A consolidação da Polícia Judicial no âmbito da Justiça Eleitoral

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 18. 07. 2022

Komentáře • 59

  • @valdecirpereiradasilva1315

    Excelente exposição. Clara, objetiva, buscando sempre na norma os fundamentos. APJ Igor é sem dúvidas, um dos principais responsáveis pelo nascimento da Polícia Judicial.

  • @carloseduardodasilva2520
    @carloseduardodasilva2520 Před rokem +16

    Sou policial em Minas Gerais, estou estudando para conseguir passar em algum concurso para esse cargo, farei a troca se Deus quiser.

    • @gabrieltorres3004
      @gabrieltorres3004 Před rokem

      Não pode ser os 2 ao mesmo tempo não?

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před rokem +2

      Olá Carlos, se você não for oficial militar, tenha certeza de que você não se arrependerá, mas se for oficial, é necessário analisar as vantagens e desvantagens.

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před rokem +2

      @@gabrieltorres3004 não é possível acumular cargos públicos em qualquer parte da administração: direta (União, Estados, Municípios ou Distrito Federal); ou. indireta (autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista ou suas subsidiárias)

    • @ariovaldonetoneto2206
      @ariovaldonetoneto2206 Před 29 dny +1

      Bom dia,tranquilo? O senhor acha que tem chance de chamarem varios APJs em MG apesar de ser CR no TSE Unificado? Save qual estado podera nomear mais APJ?sabe informar sobre o Estado RS se vai chamar APJ apesar de tamem ser CR? Obrigado.​@@GrupoJocemar

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před 22 dny +1

      @@ariovaldonetoneto2206 Olá Ariovaldo Neto,
      Atualmente, os tribunais enfrentam dificuldades de nomeação de servidores devido à Emenda Constitucional 95/2016, que estabeleceu o teto de gastos da União. De acordo com essa emenda, o provimento de cargos de magistrados ou servidores só é possível quando decorre de vacância por pedidos de exoneração, visto que essas não geram novas despesas.
      Muitos tribunais têm vagas abertas e a intenção de nomear e renovar o quadro, porém estão impossibilitados em razão do teto de gastos. Contudo, por dever de cautela, eles registram o cadastro de reserva na expectativa de que o cenário mude e, surgindo a oportunidade, possam efetuar as nomeações.
      Para responder à sua pergunta de maneira lógica, bastaria olhar para o tribunal que possui um maior quadro de policiais judiciais e analisar a idade dos servidores, verificando se a maioria está próxima da aposentadoria ou já está no abono de permanência. Isso ajudaria a prever onde teríamos o maior número de vagas. No entanto, diante do contexto atual, é difícil fazer uma estimativa precisa.
      O que sei é que os tribunais cuja administração não tem interesse em nomear sequer manifestaram interesse em criar um cadastro de reserva.
      Espero que essa informação seja útil.

  • @joaogermanotre-pe5778
    @joaogermanotre-pe5778 Před rokem +3

    Muito bom Igor parabéns 👏 vou republicar, Deus te abençoe

  • @carloseduardodasilva2520

    Excelente vídeo

  • @brunoalves409
    @brunoalves409 Před rokem +3

    Uma nova carreira ,porém tem tudo para logo mais se torna um excelente cargo e um dos mais disputados em todo Brasil!

  • @fernandoguilherme5007
    @fernandoguilherme5007 Před 11 měsíci +1

    Show !!

  • @henriquedoforum1
    @henriquedoforum1 Před rokem +3

    top

  • @entony3650
    @entony3650 Před 29 dny +1

    Hoje um analista administrativo ainda pode querer ser policial judicial? No caso inspetor

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před 22 dny +2

      Prezado Entony;
      Não é possível atribuir ao servidor uma função diversa daquela para a qual foi legalmente investido, sob pena de violação do artigo 37, II, da Constituição Federal de 1988, que exige a prévia aprovação em concurso público para o acesso a cargo ou emprego público. Este entendimento é ratificado pela Súmula Vinculante 43 do STF, que afirma: "É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido." Resumindo, para o analista se tornar inspetor ele terá que fazer um novo concurso.

  • @fabricioalmeida9662
    @fabricioalmeida9662 Před 3 měsíci +1

    👏👏👏👏👏👏👏

  • @entony3650
    @entony3650 Před 29 dny +1

    Acredita que os policiais judicial ainda vao ganha mais , uma vez que so ganha 1300 a mais que o técnico?

  • @evertongomes8318
    @evertongomes8318 Před rokem +1

    Interessante...

  • @mrsbr7739
    @mrsbr7739 Před rokem +2

    Pena que o porte de vcs é só em serviço. Deveriam dar o porte Full!

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před rokem

      Salve, salve MRSBR, realmente é uma pena. Creio que este cenário será aprimorado, mas levará um tempo, principalmente na conjuntura que se aproxima. Forte abraço.

  • @wndwnd5751
    @wndwnd5751 Před měsícem

    Bom que fique claro mesmo, aos 5min45s que o APJ é um técnico judiciário, área administrativa, a denominação funcional é polícia judicial (e somente para aqueles que estiverem na função de segurança). E essa denominação não está na Lei 11416, mas o PL 2447 tenta mudar essa questão.

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před 22 dny

      Sim, de fato estamos vivenciando vários avanços legislativos nos últimos anos que são de fundamental importância para a consolidação da Polícia Judicial.
      A evolução das normas e a proposição de projetos de lei, como o PL 2447, demonstram um movimento contínuo e positivo em direção ao fortalecimento e à formalização do papel da Polícia Judicial.
      Esses avanços não só ajudam a definir com mais clareza as atribuições e a identidade dos agentes de polícia judicial, mas também garantem maior segurança jurídica e valorização dos profissionais que desempenham essa função.

  • @CinthiaCrisAPJ
    @CinthiaCrisAPJ Před 3 měsíci

    o Igor Mariano tem feito um trabalho excepcional por nossa categoria! Parabéns!!!

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před 3 měsíci

      Olá Cinthia,
      Seu reconhecimento e palavras elogiosas em relação ao trabalho do Igor Mariano são verdadeiros. É gratificante saber que seu empenho e dedicação estão sendo reconhecidos, pois ele tem se esforçado continuamente para deixar um legado de excelência para a nossa categoria na Polícia Judicial. Esse reconhecimento é mais do que merecido e reflete o comprometimento exemplar que ele demonstra em sua atuação.

  • @max.1981
    @max.1981 Před rokem +2

    Eu só não achei correto o nome não ser agente de polícia judicial federal , tal qual é, a prf e depen. Mas de qualquer forma , foi uma vitória e tanto

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před rokem

      A ideia e estratégia foi no sentido de somar e não dividir, oiu seja criar uma polícia forte, unindo forças no âmbito federal e estadual. A tese é de que esta estratégia permite uma consolidação mais rápida da polícia judicial, inclusive, no que tange a articulação política para que a polícia judicial passe a constar em texto de Lei e não somente em Resolução...

  • @paulo6572
    @paulo6572 Před rokem +2

    Passei em segundo em dois até hj não chamaram.

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před rokem +1

      Olá Paulo, veja a validade do concurso, inclusive o prazo de prorrogação. Quando entrei, passei como suplente em 14º lugar, eram 8 vagas. Me chamaram após 3 anos.
      Fique atento para não perder prazos, as vezes sai o edital de convocação e as pessoas perdem o prazo.

    • @paulo6572
      @paulo6572 Před rokem

      @@GrupoJocemar obrigado professor, poderia me tirar uma dúvida? Essa função tem a opção de fazer horas extras remuneradas?

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před rokem +1

      @@paulo6572 Somente na teoria. Na prática o governo não paga hora extra, porém, é natural trabalhar com banco de horas. Por exemplo, na 3ª semana deste mês, por necessidade do serviço (interesse do tribunal) farei uma semana de plantão igual ou superior a 12 horas, tais horas serão compensadas oportunamente. Não são raros os casos que passo semanas em casa para compensar horários.

    • @paulo6572
      @paulo6572 Před rokem +1

      @@GrupoJocemar obrigado professor pelo esclarecimento.

    • @leonardocunha8569
      @leonardocunha8569 Před rokem +2

      @@GrupoJocemar antigamente chamava mais, hoje em dia não tá chamando nada. Ao meu ver não adianta nada a mudança de nomenclatura e de atribuições, se no fim das contas a coisa mais importante pra valorizar a carreira que é aumentar o efetivo não acontece.

  • @Hermerson_Oliveira
    @Hermerson_Oliveira Před 6 měsíci +1

    Professor, um técnico judiciário, área administrativa, pode ser aproveitado como policial judicial dentro dos quadros do tribunal, após curso de formação e teste físico. É possível?!

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před 5 měsíci +1

      Bom dia Hermerson, sim, é possível. Inclusive acabamos de aproveitar o concurso do TRF4 e convocar 6 policiais judiciais aprovados no concurso realizado para técnico judiciário, área administrativa, especialidade segurança.

    • @Hermerson_Oliveira
      @Hermerson_Oliveira Před 5 měsíci

      @@GrupoJocemar , falo do técnico judiciário, área administrativa, apenas. Sem ter feito concurso para especialidade segurança. Pode ser aproveitado? Sair de técnico judiciário, área administrativa, para técnico judiciário, área administrativa, especialidade segurança dentro do quadro do tribunal?

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před 5 měsíci

      @@Hermerson_Oliveira Bom dia Hermerson, neste caso não é possível migrar, pois são carreiras distintas, inclusive no que se refere às atribuições, salário, etc. O máximo que você consegue é atuar junto a Polícia Judicial, mas na área administrativa.

  • @goleirodeoculosbr
    @goleirodeoculosbr Před rokem +1

    Esse artigo 5º citado existe de forma semelhante em resoluções de outros tribunais???

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před rokem

      Olá Thiago, cada Tribunal (Regional ou Superior) tem suas próprias Resoluções, via de regra elas acompanham as Resoluções do CNJ (exceto o STF), em outras palavras, há variação entre as Resoluções dos tribunais.

  • @guga_g74
    @guga_g74 Před rokem +2

    Os Tribunais não chamam os concursados, estou na lista há três anos e chamaram apenas 1 no TRF 4.

    • @eduardonoe1113
      @eduardonoe1113 Před rokem +1

      Também passei e so chamaram 1 no TRF4

    • @guga_g74
      @guga_g74 Před rokem +1

      @@eduardonoe1113 cara, gastei grana com duas viagens, uma para prova objetiva e outra para o TAF, e os caras só chamam 1 !!!!! Surreal, fiquei me perguntando, para que fizeram o concurso??? Estou fazendo para área administrativa

    • @eduardonoe1113
      @eduardonoe1113 Před rokem

      @@guga_g74 infelizmente ainda estou nessa guerra, minha esperança era sair vários este ano e pelo jeito dei com a cara na parede.. Só dois ate agora e zero vagas.. Vou mudar de área também..

    • @eduardonoe1113
      @eduardonoe1113 Před rokem

      O colega que foi chamado estava cmg no hostel, era PM no Rio e ficou em 01

    • @guga_g74
      @guga_g74 Před rokem +1

      @@eduardonoe1113 e com essa nova nomenclatura, está chamando a atenção, mas a galera acha que é igual PRF que chama 500 ou 1000 .... pelo que sei, no TRF 4 tem vagas, mas não chamam, parece qhe transformaram os cargos para TI,

  • @leonardoNeri96
    @leonardoNeri96 Před 8 měsíci

    Alguem sabe dizer se cai direito eleitoral pra esse cargo de policia ?

  • @ibiturunaprime3873
    @ibiturunaprime3873 Před rokem +3

    As atribuições dos agentes no âmbito dos tribunais são institucionais ou seja não fazem parte da segurança pública e possuem sua jurisdição limitada.

  • @alvarenga3851
    @alvarenga3851 Před rokem +1

    Qual a escala de serviço?

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před rokem

      Boa tarde Alvarenga, a escala é bem variável, depende do setor em que você estiver lotado (Administrativo, Inteligência, Monitoramento, Segurança Patrimonial, Segurança de Dignitários, etc.). A condição normal é trabalhar 5 X 2, ou seja, somente nos dias úteis e em horário do expediente forense. Mas como disse, há tribunais que possuem escalas diferenciadas, inclusive para trabalho noturno.

    • @alvarenga3851
      @alvarenga3851 Před rokem

      @@GrupoJocemar ouvi dizer que no TRT a escala do policial judicial é de 24hX96h. Procede?

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před rokem

      @@alvarenga3851 Sei que alguns TRTs possuem escalas fixas diferenciadas para algumas equipes, inclusive para o plantão judiciário que inclui a atuação em período noturno, porém, são casos raros e para cobrir demandas pontuais. Na maior parte dos casos a escala dos policiais é durante o horário de expediente forense.

  • @didicosta5107
    @didicosta5107 Před rokem

    é muita vontade de ser polícia mesmo. o povo brasileiro tem mania de vaidade mesmo. daqui a alguns anos vamos ter mais de 50 polícias no Brasil inteiro. cada órgão criando a sua. metade dos brasileiros vão ser polícia.

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před rokem +6

      Olá Didi Costa, saudações! Cada força de segurança tem uma aplicabilidade muito específica, aqui entra um princípio Socrático no sentido de que para existir excelência em uma atividade, é necessário que existam as especialidades... A falta de especialidade implica na entrega de serviços públicos de má qualidade, e isso não é mais aceitável em pleno Século XXI. No caso da Polícia Judicial a missão é proteger pessoas, incluindo aqui os jurisdicionados, e os ativos do Poder Judiciário que, por sua vez, pertence ao povo. A segregação de competências e de especialidades nos possibilita compreender a razão existencial de cada força de segurança. Forte abraço!

    • @ibiturunaprime3873
      @ibiturunaprime3873 Před rokem +1

      Todo cidadão de bem tem um certo poder de polícia em atuação de flagrante delito podem da voz de prisão e deter alguém so não podem conduzir mas se tratando de serviço de segurança todos querem ser polícia so falta a segurança privada passar a ser polícia privada

    • @GrupoJocemar
      @GrupoJocemar  Před rokem +2

      @@ibiturunaprime3873 Boa tarde, já está consolidado no âmbito normativo que a atividade de segurança privada é complementar à segurança pública. Indubitavelmente os profissionais de segurança privada contribuem significativamente na prevenção da criminalidade.

    • @ibiturunaprime3873
      @ibiturunaprime3873 Před rokem +1

      @@GrupoJocemar verdade!

    • @valdecirpereiradasilva1315
      @valdecirpereiradasilva1315 Před rokem +1

      Nos EUA têm pelo menos 10 mil instituições policias. E é um exemplo pro mundo.