Ed Lincoln & Seu Conjunto... - Ser Dia Outra Vez

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 06. 2024
  • Brasil: Samba, Bossa & Algo Mais!
    Ed Lincoln & Seu Conjunto
    Ser Dia Outra Vez... (José Alexandre Malheiros & Thereza Malheiros)
    Álbum: De Savoya
    Gravadora: Polydor - 1972
    Gênero: Soul
    De Savoya Combo não é apenas um dos muitos pseudônimos usados pelo lendário organista e pianista cearense Eduardo Lincoln, mais conhecido como Ed Lincoln. Por trás desse nome está, na verdade, uma superformação que deixou gravado o LP De Savoya Combo, lançado em 1969.
    Nele, além do próprio Lincoln, faziam parte Orlandivo (vocal e percussão), Tony Tornado (vocal e percussão), Claudio Roditi (trompete), Durval Ferreira (guitarra) e Luiz Alves (baixo). De Savoya Combo mostra uma mescla de estilos, desde Sambalanços clássicos como "Jogaram O Caxangá", hit em clubs mundo afora nos anos 90 (também editado no LP de 73 sob o nome de Ed Kenned), "Angra" e "Mah-Ná Mah-Ná" (com vocais esquisitamente legais de Orlandivo e bela citação ao hino do Flamengo). Há, também, instrumentais no melhor estilo Easylistening-Bossa Nova, em levadas deliciosamente de trilha sonora de filmes sessentistas, com Ed e Roditi brincando nas versões de "Stormy", "Hello Monalisa", Sugar, Sugar", "Je t´Aime... Moi Non Plus", além de "Evie", com vocal Soul rascante de Tony Tornado.
    Essa formação era oriunda do petardo inaugural do músico em seu próprio selo, o magistral LP Ed Lincoln (Savoya SV-OO1), de 68, que trazia "Sack O’ Woe", "Catedral" e "Choro Do Bebê" em um disco cheio de grooves matadores, Bossa Nova com órgão Hammond e vocais scat com influências psicodélicas.
    Em 1972, Lincoln revisita o conceito De Savoya Combo e lança o raro e ótimo LP De Savoya (Polydor 2451 011), onde ele e sua trupe (não conheço a formação que tocou aqui) caem de cabeça no Funk e no Sambalanço com idéias psicodélicas e jazzísticas, em uma penca de tirambaços de arranjos elaborados e saborosos. Valem como exemplo as faixas "Peixeiro Arretado" funkão mid-tempo com uma hipnótica levada de baixo & vocais minimalistas, "Ê Tum Da", outro na mesma linha, "Fittipaldi", "O Pai Dela", "Sacode, Sacode", "Shazan", "La Decadanse", "Caramba!...Galileu Da Galiléia" e "Mandei Buscar". As baladas "Ser Dia Outra Vez" e "More Today" vêm com fortes tonalidades psicodélicas, pontuadas por grooves de baixo pesado e fraseados de bongôs. Detalhe: "Caramba!..." e "Mandei Buscar" foram também editadas na coletânea "Sucessos De Ouro Vol. 2", da Polydor, 72, que traz ainda a rara "O Carona", Funk pesadão de Tony & O Som Colorido, composição da dupla de Soul Tony & Frankie.
    Podem correr atrás dessas jóias porque realmente valem à pena. Boa caçada!
    Texto: coluna-ladob.blogspot.com, 30/04/20210.
    Músicos:
    Ed Lincoln - órgão e piano
    Durval Ferreira - guitarra e violão
    Luiz Alves - baixo
    Alex Papa - bateria
    Humberto Garin - percussão
    Orlandivo - vocal e percussão
    Cláudio Roditi e Celinho - trompete
    Produção: Jairo Pires e Marco Aurélio da Silva Mazzola
  • Hudba

Komentáře •