Como tratar a Esquizofrenia? Psiquiatra Maria Fernanda Caliani explica.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 07. 2024
  • Inscreva-se no canal e tenha mais informações também em nosso site: www.neurologiaepsiquiatria.com.br

Komentáře • 1,1K

  • @werbetpalmeira5606
    @werbetpalmeira5606 Před rokem +115

    Sou Esquizofrenico e vivo uma vida normal graças a Deus o medicamentos são muito importante e quanto mais cedo aceitamos o tratamento e não parar de tomar os medicamentos e muito importante porque eu mesmo tive muitas crises porque não aceitava o tratamento por preconceito,comecei a tomar medicamento com 20 anos de idade mais agora com 33 e com 8 sem crises estou estabilizado se vc tem esquizofrenia e não quer tomar medicamento a tedencia e só piorar tome os remedios direitinho, tomar remedios hj em dia pra qualquer coisa e como usar um oculos sem ele vc não encherga e como se fosse uma ferramenta e hj existi tecnologia cientifica muitos boas para nos ajuda, mais em primeiro de tudo nunca perca a fé em Deus porque sem Deus que abençoa tbm os medicos pra nos ajuda fica Dificl. então e essa um pouco da minha historia e opnião abraço a todos q leram ate aki e q Deus abnçoe sua vida hj e sempre!!!

    • @jessicayamada6708
      @jessicayamada6708 Před rokem +2

      O que te fez aceitar tomar as medicações? Minha mãe tem esquisofrenia e nao aceita as medicações😞

    • @sergiolopes2825
      @sergiolopes2825 Před rokem +1

      Deus te abençoe também!
      Gostei da comparação que fizeste com os óculos.
      Realmente, a maioria não aceita que o cérebro é um órgão e, como todos os outros órgãos, como os olhos, por exemplo, pode apresentar algum problema e precisa-se de algum tratamento para que possamos ter uma vida sem muita dificuldade..
      Também luto contra transtornos psiquiátricos , mas mesmo fazendo corretamente o tratamento, já perdi a esperança de melhora significativa.
      😢😢

    • @user-ih3sp2xs6z
      @user-ih3sp2xs6z Před rokem

      que remedio vc toma?

    • @helgafever768
      @helgafever768 Před rokem

      ​@@sergiolopes2825 Só de vc ter consciência já mostra que está bem. Não desista!

    • @dharlleywandantas9920
      @dharlleywandantas9920 Před rokem

      ​@@sergiolopes2825❤

  • @milaalves9270
    @milaalves9270 Před 5 lety +687

    Olá, eu amei ver o seu vídeo, pela primeira vez alguém conseguiu explicar o que é a Esquizofrenia. Eu tenho o diagnóstico de Esquizofrenia desde do meus anos 7 de idade, mas meu pais interromperam o tratamento porque acharam que estava melhor e que não era verdade, mas conforme eu fui crescendo, os sintomas foram aumentando mais e mais, eu sempre ouvi vozes, sempre tive alucinações etc.... Quando eu estava com 13 anos foi quando começou a sair do controle e comecei o tratamento, foi muito difícil pra mim e pra eles, pois eu não conseguia entender o que estava acontecendo comigo e muito menos eles conseguia entender, foram 4 anos mais difíceis da minha vida, um longo tratamento, eu sempre tomei muitos medicamentos e tomo os meus remédios até hoje, faço acompanhamento com a psiquiatra e psicológa, sempre estou me cuidando, hoje eu consigo lidar melhor com a sociedade, mas nem sempre consigo me sentir parte, pois é muito difícil conseguir distinguir o que é real e o que não é... Graças ao tratamento, hoje eu tenho uma autonomia e um controle muitooooo grande, consigo me comunicar com os meus médicos e explicar cada coisinha que se passa comigo.
    Eu sou muito grata por esse longos anos de tratamento, pois foi esse tratamento que me fez: ter amigos, terminar a escola, ir pra faculdade e ainda ter um namorado, que me ajuda muito a lidar com as crises, ainda bem que são bem menos, como a 3 anos atrás que eu não conseguia nem tomar banho sozinha. As vezes é difícil ter autonomia: as vezes não quero comer, nem tomar banho ou escovar os dentes, mas sempre faço o esforço, depende de mim se eu não me move ninguém consegue me ajudar além do mínimo, é muito difícil, mas vale apena.
    Esquizofrenia não tem cura, mas tem tratamento, tem apoio e te ajuda. Eu sou muito grata aos psiquiatras e a minha psicóloga, sem esse tratamento eu não estaria aqui, emocionada com esse vídeo, (sou uma pessoa muito prolixa, eu amo ESCREVER, isso me ajudou muito e ainda me ajuda, ainda vou ser uma grande escritora) o tratamento me ajuda muito, a sempre conseguir ficar no eixo, muuuuuuito obrigadaaaa por esse vídeo, as pessoas precisam para de usar a ESQUIZOFRENIA como algo LOUCOS. Não somos loucos, conseguimos viver em sociedade é só dar um chance pra gente. Um beijo, e muito obrigada por esse vídeo! 💘

    • @MarcosRugieri
      @MarcosRugieri Před 5 lety +19

      Mila Alves caramba que lindo o que vc falou! Eu tenho uma mãe que tem Esquizofrenia, ela está em tratamento, nossa quantas coisas já passei por ela e agora com 22 anos estou aprendendo a lidar com isso graças a Deus, Deus é muito bom!!

    • @tiagosouza3619
      @tiagosouza3619 Před 5 lety +3

      Hein vc sabe se psicoterapia ajuda alguma coisa?

    • @carlostacanavilaforte9721
      @carlostacanavilaforte9721 Před 5 lety +9

      Esse é o problema na abordagem do tratamento, ninguém fala como tratar outros tipos de esquizofrenia, apenas quem tem seus sintomas, acontece que outros esquizofrênico não apresentam alucinações, vozes etc. O que fazer então? Se ignora esses outros esquizofrênicos negando lhes tratamentos ou fazer o que? Fazê los invisíveis? Invisíveis já somos.

    • @vivianemartins427
      @vivianemartins427 Před 5 lety +4

      Linda!!!!Deus te abençoe e que vc só melhore a cada dia!

    • @exorcistaexorcista2686
      @exorcistaexorcista2686 Před 5 lety +3

      Quem sabe um médium conceituado não possa lançar luz ao teu problema.@@carlostacanavilaforte9721

  • @pablohaubert4798
    @pablohaubert4798 Před 4 lety +292

    Realmente uma doença muito triste. Doi ver a pessoa que a gente ama, achar que estamos conspirando contra ele. Doi, doi muito

    • @alineassis3228
      @alineassis3228 Před 3 lety +11

      Verdade to com uma irmã assim ela fala que estamos acabando com a vida dela pois algumas vezer em momentos de crise tivemos que chamar samu ela tem sonhos de fazer faculdade e tal mais nao aceita o tratamento ai esta constantemente em crise

    • @deividtavares9225
      @deividtavares9225 Před 3 lety +5

      Meu pai surtou

    • @danielly4626
      @danielly4626 Před 3 lety +4

      Sinto tanto pelas pessoas que passam por isso..

    • @kelvimtroy3757
      @kelvimtroy3757 Před 3 lety +4

      Sim, é muito triste estou passando por isso

    • @gabrielcarrerxavier
      @gabrielcarrerxavier Před 3 lety +1

      mas com tratamento melhora mt

  • @andersonqueiroz9705
    @andersonqueiroz9705 Před 6 lety +34

    GALERA, O principal de tudo é ter o apoio da família. Quando descobri que eu tinha que convier com a esquizofrenia pro resto da vida, eu também fiquei sabendo que ia perder a minha família toda. Pra nós esquizofrênicos, é muito importante ter uma terapia ocupacional, fazer o que gosta, e também nós esquizofrênicos somos muito amoroso, somos muito romântico, ou seja, trate nós paciente com amor, POR FAVOR, e sem preconceito com nós, obrigado DRA. MARIA FERNANDA CALIANE.

    • @helgafever768
      @helgafever768 Před rokem

      O que seria essa terapia ocupacional?

    • @leonoraazimute4885
      @leonoraazimute4885 Před rokem

      Sempre com muito amor 🥰 sempre e temos que ajudar os outros a entender… meu filho tem e não toma remédio porque encontrou um
      Psiquiatra bandido que rouba ele

    • @coisasdecriancacauaenicoll8660
      @coisasdecriancacauaenicoll8660 Před 11 měsíci +1

      O meu é amoroso mas se afasta do nada e fica na casa da mãe dele preferi as vezes ficar só do que comigo

    • @vanessadafne9647
      @vanessadafne9647 Před 5 měsíci

      @@helgafever768 eu fiz com uma amiga e gostei bastante de fazer terapia ocupacional hoje pretendo reencontrar ela eu gosto bastante do jeito e do sorriso dela descobri o que tanto o que eu e ela desejamos os primeiros dias foram bem delicados e dificeis mas depois acabou virando um verdadeiro relacionamento com muito amor e carinho eu cheguei a desabar na frente dela quando eu tinha 20 anos

    • @vanessadafne9647
      @vanessadafne9647 Před 5 měsíci

      @@leonoraazimute4885 manda ele se ferrar e procure alguns profissionais bem melhores para o seu filho beijos da Vanny

  • @rosanasoares6457
    @rosanasoares6457 Před 6 lety +36

    Vcs psiquiatras são anjos que Deus reservou na terra pra ajudar as pessoas e seus familiares!!!

  • @eltonnascimento8101
    @eltonnascimento8101 Před 4 lety +12

    Alô Dra, sou caminhoneiro,tenho 42 anos, tomei muito rebite por mais de 17 anos,a 3 anos tive um surto e deixei o caminhão no meio da BR e saí correndo, graças à Deus não machuquei ninguém, Começei a ouvi vozes, tou em tratamento, tenho muito medo de machucar alguém se eu voltar a trabalhar novamente e ter outro surto!!!

  • @felipe14140
    @felipe14140 Před 2 lety +5

    Sou portador de escrisofinia paranóide faço tratamento e sou muito feliz

  • @miguel_arthur2638
    @miguel_arthur2638 Před rokem +5

    Meu apelido e Johnny, sou esquizofrênico digo somente uma coisa ajudou muito. Obrigado por mais especialistas no assunto como você.

  • @elissacamargoli6967
    @elissacamargoli6967 Před rokem +22

    A minha psicóloga me indicou assistir vídeos sobre a esquizofrênia pra entender melhor a doença da minha mãe, gostei muito dos vídeos, bem claros e fáceis de entender. Não é fácil conviver com alguém com esquizofrênia, eles sofrem e a gente sofre junto.

    • @andrezacristina8961
      @andrezacristina8961 Před rokem +2

      Também estou assistindo pra entender o problema da minha mãe

    • @andrezacristina8961
      @andrezacristina8961 Před rokem +2

      Minha mãe sofre muito tadinha eu sofro junto 😭

    • @vanessadafne9647
      @vanessadafne9647 Před 5 měsíci

      elissa vc n~quer procurar uma psico´logica e mais uma terapeuta ocupacional

    • @vanessadafne9647
      @vanessadafne9647 Před 5 měsíci

      @@andrezacristina8961 tem alguem na sua familia q possa te ajudar ela toma os medicamentos faz o acompanhamento com psiquiatra

    • @Respeito-d1q
      @Respeito-d1q Před měsícem

      Eu tenho fui diagnosticado com esquizofrenia dói muito eu sofro sozim. quem disse que alguém se preocupa cmg,, só Deus sabe o qui eu passo n desejo pra ng,, e algo esquisito na mente comecei ouvir vozes e outros sintomas de 3 anos pra cá..eu já tomava remédios mas n ouvia vozes a 3 anos atrás..e algo que fica controlando a nossa cabeça vozes falando vc n tem concentração..paresse que tem várias pessoas dentro da cabeça da pessoa ,falando e vc n consegui controlar essas vozes e tem outros sintomas e como no vídeo explica as pessoas n acreditam ... agente fala só pro pisiquisiatra só que eles passam remédios mas nunca falam que tem cura ..eu vivia uma vida normal e difícil hoje agente tá passando por isso eu começo a lembrar quando tô sozim a 7 anos atrás que eu n tinha isso, eu sei pq fiquei assim foi traumas do passado até hoje foi acumulando na minha cabeça.as pessoas pensam como ele tá doente e pesquisa no celular se tem cura ..a esquizofrenia e no cérebro né nos dedos n! por mim tô nem aí quem n acredita e me julga e fala mal de mim com mentiras! eu tomo remedio e tô nem aí nenhum lava uma cueca pra mim n !pior e que tem gente qui tem saúde tem dinheiro tem tudo e vevi ! mentindo tem saúde e vevi com mentira na rua inventando mentira sobre mim esse é o doente mentiroso qui passa o dia falando mal dos outros inventando mentira na rua procura conversa vevi cuidando da vida dos outros mentindo pros outros !

  • @eduardocastromachadodebarr2758

    Olá, sou portador da doença e já sou tratado a mais de 30 anos, primeiro com a clozapina, o que havia de melhor na época em que comecei o tratamento e atualmente com a quetiapina. Tenho os sintomas negativos como a falta de iniciativa sendo tratados atualmente por terapia cognitiva comportamental e isso depois de passar por 30 anos de psicanálise. Sou muito sensível e isso me ajuda muito na relação que mantenho com as pessoas em geral, poderia considerar isto uma forma alternativa de juízo e gosto muito de música instrumental o que me ajuda a liberar a cabeça quando estou me sentindo só. De resto o meu respeito a todos que sofrem de esquizofrenia pois sei que não é fácil e espero que tenham boa sorte no tratamento e na vida.

  • @eng_henriquegoes_ehs
    @eng_henriquegoes_ehs Před 2 lety +8

    Muito obrigado pelos esclarecimentos. Temos uma grande amiga que começou a trabalhar com minha família quando eu ainda era criança, ficou com a gente durante toda a vida e passou a cuidar das minhas filhas. Sempre teve atitudes que nos irritava e hoje está com quadro esquizofrênico. Iniciou o tratamento mas qnd parou veio uma crise terrível, ela está sendo tratada e retomando as medicações, agora supervisionando mais de perto. O vídeo me ajudou muito a entender, parece que está falando dela. A nossa amiga que tem o problema é uma excelente pessoa, íntegra, honesta sem igual. Não vamos abandoná-la de forma alguma. Muitos amigos próximos também estão ajudando. Continuem com esse trabalho, ajuda mais do que imaginam.

  • @teleioow
    @teleioow Před 3 lety +1

    Seus vídeos são ótimos, muito esclarecedores. Devido a perda de um ente muito querido por mim, conheci o seu trabalho no you tube através de um vídeo seu sobre luto. De lá prá cá tenho assistido vários. Tornei-me seu fã.
    Parabéns!!!

  • @AndreMoraesImoveis
    @AndreMoraesImoveis Před 4 lety +7

    Parabéns pelo vídeo Dra Fernanda, ele é muito esclarecedor. Fazem duas semanas que a minha mãe foi diagnosticada com essa enfermidade. Como a doutora falou, é de suma importância o acompanhamento médico, acompanhado das medicações e, apoio incondicional dos familiares.

  • @maniasdeunhas-arianefreitas

    Doutora meus parabéns, vc explica tudo de forma muito clara e isso é mt útil.

  • @danillomtv
    @danillomtv Před 6 lety +1

    Parabéns pelo profissionalismo Dra. você explica perfeitamente bem.

  • @joaoantonio7283
    @joaoantonio7283 Před 7 lety +1

    Bom dia Dr.Maria Fernanda, faço tratamento com psiquiatria desde 2010,seus vídeos são ótimos,obrigado...

  • @conradocons8368
    @conradocons8368 Před 7 lety +4

    Agradeço imensamente sua disposição e boa vontade para as explicações .
    estamos em um país que poucos reconhecem a boa vontade e a dedicação dos profissionais.
    Então , em nome de muitos pacientes , digo , obrigado

  • @52Juliana
    @52Juliana Před 4 lety +5

    Muito obrigada pela explicação com tanta clareza e detalhes. Minha mãe tá na luta contra essa doença a anos, e nenhum psiquiatra soube explicar dessa forma. Muito obrigada mesmo ❤️

  • @georgiasantosfalcao1938
    @georgiasantosfalcao1938 Před 5 lety +2

    Parabéns, doutorada! Os vídeos são esclarecedores.

  • @ricardomiura6836
    @ricardomiura6836 Před 7 lety

    Muito boa explicação Drª Maria Fernanda Caliani, adorei. Abraços.

  • @celdaandrade6184
    @celdaandrade6184 Před 5 lety +7

    Oi dra. Adorei os vídeos q assisti. Você explica de forma simples e clara. Sou psicóloga e atendo pacientes com esquizofrenia e às vezes sinto dificuldade de explicar o q acontece com eles devido a essa “resistência” característica dos sintomas negativos. Vou passar a indicar seus vídeos daqui pra frente. Obrigada pelo ótimo trabalho.

  • @dyegovital6911
    @dyegovital6911 Před 7 lety +10

    O esquizo ainda carrega um estigma muito pesado, como se fosse alguém descontrolado, que em qualquer momento vai explodir, sendo agressivo. E tristemente isso é percebo no olhar dos que o cercam. Dra. Maria Fernanda, parabéns pelo canal.

  • @manoelavilasboas4538
    @manoelavilasboas4538 Před 2 lety

    Conteúdo de extrema importância para os portadores da doença e os familiares…

  • @olgamariasantos7318
    @olgamariasantos7318 Před 5 lety

    Boa noite
    Muro explicado
    Ótima médica e sabe se expressar
    Obrigada Dra. Por seu carinho DEUS Abençoe 😍🙏🙌

  • @rosimeiresantiagosantiago5713

    Tenho um cunhado que está passando por tudo isso um rapaz de 42 anos o único irmão que meu marido tem o vídeo foi MT bom pra poder nos orientar assim podemos lidar com está doenca ...

  • @armandowilliam
    @armandowilliam Před 6 lety +4

    Muito bom esse canal!!!!

  • @HenriqueRellinger
    @HenriqueRellinger Před 7 lety +2

    Vídeo muito bom! Explicação super acessível e completa. Ajudou muito no meu trabalho pra faculdade!

  • @andrec8106
    @andrec8106 Před 5 lety +1

    Doutora. Bom dia, excelente canal para a familia desses pacientes. Minha filha, efetivamente apresenta-se diversidades de comportamentos: base social e vigilância, monitoramento, cuidados, e etc...cobertura sentimental familiar! Agradeço Doutora!

  • @kellicardoso6465
    @kellicardoso6465 Před rokem +3

    Boa tarde tenho meu esposo que sofre 13 anos com essa doença, pior de tudo que a família sofre muito mais,porque eu que convivo com ele a família ninguém quer saber o delírio dele está relacionado a mim, antes era com nosso filho e nora, hoje só vive nos dois,mais ele não aceita sua doença,passo um trobado só Deus.

  • @Eder7424
    @Eder7424 Před 5 lety +4

    vc é muito boa! pena q tá longe seu consultório!

  • @alcidessantos276
    @alcidessantos276 Před 4 lety

    Obrigado Maria Fernanda,
    Adorei o vídeo!

  • @94270101
    @94270101 Před 3 lety +1

    Suas explicações são ótimas de fácil entendimento. Meu filho tem problemas parecidos, mas ainda não tenho um diagnóstico médico. Estou com ecamiamento em mãos.

  • @gaiafreire5118
    @gaiafreire5118 Před 5 lety +50

    Minha mãe era esquizofrênica, mas, nunca conseguimos médica-la e mto menos leva- a ao medico. Achava que tdo mundo a perseguia, não confiava em ninguém, só no cachorro dela.
    Ela apresentava algumas vezes comportamento mto agressivo....faleceu faz um ano, sem ter sido descoberta a causa....enfim...

    • @Olivinha15
      @Olivinha15 Před 4 lety +2

      Gaia freire, A sua mãe faleceu com que idade, e qual foi a causa mortes?

    • @cyaramenezes4515
      @cyaramenezes4515 Před 3 lety +6

      A minha mãe tem é muito difícil de lidar com ela😭😭😭💔

    • @vanessa_faria
      @vanessa_faria Před 3 lety +2

      @@cyaramenezes4515 é difícil pra caramba!

    • @William99806
      @William99806 Před 3 lety +1

      @@cyaramenezes4515 nossa é muito difícil minha mãe, também tem quer parar de tomar remédio ai fíca complicado.

    • @maikonkendson7399
      @maikonkendson7399 Před 3 lety

      @@William99806 me seguem no meu canal

  • @diegoaparecido9782
    @diegoaparecido9782 Před 4 lety +12

    Eu tenho esquizofrenia meu psiquiatra faleceu recentemente tenho saudades que Deus coloque em um bom lugar Descanse em paz

  • @rosilenemonteiro2278
    @rosilenemonteiro2278 Před 5 lety

    Ganhou uma inscrita. Devido a forma como aborda temas tão obscuro para quem é leigo no assunto.
    Obrigada!

  • @joaopedroferreira3548
    @joaopedroferreira3548 Před 5 lety +2

    boa noite, eu cuido de um rapaz de 25 anos, e tudo isso que a doutora disse. bom pra mim esta sendo um grande aprendizado, sou verdadeiro com ele tenho muito amor e quando ele faz coisa que nao deve nao fico bravo, converso com ele sempre falo de coisas boas. hoje ele ja aceita que esta doente e que tem que ser tratado. somos servos do Deus altissimo.

  • @andrianunesdeoliveira843
    @andrianunesdeoliveira843 Před 6 lety +13

    Acabei de conhecer o canal, e estou apaixonada. Sou estudante de psicologia, e tenho um irmão com esquizofrenia, nunca havia tido uma explicação tão simples e tão esclarecedora sobre a doença. Muito obrigada doutora!

  • @Luka497
    @Luka497 Před 5 lety +5

    Minha mãe tem 76 anos de idade, está sem tomar os medicamentos e tem os sintomas positivos. Ela tomava Resperidona, mas mesmo assim ficava empreguinada, por isso parou de tomar. Agora a luta é pra conseguirmos interna pra voltar a medicação. Eu vivo com o coração destroçado em saber que minha mãe já está velhinha e vive num mundo de sofrimento e perseguição! 😕

  • @viniciusgaldinodesouza8357

    Dra. Muito obrigado pelos vídeos exatamente por isso a q a minha família tem passado ...

  • @marioiwase3195
    @marioiwase3195 Před 5 lety

    Obrigado,doutora Caliani!

  • @WandersonBelmiro
    @WandersonBelmiro Před 7 lety +36

    Olá, bom dia a todos. Minha mãe foi diagnosticada com essa doença chamada Esquizofrenia Paronóide. Desde então nós filhos sofremos muito com essa doença por que ela se tornou uma agressiva, perdendo autonomia da sua vida onde sempre foi muito independente e dinâmica nas atitudes da sua vida. No início foi muito difícil porque passamos por muitos médicos despreparados bem como aplicando medicação que nos trouxe muito sofrimento. Todavia, acredito que a informação é o melhor instrumento de melhora.

    • @chocolateaoleite7509
      @chocolateaoleite7509 Před 5 lety

      Qual a prevencaõ da esquizofrenia

    • @Guilherme_676
      @Guilherme_676 Před 2 lety

      @Ruben é 3 kkkk

    • @Guilherme_676
      @Guilherme_676 Před 2 lety

      Po, isso é muito triste

    • @vanessadafne9647
      @vanessadafne9647 Před 5 měsíci

      @@chocolateaoleite7509 com tratamento a base de antipsico´tico pro resto em outros casos tem q internar pra evitar q pessoa q tem a doença cometa o suicidio

  • @mathewsbrelaz6275
    @mathewsbrelaz6275 Před 3 lety +37

    Minha mãe tem esquizofrenia e é muito difícil, meu pai foi assassinado quando eu tinha 7 anos e desde de então vivo só eu e ela, a família dela é toda de outro estado e a família do meu pai "deu suporte" por que ela recebia a pensão do meu pai mais ninguém se importou realmente em ajudar.
    Era muito difícil pra mim entender ou lidar com ela, agora com 23 anos to procurando entender realmente como é a doença e se há como eu possa ajudá-la sozinho.

    • @marinarhuana2228
      @marinarhuana2228 Před rokem +1

      Temos história bem parecida viu... Depois de anos lutando com essas crises da minha mãe só agora eu tô entendo do que se trata...

    • @asfict9854
      @asfict9854 Před rokem

      @@marinarhuana2228 energia aí Man👊🏻

    • @elisalenhe9494
      @elisalenhe9494 Před 5 měsíci

      Minha mãe tbm tem, faz 30 anos quando ela apresentou eu tinha 03 anos e até hoje. Hoje nós sofremos tantos com ela 😢 meu pai cuida dela, eu, minha irmã é revezando.

  • @mbthezolin
    @mbthezolin Před 5 lety

    Parabéns Fernanda. Seu canal é muito esclarecedor e vc tem um excelente didática. Auxilia os pacientes, familiares e profissionais de saude. Muito bom!

  • @miutonascimento5078
    @miutonascimento5078 Před 3 lety

    Dra parabens pelo seu trabalho tenho aprendido muito e quero aprender muito mais

  • @silviafranca5348
    @silviafranca5348 Před rokem +12

    Sou professora e psicopedagoga. Tenho um aluno que apresenta vários sintomas de Esquizofrenia. O grande problema é a autoaceitação e aceitação da família. Vejo que há tratamento, mas enquanto a família não se conscientizar da gravidade do problema e que a doença pode se agravar cada vez mais, ficará cada vez mais difícil. Gostaria de ter um apoio ou consulta on-line para de alguma forma ajudar esse adolescente.

    • @ElaineSilva-bg1lb
      @ElaineSilva-bg1lb Před 11 měsíci

      Boa tarde Doutora gostaria de saber se tem como agendar uma consulta pq tenho uma irmã com esse transtorno e não consigo ajuda pq ela não aceita já foi
      Internada por três vezes mais
      Percebo q na rede pública não temos muito apoio pq ela é sozinha e tem 4 filhos pequenos gostaria muito de poder ajudar
      Mais como moro longe não sei como fazer é uma doença muito triste destrói toda a família infelizmente

    • @vanessadafne9647
      @vanessadafne9647 Před 5 měsíci

      Silvia ela n~pode jamais te atender por consulta on line de jeito nenhum o conselho federal de medicina n~permite

  • @cristovaoalencarfarias7191
    @cristovaoalencarfarias7191 Před 2 lety +21

    Estamos passando por esse momento tão doloroso pra nós e pra nosso doente, tô com um irmão de 34 anos que tá enfrentando essa doença tão doloroso.

  • @tamiresaquino4579
    @tamiresaquino4579 Před 4 lety

    Excelente didática!

  • @bethaguiar1618
    @bethaguiar1618 Před 6 lety

    Obrigada Doutora, você esclareceu muitas dúvidas.

  • @l.m1090
    @l.m1090 Před 5 lety +11

    Apareceu esse problema na minha irmã quando ela engravidou aos 18 anos , logo no resguardo dela ela começou a falar sozinha e agir agressivamente ,médico disse q era depressão pós parto,pegou implicancia com toda a família e com o marido e passou a acusa_lo de coisas sérias, inclusive de ser homossexual e de que via ele tendo relações dentro de casa , mas não fazia sentido, sabiamos q não era real, parou de tomar banho e não limpava mais a casa , não cuidava do filho , não cozinhava , o marido não aguentou e largou, com o passar dos anos tudo piorou, remédio não aceitava tomar de jeito nenhum , gritava muito e falava sozinha o tempo todo,não tinha hr , ela nem dormia passava noites gritando coisas do tipo ( devolve o meu braço) (a fulana roubou meu nariz)a família sofreu muito , minha irmã q sempre foi uma jovem bonita , passou a andar suja , descuidada , pedindo as coisas na rua pra estranhos e as pessoas a tratavam como alguém sem dignidade , tratavam ela mal . Só aos 30 ela aceitou se tratar e tomar os remédios regrados, hoje ela tem 35 e está bem melhor , não posso dizer q ela é a mesma pessoa animada e inteligente que foi um dia. Ela se tornou uma mulher passiva , sem personalidade, pacata , não tem força pra fazer coisas básicas tipo varrer uma casa se sente extremamente desanimada ela mesmo se queixa do próprio desânimo mais não tem força pra lutar contra ele , perdeu toda vaidade que um dia teve , as vezes chora por nada , sobrou uma depressão , porém os remédios mantém ela controlada , ela não pode ficar sem tomar 1 dia se quer , ou ela começa a ouvir coisas que a incomoda . Espero que um dia a medicina avance e possa trazer minha irmã de volta com a vivacidade que ela tinha . De qualquer forma já estamos felizes em saber que ela consegue dormir , que ela não se expõe mais no meio da rua , que não precisamos correr atrás dela , só de não ver pessoas desalmadas rindo dela já é um alívio.

    • @andrezacristina8961
      @andrezacristina8961 Před rokem +3

      A história da sua irmã é parecida com a da minha mãezinha 😭😭😭 tadinha da minha mãe nunca mais voltou ser a mesma vaidosa cuidadosa limpinha calma tranquila e feliz..

  • @patricianunesdesouza1632
    @patricianunesdesouza1632 Před 3 lety +14

    Tenho 23 anos e sou esquizofrênica tem momentos que não sei diferenciar o que é realidade ou coisa da minha cabeça, é horrível ter essa duvida. Pior que ser chamada de louca é a pessoa olhar e dizer que deve ser divertido ser assim, existem pessoas não que entendem o quão assustador isso é.

  • @elicandrabrito7685
    @elicandrabrito7685 Před 5 lety +1

    Obrigada por nos ajudar.

  • @cristovaoalencarfarias7191

    Obrigado Dra amei sua explicação. Deus te abençoe

  • @tiborkarolytamas3607
    @tiborkarolytamas3607 Před 5 lety +4

    O melhor jeito de convencer alguém. De q tem esquizofrenia e
    explicando os sintomas negativos

  • @pablo9803
    @pablo9803 Před rokem +5

    Olá, obrigado por esse video, minha irmã foi diagnosticada com esquizofrenia paranoide tem sido dias muito dificieis para mim pois eu cuido dela sozinho, vendo esse video vi que preciso melhorar em alguns aspectos em minha relação com ela, andava muito perdido em relação a doença, mas com o CANAL tive muito esclareciemento sobre a doença, agradeço de coração por tudo, vocês ajudam demais as pessoas, não parem nunca com essse serviço a sociedade.

  • @Eder7424
    @Eder7424 Před 4 lety

    vc é maravilhosa...pena q não achei um médico tão bom qto vc aqui na minha região!!!

  • @gilson9423
    @gilson9423 Před 4 lety

    Olá, pelo que a Sra. Dra. Maria Fernanda explicou, a minha noiva teve e tem todos os sintomas do tipo Paranoide, obrigado pelas explicações...att...Parabéns

  • @analuizaamorim6581
    @analuizaamorim6581 Před 3 lety +3

    Vc pode fazer um vídeo sobre internação psiquiátrica infantil?

  • @dadinhadias8576
    @dadinhadias8576 Před 6 lety +5

    A minha família toda me abandonou há mais de 35 anos. Eu cuido de mim com muita dificuldade. Desisto de mim depois retorno a medicação. Ultimamente estou muito mais triste, cansada, sem rumo, muitas crises depressivas,pânico, vultos e vozes msis frequentes.Eu fico muito mal...muito mêdo... fico na casa de amigos pois não posso ficar só em casa; e também não tenho vontade de ir pra minha casa; (os amigos tem suas vidas). Sofro com fibromialgia,dor crônica, labirintite, e outras enfermidades. Ultimamente não vou mais a T.O, nem a psicóloga, nem a fisioterapia,o neuro que há 15 anos me cuidava mudou de clínica e eu não sei cadê ele. Passei em outra neura que não me agradou. Meu psiquiatra ainda vou (há 15 anos) mas falto muito as consultas . Acho que estou muito cansada... de tantos remédios há anos, vegetando. Há noite tudo é bem pior...vem vozes, dor, medo do próprio sono e da morte. Oro muito, leio muito sobre meus problemas de saúde. Tento conviver com toda essa situação há anos. E tem mais, minha mãe está bem idosa (86anos)não anda, foi morar em um abrigo e eu fiquei com toda responsabilidade porque a família acha que eu tenho que cuidar porque sou fingida,não tenho nada, sou preguiçosa, vagab..., e lá vai adjetivos. Estou com 62 anos mas com cara de 70 (aliás eu sempre fui feia eu fui a criança mais feia do hospital onde eu nascí.) Bom vou terminar dizendo que gostei da suas explicações; me ví dentro do assunto. Desculpas. Fico grata.

    • @natt1739
      @natt1739 Před 3 lety

      Ô minha querida, vc tem uma amiga aqui tá! Ñ se sinta sozinha não minha querida...

    • @leilalyra3271
      @leilalyra3271 Před 3 lety

      Vc é uma vencedora ! Apenas siga em frente ! Vc não está só.

    • @mahlopes153
      @mahlopes153 Před 2 lety

      Nossa... eu to chorando muito lendo tudo isso , pois minha familia agravou e desencadeou muitos diagnosticos que se confundiam jo inicio....eu morro de medo deles, sempre me senti diferentre e com vivi uma toda sem limites sem atencao, sem ser percebida , apenas suprida e livre de responsabidades, nunca soube que eu seria adulta, nao sabis o que eu era, apenas nao.pertencia , nao era parte da onde vivia, em sentido algum. Nunca tive interesse em tv, filmes, n ia na escola, nao era cobrada, eu observava meu pai que era quem apesar de nao ser enxergada interbamente eu era silenciosa . Cresci, usei drogas, pois fui.me revoltamdo e sendo muito agressiva odiando muito mi hj familia, e ate ter voz e afrontalos , ser um monstro mas cheia de verdades de perguntas, duvidas , aye hoje eu tenho certeza de wue eu sim vivi e vivo só pois aceitar essa hipotise eh uma vergonha. Sofri agressao fisica psicologoca, temho fobias , pamico, to a 1 ano em sc perdida , sem rumo, sem consrguir cuidar e me controlar.... rxlosivs, e a qualquer momento vou intwrpretar , eu leio as pessoas e vejo cada detalhe de exprecoes faciais, nao consigo sair de casa, fingo estar ok pro meu pai...mas eu vivo.em crise constante. A dor o fesespero de consrguir ver que perdi os sentidos e cada dia to mais limitda sem vegetando.... cognitivo, fala, respiracao , rejeicao, medo medo e paralizada por ter sido rejeitada quando e ninguem tendo nocao do perigo e que nao poderia ta andando ou sozinha. Gente ver wue tua familia te tatar como lixo, se importar com ganho de pesso e com minha e com os machucados que nao co trolo minha gana de de de apertar a pele de tirar pedaco rsperando ver sair algum bixo dentro de um piro... eu vejo meus meis poros como zoom e me auto agrido pra esquecer a dor do vazio e de nao raciocinar , confusao mental, nao e N emder, e nao yer mais fircas e tao cansada pra me mexer e me matar. Pq eubnao posso, nao suporto mais saber que amanha to chorandk de novo a noite... banho nao consigo ...nao tenho nada, nada pra lutar, nunca quis chegar lugar algum , se nao cuidar do meu pai que é ao ver ele que volto a lembrar que existo e sinto algo.... minhas crises sao tao fortes e eu temho tanto odio de quem brnca , me desrespeita, ou basta uma ato que despare o meu gatilho q me lemre a fonte da o meu odio...que eu as vezres desejo nao ter controlado ou fugidi...pq sao coisas bizarartas e pervetsas que ninca sairia da minha boca pra um filho meu. Eu jwmais abandonaria doemte o q fossr. Eu to me mudando amanha pra oura ptaia mais movimentada e com atividadesvfisicas.... no meu limite de rotina q posso tentar fazer....tudo em um quadra... PESSOAL APRENDAM SE JOGUEM NO JIU JITSUL , mas tb invistam em aprender o detalhe conceito, e achem alguem pra preparar fisicamente. É o que eu posso me agarrar hj em espesnca pra voltat a rsciocinar,ente corpo e alma... controlar as emocoes a raivs, e me sentir preenchida do vazoo q tenho.... eh uma supetacao c o nseguir me manter....mas ate hj duri 2srmanas e per ebo os complos, que ninguem gota de mim, que tao armsndo, tao escondendo treinos de mim, dai nao consigo aco.panhar, nao sri perxerr, nao aceito nao ter as habiliddes de antes, brigo com professor , esvrevo coisas fortes sobre o.metodo de ensino, eu quero e exigo qter atencao , ser aplaududa, ser aproada e lido muito.mal com fristracao. Ele deixa de ser o heroi e e desclassdifico .....escrevo uma biblilia doentia pra todos q iterajo bem uma vez, logo ja vejo coisas sinais avisos, vozes... ja sei todo plano q timha...ou golpe

    • @mahlopes153
      @mahlopes153 Před 2 lety

      Desprreso todos. Nao tem cor , gosto nada pra ta viva. So to morrendo aos poucos e com uma conciencia dabperda das minha
      Capacidade de viver sozinha, ter vida, nada mais vai ser possivel. Pq nao tenho quem contar e preciso de sjuda.

    • @mahlopes153
      @mahlopes153 Před 2 lety

      N consigo pesqusar medico. Nao sei me portar na rua. Yenho medo de machucar algiem ....agora nao vou. Mad se for minha familia eu voy acabar sim fazenfo uma baita merda q parece q a firca vem da alma e o que ta rm jogo eh muito grave e surreal...mas nem sei o q

  • @rosaaparecidarosana4858
    @rosaaparecidarosana4858 Před 5 lety +2

    Nossa bom a dica.
    Obrigada por td 👏👏👏👏🖒😃

  • @veraluciatamosaitis5637

    A Sra é sensacional,!!! Obrigada

  • @pricilabirvaleriano3785
    @pricilabirvaleriano3785 Před 4 lety +3

    Oi esse vídeo me ajudou muito, eu tenho uma irmã que se comporta como um esquizofrênico,e a nossa mãe faleceu e depois a minha avó que cuidou dela, hoje só tem eu, mais trabalho muito e sou casado com duas filhas, realmente é difícil ter alguém da família com esse problema e as pessoas mandam mensagens,me ligam dizendo que ela fica com atitudes estranhas, agressiva,etc...

    • @vanessa_faria
      @vanessa_faria Před 3 lety

      E as pessoas meio que te responsabilizam sem vc ter responsabilidade nenhuma, cara é terrível...

  • @maxmenezes6194
    @maxmenezes6194 Před 7 lety +58

    Meu pai esta com esquizofrenia. Levei ele na psiquiatra, ela passou remédio ele esta melhorando

    • @larissavitoria330
      @larissavitoria330 Před 4 lety +2

      Quando tempo ele demorou para melhorar com a medicação?

    • @adrianaromio1924
      @adrianaromio1924 Před 3 lety

      Oiii boa noite
      Que remédio ele toma que teve melhoras ?

    • @h0rr4nn4
      @h0rr4nn4 Před 3 lety

      Qual remédio ele toma?

    • @marvinsales998
      @marvinsales998 Před 3 lety

      @@h0rr4nn4 meu psi tem esquizofrenia,ele hoje e medicado com haldol

    • @marvinsales998
      @marvinsales998 Před 3 lety +1

      @@adrianaromio1924 meu pau com 1 semana estava melhor,mais quando para a medicação ele começa a ficar doente de novo

  • @rodrigosantos-wo8bv
    @rodrigosantos-wo8bv Před 7 lety

    seus vídeos são excelentes!muito bons mesmo

  • @julianapatrocinio6168

    Perfeita explicação 🙏

  • @vanessafreitas26
    @vanessafreitas26 Před 5 lety +7

    Meu irmão tem 21 anos ele era normal pessoa muito boa. Depois que usou cocaína e crack, começou a ter muito delírios mudou completamente e foi diagnosticado com esquizofrenia.

  • @joselitosevero8044
    @joselitosevero8044 Před 5 lety +9

    Eu tomo Rivotril quetiapina
    Setralina mais não consigo ter alegria as pessoas olha pra mim com o olhar diferente

  • @karenmarinho7841
    @karenmarinho7841 Před 5 lety

    Você foi a melhor médica até agora que explica bem parabéns. .minha irmã ta passando por tudo aquilo que vc Flou no primeiro vídeo. .tudo tudo..tá tentou até se entrega pra morrer ..e ver pssoas vultos e fala que ninguém acredita nela..porq ela fala que ver mais ninguém acredita..chora muito dizendo que vai se entrega para homem que tá querendo mata .tá difícil concluindo tudo que come falou ela tá fazendo

  • @Anapaula-nf8yl
    @Anapaula-nf8yl Před 5 lety

    Amei o video me ajudou muito com o tratamento na família

  • @iaraconsultoranatura.1593
    @iaraconsultoranatura.1593 Před 6 lety +14

    Acho que a medicação poderia ter evoluído muito mais. Faz 18 que se manifestação no meu filho e desde então pouquíssimo melhorou.

  • @rubiasouza4201
    @rubiasouza4201 Před 3 lety +6

    Minha mãe tem essa doença,só nos sabemos como e triste e desgastante viver nessa situação, pois ela não aceita tratamento e cada dia pior

    • @mariacarmelita5426
      @mariacarmelita5426 Před 3 lety

      Eu gostaria de saber como agente consegue aproximar do paciente se não sede a ir ao médico pra iniciar o tratamento se apessao não quer ver a família nem a esposa, nem a mãe, pai, irmãs? Etc.

    • @lcdesenhos7554
      @lcdesenhos7554 Před 2 lety

      A minha tbm

  • @mariaaparecidagomesbalduin342

    Ótima explicação acompanhando vcs minha mãe é esquizofrênica e estou a procura de conhecimento

  • @user-fe4nv9ux5c
    @user-fe4nv9ux5c Před 4 měsíci

    Maravilhosa doutora , me ajudou muito e ajudou minha família a entender melhor , sem julgamentos e preconceitos burros e sem conteúdo , GRATIDÃO A VOCÊ , e ao vídeo muito bem feito e explicado .

  • @marcelobarbosadelima9570
    @marcelobarbosadelima9570 Před 5 lety +20

    só uma sugestão , faz um vídeo sobre a vida sexual dos esquizofrênicos com os remédios, afeta sua vida sexual qual é o efeito colateral dos remédios podem dar ?

  • @AnaCristina-kb7nq
    @AnaCristina-kb7nq Před 7 lety +5

    Meu filho está com estes sintomas ele é adolescente e anda muito confuso e me deixando igual

  • @elo.marquesrib2494
    @elo.marquesrib2494 Před 2 lety

    Ótima explicação.

  • @pedroribeiro8164
    @pedroribeiro8164 Před 3 lety +1

    Muito bom maravilha 👏👏

  • @cilalinslins3659
    @cilalinslins3659 Před 5 lety +4

    Oi. tenho um funcionário com essa doença. Quero ajudá-lo mas está dificil porque ele resiste muito as dicas que damos a ele como dicas sobre higiene pessoal. O mau cheiro incomoda os colegas que não querem se aproximar devido a isso também. O pessoal também tem medo dos surtos e dele ser agressivo, apesar dele nao ser. Algum video que nos oriente sobre essa adaptação no trabalho?

  • @heresyeol
    @heresyeol Před 6 lety +9

    4:32 Eu sou a única pessoa aqui em casa que entende pelo menos um pouco da mente do meu pai (esquizofrênico) e de suas ações.

    • @rosecorecha9357
      @rosecorecha9357 Před 3 lety

      Quais são esses programas que ajudam o paciente com esquizofrenia?

  • @dimyfox6617
    @dimyfox6617 Před 2 lety

    Muito bom Drª .. Eu conheco algumas pessoas com esquizofrenia e inclusive tento resocializar uma delas. Não é nada fácil, mas a luta continua.

  • @posman21man
    @posman21man Před 7 lety +1

    Boa tarde! Doutora eu tenho uma amiga que está com esses sintomas cortou todos os meus cabelos fiquei com medo dela vendo a tua entrevista no CZcams já estou dando para entender que ela precisa de ajuda

  • @gecirleneoliveira1189
    @gecirleneoliveira1189 Před 6 lety +3

    Doutora : tenho um filho de 21 anos, usoario de drogas maconha, e ele toma o respiridona com o fenergan...fico preocupada porque pode fazer mal o que eu faço??

  • @cindysthefany9743
    @cindysthefany9743 Před 5 lety +9

    Tenho esquizofrenia, ouço vozes também. Comigo a primeira vez que começo foi com 13 anos. As vozes eram 24 horas por dia. Tive alucinações também. Eu falava com minha mãe e ela simplesmente falava pra eu para de pensar essas coisas. Eu não conseguia controlar eu mesma nos período de crises, o medo sempre tomava conta de mim . Minha mãe sempre achava que isso tinha haver com religião. Eu sofria demais por dentro. Ficava uns 4 meses com a crise . Eu não tinha a consciência que era uma doença por ser criança. Hoje com 19 anos vou ao pisiquiatra sozinha , mesmo com medo. Minha mãe não acredita que é uma doença pra ela tudo e religioso. Não sei como estou viva até hoje , porque ouvir vozes 24 horas por dia não é pra qualquer um. Essa doença é uma das que fazem as pessoas cometerem suicidio. As pessoas ainda acreditam que doenças mentais são um tabu e não dão muita atenção. Me sinto melhor em saber que não sou a única que tem a doença, na escola eu me sentia tão sem esperança. Eu não tenho apoio em casa em relação a doença. A doença não tem cura, mais com os remédios os sintomas positivos diminuem muito é possível ter uma vida boa ! Pretendo falar sobre a doença em meu canal e expor minhas experiencias .

    • @h0rr4nn4
      @h0rr4nn4 Před 3 lety +1

      Minha mãe também é do tipo de mãe que tudo pra ela é religião,qual remédio você toma e como você trata sua esquizofrênia?,minha mãe nunca vai querer me levar em um psicólogo então eu nunca vou ir em um tão cedo.

    • @cindysthefany9743
      @cindysthefany9743 Před 3 lety

      @@h0rr4nn4 Eu tomo a metade de um comprimido risperidona , Entao eu fui sozinha ao psiquiatra expliquei o que estava sentindo e ele me receitou o remedio.

    • @helgafever768
      @helgafever768 Před rokem

      @@cindysthefany9743 Como vc está hj?

    • @cindysthefany9743
      @cindysthefany9743 Před rokem +3

      @@helgafever768 Estou bem , tomo metade de um comprido risperidona 1mg desde 2019 sem recaídas.

  • @belamabela1
    @belamabela1 Před 5 lety +1

    Meu Deus vc caiu do céu! 😍

  • @nelmadonizetemarcelinosant8458

    Mto obrigado pela explicação

  • @laneverissimo5632
    @laneverissimo5632 Před 6 lety +14

    Esquizofrenia traz isolamento social ????? E perda de interesse pela vida ? Pensei que fosse só a depressão que causasse esses sintomas

  • @alessandrasantos5465
    @alessandrasantos5465 Před 6 lety +7

    Eu tenho, tento viver uma vida normal. Mas as vezes qdo chega algm aqui em casa eu começo a tremer e erro o que vou falar. Mas tento conversar bastante

  • @marileisouza5127
    @marileisouza5127 Před 3 lety

    Obrigada.Foi muito esclarecedor.

  • @sofiamiranda4667
    @sofiamiranda4667 Před 4 lety

    Tenho um primo que tem essa doença tem sido muito triste, sua explicacao foi perfeita, obrigada

  • @mirellaestrelinha1284
    @mirellaestrelinha1284 Před 6 lety +5

    gostaria de saber qual é a diferença dos remédio e injeção para esquizofrenia á médica do meu irmão que tirar a injeção e passa comprimido sendo que ele não aceita tramando quando melhora não que tomar abandona o remédio á injeção não á gente sabe que toma só levar no posto de saúde em comprimido finge que toma ..

  • @renataitaparica8378
    @renataitaparica8378 Před 7 lety +2

    Olá Drª! a combinação Respiridona + Prometazina+ clonazepam se enquadra no esquema de medicações traçado para um quadro de esquizofrenia?

  • @prof.marcondeslucena
    @prof.marcondeslucena Před 2 lety +1

    Um trabalho de disseminação do conhecimento como este é ESSENCIAL, doutora. Parabéns!
    Foi em grande parte através dos conhecimentos disponibilizados nos vídeos de seu canal e no canal da Associação Brasileira de Psiquiatria que eu baseei a minha decisão difícil, porém necessária, de internação involuntária de meu irmão. Pode-se afirmar categoricamente que vocês ajudaram a salvar uma vida, literalmente.
    Isso não tem preço! Apenas posso lhe parabenizar e agradecer por seu trabalho e dedicação na divulgação do conhecimento científico de qualidade.

  • @virginias.p.guedesdesouza2583

    Amei o video,e nao sabia da existencia da medicacao injetavel,e otimo,pous ha muita dificuldade em fazer com que o doente tome a medicacao.Obrigada doutora,muito esclarecedor seus videos.

  • @alcianelira8883
    @alcianelira8883 Před 6 lety +45

    O problema é quando o paciente ñ admite!Possui esses sintomas e sofre muito,mas nao aceita tratamento.... até porque ele ñ está "doente"! Eu nunca vi um problema tão difícil!!!

    • @milemilena7618
      @milemilena7618 Před 6 lety +19

      Alciane Lira Minha mãe não aceita que está doente,Não quer ir ao médico,Não aceita medicação,tem manias de perseguição,criou um mundo que só existe na cabeça dela,diz q meu pai tem outra,aonde vai vê mulher,o povo olhando pra ela,dizendo coisas com ela tudo da sua cabeça...O pior é q tem gente q não sabe do problema dela e fica de gozação. A família adoece junto,pq não sabemos o q fazer já q ela não reconhece e não aceita ajuda😢😢😢

    • @liebebel
      @liebebel Před 6 lety +2

      Verdade,tenho uma conhecida passando por isso,ela não aceita que tem que se tratar.Triste!😰

    • @cheniakatia5297
      @cheniakatia5297 Před 5 lety +6

      Vdd eu estou com esse poblema na minha família tenho uma filha desse geito e muito difícil sofro junto com ela so agora q o psiquiatra passou uma medicação em líquido e dar pra mim dar a ela nu suco sem ela perceber

    • @karlacarolinafelixpimentel8830
      @karlacarolinafelixpimentel8830 Před 4 lety +1

      @@milemilena7618 pensei que isso só acontecia com minha mãe! Como você lida com isso?
      Não sei mais o que fazer para ajudar minha mãe!

    • @naturezabella7897
      @naturezabella7897 Před 4 lety +1

      @@cheniakatia5297 😔😔😔

  • @0806Katya
    @0806Katya Před 7 lety +3

    Bom dia Doutora. Será que eu poderia entrar em contato com a senhora por email? Desde já agradeço!

  • @isaiasribeiro3445
    @isaiasribeiro3445 Před 2 lety

    Parabéns Dra 👏

  • @vanessadafne9054
    @vanessadafne9054 Před 5 lety +1

    Excelente médica Mãe te amo Yo te amarte

  • @emocionalmentepsi.martacor5019

    Adorei o vídeo! Gostaria de saber se é possível tratar a esquizofrenia sem medicação?

    • @ubiratanjunior240
      @ubiratanjunior240 Před 6 lety +2

      Marta Guimarães Cordeiro Não

    • @L4d31r4
      @L4d31r4 Před 5 lety

      ghmedical.com/endocannabinoid-system/diseases/psychosis-and-schizophrenia

    • @L4d31r4
      @L4d31r4 Před 5 lety

      @@ubiratanjunior240 ghmedical.com/endocannabinoid-system/diseases/psychosis-and-schizophrenia

    • @Olivinha15
      @Olivinha15 Před 4 lety +6

      @ღBru Não! Neste mundo ele não cura nada

    • @marksgravadora6300
      @marksgravadora6300 Před 3 lety

      @@Olivinha15 porque fala isso?

  • @Flor2271
    @Flor2271 Před 6 lety +6

    Poxa eu to vivendo uma vida normal, mas agora eu to percebendo que minha inteligencia não é mais a mesma, faço faculdade e isso ja ta me prejudicando demais, desse jeito vou demorar a formar, aneeim, sera que tem remedio pra isso? Parece que o meu problema ta na atenção, erro coisa bem boba

  • @ritadecassiadesousamartini7855

    Explica muito bem gratidao🙏

  • @rosanasoares6457
    @rosanasoares6457 Před 6 lety

    Deus te abençoe