A Geopolítica da Inglaterra / Reino Unido

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 03. 2024
  • Geopolítica dos Países s01e09 (remake)
    De que forma a geografia da Inglaterra influenciou a sua política interna e externa?
    1) Quer ajudar o canal?
    Nossa chave PIX: 11983035563
    2) Não se esqueça do meu outro canal Horizontes Futuristas:
    / @horizontesfuturistas
    / @horizontesfuturistas
    3) Entre no nossos grupos e fique por dentro de estudos de Geopolítica e das novidades do canal:
    Instagram: / deleonpetta
    Telegram: t.me/joinchat/rNZCC4he4-NhZTYx
    4) Seja membro deste canal e ganhe benefícios como lives exclusivas, participação grupo fechado de telegram e acesso aos vídeos exclusivos para membros:
    / @geopolíticamundial

Komentáře • 239

  • @RicardoOliveira-uj2xp

    Quais sao as singularidades tecnologicas? Obrigado pelo video.

  • @alessandropenteado

    Inglaterra tornou-se um grande país de serviços financeiros. Vejo que depois da Primeira Guerra o custo da vitória foi uma enorme decadência. Eles nunca mais se recuperaram.

  • @emillygoelzer1224

    E pensar que esse país é no tamanho do Piauí mesmo assim conquistou 1/4 da área terrestre

  • @eduardopereira3968

    Reino Unido é uma nação que eu odeio e admiro ao mesmo tempo, são gênios malignos, mas são gênios.

  • @CleberSantos-io9bk

    É curioso pensar que os EUA se comportam de maneira parecida a Grã-Bretanha no sentido de serem uma grande potência marítima e comercial e de terem a Rússia como rival estratégica na Eurásia. O fato de ambos estarem isolados pelos mares também é um fator aignificativo.

  • @Gorilla_Based1984

    Poderia fazer um vídeo sobre a Itália?

  • @lucaskollet797

    Uma idéia para um vídeo: a geopolítica dos fertilizante, do esterco de gaivota até a indústria química

  • @inominado1774

    E pensar que a França chorou e quebrou cara no final do seu império colonial e hoje é mais odiada pelas suas ex-colônias do que o Reino Unido. E mesmo assim o legado do império colonial britânico persiste, exemplo disso são os estados que nunca foram suas colônias e ainda pedem para ser membros da Comunidade Britânica para ter algum financiamento ou compensação que seja. Fora que muitos estados como as monarquias absolutistas do golfo ou até mesmo a Índia, Myanmar, Malásia só existem como estados unificados devido a eficiente gestão britânica das populações locais através do ",indirect rule"

  • @Bermann_Oliveira

    Inglaterra no meu ver foi a nação mais inteligente no seculo 18/19/20

  • @kauecardoso5125

    No futuro os historiadores vão definir os Estados Unidos e a o Reino Unido, como os impérios Anglo saxão do oeste e do leste.

  • @marcelow35

    Boa noite. Poderia no próximo vídeo falar da região do franco CFA, aqueles países da África que adotam essa moeda que tem fortes influências do colonialismo francês

  • @victorlima8127

    Essa explicação sobre a relação e convergência de interesses entre britânicos e americanos foi excelente. E é fundamental que se faça. Pois esse é um eixo fundamental da geopolítica e das relações de poder mundiais, é um ponto central. E, no entanto, é completamente desconhecido ou absurdamente mal-interpretado pela vasta maioria das pessoas, sobretudo pelos sabichões. E fica a sugestão: lembrar daqui pra frente da atuação do Reino Unido nos assuntos e na dinâmica mundial, que é algo sempre propositalmente ignorado ou grosseiramente subestimado pela grande maioria dos analistas brasileiros - sejam eles analistas de verdade, profissionais, ou os pretensos sabe-tudo que tanto há por aí.

  • @fernandobryant33

    O maior erro de Hitler foi ter deixado a Inglaterra em paz lutando contra o inimigo errado e isso causou sua derrota.

  • @felip6180

    Basicamente eles usam da inteligência pra manter o domínio

  • @victorlima8127

    Esse é um ponto fundamental: a capacidade de projeção de poder aéro-naval do Reino Unido mesmo hoje. As pessoas não sabem ou ignoram, mas, os britânicos possuem um posicionamento militar estratégico ao redor do globo num grau que além deles somente os Estados Unidos têm, e mais ninguém - nem Rússia, nem China, nem França, nem ninguém. Isso é geopolítica: uma nação insular se projetando pelo mar, atingindo todos os pontos estratégicos do globo. E muitos diriam que isso não importa, ou não serve pra nada com um poder militar imcompatível com tamanha disposição geográfica, mas eles estão redondamente enganados. É mais importante ter o geografia, o território em posse, ter o ponto estratégico sob controle, do que ter um poder militar esmagador e não ter sob controle o território a partir do qual projetá-lo. A Rússia, por exemplo, está trancada na Eurásia. Os territórios que o Reino Unido possui hoje foram conquistados no passado às custas de muita guerra e se eles os tivessem perdido não poderiam recuperá-los. Mas com essas posições estratégicas, o mais difícil eles já fizeram; ter agora um poder militar mais maciço, como o que tiveram no passado, seria a próxima tarefa, e, claro, não estou dizendo que seria fácil. É como a questão da bomba atômica: você precisa dominar a tecnologia pra fazê-la, mas sem o veículo de entrega (mísseis, em suma) não adianta nada.

  • @andresombra2945

    A Geopolítica da Inglaterra é ficar na poita dos Estados Unidos para parecer que é forte.

  • @armandot4688

    Ahh tá, as guerras do ópio são meros detalhes! Já entendi ... , ainda tem o escrav...

  • @diegofernando5407

    Seus vídeos me surpreendem muito professor, até pouco tempo nem sabia q Alemanha tinha uma geopolítica ativa, e agora não imaginava esse império dois ponto zero do reino unido, muito bom o seu conteúdo.

  • @luanlucad9716

    Ótimo vídeo!!!! Gostaria de pedir, como fã uma sugestão: "geopolítica de países pequenos" como Países Baixos, Os nórdicos, Singapura, O Butão expremido entre Índia e China e mesmo assim sobrevivendo independente diferente do Tibeet. acho fascinante países pequenos que mesmo assim mantém uma relevância ao lado de países maiores e mais poderosos....Os micros estados como Mônaco....

  • @allanaquino7202

    Ótimo vídeo. O Império Britânico é um dos meus preferidos.