Origem do Candomblé - A história do Candomblé de Angola do Tumbenci - EP. 61

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 2. 05. 2021
  • A origem do Candomblé de Angola é pouco falada e discutida. Falar da Historia do Candomblé de Angola é importante para se entender a história do candomblé. Sendo assim, o Cá te Espero no Tumbenci é uma chamada atualmente na entrada do Terreiro da Mameto Lembamuxi, dirigente do terreiro de angola. Terreiro esse fundado em 1850, no final do século XIX por Roberto Barros Reis (Tatá Kinunga), e depois dirigido por Maria Nenem (Tata nZambi). O terreiro de Candomblé de Angola mais antigo ainda em funcionamento no Brasil. Sendo assim a origem do Candomblé de Nação Angola de muitos terreiros de angola existentes.
    Esse vídeo se propõem em trazer uma fatia da história e do surgimento do candomblé de angola no Brasil através da história da casa mais antiga da nação de angola ainda em funcionamento.
    Quando nos dedicamos a falar da história do candomblé, acredito que o primeiro passo deve ser dado na direção de falar do Candomblé de Angola, Candomblé criados pelos povos Congo-Angola. Isso se deve ao fato de terem sidos os povos de língua bantu os primeiros a serem trazidos para o Brasil durante a Diáspora Africana.
    É sabido que a chegada dos negros de língua banto é anterior ao surgimento do candomblé como uma instituição religiosa, porém a sua presença religiosa é marcada desde o período dos Calundus Coloniais. Sendo um exemplo o calundu de Luiza Pinta, em Sabará, descritos pelo religioso capuchinho, da Ordem de São Francisco, Antonio Cavazzi de Montecucculo, durante a segunda metade do século XVII.
    - O Terreiro é descrito como uma das mais antigas Casas de Candomblé da Nação de Angola da Bahia ainda em funcionamento, sendo descrita a sua fundação no ano de 1850, dando origem a diversas outras casas de Candomblé Angola igualmente antigas e ainda em funcionamento.
    - Da mesma forma que a grande maioria das casas de candomblé que surgiram na segunda metade do século XIX, o Tumbenci foi fundado e criado por um homem, porém, após seu estabelecimento, continuado por uma mulher negra livre. Sendo nesse caso o seu fundador o escravo Roberto Barros Reis (Tata Kimbanda Kinunga), um escravo angolano, de propriedade da família Barros Reis.
    - Após o falecimento de Tata Kimbanda Kinunga, foi comandado pela grande Mameto Maria Genoveva do Bonfim, cujo cognome era Maria Neném (Tuenda nZambi), uma filha de Kavungo e que atualmente é considerada a mais importante sacerdotisa do Candomblé Congo-Angola, sendo muitas vezes descrita como a mão do Angola da Bahia.
    - Maria Neném assumiu a frente do Terreiro por volta de 1909, vindo a falecer posteriormente, em 1945, ficando a frente do Tumbenci 36 anos. Uma Mameto de grande liderança religiosa que foi respeitada pelo seu conhecimento e respeito à tradição do culto, uma mulher de grande carisma, autoridade, enérgica, semblante fechado e riso difícil.
    - Conta-se uma história que Maria Neném foi a única que nunca foi importunada pelo delegado Pedro Gordilho, que na década de 1920 perseguia os candomblés e os capoeiristas. Inclusive colocando de forma corajosa uma placa com os dizeres na entrada do terreiro "Cá te espero", em uma clara afronta ao poder do sanguinário delegado.
    - Vários fundadores de terreiros importantes de Angola foram iniciados ou deram continuidade em suas obrigação com Maria Neném:
    - Manoel Rodrigues do Nascimento (dijina: Cambambe) e Manoel Ciriaco de Jesus (dijina: Ludiamungongo), ambos iniciados em 13 de junho de 1910. Esses em 1919 fundaram o Terreiro Tumba Junçara. Ambos eram filhos pequeno de Mãe Bada de Oxalá (Mãe Pequena do Opo'fonjá) e Tio Joaquim (Oba Sanyia).
    - Manuel Bernadino da Paixão (dijina: Ampumandezu). Fundou seu terreiro em 1916, Mansu Banduquenqué (Terreiro do Bate Folha), depois do falecimento do seu sacerdote, transferiu-se para a casa de Maria Neném onde tirou sua mão de mvumbi.
    - Francelina Evangelista dos Santos (dijina: Diá Lubidi). Que após receber seu cargo implantou os ritos de Congo-Algona no Terreiro Viva Deus.
    Para maiores dúvidas:
    repositorio.ufba.br/handle/ri...
    inzotumbansi.org/2009/11/17/m...
    www.terreirotumbajunsara.com.b...
    =====================================
    LIVROS QUE INDICO:
    Órun-Àiyé: O Encontro de Dois Mundos - José Beniste
    amzn.to/3tZ0FXp
    A Formação do Candomblé: História e Ritual da Nação Jeje na Bahia - Luis Nicolau Parés - amzn.to/3boPssF
    #CandombléAngola #TomOloore #HistoriandoAxé
    =====================================
    NOSSOS CONTATOS
    🌳 linktr.ee/tom_oloore
    📱 (21) 96563-8171
    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @historiandoaxe
    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @historiandoaxe
    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Komentáře • 69

  • @helenadeoliveira5416
    @helenadeoliveira5416 Před 3 lety +14

    Sério, amanhã vou ver de novo com o caderno e a caneta na mão.Conteúdo maravilhoso! Obrigada.

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 3 lety +1

      Espero que goste! Estou preparando um falando sobre a história do Candomblé Jeje...

    • @helenadeoliveira5416
      @helenadeoliveira5416 Před 3 lety +1

      @@HistoriandoAxe Tenho certeza que vou gostar.Seus vídeos são de muita qualidade,na verdade são aulas.Axé!

  • @larissaribeiro5082
    @larissaribeiro5082 Před 2 lety +15

    Fala um pouco sobre os Deuses (Nikises) de naçao angola, sobre os significados e as expressoes que são usadas dentro do terreiro🤍🤍 obrigada

  • @geraldoge6427
    @geraldoge6427 Před 10 měsíci +1

    NZambi, nos abençoa! A sua bênção, Bàbá! Muito obrigado pelo vídeo! Salve a Angola! 🙌🏿✊🏿💚🏹

  • @tiagoespositoidacristinaba2476

    Wasekele Phange, mokoiu, mokoiu N'zambi. Parabéns pelo seu trabalho muito importante para darmos continuidade ao conhecimento através da oralidade.

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 2 lety +1

      Obrigado... Juntos em favor da cultura religiosa afro brasileira

  • @julianapelarin
    @julianapelarin Před 2 lety +1

    Adorei!

  • @Douglasbastosoficial
    @Douglasbastosoficial Před 5 měsíci

    Muito bom!

  • @emersonduarteprof
    @emersonduarteprof Před měsícem

    👏👏👏

  • @anamariamedeiros4768
    @anamariamedeiros4768 Před 2 lety +2

    Bom dia tive a graça de conhecer um pouco da família mãe de santo e pai de santo em Jaú eu amei todos que nosso pai Oxalá continue abençoando sempre muito axé a todos

  • @orlandojosedasilvajunior5967

    Valeu!

  • @robsonfranca8789
    @robsonfranca8789 Před rokem

    Sua bença meu velho história interessante porque antes de mudar as águas pra keto nasci em Angola e minha digna é lembagomim.

  • @sergiosouza3770
    @sergiosouza3770 Před 2 lety

    Muito bom

  • @Junior-vr9xg
    @Junior-vr9xg Před rokem

    Maravilhoso conteúdo!

  • @mariacristina4098
    @mariacristina4098 Před rokem

    Esse TEMA ,com essa a aula, foi MAGNANIMA. PARABÉNS

  • @Miihrang
    @Miihrang Před 3 lety +1

    Prfttt

  • @antonycarvalho9408
    @antonycarvalho9408 Před 2 lety

    Gostei demais e sobretudo pelo respeito que você apresentou, obrigado

  • @mariojean9105
    @mariojean9105 Před 2 lety +1

    Muito bom o documentário parabéns 👏👏👏 irmão

  • @claudiasantana9549
    @claudiasantana9549 Před 3 lety +1

    Amei, agora falta um vídeo sobre a história do Candomblé Jeje... e demais religiões de matriz africana... Vou ficar aguardando

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 3 lety +2

      Já está programado esse vídeo falando sobre o candomblé jeje... E vou fazer também falando das demais religiões de matriz africana

  • @elisadossantos5839
    @elisadossantos5839 Před rokem

    Conheço o candomble desde os dois anos

  • @anamariamedeiros4768
    @anamariamedeiros4768 Před 2 lety

    Parabéns pelo os ensinamentos povo precisa de mais ensinamentos antes de julgar tem que saber antes de falar muito axé ao povo santo são Paulo

  • @bearbarian
    @bearbarian Před rokem +1

    Salve, Tata! Indica uns livros bons pra quem tá começando, pra conhecer os Inkisi e suas histórias. 🙏🏻

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před rokem +2

      Esse é um tema que tenho ainda pesquisado bastante e encontrado nada a respeito... Está me faltando tempo para me dedicar mais nas pesquisas de nossas raízes bantu...

  • @carlosdhumaita3825
    @carlosdhumaita3825 Před 2 lety +1

    Bom dia meu Irmão tudo bem contig o?Muito grato pelas aclarações, excelentes!Aqui em Caxias do Sul RS ou próximo há alguma casa que traz este legado original bantu-angola oriundo de um Roça idônea baiana!Ou seja,você indica algumas casas aqui no RS?Obrigado 🙏🏻

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 2 lety +1

      Eu não posso indicar por não conhecer nenhuma, o que torna complicado a indicação...

  • @mateusjpg
    @mateusjpg Před 3 lety +3

    Ótimo vídeo. Considerando a riqueza histórica das Nações de candomblé, é possível sugerir outros vídeos separados das outras nações. Sugiro um vídeo sobre a nação efon. Agora esses espíritos da terra surgiram primeiro no candomblé angola ou na umbanda? Nas casas de ketu as quais visitei o culto aos espíritos ficam fechados a maioria a exu e pomba gira. As vezes caboclos. Nunca visitei casa de Angola para saber se difere muito nesse aspecto

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 3 lety +5

      Ótima sugestão! Com certeza não foi da Umbanda, pois já haviam cultos para esses espíritos antes mesmo da umbanda surgir, e a umbanda trouxe da Macumba o culto a esses espíritos.
      Qual culto começou a cultuar esses espíritos é difícil dizer, mas posso falar assertivamente que o culto começou com os povos Congo-Angola que deram origem a diversos cultos distintos no Brasil com a presença da espiritualidade nativa, como a Cabula, a Macumba, a Almas de Angola, o Candomblé de Caboclo, etc.

    • @mateusjpg
      @mateusjpg Před 3 lety

      @@HistoriandoAxe obrigado por responder. Vou deixar a sugestão de um vídeo sobre esses espíritos catiços também. Ase

    • @kadiangudiankosi5457
      @kadiangudiankosi5457 Před 2 lety

      O culto a Caboclo de couro e de Pena é do Candomblé Angola-Kongo (Kalundu que depois virou Kandombê e depois Candomblé) já catiço pretos velhos vem de outros cultos bantus como Santé, kabula, Makumba etc..... Omoloko antigo e outros.....

  • @robsonrodrigues7674
    @robsonrodrigues7674 Před 7 měsíci

    Sensacional 👏👏👏👏 gostei muito meu makoui 🙌
    Mas não vi vc relatar do candomblé congo Angola aqui de São Paulo

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 7 měsíci +2

      Pq eu parti da história do Candomblé Angola mais antigo em funcionamento que deu origem a vários outros... Aos poucos vou trazer também as histórias regionais..

  • @baralok3
    @baralok3 Před 10 měsíci

    Queria q tivesse um podcast sobre esse assunto , se tem mim mande pfv

  • @TataEuandilu
    @TataEuandilu Před rokem

    Interessante essa sua fala de Ciríaco e Kambambi serem iniciados juntos, um fato que eu não sabia, gostaria de saber sobre seus dados bibliográficos. Parabéns pelo trabalho.

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před rokem

      Boa noite meu velho, essas foi algumas das fontes que lembro ter utilizado... Vou colocar inclusive na descrição do vídeo... Sua bênção..
      repositorio.ufba.br/handle/ri/28515
      inzotumbansi.org/2009/11/17/maria-genoveva-do-bonfim-o-nascimento-da-nacao-congoangola-no-brasil/
      www.terreirotumbajunsara.com.br/p/o-tumba-juncara.html

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před rokem

      O que me levou às informações do site do TunbaJunsara foi o Artigo de Roberto Conduru
      www.scielo.br/j/topoi/a/97PHMJfspYyxwRhBdRPqvJx/abstract/?lang=pt

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před rokem

      Outra fonte que cita essa informação:
      *_"Anais do IV Congresso Afro-Brasileiro, Recife, abril, 1994, Volume 4"_*
      Infelizmente esse não tenho link, mas lembro que pesquisei se algo mais citava essa informação que achei nele na página 151. Acho que dá para ler pedações pelo google

  • @tiagoespositoidacristinaba2476

    Sou tombenci bisneto. Estamos aqui em Ribeirão Preto.

    • @renatamoscardini884
      @renatamoscardini884 Před 2 lety +1

      Também sou Tombenci. Filha da bisneta Néngua Dereomim ( in memórian)

    • @tiagoespositoidacristinaba2476
      @tiagoespositoidacristinaba2476 Před 2 lety

      @@renatamoscardini884 sim conheço o pessoal da roça de são Miguel, Néngua Dereomim Enfermeira, muitas histórias para recordar, sua filha Surama. E outros, sou Tatá apocó JABORINGANGA de Leuanenguamaze( Dalva da Oxum) filha de Katurazambi.

  • @juniorduarte5695
    @juniorduarte5695 Před 2 lety

    Gostei . Gostaria de saber sobre o Angola npaketan

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 2 lety

      Olha, já tenho bastante vídeos gravados, vou colocar na relação de novos vídeos a serem gravados... Obrigado pela diga...

  • @quenomecolocoaqui8670

    Explicação perfeita, só a música de fundo que atrapalha um pouco!

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před rokem

      Obrigado... Os novos vídeos do canal não tem mais esse som de fundo...

  • @omolosan9818
    @omolosan9818 Před 2 lety +2

    Gostei...porém não citou Goméia...da onde vem minha raiz....🤔😔

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 2 lety +3

      A intenção desse vídeo foi falar da raiz mais antiga do candomblé de Angola. Em breve trarei vídeo falando sobre todas as raízes...

  • @glaucogrossomoraes594
    @glaucogrossomoraes594 Před 2 lety

    Por favor, onde é a Casa de Angola do Senhor?

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 2 lety +1

      Minha Roça de Candomblé não é Angola... Trago esses conteúdos por ser historiador e pesquisar sobre a história do candomblé como um todo...

  • @marcelonguimaraes1320
    @marcelonguimaraes1320 Před 2 lety

    Então não se joga búzios na nação Angola?

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 2 lety

      Se você puder assistir essa Live entenderá um pouco sobre esse assunto:
      czcams.com/video/28shX3LgFww/video.html

  • @adilsonbarros1424
    @adilsonbarros1424 Před 2 lety +1

    Tem zap?

  • @kadiangudiankosi5457
    @kadiangudiankosi5457 Před 2 lety +1

    O bantu não foi um dos primeiros foi o Primeiro* Kumbanda Jira

    • @kadiangudiankosi5457
      @kadiangudiankosi5457 Před 2 lety

      É só uma colocação construtiva * Nguzu

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 2 lety +3

      Sim... Os povos de língua Bantu foram os primeiros a chegarem no território brasileiro

  • @CasadasMatas
    @CasadasMatas Před 6 měsíci

    Por isso não estou errado em dizer que a umbanda veio do candomblé de angola, eles já cultuavam com respeito os caboclos, tinham seus ngangas, seus tatas, e se tratando de calundu , cabula, macumba , todas tinham em sua ritualística muitas coisas hoje usado na umbanda.

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 6 měsíci +1

      Acho mais assertivo falar que veio da cultura bantu... Não especificadamente do Candomblé Angola...