Resenha: O sentido de um fim, de Julian Barnes | TAG Curadoria

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 2. 07. 2019
  • Este vídeo é destinado àqueles que já leram o livro. Portanto, contém SPOILERS!
    ---
    Nesta edição do Resenhas e Reverberações, a Mell traz sua resenha sobre "O sentido de um fim", obra enviada pela TAG Curadoria em junho de 2019.
    Compartilhe conosco suas impressões. :)
    Para associar-se, acesse www.taglivros.com.br
    Facebook: / taglivros
    Instagram: @taglivros
    Twitter: @taglivros
    Vídeo: Mell Ferraz
  • Zábava

Komentáře • 22

  • @andressamolinari5634
    @andressamolinari5634 Před 5 lety +17

    Adorei a leitura. Não gosto muito de finais abertos, mas ele tem seu propósito na história. O que mais marcou foram as reflexões sobre a memória objetiva/subjetiva, como interpretamos a realidade e as varias lentes que usamos pra construir a realidade. O mais legal porem e como ele cria sua realidade a partir de uma colcha de retalhos que nem ele sabe de onde vem.

  • @diegoXSX2020
    @diegoXSX2020 Před 5 lety +8

    Eu gostei demais desse livro. Foi a minha primeira experiência com a TAG e o meu preconceito foi o seguinte: eu achei um livro curto demais para o preço da assinatura da curadoria. Mas é aí que está a beleza da coisa; porque qualidade não se mede a partir de uma equação da quantidade de palavras - expectativa x mensalidade = z. Fiquei satisfeito com a leitura e o serviço TAG. Muito obrigado!

  • @Obisponegroo
    @Obisponegroo Před 4 lety +4

    Um ano depois: reli este livro pq parecia q nunca sairia da minha cabeça se n fizesse isso. E agora.. penso q vou precisar reler uma vez por ano..

  • @Patriciamairesse
    @Patriciamairesse Před 5 lety +7

    Adorei a resenha.achei o livro fantástico. Fiquei um tanto depressiva em muitos momentos. Não gosto de rever passados e lamentações. Uma história realista de uma vida entres tantas pessoas. Envelhecer assim? Triste hein?

  • @alessandroyuriAlegrette
    @alessandroyuriAlegrette Před 3 lety +2

    Olá, Mel. Tudo bem? Parabéns pelo vídeo. Seus comentários são bastante interessantes e enriqueceram minha leitura sobre o livro. E que livro! Incrível, muito bem escrito. Não é a toa que Julian Barnes ganhou o Book Prize. Fazer uso de um narrador não confiável que diz ser assim logo no começo da narrativa é um artifício bem inventivo. Também gostei muito da forma como Barnes descreve a "vida interior" do protagonista, que mesmo sendo "embelezada" é bastante rica, com aspectos complexos que remetem à sua personalidade multifacetada. Além disso, as frases do autor demonstrar um humor sutil, bem britânico, que diz muita coisa nas entrelinhas se você prestar bem a atenção.
    Sobre o final: Concordo com você. Será que tudo tem que ter um "sentido definido" quando as coisas para nós não parecem ter um sentido,- por uma falha de memória, conforme sugere Barnes-, uma explicação de acordo com a lei lógica-racional? É possível explicar algumas escolhas feitas pelo narrador em sua vida amorosa e, principalmente o motivo que levaria um jovem brilhante cometer suicídio no auge da juventude? Por que depois de tudo que Verônica aprontou, ele não consegue tira-la da cabeça e tenta, mesmo que de forma desajeitada, se reaproximar? Por que Sarah teria deixado para ele uma modesta herança, apesar dele tê-la conhecido tão pouco? Seria isso uma forma de "lembra-lo" da existência do outro Adrian e remete a frase "você não entendeu nada", sempre repetida por Verônica em vários trechos?
    Enfim, são muitas dúvidas e o leitor querendo ou não é obrigado a preencher ás lacunas propositalmente deixadas por Barnes. Para mim, no momento, não importa tanto o final em aberto, por que se for parar para pensar, a vida em si sempre tem um final aberto e é você que tem a responsabilidade de escrevê-lo, acho que é essa a tônica do livro genial de Barnes, um dos meus favoritos da Tag, assim como outro em que temos novamente um autor não confiável: "Sul da Fronteira, Oeste do Sol", de Haruki Murakami. Um abraço

  • @jpmzf
    @jpmzf Před 3 lety +1

    Livro maravilhoso. Tag curadoria eh fantástico

  • @kellymartins714
    @kellymartins714 Před 5 lety +2

    Resenha perfeita 👏👏👏👏

  • @regiasouza2114
    @regiasouza2114 Před 5 lety +3

    Terminei há pouco, ainda estou digerindo e elaborando teorias hehehehe Adoro finais abertos, mas nesse toda a trama ficou em aberto, pelo menos é a minha impressão inicial.

  • @lilisantosfermelo
    @lilisantosfermelo Před 4 lety +1

    Obrigada pela resenha. Você explicou alguns pontos. Gostei de algumas partes do livro em ele fala a respeito da história verdadeira e da nossa memória falha. No final fiquei com a pergunta: Por que o Adrian se matou? Por que na fórmula matemática o narrador e o Adrian aparecem junto ao bebê?

  • @RudiBcllo
    @RudiBcllo Před 5 lety +1

    Terminei esse livro hoje, admito que ao vê-lo fiquei um pouco decepcionado com o projeto gráfico, é com certeza a capa mais sem graça das edições da TAG, até feia, sendo sincero, mas depois de ler eu entendi a sacada e achei genial, como as memórias se sobrepõe e as vidas se enlaçam e mesmo que deixem as pessoas deixem de compartilhar a vida entre si algo sempre estará sobreposto e ligado.
    Esperava que fosse um livro agradável mas jamais imaginei que ficaria tão envolvido com a história e ficaria tão fascinado com a experiência, sem dúvida um dos melhores livros que já li

    • @pamarruda4350
      @pamarruda4350 Před 4 lety

      Adorei sua análise sobre o significado da capa! Só discordo quanto a beleza da mesma, pois fiquei encantada quando vi.

  • @TatianeMOMartins
    @TatianeMOMartins Před 5 lety +2

    Eu gostei muito do livro. Mexeu bastante comigo e, assim que terminei a leitura, escrevi sobre ele em meu blog. tatiandoavida.com/2019/06/09/o-sentido-de-um-fim-julian-barnes/

  • @natanmachado1964
    @natanmachado1964 Před 5 lety +1

    Alguém pode em ajudar ?
    Estou pensando em assinar anualmente a TAG curadoria mas tenho uma dúvida em relação ao frente, se tenho que pagar todo mês ou só uma vez ou só uma vez ao ano ?

    • @marineislompodelima2522
      @marineislompodelima2522 Před 5 lety +1

      Estou há 3 meses assinando a TAG curadoria. Gostei bastante dos kits que já recebi. Vale a pena! Edições impecáveis! Em relação ao frete... sim, todos os meses é cobrado um valor adicional, mas isso já está incluído no valor total do pacote anual. Então nos meses do meu plano que já foram creditados aparece a seguinte especificação-> Valor: 63,80 reais (55,90 + 7,90). Espero ter ajudado!

  • @matheussc26
    @matheussc26 Před 4 lety +1

    To pensando em comprar.
    Vale a pena?

  • @cleiton9661
    @cleiton9661 Před 5 lety +5

    Achei meio incompleto. Vc fica esperando um desfecho e tudo fica em aberto.

  • @marynawagner9318
    @marynawagner9318 Před 5 lety +16

    Eu, particularmente, não gostei do livro. Muitas frases de efeito e personagens chatos. A temática é muito boa, e foi bem aproveitada em Quase memória. Aqui ficou tudo em aberto. E, que coisa irritante a Veronica parecendo um disco quebrado repetindo uma frase o livro todo. Detesto esse tipo de pessoa que se acha muito superior e não explica as coisas. Mas, como detesto Dom Casmurro, também narrador em primeira pessoa que puxa o saco pra si mesmo não é nenhuma novidade eu ter detestado esse aqui. Muitas discussões interessantes no livro mas que não foram para a frente. A questão do suicídio poderia ter sido mais bem aproveitada, deram um gancho enorme e cortaram no meio. Um ego infinito esse Tony. Esperava mais
    .

    • @julianaramos8523
      @julianaramos8523 Před rokem

      Como é possível eu ter adorado o livro e concordar com tudo que você disse? Hahaha

  • @julianagoncalves2309
    @julianagoncalves2309 Před 5 lety

    Tenho cupom indicação JULMMA23