém por isso evito sair, sinto que faço um esforço enorme pras pessoas gostarem de mim...quando chego em casa fico repassando os diálogos e analisando o que deveria ter feito ou deixado de fazer...tenho amigas, as amo, mas não sinto falta de nenhuma e sinto um alívio enorme quando estou em casa sozinha ou com a minha mãe que é a única que me entende.

    • @lua-user
      @lua-user Před 8 měsíci +1

      Sou exatamente assim

  • @Iaraxyw
    @Iaraxyw Před měsícem

    Um pavor lidar com pessoas sensíveis demais quando se refere a falar uma verdade....Pra uma pessoa altamente sensível, verdade é interpretada como xingamento!

  • @lucianayamamoto4237
    @lucianayamamoto4237 Před rokem +4

    Eu já estava desconfiada, mas o seu vídeo me deu certeza de que sou hipersensível e preciso de ajuda, para aprender a lidar melhor comigo

  • @mayracamargo5991
    @mayracamargo5991 Před rokem +3

    Sou eu toda! Descobri através da minha dentista que sou PAS esse ano, até então achava que era apenas “esquisita”. Houve um dia que eu estava na recepção de um hotel, e quando chegou um grupo de turistas, a recepção lotou. Eu fiquei tonta, comecei a sentir enjoo, uma angústia, taquicardia… Só melhorei quando peguei o elevador e subi.
    O fato da socialização é o que mais pesa pra mim. Meu sonho era sumir igual a Ana Paula Arósio😂❤

  • @anafardin2563
    @anafardin2563 Před rokem +6

    A minha condição neurodiversa me fez ficar muito sensível com relação à interação social.

  • @Pegadasdetarot
    @Pegadasdetarot Před 3 měsíci

    Descubri ano passado em um teste que fiz. Não é fácil viver lutando com nossas próprias emoções. Principalmente na parte de absorver energia das outras pessoas e do ambiente.

  • @ronielima1064
    @ronielima1064 Před 7 měsíci +1

    Então é por isso que não consigo ficar muito tempo no trabalho. E que às vezes consigo sentir muito empatia ao ponto de sentir a dor de outras pessoas.

  • @daniellegold.4123
    @daniellegold.4123 Před rokem +7

    Li o livro há cerca de 20 anos e me identifiquei. Senti uma felicidade ao saber que havia outras pessoas assim. Passei a compreender, aceitar e lidar melhor com minha essência. Parabéns pelo seu trabalho que ajuda tantas pessoas!!!

  • @solangerodrigues1748
    @solangerodrigues1748 Před rokem +4

    Desde criança tenho esses traços, há momentos que ser assim, trás bastante sofrimento.
    Mas agradeço a Deus por essas características, pois consigo sentir coisas que para muitos passam despercebidos. 😏

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před rokem

      Que bonito pensar assim, Solange! Também aprendi a amar a minha sensibilidade!
      🧠✨♾️✨🍃

  • @claudiacosta3920
    @claudiacosta3920 Před 7 dny

    Eu sou 100% sensível . Mas com a terapia tou ajustando isso 🙏

  • @gabrielaaires99
    @gabrielaaires99 Před rokem +5

    Eu sou altamente sensível. Estou gostando muito de aprender mais sobre o assunto. Tem me ajudado bastante a me entender. Faça mais vídeos sobre o tema, seus vídeos são excelentes!

  • @lua-user
    @lua-user Před 8 měsíci +1

    Eu sou e choro muito, mas agora to treinando e me controlando

  • @liliancordeirodemacedo1317
    @liliancordeirodemacedo1317 Před 4 měsíci

    Difícil ser sensível onde as pessoas tem enxergar como frágil, incapaz e cheia de não me toques.... passei muito tempo não gostando de ser assim; choro com um comercial pq me sensibilizei com a cena e já acham que estou deprimida!!!! Como assim???? não tem depressão , apenas fiquei emocionada com algo...

  • @samuca6262
    @samuca6262 Před rokem +4

    Me descreveu totalmente. Entendo que num contexto ideal seria uma característica/condição a ser preservada, por ser um elemento que constrói nossa individualidade e tals (além de ter lá seus benefícios), mas veja, me traz muito mais prejuízo que qualquer outra coisa e eu busco, senão neutralizar, ao menos atenuar esse traço. Sei que pra vc pode parecer incorreto orientar alguém a corrigir algo que vc não entende como problema, mas ainda assim pergunto: Seria possível mudar isso? Eu imagino que sim, pois minha sensibilidade aumentou com o tempo (então em tese, poderia diminuir). Talvez exercitando a razão e outras capacidades cognitivas (elasticidade mental). Talvez alterando a forma de pensar sobre aquilo que afeta a pessoa, alterando tbm o modo com o qual ela reage (cognitivo-comportamental). Ou ainda, anestesiar ou aumentar a tolerância por meio de uma "superexposição aos gatilhos"? Veja, nesse momento o que mais tem me atrapalhado é a sensibilidade aos sons (barulhos do dia a dia, como os produzidos por vizinhos ou até mesmo por quem convive comigo). Vc acha que é possível reduzir essa sensibilidade me expondo mais a esses barulhos? Por exemplo, ir largando mão dos vários artifícios que tenho usado pra tentar resolver a situação (como protetores auriculares e ruídos brancos). P.S.: Eu sei que esse problema (misofonia ou congênere) é bastante característico do autismo (não à toa passei a seguir seu canal), mas têm diversos outros indicadores que parecem me afastar do espectro. Resumindo, vc acredita que a exposição aos barulhos possam atenuar a intolerância de uma pessoa altamente sensível?

    • @samuca6262
      @samuca6262 Před rokem

      Nada a ver com nada, mas acho seu nome lindo demais. O mesmo nome da minha escritora preferida

  • @vaniaalveira
    @vaniaalveira Před 10 měsíci +1

    Ouvi falar sobre PAS a pouco tempo, e me identifico muito com as características, e antes de assistir ao vídeo comprei o livro indicado. Espero saber mais sobre o assunto e aprender a lidar melhor com a sensibilidade.
    Obrigada por abordar o assunto.

  • @lucilenesoaresdesouza3025
    @lucilenesoaresdesouza3025 Před 4 měsíci

    Me considero fazer parte desse quadro PAS. Entro em panico quando entro em hospital. Desde 2019 nao entro nem para visitar pessoas internadas. Ja doei a ninha televisao plasma, devido as crises que tenho com relacao a filmes violentos, noticias de violencia contra outros seres humanis. Sinto pesado o ambiente de trabalho. Sou educadora das series iniciais ha 30 anos. E nao estou conseguindo segurar a barra com criancas preadolescentes com TEA de 2 e 3 ou 4 grau na minha sala de aula normal. Salinha , cabe 19 alunos, quando passa para w2 a 25, entro em depressao. Fico angustiada em ver as criancas passarem por de baixo da mesa para entregar as atividades. E ainda dizem que ta normal, a inclusao me deixa pertubada, ansiosa e com crise de panico. E ao chegar no ambiente de trabalho, tem cwrtas pessoas que pensam que estao vivendo a cultura japonesa. Fala-se bom dia ou boa tarde, essas pessoas nos ignoram a semana toda. Com isso o ambiente fica pesado, eu sinto essa energia em mim. Ja passei mal, a crise de panico me pegou la, tive de vtar para casa. Um dia so de ouvir o relato de uma ocorrencia de violencia com arma de fogo, ela contando minha pressao caiu. Fui bater no pronto socorro. Minha colega que é psicologa falou para eu ficar blindada , nao ficar impressionada. Mas como me blindar? Ela disse, voce amiga, é muito senssivel! No ano passado o psiquiatra me deu 60 dias para aluviar o meu estresse por conta de cobrancas da esva e luto da minha saudosa mãe. Eu nao posso ver nada traumatico e nem saber que alguem faleceu, eu entro em desespero. Aglomeracao de pessoas , passo mal, cai minha pressao, svito. Onibus lotado, festas de concentração ...prefiro ficar em casa e só, sinto uma grande paz. Se sair tenho que voltar logo, fico aguniada pra voltar. Sou empata, muita gente fala isso pra mim. Cai dd para-quedas aqui nesse canal. Feliz por descobrir um pouco de mim. A gente ouve, vocd é muito senssivel. Cansei de ir visitar as pessoas no hospital e passar mal, desmaiava. Um dia figi do posto de saude, vendo um homem gritar de dor para fazer limpesa de uma gurada de prego. Eu seria a proxima, o meu atendimento era para sajar um tersol. Minha pressao caiu, chamei minha cunhada e disse, estou passando mal, me tira daqui. Ela me deu agua e um algodao com alcool pra cheirar. Aliviou e voltamos pra casa. Eu fico pertibada com brigas de casal, com gritos de horror. O que fazer? Comprimido para ansiedade. Ha 10 anos tomo. Sem contar com as madrugadas atormentadas de pesadelos pelos programas de jornais da televisão. Faço terapia. Melhora um pouco, mas temos que descobrir a raiz do problema. Sou muito sensivel, fico emocionada com fatos tristes. Tenho poucas amizades. Porque dizem que sou diferente. Ninguem pode exagerar em cobrancas no trabalho que cai a minha pressão. E agora com 61 anos ja nao estou suportando . Ja quero me afastar de vez. Ja aposentei de uma cadeira. Estou na segunda, nao sei se vou conseguir esperar os anos que me faltam. Isso me causa tédio.

  • @mcscak
    @mcscak Před 6 měsíci

    Sou uma PAS, descobri aos 64 anos assistindo o vídeo de uma resenha num canal de literatura (Lietrapia) onde a booktuber é psicóloga. Foi muito bom dar um nome a esta característica, algo libertador. Apesar dos anos de terapia, pude entender meus sentimentos diante de tantos fatos da vida. Pretendo ler este livro da Dra. Eliane Aron pois acredito que me trará muitos conhecimentos e sensações de conforto.

  • @quattroventtos
    @quattroventtos Před 8 měsíci +1

    Absorvo muito a energia dos outros. E acabo sofrendo. Demoro para processar o que está acontecendo, demoro para reagir pois demoro para cair a ficha 😅

  • @adrianipereira627
    @adrianipereira627 Před rokem +2

    Oi Lygia, primeiramente parabéns pelo excelente trabalho! Gosto muito dos seus vídeos. Como autista laudada, posso fizer que, na maioria das vezes, a hipersensibilidade está mais ligada aos sentidos. Dois dos meus sentidos são mais "complicados" quando eles são, ou estão, hiperestimulados, a audição e oufato. Até ter o laudo, tive dificuldades terríveis com as formaturas dos meus alunos universitários, por exemplo. Para mim, não era uma festa, era uma tortura, mesmo! Ficava com ressaca social por dias. Depois do laudo, levei à faculdade e eles entenderam que a partir daquele momento eu não participaria mais desses eventos. Sem contar que em praticamente 8 anos nessa faculdade, nunca participei de uma confraternização, sempre dava uma desculpa, hoje já não preciso maia desses artifícios. Quando o oufativo está forte é complicado, muitos vezes chega à afetar até o paladar.

  • @ciceravanessamaia1718

    Hiper sensível e autista... morro com isso! Lendo os comentários vi sobre saudades envolvimento com a dor dos animais. Não tenho a primeira e todas com os bichinhos

  • @paulan9281
    @paulan9281 Před rokem +2

    Quando tinha uns 4 anos, me mostraram o desenho do Bambi e não consegui ver , chorei muito com cena Bambi perde a mãe.

  • @marciamariana5601
    @marciamariana5601 Před rokem +6

    Não vejo nada bom, única coisa boa é que sou criativa, já não reuni com a família pois não suporto o som alto é muita falação que eles teem todo final de semana , eu não aguento me chamam de fresca chata, mimizenta, as vezes dou presentes excelentes pra as pessoas nem sempre recebo igual, e o fato de ser seletivo as pessoas te chamam de metida, eu as vezes desejaria ser mais ignorante um pouco menos sentimental , sou aquela que ama dar a mão, que nunca ri de alguém que cai, que aprecia os bons modos, por favor, obrigada, eu lamento , e as pessoas já nao usam isso mais , eu já não posto nada em redes sociais pois amo meus pensamentos enreflexoes e não estou pra discutir.

  • @ildenete3235
    @ildenete3235 Před 9 měsíci

    Lamento a descoberta tardia. Podia ter trabalhado melhor tudo isso. Mas estou me sentindo bem em saber . Principalmente porque não tem nada haver esses rótulos.
    Muito obrigado.

  • @luizedua100
    @luizedua100 Před měsícem

    Dra, eu identifiquei a maioria dos traços para PAS, qdo da minha infância, inclusive era tipo por meus pais como "diferente" de meus irmãos. Hoje me vejo com alguns traços. Mas, depois desse vídeo, me questionei se não tive que fazer uma psicoadaptação para não me sentir esquisito e diferente. Isso é possível?

  • @miriammarianunesdeoliveira9613

    Informações otimas, dra Lygia é possível ser autista com PAS?

  • @rossanapantuzza6911
    @rossanapantuzza6911 Před rokem +1

    Pq eu vejo a sensibilidade como positiva no sentido de ela proporcionar, em alguns casos, a arte, e a percepção extrasensorial, além de uma percepção aos sentimentos do outro, no caso de a pessoa poder ser alguém que ajude o próximo, seja um terapeuta ou um voluntário, não é msm??

  • @LuizFernandesdosSantos-em6wk

    Olá!Eu sinto muito forte algumas coisas e outras não.
    Já fui sim de hiper sensível.
    Eu antevejo o apuro dos outros e parto pra ajudar isso eu sinto muito forte.
    Obrigado!

  • @kellfelixa
    @kellfelixa Před rokem

    Dra Lígia linda.
    Poderia fazer um vídeo sobre autismo e consumo de álcool, alcoolismo e tabagismo.? E como conseguir resolver.

  • @esterproenca816
    @esterproenca816 Před rokem +1

    Muita gratidão pelos seus vídeos que tá ajudando a me conhecer . Obrigada .Com certeza sou altamente sensível sim ,e amo seu jeito de falar pois me faz sentir que sou especial e que posso ser útil por ter essa sensibilidade .O grande problema é que me esgoto com muita facilidade.Continua com os vídeos pois são muito encorajadores .Um grande abraço

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před rokem

      Ah!!! Que alegria receber a sua mensagem, Ester! Obrigada!
      Fico muito feliz de saber que tem gostado de estudar aqui comigo!
      Vamos continuar o treinamento para deixar esses neurônios sensíveis ainda mais criativos e resilientes!
      Que tal?!
      🧠✨♾️✨🌈

  • @lucianaaparecidaleitecacao2211

    Eu tenho , quando vejo pessoas , parece que vejo tudo na vida delas , vejo luz em pessoas e vejo escuridão em outras , sinto quando as pessoas são boas , e sinto quando as pessoas são maldosos , vejo coisas , boas que vai acontecer , com outras pessoas inclusive comigo mesma, gosto de silencio , gosto da natureza , da mata , não gosto de pessoas desonestas , não gosto de pessoas ruim , que fazem maldades , se entro em locais pesados , simto coisas ruin em locais, sinto arrepios , mas sinto coisas boas tbm em locais, as vezes não gosto de ser assim sofro as vezes vendo coisas que ainda não aconteceu , mas que ainda não aconteceu , e vejo sombras escuras em pessoas e logo , questões de dias elas morrem , fico muito assustada comigo mesma , ......por que sou assim , alguem me ajuda

  • @darlenereck4116
    @darlenereck4116 Před rokem

    Não queria ser sensível. Agora descubro que tenho muito a aprender. he he

  • @tamarasilveira44
    @tamarasilveira44 Před 6 měsíci

    Existe especialização nessa área para atendimento? Obrigada 😊

  • @cristianefortt5445
    @cristianefortt5445 Před 8 měsíci

    Qual a diferença entre pessoas muito sensíveis e autistas??

  • @divinamaria6103
    @divinamaria6103 Před rokem

    Me identifiquei totalmente com esse vídeo, parabéns Dra Lygia.

  • @ritacerejo9181
    @ritacerejo9181 Před rokem

    MUITO OBRIGADA POR ESTE VÍDEO 🙏🏼🙏🏼🙏🏼❤️

  • @marlenearantes3173
    @marlenearantes3173 Před 8 měsíci

    Interessante PAS

  • @luzdoluar222
    @luzdoluar222 Před rokem

    Eu sou uma pessoa PAS tenho hipersensibilidade sensorial e emocional e meu marido tem hipersensibilidade sensorial

  • @santificacaoerenuncia9148
    @santificacaoerenuncia9148 Před 8 měsíci

    Alguém sensível aqui de São Paulo, capital?

  • @mairaselva
    @mairaselva Před 25 dny

    Eu só acho duvidoso que 20% da população seja… pq eu não conheço essa quantidade de pessoas que tem

  • @cleocrochesvlogs3574
    @cleocrochesvlogs3574 Před 10 měsíci

    Aqui so tem gente sensível... vixe 😂😂😂😂😂😂 assim o mundo 🌎 é todo

  • @rossanapantuzza6911
    @rossanapantuzza6911 Před rokem +1

    Mas a sensibilidade, apesar do preço alto que ela cobra, não é um traço positivo???

  • @viterbinaaraujo162
    @viterbinaaraujo162 Před rokem

    Parabéns. És otima

  • @milenasouza549
    @milenasouza549 Před rokem

    Uma dúvida.. PAS é a mesma coisa que TPS? (Transtorno de processamento sensorial)

  • @miriamdesouza2674
    @miriamdesouza2674 Před rokem

    Não agurnto lugares com muitas pessoas me suga energia mesmo😢

  • @wandersoncaceresdesouza9637

    Sou assim mesmo

  • @user-gh9tb1gy7y
    @user-gh9tb1gy7y Před 6 měsíci

    Sou sensível

  • @fkjhnm
    @fkjhnm Před 25 dny

    Eu sou

  • @mariajosesilvarique3778

    Tenho visto vários dos seus vídeos e concluí q sou PAS. Gostaria de saber o nome do livro da Dra Elaine

    • @kmlslim
      @kmlslim Před 7 měsíci

      Pessoas altamente sensíveis. É excelente!

  • @lua-user
    @lua-user Před 8 měsíci

    Me descobri PAS agr...

  • @Sah_s
    @Sah_s Před rokem

    Eu sempre fui Introvertida e timida pelo menos é o que na minha "auto avaliação"
    Algumas pessoas já me falaram que posso ter TDH, ou autimos leve.
    Eu não gosto de barulho e pessoas falando tudo ao mesmo tempo me confundi e não consigo proscessar.
    E agora me encaixei em uma pessoa sensivel amo arte e criação.
    Como ser diagnosticado pelo profissional? E se conhecer melhor nesse assunto?

  • @taliasantiago
    @taliasantiago Před rokem +1

    Nossa, tenho tudo isso. É possível ser autista e ser altamente sensível?

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před rokem +2

      Sim, Talia!
      Na verdade, boa parte dos autistas é altamente sensível.
      🧠✨♾️✨🌈

    • @taliasantiago
      @taliasantiago Před rokem +1

      @@lygia.pereira oi Lygia, sem querer explorar, mas já explorando.. Fui diagnosticada com superdotação. Sou altamente sensível e minha psicóloga diz que a sobreexitabilidade tbm é característica do superdotado.
      Eu cismo que sou autista, mas sou muito empática e ela diz que o autista não é empático desse jeito. Qual sua opinião? Um vídeo desse seria top! Tem muita característica de autismo que tbm é de superdotado e isso me deixa muito confusa. Tô me descobrindo na vida aos 37 anos🙁

  • @geisaelenaribeiroribeiro8403

    Muitoooooo sensivel

  • @diversos-rn6dr
    @diversos-rn6dr Před rokem

    Oi Lígia eu sou a Lília.

  • @mariadomingas4739
    @mariadomingas4739 Před rokem

    Eu wou muito snssitiva

  • @denizea.2821
    @denizea.2821 Před rokem

    Nossa toda eu.🤔

  • @santos7986
    @santos7986 Před rokem

    Na espiritualidade isso se chama pessoa Índigo...

  • @SoaresGaucho
    @SoaresGaucho Před 11 měsíci +1

    2:56 Aham

  • @daysa9095
    @daysa9095 Před rokem

    ⚘️

  • @karinagorinoff3804
    @karinagorinoff3804 Před rokem

    E ruim ser sensível e emotiva. E péssimo.