O "esforço" do patrão capitalista?! O que responder a respeito disso?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2024

Komentáře • 31

  • @niravagulabobeth3956
    @niravagulabobeth3956 Před 9 měsíci

    Um jardineiro para cortar grama de tamanho de um sedan,20 minutos de trabalho,se tanto,cobra 300,00 . Um oftalmologista para realizar todos exames,medicar,indicar óculos cobra pela consulta de ,vamos dizer também 20 minutos (parece mais) 242,00.
    Posso pedir que o Sr. Comente?Grata

  • @abnerfrancodeandrade3285
    @abnerfrancodeandrade3285 Před 2 lety +1

    Muito interessante seu ponto de vista no entanto deixo um singela dúvida, neste caso onde todos recebem de acordo com o seviso (real) que faz , no caso de uma falência quem arcaria com os prejuízos ? E se o estado tomasse os meios de produção como o estado manteria um leck tão grande de produtos de um determinado nicho(ex: celulares lcomo é hoje?

    •  Před 2 lety +2

      1) Como pensar em falência numa sociedade cuja construção não foi baseada na competição e no consumismo, e sim nas necessidades sociais?!... Em último caso, as alternativas de recuperação precisam ser abundantes. 2) Para começo de conversa, a tomada dos meios de produção pelo Estado, numa perspectiva revolucionária, é a tomada dos meios de produção pela própria classe trabalhadora, não por burocratas estatais...

    • @abnerfrancodeandrade3285
      @abnerfrancodeandrade3285 Před 2 lety

      @ muito interessante, porém como lidar com o fator homano , corrupção, busca de benefícios para os seus , para evitar uma situação igual a cuba ou Venezuela onde a população em geral antigo "proletáriado"(afinal nem emprego eles tem hoje em dia ) onde a população vive em situações deploráveis, no caso de cuba a tecnologia está estagnada nós anos 60

    • @andremarttin398
      @andremarttin398 Před 2 lety +1

      @@abnerfrancodeandrade3285 Só o comunismo acaba com a corrupção capitalista.

    •  Před 2 lety +2

      @Abner Dê uma voltinha pelas ruas do seu país e vai ver mais gente em situações deploráveis do que em toda a Cuba. Sem hipocrisia, por favor.

    • @abnerfrancodeandrade3285
      @abnerfrancodeandrade3285 Před 2 lety

      @ você poderia me ensinar alguns bons livros a Respeito do Comunismo?

  • @viniciusanselmo8933
    @viniciusanselmo8933 Před 2 lety +1

    Estou preso nos seus vídeos... Meu Deus do céu... Parabéns! ❤️

    •  Před 2 lety +1

      Gracias, querido. Por favor, meu caro, envie-me mensagem ou email: 11951967615 / fernando.280@gmail.com
      Obs.: "Deus" só serve, mesmo, para interjeição como em tua frase reticente e elogiosa, porque o que existe é só dEU$ (há um tempo não escrevo de outra forma).

  • @artificial4211
    @artificial4211 Před rokem +3

    Vira patrão, esquisito.

  • @arthurnova3131
    @arthurnova3131 Před 3 lety +2

    Você é um intelectual admirável, Fernando.

  • @paulohenriquelara4042
    @paulohenriquelara4042 Před 3 lety

    Não sei como cheguei a esse vídeo, mas estou aqui... E me veio um pensamento, uma dúvida e você como intelectual pode me responder muito bem!
    Em que momento da história surgiu a DESIGUALDADE?

    •  Před 3 lety +4

      Há um bom texto sobre isso, do clássico Rousseau: 'Origem da Desigualdade Entre os Homens'. Para ele, a origem da desigualdade encontra-se no advento da propriedade privada.

    • @paulohenriquelara4042
      @paulohenriquelara4042 Před 3 lety

      @ E em qual momento surgiu a "propriedade privada"?

    •  Před 3 lety +3

      @@paulohenriquelara4042 Sobretudo com a acumulação primitiva sanguinária, que expropriou e concentrou a propriedade coletiva ou social. Recomendo o capítulo 24 do livro primeiro de 'O Capital', de Marx, para resposta científica e moderna, além de 'Origem da Desigualdade Entre os Homens'.

    • @observador5690
      @observador5690 Před 3 lety +2

      Na minha humilde opinião a desigualdade não surgiu em um determinado momento da história, ela já existia na pré-história, antes mesmo do surgimento dos líderes tribais. Era a lei do mais forte. O mais forte ostentava, o fraco comia o que sobrava. Hoje ainda existe isso, apenas mudou a intensidade e o conceito de força. Você pode ser o homem mais musculoso e criar a arte marcisl mais poderosa do mundo, ainda assim você é fraco. Ser forte hoje em dia é você ter riqueza e um forte laço com os poderosos de outros setores. Como por exemplo o financeito, político, e midiatico. Amanhã pode ser que sinónimo de força esteja relacionado a habilidades em programação. O poder apenas muda de mão, e a desigualdade é o resultado da má utilização desse poder. Em fim, essa é a minha opinião pessoal

    • @paulohenriquelara4042
      @paulohenriquelara4042 Před 3 lety +1

      @@observador5690 Concordo em gênero, número e grau com seu ponto de vista. Creio que a desigualdade esteja muito mais ligada a natureza humana, e menos a questões sociais. Tanto é que as experiências ditas "socialistas ou comunistas" que tivemos na história falharam, pois quando a força produtiva e econômica fora centralizada no Estado, os que governavam não as distribuíam ao povo, centralizando mais poder político, econômico e militar.
      Creio que a desigualdade nunca vai deixar de existir, pois o "senso de propriedade" é uma característica intrínseca ao ser humano.

  • @picachusmi
    @picachusmi Před 2 lety +1

    Muito bom! Melhor que muita aula na universidade. Estou passando seus vídeos aos meus camaradas. Força para seguir postando! Abç.

    •  Před 2 lety +1

      Gracias! Por favor, meu caro, envie-me mensagem ou email: 11951967615 / fernando.280@gmail.com