A realidade dos Emigrantes Portugueses | CMB #44

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 20. 04. 2024
  • PATREON⁠:
    / classemediabaixa
    ___
    00:12 - CONVERSA EM DIA - Emigração Portuguesa
    36:14 - LÁ FORA NÃO É ASSIM - Testemunhos de Patronos Emigrantes
    ___
    CRIADO POR:
    / _.ricardocouto
    / fabiofpascoal
    Classe Média Baixa é um talk show com rubricas diferentes todas as semanas. Ricardo Couto e Fábio Pascoal analisam fenómenos de portugalidade, desencantam tesourinhos audiovisuais e lançam debates estruturantes como o combate ao envelhecimento demográfico ou qual o melhor bolo de confeitaria. No fundo, os grandes temas que afetam a vida das pessoas reais que não aparecem na TV.
  • Komedie

Komentáře • 44

  • @glamdj
    @glamdj Před měsícem +7

    Sou emigrante desde 2012. Quando o Passos nos mandou emigrar, eu disse: xauzinho, até qualquer dia.
    Mas na altura pensei muito nisso. No tempo do meu avô que foi a salto para França, era a mão de obra não qualificada, para trabalhar em França no duro, no que os outros não queriam. Mas no meu caso, já foi emigração por qualificação. Com eu, muitos, mas mesmo muitos amigos de univ. O que mais revoltava e ainda revolta é pensar: andou um povo a pagar impostos, para o estado investir em formação de pessoas, para depois outros países beneficiarem do produto desse investimento. Na minha primeira formação de eng zootecnia, vi colegas a irem para países criar coisas incríveis na ciência e na indústria, pk os zootecnicos portugueses são reconhecidos lá fora como muito bons, mas os que ficavam em Portugal a única saída era vender rações ou outra profissão nada a ver com a área. Um país não pode investir em formação (que é dispendiosa) para depois não ter uma economia preparada para absorver e rentabilizar essa produção. Mesmo na segunda formação, novas tecnologias, de computação gráfica e multimédia, vi exactamente o mesmo. Até hoje me custa saber que produzo trabalho e consequentemente riqueza, num país que não investiu nada em mim. Dá que pensar.

  • @le.point.
    @le.point. Před měsícem +13

    Sou de Braga, meus pais imigraram no Mônaco, onde cresci, e eu mesmo imigrei para o Qatar! Podemos dizer que a imigração está enraizada em mim. É verdade que viver longe do país de origem, que conheço apenas nos meses de julho e agosto, é difícil, pois crescemos com a ideia de que precisamos ganhar dinheiro para voltar a viver em Portugal. Crescemos, assim, com a ideia de "sacrifício" ao longo do ano para poder desfrutar plenamente de um mês no ano. Só nos sentimos em casa em Portugal, embora nunca termos realmente vivido lá. É uma reflexão estranha agora que penso nisso...

  • @carloscabreira6349
    @carloscabreira6349 Před měsícem +4

    Ouvi no Spotify mas passei cá pra deixar um like e dizer que vocês são uns fixes...

  • @libelula116
    @libelula116 Před měsícem

    Eu saí de Portugal em 1986 ,vim em um comboio com quatro carruagens completamente cheios de jovens dos vinte aos vinte e cinco anos de idade, saímos de Portugal com um contrato de trabalho e escola, aprender uma profissão …😅
    Foi através do centro de imigração e turismo de Lisboa, a Suíça precisava de mão de obra barata porque os nossos antecessores começaram a reivindicar as leis trabalhistas, melhores salários e condições…então a Suíça virou-se para o nosso país.
    Com orgulho que eu digo que fiz parte das primeiras imigrações que abriu caminho para as próximas gerações e continuam até aos dias atuais.
    Vivo na Suíça desde então, não sou uma típica imigrante mas gosto de ir de vez em quando a uma feira, são as nossas raízes…gosto de tudo o que é português, e acho que os imigrantes dão mais valor ao nosso país que propriamente quem nunca saiu de lá para imigrar .
    De vez em quando leio comentário do género…
    (" Tu és mais um dos imigrantes que abandonou o país, deixaste os outros a lutar por ele enquanto vocês estavam no bem bom . E fomos nós que nos matamos a trabalhar para reerguer este País novamente, então só faz falta quem cá está “ )
    Nós não somos de cá nem de lá…somos imigrantes portugueses !

  • @s2Capacidade2s
    @s2Capacidade2s Před měsícem +6

    Ola, eu sou um emigrante portugues da nova geração. Nao tenho tattoo da FPF e nao tenho um cachecol da selecao no vidro traseiro do carro. O estereotipo dos emigrantes parolos existe porque existem emigrantes parolos, como existem parolos em todas as classes sociais.
    Azeiteiros sao azeiteiros e quando emigram continuam a ser azeiteiros. Mesmo quando sobem de classe social continuam a ter tendencias azeiteiras (nao e Cristiano Ronaldo?).
    E sim, quando es tuga fazes cenas de turistas quando vais a Portugal. E aprecias mais as coisas que nao apreciarias tanto: clima e gastronomia por exemplo.

  • @glamdj
    @glamdj Před měsícem +1

    Quase todos os carros modernos fazem isso. Se carregarem prolongado no botão de destrancar ele abre os vidros até largarem o botão. Serve basicamente para quando o carro está ao sol. Se já estiverem perto do carro, num espaço seguro, poder abrir as janelas uns minutos antes para sair aquele "bafo" de calor.

  • @henriqueazevedo6174
    @henriqueazevedo6174 Před měsícem +8

    Eu sou de Oliveira de Azeméis mas estou emigrado em Barcelona, ou seja pela vossa ordem de ideias nao sou emigrante. E de certa forma concordo com a vossa prespectiva porque estar cá é como estar a viver em Lisboa mas com o dobro do ordenado e com um custo de vida mais reduzido. Posto isto considero que tendo em conta as condicoes de vida, proximidade, clima e gastronomia quem emigra para Espanha nao é emigrante é só esperto. Obrigado Pedro Sanchez, obrigado Pere Aragonès... FODE-TE Marcelo ahahahah

    • @PBrousse
      @PBrousse Před měsícem

      Nós somos tão pobres que até emigramos para Espanha

    • @henriqueazevedo6174
      @henriqueazevedo6174 Před měsícem +1

      @@PBrousse pela forma como te referes a Espanha posso identificar que é notável a tua falta de informacao. Para que tenhas como exemplo, o que ganho hoje com 25 anos (3 anos de experiencia laboral) em Barcelona é bem mais do que um trabalhador com 10 anos de experiencia em Portugal na mesma funcao. Ou seja uma discrepancia tao grande na minha opiniao faz diferenca. Mas é a minha opiniao, vale o que vale ;)

    • @Ana-xk6qe
      @Ana-xk6qe Před měsícem +2

      ​@@PBrousseo quê!? Se eu emigrasse seria claramente para Espanha! É o mais parecido possível com condições melhores.

  • @glamdj
    @glamdj Před měsícem +1

    Conseguiram. Nunca me tinha inscrito no patreon para nada (e sou muito consumidor de youtube)... Mas hoje me inscrevi. Vocês têm feito um trabalho muito único e genuíno. Admiro isso. Acompanho desdo inicio. Este tema me tocou particularmente e gostava de ter participado com o meu testemunho a partir de Angola (com 12 anos disto, num projecto que era para ser só de 2 anos)

    • @glamdj
      @glamdj Před měsícem

      @ClasseMediaBaixa tenho pena que no vídeo de aniversário não tenham colocado tb este meu comentário 😂😂😂

  • @BrunoAlexLUX
    @BrunoAlexLUX Před měsícem

    Deviam fazer um episódio sobre as semelhanças de Portugal com os Balcãs, Portugal até é ás vezes chamado de Balcãs do Ocidente 😅

  • @belzebuuu
    @belzebuuu Před měsícem +6

    1:12:40 - Ambos tiraram os headphones e passaram a mão no cabelo ao mesmo tempo. Admitam que foi combinado, o Ricardo deu sinal ao passar a mão pelo nariz!!

    • @connwcted
      @connwcted Před měsícem +1

      já dizia o inglês: great minds think alike

  • @Lambrux
    @Lambrux Před měsícem +1

    Eu cresci mais em um ano a trabalhar na Alemanha do que 20 anos em Portugal. Vivo bem muito bem.

  • @glamdj
    @glamdj Před měsícem +1

    Nas vantagens da Suíça falhou uma: beleza natural absurda. Tenho alguns amigos la. Cada storie que publicam de uma simples caminhada, parece sempre um cenário de filme

  • @mgtoc
    @mgtoc Před měsícem

    O meu chefe contou-me uma altura em que esteve no estrangeiro (Rep Dominicana em lua de mel, acho), em que quando ele disse que era de Portugal, em vez de lhe responderem "Oooh, Cristiano Ronaldoooo", disseram "Ooh, Catarina Furtado!". Ainda hoje não compreende o que se passou naquele momento

  • @guilherme8523
    @guilherme8523 Před měsícem

    Continuem com o excelente conteúdo! E nos momentos mais difíceis, pensem na malta que vos adora ouvir.

  • @user-bz6jp2gh6z
    @user-bz6jp2gh6z Před měsícem

    Após 5 anos na Áustria: Ir a um supermercado português era só aos primeiros domingos do mês e só da parte da manhã, feito pela comunidade portuguesa em Vienna. Cujo presidente era dono de um estúdio de Taekwondo com café, onde se arranjavam os melhores pastéis de nata e rissóis. Melhor Ucal que já bebi veio desse "supermercado" ♥
    Agora para experências que só se arranjam lá fora, imaginem eu estar num supermercado austríaco e ter uma rapariga de 3-4 anos a perseguir-me pelos corredores do supermercado e a olhar-me fixamente. Só na caixa é que a mãe se apercebeu do que se passava e explicou-me que a filha estava super fascinada, porque nunca tinha visto ninguém tão escuro e com um cabelo assim, castanho escuro e com caracóis.

  • @nunoorgeliocarqueijeiro850
    @nunoorgeliocarqueijeiro850 Před měsícem

    Sobre o dating a principal diferença é basicamete passar dos distritais (muita luta e jogo sujo) para a Liga dos Campeoes (Muito Glamour, Muito show e...golos de belo efeito:)

  • @inesmacedo9288
    @inesmacedo9288 Před měsícem +1

    Excelente ep, Para variar!

  • @Alexandra832
    @Alexandra832 Před 20 dny

    Eu estou a ponderar emigrar para a Suiça ou Australia, afinal nao sou a unica a pensar que são os melhores países

  • @glamdj
    @glamdj Před měsícem

    Sobre kitar carros com símbolos portugueses é pk basicamente a distância faz nos ter saudades e ter orgulho e mesmo estando noutro país não ter vergonha de mostrar quem somos e de onde vimos. Essas personalizações não são para mostrar em Portugal, são para no país onde estamos, quase como vaidade dizer: eu vim para aqui trabalhar, mas tenho orgulho das minhas origens e amo o meu país. (eu não faço desse modo, mas posso dizer que passei a ligar muito mais ao Benfica e à seleção, pk com a distância são elos que me fazem sentir mais próximo)

  • @THEMAPC2010
    @THEMAPC2010 Před měsícem

    No Sudeste Asiático também conhecem bem Portugal pelos pastéis de Nata, pelo menos foi com a sensação que fiquei

    • @Alexandra832
      @Alexandra832 Před 20 dny

      Comi um pastel de nata do kfc de chiang mai 😂

    • @THEMAPC2010
      @THEMAPC2010 Před 20 dny

      @@Alexandra832 Conheci Tailandeses que me disseram que o melhor pastel de nata da Tailândia é o do KFC 😅

  • @cucusol...
    @cucusol... Před měsícem

    Vivo na Dinamarca faz 10 anos.
    Sabem do que é que sinto mais falta? Ir ao café sozinha, mas nunca me sentir sozinha. Encontrava sempre alguem conhecido ou mesmo não conhecendo haviam convensas de uma mesa para a outra.
    Aqui as pessoas são muito simpaticas mas são muito individualistas.
    Aqui é muito difícil fazer amigos Dinamarqueses. Na minha opinião os Portugueses são mais abertos a fazer amizades. Todos os expats só têm internationals no círculo de amigos.
    Também sinto falta das festa da terrinha com farturas, carros de choque e um conjunto a tocar 😂

  • @pedromartins9573
    @pedromartins9573 Před měsícem

    Muito engraçado dos melhores até agora

  • @DiogoAraujo-oj4tf
    @DiogoAraujo-oj4tf Před měsícem

    Pequeno reparo: pronuncia-se DJ oito e não DJ eight. grande abraço amigos!

  • @glamdj
    @glamdj Před měsícem

    Ouvi dizer que uma das ilhas menos habitada do mundo (não me lembro o nome), mas só tem cerca de 200 habitantes, tem lá um casal português. 😂

  • @glamdj
    @glamdj Před měsícem

    Em Portugal entre amigos: Vamos tomar um café? São 6 da manhã tá todo o mundo bêbado e ninguém tomou café

  • @glamdj
    @glamdj Před měsícem

    O "lá fora não é assim", acho muito mais de quem nunca saiu do país. Muitas vezes me aborreço com amigos em Portugal quando estou de férias pk só falam mal de Portugal e que la fora é que é bom. Primeiro me irrito pk : então pk não vais lá para fora?
    Segundo pk não tem noção da quantidade de coisas boas que tem Portugal que não há la fora.

  • @cucusol...
    @cucusol... Před měsícem

    Por falar em estereótipos... em duas entrevistas de emprego na Dinamarca perguntaram-me como era o meu temperamento 🤨 o pessoal acha que so porque sou portuguesa quando me chatear vou colocar uma mão na anca e a outra a apontar. 😂

  • @johnnymarques4269
    @johnnymarques4269 Před měsícem

    "És Emigrante? Ui estás cheio dele."
    Minha resposta: " sempre que olho para a minha conta sinto-me pobre." Ou "Sou um rico rapaz e nso um rapaz rico."
    Classe média baixa, sempre. 😅

  • @glamdj
    @glamdj Před měsícem

    So pode ter algum erro nesse gráfico. Ou esse gráfico conta com luso descendentes já nascidos nos países. Não é possível Australia estar à frente de Angola. Se isso for baseado em emigrantes inscritos no consulado, está explicado. Em Angola maioria não se inscreve no consulado pois o consulado português em Angola funciona ao modo "mwangole"

  • @BrunoSantosSLB
    @BrunoSantosSLB Před měsícem

    DJ8, oito... Em português 😅😅

  • @danielmiranda6597
    @danielmiranda6597 Před měsícem

    Não têm noção do preço da matrícula SZ 605 😅
    Indo a leilão pode facilmente passar os 50k

    • @Ana-xk6qe
      @Ana-xk6qe Před měsícem +1

      Não deixa de ser parolo

    • @danielmiranda6597
      @danielmiranda6597 Před měsícem

      ​@@Ana-xk6qe se ele gosta 🤷🏻‍♂️
      Eu estou igualmente na Suíça e nem 1 adereço de Portugal tenho 😅

    • @Ana-xk6qe
      @Ana-xk6qe Před měsícem +1

      ​@@danielmiranda6597 ah, claro, cada um tem o que gosta. Só estava a destacar que o valor não colmata a azeiteirice 😂

  • @tjal79
    @tjal79 Před 9 dny

    Macau

  • @glamdj
    @glamdj Před měsícem

    A nova geração tb gasta nas férias. Sinceramente não é por ser Portugal, é porque são férias. Portugueses vão de férias para outros países e gastam mais. Nos vamos de férias a Portugal e tb gastamos mais por ser férias. "tou de férias, trabalhei o ano todo, mereço me mimar"... Talvez não tanto pelo sentimento de culpa para com o país, mas pq são férias. Usufruir do "suor"