IA na Música Eletrônica: Revolução ou Fim da Criatividade?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024
  • Explore a intersecção entre inteligência artificial e música eletrônica!
    Neste vídeo, descobrimos como a IA não está apenas cruzando limites na produção musical, mas está preparada para redefini-los completamente.
    🔍 A Produção Musical com IA está na vanguarda dessa revolução, trazendo mudanças e desafios sem precedentes para artistas e produtores. Este vídeo explora o impacto transformador da IA na paisagem da música eletrônica, levantando questões provocativas sobre criatividade, autenticidade e o futuro papel dos músicos humanos em uma indústria cada vez mais automatizada.
    🔗 Confira nosso curso avançado para produtores, "Formação Platinum", para aprender como utilizar eficazmente as ferramentas de IA e elevar suas habilidades de produção musical a um nível profissional:
    lp.pmeexperts....
    💎 SITE: pmeexperts.com.br
    💎 INSTAGRAM: eduardojuliato
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------
    🔴 Inscreva-se no canal da PME no CZcams:
    Clique » bit.ly/2eOEr3V
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------
    #topprodutor #pmeexperts #pmeacademy

Komentáře • 62

  • @lifesoundvibes
    @lifesoundvibes Před 4 měsíci +10

    Acredito q as futuras gerações de ouvintes vão gerar suas próprias musicas na hora pedindo ao app "mood tal, estilo tal, letra com palavras tal..." descartando assim o intermediário criador cantor, banda, produtor...

    • @presskeytoplay
      @presskeytoplay Před 4 měsíci

      É por aí mesmo, e hoje é quase assim, com milhares de músicas upadas por dia. Só ainda não é, porque os algorítimos de pesquisa são horrorosos, nem um cadastro de tags existe (e isso acontece pra tentar manter o pouco dá mafia fonográfica viva, onde tendências e playslists especias são escolhidas a dedo por alguns). Tem estilo de música que não acho lançamento por nada, mas certeza que tá saindo um album por semana desse estilo, a plataforma só não consegue fazer isso chegar a mim.

  • @amauribaggenstoss7531
    @amauribaggenstoss7531 Před 4 měsíci +2

    Perfeito! Não há como barrar a evolução da tecnologia. Mude seu mindset e aproveite pra surfar nessa onda !!!

  • @diegomanoel1894
    @diegomanoel1894 Před 4 měsíci +6

    Fala Juliato, blz? Sou seu aluno, um dos integrantes FATALITY TRANCE e também sou diretor de arte. Vejo as AIs invadindo todos os nichos do mercado bem de perto. Cara, a gente discuti e testa vários recursos de AI do mercado e encontramos vários úteis para facilitar e agilizar o nosso processo criativo. Já testamos também algumas AIs que geram uma música completa a partir de um script.
    Nossa conclusão até o momento é que por enquanto as AIs são ótimas ferramentas mas não tem, nem de perto, o poder de criar hooks e melodias incríveis como os humanos, que usam dos seus sentimentos, das suas vivências e das suas influências para criar músicas que tocam o coração das pessoas.
    Parabéns pelo conteúdo sempre! Abraços!

    • @PMEExperts
      @PMEExperts  Před 4 měsíci +3

      Concordo muito com vc. Ainda é ruim. Mas ta ficando bom a uma velocidade assustadora. É questão de tempo...

  • @ernanijose6057
    @ernanijose6057 Před 21 dnem

    Muito obrigado por trazer esta historia tão bem contatada por você!!! Você é ótimo!!! E concordo com você temos que reaprender o novo!!!

  • @mateusdelbem1199
    @mateusdelbem1199 Před 4 měsíci +5

    Interessante você levantar essa pauta.
    Eu acredito que nada supera o poder da criação, isso é algo divino.
    A inteligência não está acima da natureza da criação. Por se tratar de algo artificial, só se limitará a artificialidade. Se não, a IA estaria criando planetas, estrelas ou formas de vida. Por trás dos números, sempre há uma essência. E por trás de cada essência não há explicação. Nem a IA mais inteligente é capaz de criar uma essência, simplesmente a essência é o que é. Subestimar nunca é caminho pra algo construtivo, mas tentar substituir o artificial pelo intangível, é dar poder para algo sem alma, é dar pérolas aos porcos. De porcos, o mundo tá cheio e a gente vê isso na prática. Enfrentaremos em vários conflitos (apesar de já ternos tanto dentro de nós) que separarão o joio do trigo. Aí será cada um com sua verdade e consciência. O corpo como um grande receptor de onda sonora (não só os ouvidos) é capaz de sentir de fato o que é verdadeiro, o que vibra dentro.
    E isso meu amigo, jamais será barrado.
    O ser humano irá se corromper pela sedução da arte de copiar. É importante termos consciência de que isso já é feito sem IA. A inteligência artificial nesse âmbito, é apenas um reflexo de como a humanidade se comporta.

  • @denistarta
    @denistarta Před 4 měsíci +7

    O dj vai virar um empresário de uma IA, cada um vai ter o seu rsrsrs

    • @luizgustavocordeiro1726
      @luizgustavocordeiro1726 Před měsícem

      O problema é que somente quem tem dinheiro terá acesso as melhores IA's de produção musical, ou seja, fim de jogo para os pequenos produtores musicais...

  • @mateusbarbosaleite1209
    @mateusbarbosaleite1209 Před 4 měsíci +10

    A maioria das musicas ja sao quase que iguais, acho que a IA vai só falicitar mais ainda isso, mas criar algo novo é diferente, ceiar musica é uma conexão espiritual ali que poucos produtores entendem e se aperfeiçoam nisso pq isso engloba todo o desenvolvimento das areas do ser humano.

    • @PMEExperts
      @PMEExperts  Před 4 měsíci +1

      verdade isso! Vai massacrar mais ainda... a grande oportunidade é para aqueles que ousam ser diferentes!

    • @luigideff
      @luigideff Před 4 měsíci

      Bem isso... Cada vez mais difícil de ouvir coisas diferentes que se destaquem!

  • @Prod_Stoof
    @Prod_Stoof Před 4 měsíci +2

    IA não se alimenta da criação dela mesma, começa a ficar esquisito. Se não houver artistas criando, não tem o que a IA "estudar" pra recriar, eu penso assim, vai ser só uma nova ferramenta mesmo que vai mudar totalmente o mercado assim como outras que vieram antes. Quem se adaptar nao perde nada

  • @Hillz722
    @Hillz722 Před 4 měsíci

    Nenhuma máquina supera o ser humano em criação de arte

  • @JULIONILSON
    @JULIONILSON Před 4 měsíci +1

    Mano, meu queixo foi lá no Japão só de ver ser vídeo! Acho que nem a IA seria o suficiente para definir a minha ideia de conceituação do seu conteúdo, simplesmente uma obra de arte de abordagem da definição da música eletrônica. Parabéns!

  • @presskeytoplay
    @presskeytoplay Před 4 měsíci +1

    Tu fez uma ótima pesquisa pro vídeo, to querendo fazer um vídeo sobre o assunto também, mas menos trabalhado, só um bate papo rs
    O mercado de hoje pra mim já tá quebrado, e o motivo é ótimo: acessibilidade. Fazer música, vai ser cada vez mais parecido com, sei lá, ciclismo: um hobby que faz bem e que poucos tiram dinheiro disso, maioria só gasta mesmo. No final quem vai se dar bem é o pessoal da música erudita, músicos de orquestra sempre terão seu público fiel, pois fazem questão do som natural... agora o que tem de natural num drive de guitarra ou num chorus de synth? kkkk

    • @PMEExperts
      @PMEExperts  Před 4 měsíci

      obrigado pelos comentários! É uma boa observação a sua...

  • @freqpipisouz9189
    @freqpipisouz9189 Před 4 měsíci +2

    pensando a longo prazo (com a velocidade das coisas eu nem sei mais o que significa longo prazo) mas imaginando, daqui uns 30 anos. Me pergunto se ainda vão haver pessoas interessadas em se tornar bons engenheiros de mixagem e masterização. Aquele que sabe que tem que aprender ao longo do tempo com paciência e dedicação. Será que pessoas assim vão existir ainda? Eu já sinto uma certa impaciência das pessoas pra sentar e aprender qualquer coisa com calma. As pessoas querem resultados muito rápidos. Musica tem haver com diversão, e todos queremos nos divertir. Mas pra produzir é preciso apreciar a ciência da natureza das coisas. A música pode nos proporcionar status, mas é preciso em primeiro lugar, estarmos feliz fazendo ciência no dia à dia pra conseguir chegar em algum lugar. Eu acredito sim que a IA possa fazer algo que me surpreenda, porém eu não tenho medo dela, vou continuar fazendo do jeito mais trabalhoso por que eu acho divertido demais.

    • @freqpipisouz9189
      @freqpipisouz9189 Před 4 měsíci

      Com os perrengue vem os aprendizado. Quando fica fluído, fica divertido. Se você está deixando a produção musical te irritar, é porque tem algum obstáculo de aprendizagem que ainda não foi superado. Acho que a gente sempre busca por facilidades pra não ficar irritado, é nesse contexto que surgem tecnologias milagrosas. Mas a criatividade é como um musculo que pode atrofiar. Com o "musculo" da criatividade atrofiado, a pessoa fica sem brilho e depressiva. Se eu nasci pra ser feliz eu nasci pra ser criativo

  • @leovieira1133
    @leovieira1133 Před 4 měsíci

    TOP o conteúdo 👍🏾

  • @c3sarneves
    @c3sarneves Před 4 měsíci +1

    Excelente Conteúdo! Creio que a criatividade humana sempre irá impactar o resultado final.

  • @gebruny3091
    @gebruny3091 Před 18 dny

    Eu como uma pessoa que já colocou uma música no top 30 do Beatport, vejo que IA é inevitável, temos que sai na frente explorando o máximo possível e dar o toque autentico, mas vejo que as pessoas uma hora vai saturar e perceber logo uma música genérica feita por IA, como imagem que batemos o olho e já sabemos que foi feita no Midjourney, as pessoas vão voltar a consumir coisas simples e originais, tem a questão do algoritimo marca como conteúdo feito por IA, o Instagram já identifica videos e imagens feito por IA, logo as plataformas de áudio irão fazer o mesmo.

  • @m3ntedacrianca611
    @m3ntedacrianca611 Před 4 měsíci

    CARA FICOU MUITO BOM SEU VIDEO, UMA DICA FAZ OUTROS CONTANDO HISTÓRIA DE CADA VERTENTE E COMEÇA PELO TRANCE...

    • @PMEExperts
      @PMEExperts  Před 4 měsíci

      Obrigado pelos feeds e pelos pedidos. Vou anotar aqui!

  • @AlexLupoz
    @AlexLupoz Před 4 měsíci

    Muito bom, mano! Estou usando seu conteúdo pra refrescar algumas coisas, já que fiquei longe de produção (na reap, especificamente, do gêneros de eletrônica kk).
    Obrigado, gosto muitp da sua didática e sinceridade, e tudo isso de graça!
    Eu sou designer e motion, quando precisar de arte ou de uma intro, só me dar salve que eu faço pra ti! Seria o mínimo claro, pelo conteúdo que entrega, mas precisando só chamar no email, tamo aí 🤘

  • @zonaescondida2245
    @zonaescondida2245 Před 4 měsíci +1

    Parabéns pelo trabalho incrível! Compartilho sua crença de que a autenticidade é insubstituível. Continue inspirando com sua criatividade! Recentemente, postei um vídeo discutindo as oportunidades emocionantes que as IAs trarão para o futuro. Adoraria ouvir sua opinião sobre o assunto!

  • @robsonrenan2842
    @robsonrenan2842 Před 4 měsíci +2

    não diria o fim da musica eletrônica, mas dos ghosts producer talvez... Eu sei que tem toda aquela questão de "ah mas a música que o ser humano faz tem sentimento" mas olhando de outro ponto, a maioria dos DJs só tocam pelo glamour dos palcos (bebida gratis, vou ganhar dinheiro e pegar várias mulheres e varias pessoas me bajulando) e isso é até comportamento humano, todo mundo gostaria de ser o centro das atenções mas na prática não é bem assim, porem a maioria começa com esse pensamento. Ou seja, na minha opinião a grande maioria só faz música por um "obrigação" do mercado, ou você faz ou você ta fora do game. Na questão do público que vai ouvir, o público não está nem ai para a qualidade de música nenhuma o funk ta ai para provar isso, ou seja, na minha opinião IA vai conseguir sim substituir uma grande parte de produtores e ghost producers, o que vai diferenciar é o quão diferente alguns produtores vão ser usando ela como uma ferramenta para ser ainda mais criativo. Mas aqueles que faz só pelo status irão ser só mais um nadando perdido no meio de um gigante mar azul tentando conseguir seu espaço.

    • @vinici2667
      @vinici2667 Před 4 měsíci

      tentando ser o mais otimista possivel, se houver essa inundação de som generico logo esses dj irão soar como qualquer um, não vão ter nada de especial, com isso pode ser que o valor dos ghost producer que conseguem inovar, ou criar sons unicos, até aumente

  • @frankmoris7785
    @frankmoris7785 Před 4 měsíci +1

    parabéns pela qualidade do vídeo! (tanto conteúdo quanto edição)

    • @PMEExperts
      @PMEExperts  Před 4 měsíci +1

      Obrigado! =D. Para um não-editor de vídeos, como eu, foi um trabalhinho de umas semanas kkkk. Mas, vale a pena!

  • @luigideff
    @luigideff Před 4 měsíci +1

    Bela análise e retrospectiva histórica!

  • @leocorete4473
    @leocorete4473 Před 4 měsíci +1

    Vídeo incrível!!

  • @viniciuscarvalho6432
    @viniciuscarvalho6432 Před 4 měsíci

    Temática polêmica, mas na minha humilde opinião, se vc não domina nenhuma ferramenta de produção musical, e quer fazer música com IA, vai ficar muito pra trás de alguém que ja domine o processo, e sabe usar uma IA específica para cada passo da produção. É o meu caso, estou no seu curso desafio primeira track, vou conclui-lo e dps buscar ferramentas que otimizem meu processo ''braçal'' sem barrar meu criativo. Valeu mano desde os anos 90 tbm acompanhando todas as evoluções....

  • @ApoloOliverDj
    @ApoloOliverDj Před 4 měsíci +1

    Que vídeo foda 💎

  • @RonielderSampaio
    @RonielderSampaio Před 4 měsíci

    Parabéns pelo vídeo muito bom! No meu ponto vista, se é uma inteligência, mesmo sendo artificial, acho que será capaz de pensar coisas novas sim.

  • @JULIONILSON
    @JULIONILSON Před 4 měsíci

    O que você acha do Tangerine Dream!!??

  • @NandoScheffer
    @NandoScheffer Před 4 měsíci

    Em menos de cinco anos, é provável que as pessoas comuns recebam em seus feeds do Spotify músicas únicas de seus artistas favoritos, criadas por inteligência artificial exclusivamente para elas. Tipo uma sessão "Exclusivas", saca? Sim, essas músicas serão personalizadas, disponíveis apenas para o ouvinte em questão. Em meio a trilhões de criações aleatórias geradas, é quase certo que veremos chamadas do tipo: "Descubra o proprietário da música dos Beatles que se tornou um sucesso na internet". Quanto à questão jurídica, ainda é incerto como isso será resolvido, mas até que um padrão seja estabelecido, é possível que ocorram muitas dessas situações, assim como os bootlegs que circulam atualmente, que não tem autorização na maioria das vezes. Isso é uma das coisas que imagino a médio prazo. Ótimo vídeo Juliato.

    • @PMEExperts
      @PMEExperts  Před 4 měsíci +1

      O futuro da música é aterrorizante e igualmente empolgante...

  • @TheBruno51
    @TheBruno51 Před 4 měsíci

    Como diz Sérgio Sacani... Complicado isso ai cara!

  • @bbraz2
    @bbraz2 Před 4 měsíci +1

    Único ponto que penso diferente eh em relação a IA não será capaz de criar uma ideia na nossa cabeça. Como qualquer linguagem de programação existe uma língua. Aprender a linguagem, prompt, scripts irão, na minha opinião, fazer com que algo seja criado como novo, inovador. O diferencial está entre o computador e a cadeira. Sabendo corretamente a linguagem da IA, o novo será criado. Assim como tudo que vemos no mundo. Tudo se resume a linguagem de programação. Aqui com a música não será diferente. Abraços

    • @presskeytoplay
      @presskeytoplay Před 4 měsíci

      IA é indomável, ao menos por enquanto, o nível de controle é baixíssimo, ela é criativa demais, totalmente diferente de programar algo em código.

    • @bbraz2
      @bbraz2 Před 4 měsíci

      @@presskeytoplay Todas IA têm uma linguagem de programação por trás. ChatGPT por exemplo é basicamente construído por Python. Para o usuário final você precisa aprender a fazer “prompts”. Suno AI não eh diferente.
      Esses prompts bem executados fazem você chegar na resposta certa, o que pode ser o seu kick and bass bem encaixado na frequência certa ou a letra de música no tom certo que faltava.
      Não precisa ser um programador (por mais que haja amplas vantagens se for um), mas sim fazer a pergunta certa com os prompts certos.

  • @aragonspace
    @aragonspace Před 4 měsíci +1

    "Hollywood, me aguarde!.....você é o próximo, !uuuá, há, ha!"
    - ass. I.A.😈

  • @cleberrosa9752
    @cleberrosa9752 Před 4 měsíci +1

    Assistam o filme "ELETRIC DREAMS".

  • @LevantarisCarnavalhal
    @LevantarisCarnavalhal Před 4 měsíci

    a performance ao vivo será uma groovebox com I.A. e não terá mais diferença entre o que é DJ e os outros musicos em geral

  • @dsantos5526
    @dsantos5526 Před 4 měsíci

    Eu acredito que o futuro da música será igual ao passado dela, ela se tornará elitizado e só poucos terão avesso a ouvir um músico de vdd tocando seu instrumento, só camadas mais altas da sociedade e poucos pobres mas, de ouvidos sensíveis apreciarao esse conteúdo,o resto só vai consumir músicas de i.as

  • @LucasPereira-ft3tt
    @LucasPereira-ft3tt Před 4 měsíci +1

    Ia nao tem criatividade, e apenas um conjunto de algoritmos que vai buscar dados relacionado ao estilo e subgenero musical e ira compor algo basico em cima disso, nao tem como uma Ia substituir a criatividade humana, fora o fator humanos nas musicas a imperfeicao e "falhas" humanas em cada track e o que torna cada musica unica

    • @dnkroz_music
      @dnkroz_music Před 4 měsíci

      E oq seria a criatividade humana? não seria a mesma coisa? não aprendemos ouvindo, estudando? mesclando referências?

    • @LucasPereira-ft3tt
      @LucasPereira-ft3tt Před 4 měsíci

      @@dnkroz_music nao, um amontoado de scripts e algoritmos nao e a mesma coisa que o cerebro, criamos algo com base em memorias e no que ja vimos isso e fato, agora vamos la, e possivel uma IA criar uma teoria do zero usando todos os dados disponiveis e essa teoria ser valida e concretizada no futuro assim como as teorias de Einstein e newton? ou entao as criacoes de nikola tesla que perpetuam ate hoje?

    • @luizgustavocordeiro1726
      @luizgustavocordeiro1726 Před měsícem

      As IA's conseguem criar infinitas músicas com base em banco de dados. Depois disso, basta criar outras infinitas músicas com base nas que já criou, e assim por diante...

    • @LucasPereira-ft3tt
      @LucasPereira-ft3tt Před měsícem

      @@luizgustavocordeiro1726 ou seja so a copia da copia, o fator humano e estetica ate os defeitos na musica sao meramente humanos, mesmo com banco de dados nao tem como recriar isso, algo que somente o ser humano consegue fazer

    • @luizgustavocordeiro1726
      @luizgustavocordeiro1726 Před měsícem

      @@LucasPereira-ft3tt Amigo, você tem visto a velocidade com que as IA's estão evoluindo? Logo elas estarão gerando criações com a mesma qualidade das dos seres humanos, afinal, a base de dados que elas utilizam são criações humanas. As próprias criações humanas são cópias baseadas em outras criações, e é exatamente o que as IA's fazem, porém, de uma forma muito mais exponencial. Atualmente elas ainda não são capazes de criar com a mesma qualidade dos humanos, mas pela velocidade que essas IA's estão evoluindo, não vai demorar muito, infelizmente. Sinceramente, espero estar errado...

  • @julianoibanhez
    @julianoibanhez Před 4 měsíci

    A música eletrônica já esta uma mentira já faz muito tempo, é muita imagem e pouca arte capaz de emocionar, a tecnologia tem seu lado bom mas quanto mais avanços mais oportunistas aparecem ofuscando aqueles que fazem de verdade

  • @rodrigoairaf137
    @rodrigoairaf137 Před 4 měsíci

    mto bom